WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

facebook


whatsapp
radio difusora

prefeitura urucuca

ibiii

ITABUNA: MORRE O FREI DERIVALDO, DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA

e0c60ddd-3a7e-4b8f-91fd-7b746cedb646
Morreu nesta terça-feira (17) o Frei Derivaldo Jesus da Silva, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, localizada no bairro São Caetano, em Itabuna. O corpo está sendo velado na própria paróquia. Nesta terça será realizada a Missa de corpo presente às 19h00 e amanhã às 09h00.

O Sepultamento será nesta quarta-feira (8), às 15 horas, na cidade de Ibicaraí, terra natal do Frei Derivaldo.

IBICARAÍ: GOVERNADOR RUI COSTA INAUGURA BASE DA CIPE CACAUEIRA

Governador Rui Costa, realiza a gravação do programa Digaí Governador com Edmundo Filho.Fotos Mateus Pereira/GOVBA

Nesta sexta-feira (20), às 9hs, o governador Rui Costa visita a cidade de Ibicaraí, na Região Sul do Estado, onde inaugura a Base Avançada da CIPE Cacaueira, Companhia Especializada da Polícia Militar que reforça a segurança na região.

Na oportunidade o governador também autoriza convênio do Programa Bahia Produtiva com agricultores familiares. Rui atende a imprensa em entrevista coletiva após a cerimônia, no local do evento que ainda está sendo definido.

ITAPETINGA: APROVADA LEI QUE AUTORIZA MUNICÍPIO A PARTICIPAR DE CONSÓRCIO PÚBLICO

download (1)

De acordo com informações do Governo do Estado, os consórcios públicos interfederativos estão sendo implantados para a gestão de serviços regionais de saúde, a exemplo de policlínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, centros de especialidades odontológicas (CEOs), entre outros, como, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais. Em Itapetinga, já estão instalados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Samu 192.

Em relação à implantação da Policlínica Regional, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante.

Durante a sessão, a vereadora Naara Duarte (DEM), que é presidente da Associação dos Vereadores do Médio Sudoeste, informou que, acompanhada do vereador João de Deus (PMDB) e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a minuta da formação do Consórcio às cidades do território em visitas oficiais realizadas com o apoio da presidência da Casa Legislativa. Ela destacou a importância do Consórcio para que a instalação da Policlínica Regional se torne realidade.

O Território Médio Sudoeste é formado pelos municípios de Itapetinga, Itambé, Caatiba, Maracani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã.

COARACI: PREFEITO JADSON EXONERA INDICADOS DO PAI

gim

Nesta terça-feira o clima ficou tenso entre prefeito de Coaraci, Jadson Albano (DEM) e o seu pai, o ex-prefeito Gima Barreto. O prefeito exonerou várias pessoas que foram indicadas pelo seu pai.

Segundo apurado, o prefeito decidiu exonerar a secretária de saúde, Maria do Carmo (Carminha), para o lugar nomeou Marcão de forma interina. O alcaide também exonerou a Procuradora Jurídica: Maria Auxiliadora e a controladora.

O advogado Mateus Santiago, que já foi procurador de Itabuna, está cotado para assumir a procuradoria.

O comentário no meio politico é que o prefeito decidiu “puxar a rédea” do governo e acabar com a influência do seu pai.

ILHÉUS: SUTRAN VAI IDENTIFICAR CARROS ESTACIONADOS EM LOCAIS IRREGULARES

Este cartaz será afixado nos veículos estacionados irregularmente
A Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) vai realizar nas próximas quinta e sexta-feiras (19 e 20) uma operação educativa de combate ao estacionamento irregular em Ilhéus. A equipe de Educação da Sutran vai percorrer as principais avenidas e o centro da cidade, identificando veículos parados em locais impróprios.

De acordo com o diretor da Sutran, Gilson Nascimento, cartazes serão afixados nos para-brisas dos carros chamando a atenção para a irregularidade e esses serão considerados notificados educativamente. Os cartazes trarão o sugestivo texto: “Me colocaram no lugar errado. Posso ser multado e guinchado”.

Alta estação – Com a proximidade do verão, a Sutran espera diminuir o índice desta infração, a terceira no ranking de geração de multas em Ilhéus, perdendo apenas para avanço de velocidade e uso irregular de faixa exclusiva.

A partir da próxima segunda-feira (23), a operação deixará de ser educativa e passará a ser punitiva, gerando multa para quem cometer a infração, de acordo com Gilson Nascimento. A iniciativa, de responsabilidade da Sutran e da Prefeitura de Ilhéus, conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, da 13ª Ciretran e do Ministério Público do Estado da Bahia.

BAHIA: LÚCIO VIEIRA LIMA COM REELEIÇÃO AMEAÇADA

Lucio-Vieira-Lima-1024x683-fabio-rodrigues-pozzebom-agencia-brasil-1

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) foi o deputado mais votado nas duas últimas eleições da Bahia. Mas o deputado corre sério risco de perder a sua reeleição em virtude do desgaste gerado pela prisão do seu irmão Geddel Vieira Lima.

Vários aliados do deputado tem declarado que será missão quase impossível fazer campanha para o deputado em 2018. Um prefeito que pediu anonimato, revelou a este blog que espera apenas a liberação de uma emenda para abandonar o deputado.

DEPUTADA ÂNGELA SOUSA HOMENAGEIA MÉDICOS NA ASSEMBLEIA

Dep-Estadual-Ângela-Sousa

“No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a saúde da população. Como deputada, esposa e mãe de médico, é importante fazermos este reconhecimento em nome do Poder Legislativo aos profissionais que se destacam ou se destacaram de alguma forma nas suas especialidades e na contribuição diária em prol da saúde dos baianos”, afirmou a deputada Ângela Sousa em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa.

No documento, a parlamentar parabenizou toda a classe médica na pessoa dos ortopedistas Mário Alves de Sousa, seu esposo; do seu filho e prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e do senador Otto Alencar. A deputada destacou que o dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e considerado o protetor dos médicos. Segundo a história, ele foi martirizador e vítima de perseguição dos romanos ao cristianismo.

“A homenagem prestada a Lucas, serve hoje para homenagear todos esses profissionais que, inspirados por Deus, exercem suas profissões garantindo saúde e dignidade às pessoas que os procuram. Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios e as limitações humanas, que exigem do médico sinceridade, fidelidade e sabedoria para salvar e cuidar de vidas”, acrescentou Ângela Sousa.

A deputada observou ainda que a data enaltece os profissionais que salvam vidas e, mais do que isso, exercem a medicina com amor, dedicação, fraternidade e caridade, visando sempre o bem-estar e a saúde das pessoas. “E que o Senhor dos senhores, o Rei Jesus, que é médico dos médicos, possa abençoá-los com toda a sorte das bençãos. É com grande satisfação que oferecemos a presente moção de congratulações a esses profissionais que dedicam seu dia a dia em prol de vidas humanas”,

POÇÕES: PREFEITO AGRADECE PELO INÍCIO DA OBRA DE RECUPERAÇÃO DA BA-262

Poções 1

O prefeito do município de Poções, Leandro Araújo Mascarenhas, apresentou suas reivindicações ao Estado durante audiência com o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. Ele esteve acompanhado pelo ex-prefeito Luciano Mascarenhas. Também presente Anabel Carvalho, coordenadora executiva da Coordenação de Assuntos Federativos (Coaf) da Serin.

Na reunião, o prefeito solicitou ações do Estado visando atender as demandas do município. “Agradeci a Josias pelo início – há cerca de 20 dias – da obra de recuperação da rodovia BA-262, no trecho de 52 km que liga Poções ao município de Iguaí. Na reunião, solicitei a inclusão na obra de duas avenidas que ligam a cidade com as rodovias BR-116 e BA-262”, informa o prefeito Leandro Mascarenhas.

O prefeito de Poções destaca, ainda, que solicitou ao Estado a elaboração de um estudo para a construção de uma nova barragem de água para atender os moradores dos municípios da região. Segundo ele, essa nova barragem auxiliaria a atual Barragem de Morrinhos – que já tem 60 anos – a atender as necessidades da população de Poções e cidades vizinhas.

IBICARAÍ: FOLIA KIDS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA,18

Dia das Crianças nos Distritos. foto Ascom (2) (1)
Como parte da programação do aniversário de 65 anos de emancipação política do município de Ibicaraí, a prefeitura irá realizar na quarta-feira, 18, o Ibicaraí Folia Kids, com o projeto Cidade Feliz, que terá Rua de Lazer a partir das 14h, na Avenida São Vicente de Paula. A ação também é em comemoração ao Dia das Crianças, que foi comemorado nos distritos nos dias 10 e 11.

Durante o evento, as crianças poderão contar com Praça de alimentação, pinturas, apresentações artísticas do SCFV, espaço baby e diversos brinquedos, como touro mecânico, cama elástica, futebol de sabão, piscina de bolinhas, entre outros. As crianças devem levar roupa de banho.

O projeto Cidade Feliz é uma ação da secretaria municipal de Assistência Social que foi criado neste ano e tem o objetivo de levar diversão e entretenimento para crianças do município. A 1ª edição aconteceu no dia 3 deste mês, no bairro Corina Batista.

Programação Aniversário da Cidade – Na terça-feira, 17, às 18h, acontece a entrega de enxovais e álbuns do projeto Vejo Flores em Você, no C-40, e na quarta-feira, 18, acontecerá a Audiência Pública “Dia D da escola pública”, às 8h, na Câmara de Vereadores.

Na quinta-feira, 19, às 19h, acontecerá a apresentação de Samuel Mariano e Banda, na Praça da Feira. Na sexta-feira, 20, das 7h às 18h, o SAC Móvel estará na cidade, e seguirá até o dia 21, no estacionamento da prefeitura. Já na Avenida São Vicente de Paula, a partir das 8h, acontecerá a Feira de Saúde. Às 9h, em frente ao estádio, terá a recepção ao governador Rui Costa, seguida pela Inauguração do Posto de Saúde Dr. Ferreirinha, Implantação da Base da Caerc e Inauguração da Bahia Cacau.

Na noite da sexta-feira, acontecerá na Câmara de Vereadores a outorga de títulos de Cidadão e Lançamento da Revista IBICARAÍ. Às 20h, terá início o Ibicaraí Folia, na praça da Feira. Às 14h do sábado, 21, véspera de aniversário da cidade, terá o II Circuito Downhill Skateboarding, na Rua Siqueira Campos. Às 16h, entrega de ambulância, no Cajueiro, seguida pela entrega da rotatória, na Vila Santa Isabel. Às 20h, acontecerá a segunda noite de festa na Praça da Feira.

No dia do aniversário da cidade, domingo, 22, a programação começa às 6h, com alvorada. A Missa Solene, que aconteceria às 9h30min, mudou para 7h, na Igreja Senhor Deus Menino. Em sequência, às 10h30min, terá o Hasteamento das Bandeiras, na Entrada da cidade, Inauguração do Monumento IBICARAÍ, na rotatória próxima à Rodoviária, a reinauguração da Praça São Jorge, reinauguração Academia Mais Saúde e reinauguração da Praça Henrique Sampaio. À noite, na praça da Feira, terá a última noite do Ibicaraí Folia.

BAHIA: CONSULTORIA SERÁ CONTRATADA PARA DEFINIR O NOVO MODELO JURÍDICO DA CEPLAC

ceplac21

Em meio à restrição orçamentária, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que atualmente responde à secretaria-executiva do Ministério da Agricultura, está dando os primeiros passos para recuperar sua autonomia de gestão e de financiamento. O objetivo da Ceplac é acessar recursos externos ao orçamento federal, como de fundos internacionais de fomento.
Em pouco mais de um mês, uma consultoria será contratada por licitação para definir o novo modelo jurídico da Ceplac para permitir que ela receba esse tipo de recursos. A expectativa dentro do órgão é que a consultoria elabore esse modelo até fevereiro ou março.

Ainda não estão definidas quais fontes de financiamento a comissão poderá acessar, mas já foi sinalizada a possibilidade de buscar doações internacionais através dos projetos Fundo Verde para o Clima – submetido às Nações Unidas – e World Cocoa Foundation (WCF) – financiado pelas maiores companhias que atuam na produção de chocolate, tais como a suíça Nestlé e a americana Mars. Os detalhes constam de um relatório produzido por um grupo de trabalho do Ministério da Agricultura e que foi obtido pelo Valor.

A autonomia administrativa e financeira já foi uma realidade para a Ceplac, mas em setembro de 2016 ela foi subordinada ao Ministério da Agricultura, e desde então passou a ser financiada diretamente pelo orçamento da Pasta.

A restrição orçamentária da Ceplac, porém, data de mais tempo. Há quase 30 anos, o órgão não realiza concurso público para contratar novos funcionários. Nesse meio tempo, a comissão enfrentou a pior crise do setor cacauicultor, provocada pela vassoura-de-bruxa no sul da Bahia.

A Ceplac já chegou a ter 4,2 mil funcionários, mas hoje o quadro tem 1,7 mil, sendo que 1,2 mil já têm idade e tempo de serviço suficientes para se aposentar. A falta de novos concursos também impediu a entrada das novas gerações, mais familiarizadas com ferramentas digitais.

O enxugamento do orçamento aprofundou-se nos últimos anos. Em 2012, foi fixado um orçamento de R$ 25,2 milhões para a comissão, mas a execução ficou em R$ 22,2 milhões. No ano passado, o valor orçado foi de R$ 22,7 milhões, mas somente R$ 17,3 milhões foi empenhado. Para este ano, o orçamento caiu para R$ 17,1 milhões.

Uma fonte externa de financiamento é vista dentro do órgão como uma saída para garantir o apoio da Ceplac para o fomento do cultivo de cacau pelo sistema agroflorestal. Nesse sistema, os cacaueiros são plantados junto à floresta nativa, um modelo que já é adotado no Pará.

Nos últimos anos, a Ceplac especializou-se nesse sistema, fornecendo sementes para os produtores, o que ajudou o Pará a se equiparar à Bahia em importância para a oferta nacional de cacau.

vida + med
sindlimp sul axe da sorte cap


Polícia realiza grande operação em Itabuna (Radar Notícias)


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia