WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura de ilheus prefeitura ilheus secom bahia Instituto sorria plansul prefeitura de urucuca buerarema vida memorial hospital fundacao jose silveira prefeitura ilheus secom bahia


whatsapp

uniftc colegio jorge amado

ITABUNA: BANCO DE CADEIRA DE RODAS DO ROTARY CLUB PERMANECE ATUANTE

cadeira de banho lenilton

Na última segunda-feira, 19 de abril, o Rotary Club de Itabuna realizou mais uma ação que só é possível através do trabalho conjunto de todos os rotarianos, que sempre se empenham em “Dar de si antes de pensar em si”. Mais uma cadeira de banho foi entregue através do Banco de Cadeira de rodas do clube de serviço. Recebeu o equipamento Lenilton Florêncio de Almeida, de 60 anos, que reside no bairro de Fátima.

O paciente sofreu um derrame, que resultou numa paralisação das pernas, comprometendo sua locomoção. Além disso, tem diagnóstico de anemia e precisa desse auxílio em sua rotina, ainda mais nesse momento com as limitações impostas pela pandemia. O presidente Marcus Vinícius Rodrigues, representando o clube, foi até a casa de Lenilton e fez a doação muito bem recebida por seus familiares.

O Banco de Cadeira de Rodas é uma iniciativa que existe desde 2015 e consiste na compra desses equipamentos para serem doados às pessoas que não tem condição de comprá-los. As cadeiras são adquiridas através de recursos gerados pelas diversas ações realizadas pelo Rotary. As solicitações que chegam ao Rotary são encaminhadas à equipe responsável pelo Banco de Cadeiras de Rodas, que após análise de laudo médico e verificação da real carência do equipamento, faz a liberação.

ITABUNA: PREFEITURA JÁ VACINOU CERCA DE 40 MIL PESSOAS CONTRA COVID-19

xvacina.jpg.pagespeed.ic_.3tKugEo9Uw-696x418

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou até quinta-feira, dia 22, 42.500 pessoas em Itabuna, o que equivale a cerca de 20% da população. Entre os grupos, que já tomaram as duas do imunizante contra o coronavírus, estão, trabalhadores em saúde, idosos entre 70 e 90 anos.

A Rede de Frio recebeu 3.450 doses da vacina Oxford segue com a 1º dose em pessoas com 62 e 63 anos, nas Unidades Básicas de Saúde e na Fundação José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, localizado na Avenida Inácio Tosta Filho.
De acordo com Camila Brito, coordenadora de Imunização de Itabuna, até a terça-feira, pouco mais de 11 mil idosos foram vacinados, e ainda restam cerca de 7 mil de pessoas com mais de 60 anos a serem vacinadas.

A Secretaria municipal de Saúde continua aplicando 2º dose do imunizante em pessoas, com idade acima dos 70 anos. Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação do RG, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

SINDROME DE DOWN

Portadores de Síndrome de Down também já estão recebendo a primeira dose do imunizante em Itabuna. O atendimento começou na segunda-feira, dia 19, na sede da Rede Frio.

A vacinação acontece das 8 às 11 e das 13 às 16 horas e até ontem 58 pessoas desse grupo já trinta sido vacinadas. “Estamos vacinando por demanda espontânea também e não só pessoas ligadas às instituições assistenciais”, alertou Camila Brito.

BAHIA: VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS EM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROSSEGUE NAS REDES DE ENSINO

WhatsApp Image 2021-04-23 at 09.57.51

A vacinação da primeira dose contra o Coronavírus em profissionais da Educação a partir dos 55 anos e na ativa prossegue em Salvador e no interior do Estado. As secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB),  juntamente com as secretarias municipais de Educação e Saúde e entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), e União dos Municípios da Bahia (UPB), ampliam a mobilização para o processo, que envolve os educadores e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior das redes estadual, municipais e privada.

Estampadas no rosto a alegria e a satisfação de ter recebido a primeira dose da vacina, a professora de História, Davaildes de Jesus Andrade, 56 anos, do Colégio Estadual Assis Chateaubriand, no bairro de São Caetano, em Salvador, fala deste momento  marcante na sua vida. “Finalmente, tomei a primeira dose. Sinto um misto de sentimentos e um deles é de alívio. Pensei que o meu dia não fosse chegar nunca”, brinca. A educadora, que também é vice-diretora da unidade escolar, ressalta que continuará se protegendo com máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel. “Enquanto a imunização não atingir a população como um todo, teremos que permanecer atentos às orientações das autoridades sanitárias. Não podemos baixar a guarda”, considera.

A técnica do setor de Legalização Escolar do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26), Zélia Baptisa, 57 anos, conta que a emoção que sentiu ao ser vacinada é indescritível. “Já sai de casa muito emocionada e, na hora de tomar a dose, não contive o choro. A sensação é de alívio, de esperança de voltarmos às aulas presenciais com mais segurança e de gratidão por todos que lutaram para que pudéssemos exercer o direito à saúde. Fiquei muito feliz de estar inserida neste grupo prioritário da Educação e torço para que a vacina chegue para todos o mais rápido possível”.

Com 40 anos como profissional da Educação, a técnica administrativa Maria Cristina Hereda, 59 anos, que também foi vacinada, conta, emocionada, como foi o seu Dia D. “A sensação é maravilhosa. Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, e, na sequência, à Ciência, ao SUS e ao governo do Estado pelo empenho de incluir os profissionais da Educação entre os grupos prioritários. Estou muito feliz”.

600 LIXÕES DESATIVADOS MENOS DE UM ANO APÓS SANÇÃO DO MARCO DO SANEAMENTO

WhatsApp Image 2021-04-23 at 10.39.19
A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) divulgou um marco inédito alcançado pelo Brasil: em menos de um ano, foram desativados mais de 600 lixões pelo País. O encerramento de lixões é objetivo prioritário do programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em julho de 2020, foi sancionada a lei que aprova o Marco do Saneamento, que representou um grande passo para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nas cidades e municípios em todo o País. Além de estabelecer normas para aprimorar os serviços de saneamento, visando aumentar a disponibilidade de água potável e coleta de esgoto para a população brasileira, a lei prevê o encerramento de todos os lixões do Brasil até 2024.

O programa Lixão Zero, implantado pelo MMA, potencializa o alcance dessas metas, contribuindo com o fechamento de lixões e garantindo a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Essas iniciativas evitam inúmeros danos ao meio ambiente e trazem mais qualidade de vida e saúde para os brasileiros.

Após a desativação dos lixões, que deixam de receber resíduos, pode ser necessária a descontaminação desses espaços para concluir o saneamento da área. Nesse âmbito, o MMA lançou o Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas, um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana, que tem como um de seus objetivos o mapeamento e a gestão desses locais por todo o País.

Lixão Zero
O programa foi criado pelo MMA para desenvolver ações que contribuam com a gestão apropriada de resíduos sólidos nos municípios brasileiros, gerando benefícios ambientais e trazendo mais qualidade de vida para os brasileiros vivendo nas cidades, que totalizam mais de 85% da população.

Nesta quinta-feira (22), o programa Repórter Record Investigação exibiu a situação degradante em que vivem centenas de famílias nos lixões de Itabuna e Ilhéus expostas a todos os tipos de riscos, em condições de miséria extrema.

BUERAREMA: PRESIDENTE ROQUE BORGES ENTREGA CARRO 0KM À CÂMARA DE VEREADORES

WhatsApp Image 2021-04-22 at 16.20.04

A aquisição só foi possível devido a antecipação de receita liberada pelo prefeito Vinícius Ibrann

O presidente da Câmara de Vereadores de Buerarema, Roque Borges, entregou na tarde desta quinta-feira (22), um carro 0KM, modelo Gol, no valor de R$63.400,00 (já com emplacamento) à Casa Legislativa, adquiridos com recursos próprios.

O veículo foi comprado graças à um adiantamento de recurso concedido pelo executivo municipal, sendo esse um compromisso firmado pelo prefeito Vinícius Ibrann durante solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara, no dia 15 de fevereiro.

De acordo com Roque a aquisição do veículo foi extremamente necessária, uma vez que o carro que era utilizado, obtivo há cerca de 16 anos, já não estava em boas condições de uso, o que dificultava o bom andamento das atividades da Casa.

Além do veículo, diversas outras melhorias ocorreram na Câmara apenas nestes primeiros quatro meses da gestão de Roque, tanto no espaço físico do prédio, quanto na condução e organização dos trabalhos legislativos.

ITABUNA: RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO NOTURNA CONTINUA EM VIGOR ATÉ SEGUNDA-FEIRA


Vista panorâmica da Beira-rio em Itabuna - Foto Pedro Augusto

Até a próxima segunda-feira, dia 26, continua em vigor em Itabuna a restrição de circulação noturna das 21 às 5 horas, tendo como fundamentação o Decreto Municipal n°14.374. Com a medida, a Prefeitura segue similar ao decreto estadual.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado. Portanto, às 20h30min, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.

Os serviços de entrega de alimentos em domicílio (delivery) poderão funcionar até a meia-noite. Só será permitido o deslocamento de pessoas nas vias públicas para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência.

Até às 5 horas do dia 26 (final de semana), fica proibida a comercialização de bebida alcoólica, a partir das 19h30min, em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Bares, restaurantes e congêneres deverão encerrar as atividades, com atendimento presencial, às 19h30min.

Está proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, cinema, passeatas e afins, durante o período.

As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados a atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50%.

Excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, em especial.

Os responsáveis pelos atos solenes, deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do ato, com antecedência de, no mínimo de cinco dias.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, atendendo ao horário para a restrição de locomoção noturna, atendendo aos seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.

Desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e observado o quanto disposto no Decreto, os eventos exclusivamente científicos e profissionais ocorrerão com público limitado a 50 pessoas.

Fica suspensa a realização de shows, festas (públicas ou privadas), e afins, independentemente do número de participantes.

 

COARACI: PREFEITURA DIVULGA CONCURSO PARA INCENTIVAR EMPREENDEDORISMO NA CIDADE

WhatsApp Image 2021-04-23 at 09.11.47
Na manhã de hoje (22) a prefeitura de Coaraci divulgou, através das redes sociais, um concurso voltado ao empreendedorismo dos jovens e adultos da cidade. O incentivo ocorre através da parceria entre a Unidade SEBRAE de Ilhéus e as secretarias de Assistência Social e Planejamento do município coaraciense.

Serão oferecidas premiações importantes para os três primeiros colocados. O primeiro lugar ganhará três mil reais, um curso EMPRETEC desenvolvido pela Organização das Nações Unidas, realizado em mais de 30 países e aplicado com exclusividade no Brasil pelo SEBRAE (Considerado o melhor Curso de Empreendedorismo do Mundo), além de um software de Gestão de novos negócios -SISTEMCONTROL (assinatura isenta por um ano). Já o segundo e terceiro lugar ganharão curso de treinamento gerencial básico.

As inscrições começaram no dia 20 de abril e vão até às 23h59 do dia 10 de maio, através do link https://bityli.com/Pvy6o

ITABUNA: AUGUSTO CASTRO SOLICITA ABERTURA DA UPA DO NOVO SÃO CAETANO

176308931_2859245667676328_3204418863812644559_n

Nesta quinta-feira o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) foi recebido pelo Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, para discutir acerca de algumas demandas voltadas da Saúde.

Segundo o prefeito, ele tratou da ampliação e reestruturação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, como também “apresentamos a necessidade de uma atenção especial para o Hospital Manoel Novaes, no que diz respeito aos serviços de Pediatria e Obstetrícia”, declarou.

Na ocasião estavam presentes a Secretária de Promoção Social, Andrea Castro; o Presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila;. o Deputado Paulo Magalhães e a Secretária de Saúde do Município, Lívia Mendes.

O prefeito apresentou ao secretário a possibilidade de abertura da UPA do Novo São Caetano, que está desde 2015 abandonada. O site apurou que o estado tem interesse em administrar a UPA, para isso o município terá que avaliar a parte estrutural do imóvel.

ITAPETINGA: NOVO TRATOR TRARÁ DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGILIDADE AO SERVIÇO PÚBLICO

WhatsApp-Image-2021-04-22-at-15.45.41

Itapetinga recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, um novo trator. Adquirido através de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Câmara, o equipamento irá auxiliar nos trabalhos de infraestrutura e manutenção do município, além de ficar à disposição para atender às necessidades dos pequenos produtores, fomentando a agricultura familiar, auxiliando na geração de renda e na cultura de produtos orgânicos.

Ao fazer a entrega oficial do trator, o deputado falou sobre a importância de um trabalho conjunto para o desenvolvimento da região. “Essa é a obrigação do homem público: estar presente, ajudando a população. O prefeito Rodrigo tem feito muito, mas precisa de apoio para seguir fazendo ainda mais pelo seu povo”, disse Câmara.

“O trator conta com um implemento de roçagem que irá amenizar os problemas às margens das rodovias e praças públicas, além de trazer mais facilidade em nossas obras de terraplanagem em geral”, explicou o secretário de infraestrutura, Gustavo David.

“A gente segue buscando trabalhar com o único propósito de trazer benefícios ao nosso povo, nos despindo de orgulho ou de qualquer limitação partidária, construindo alianças capazes de trazer desenvolvimento para o município. Assim, a gente consegue avançar, mesmo em tempos difíceis de pandemia”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

BAHIA RECEBE MAIS 222.500 DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID-19

WhatsApp Image 2021-04-22 at 19.00.12

Uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia nesta quinta-feira (22). O avião que trouxe os imunizantes pousou no aeroporto de Salvador por volta das 17h. Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da Saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.

Os municípios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos também podem começar a aplicar as doses na população com comorbidades.

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”. Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para a importação da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa para avançarmos mais rápido na imunização”.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia