WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura buerarema prefeitura ubaitaba prefeitura urucuca


whatsapp


ITABUNA: MATRÍCULAS EM POSTOS DA REDE MUNICIPAL COMEÇAM NESTA QUARTA (20); VEJA CRONOGRAMA PARA 2ª E 3ª FASES

SME espera preecher cerca de 12 mil vagas nos próximos dias - Foto Waldyr Gomes (arquivo)

A segunda fase do cronograma do calendário de matrículas para o ano letivo de 2019 da Rede Municipal de Ensino de Itabuna será iniciada nesta quarta-feira (20), em 11 postos organizados pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME).

Nesta segunda fase, deverão comparecer aos postos somente os pais e/ou responsáveis desejarem ou pretendem transferir os seus filhos.

No primeiro dia (quarta-feira, 20), as transferências serão feitas entre os estudantes de creches, pré-escola, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Na quinta-feira (21), serão atendidos estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

E na sexta-feira (22), a segunda fase das matrículas será concluída, com transferências dos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Turmas de Classes Específicas (TCE).

Segundo a professora Ritta Conrado, assessora do Departamento de Planejamento, Pesquisas e Informações Gerenciais (DPPIG), da Secretaria Municipal da Educação, para confirmar as transferências, os pais e/ou responsáveis pelos alunos deverão portar apenas um documento original que identifique o aluno e o seu responsável (RG ou Certidão de Nascimento). “Não há necessidade, nesse momento, de apresentar os demais documentos porque eles serão levados, depois, pelos próprios pais, para a unidade escolar para a qual o aluno foi transferido”, disse a assessora.

 3ª Fase: Matrícula de Alunos Novos (25 a 27/03)

Na segunda-feira (25), terá início a terceira fase do cronograma, dessa vez para efetivação de matrículas de alunos novos na rede, sendo que o cronograma seguirá o mesmo sistema organizado na segunda fase. Nesta data, serão matriculados alunos de creches, pré-escola, 1º e 2º anos.

Na terça-feira (26), serão matriculados estudantes de 3º, 4º e 5º anos.

Na quarta-feira (27), as matrículas serão concluídas com o atendimento para alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos, além da EJA e do TCE.

Uma outra informação importante é de que, para atender alunos da EJA (Noturno), na sexta-feira (22) e na quarta-feira (27), os postos das escolas Everaldo Cardoso (São Caetano), CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera), Ana Francisca Messias (Ferradas) e Flávio Simões (Califórnia), estarão abertos em horário especial, das 8h às 17h. Já o posto de matrícula da prefeitura, estará atendendo das 9h às 15h. Veja abaixo, dados completos dos postos de atendimento.

Postos de Atendimento

Ferradas: Escola Municipal Ana Francisca Messias (Rua Dom Pedro de Alcântara, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h nos dias 20, 21, 25 e 26 de março; a das 8h às 20h nos dias 22 e 27 de março.

Urbis IV: Grupo Escolar Frederico Smith Lima (Rua B, 59) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Mangabinha: Escola Municipal João Mangabinha (Loteamento Nossa Senhora das Graças – Rua N, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Jardim Primavera: Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC (Caminho 6, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h nos dias 20, 21, 25 e 26 de março; a das 8h às 20h nos dias 22 e 27 de março.

São Caetano: Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso (Rua Floresta, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h nos dias 20, 21, 25 e 26 de março; a das 8h às 20h nos dias 22 e 27 de março.

Califórnia: Escola Municipal Flávio José Simões Costa (Rua Nova, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h nos dias 20, 21, 25 e 26 de março; a das 8h às 20h nos dias 22 e 27 de março.

Centro: Instituto Municipal de Educação Aziz Maron – IMEAM (Rua Adelino Kfoury Silveira, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Santo Antônio: Escola Municipal Luiz Viana Filho (Avenida José Monstans, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Pedro Jerônimo:  Escola Municipal Margarida Pereira (Rua Frei Joaquim Cameli, S/Nº) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Monte Cristo: Escola Municipal Verdes Campos (Rua C – Quadra B – Nº 115) – atendimento das 8h às 17h, no período de 20 a 27 de março.

Prefeitura: Centro Administrativo Firmino Alves (Prefeitura de Itabuna – Avenida Princesa Isabel, 678 – São Caetano) – atendimento das 9h às 15h, no período de 20 a 27 de março.

 Documentos

Para a matrícula dos alunos novos (período de 25 a 27 de março), os pais ou responsáveis deverão apresentar original e xerox dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; CPF do aluno; Número de Identificação Social (NIS) do aluno; comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone com data de vencimento de no máximo três meses); Cartão do SUS do aluno; transferência da escola anterior (somente o documento original); pasta individual do aluno; carteira de vacinação do aluno devidamente atualizada; carteira de identidade do pai, mãe ou responsável pelo aluno.

A Secretaria da Educação de Itabuna espera preencher, nos próximos dias, entre transferências de alunos e matrícula de alunos novos, cerca de 12 mil vagas. Informações completas podem ser obtidas nas secretarias das escolas, nos postos de matrícula ou através dos telefones (73) 3214 1474 ou 3214 1402. O ano letivo de 2019, na rede, será iniciado no dia 16 de maio.

UBAITABA: EM NOVO ESPAÇO, CRAS AMPLIA SERVIÇOS

Inauguração do CRAS Ubiataba - Foto Roberto Santos (3)

Ao presidir a solenidade de inauguração do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na Avenida Presidente Vargas, a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, destacou o trabalho da equipe de assistentes sociais, psicólogos, educadores e funcionários da Secretaria da Assistência Social, Promoção e Trabalho na prestação de serviços a quem mais necessita. No novo espaço, que passou a denominar-se CRAS – Casa das Famílias.

“Estamos aqui para servir às pessoas com dedicação integral. Deus indicou cada um de nós para ajudar as famílias carentes. Por isso, que cada um continue se empenhando para acolher, abraçar e ajudar a construir um mundo melhor. Continuaremos a luta para atender as crianças, os adolescentes, os idosos, as gestantes e cada pessoas que vier ao CRAS em busca de qualquer ajuda”, disse a prefeita Suka Carneiro. Por último, ela lembrou que é papel do servidor, servir a população.

A secretária de Assistência Social, Elied Soares, explica os serviços de acolhimento e convivência continuarão funcionando em todos os bairros de Ubaitaba e no distrito de Faisqueira. Neste ano, a Prefeitura quer dar atenção especial às pessoas que moram no campo. Por isso, a ação dos profissionais do CRAS será ampliada para a zona rural, com atendimento volante uma vez por semana, inclusive com cadastramento nos programas sociais do governo federal.

 Ao destacar a ação social da gestão da prefeita Suka Carneiro, o vereador Welton Ribeiro dos Santos disse que merece os parabéns por oferecer serviços de qualidade à população. Já o presidente do Rotary Clube, jornalista Humberto Hugo, congratulou-se pela reforma e manutenção do prédio histórico construído em 1939 pelo então prefeito João Felipe Sabóia Ribeiro. “Estou feliz com a instalação do CRAS neste imóvel público que esteve ameaçado de ir a leilão na gestão passada”, disse.

 

APÓS 15 ANOS DE ABANDONO, RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES DE ITAPETINGA EM SALVADOR É REFORMADA

 

resida

A reforma da Resita – Residência de Estudantes de Itapetinga em Salvador – continua com recursos próprios do município. As obras, que foram licitadas no ano passado, incluirão as partes elétricas e hidráulicas, pintura, troca de piso, janelas e portas. Além disso, irá ser construído um novo sanitário para que possa ser separado o uso masculino e feminino.

Como mostram as fotos abaixo, a reforma já teve início para transformar a situação da Resita, que estava extremamente vulnerável. Desde 2003 não se tinha feito nenhuma intervenção estrutural, por isto, foi se deteriorando.

No mês de janeiro, o Prefeito Rodrigo Hagge, na companhia do Secretário Municipal de Educação, Geraldo Trindade, assinou a ordem de serviço para início da reforma completa. A prefeitura alugou um novo imóvel para acolher os estudantes durante a execução da obra.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de esclarecimento Estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna, se manifestaram hoje em razão das dificuldades e injustiças e falta de clareza nos critérios para migração para o segundo ciclo em Medicina. Essa é uma luta que ocorre desde a fundação da Universidade. Atualmente os estudantes vêm lutando para que as vagas para o curso de medicina sejam distribuídas igualmente entre as três cidades que têm campus universitário: Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, sem privilégio de qualquer unidade isoladamente. Segundo estudos estatísticos todas as vagas estão sendo ocupadas majoritariamente pelos estudantes de Teixeira de Freitas, em detrimento de todos os alunos dos campus de Itabuna e Porto Seguro, o que causa a revolta desses alunos.

A reitora Joana Guimarães foi até os alunos propondo uma reunião a ocorrer na próxima segunda-feira para que se debatam as pautas requeridas pelos estudantes.

POTIRAGUÁ: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ADQUIRE 07 NOVOS COMPUTADORES

WhatsApp Image 2019-03-17 at 21.06.26

Com o objetivo de modernizar a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e melhorar o atendimento à população, a secretária Eunice realizou a compra de 07 computadores, que estão sendo instalados em todos os departamentos. Os novos equipamentos de informática foram adquiridos com recursos próprios de conta vinculada à secretaria, e já estão substituindo as antigas máquinas.

A titular da pasta, Maria Eunice, ressalta que estes novos equipamentos aumentam a capacidade dos servidores prestarem serviço com qualidade. “Esses computadores chegam à secretaria em boa hora, já que vão substituir as antigas máquinas que já estavam ficando obsoletas”, disse.

A secretária frisou ainda que, brevemente os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), também disponibilizarão de novos equipamentos, que vão possibilitar o fortalecimento das políticas sociais, indispensáveis na efetividade das políticas de assistência social.

CAMAMU: PREFEITURA INAUGURA PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA COM DISCIPLINA MILITAR DO BAIXO SUL

 

WhatsApp Image 2019-03-18 at 15.03.56

Educação, Disciplina e respeito. Estas três palavras, juntas, ganham novo destaque no ensino público em Camamu, a primeira cidade do Baixo Sul da Bahia a implantar, em parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar, o vetor de ensino com disciplina de Colégio Militar.

Nesta segunda-feira (18), cerca de 1.000 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino, do 6º ao 9º ano, passarão a estudar na primeira escola da cidade a adotar essa disciplina.

Com a presença da Prefeita Ioná Queiroz, do Comandante da 33ª CIPM Major Alexandre Souza, secretários municipais, vereadores, pais de alunos e comunidade camamuense, a cerimônia de inauguração da nova escola deu início a um novo ciclo de aprendizagem na educação municipal. O Colégio Municipal Dr. Pirajá da Silva passou por uma reforma para se adaptar ao formato exigido pela parceria da Secretaria Municipal da Educação e Polícia Militar.

O Major Alexandre disse que Camamu passa por uma nova realidade na educação onde alunos terão segurança, ordem e disciplina e os professores terão condições de ministrar melhores aulas neste novo modelo de ensino adotado na escola.

A prefeita Ioná Queiroz destacou o empenho das secretarias de Educação e Infraestrutura que foram determinantes para a realização deste sonho para a educação municipal. “Quando soubemos da parceria do Governo do estado com os municípios, fomos ao Comando Geral da PM buscar essa parceria e chegamos primeiro. Hoje, temos a primeira escola pública na região com esse sistema de ensino”, disse a Prefeita Ioná.

Dentre as mudanças, como adaptação de salas, espaços de convivência e pintura padrão, um novo uniforme será adotado, bem como o cumprimento de horários e de comportamento, além de atividades de civismo.

Na prática, mantém-se o conteúdo pedagógico normal da rede municipal de ensino de Camamu. Os professores continuarão responsáveis pela gestão pedagógica da escola. Haverá um militar também na figura de diretor, que será o responsável pela gestão administrativa, segurança e disciplina dos alunos.

Algumas regras deverão ser seguidas no modelo vetor militar, onde meninas deverão usar coques e meninos terão um modelo de corte de cabelo a seguir. Todas essas mudanças estão sendo amplamente discutidas e apresentadas aos alunos e aos pais e responsáveis.

Trata-se de um marco na história da educação municipal, visando educação de qualidade e um futuro digno para os jovens camamuenses.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ALFA Construções vem a público, repudiar as falsas alegações do Sr. Diego Queiroz Rodrigues, vereador “diga diga”, que de forma vil, vem difamando a empresa.

O contrato entre a empresa e a Prefeitura Municipal de Itapetinga foi resultado de uma licitação pública, na qual a Alfa foi vencedora.
A Alfa construções, atual desde 2003, prestando serviços na área privada e pública, com atestados de capacidade técnica por serviços prestados, com os devidos registros nos órgãos de fiscalização a exemplo do CREA/BA e CRA/BA, não existindo nenhum processo contra a empresa no que diz respeito a descumprimento contratual.

O vídeo feito pelo Sr. Diego Queiroz Rodrigues, vereador “diga diga”, alegando que não existe a sede da empresa é leviano.
A empresa possui sede com todos os documentos inclusive alvará de funcionamento. Informa, ainda, que serão tomadas as devidas providencias legais para a responsabilização do vereador, por difamação.

COLUNA “VENENO”

confusao_generalizada-16

Veja abaixo a coluna “Veneno” desta semana:

SUÍCA PASSA LONGE DE ITABUNA

O vereador de Salvador, Suíca (PT), saiu novamente decepcionado de Itabuna por conta de votos. Assim como em 2014, ele foi candidato a deputado em 2018, montou uma grande estrutura para ter uma votação expressiva, e foi novamente um fiasco.

EX-VEREADOR PAULINHO FOI O COORDENADOR

O ex-vereador Paulinho foi o responsável pela coordenação da campanha em Itabuna. Parece que a relação está tensa entre os dois.

LÚCIO SERRA DE OLHO NO PARTIDO

O polícia Civil Lúcio Serra está animado com a possibilidade de ser candidato a prefeito de Itabuna. Já foi procurado por alguns partidos, mas está cauteloso no momento sobre filiação.

RACHA NA “BANCADA DE OPOSIÇÃO”

A vaidade está causando rachadura na bancada de oposição em Itabuna. Guinho já saiu da bancada para ser independente, Babá está avaliando sair e Manoel foi para a base do governo.

DIANE DE OLHO NA PREFEITURA

A ex-prefeita de Una, Diane (PT), está avaliando a possibilidade de ser candidata a prefeita em 2020. Vai encomendar uma pesquisa para analisar o cenário eleitoral e qual partido se filiar.

AZEVEDO PRÓXIMO DO DEM

O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, deve sair do PTB para voltar ao DEM. espera apenas um chamado de ACM Neto.

PARTIDO NOVO SEM DIRETÓRIO EM ITABUNA

Um grupo foi criado em Itabuna para ser o do partido “Novo”, mas na justiça eleitoral o partido está sem diretório em Itabuna. Parece que o “Novo” ainda não deu a luz na cidade.

OPOSIÇÃO BATENDO CABEÇA EM ITAPETINGA

O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB) está assistindo de camarote o “bate cabeça” na oposição na cidade. Sem candidato, uma turma defenda que o ex-prefeito José Carlos Moura seja candidato pelo PT. Mas a ficha do ex-prefeito está muito suja.

PSL COM MUITOS PRÉ-CANDIDATOS EM ITABUNA

O PSL de Itabuna continua sendo bastante cobiçado, o advogado Cosme Reis se filiou ao partido. O presidente local, Binho, espera a chegada de Guinho, mas já conversou com Son Gomes.

VEREADOR DO PT CONVIDA PREFEITA DE BARRO PRETO PARA PARTIDO

O vereador Jônatas (PT) convidou a prefeita Ana Paula (MDB) para se filiar ao PT, resta saber como a ex-prefeita Jaqueline(PT) vai assimilar esse convite.

GERALDO SIMÕES DE CAMAROTE

O ex-deputado Geraldo Simões (PT) está assistindo de camarote as articulações para a sucessão municipal de Itabuna. O mesmo já foi prefeito por duas vezes da cidade, e avalia a possibilidade de ser candidato em 2020.

JUNIOR BRANDÃO PODE DESBANCAR GERALDO?

O vereador Junior Brandão (PT) tenta se viabilizar como candidato a prefeito de Itabuna pelo PT, mas Geraldo tem a maioria dentro do partido, com isso é quase impossível Brandão ter legenda para ser candidato.

BETO DOURADO FORTE NA GESTÃO DA CÂMARA

O vereador Beto Dourado (PSDB) tem demonstrado que é o homem forte na gestão da câmara de Itabuna. O presidente é Ricardo Xavier (PPS), mas Beto tem sido chamado de primeiro ministro.

ITACARÉ: PREFEITURA PROMOVE CURSO GRATUITO DE ELETRICISTA RESIDENCIAL

 

Curso eletricista

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando o Curso de Capacitação Profissional Eletricista Residencial, ministrado pelo professor Maciel Pereira, engenheiro eletricista, técnico em eletrotécnica e automação predial. O curso é gratuito e as inscrições estarão abertas no período de 20 a 22 de março, das 9 às 14 horas, na secretaria de Educação. As vagas são limitadas.

Para se inscrever é preciso apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. Também é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e o 4º ano do Ensino Fundamental. O início do curso será no dia 25 de março, com aulas, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30min até 21 horas, no Centro Educacional de Itacaré. O curso terá carga horária de 80 horas e ao final será emitido certificado de conclusão, mediante frequência mínima de 75% das aulas.

O Curso de Eletricista Residencial tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução e manutenção de rede elétrica de baixa tensão em edificações residenciais. Ao longo do curso, o aluno terá conhecimentos teórico e prático de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente. Terá ainda a oportunidade para aprender habilidades de planejamento, projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas residenciais.

De acordo com o professo Maciel Pereira, ao término do curso, o profissional terá capacidade para realizar atividades com os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas, com competência, segurança, qualidade e confiabilidade. O curso será realizado em dois módulos, enfocando os mais diversos temas sobre eletricidade residencial, com aulas teóricas, demonstrações em salas e também aulas práticas.

 

UBAITABA: PREFEITURA ENTREGA À POPULAÇÃO NOVO CRAS

Cras - Casa das Famílias

A partir da 9 horas da manhã de segunda-feira, dia 18, o novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) passa a funcionar no antigo prédio da Prefeitura de Ubaitaba, na Avenida Presidente Vargas no centro da cidade. O “CRAS – Casa das Famílias” vai centralizar todo o atendimento que a Secretaria da Assistência Social, Promoção e Trabalho presta a quem mais precisa.

A secretária Elied Soares explica que outros serviços de acolhimento e convivência continuarão funcionando em todos os bairros e no distrito de Faisqueira. Além disso, a ação dos profissionais do CRAS será ampliada para a zona rural, já que a Prefeitura quer dar atenção especial às pessoas que moram no campo, a exemplo das comunidades de Melos, Piraúna, Oricó, etc.

“As pessoas que precisam de assistência social, orientação e demais serviços na área rural serão atendidas uma vez por semana com equipes móveis integrada por assistentes sociais e psicólogos. Nos demais dias no ‘CRAS – Casa das Famílias’”, afirma a secretária.

A centralização do CRAS no centro também atende à solicitação da prefeita Suka Carneiro de manter e conservar o prédio histórico da Prefeitura de Ubaitaba, edificado na década de 1930.

vida med

biofabrica

santa casa itabuna

vida + med

axe da sorte cap


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia