WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

COM LULA, GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES PARTICIPA DA ABERTURA DO ESCRITÓRIO APEXBRASIL NA ÍNDIA

Em seu primeiro dia de agenda oficial na Índia, na manhã desta sexta-feira (20), em Nova Délhi, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva, participou do evento de inauguração do novo Escritório da ApexBrasil, no edifício World Trade Center.

“É a inauguração de um escritório da agência de promoção de exportação do Brasil para outros países. Já temos um na Bahia. Esse escritório vai facilitar os negócios entre a Bahia e o Brasil, mas em especial, entre a Bahia e a China. Por exemplo, nós exportamos algodão para o país indiano e nós queremos ampliar. Já foram feitas outras ordens de negócios onde a Bahia vai exportar cacau, algodão e carnes que não sejam bovinas para este país”, destacou Jerônimo.

Representando o setor de chocolates finos do Sul da Bahia, o diretor do consórcio Cabruca, Tiago Fernandes, participou da inauguração e contou como o consórcio já se beneficiou da iniciativa. “O escritório da ApexBrasil vem para somar e para nos ajudar. Hoje, com esse evento, a gente já conseguiu fechar uma exportação para 22 lojas no mercado de luxo, que é o nicho que a gente trabalha, colocando o chocolate do Sul da Bahia ao lado do caviar, do champanhe, que é onde ele deve estar”.

Medicamentos e IA

Antes do evento da ApexBrasil o governador se reuniu com representantes do Ministério da Saúde do Brasil, Bahiafarma e representantes brasileiros e indianos envolvidos com as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) dos medicamentos biológicos Pertuzumabe (Bionovis e Biocon Biologics), antes da assinatura do Termo de Compromisso a ser realizado no sábado (21). “A Bahiafarma vai ser a nossa interlocutora nessa produção”, acrescentou o governador, que estava acompanhado da secretária da saúde, Roberta Santana, e da diretora presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.

Pela manhã, esteve no AI Impact Summit e assistiu palestra “IA para o bem de todos: perspectivas brasileiras sobre o futuro da IA”, que contou com a participação dos ministros e ministras brasileiros.

BUERAREMA: PODER LEGISLATIVO ABRE 2026 COM BALANÇO DE CONQUISTAS E NOVOS COMPROMISSOS COM A POPULAÇÃO

A sessão de abertura seguiu o protocolo tradicional, com execução do Hino Nacional, oração pelos trabalhos legislativos e leitura da mensagem do executivo municipal, e serviu de palco para um balanço amplo do ano anterior e para o anúncio das prioridades que nortearão a atuação dos vereadores ao longo de 2026.

O destaque da sessão foi o reconhecimento do trabalho realizado pelo Poder Legislativo no ano passado. Com a aprovação de quase 50 projetos de lei, a Câmara Municipal encerrou 2025 sendo considerada uma das mais ativas de sua história recente. Os projetos contemplaram diferentes áreas da vida pública municipal, resultado, segundo os próprios vereadores, de uma postura de diálogo e colaboração institucional.

Mais do que os números, o que chamou atenção foi o tom de autocrítica e compromisso presente nos discursos: os parlamentares reconheceram que há espaço para avançar e se comprometeram a ser mais presentes, mais ativos e mais próximos da população em 2026.

Um dos momentos mais significativos da sessão foi a celebração de duas conquistas estruturais do Poder Legislativo: a atualização da Lei Orgânica do Município — documento que não era revisado há mais de 30 anos, desde 1990 — e a reformulação do Regimento Interno da Câmara, elaborado por uma comissão de vereadores.

Essas mudanças representam uma modernização profunda das bases legais que regem o funcionamento do legislativo e do próprio município. A Lei Orgânica atualizada está acessível à população, enquanto o Regimento Interno organiza internamente os procedimentos e ritos da Casa. Trata-se de um avanço silencioso, mas de grande impacto para a transparência e eficiência do trabalho parlamentar.

Outro compromisso firmado na sessão foi a realização de reuniões itinerantes em diferentes bairros e localidades do município, incluindo Dona Esther, Ronca, Santana, Buíque e Fartura. A iniciativa representa uma virada de postura: em vez de esperar que a população vá até a Câmara, o Poder Legislativo vai até as comunidades para ouvir demandas, sugestões e críticas diretamente de quem vive cada realidade.

Além das mudanças institucionais, a sessão também trouxe anúncios de melhorias físicas na sede da Câmara Municipal, com previsão de instalação de móveis planejados, modernização da iluminação e criação de uma sala de reuniões. Pequenas mudanças no espaço físico, mas que sinalizam uma preocupação com a valorização do ambiente de trabalho legislativo e com a qualidade do atendimento ao cidadão.

Ao longo de toda a sessão, um tema permeou os discursos: a importância do diálogo entre os poderes e entre os próprios vereadores. Ficou claro que a harmonia institucional não é um favor político, mas uma necessidade para que o município avance e o consenso foi de que Buerarema só cresce quando seus representantes trabalham juntos.

A frase de Tancredo Neves, citada durante a sessão, resume bem o espírito do encontro: “A política é a arte de tornar possível as necessidades da população.” O Poder Legislativo de Buerarema abre 2026 com história para contar e trabalho pela frente. Cabe à população acompanhar, cobrar e participar — afinal, a Câmara é, antes de tudo, a casa de quem vive e constrói esta cidade.

“JERÔNIMO DIZ TER O APOIO DE MAIS DE 300 PREFEITOS E AINDA ESTÁ DEVENDO A ELES OBRAS PROMETIDAS EM 2022”, DIZ DEPUTADO

O deputado estadual Sandro Regis (União Brasil) disse nesta quinta-feira (19) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se gaba de ter o apoio da maioria dos prefeitos da Bahia, mas não cumpre os compromissos firmados com eles. O governador diz ter o apoio de mais de 300 prefeitos, contudo, obras prometidas em 2022 para elegê-lo ainda estão no papel.

Para o parlamentar, o governador e o PT ignoram o crescente clima de insatisfação entre gestores municipais diante do festival de promessas não cumpridas pelo governo estadual.

“Jerônimo diz ter o apoio de mais de 300 prefeitos, mas está devendo obras prometidas com muita pompa. Em 2022, para se eleger, o governo do PT assinou convênios faraônicos, prometeu obras milagrosas, pavimentações, escolas, estradas, sistemas de água… Prometeram até terreno na lua, se fosse preciso. Mas, passada a eleição, o que ficou foi o abandono”, criticou.

Segundo o deputado, há uma onda crescente de prefeitos da base do governo cobrando publicamente o cumprimento de compromissos assumidos durante a campanha e no início da gestão.

Alguns casos já se tornaram públicos: No Extremo Sul, Jerônimo cancelou um contrato que previa obras estruturantes após meses sem avanço, gerando revolta na região. Em outras cidades, prefeitos acusam o governo de anunciar “novas obras” enquanto as de campanha seguem abandonadas.

Diversas obras prometidas em 2022 seguem paradas, causando irritação e frustração entre gestores integrantes da base petista. “Os prefeitos estão cansados de promessas vazias. Há convênios assinados com pompa e circunstância que até hoje não saíram do papel. Em muitos casos, nem sequer houve ordem de serviço. É propaganda demais e ação de menos”, afirmou Regis.

Para o parlamentar, a tentativa do governador de exibir um apoio massivo de prefeitos não passa de retórica. “A verdade é que Jerônimo tenta vender uma força política que já não tem. Muitos prefeitos que o apoiaram em 2022 hoje estão decepcionados, porque viram que o governo promete, promete… e não entrega. Não adianta tirar foto com 300 prefeitos se nenhum deles vê obra chegar”, disse.

Sandro Regis ainda lembrou que o governo do Estado já realizou diversos pedidos de empréstimo bilionários, sem que as obras municipais avançassem. “A desculpa não pode ser falta de recurso, porque Jerônimo já pegou dinheiro emprestado como nenhum outro governador na história da Bahia. O problema é falta de gestão, falta de organização e, principalmente, falta de respeito com os prefeitos”, criticou.

O deputado também observou que essa relação do PT com prefeitos não é novidade. “O PT trata aliados como trastes descartáveis. Eles servem enquanto servem ao projeto de poder. Depois, viram apenas um incômodo. Os prefeitos estão percebendo isso. Não à toa, muitos já buscam novos caminhos para 2026”, concluiu.

BRASIL CONQUISTA 3 OUROS NO CACAO OF EXCELLENCE, PRÊMIO MUNDIAL EM AMSTERDÃ

O Brasil foi destaque na premiação Cacao of Excellence, considerada uma das principais referências mundiais em qualidade de amêndoas de cacau, realizada em Amsterdã durante a programação do Chocoa 2026.

Na cerimônia, o país conquistou três medalhas de ouro, resultado que reforça o reconhecimento internacional do cacau brasileiro de alta qualidade e evidencia que há espaço para agregar valor na cadeia, com foco em excelência e perfil sensorial.

Entre os premiados, a Agrícola Cantagalo, da Bahia, ficou com ouro e voltou a colocar o cacau nacional no topo do cenário global.

Além disso, dois agricultores familiares do estado do Pará também levaram as principais medalhas, consolidando a força do cacau amazônico e o protagonismo de produtores da Transamazônica no circuito internacional.

BAHIA: MÁRIO JR. VISITA OTTO E AUMENTA ESPECULAÇÃO DE FILIAÇÃO AO PSD

O deputado federal Mário Jr. (PP) e o ex-deputado Mário Negromonte fizeram uma visita ao senador Otto Alencar (PSD), encontro que acabou aumentando as especulações sobre uma possível filiação de Mário Jr. ao PSD, em meio às articulações para a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Procurado pelo site, Otto tratou de minimizar o peso político da conversa e disse que o encontro teve caráter pessoal.

“Não se tratou de mudança de partido, mas visita de dois amigos. Eles vieram saber da minha saúde. Graças a Deus e meus colegas médicos, estou muito bem no pós-operatório”, afirmou o senador.

Apesar da declaração, o gesto foi interpretado nos bastidores como mais um movimento dentro do tabuleiro partidário da Bahia, em um momento de intensa reorganização de forças para 2026.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA REPUBLICA RESULTADOS DE SELETIVOS E ATUALIZA CRONOGRAMA APÓS REVISÃO TÉCNICA*

A Prefeitura de Eunápolis republicou, nesta quinta-feira (19), os resultados parciais dos Processos Seletivos Simplificados nº 002/2026 (Professor Substituto)  e nº 003/2026 (Cargos de Apoio). A medida integra uma revisão técnica conduzida pela administração municipal para assegurar a exatidão na contagem de pontos e a conformidade da documentação apresentada pelos candidatos, permitindo a retomada do regular andamento dos certames.

O novo resultado parcial substitui integralmente o anterior, divulgado em 5 de fevereiro de 2026, consolidando os ajustes realizados na pontuação de títulos e na validação das experiências profissionais declaradas, em estrita observância aos critérios estabelecidos nos editais de abertura. Com isso, ficam superadas as inconsistências identificadas durante a análise administrativa.

A secretária municipal de Gestão, Janis Souza, ressaltou que a medida reforça o compromisso da administração com a transparência e a segurança jurídica do processo. “Nosso objetivo é garantir que cada etapa seja concluída com absoluta precisão técnica. Essa revisão administrativa assegura a continuidade do seletivo dentro de um rito transparente, organizado e juridicamente seguro, garantindo que a rede municipal de ensino receba profissionais qualificados”, afirmou.

*Próximas etapas -*
Com a republicação dos resultados, o cronograma foi atualizado e o prazo para interposição de recursos foi reaberto exclusivamente de forma online. Os candidatos devem acompanhar as novas datas, orientações e o documento completo no site oficial da Prefeitura de Eunápolis (www.eunapolis.ba.gov.br), onde também estão disponíveis todas as informações referentes às fases subsequentes do processo seletivo

HOSPITAL MATERNO-INFANTIL FORTALECE REDE DE PROTEÇÃO À MULHER E À INFÂNCIA EM ENCONTRO COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE JUSTIÇA

Referência no acolhimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, promoveu nesta quinta-feira (19) uma importante roda de conversa para alinhar fluxos de atendimento e proteção legal. A unidade, que integra a rede do Governo da Bahia e é administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), reuniu direção, equipe multiprofissional e autoridades do Sistema de Justiça para aperfeiçoar o cuidado em casos sensíveis.

O encontro contou com a participação da juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça; defensora pública Flávia Amaro da Silveira Duval; e de conselheiros tutelares do município. Em pauta, temas cruciais como altas à revelia,  protocolos de segurança quando o paciente deixa a unidade sem autorização médica, Entrega Legal — fluxo humanizado para a entrega de bebês à adoção — e o acolhimento imediato a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Evolução no atendimento

Maria das Graças Souza, coordenadora do Serviço Social do HMIJS, pontuou que a iniciativa é um desdobramento do seminário inédito sobre Justiça Restaurativa realizado em 2023. Segundo ela, o volume de atendimentos cresceu significativamente nos últimos anos, exigindo atualização constante dos processos.

“O objetivo é avançar na qualidade do serviço, garantindo que as notificações e os encaminhamentos para a rede de proteção ocorram com total agilidade”, explicou. A diretora-geral da unidade, Domilene Borges, reforçou que o diálogo seguro com mulheres e familiares é a base para a prevenção de conflitos. “Buscamos promover uma ambiência harmoniosa e de confiança mútua por meio da escuta qualificada”, destacou.

O papel da maternidade

Para a juíza Sandra Magali, a parceria com o hospital é um dos pilares que sustentam a legalidade dos processos de adoção. “Não existe controle de adoção legal sem a participação efetiva da maternidade. A entrega para adoção é, também, uma forma de amor que merece respeito e total sigilo”, assegurou a magistrada.

Como resultado do encontro, o HMIJS planeja novas ações internas de conscientização. O foco será reforçar, junto aos colaboradores, a importância do sigilo absoluto e do cumprimento rigoroso dos fluxos estabelecidos, garantindo que o direito das famílias e a proteção das crianças sejam preservados em todas as etapas do atendimento.

Referência

O Hospital Materno-Infantil possui 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e 25 semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal intra-hospitalar. A unidade tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região e está estruturada para assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal, bem como cuidado intensivo e clínico pediátrico.

É a única unidade hospitalar da Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento aos povos originários e a única maternidade 100% SUS da região sul do estado. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrado aos pontos de atenção primária.

PAU BRASIL: OBRA DO MERCADO MUNICIPAL COMEÇA A SAIR DO PAPEL APÓS PLANEJAMENTO INICIADO EM 2022

Uma obra aguardada há décadas pela população de Pau Brasil finalmente começou a ser executada. O Mercado Municipal, que desde 2010 busca reestruturação sem avanços significativos, agora entra em uma nova fase, com demolição da antiga estrutura e início do cronograma para a reconstrução.
A requalificação do mercado foi idealizada em 2022, quando lideranças locais buscaram o apoio do Governo do Estado para viabilizar o projeto. Um convênio chegou a ser firmado, mas acabou cancelado após problemas relacionados à aplicação de recursos na gestão anterior. O caso também gerou desdobramentos judiciais, com ação envolvendo supostos desvios vinculados à mesma obra.

Neste mês, o prefeito Robson assinou a Ordem de Serviço autorizando o início das obras, com investimento total de R$ 5 milhões do Tesouro Estadual, dividido em duas etapas. Na primeira fase, o Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, aplicará R$ 3.330.578,37, com prazo estimado de 12 meses para execução.

A Prefeitura já deu início a uma operação para demolição da estrutura antiga, etapa necessária para que o novo mercado seja erguido. A coordenação da obra ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, com apoio das secretarias de Infraestrutura e de Administração e Finanças.

O site também apurou que o governador Jerônimo Rodrigues deve anunciar um pacote de novas obras para o município em visita que estaria sendo articulada com apoio dos deputados Rosemberg Pinto (estadual) e Valmir Assunção (federal), em diálogo com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e o gabinete do governador.

A Ordem de Serviço foi assinada no gabinete do prefeito no último dia 10 de fevereiro, com a presença de secretários municipais, representante da empresa executora, do vice-prefeito Man de Milton da Manteiga, do presidente da Câmara, Acácio Miranda, além de vereadores da base e da oposição.

URUÇUCA: LEBRÃO COMEMORA LICITAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADA E CITA PARCERIA COM JERÔNIMO

O vice-prefeito de Uruçuca, Alessandro Lebrão (PSB), comemorou o anúncio da licitação da obra de pavimentação que vai ligar o município ao distrito de Serra Grande.

Nos bastidores, Lebrão é apontado como peça importante na articulação política que aproximou a prefeita Magnólia Barreto (União Brasil) do governador Jerônimo Rodrigues (PT) — movimento que abriu caminho para a construção do projeto e o avanço do processo para execução.

Segundo informações, foi Alessandro Lebrão quem viabilizou o projeto da estrada para que a obra possa sair ainda este ano. Ao comentar o anúncio, o vice-prefeito destacou a parceria institucional e afirmou que o município vive um novo momento de diálogo com o Governo do Estado.

“Agradecer a prefeita Magnólia Barreto e ao governador Jerônimo por essa obra tão sonhada para nossa população. O palanque acabou em 2024 e o governador tem demonstrado carinho pelo nosso município”, declarou.

TEIXEIRA DE FREITAS CONQUISTA SELO NACIONAL COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO – PRATA

Teixeira de Freitas comemora mais um importante avanço na educação municipal. A cidade foi contemplada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – categoria Prata, uma das distinções concedidas pelo Ministério da Educação (MEC) às redes de ensino que se destacam na promoção de políticas, práticas pedagógicas e estratégias voltadas à alfabetização infantil.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é uma iniciativa colaborativa entre a União, estados e municípios com o objetivo de garantir que 100 % das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e de recompor a aprendizagem dos anos iniciais afetados pela pandemia.

A conquista do selo representa o reconhecimento do trabalho coletivo e comprometido de toda a rede municipal de educação. Ele é oferecido em três categorias — bronze, prata e ouro — e reflete a adoção de práticas estruturantes nas áreas de gestão, formação de professores, desenvolvimento pedagógico e promoção de estratégias que assegurem o direito à alfabetização na idade certa.

Essa certificação não é apenas um símbolo, mas um atestado de que Teixeira de Freitas tem construído ações consistentes para fortalecer a alfabetização das crianças, promovendo aprendizado de qualidade e equidade educacional. A conquista é fruto do esforço conjunto de equipes gestoras, profissionais da educação, formadores, professores e gestores escolares que dedicam seu trabalho diário à formação integral dos nossos alunos.

A alfabetização é um dos marcos mais importantes na vida de uma criança. Aprender a ler e a escrever abre portas para o acesso ao conhecimento, amplia a capacidade de pensar criticamente, favorece a construção de identidade e contribui para a participação plena na sociedade. Uma criança alfabetizada na idade certa tem mais chances de sucesso ao longo de toda a sua trajetória escolar e de vida.

Parabenizamos todos os profissionais da educação, gestores e técnicos que tornaram essa conquista possível. O compromisso com a alfabetização é um compromisso com o futuro de nossas crianças, com a dignidade humana e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Seguimos firmes no propósito de melhorar continuamente nossas práticas pedagógicas, garantindo que cada criança possa explorar o mundo da leitura e da escrita com confiança, autonomia e significado.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia