WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

BAHIA: NOVA REGRA DA CONDER TRAVA OBRAS E ACENDE ALERTA ENTRE PREFEITOS ALIADOS DE JERÔNIMO

Nos bastidores do governo baiano, uma preocupação começa a crescer com mais força do que o discurso oficial gostaria de admitir.

Prefeitos de vários municípios seguem na expectativa pelas obras prometidas pelo governo do estado — e, em muitos casos, contam com essas entregas como sinal concreto para destravar de vez o apoio à campanha de reeleição de Jerônimo Rodrigues (PT).

O problema é que surgiu um freio novo no caminho.

Segundo apuração do site com uma fonte do Centro Administrativo da Bahia (CAB), uma mudança nas regras da Conder pode comprometer o timing político do Palácio de Ondina.

“Com as novas regras da Conder, depois de assinado o convênio, a primeira parcela, diferente da época de Rui Costa, só cai na prefeitura após a licitação realizada. Ou seja: pelo menos 90 dias depois da assinatura”, relatou a fonte.

Na prática, a alteração mexe num ponto sensível da engrenagem política: prefeito gosta de promessa, mas se move mesmo é com obra andando, máquina na rua e recurso pingando na conta.
Sem isso, o apoio fica em modo de espera.

No governo, a avaliação é que será preciso habilidade para administrar a ansiedade dos aliados no interior e evitar que a demora burocrática contamine o ambiente político. Porque, em ano de articulação eleitoral, prazo técnico demais costuma virar ruído político de menos paciência.

No fim, a questão que se impõe é simples: resta saber como o governo Jerônimo vai contornar a nova regra para não deixar prefeitos aliados esperando mais do que a política permite.

ITAJU DO COLÔNIA: ELDER FONTES AMPLIA BASE POLÍTICA COM A ADESÃO DO 2ºSUPLENTE DO MDB, CACIQUE NITO

O prefeito Elder Fontes segue ampliando sua base política e fortalecendo seu projeto de gestão. Nesta semana, o gestor municipal recebeu mais uma importante adesão: o segundo suplente de vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Cacique Nito, que obteve 178 votos na última eleição municipal.

Com a chegada de Cacique Nito ao grupo político do prefeito, já são sete ex-candidatos que integravam a oposição e que agora passam a apoiar a atual administração. O movimento evidencia o fortalecimento da base governista e sinaliza o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

Vale destacar que o primeiro suplente do MDB, Willian Pacheco, foi o primeiro a declarar apoio ao prefeito, consolidando uma aproximação que agora ganha ainda mais força com a nova adesão.

O prefeito Elder Fontes destacou que o diálogo, o respeito e a construção coletiva têm sido marcas da sua gestão. “Nosso compromisso é com a população. Ficamos felizes em receber lideranças que querem contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

A nova composição política reforça a governabilidade e enfraquece o grupo de oposição, consolidando um cenário de união em torno de projetos e ações voltadas ao crescimento do município.

ITACARÉ: AGENDA COM O MINISTRO RUI COSTA FORTALECE ARTICULAÇÃO POR INVESTIMENTOS PARA ITACARÉ E TABOQUINHAS

A Prefeitura de Itacaré intensificou a agenda institucional em Brasília com foco na consolidação de parcerias estratégicas e na ampliação do acesso a investimentos federais. O secretário de Comunicação, Albert Queiroz, e a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Lenécia Freitas, participaram de audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o deputado federal Paulo Magalhães representando o prefeito Nego de Saronga.

Durante o encontro, foram apresentados projetos estruturantes considerados prioritários para Itacaré e o distrito de Taboquinhas, além do diálogo sobre as oportunidades do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A agenda reforça o protagonismo do município na busca por investimentos que garantam infraestrutura, desenvolvimento urbano e melhoria dos serviços públicos.

Para o secretário de Comunicação, Albert Queiroz, a articulação direta com o Governo Federal é fundamental para assegurar avanços concretos. “Essa agenda em Brasília está sendo extremamente produtiva para Itacaré e Taboquinhas. O diálogo direto do governo do prefeito Nego de Saronga com o ministro Rui Costa fortalece o alinhamento institucional do município e amplia nossas possibilidades de acesso a investimentos estruturantes que impactam diretamente a vida da população.”

A gestão municipal reafirma, com essa agenda, o compromisso de manter Itacaré inserida nas políticas públicas nacionais, atuando com planejamento, articulação política responsável e defesa permanente dos interesses do município e de Taboquinhas.

ITAJUÍPE SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA NO ESTADO E É FINALISTA DO XIII PRÊMIO SEBRAE  PREFEITURA EMPREENDEDORA COM O PROJETO RECICLA PAITA

O município de Itajuípe conquistou um importante reconhecimento ao se tornar finalista do Prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo SEBRAE. A indicação reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inovadoras, especialmente nas áreas de sustentabilidade, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

A conquista é fruto do Projeto Recicla PAITA, projeto que implementa a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos para o financiamento das atividades desenvolvidas pela ONG PAITA. A iniciativa tem fortalecido a consciência ambiental, incentivado a coleta seletiva e promovido a destinação correta de resíduos, transformando sustentabilidade em oportunidade e cidadania.

O projeto se destaca por unir educação ambiental, mobilização social e geração de renda, mostrando que é possível cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo em que se impulsiona o desenvolvimento local. É importante frisar que a participação ativa da população itajuipense tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, consolidando o Recicla PAITA como referência em responsabilidade socioambiental no município.

Para o Prefeito Léo da Capoeira “Ser finalista do prêmio demonstra que Itajuípe está no caminho certo ao investir em soluções sustentáveis e no fortalecimento de parcerias que produzem resultados concretos para a cidade.”, afirmou. E completou: “Este reconhecimento é fruto do trabalho coletivo do poder público, das instituições parceiras e de toda a comunidade itajuipense.”.

O município de Itajuípe reafirma seu compromisso com uma administração moderna, participativa e comprometida com o futuro, consolidando-se como exemplo de que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos.

ILHÉUS: PREFEITO VALDERICO JUNIOR REFORÇA ALIANÇA COM A CÂMARA DE VEREADORES EM REUNIÃO INSTITUCIONAL

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, reuniu-se nesta quarta-feira (25) com o presidente da Câmara Municipal, César Porto, e com o vereador  e líder de governo Márcio Bodão. O encontro, realizado na sede do governo, teve como objetivo alinhar os projetos prioritários da cidade e fortalecer a cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo. A iniciativa garante que as demandas da população sejam transformadas em ações concretas e atendidas com mais rapidez.

Com uma trajetória marcada pelo diálogo com diversos setores da sociedade, Valderico Junior utiliza essa postura acessível para conduzir a administração pública. Ao receber as lideranças da Câmara, o prefeito demonstra que a política de “portas abertas” é uma ferramenta de gestão. Essa abertura facilita o entendimento sobre as necessidades dos bairros e ajuda a destravar processos importantes para o desenvolvimento do município.

Para o prefeito, o bom funcionamento do governo depende diretamente da parceria com os vereadores. Valderico Junior frequentemente destaca o papel da Câmara de Ilhéus, reforçando que os representantes eleitos são o elo entre os anseios das comunidades e a execução das obras. Ao reconhecer o trabalho dos parlamentares, a gestão promove um ambiente de respeito mútuo, o que resulta em uma administração mais equilibrada e eficiente.

FIRMINO ALVES: JUSTIÇA SUSPENDE ELEIÇÃO ANTECIPADA DA CÂMARA

A Justiça suspendeu a eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Firmino Alves para o biênio 2027/2028, realizada em 17 de junho de 2025.

A decisão é do juiz Rojas Sanches Junqueira, em ação movida por Isaac Barreto dos Santos Filho, que questiona a legalidade da Resolução nº 001/2025, responsável por alterar o Regimento Interno e permitir a antecipação do pleito.

O magistrado entendeu que há indícios de violação aos princípios republicano e democrático, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, e determinou a suspensão dos efeitos da eleição, proibindo a posse dos eleitos até decisão final.

O pedido para realização imediata de nova eleição foi negado neste momento. A Câmara terá 15 dias para apresentar a documentação do processo legislativo e do pleito questionado.

SUSPEITOS DE ATIRAR EM TURISTAS SÃO DETIDOS E ESCONDERIJO DE ARMAS É DESCOBERTO NO SUL DA BAHIA

Cinco pessoas suspeitas de atingir, com disparos de arma de fogo, duas turistas do Rio Grande do Sul, no município de Prado, no extremo sul da Bahia, foram detidas, nesta terça-feira (24/2), pela Força Integrada de Combate a Crimes Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais, composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros.

Durante a ação, foram apreendidas cinco armas de fogo e aparelhos celulares. Na área em conflito fundiário, ocupada por supostos indígenas, equipes das Polícias Militar, Civil e Federal localizaram duas espingardas calibre 12, um rifle calibre 38 e dois revólveres calibre 38. Os armamentos estavam enterrados em uma área de mata fechada, próxima ao local onde as vítimas foram atacadas.

Informações que possam auxiliar as Forças Policiais na elucidação do caso podem ser repassadas por meio do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.

MAGNO LAVIGNE DEBATE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E FORTALECIMENTO DO EIXO SOCIAL DA CADEIA DO CACAU

Em agenda institucional realizada na CEPLAC, em Brasília, o secretário de Qualificação, Emprego e Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, participou de um debate sobre o fortalecimento do eixo social da cadeia produtiva do cacau na Bahia.

O encontro foi conduzido pelo diretor da CEPLAC, Thiago Guedes, e contou com a presença da deputada federal  Elisângela Araújo, além da equipe técnica da instituição, entre eles a coordenadora-geral Monaliza Sales e a coordenadora-técnica Joelma Cunha.

A pauta esteve alinhada às diretrizes do Plano Nova Cacau, com foco na valorização do capital humano nas regiões produtoras.

O principal objetivo foi construir estratégias integradas de qualificação profissional, geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo, especialmente para jovens e mulheres do campo.

Durante a reunião, Magno Lavigne destacou a importância de conectar formação técnica e oportunidades reais de trabalho:

“Fortalecer a cadeia do cacau é investir nas pessoas que a constroem diariamente. Nossa missão é ampliar o acesso à qualificação, criar caminhos para o trabalho digno e estimular o empreendedorismo como instrumento de autonomia e desenvolvimento regional.”

Também foi debatida a articulação com instituições de ensino e pesquisa, com destaque para projetos desenvolvidos pela UFSB e pelo IF Baiano.

As parcerias reforçam o papel estratégico da educação técnica e superior na transformação da realidade produtiva local.

A aproximação entre CEPLAC, universidades e políticas públicas de qualificação fortalece um modelo baseado em planejamento territorial, inovação e inclusão social.

A agenda reafirma o compromisso com a capacitação profissional, a promoção do trabalho decente e a ampliação de oportunidades nas regiões produtoras de cacau, fortalecendo não apenas o setor produtivo, mas principalmente as pessoas que sustentam essa cadeia histórica e estratégica para a Bahia.

PORTO SEGURO: ASFALTAMENTO DA CICLOVIA DO ANEL VIÁRIO AVANÇA E TRARÁ MAIS MOBILIDADE E SEGURANÇA À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, segue em ritmo acelerado com o asfaltamento da ciclovia do Anel Viário, uma obra aguardada há anos pela população e que tem papel estratégico na mobilidade urbana da cidade.

As equipes estão realizando o asfaltamento na altura do trevo de acesso ao bairro Mundaí, dando continuidade aos trabalhos que foram iniciados na rotatória da Vila Valdete. Após a terraplanagem, a etapa de asfaltamento continua em andamento.

O projeto vai além do asfalto, com uma obra que contempla pista de corrida, iluminação em led e pontos de ônibus cobertos, criando um espaço mais seguro e confortável para o deslocamento diário dos moradores e também para o lazer ou práticas esportivas da comunidade.

A obra deveria ser uma responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, mas a Prefeitura decidiu assumir sua execução para acelerar o cronograma e dar resposta imediata à demanda da população, reduzindo o índice de acidentes registrados no local e oferecendo uma infraestrutura adequada.

DESEMBARGADORA DO TRT-5 VISITA SANTA CASA DE ITABUNA

A Santa Casa de Itabuna recebeu, nesta terça-feira (24), a visita da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), Dra. Eloina Machado, embaixadora da Oncologia da instituição. A magistrada foi recepcionada em um almoço institucional pelo vice-provedor Peter Deviris, o 1º Tesoureiro André Fernando Wermann e pelo 2º secretário José Sidenilton Pereira.

Acompanhada dos assessores Cláudia Freire Alves Cerqueira e Edivaldo Lopes Santana, a corregedora foi recebida também pelos juízes das Varas do Trabalho Dra. Janaína Cunha Scofield (1ª Vara), Dra. Telma Alves Souto (2ª Vara), Dr. João Batista Sales de Souza (3ª Vara) e Dra. Jeana Silva Sobral (4ª Vara), além da diretora da Vigilância Sanitária, Maristela Antunes.

Durante o encontro, a provedoria e a equipe técnica apresentaram os principais projetos em andamento na área oncológica, com destaque para o PRONON , FIA, PERSUS I e II, iniciativas que têm ampliado o acesso ao tratamento e fortalecido a estrutura de atendimento aos pacientes. Em sua fala, a Dra. Eloina Machado destacou a importância de apoiar instituições que atuam diretamente no cuidado à vida. “A oncologia é uma área que exige não apenas tecnologia e estrutura, mas, sobretudo, humanidade. Conheço o trabalho  da Santa Casa sei do impacto real na vida das pessoas, isso reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que transformam realidades”, afirmou.

O momento marcado por diálogo, sensibilidade e fortalecimento de parcerias, fortaleceu a credibilidade dos projetos e ampliou a conscientização sobre a importância das parcerias institucionais. “Cada projeto apresentado aqui representa esperança para centenas de pacientes. Ter o apoio de lideranças comprometidas com a saúde da região é fundamental para continuarmos avançando”, destacou o vice-provedor Peter Deviris.

O encontro foi encerrado com visita técnica à Radioterapia, onde a comitiva pôde conhecer de perto a estrutura, os equipamentos e a equipe multiprofissional responsável pelo atendimento. A visita reafirma o compromisso conjunto entre o Poder Judiciário e a Santa Casa em promover saúde, dignidade e acesso ao tratamento oncológico de qualidade para a população.

Eloína Machado

A relação da desembargadora Eloína Machado com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é marcada por decisões que impactaram diretamente a assistência oncológica na região. No ano de 2017, quando ainda era juíza titular da 2ª Vara do Trabalho em Itabuna, Eloína Machado homologou acordo judicial que garantiu recursos fundamentais para a ampliação da Unidade de Radioterapia instalada no Hospital Manoel Novaes.

Os recursos foram oriundos de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra as Lojas Americanas, condenada ao pagamento de R$ 3 milhões por danos morais coletivos. O valor foi destinado à ampliação da Radioterapia do Manoel Novaes e também à reforma de três enfermarias do Hospital de Base de Itabuna.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia