WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

facebook


whatsapp
radio difusora


POÇÕES: EX-PREFEITO LUCIANO COTADO PARA SER CANDIDATO A DEPUTADO

luciano

O ex-prefeito de Poções, Luciano Mascarenhas (PTB), está sendo sondado por alguns partidos para ser candidato a deputado estadual na eleição de 2018. Luciano desistiu de disputar a sucessão municipal em 2016, mas conseguiu eleger como prefeito o seu irmão Leandro Mascarenhas (PTB).

Leandro foi eleito no início do ano presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste da Bahia (AMIRS). Luciano é filho do ex-prefeito Tonhe Gordo, que já foi presidente da UPB (União dos Prefeitos da Bahia).

ILHÉUS: PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Considerando que o processo de investigação denominado operação Citrus, do Ministério Público da Bahia (MP), atingiu diversos fornecedores do Município, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, declarou Estado de Emergência administrativa no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) até o dia 8 de maio de 2017 e suspendeu os contratos e pagamentos de todas as empresas envolvidas na operação. Neste período, conforme o decreto, a SDS suspenderá o atendimento ao público, mas manterá o expediente interno e o encaminhamento de casos urgentes.

Os contratos suspensos são vinculados às empresas Marileide S. Silva de Ilhéus, Thayane L. Santos Magazzine (Me), Mariangela Santos Silva de Ilhéus (Epp), Andrade Multicompras, Global Compra Fácil Eireli (Epp), Andrade Sat Livraria e Papelaria Ltda (Epp) e Noeval Santana de Carvalho (Me), implicadas na investigação.

Em virtude da suspensão dos contratos, que forneciam bens à Prefeitura, e do andamento de processos licitatórios, o prefeito autorizou à Secretaria a promover contratações dos serviços e aquisições de bens com base no artigo 24, inciso IV, da Lei 8.666/93. Mário Alexandre ainda alterou o expediente na Secretaria de Administração, pelo período de vigor do Estado de Emergência, para funcionar das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, a fim de dar andamento às licitações.

No Decreto, o prefeito de Ilhéus considera que as revelações trazidas pela investigação do MP “obriga a municipalidade a adotar medidas que preservem o erário público” e que “até a data de 21 de março do corrente ano, a presunção que se apresentava sobre as contratações, objeto da investigação, era de legalidade e moralidade vez que todas foram precedidas de processo administrativo licitatório.”
Leia o Decreto Nº 54

ILHÉUS: OPERAÇÃO DO MP DEIXA POLÍTICOS COM NERVOS À FLOR DA PELE

20170325_misterio

A “Operação Citrus” tem causado grande tensão personalidades da política de Ilhéus. A expectativa é que uma possível delação premiada poderá deixar muita gente com motivo para contratar um renomado advogado criminalista.

A operação foi realizada na semana passada e levou para prisão seis pessoas, incluindo o vereador Jamil (PP).

Segundo apurado em investigação realizada pelo MP, o grupo opera desde 2009 celebrando contratos com o Município de Ilhéus para o fornecimento de bens diversos utilizando as rubricas genéricas de “gêneros alimentícios” e “materiais de expedientes/escritório”. O esquema contava com a participação de agentes públicos do primeiro escalão do governo municipal e, conforme comprovado no período da investigação, as empresas envolvidas receberam mais de R$ 20 milhões decorrentes de contratações com a Prefeitura Municipal de Ilhéus.

ITAPETINGA: PEDRO TAVARES COMEMORA ENTREGA DE NOVA AMBULÂNCIA

unnamed (5)
A cidade de Itapetinga recebeu nesta segunda-feira, 27, uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), do governo federal. Junto ao prefeito do município, Rodrigo Hagge, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) comemorou a nova aquisição e destacou a articulação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), que foi fundamental para entrega da ambulância.

Segundo Tavares, o novo equipamento vai contribuir de forma significativa no atendimento de saúde à população. “A administração municipal tem feito sua parte, mesmo recebendo a cidade com sérias dificuldades. Em apenas dois meses e meio, a Prefeitura tem colocado a casa em ordem. Tenho certeza que o excelente trabalho que vem sendo exercido renderá bons frutos aos moradores de Itapetinga”, declarou o parlamentar.

ILHÉUS: GESTANTES RECEBEM REPELENTES A PARTIR DE HOJE (27)

unnamed (3)
Foi iniciada hoje, 27, a distribuição dos repelentes adquiridos pelo Ministério da Saúde para as gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família, em Ilhéus, realizada na Farmácia Pública Municipal, localizada no bairro Boa Vista, Rua Teodoro Sampaio, das 7h30min às 12 horas, e das 13 às 17 horas. “Para retirar o produto, basta apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, e cartões do Bolsa Família, da gestante e do SUS”, afirmou o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Marco Aurélio Mendes.

O primeiro lote foi recebido pela Secretaria de Saúde do Município, no último dia 22, com 2.216 unidades de repelentes, suficiente para a demanda de dois meses, segundo Mendes. A proteção do produto ocorre por até 10 horas contra insetos como o Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças.

Informações da Secretaria da Saúde do Estado dão conta que esses repelentes podem ser utilizados por gestantes durante todo o período gestacional, mas não devem ser utilizados em crianças menores de 12 anos, pois a fórmula contém concentração da substância ativa DEET (N,N-dietil-meta-toluamida) superior a 10%, sendo de 15%. O repelente deve ser aplicado apenas nas áreas expostas do corpo, e não por debaixo de roupas.

Para utilização segura do produto e mais informações, as gestantes devem seguir as instruções de uso descritas no rótulo do produto. Em caso de intoxicação e/ou reação adversa, procurar o Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE – no telefone 08002844343, ou o Serviço de Saúde mais próximo levando a embalagem ou rótulo do produto.

ITABUNA: UNIDADE DE SAÚDE DO SÃO CAETANO VOLTARÁ A FUNCIONAR AOS SÁBADOS E DOMINGOS

nando
A Unidade Básica de Saúde Dr. José Édites, na Rua Floresta, bairro São Caetano, voltará a funcionar aos sábados e domingos, depois que o serviço foi suspenso no governo anterior. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Gomes, na manhã de sábado dia (25), durante visita a unidade. Acompanhado da secretária de saúde, Lísias Miranda, demais secretários, diretores e coordenadores municipais, Gomes disse que vai recuperar, num prazo de seis meses, todas as 32 unidades que compõem a Atenção Básica.

A ação já começou na sexta-feira, com um faxinaço na Unidade de Saúde Dr. José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp. Ele disse que não medirá esforços para dotar Itabuna de saúde e de educação como prioridade, porque é disso que o povo precisa. “Quero todos os postos de saúde funcionando num ambiente limpo e adequado e com todos os serviços de saúde importantes à disposição do povo”.

O prefeito disse ser um cidadão comum e trabalhador e deseja que sua equipe também trabalhe por Itabuna. Sobre a enfermeira Lísias Miranda que assumiu a Secretaria de Saúde na semana passada, Fernando disse que ela veio para trabalhar e já mostrou ação e competência. “É de pessoas dispostas a trabalhar que Itabuna precisa e vou cobrar de cada um”.

Disse ainda que se foi rigoroso nos quatro mandatos anteriores vai ser mais ainda neste, porque deseja melhorar Itabuna, “num governo sério e de gente que quer e gosta de trabalhar como eu”. Ele também aproveitou para agradecer aos diretores da Secretaria de Saúde e aos operários que viraram a noite num mutirão de faxina na UBS Dr. José Edites, no São Caetano. Ficou determinado pelo prefeito que a unidade também funcionará aos domingos para garantir assistência aos feirantes.

URUÇUCA: PREFEITO MOACYR LEITE FECHA PARCERIA PARA PRODUÇÃO DE PALMITO PUPUNHA

ur

Visando o fortalecimento da economia local, o prefeito Moacyr Leite tem buscado apoio para alavancar a produção de palmito pupunha em Uruçuca. Nessa semana, o gestor esteve reunido com Marcelo Trindade, gerente geral da Inaceres, e o gerente agroindustrial da empresa, Manoel Aboboreira Neto. A Inaceres é uma empresa de alimentos especializada em palmito pupunha, fundada em 2001.

No encontro, foi firmada parceria para o Projeto de Incentivo à Produção do Palmito Pupunha, que tem como objetivo oferecer aos produtores locais atividades de pesquisas, melhoria nas técnicas de manejo, além da realização de festival gastronômico. “O cultivo do palmito é algo que só tem a crescer e devemos focar nessa perspectiva para que nosso produtor esteja fortalecido e atendendo as demandas do mercado”, explicou o prefeito.

O Festival Gastronômico será um espaço para produtores, investidores e para quem aprecia a boa comida, além da geração de renda e enriquecimento do calendário de festas da cidade. O Festival vai acontecer em duas etapas: a primeira na sede no município; e a seguinte, no distrito de Serra Grande, reunindo o que há de melhor em gastronomia, onde o item principal, será o palmito pupunha cultivado em Uruçuca.

De acordo com prefeito, uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Águido Muniz, realizará um levantamento de produtores locais para a definição das ações iniciais do projeto, juntamente com a Inaceres. “Logo estaremos informando a população e aos produtores como tudo será desenvolvido no município”, disse. O prefeito frisou a questão ambiental que envolve o plantio do pupunha. “O plantio do pupunha não é só viável economicamente, mas, ecologicamente também. É uma cultura que não prejudica o solo. E essa é a mensagem que devemos trabalhar junto aos produtores, que podemos gerar renda sem agredir o meio ambiente,” detalhou.

IBICUÍ: DIVULGADA AS ATRAÇÕES DO TICOMIA

tico

No último sábado foi divulgada a grade com as atrações da edição deste ano da festa Ticomia, que acontece no dia 24 de junho em Ibicuí. A festa estará comemorando 30 anos e é considerada uma das festas de camisas no período de São João mais tradicional do país.

Neste ano a festa terá como atração as seguintes bandas: Maiara e Maraísa, Gabriel Diniz, Luan Estilizado, Saia Rodada, César Menotti & Fabiano, Lordão e Mastruz com Leite.

ITABUNA: COMISSÃO QUER OUVIR EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE SOBRE CARTA ABERTA

O presidente da Comissão de Saúde, Enderson Guinho (PDT), articula a vinda à Câmara do ex-secretário de Saúde de Itabuna, Vitor Lavinsky. Em carta aberta na qual comunicava o desligamento do governo, Lavinsky escreveu que a “forma [de gestão] sugerida, muitas vezes, fugia ao que mandam os preceitos da legalidade” e criticou “a falta de total visão do prefeito em relação ao que deveria ser uma gestão voltada para os compromissos técnicos”.

“Queremos dar espaço para que o ex-secretário, se assim o quiser, clareie alguns tópicos da carta. Nela há termos fortes como propostas indecentes, jogadas sujas e mumunhas políticas”, frisou Guinho. Entre os significados dicionarizados de mumunha constam negócio ilícito e corrupção. “A presença dele na Casa do povo seria de muita valia para a cidade”, arrematou.

IGUAÍ: EX-PREFEITO MURILO ENTRA COM AÇÃO NO TSE PARA CASSAR PREFEITO RONY

liiii

O prefeito de Iguaí, Rony Moitinho (PSD) foi denunciado no Tribunal superior eleitoral (TSE) pela coligação “ Juntos para novas realizações”, do ex-prefeito Murilo Veiga (DEM), pela acusação de ter tidos suas contas rejeitadas pela câmara municipal.

Rony Moitinho teve seu registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral local, mas conseguiu o deferimento no Tribunal Regional eleitoral (TRE). O relator do processo é o Ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Se o TSE indeferir o registro de candidatura de Rony Moitinho, ele perderá o mandato o presidente da câmara assumirá até a realização de uma nova eleição.

centenario santa casa

axe da sorte cap


Polícia realiza grande operação em Itabuna (Radar Notícias)


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia