WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
1 mutirao obesidade prefeitura de ilheus prefeitura de camamu prefeitura ubaitaba prefeitura urucuca



whatsapp


GANDU: PREFEITURA REALIZA OBRAS DE MELHORIA NA REDE DE ESGOTO DO BAIRRO BOM JARDIM

 

Bom jardim 02

A prefeitura de Gandu iniciou nesta terça (25) o serviço de manilhamento e recuperação da rede de esgoto da comunidade do Bom Jardim. A obra que era um anseio dos moradores da localidade vai evitar alagamentos no local, principalmente durante os períodos de chuva forte. De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura, serão colocadas cerca de 140 manilhas no local, dezenas de moradores devem ser beneficiadas.

O prefeito Leonardo Cardoso, diretores, secretários e vereadores da base de apoio participaram da entrega do material. Feliz com a realização da obra, Léo falou sobre o compromisso que tem com o município. “Essa obra que antes era um sonho da comunidade, hoje está se tornando realidade, e isso, graças a nossa luta e empenho dos nossos deputados estadual Aderbal Caldas e federal Ronaldo Carletto. Vamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município, que Deus continue nos abençoando. Firmes e fortes!”, disse.

 

 

ACM NETO ADMITE QUE HADDAD JÁ ESTÁ NO SEGUNDO TURNO

acmneto22

Da “Metro 1”.

Coordenador nacional da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), acredita que Fernando Haddad (PT) já está no segundo turno da disputa presidencial. Ele admite que a saída dos petistas do poder, para dar lugar ao presidente Michel Temer (MDB), colocou o partido de volta ao jogo.

“O impeachment acabou sendo uma oportunidade de o PT limpar um pouco sua imagem, conseguiu construir um discurso, passou a ter uma narrativa, a do golpe. Depois que Dilma saiu da Presidência, isso permitiu que o PT conseguisse juntar o eleitor mais tradicional e a gente chega agora nesse momento dividido entre esses dois polos. […] As pessoas que não querem o PT têm que acordar para a seguinte realidade: se votar em Bolsonaro, no segundo turno ele perde para Haddad”, alertou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.

O democrata sinaliza, porém, que seu candidato venceria o petista no segundo turno. “Já Geraldo Alckmin ganha [de Bolsonaro]. As pesquisas mostram isso. Então, não tenho absolutamente nada do ponto de vista pessoal contra Bolsonaro, a questão não é essa, a questão é: olhando o quadro hoje, muitas pessoas se aproximaram do Bolsonaro não porque simpatizam, mas porque querem derrotar o PT. Mas votar em Bolsonaro pode significar o retorno do PT a Presidência”.

Para Neto, a popularidade de Haddad se deve ao desempenho do partido no Nordeste. “Acho que vai ter mais de 35% dos votos válidos aqui. Sempre nós olhamos que a tendência é que um campo político, o campo da esquerda ou centro esquerda, colocasse um nome, aí você tem duas alternativas, Haddad ou Ciro Gomes (PDT), e o campo da direita ou centro direita, Alckmin e Bolsonaro. Haddad veio comendo os votos da Marina e ele começa a tirar os votos do Ciro, Bolsonaro estacionou”, analisou.

URUÇUCA: IV MARCHA PARA JESUS FOI UM SUCESSO

 

93ecd33f-ecd8-447f-bbcd-02c0073ebd93

Centenas de pessoas foram para as ruas de Uruçuca nos dias 21 e 22 para clamar pelas bênçãos de Deus em mais uma edição da IV Marcha para Jesus. O evento que teve o objetivo de defender os princípios éticos estabelecidos por Deus para a família foi organizado pela Associação dos Pastores de Uruçuca. Representantes de igrejas evangélicas do município e do sul da Bahia participaram da caminhada.

O prefeito Moacyr Leite Júnior, acompanhado do seu vice Marcelo Dantas, ao prestigiar o evento, falou da importância para as famílias e que não vai medir esforços para continuar realizando a Marcha para Jesus durante sua administração. O apoio foi da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Uruçuca. Os cantores Alessandro Hazael & banda e Bruna Karla & banda, e outras atrações musicais da cidade que atuam no segmento gospel deram um show à parte.

 

ITABUNA: EDUCAÇÃO LAMENTA CONTINUIDADE DA GREVE E PEDE AOS PROFESSORES QUE RETOMEM ATIVIDADES

Educação de Itabuna ratifica que permanecerá em situação de diálogo e conversas

Participando em Salvador de mais uma etapa do Curso de Aprofundamento em Gestão para Educação Municipal, a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, acompanhou com bastante expectativa a assembleia realizada pelos professores da Rede Municipal de Ensino, nesta terça-feira (25), no auditório do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI), cujo resultado culminou pela rejeição da proposta feita pelo governo (aumento real de 2,8%) e pela continuidade do movimento grevista.

 Segundo a secretária, “não há possibilidade de extrapolarmos esse percentual, levando em conta que estamos nos debruçando em estudos de impacto e viabilidades que nos permitam atender ao máximo possível o pleito apresentado pela Campanha Salarial do SIMPI”, disse.

 Pelo que indica a secretária, a proposta de aumento salarial de 2,8% parcelados em duas vezes (1,4% retroativo a abril e 1,4% a partir de setembro), é um número que respeita a capacidade orçamentária do município e da Secretaria da Educação, principalmente considerando o esforço da equipe de trazer para a folha de pagamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) os profissionais do magistério que estão em situação de desvio de função, atualmente percebendo seus proventos com verbas de Manutenção do Desenvolvimento da Educação (MDE), orçamento próprio do município como contrapartida aos repasses feitos pelo Ministério da Educação.

 A secretária destaca que apenas 12,8% dos professores (151 profissionais) recebem os seus salários pelo MDE e que os atrasos desses pagamentos se dão pela própria crise financeira que vem dilacerando os orçamentos e comprometendo a capacidade de investimentos de todas as prefeituras.

 Os demais profissionais (quase 90% do quadro), mesmo em situação de paralisação das atividades há 23 dias, estão recebendo os seus salários rigorosamente em dia, aponta a secretária.

 “Ainda assim, mantenedores que somos da ideia de que precisamos dialogar, reforçamos nossa predisposição para as conversas e para os diálogos e permaneceremos assim, muito embora, nossa proposta continuará sendo a mesma que foi oferecida no dia 21/9”, finalizou a secretária.

BUERAREMA: ATOR CARLOS BETÃO MINISTRARÁ OFICINA NA CASA DE CULTURA JONAS E PILAR

1485013-a-alma-de-aracacu-carlos-betao-tambem-950x0-3

O ator, Carlos Betão, o delegado Viana de Segundo Sol, estará de 28 a 30 de setembro na cidade de Buerarema, na Casa de Cultura Jonas e Pilar, onde irá ministrar a Oficina de Teatro para Adulto. “A oficina visa resgatar no indivíduo/ator o canal da ludicidade, buscando com isso o espontâneo jogo cênico com o outro”, afirma o ator.

Betão é bacharel em artes cênica pela Universidade Federal da Bahia -UFBA, com quase  40 anos  de  carreira. Começou sua jornada nos palcos e praças de Itabuna e Ilhéus, já atuou em mais de 14 filmes e 40 peças. Vencedor do prêmio Brasken de melhor ator com o monólogo Sargento Getúlio (dirigido por Gil Vicente). Na TV foi Aracacú em Velho Chico e hoje atua na novela Segundo Sol, na rede Globo.

A oficina com carga horária de 20h é gratuita, destinada a pessoas maiores de 18 anos e visa contribuir para a difusão da Arte Dramática entre os alunos através do desenvolvimento de diversos elementos técnicos, e da mediação do conhecimento artístico, buscando aprimorar a presença cênica do aluno.

São 30 vagas, e as inscrições através do e-mail: oficinacasajonasepillar@gmail.com Envie um e-mail com o Assunto: Oficina Teatro Adulto contendo seu Nome Completo, RG, CPF e Telefone.

 

IBICARAÍ: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU CAMINHADA ECOLÓGICA COM ALUNOS DO SCFV

WhatsApp Image 2018-09-24 at 17.02.09

A manhã de segunda-feira, dia 24, foi de muita alegria e descontração para cerca de 80 alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que fizeram uma caminhada Ecológica na Fazenda Patioba, zona rural do município de Ibicaraí. A ação foi mais uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do SCFV.

Os 80 alunos do projeto foram contemplados com um belíssimo passeio, que começou com uma caminhada de 30 minutos pela fazenda, onde os professores apresentavam a natureza e as belezas naturais do local para todos os presentes. Em seguida aconteceu o momento de lazer, com os alunos descendo no Toboágua, tomando banho na bica e jogando bola no campo de futebol. Na sequência foi servido um delicioso lanche para todos.

A secretária Alessandra Brandão abraçou o projeto do professor Wanderson, colocando como prioridade o lazer dos alunos, contando com o apoio pessoal do prefeito Lula Brandão, que preferiu pagar do próprio bolso a entrada dos 80 garotos no balneário. “Nossa maior preocupação é com o social. Nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. O SCFV tem uma equipe dedicada e aplicada no que faz e diariamente atendemos alunos da sede e dos distritos que adoram as atividades. Essa ação de hoje foi extremamente gratificante e o prefeito Lula Brandão fez questão de presentear cada aluno com a entrada no balneário. Foi um dia para se guardar na memória”, disse Alesandra.

Estiveram presentes dando suporte a Coordenadora do SCFV, Joscielle Barbosa, os Orientadores Sociais Adilson Almeida e Adauto Brasileiro, além dos professores Wanderson, Joyce, Dickson, Fabio Lima e a fiel colaboradora Cremildes.

 

ILHÉUS: TEMPORADA DO PROJETO SEIS E MEIA É REABERTA NO TEATRO MUNICIPAL

Mulheres em Domínio Público
A Secretaria da Cultura de Ilhéus divulgou as primeiras atrações que vão participar este ano do Projeto Seis e Meia, a partir desta quarta (26), às 18h30, no Teatro Municipal. Com direção artística de Letto Nicolau e produção executiva de Beto Produções, sobem ao palco o artista Ayam Ubrais e as bandas Mulheres em Domínio Público e Intuito Neutro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, na bilheteria do teatro, ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

A primeira atração é Ayam Ubráis, com o show “Na peleja da navegança” que já circulou por Salvador, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Coaraci. O show é composto de canções autorais dos dois discos do coletivo Ayam Ubrais Barco & Bando do Mar. O primeiro disco, “Partir do mar em banda”, foi eleito melhor lançamento da Bahia, pelo site El Cabong, em 2013 e melhor produção no Prêmio Caymmi, em 2015, com o clipe “O Quintal”.

A banda Mulheres em Domínio Público traz o show “Em cantos da terra de Jorge”, resultado de pesquisa de campo sobre o cancioneiro de trabalhadores da lavoura cacaueira, lavadeiras, marisqueiras. A banda é composta por quatro cantoras, acompanhadas de quatro músicos, e executa releituras dessas cantigas populares de domínio público que preserva a melodia, linguagem e o tema originais. O objetivo é valorizar o diálogo com a memória e a identidade da região, por meio de concepção contemporânea de criação musical. O grupo é formado por Cris Passos, Geisa Pena, Ingrid Luise e Tacila Mendes, e está desde 2012 no mercado musical.

E, por último, apresentam-se os artistas Intuito Neutro, formada pelos músicos, vocalistas e beatmakers Sandro Maia e Igor Moutta. Com composições autorais, a dupla tem o rap como bandeira e se dedica a difundir a cultura deste gênero musical no cenário musical ilheense. Ambos são integrantes do coletivo Oferecimento Máfia Crew. As canções “Django”, “Ouro e prata”, “Cidade do pecado” e “Dark” compõem o repertório de apresentação da banda.

BAHIA: PSDB COGITA ELEGER DOIS DEPUTADOS FEDERAIS

O PSDB da Bahia está trabalhando na possibilidade de eleger dois deputados federais na eleição deste ano. O partido decidiu sair sozinho para deputado federal, e três nomes estão na disputa.

Estão na disputa o deputado federal Antônio Imbassahy(PSDB), Adolfo Viana (PSDB) e Cezar Leite (PSDB). Mas alguns analistas, avaliam que essa chapa só poderá eleger um deputado, e a disputa está acirrada.

BAHIA: COLIGAÇÃO DO DEM PARA FEDERAL PODERÁ ELEGER APENAS SEIS DEPUTADOS

26_01_18_Pref ACM Neto_Bonfim_aniversario_foto Valter Pontes_SECOM26

O “QG” político da oposição da Bahia está na expectativa de eleger até oito deputados federais na coligação formada por DEM, PRB e PV. Mas alguns analisas, estão projetando que essa coligação poderá fazer no máximo seis deputados, já tem pessimista que fala que só elegerá cinco.

Essa coligação é considerada a mais forte da disputa estadual, tem 13 nomes fortes, porém, muitos vão perder a eleição obtendo mais de 90 mil votos, sendo que terá coligação que poderá eleger deputado federal com 50 mil votos.

Essa coligação foi formada depois da rebelião de alguns partidos que desistiram de realizar o chapão, partidos como PTB, PSC, PPL e Solidariedade,.

BAHIA: MPF INVESTIGA APLICAÇÃO DE METODOLOGIA MILITAR EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

esc

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia instaurou inquérito civil público, em 10 de setembro, para acompanhar a aplicação da “metodologia e filosofia” de colégios militares em escolas públicas, anunciada por representantes do governo do estado.

Segundo informações divulgadas no site da União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 10 de maio deste ano, estão sendo celebrados convênios entre municípios e a Polícia Militar, com a finalidade de “aplicar metodologia de ensino dos Colégios Militares nas escolas dos municípios em combate ao avanço da violência”, com a previsão de contratação de policiais militares da reserva para atuar no projeto. O fundamento para a medida é o resultado das avaliações dos colégios da PM/BA no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), superiores aos demais colégios públicos.
Com o inquérito civil, pretende-se obter maiores informações sobre a citada política pública e avaliar seu embasamento técnico, a forma de implantação e suas possíveis consequências.

Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão na Bahia, Gabriel Pimenta Alves, o desempenho escolar dos alunos está relacionado a diversos fatores, havendo estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam que o principal desses fatores nas redes públicas brasileiras é o grau de instrução das mães dos alunos.
Para o procurador, também deve ser considerada a influência do nível socioeconômico dos alunos, pois dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) demonstram que o Colégio Militar de Salvador, com a melhor avaliação entre as escolas públicas, tem classificação de nível socioeconômico dos alunos considerado “muito alto”, enquanto os colégios da PM/BA, com boas avaliações entre as escolas públicas, possuem nível socioeconômico entre “médio alto” e “médio”.

Foi destacado que a diferença do perfil socioeconômico pode ser explicada pela reserva de 50% das vagas dos colégios da PM/BA do interior e de 70% das vagas das unidades da capital para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da corporação.

Segundo Gabriel Pimenta, apesar de todas essas variáveis e da complexidade do assunto, não se tem conhecimento da existência de estudo embasando a conclusão que a melhor avaliação no IDEB, em comparação aos demais colégios públicos, decorreu da citada ‘metodologia e filosofia’ dos colégios da PM/BA, e não da melhor estrutura, da forma peculiar de seleção e do nível socioeconômico de seus alunos.

“A desejada melhora do ensino público deve ser buscada com apoio em estudos e projetos pedagógicos, e com observância da Constituição Federal, a qual, no artigo 206, estabelece que o ensino será ministrado com base na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber (Inciso II), no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (Inciso III) e na gestão democrática do ensino público (Inciso VI)”, ressalta o procurador.

Gabriel Pimenta Alves também pretende esclarecer as condições da contratação de militares da reserva para o desempenho de funções escolares e sua compatibilidade com o artigo 206 da Constituição Federal, que prevê o ingresso na carreira de profissionais da educação das redes públicas exclusivamente por meio de concurso público de provas e títulos.



vida + med

axe da sorte cap


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia