WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
mutirao obesidade prefeitura buerarema prefeitura ubaitaba prefeitura urucuca


whatsapp
prefeitura jussari



MORRO DE SÃO PAULO: MANCHAS DE ÓLEO ATINGEM PRAIAS

morro

Do “G 1”.

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à cidade de Cairu, no baixo sul da Bahia, na madrugada desta terça-feira (22). De acordo com a prefeitura, quatro praias foram atingidas no município, sendo que as duas mais afetadas ficam em Morro de São Paulo, que é um dos principais pontos turísticos do estado. Os dois locais foram interditados por tempo indeterminado.

Com a atualização, sobe para 12 o número de praias atingidas pelo óleo na Bahia. Além de Cairu, há registro da substância em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Entre Rios, Itacaré, Esplanada, Jandaíra, Vera Cruz, Itaparica e Mata de São João.

Em Cairu, os locais atingidos são: a Segunda e a Terceira Praia de Morro de São Paulo, a praia da Cueira, em Boipeba, e a Ponta do Quadro, em Garapuá.

Segundo a prefeitura da cidade, nas quatro localidades foram achadas fragmentos do óleo, que foram recolhidos ainda no início da manhã por equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Especial do Morro, com apoio de voluntários e da empresa responsável pela limpeza pública. Contudo, a área segue sob monitoramento.

ITABUNA: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA DEBATER O TEMA ” SAÚDE DOS GESTORES”

SAÚDE DOS GESTORES SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA DEBATER TEMA 1

Os integrantes das equipes gestoras das escolas da Rede Municipal de Itabuna, citando principalmente os diretores e vice-diretores, estarão participando, nesta terça-feira (22), de mais uma etapa do Curso de Gestão em Rede. O curso tem formação contínua e foi iniciado em 2017. Desde então, numa periodicidade mensal, gestores e coordenadores pedagógicos se reúnem para discutirem, debaterem e refletirem sobre temas diversos que permeiam a realidade escolar da Rede Municipal de Ensino.

 Nesta fase do curso, o Departamento da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (DEB/SME) dará continuidade ao módulo “Gestão em Saúde Escolar”, com o tema “Cuidando dos Gestores”. Este é o segundo encontro, num total de três, articulados para discutir especificamente esse tema.

 Entre os participantes do encontro, estará a pesquisadora Gina Marina, uma das co-autoras do livro “Saúde Emocional na Escola”, organizado pela professora Larissa Baptista. No livro, a co-autora apresenta um artigo que fala especificamente sobre os cuidados que os diretores devem ter no que se refere aos seus equilíbrios emocional e psíquico. O livro será lançado durante o encontro, em Itabuna.

 A programação vai das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no auditório do Itabuna Palace Hotel. A expectativa da Secretaria Municipal da Educação (SME) é o de que todos os integrantes das equipes gestoras participem do encontro. A rede conta com diretores em 90 escolas, entre unidades distribuídas entre escolas do campo e escolas urbanas.

BUERAREMA: PREFEITO TEM APROVAÇÃO SUPERIOR A 70%

PREF VINÍCIUS

Uma pesquisa realizada pela Séculus Análise e Pesquisa mostrou que, em Buerarema, o prefeito Vinícius Ibhrann (DEM) , tem uma aprovação superior a 70%.

Quando é avaliado o quadro eleitoral, o prefeito lidera com mais de 60%, enquanto o segundo colocado não chega a 10%.

URUÇUCA: BLUES JAZZ FESTIVAL DE SERRA GRANDE TERÁ ATRAÇÕES LOCAIS E ESPAÇO KIDS

Screenshot_20191022-094518

A primeira edição do Blues Jazz Festival Serra Grande acontecerá nós dias 15 e 16 de novembro, na Praça Pedro Gomes, em Serra Grande, Uruçuca, litoral sul da Bahia.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Uruçuca. Entusiasta do Blue Jazz, o Prefeito Moacyr Leite Júnior determinou que as equipes responsáveis cuidem de cada detalhe para que seja realizado um Grande Festival para a comunidade e turistas. “O Festival Blues Jazz, assim como o Festival de Arte e Gastronomia serão realizados todos os anos e faremos de tudo para melhorar a cada ano.

Com uma extensa e variada gama de atrações locais, o Blues Jazz Festival Serra Grande terá em sua programação diferentes formas de apresentações artísticas, shows musicais de artistas locais e de expressões nacional, oficinas gratuitas de música e instrumentos e ações de cuidado com o meio ambiente.

Da dança à performances, projeções e instalações de artes, brinquedos temáticos e atrações culturais. O evento, gratuito, tem como um dos seus objetivos, proporcionar troca artística entre moradores e visitantes.

A primeira edição do Blues Jazz Festival irá realizar shows musicais, oficinas gratuitas de música para jovens e crianças, workshop de confecção de instrumentos, apresentações artísticas e ações de cuidado ambiental e agroecologia.

Noções básicas de como fazer instrumentos, introdução de improvisação nos gêneros blues e jazz bem como usar software de computador para produzir música nos dois dias do evento.

Espaço Kids
Quem tem filhos está sempre em busca de ambientes preparados para receber e entreter as crianças. E, para materializar a brincadeira da criançada, a organização do Blues Jazz Serra Grande, organicamente agregará um espaço somente para elas.

Sem a intenção de traduzir o sentido do som que é algo intraduzível, o Blues Jazz Serra Grande, pretende estimular por meio de experimentos sonoros a arte do brincar e do falar através da música.

O Blues Jazz Festival Serra Grande vai realizar oficinas infantis a fim de despertar o ser musical na criançada.

ITABUNA: SHOPPING JEQUITIBÁ PROMOVE EXPOSIÇÃO FESTAS CRIATIVAS E HALLOWEEN

shopoing kids

O Shopping Jequitibá promove de 22 a 29 deste mês, o “Jequitibá Kids Festas Criativas”. O evento é destinado ao setor de festas infantis de aniversário e tem como objetivo mostrar as tendências e novidades de uma área com grande potencial de crescimento.

O Jequitibá Kids Festas Criativas, tem a participação de Travessura Festas, Fricotes, Doce Granulado, Mari Cerqueira Fotografia, Paula Mesquita, Arte de Criança, Juka Kids, Polly Amado Cake, Let´s Cabana, Balões Pic Pic, Dj Guigui, Desfruta, DM Produções, Império Balões e Fotomania.

E para fechar a programação do mês dedicado às crianças, o Shopping Jequitibá promove no próximo dia 31, às 17:30 horas, na praça central, a Festa do Halloween, o tradicional Dia das Bruxas, com atividades como recreação infantil, pintura facial, mini teatro temático e muitas outras atrações que vão fazer a alegria da criançada, num ambiente agradável, divertido e seguro para o público infantil e pessoas de todas as idades.

RUI SE REÚNE COM MARINHA E GOVERNO FEDERAL SOBRE MANCHAS DE ÓLEO NO LITORAL BAIANO

Foto Manu Dias_GOVBA (1)

O governador Rui Costa se reuniu, na tarde desta segunda-feira (21), com o vice-almirante André Luiz Santana, comandante do 2º Distrito Naval, e com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto para discutir novas ações de análise das manchas de óleo no litoral baiano, seus impactos socioambientais, as causas e soluções para o problema que atinge todo o nordeste. O encontro aconteceu no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador.

“Agradeço ao ministro da integração, ao almirante e toda a Marinha pela recepção republicana que tive hoje. Aceitei prontamente o convite de vir a essa reunião, onde houve um relato sobre o que está sendo feito pelos órgãos federais. Da nossa parte, foi apresentada a inquietação de como a situação pode ser conduzida a fim de reduzir impactos e danos à natureza”, afirmou Rui.

Ainda de acordo com o governador, foi solicitada à Marinha indicação de especialistas que possam visitar os estuários atingidos. Dos nove pontos de manguezal do Litoral Norte, sete foram atingidos pelo derramamento, sendo eles Jacuípe, Inhambupe, Imbassaí, Itaririri, Itapicuru, Subauma e Pojuca. “O objetivo é saber se há alguma solução técnica de limpeza, além da limpeza manual que já está acontecendo. A preocupação do Estado é a contaminação desenfreada dos manguezais, que são de extrema importância para a vida marinha e dos rios”, pontuou Rui, que também pediu a avaliação técnica dos órgãos federais para saber se é válida a compra de barreiras e bóias para conter o óleo e preservar os lugares mais sensíveis.

De acordo com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o objetivo do encontro com o governador foi saber as demandas da Bahia para enfrentar a situação. “Queríamos ouvir do próprio governador Rui Costa o que estava faltando que fizéssemos, e nos colocar à disposição para atender aos anseios do Estado. Estamos trabalhando na investigação e também na limpeza do mar e das praias. É uma operação muito grande, com uma dificuldade técnica gigantesca, mas estamos conduzindo da melhor forma possível, com equipamentos e o envolvimento de mais de três mil servidores e colaboradores”, explicou Canuto.

Ações do Estado

Sobre as ações e medidas adotadas pelo Governo do Estado, Rui Costa destacou a entrega de equipamentos para auxiliar o trabalho de retirada do óleo nas praias e revelou a contratação de uma empresa que fará o descarte do produto na capital e em outros municípios baianos que também foram afetados. “A partir de amanhã, o material que já foi retirado das praias começará a ser recolhido para ser descartado de forma correta. Queremos evitar que a população fique exposta ao produto”.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente do Ibama-BA, Rodrigo Santos Alves; membros do Grupo de Acompanhamento do Plano Nacional de Contingência do Derramamento de Óleo no Litoral Nordestino, secretário do Meio Ambiente do Estado (Sema), João Carlos Oliveira da Silva; o chefe da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster; entre outros representantes do Estado e da União.

ITORORÓ: POPULAÇÃO E ARTISTAS REJEITAM MUDANÇA DE NOME DE PRAÇA

itirororo

No mês de setembro a Câmara de Vereadores de Itororó aprovou por unanimidade um projeto de lei do vereador Jônatas Lisboa (DEM) que mudava o nome da praça principal da cidade de Castro Alves para Eujácio Filho (ex-deputado morto recentemente).

A população revoltada esperava o prefeito Adauto (PSDB) vetar a lei, entretanto, no último dia 09 o Diário Oficial publicou a sanção do prefeito Adauto (PSDB) mudando definitivamente o nome da praça.

Agora, uma campanha tomou conta das redes sociais com políticos, artistas (Marcos Palmeira, Luiz Caldas) e também o povo clamando para o nome do poeta dos escravos voltar a denominar o logradouro.

A cidade está em polvorosa e a sessão desta terça promete ser quente na Câmara local.

IBICARAÍ: JOSIAS GOMES PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DO 67º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE

abre-01

O deputado federal Josias Gomes participou nesta segunda-feira (21) das comemorações dos 67 anos de emancipação política do município de Ibicaraí.

Na cidade, ele foi recepcionado pelo prefeito Luiz Jácome Brandão Neto – conhecido por Lula Brandão -, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, representantes de associações e cooperativas de produtores rurais.

 “Foi um evento produtivo, onde visitamos assentamento de agricultores familiares produtores de cacau, agrovila produtora de hortaliças, e a fábrica de chocolate Bahia Cacau, entre outras atividades”, informa o prefeito Lula Brandão.

 “Também entregamos um veículo tipo Van para o CAPS e aparelhos de eletrocardiograma para 4 Unidades de Saúde da Família (USF) de Ibicaraí e assinamos ordem de serviço para a construção de 36 banheiros em casas de moradores da zona rural do município”, destaca Josias Gomes.

“No âmbito do projeto Bahia Produtiva foi assinado convênio para incrementar a produção de cacau e chocolate em Ibicaraí e mais 7 municípios da região, investimento que deve alcançar cerca de R$ 4 milhões”, diz Osaná Crisóstemo do Nascimento, diretor presidente da Cooperativa Bahia Cacau, que, fundada em 2010, possui 205 associados, e produz cacau de qualidade, nibs, mel e chocolate (com 35%, 50%, 60%, e 70% de cacau).

FOTÓGRAFO DANIEL MEDINA PREPARA EXPOSIÇÃO COM MULHERES QUE ENFRENTARAM O CÂNCER DE MAMA

WhatsApp Image 2019-10-21 at 15.21.44
O projeto Reflorescer, do fotógrafo coaraciense Daniel Medina retrata, através de um olhar sensível e apurado, a luta e a superação de mulheres que foram ou estão sendo submetidas ao tratamento contra o câncer de mama. A exposição será lançada no próximo dia 22 de outubro, às 10h, na sede do Grupo Se Toque e logo depois vai para a Oncosul, onde permanece até o dia 24, aberta ao público. A proposta de Daniel, que é também enfermeiro, é compartilhar e enaltecer o sucesso no tratamento dessa doença. Como profissional de saúde, ele conhece bem o processo, desde a chegada do diagnóstico aos efeitos colaterais. E são muitas as reações que as mulheres sofrem ao serem submetidas à quimioterapia/radioterapia, até a finalização do tratamento.

De acordo com Daniel, é uma tendência mundial levantar fatos e números de casos de doenças que um dia foram de difíceis soluções, e mostrar aos pacientes que o avanço da Medicina e da Ciência veio capacitar os setores envolvidos. Hoje, os resultados de vitória são capazes de amenizar a insegurança. Em se tratando de câncer de mama, os maiores medos das mulheres é a mastectomia – retirada total ou parcial das mamas – e a perda dos cabelos. E Daniel, com um olhar que vai além do que as lentes fotográficas possam alcançar, traduz nesse trabalho, a força de 16 personalidades guerreiras, mulheres que enriquecem o mundo com sua coragem.

“Essas mulheres passaram pelo processo do reflorescimento. Compreendo que a vida de uma mulher é como a vida de uma flor: momentos em que são viçosas, momentos em que deslumbram o mundo com suas belezas, momentos de perdas de pétalas e de cor. Há, também, o momento em que passam a ser flores adultas, conscientes de sua vitalidade e importância na transformação do mundo. Isso é reflorescer. ”, explica Daniel. Não à toa, esse é o nome da mostra.

Após o lançamento, a exposição segue para o Jequitibá Plaza Shopping até o dia 29 de outubro. E entre os dias 30 e 1° de novembro, o trabalho do fotógrafo fica exposto no Terminal Rodoviário de Itabuna. Daniel também já explorou a beleza no universo feminino numa exposição sobre parto. Agora, em homenagem ao Outubro Rosa, mês de luta e conscientização na prevenção do câncer de mama traz essa emocionante obra fotográfica que, além de transmitir segurança para mulheres que enfrentam a doença, encorajando-as, eleva e resgata a autoestima dessas vencedoras

Serviço:
Exposição Fotográfica – Projeto Reflorescer
Cidade: Itabuna
Oncosul: 22 a 24/10
Jequitibá Plaza Shopping: 25 a 29/10
Rodoviária: 30/ 10 a 01/11
Daniel Medina – 73 9121-6712

ITAJUÍPE: FAMUITA VENCE MAIS UMA ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE FANFARRAS

WhatsApp Image 2019-10-21 at 19.50.14

A Fanfarra Municipal de Itajuípe – FAMUITA venceu, neste domingo, 20, o Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras, na cidade de Catu, correspondente à segunda etapa do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras.
Colecionando excelentes apresentações por onde passa, a Fanfarra de Itajuípe levou mais um campeonato para casa. Além da premiação principal, a FAMUITA levou também os prêmios individuais de Melhor Coreográfico, Melhor Baliza, Melhor Mor, Melhor Cívico e Melhor Cartel.

Com esta, já são duas etapas vencidas pela FAMUITA na atual edição do campeonato baiano, trilhando seu caminho em busca do oitavo título para a agremiação. Com sessenta e sete componentes, entre corpo de baile e músicos, a FAMUITA tem mostrado o excelente trabalho desenvolvido com a educação musical em Itajuípe.

“Nossa cidade tem muito orgulho da nossa FAMUITA. Mais uma vez, se destaca na principal competição de fanfarras do nosso estado, ficando na primeira posição. O trabalho com os nossos jovens é fundamental e agradecemos aos nossos regentes e aos nossos diretores da FAMUITA pelo incrível trabalho realizado”, declarou o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral.

forum empresarial

vida med

santa casa itabuna

vida + med

axe da sorte cap


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia