WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia prefeitura ilheus Instituto sorria plansul colegio jorge amado prefeitura de urucuca lojas buriti itacare buerarema vida memorial hospital fundacao jose silveira pm ilheus


whatsapp

uniftc

ITABUNA: COORDENADORA DE IMUNIZAÇÃO ESCLARECE EFICÁCIA DA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS

Coordenadora da Rede de Frio, Enfermeira Camila Brito - Foto Roberto Santos

A coordenadora de Imunização e da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, explicou nesta terça-feira, dia 2, que após a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o organismo do paciente demora duas semanas para criar os anticorpos necessários para a imunização.

“O papel da vacina é promover imunidade. Mas, isso não quer dizer que todas as pessoas que forem vacinadas não testem positivo para a Covid – 19”, alertou Camila. O esclarecimento da coordenadora, que também é enfermeira, surge em meio às dúvidas de algumas pessoas sobre a eficácia da vacina.

Nesta semana, o socorrista do Samu-192, Rogério Araújo, que foi a primeira pessoa a ser imunizada em Itabuna, foi diagnosticado com a Covid-19.

No entanto, a coordenadora de Imunização, reforça que a vacina evita as formas mais graves da Covid-19, mas não impede que o paciente contraia o novo coronavírus. “Esse socorrista tinha tomado a segunda dose há apenas dois dias, o que não é tempo suficiente para a criação de anticorpos neutralizantes”, explicou Camila Brito.

A enfermeira frisou que a vacina é fundamental para combater o vírus e que, mesmo após serem imunizadas com a segunda dose, as pessoas precisam seguir os protocolos de segurança, entre os quais, o uso da máscara protetora, álcool em gel e manter o distanciamento social.

BAHIA RECEBE NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA COVID-19

vacina_03 (3)

Mais 165.600 doses de vacinas contra o coronavírus chegaram à Bahia na madrugada desta quarta-feira (3). O lote recebido hoje foi produzido pelo Butantan. Esta é a sexta remessa de vacinas que a Bahia recebe. Com a carga desta quarta-feira (3), o estado totaliza 1.111.200 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

O Grupamento Aéreo da Policia Militar, após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado, já começou a fazer a distribuição das vacinas para as centrais regionais no interior da Bahia, de onde serão encaminhadas para os municípios. A nova remessa dará possibilidade de continuidade à primeira fase do plano de vacinação, que inclui idosos e trabalhadores de saúde.

Com 470.783 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 124.470 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

REITOR DA UESC, PROF. ALESSANDRO FERNANDES, ASSUME PRESIDÊNCIA DO FÓRUM DE REITORES

uesc-

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Prof. Alessandro Fernandes é o novo presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. O mandato terá duração de um ano, conforme estabelecido no regimento da entidade. Ele sucede ao reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Prof. Luiz Otávio de Magalhães.

Entre as diretrizes que pretende imprimir na presidência do Fórum, o reitor Alessandro Fernandes, destaca a importância do fortalecimento das Universidades estaduais na execução de suas ações finalísticas e no auxílio a elaboração e execução de políticas públicas e consequentemente, no processo de desenvolvimento do Estado. Nesse sentido será fundamental, juntamente com os quatro reitores, intensificar as ações que ampliem o papel das Universidades estaduais, junto ao governo do Estado, além de estabelecer maior interação com o Fórum das Associações Docentes -ADs, com o Fórum dos Servidores e com os Diretórios Centrais dos Estudantes das Universidades Estaduais da Bahia.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), fazem parte da administração estadual indireta vinculada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia e respondem por cerca de 50% dos estudantes do ensino superior matriculados no Estado.

O Dr. Alessandro Fernandes, é um dos mais jovens reitores de universidade pública no Brasil, assumiu a gestão da Uesc, em 04 de fevereiro de 2020, dias antes do anúncio da pandemia do novo coronavírus. Em março de 2020, a Uesc suspendeu as aulas presenciais de graduação e intensificou as ações de pesquisa e extensão, implementando em seguida o ensino não presencial com o auxílio de teconologias de informação e comunicação.

“A universidade teve que se reinventar para dar respostas rápidas às demandas que surgiram”. Desde o início da pandemia do coronavírus a Uesc se destacou com ações de apoio às comunidades acadêmica e regional no combate aos ao COVID-19 e seus efeitos. No âmbito da comunidade acadêmica, medidas apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, plano de qualificação para docentes, servidores técnicos e discentes para o aprimoramento no uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. No que se refere ao apoio a comunidades regional, foram realizadas várias pela Uesc em todas as áreas de atuação, destacando-se dois programas, o Amaná que reúne ações da para o enfrentamento às adversidades econômicas resultantes da pandemia do novo coronavírus e o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às prefeituras da região sul da Bahia – Programa AGIR, desenvolvido em parceria com a AMURC, a Uesc colocou também um de seus laboratórios para realização de testagem do coronavírus.

O reitor destaca que o momento exige ações coletivas, ações em rede, no sentido de buscar unir esforços para solucionar os problemas que atingem a sociedade: “A Universidade Pública está voltada aos problemas da sociedade, e seu papel é servir a sociedade e nesse sentido, o nosso objetivo é estar cada vez mais perto da comunidade,” conclui o reitor Alessandro Fernandes.

ITAPETINGA SEGUE VACINANDO IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS CONTRA COVID-19

DSC_4953-990x660

A prefeitura de Itapetinga segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Na semana passada, o município recebeu novo lote de imunizantes com 920 doses (290 da Coronavac e 630 da Astrazeneca).

Com as novas vacinas, a prefeitura segue imunizando idosos acima de 80 anos e aplicando a segunda dose nos profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, ao final da aplicação das doses já recebidas, Itapetinga terá vacinado mais da metade do seu público acima de 80 anos e 1150 pessoas já terão sido imunizadas com as duas doses da vacina Coronavac.

“É importante que a população entenda que a vacina não tem 100% de eficácia para o contágio. Ela impede o agravamento da doença, o que é extremamente importante para a manutenção de vidas e preservação do sistema de saúde. Mas é preciso manter os cuidados. Ainda estamos apenas começando. Muita gente ainda está sem imunização e estamos vivendo uma segunda onda que tem nos assustado. Por isso pedimos que todos sigam com as medidas preventivas: usem máscara, lavem as mãos e mantenham o distanciamento”, disse o secretário de Saúde Hugo Sousa.

PREFEITURA DE EUNÁPOLIS LANÇA NOVO SISTEMA TRIBUTÁRIO E DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

WhatsApp Image 2021-03-02 at 16.25.59
Treinamento acontece entre os dias 03 e 05 de março

A Prefeitura de Eunápolis lança, a partir de 03 de março, novo sistema tributário e de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e). Podendo ser utilizado de forma semelhante em desktops e portáteis, como tablets e smartphones, a apresentação do novo sistema para profissionais da Contabilidade e empresas do município prestadoras de serviço ocorrerá entre os dias 03 e 05 deste mês, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Eunápolis.

O novo sistema, desenvolvido pelo fornecedor Sudoeste Informática e Consultoria, tem treinamento programado para as manhãs, das 08h30min às 12h30min e tardes, das 14h30min às 17h30min, dos próximos dias, conforme calendário estabelecido pelo Núcleo de Tributos e Arrecadação do município. No dia 03, serão técnicos, auxiliares, contadores e contabilistas se revezando entre os turnos de capacitação. Nos dias 04 e 05, é a vez de representantes das empresas municipais prestadoras de serviços, associadas ou não ao CDL.

Com plataforma 100% online, a implantação visa dinamizar e organizar melhor o processo de arrecadação e tributos do município, trazendo maior comodidade para contribuinte e fornecedor, que resolve tudo do escritório ou de casa, sem precisar ir pessoalmente ao Núcleo, comentou a prefeita Cordélia Torres. “Além disso, é uma ferramenta mais moderna e eficiente que a atual gestão disponibiliza”, completou.

O treinamento é gratuito, e os profissionais da área que representarão suas empresas, interessados em participar, devem se dirigir à sede da CDL Eunápolis, situada à Avenida Joana Angélica, 573, no centro da cidade. O número de participantes é limitado, de acordo com a capacidade do espaço e medidas de distanciamento social, por conta da pandemia. Na ocasião, será ainda disponibilizado álcool em gel para os presentes.

ITAJUÍPE: DIRETORIA DE CULTURA PROMOVE LIVE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

WhatsApp Image 2021-03-02 at 11.33.43
A Diretoria de Cultura de Itajuípe realiza, no próximo dia 08 de maço, uma live em celebração ao Dia Internacional Da Mulher. A mediadora da live será Silmara Oliveira, Diretora de cultura de Itajuípe e terá como convidada a Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Profª Drª Joana Angélica Guimarães da Luz.

Com o tema Espaço de Ascensão Feminina, a live tem por objetivo dialogar sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo, considerando os diversos espaços de luta e resistência que as mulheres tem ocupado em nossa sociedade nos últimos anos. Neste diálogo que será apresentado ao público itajuipense e de toda a região, destaca-se a participação de Joana Angélica Guimarães da Luz, nascida em Itajuípe e primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal em nosso país.

Geóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente (UFBA), Profª Drª Joana Angélica é também Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Doutora em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA), Doutora em Recursos Ambientais e Florestais pela Cornell University-EUA e atual Vice-presidente da Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior-Andifes.

Silmara Oliveira possui formação em Letras pela UESC, professora de Língua Portuguesa, Mestra em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É a atual Presidente da Academia de Letras de Itabuna, na qual se destaca pelo estudo da obra do escritor Adonias Filho. Silmara foi, também a idealizadora do Memorial Adonias Filho, em Itajuípe, e se destaca no ativismo cultural e como formadora de cineclubismo em Itajuípe.

A Live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura Municipal de Itajuípe, às 19 hoas, do dia 08 de março.

SHOPPING JEQUITIBÁ FORTALECE MARKETPLACE PARA IMPULSIONAR VENDAS ON-LINE

 

WhatsApp Image 2021-03-02 at 09.37.37

Uma nova  ferramenta disponibilizada pelo Shopping Jequitibá oferece um  conceito inovador de negócios, num momento em que protocolos como o distanciamento fundamental se tornam necessários e em que os espaços físicos, muito importantes, também dividem espaços com as transações virtuais.

Lançando inicialmente para atender Itabuna, mas com previsão de expansão para todo o Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste do Estado,  o  Marketplace  é  uma plataforma colaborativa virtual, Busines to Consumer.  Através dessa plataforma  vendedores e compradores realizarão transações comerciais on-line no momento da sua conveniência, ultrapassando as barreiras da estrutura físicas e de horários de funcionamento das empresas.

Com o Marketplace, os clientes poderão adquirir produtos de maneira digital 24 horas por dia, 7 dias da semana através do site www.jequitibaonline.com.br . As vendas pela plataforma começaram com as lojas que fazem parte do empreendimento, mas devem agregar empresas que não estão sediadas no shopping, fortalecendo a cultura de compras online, um setor em franca expansão.

Para reforçar a equipe que gere o Marketplace, o Shopping Jequitibá acaba de agregar ao seu time de colaboradores Danilo Abreu, fundador de empresa JP Soft Tecnologia. Danilo Abreu  tem expertise na área de desenvolvimento de projetos de software, com estratégias em vendas on-line. Segundo ele, “o Marketplace do Shopping Jequitibá é uma ferramenta para alavancar e complementar as vendas de sua loja, fazer sua marca ser reconhecida na internet e, assim, conquistar a confiança dos consumidores que estão cada dia mais criteriosos e buscam, além de um bom preço, uma ótima experiência de compra””.

Informações sobre o Markteplace também podem ser encontradas no APP do Shopping Jequitibá.

ITABUNA: AÇÃO CONJUNTA DA EMASA E SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA EURBANISMO REALIZA SANITIZAÇÃO PARA CONTER A COVID-19

WhatsApp Image 2021-03-01 at 21.09.04

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, em ação conjunta com a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura deram início na noite de hoje, dia 1º, ao trabalho de sanitização da área central da cidade.

“Esse trabalho de sanitização atende a uma solicitação do prefeito Augusto Castro como forma de amenizar o avanço da pandemia do novo coronavírus”, disse Raymundo Mendes Filho, presidente da Emasa.

Foram higienizadas nesta noite as ruas Paulino Vieira e Ruffo Galvão, praças Adami e Olintho Leone e a Avenida do Cinquentenário, onde foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água com solução de cloro concentrado de 0,5 por cento.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, além da parte central da cidade, a higienização também ocorrerá nos bairros de Itabuna. “O prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde Lívia Mendes, não estão medindo esforços no combate a Covid-19. Por isso, todos os setores do governo estão contribuindo nessa ação”, salienta Sousa.

ITACARÉ: PREFEITURA CRIA GABINETE DE CRISE PARA COMBATER AVANÇO DA COVID-19

Comitê
O grande número de casos de coronavírus em todo o Brasil, em especial na Bahia, a lotação dos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva na região e a necessidade do enfrentamento a pandemia da Covid-19 tem levado os municípios a desenvolverem soluções rápidas e efetivas para combater a doença de forma mais firme para diminuir as mortes e mitigar os demais problemas decorrentes da crise sanitária.

Foi pensando nesse enfrentamento da pandemia e nas novas medidas que vêm sendo adotadas que o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, criou o Gabinete de Crise, que é uma estrutura formada por secretarias municipais e a comunidade, criadas para enfrentar crises de forma emergencial e integradas, como é o caso da pandemia do Covid-19. E o trabalho já começou com uma série de ações que serão adotadas de imediato no município.

Em Itacaré o Gabinete de Crise é formado pelas secretarias de Saúde, Governo, Procuradoria Jurídica, Desenvolvimento Social, Planejamento, Administração e Meio Ambiente e vários outros setores. A proposta, segundo adiantou o presidente do Gabinete, o secretário de Saúde Ricardo Lins, é envolver os mais diversos poderes, seja o Executivo, o Legislativo e o Judiciário e, principalmente, a comunidade que passa a ter um importante papel no combate à pandemia. O Gabinete ficará responsável pela adoção de medidas, discussão com a população, formulação de decretos e ações a serem desenvolvidas no combate ao coronavírus.

A proposta, segundo ressaltou o prefeito Antônio de Anízio, é garantir a agilidade para tomada de decisão e coordenação das equipes envolvidas nesse trabalho de controle da doença, além de manter a comunidade informada sobre todas essas medidas.  O grupo fará todo o trabalho preventivo, com atendimentos, estatísticas e discutir com todos os segmentos as ações que serão desenvolvidas. Com base nos resultados apresentados, o prefeito manterá a população informada sobre o quadro existente na cidade e quais os próximos passos a serem tomados para que o vírus não avance na cidade.

AÇÃO INTEGRA FARMÁCIA E UTIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU

Hospital Regional Costa do Cacau (8)

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, adotou como prática, uma ação semanal, que integra a coordenação Farmacêutica e as equipes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para administração de medicamentos na unidade. Durante os encontros é escolhido um fármaco para discussão de seu uso, com o objetivo de capacitar e atualizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam assistência aos pacientes.

De acordo com a farmacêutica Vivica Karoline, coordenadora Farmacêutica do HRCC, a farmácia clínica consiste em otimizar tratamentos e diminuir os riscos causados por medicamentos, promovendo seu uso racional. “O farmacêutico clínico promove o cuidado ao paciente, atuando no rastreio, na análise das prescrições e elabora estratégias para interagir e capacitar a equipe multidisciplinar, orientando a prática da administração dos medicamentos”, explicou.

Vivica Karoline relatou que a unidade já desenvolvia o programa de farmácia clínica, porém com a prática das reuniões de rotina, houve um avanço em busca de um cuidado maior nas práticas adotadas nas UTIs. “Fizemos um acordo com as coordenações de enfermagem das UTIs, a partir desse momento, estamos promovendo a integração de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com informações sobre as drogas de maior relevância, selecionando as categorias das substâncias vasoativas, sedativas e os antibióticos, informações que vão desde o mecanismo de ação até o estabelecimento de solução padrão da droga”, destacou.

A coordenadora Farmacêutica revelou que o HRCC é um dos poucos hospitais públicos da Bahia que contam com esse programa de assistência farmacêutica. “Nosso programa foi analisado e aprovado por nossa diretoria técnica, nosso objetivo é que daqui a alguns meses já tenhamos avançado e atingido de forma impactante a todos os setores”, disse Vivica Karoline.

Para a enfermeira Camila Rosário, coordenadora da UTI 3, o encontro semanal é muito importante e tem como objetivo capacitar e atualizar as equipes da terapia intensiva sobre fármacos. “Discutimos sobre o medicamento e questões relacionadas a ele. Mecanismo de ação, interação medicamentosa, efeito adversos, efeitos esperados, meia vida, diluição, prazo, utilização pós diluição, todas as questões tendentes ao medicamento. Este momento é muito relevante para o aperfeiçoamento da nossa assistência aos pacientes”, declarou.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia