WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



whatsapp


SANDRO QUER TORNAR OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DO CARTÃO DE DÉBITO ENTRE AS FORMAS DE PAGAMENTO NOS ESTACIONAMENTOS PRIVADOS DA BAHIA

c02904c9-b925-41f9-beef-0d51150b0f5f
Ciente da crescente utilização do cartão de débito como forma de pagamento de produtos e serviços, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) apresentou um Projeto de Lei, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a finalidade de tornar obrigatória a inclusão do cartão de débito entre as formas de pagamento nos estacionamentos privados do Estado.

De acordo com dados, os consumidores pagaram R$ 430 bilhões em transações com cartão de débito, em 2016, com crescimento de 10% em relação a 2015. As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes a 2016, foram divulgadas no ano passado pelo Banco Central (BC). “Foram realizadas 6,8 bilhões de operações com cartões de débito. Como desconsiderar tais dados? Como não estar sensível a esta modalidade bem mais segura de pagar as contas, evitando riscos de uma ‘saidinha bancária’? Diante de números tão expressivos, não nos resta dúvida sobre a necessidade de uma norma para regulamentar o assunto”, frisou Sandro.

Ainda de acordo com o parlamentar, inúmeros consumidores passam por grande constrangimento quando no momento de efetuar o pagamento do estacionamento não dispõem de dinheiro vivo para fazê-lo, por vários motivos, mesmo o detendo em contas correntes nas instituições financeiras. “É inadmissível, portanto, que esta situação perdure, face aos grandes avanços tecnológicos no setor de pagamentos eletrônicos, bem como pela indiscutível segurança que esta forma de retribuição financeira de um serviço prestado, conhecida como de dinheiro de plástico, apresenta”, argumentou o deputado, ressaltando que espera que a matéria tramite o mais rápido possível nas comissões e seja aprovada no Plenário da Alba.

ITABUNA: MINISTÉRIO DA SAÚDE GARANTE RECURSOS PARA UTI PEDIÁTRICA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES

80f0e98c-ae1a-4895-af10-3f9dcd3d8879
Após uma longa reunião na tarde desta quinta-feira, 22, com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo e Sérgio Costa, assessor Técnico do Gabinete, o deputado Augusto Castro saiu entusiasmado com a possibilidade de liberação de recursos para reforma e compra de novos equipamentos para a UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes em Itabuna.

Segundo o diretor Administrativo da Santa Casa, André Wermann, poderão ser liberados cerca de 1 milhão de reais para a unidade de terapia intensiva, além de outros recursos para a substituição do aparelho de cobalto, por um acelerador linear, dentro do Projeto Expande, beneficiando de forma direta, a população no tratamento contra o câncer. Peter Lemos, que também representava a Provedoria da Santa Casa na audiência, disse que a influência política e o empenho do deputado Augusto Castro em Brasília tem sido fundamental na obtenção de recursos para a Santa Casa de Itabuna junto ao Ministério da Saúde e outros parceiros, o que favorece muito a Região.

ITACARÉ: IPTU PODE SER PAGO ATÉ 7 DE MARÇO COM 10% DE DESCONTO

IPTU
A Prefeitura de Itacaré já lançou a campanha do IPTU 2018 que oferece desconto de 10% para quem pagar a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano até o dia 07 de março. Para conseguir esse benefício o contribuinte deve se dirigir ao Departamento de Tributos da Prefeitura, na rua João de Souza, centro, e quitar o IPTU em cota única. Mas o imposto também pode ser dividido em três vezes, sem juros.

O secretário municipal de Finanças, Marcos Cerqueira, informou que os carnês do IPTU já começaram a ser distribuídos nas residências e estabelecimentos essa semana, mas o contribuinte não precisa esperar o documento chegar em casa ou no imóvel, bastando apenas procurar o Departamento de Tributos que poderá quitar seu débito, contribuindo assim com uma cidade muito melhor, mais bem cuidada e com muito mais investimentos.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que a administração municipal tem trabalhado muito para deixar a cidade muito mais bonita com, obras, investimentos e serviços mais eficientes. Mas com a contribuição de todos Itacaré poderá ficar muito melhor. Esse ano a campanha de arrecadação do IPTU tem como tema “Todo mundo cuida”, como forma de despertar o cidadão para importância de contribuir não somente com seus tributos, mas também com a preservação do patrimônio público, com a limpeza da cidade e a garantia de serviços melhores.

ILHÉUS: 17 MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA FORAM RESTABELECIDOS EM APENAS UM ANO

Iluminação. foto Clodoaldo Ribeiro (8)
Dezessete mil pontos de iluminação pública em Ilhéus foram restabelecidos e mais 682 novos pontos foram criados no ano passado. Os números divulgados pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, revelam um importante avanço no setor. “Encontramos a cidade às escuras. Fizemos neste primeiro ano uma operação de grande porte para reposição de lâmpadas por toda a cidade, na sede e no interior”, assegura.

Para isso, a Prefeitura disponibilizou o Serviço de Atendimento à População para queixas e reclamações a respeito do sistema. Uma central de informações, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e sábado, das 7 às 14 horas, está à disposição do público através do 0800 7210112. A ligação é gratuita.

Ilhéus possui cerca de 30 mil pontos de iluminação na sede e no interior do município. O procedimento via Serviço de Atendimento à População é simples. O cidadão ou cidadã liga e se identifica. Em seguida informa fone de contato, rua e referência do poste onde se encontra o defeito. É gerado um protocolo, cujo número é repassado ao usuário. A equipe da empresa terceirizada tem um prazo médio de dois dias úteis para a resolução do problema. Este tempo só não é valido apenas para casos que necessitem a substituição de postes ou braços de luminárias.

Para gerar economia de recursos públicos, também foi iniciada em 2017 a substituição de lâmpadas comuns por leds. Ruas como Araújo Pinho, Calçadão da Marquês de Paranaguá e Coronel Paiva já foram beneficiadas com o novo sistema. “Também instalamos iluminações cênicas em alguns pontos do patrimônio arquitetônico de Ilhéus, valorizando prédios públicos históricos e a história do município. E vamos ampliar isso”, informa o prefeito de Ilhéus, destacando que uma cidade melhor iluminada, auxilia as medidas de prevenção da criminalidade, além de valorizar e ajudar a preservar o patrimônio urbano/rural, propiciando a utilização noturna de atividades como lazer, comércio e cultura.

ITABUNA: EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Conselho Municipal de Educação posse Foto Adeildon (2)
Em solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (21), foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação (CME) de Itabuna para o triênio 2018-2020 , que tem como presidente a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), Rosimary Santiago. O ato de posse contou com a presença da secretária municipal da Educação, Anorina Smith Lima; do vereador e presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Josué Júnior Brandão; da ex-presidente do CME, Elioenai Santana Farias, além de conselheiros e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Durante pronunciamento, a secretária Anorina Lima ressaltou os 20 anos de atuação e consolidação do CME de Itabuna, que se tornou uma referência nacional como órgão plural de controle social das políticas públicas da educação. Ela disse ainda que a nova diretoria, ora empossada, assume a gestão do colegiado num momento muito importante para as mudanças que a sociedade espera em relação à qualidade social da educação, a partir da execução das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Municipal de Educação (PME).

“Neste sentido, e considerando uma das metas previstas para até 2024, o nosso município precisa superar o gargalo em relação à educação infantil, cujo segmento precisa ter ampliado o número de vagas em nossas escolas. Se nós conseguirmos avançar no trabalho da educação infantil, iremos crescer não só no sentido de atender, mas, também na formação de melhores cidadãos para a sociedade”, disse Anorina.

Ao transmitir o cargo, a ex-presidente do CME, Elioenai Santana, fez questão de avaliar como positivo todo esforço que é feito pelo colegiado para dar conta do controle, do acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Itabuna. “É necessário que a Secretaria da Educação, que as escolas da rede pública municipal e escolas privada de educação infantil atuem em constante aproximação com o conselho para que, juntos, possamos cumprir as metas do PME e às funções que o colegiado se propõe”, destacou.

Com o percurso de mais de 27 anos atuando como educadora, a nova presidente do CME, Rosimary Santiago disse estar pronta para enfrentar esse novo desafio, que é o de estar contribuindo na gestão de um dos mais influentes conselhos municipais de educação do País. “Juntamente com os demais conselheiros e técnicos do CME, daremos continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas outras educadoras que estiveram à frente deste colegiado. Trabalho este que deu uma importante visibilidade nacional ao Conselho Municipal de Itabuna”, afirmou.

ITABUNA: NOTA PÚBLICA DA SESTTRAN

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito – SESTTRAN informa à população que, após estudo de viabilidade técnica, resolveu desativar, em caráter definitivo, o semáforo localizado na Avenida do Cinquentenário (Praça Adami);

Atenciosamente,

Cláudio Antônio K. Dourado

Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito.

ITABUNA: PROJETO LETRAS QUE VOAM RETOMA ATIVIDADES EM MARÇO

Projeto Letras que Voam retoma atividades em março 1
O projeto cultural e de incentivo à Leitura da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Letras que Voam, retoma suas atividades a partir do dia 4 de março. A primeira participação da equipe será no “Festival Por do Sol”. O evento é uma realização da Associação Cultural Amigos do Teatro – ACATE e conta com o apoio da entidade.

Sob a coordenação da professora Genny Xavier, o projeto Letras que Voam tem como objetivo o estímulo às práticas de leitura através de oficinas itinerantes, nelas são realizadas diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, rodas de conversas, exibição de filmes, além de brincadeiras como forma de desenvolver o senso criativo e crítico da criança.

Em 2017 a equipe composta por Genny Xavier (coordenadora), Ágda Marques (mediadora de leitura), Larissa Profeta, Rogério Tomás (contadores de histórias) e Adilson Nascimento (músico), levou o projeto para as escolas Só o Amor Constrói, Verdes Campos, João Mangabinha e Isa Brito. A Associação Floresceu, assim como a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, o Centro de Cultura Adonias Filho, a LBV – Legião da Boa Vontade, Casa Jorge Amado, bem como diferentes praças públicas de Itabuna, receberam o Letras que Voam.

Em parceria com o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da UESC, o “Letras” também desenvolveu nos municípios de Serra Grande e Itajuípe, ações de valorização a leitura e cidadania através do projeto “A Leitura vai à Praça”.

Para agendar uma visita gratuita, seja em escolas, faculdades, comunidades, praças e eventos de cunho sociocultural, é necessário enviar um ofício de solicitação para o e-mail letrasquevoam@gmail.com, ou entrar em contato com a FICC através dos telefone telefones (73) 3613 4915 ou 98822-4424. Mais informações, acessar o site www.ficc.com.br.

ILHÉUS: BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA QUE ESTÃO NA LISTA DEVEM EFETUAR SAQUE ATÉ DIA 27

Fachada SDS e Saude. foto Rodrigo Macedo-2
No início do mês de fevereiro, a Prefeitura de Ilhéus por meio da secretaria de Desenvolvimento Social publicou uma lista com o nome de 332 pessoas que tiveram as parcelas liberadas no programa Bolsa Família. Confira novamente a lista.

A coordenadora do setor, Géssica Miranda, ressalta que os beneficiários devem realizar o saque até a próxima terça-feira (27), caso isso não ocorra, os recursos retornarão para o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

“São beneficiários que estão com os valores liberados há muito tempo, mas não realizaram o saque. Se o titular do benefício possui o cartão, mas não tem a senha, deve ligar para o 0800 726 0207 da Caixa Econômica Federal e no mesmo dia ir em uma Casa Lotérica vinculada ao banco, com documento original de identidade para recadastrá-la”, informa a coordenadora.

Em caso de dúvidas, o beneficiário deve procurar a coordenação do setor, na sede da SDS, Rua Vereador Mário Alfredo, S/N, bairro Conquista, sala 04, de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, com os documentos originais, RG, CPF e Comprovante de Residência.

BAHIA: BARALHO DO CRIME RECEBE PRIMEIRA ATUALIZAÇÃO EM 2018

1 (13)
Sete criminosos procurados pela polícia baiana foram inseridos, nesta quinta-feira (22), no ‘Baralho do Crime’, ferramenta lúdica criada pela Secretaria da Segurança Pública para estimular a participação popular nesta busca. Na primeira atualização de 2018, três dos quatro naipes sofreram modificações.

O ‘Valete de Paus’, a maior carta alterada, passa a apresentar a fotografia de João Cleison Mota Carvalho, o ‘Didi’, homicida e traficante com atuação na cidade de Ribeira do Pombal. Ele substituirá Allan Keyson Regis de Souza, o ‘Jegue’, capturado em novembro.

Ainda no naipe de Paus, Manoel Rafael Bispo de Jesus, o ‘Jorge Bocão’, ilustra a carta ‘Nove de Paus’ no lugar de Ronaldo Santos de Carvalho, o ‘Nal’, cujo mandado de prisão foi revogado. Jorge Bocão é procurado por sequestro e agia na região de Valença.

O também sequestrador Amauri Francisco de Sousa, o ‘Babá’, radicado em Seabra, é o novo ‘Oito de Paus’, em substituição a Artur Arlindo Barbosa Pacheco, o ‘Arturzinho’, preso recentemente durante operação policial em Ondina.

Procurado por homicídio qualificado, o ‘Dez de Ouros’ é agora Cláudio Santos Nascimento, o ‘Zinho’, que costuma agir no bairro de Itapuã. Ele remove Douglas Santos desta carta.

Três mudanças do naipe de ‘Espadas’. Os novos ‘Sete’, ‘Cinco’ e ‘Quatro’ são procurados por homicídio qualificado e atuavam em Itapuã e adjacências: Ricardo Lima Ribeiro, o ‘Kadu’, Giovani Costa Marinho, o ‘Gel’, e Antônio Carlos Ribeiro da Conceição, o ‘Capenga’.

Ilustrado com fotos dos criminosos mais procurados do estado, o baralho está disponível 24 horas, através do site do Disque Denúncia. Toda pessoa, de forma sigilosa, pode contribuir com o trabalho policial e ajudar na captura dos bandidos, com informações pelos telefones 181 (para o interior do estado) e 71 3235-0000 (para Salvador).

BAHIA: GERALDO SIMÕES DEVERÁ SUBSTITUIR JACQUES VAGNER NA SDE

IMAGEM_NOTICIA_original
O comentário na capital do estado é que houve uma mudança dentro do QG político do governador Ruy Costa. O ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), deverá assumir o lugar de Jacques Vagner na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A articulação conta com o apoio da tendência CNB e com o aval de Jacques Vagner que vai deixar a pasta para disputar a eleição desse ano a candidato ao senado ou a candidato a deputado federal. Na articulação Geraldo Simões vai apoiar a reeleição dos deputados Josias Gomes e Rosemberg Pinto, ambos do PT.

A princípio, o nome de Geraldo estava cotado para assumir o lugar de Jerônimo Rodrigues na Secretaria de Desenvolvimento Rural, mas houve uma mudança, e se caso Jerônimo sair, quem deverá assumir o seu lugar na pasta será Jeando.

Então, o comentário na capital do estado é de que a Secretaria que Geraldo Simões deverá assumir é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico no lugar de Jacques Vagner, tendo o empresário Nilton Cruz como o seu braço direito.

Segundo informações, Jerônimo Rodrigues deverá deixar a pasta para coordenar a campanha de reeleição do governador Rui Costa ou assumir a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Josias Gomes. Seria, na segunda opção, uma indicação pessoal do governador Rui Costa.

vida + med
sindlimp sul axe da sorte cap


Polícia realiza grande operação em Itabuna (Radar Notícias)


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia