WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura buerarema prefeitura ubaitaba prefeitura urucuca


whatsapp


ILHÉUS: CHOCOLAT BAHIA 2019 CONSOLIDA POLO CHOCOLATEIRO E IMPULSIONA ECONOMIA

foto chocolate festival 2

O maior evento de cacau e chocolate da América Latina. Assim pode ser definido o Chocolat Festival 2019, encerrado neste domingo (21), em Ilhéus. Realizado com o apoio do Governo do Estado, o festival reuniu cerca de 60 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 15 milhões em negócios, reunindo 170 expositores e mais de 70 marcas de chocolate.

O festival possui características únicas como produção de chocolate, mel de cacau, nibs, cauchaça, creme de, cacau caramelizado, sabonetes de cacau, etc; e uma estrada temática, a Estrada do Chocolate, com fazendas centenárias, fábricas de chocolate, natureza exuberante.

O coordenador do Chocolat Festival 2019, Marco Lessa, destacou que “os resultados superaram todas as expectativas, numa demonstração de que os consumidores passam a valorizar o chocolate de origem. Tivemos muitos lançamentos de produtos, com diversidade e inovação, que atraíram pessoas da região e de outros estados”. Ainda para Marcos, “é importante conscientizar os cerca de 30 mil produtores de cacau, que sustentaram a economia sulbaiana durante décadas, de que eles podem se restabelecer dentro de um novo conceito, que é o chocolate de origem. Dessa maneira, iremos retomar, em bases sólidas e sustentáveis, o caminho do desenvolvimento”.

O Governo do Estado também marcou presença no festival com os estandes do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul,com produtos de empreendimentos solidários e destaque para o lançamento do creme de cacau Cacauela; a Bahia Cacau, uma cooperativa que já que comercializa chocolate e derivados no mercado paulista, a fábrica-escola do Chocolate do Centro Estadual de Educação Profissional Nelson Schau, com a instalação de uma planta industrial em que os alunos produziram chocolates e derivados de cacau, além da retomada as atividades da Câmara Setorial do Cacau, que define de ações conjuntas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau.

Chocolate e retomada do desenvolvimento

A empreendedora Marly Brito destacou que “a cada ano, o festival abre a possibilidade de novos negócios e incentiva a criação de novos produtos derivados de cacau”. Gerson Marques, que produz chocolates e também atua na área de turismo rural, ressaltou que “as vendas diretas aumentaram e também os acordos comerciais com parceiros da Bahia e de outros estados, consolidando a qualidade e o potencial do chocolate, além de criar um novo atrativo para o setor turístico”.

Para Leo Maia, que aproveitou o evento para lançar o chocolate branco com nibs de cacau, “esse é um mercado que exige sempre inovações capazes de cativar e atrair novos consumidores. As vendas foram ótimas”. Fernando Modaka, um dos pioneiros na produção de chocolate de origem, disse que “esse movimento que estamos vivendo no Sul da Bahia é fantástico, agrega valor o nosso principal produto, o cacau, tornando a região conhecida pelo chocolate de qualidade”.

A difusão de novas tecnologias também tem sido uma das tônicas do festival. O diretor executivo do Centro de Inovação do Cacau, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Cristiano Vilela destacou que “o Sul da Bahia passa por um processo de modernização e valorização do cacau e na qualidade do chocolate”. O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia-FAEB, Guilherme Moura, avaliou que “o Festival do Chocolate já se tornou uma referência no Brasil com sua característica única de unir produção de cacau e de chocolate, além de impulsionar toda a revitalização cadeia produtiva e movimentar a economia”.

Além da comercialização de chocolate e outros produtos o festival contou com eventos como Cozinha Show, ChocoDay, Ateliê do Chocolate, Cozinha Kids, Espaço Cutural do Cacau, com apresentação de artistas regionais, exposição História do Cacau, palestras, workshops e o Fórum Brasileiro do Cacau, com foco na sustentabilidade e avanços tecnológicos.

O Chocolat Bahia – 11 ° Festival Internacional do Chocolate e Cacau contou com a parceria do Governo da Bahia, através das secretarias do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural, CAR, e apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, assim como da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sebrae, Governo do Pará, Banco do Nordeste, Bahiagás, Sicredi e Chocolates Harald. O evento também tem apoio institucional da CEPLAC, Instituto Biofábrica, UESC, GAP, entre outras instituições. O Chocolat Bahia é uma realização da MVU Eventos.

URUÇUCA: PREFEITURA PROSSEGUE COM FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESOSRES

FB_IMG_1563789612816

As formações e capacitações para os professores não param de acontecer em Uruçuca. Na última semana,, a Secretaria de Educação realizou no salão paroquial uma formação direcionada às disciplinas de Geografia e História, com foco nas Regiões Brasileiras, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Tereza Genoveva Nascimento Torezani.

Esta formação teve como objetivo o fortalecimento de metodologias e práticas em sala de aula e um suporte para o Projeto Cultural da Rede, sobre as Regiões Brasileira, que terá a culminância em setembro. O evento contou com todos os coordenadores e professores de Geografia e História da Rede Municipal.

ITABUNA: CHAPA MUNICIPAL PARA ELEIÇÕES DO PT DEVE CONTAR COM DOIS EX-PRESIDENTES

WhatsApp Image 2019-07-22 at 10.55.18

A professora Miralva Moitinho e o dirigente estadual do Partido dos Trabalhadores, Zaquêl Oliveira, devem compor a mesma chapa na disputa municipal pelo comando do PT.

Tanto Miralva quanto Zaquêl já presidiram o Partido e lideram um movimento de militantes que querem a restruturação partidária e fortalecimento da sigla para as eleições 2020.

Sexta-feira (26) é o prazo final para a inscrição de chapas municipais, estaduais e nacionais, além da candidaturas para Presidente.

UBAITABA: FUNCIONÁRIOS RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NA REDE ESCOLAR

_Secretaria de Educação instrui primeiros socorros na rede escolar Foto - Divulgação (5)

Na sexta-feira, dia 19, professores e funcionários da rede escolar municipal de Ubaitaba participaram da primeira etapa da aplicação da Lei Lucas (Lei nº 13.722/201), sancionada ano passado pela Presidência da República, que determina que instituições públicas e privadas da Educação Básica capacitem os profissionais para prestar primeiros socorros, quando necessário.

A secretaria da Educação, Roberta Carneiro, informou que as instruções sobre primeiros socorros vão alcançar todas as unidades escolares da rede em um projeto com o apoio da APLB/Sindicato. “Como não se pode fazer com toda a rede de uma só vez, dividimos em turmas. Afinal, se trata de um treinamento. Até de agosto, toda a rede terá participado desse treinamento”, afirmou.

A prestação dos primeiros socorros nos minutos iniciais da sufocação é essencial para a sobrevivência da pessoa. O engasgamento é rápido, em três minutos a pessoa desenvolve uma parada cardíaca e, após, uma parada respiratória por falta de oxigenação no cérebro. A proposta da Lei foi criada para homenagear o estudante Lucas Bengali Amora, 10 anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola.

 

IBICARAÍ: PREFEITURA FAZ ENTREGA DE UNIFORMES PARA FUNCIONÁRIOS DA INFRAESTRUTURA

AROLDO

Na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, em frente ao Sindicato dos Funcionários Públicos (Sindfusp), que fica situado na Travessa João Ferreira de Araújo, o prefeito Lula Brandão, acompanhado de seus secretários e demais funcionários, juntamente com o presidente do Sindfusp, Weldon Santana, fizera  a entrega de uniformes para os funcionários lotados na secretaria de Infraestrutura, entre eles: garis, pedreiros, coveiros, pintores e mecânicos.

O presidente do Sindfusp Weldon Santana, usando da palavra, agradeceu ao prefeito Lula Brandão, em nome de todos os funcionários, falou da independência do Sindicato perante a prefeitura, mas frisou também, a parceria e o bom relacionamento que tem com o prefeito, nas conquistas em prol dos funcionários e parabenizou ao prefeito e a toda equipe União e Trabalho,  pelas melhorias que tem acontecido até a presente data.

Na sequência, o prefeito Lula Brandão, agradeceu ao atual presidente do Sindfusp Weldon Santana, e também ao ex-presidente Nil do Leite. Brandão agradeceu a todos os funcionários presentes, aos secretários, citando um a um nominalmente, aos vereadores, a imprensa local e regional (rádio Jornal de Itabuna), representada pelo radialista J. Silva. “Quero agradecer a presença de todos vocês, dizer que fiz questão de fazer a entrega desses uniformes aqui, na frente do sindicato que tão bem representa aos nossos funcionários. Queria estar aqui, na rua, saudando todos vocês, depois de cinco meses me recuperando de uma situação bastante complicada como vocês bem sabem. Nesse segundo semestre de 2019, quero estar mais junto a vocês, ativamente com vocês, e quero agradecer ao Sr. Deus, por estar aqui hoje, no meio de vocês”.

Brandão falou também de sua participação ontem, 17 de julho do 11º Festival de Chocolate em Ilhéus e falou do seu encontro com diversos políticos, como o governador Ruy Costa, Josias Gomes e o Senador Ângelo Coronel, e das grandes novidades que estão por vir para a cidade de Ibicaraí.  Brandão, falou ainda do seu compromisso junto a secretária de Administração Kalina Vita e o presidente do Sindfusp Weldon Santana, para a entrega completa do fardamento da secretaria de Infraestrutura.

Brandão terminou a sua fala, citando a sua alegria em estar no meio do povo, de todos os funcionários, de estar na rua em contato com seu povo, mesmo não estando completamente restabelecido do seu estado de saúde.

Depois da fala do prefeito, a secretária de Administração Kalina Vita, fez a entrega dos primeiros uniformes para os funcionários com mais tempo de serviço.

Representando a todos os funcionários (garis), o Gari Fábio, agradeceu ao prefeito pela entrega dos respectivos uniformes e parabenizando ao prefeito Brandão, pela gestão União e Trabalho.

Depois da entrega do fardamento, foi servido um delicioso café da manhã com muitas frutas, bolos e sucos.

Presentes a esta ação, estavam também os vereadores Haroldo Abreu, Flávio Ramos, Meyre da Saúde, Ednaldo José dos Santos (Lió), Ildemar Lopes (Dema),  Pedro da Farinha e José Elias de Souza Barros (Zuza).

 

ILHÉUS: INTERVENÇÃO NO VILELA DEVE ALTERAR ROTINA DE MORADORES NESTA SEGUNDA (22), DIZ PREFEITURA

foto 2

A Prefeitura de Ilhéus vai realizar intervenção nesta segunda-feira (22) e terça-feira (23), a partir das 9h, na avenida José Carolino, no bairro Teotônio Vilela. A ação foi discutida por técnicos, engenheiros e vereadores, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a via possui uma galeria subterrânea de passagem de água. O asfalto está cedendo e o desnível é considerado, havendo necessidade de realizar intervenção com urgência.

Segundo planejaram, equipes vão trabalhar intensivamente na recuperação total da rede de drenagem pluvial. Por se tratar de uma artéria importante, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) informou que a ação deve causar alguns transtornos, com alteração na rotina dos moradores da localidade, tanto para quem utiliza veículos de passeio, quanto aos que dependem dos serviços de transporte coletivo. As obras devem alterar o itinerário dos ônibus por dois dias de trabalho.

Alternativa – Uma equipe da Sutram já alinhou com a Viametro e São Miguel, e solicitou das empresas que mantenham alguns ônibus no bairro para realizar o serviço circular, saindo do ponto final até o local onde a Prefeitura Municipal realiza as melhorias. Já os ônibus que fazem a linha para o Residencial Vilela farão o transbordo dos passageiros. A medida visa o funcionamento das linhas convencionais que vão operar durante a intervenção.

Por conta da execução dos serviços, a Sutram coordenará motoristas e população, que terão a Rua Nova Esperança como alternativa, e seguir pelo Alto São João ou pela Rua José Petrúcio. Já os pedestres e usuários do transporte coletivo deverão se deslocar para a curva da Rua José Carolino. Os vereadores ilheenses acompanharam as tratativas e firmaram compromisso de fiscalizarem o andamento das obras, e o apoio às necessidades dos moradores do bairro.

O agente Rogério Buralho apontou que a localidade possui intenso fluxo de veículos, havendo necessidade de interrupção em alguns horários. “Entramos em contato com empresas que transportam bebidas, para que façam suas entregas no sábado e domingo, pois interditaremos logo às 9h da manhã”, informou. A Sutram destacou oito agentes de trânsito para atuarem na segunda-feira, das 7 às 22h, e na terça-feira, das 5h30min até o término da obra.

BARRO PRETO: JAQUELINE MOTA SERÁ CANDIDATA PELO PT

jaq

Neste final de semana a ex-prefeita de Barro Preto, Jaqueline Mota (PT) se reuniu com o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. Na oportunidade ficou definido que Jaqueline será candidata a prefeita pelo PT:

“ A amiga Jaqueline será nossa candidata a prefeita em Barro Preto, ela conta com o apoio do diretório municipal e estadual”, declarou Everaldo.

O grupo do ex-candidato a vice-prefeito, Juraci da Saúde estava divulgando que Jaqueline não seria candidata. Essa reunião com Everaldo foi essencial para Jaqueline responder ao grupo do seu ex-aliado.

BARRO PRETO: ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTSAL SÉRIE B 2019 É MARCADA POR SUCESSO DE PÚBLICO

aaa

Na noite desta sexta-feira (19), a torcida Barropretense constatou um verdadeiro show de organização na Abertura do Campeonato de Futsal Série B 2019. O evento foi marcado mais uma vez pelo grande número de torcedores presentes No Ginásio de Esportes.

Participaram da solenidade de abertura a prefeita Ana Paula, vice prefeito Mariano Macedo, secretário de Educação Arley Soares, Secretário assistência social Fabio Bomfim, Secretário de Administração Adriano Clementino,  o vereador José Helio e árbitros do campeonato.

Inicialmente ocorreu o ato cerimonial com a entrada das bandeiras do Brasil, da Bahia, e do município de Barro Preto e em seguida as equipes participantes do campeonato. Ainda na cerimônia de abertura houve apresentação da Fanfarra FAMBAP. E por fim, A bola rolou com o primeiro chute da prefeita Ana Paula e o vice prefeito Mariano Macêdo.

Aos intervalos dos jogos torcedores curtiram um bom som de paredão e sorteio de vários prêmios oferecido pela prefeita Ana Paula.

 A prefeita Ana Paula, agradeceu a iniciativa de fomentar o esporte por meio de competições, como o campeonato. ‘’Eu só tenho a agradecer por todos que estão envolvidos nesse campeonato, eventos como este é que incentiva a prática do esporte.

A nossa gestão sempre tem um prazer em apoiar o esporte em nosso município, e agradeço a todas as equipes que estão participando, isso mostra a confiança em nosso trabalho em prol do esporte’’, ressalta.

O Secretário de Assistência Social Fabio Bomfim enfatizou que o a abertura do campeonato foi um sucesso de público e de equipes que demonstraram dentro de quadra a mais pura competição esportiva.

Segundo o secretário de Educação Arley Soares. “Por trás desde campeonato existe, dedicação, respeito e valorização aos desportista de Barro Preto. da prefeita Ana Paula que tem dado importante apoio ao esporte no Município”, destacou o Secretário.

O diretor de esportes Ricardo Clementino também agradeceu a presença do público que compareceu em massa para prestigiar o evento.

 

ROSEMBERG DEFENDE QUE RUI CANCELE PARTICIPAÇÃO EM INAUGURAÇÃO DE AEROPORTO

WhatsApp Image 2019-07-21 at 15.43.43

Com apenas 70 convites para o Estado, líder do Governo na Alba defende que Rui cancele participação ao lado de Bolsonaro em inauguração do aeroporto de Conquista

Conforme cerimonial, presidente contará com 150 convites e prefeito de Vitória da Conquista, também opositor a Rui, terá 50 convites de um total de 300 convidados apenas

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu neste domingo (21) que o governador Rui Costa (PT) não participe do ato de inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, marcado para a próxima terça-feira (23) com a presença do presidente da República.

“Primeiro pela deselegância e preconceito do presidente contra os governadores do Nordeste. Segundo, Bolsonaro quer organizar um evento só para a elite. Nós queremos uma cerimônia para o povo”, defendeu o líder governista, ao criticar os critérios utilizados pela presidência da República na organização do ato de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha.

“Só poderão participar apenas 300 pessoas. O governador só terá direito a convidar 70 pessoas. O prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão, terá direito a 50 convidados e Bolsonaro outros 150 convidados, além de 30 jornalistas. Ou seja, serão 200 pessoas para vaiar o governador Rui Costa”, alertou o parlamentar.

Rosemberg defende que o governo do Estado realize um ato de inauguração após o evento organizado pelo presidência da República. “O ato poderá ser na parte da tarde do dia 23, ou no dia 24 ou 25, quando o aeroporto começará a operar voos comerciais para São Paulo e Minas Gerais”, sugeriu.

PRESIDENTE DA ALBA, NELSON LEAL VISITA HOSPITAL CRISTO REDENTOR EM ITAPETINGA

WhatsApp Image 2019-07-21 at 17.18.12

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, o deputado estadual Nelson Leal visitou, neste domingo (21), o Hospital Cristo Redentor – HCR, administrado pela Fundação José Silveira – FJS no município de Itapetinga.

Na oportunidade, o chefe do Poder Legislativo baiano foi recepcionado pelo itapetinguense Leonardo Matos, pela coordenadora geral da FJS em Itapetinga, Ana Bárbara Matos, colaboradores da unidade hospitalar e lideranças políticas do Território do Médio Sudoeste, como os vereadores Bruno Lopes (Itambé), Gilmar Piritiba e Valquirão, de Itapetinga e José de Guilhermino (Firmino Alves), a ex-vice-prefeita Kátia Espinheira (Itapetinga) e o médico Paulo Henrique Miranda (Caatiba).

Nelson Leal conheceu toda estrutura física do HCR/FJS (Alas, Pronto Socorro e a Unidade de Terapia Intensiva – UTI). “Fico muito feliz em retornar a Itapetinga e rever amigos como Léo e Ana Bárbara que me fizeram o convite para conhecer o Hospital Cristo Redentor. Vejo aqui uma unidade hospitalar que serve de modelo, parabenizo a todos pelo trabalho realizado. Espero receber-los na Assembleia para tratarmos demandas que possam trazer melhorias para a vida dos itapetinguenses”, afirmou.

Para o advogado Léo Matos, a visita fortalece as parcerias entre as instituições. “Estamos sempre buscando estreitar os laços com pessoas e instituições, a nossa bandeira é a saúde, vamos estar pleiteando melhorias para o hospital”, disse.

Já a coordenadora Ana Bárbara Matos destacou a importância da visita do presidente da AL-BA. “Nelson ficou entusiasmado nessa visita ao nosso Hospital, esperamos colocar novos projetos em pauta com o apoio do seu mandato e da AL-BA para que a nossa comunidade seja beneficiada”, finalizou.

vida med

biofabrica

santa casa itabuna

vida + med

axe da sorte cap


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia