WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



whatsapp


BUERAREMA: FESTEJO EM HOMENAGEM A SENHORA SANT’ANA COMEÇA NESTA SEGUNDA- FEIRA

WhatsApp Image 2018-07-15 at 13.15.37

Uma das principais festas religiosas da cidade de Buerarema , no Sul da Bahia terá início nesta segunda-feira, 16 de julho.. As comemorações a Padroeira  Senhora de Sant´Ana, contará com a realização de celebrações eucarísticas, procissão, quermesses e apresentações culturais.  O novenário que terá como tema central “Senhora Sant’Ana, exemplo de leiga e servidora na missão de Jesus” acontecerá sempre às 19h, na Igreja Santuário Senhora Sant´Ana e seguirá  até o dia 26 deste mês.

De acordo com o padre Elessandro Feitosa, espera-se que várias pessoas compareçam ao evento religioso. “É uma festa esperada. Apesar dos contratempos, percebo que a expectativa é de casa cheia, muita alegria e participação”, ratifica o padre.

Com a abertura programada para as 19h, saindo da Igreja Matriz para o Santuário, o evento contará com um grande show da Banda Mensageiros que transitará pelas ruas da cidade. “Estamos ansiosos para o início do evento que, para nós cristãos católicos de Buerarema, os festejos da nossa Padroeira Senhora Sant’Ana é um momento de profunda oração e devoção, pois acreditamos e confiamos na intercessão da nossa Padroeira, e através dela Deus irá realizar grandes bênçãos em nossas vidas e em nossa  cidade” conclui Núbia Assis, vice presidente da Sociedade São Vicente de Paulo.

A FESTA CONTARÁ COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

16/07- 19h Abertura com a Banda Mensageiros- Saída da Igreja Matriz para o Santuário Senhora Sant’Ana.

17/07 -19h -Noite dedicada às famílias de Buerarema

18/07-  19h- Noite dedicada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

19/07- 19h – Noite dedicada às mulheres

20/07- 19h – Noite dedicada aos homens

21/07- 19h – Noite dedicada às comunidades

22/07- 19h – Noite dedicada às crianças e aos jovens

23/07- 19h- Noite dedicada aos Profissionais da Educação

24/07-19h-  Noite dedicada aos Profissionais da Saúde

25/07-19h- Noite dedicada aos motoristas e motociclistas

26/07- Dia dedicado aos devotos de Nossa Senhora Sant’Ana

05h- Alvorada. Às 16 h Missa seguida com Procissão e Bênção do Santíssimo

 

 

 

 

 

 

 

 

ITABUNA: CEPRON FUNCIONARÁ EM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE QUARTA-FEIRA (18)

O Centro de Prevenção em Oncologia- CEPRON, localizado na Avenida Fernando Cordier, nº 122 – Centro, informa que a partir da próxima quarta-feira, 18 de julho, passa a funcionar em um novo endereço, situado na Rua Valdemar Muniz, nº 83, Alto Mirante, em frente à Vidraçaria Ribeiro, ao lado do Rei do Vidraceiro.

 

ITABUNA: CNU DEVERÁ ASSUMIR COMANDO DA UNIMED

unimed

No último dia 19 de junho durante uma assembleia ficou decidido que a Unimed de Itabuna ficará sob a administração da Central Nacional Unimed (CNU). Com a migração autorizada, falta apenas a CNU assumir a gestão.

O blog apurou que a medida foi em virtude das regras do ANS, que estão muitos duras, e os planos tem que ter uma reserva de recursos muito grande, ficando inviável para plano relativamente pequeno, correndo o risco dos cooperados terem que colocar dinheiro para sanar as contas.

Já a CNU é considerada um fundo garantidor, recebendo aportes de todas as Unimeds do país, tendo um faturamento mensal de R$ 300 milhões.

Segundo informações, a Unimed de Itabuna tem aproximadamente 80 funcionários, com a migração, o número deverá cair para apenas 12 funcionários. Outro impacto negativo para no município, pois o dinheiro vai parar de circular na cidade,  já  para os usuários não vai mudar nada.

SANTA CRUZ DA VITÓRIA COMEMOROU 56 ANOS COM ENTREGA DE AMBULÂNCIA E TRÊS DIAS DE FESTA

ambulância2

A cidade de Santa Cruz da Vitória completou, no último dia 5 de julho, 56 anos de emancipação política e a prefeitura, através do governo Construindo uma Cidade Feliz, comemorou a data com a entrega de uma ambulância, uma Feira de Saúde, atividades artísticas e culturais e três dias de muita festa com grandes atrações no Arraiá da Folia.

A Praça Manoel Alves Lira foi palco de grandes atrações do cenário artístico que agitou grande público presente de Santa Cruz e cidade vizinhas: as atrações Parangolé, Trio da Huanna, Sinho Ferrary, Lá Fúria, Tierry, Madame de Luxo, Kobra Criada, Marquinhos Madeirada, Abrakadabra, Zé da Vea, Robertinho do Forró e Chocolatte da Vila Maria, levaram milhares de foliões ao êxtase durante os três dias de festa na praça.

Na quinta-feira, dia 5, o dia começou com o prefeito Carlos André participando do hasteamento da bandeira no prédio da Prefeitura, onde foram cantados os hinos nacional e da cidade de Santa Cruz da Vitória. Às 9 horas aconteceu uma Missa Solene na Igreja Matriz e no mesmo horário teve início uma Feira de Saúde, que atendeu a população com exames e pronto atendimento médico. Às 10 horas o prefeito Carlos André, acompanhado do seu vice Luciano Almeida e secretários municipais entregaram uma ambulância nova para o município. O prefeito ainda assinou ordem de serviço para pavimentação de algumas ruas.

Nos dias 6, 7 e 8 aconteceu o Arraiá da Folia na praça Manoel Alves Lira, com diversas bandas de renome regional e estadual. A cidade de Santa Cruz da Vitória recebeu nos três dias de festa um grande público e a presença de muitos foliões de cidades vizinhas. O prefeito Carlos André recebeu no Camarote da Folia ilustres políticos do cenário político estadual, entre eles: o ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo; o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis; o Deputado Federal e pré-candidato a Senador, Jutahy Magalhães; o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann; o ex-prefeito Orlando Filho; o pré-candidato a Deputado Federal, João Roma e o vereador de Salvador e pré-candidato a Deputado Estadual, Thiago Correia.

“O Arraiá da Folia já faz parte do roteiro de festas da Bahia. Aproveitamos os festejos do Dia da Cidade e transformamos a cidade em um grande arraiá. Gosto sempre de dizer que essa festa só acontece graças a um grande esforço da prefeitura e o apoio da iniciativa privada, através de alguns comerciantes e amigos”, disse o prefeito Carlos André”.

ITABUNA: ESCOLA PROFISSIONALIZANTE ABRE MATRÍCULAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 

 

Matricula escola profissionalizante Foto Waldir Gomes

Começam na próxima segunda-feira (16), as matriculas para os cursos oferecidos neste segundo semestre de 2018 na Escola Profissionalizante de Itabuna. Para facilitar o atendimento, a direção da escola dividiu as datas de acordo com os cursos. Na segunda-feira, devem se matricular os alunos que optarem pelos cursos de gastronomia, croché e pintura. Na terça-feira, os cursos de cabeleireiro e manicure.  Já no dia 18 (quarta-feira), para corte e costura, artesanato e bordado e no dia seguinte, quinta-feira (19), a matricula será aberta para o alunos interessados nos cursos de informática e estética.

As matrículas devem ser feitas nos três turnos, na própria escola, mediante apresentação dos os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, NIS, PIS ou PASEP, além de um quilo de alimento para doação. Os alunos devem ser maiores de 16 anos. A Escola Profissionalizante funciona na avenida São Vicente de Paula, centro de Itabuna.

A secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, destacou a importância da escola para a qualificação da mão de obra, com a oferta de diversos cursos profissionalizantes gratuitos. Ela lembra que cerca de 800 alunos conseguem o certificado durante os quatro meses em que dura cada um deles. A escola divide as turmas em dois semestres, o que permite maior número de alunos com mão de obra qualificada.

No mês passado, por exemplo, a unidade encerrou o primeiro semestre com uma exposição dos melhores trabalhos feitos pelos alunos dos diversos cursos. Ao visitar a mostra, Sandra Neilma ficou encantada com a qualidade dos trabalhos confeccionados durante as aulas. Ele informou que a escola mantém professores altamente capacitados, o que garante alunos igualmente preparados para enfrentar o mercado de trabalho.

ITACARÉ: EDUCADORES DISCUTEM BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

 

1

Professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação de Itacaré participaram na manhã desta quarta-feira, no Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos, do Seminário sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um novo documento que norteará as propostas pedagógicas em todo o País. O evento teve como palestrante a professora e mestra em educação Gilvânia Nascimento, coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação e vice-coordenadora do Fórum Estadual de Educação, que acompanhou a elaboração da BNCC como então presidente nacional da UNCME.

Representando o prefeito Antônio de Anízio, o vice-prefeito Genilson Souza falou da importância da BNCC como um instrumento que define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Também destacou os avanços desta política pública e as mudanças que ela traz para a educação em todo o País, garantindo um ensino muito mais integrado. Outro ponto importante destacado pela coordenação do evento foi o papel de cada participante do seminário, que terá o compromisso de ser um agente multiplicador das informações para todos os demais segmentos da educação em Itacaré, compartilhando dos conhecimentos e realçando a importância da CNBB para o ensino.

A palestrante Gilvânia Nascimento falou sobre a implementação da BNCC, desafios e perspectivas, realçando a importância de se conhecer a verdadeira proposta do documento, independente das propagandas divulgadas, e também da necessidade e dos avanços que ela representa. O seminário foi uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação de Itacaré.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

 

GANDU: EMBASA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 

IMG-20180713-WA0053

O prefeito de Gandu Leonardo Cardoso participou nesta sexta (13) da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da melhoria do sistema de abastecimento de água de Gandu. A obra financiada pelo governo do estado está estimada em mais de R$ 1 milhão de reais. Os novos investimentos vão melhorar a capitação e distribuição de água no município.

Além do prefeito, participaram da cerimônia o gerente de operações da EMBASA, Waldson Pereira, o gerente do escritório local, Henrique Santana, o engenheiro e fiscal da obra Jackson Fernandes e os representantes da empresa responsável pela obra, o engenheiro Sérgio França e o coordenador de operações João Gomes. Os vereadores também compareceram ao evento.

Após a assinatura da ordem de serviço, a obra tem previsão de iniciar nesta segunda (16). De acordo com os representantes da EMBASA, o serviço terá início pelas ruas do centro e em seguida por outras localidades da cidade. A obra só foi possível graças ao empenho do prefeito e da Câmara de Vereadores.

VISÃO EMBAÇADA: PODE SER SINAL DE DOENÇAS GRAVES

visao-embacada_30946_l

A visão embaçada pode afetar pessoas de todas as idades e condições. De forma progressiva ou de uma hora para outra, uma pessoa pode se encontrar com dificuldade de distinguir elementos com a completa clareza. Embora pareça comum, é necessário cuidados, pois pode ser sinal de doenças graves tais como: deslocamento de retina, olho seco, diabetes, catarata, glaucoma, inflamação do olho, crise hipertensa.

Entender o que causa o problema é o primeiro passado para procurar ajuda especializada. O medico Dr. Antônio Nogueira Formiga, do CENOE, Centro de Olhos Especializados faz um alerta: “Quando falamos em saúde ocular, qualquer mínimo detalhe não pode passar em branco. O ideal é, ao menor sinal de anormalidade, investigar, porque se for algo mais sério, pode ser identificada em um estágio inicial e as chances de um tratamento mais efetivo é muito maior” destaca o medico.

Vale ressaltar que nem sempre a visão embaçada tem como um agente causador um quadro oftalmológico. Outras condições podem levar ao problema, como a hipoglicemia, a enxaqueca, doenças hormonais e vários outros. Por isso, é importante procurar um oftalmologista e, se os problemas estiverem descartados, recorrer a outro especialista.

INVESTIMENTOS EM QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE IMPULSIONAM PRODUÇÃO DE CACAU NO SUL DA BAHIA

O sul da Bahia sedia, de 18 a 22 de julho, a 10ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento que tem o apoio do Governo do Estado. Realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, o Chocolat Bahia simboliza uma nova realidade na região, que durante décadas produziu amêndoas de cacau apenas para commodities, com baixo valor agregado e venda para as grandes indústrias processadoras.

Com a introdução de tecnologias modernas e práticas de manejo inovadoras, aliadas à verticalização da cadeia produtiva, pequenos, médios e grandes produtores e agricultores familiares estão produzindo cacau de qualidade. O produto é utilizado na fabricação de chocolates finos, com certificado de origem, contribuindo para a conservação da Mata Atlântica. Exemplos dessa mudança de modelo produtivo podem ser observados na Fazenda Leolinda, em Uruçuca, e no Assentamento Terra Vista, em Arataca.

Na Fazenda Leolinda, de 700 hectares, com 340 hectares de cacau cabruca e 190 hectares de mata nativa conservada, João Tavares colhe cerca de 12 mil arrobas de cacau premium por ano, o que garante um valor de mercado até 100% superior ao cacau comum. Toda a produção é destinada ao mercado externo.

Os cuidados começam no cultivo, com plantas selecionadas, passam pela colheita no período e por um processo de fermentação e secagem que garantem uma amêndoa de alta qualidade, com aromas e sabores diferenciados. A fazenda já foi premiada duas vezes no Salão do Chocolate de Paris como o melhor cacau do mundo e cacau de excelência.

O Chocolate Q, produzido a partir de amêndoas da Leolinda e vendido até a R$ 500 o quilo, foi a primeira marca brasileira premiada no Chocolat International Awards, nos Estados Unidos. “É preciso agregar valor ao cacau e isso se dá através de produtos de qualidade, conquistando mercados diferenciados. Nesse processo, o apoio do Governo do Estado é fundamental na difusão de tecnologia, assistência técnica, obtenção de crédito e apoio à agroindústria”, afirma Tavares, que é da terceira geração de produtores rurais.

Assentamento modelo

O Assentamento Terra Vista, criado em 1994, foi uma das primeiras áreas de reforma agrária no sul da Bahia, surgido no auge da crise provocada pela vassoura-de-bruxa, doença que dizimou 80% da produção de cacau na região. Hoje, é exemplo de que um projeto de agricultura familiar com foco na sustentabilidade e na educação.

No Terra Vista, que possui 910 hectares, sendo 300 hectares de cacau e 313 hectares de Mata Atlântica, 55 famílias produzem cerca de 5 mil arrobas por ano de cacau 100% orgânico, cerca de 70 arrobas por hectares, que aliados ao cultivo de frutas, verduras e hortaliças, garantem uma renda média de 2,5 salários mínimos por família. Dez por cento do cacau é destinado à produção do Chocolate Terra Vista, um produto premium que já foi apresentado no Salão do Chocolate de Paris.

A educação é uma prioridade no assentamento. Funcionam no local o Centro Integrado Florestan Fernandes e Centro de Educação Profissional Milton Campos. O primeiro oferece o Ensino Fundamental I e II e atende alunos de 11 municípios, enquanto o segundo oferece os cursos profissionalizantes de Agroecologia, Meio Ambiente, Agroindústria, Agroextrativismo, Informática, Zootecnia e Segurança do Trabalho, além de um curso de nível superior em Agronomia, com especialização em Agroecologia. Os universitários são oriundos de assentamentos de todas as regiões da Bahia.

“A produção de cacau e a conservação da natureza são práticas indissociáveis nesse novo modelo de desenvolvimento”, explica o coordenador do Terra Vista, Joelson Ferreira. “O cuidado com a terra, a melhoria das amêndoas a produção orgânica e um modelo educacional focado nas necessidades do setor rural estão contribuindo para que os assentados tenham uma vida digna, sem necessidade de migrar para as incertezas dos centros urbanos”, diz.

ILHÉUS: RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NAS PRINCIPAIS  RUAS E AVENIDAS DE ILHÉUS COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

Recapeamento asfáltico prossegue no bairro Teotonio Vilela - foto Gidelzo Silva Secom Ilheus (2)

O programa de recapeamento asfáltico nas principais ruas e avenidas de Ilhéus terá início na próxima semana. Os trabalhos devem ser iniciados na segunda-feira, 16, conforme informação do secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, Átila Dócio.  A obra é resultado de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Desenvolvimento, após gestões do prefeito Mário Alexandre.

A ordem de serviço da obra foi assinada pelo prefeito ilheense durante as comemorações do aniversário da cidade, no dia 28 de junho.  O convênio assegura a execução da obra em cerca de 17 quilômetros, com asfalto de qualidade, em 38 vias urbanas de Ilhéus. O investimento é de R$ 7.151.925,16 e será executado pela empresa CTA Empreendimentos Eireli. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado Bahia (Conder) é o órgão intermediador, que administra o recurso repassado para o município de Ilhéus.

 

O secretário Átila Dócio explica que realizará a remoção do asfalto, com a técnica de fresagem, aplicação do novo asfalto e sinalização das vias recuperadas. “O recapeamento asfáltico será dividido em três etapas; fresagem, execução do asfalto e sinalização horizontal.  A fresagem é a etapa de remoção do asfalto antigo; em seguida, a aplicação do novo asfalto, que será realizado com a utilização da usina asfáltica do município. Ao final, teremos a sinalização horizontal, com pintura das divisões dos eixos e das faixas de pedestres”, declara.

Docio enfatiza que “essa é uma ação inovadora na gestão municipal. Há muitos anos, quando surgiam buracos na rua, a operação consistia na regularização da pista, sem muitas vezes considerar outros tipos de detalhamentos técnicos como, por exemplo, as condições da drenagem, do sistema de manilhamento. Nas intervenções nos sistemas de drenagem e de manilhamento, os recursos serão próprios do município”, acrescenta.

Usina Asfáltica – O secretário de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, informou também que a Usina Asfáltica do município de Ilhéus foi recuperada e volta a operar na próxima quinta-feira, dia 19. O equipamento foi objeto de um crime de sabotagem, conforme ocorrência registrada na Polícia Civil. Após o inquérito policial, o laudo pericial constatou a execução de ações como corte nos cabos de alimentação e controle dos módulos, no sistema elétrico, além do furto de cabos e condutores de controle no eletroduto. De acordo com o delegado, a polícia já iniciou a investigação e trabalha no sentido de identificar a autoria.

O titular da Seintra, Átila Dócio, informa que, nesta quinta-feira, 12, foram realizados testes no sistema elétrico da usina asfáltica. Agora, estão sendo ultimados os trabalhos de manutenção da usina para o pleno funcionamento do equipamento.

 



vida + med

axe da sorte cap


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia