PORTO SEGURO: PREFEITURA APRESENTA CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2025
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Finanças, realizou a Audiência Pública na quinta-feira, 26, de prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2025. A apresentação cumpre o que determina o §4º do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga o Executivo a demonstrar, a cada quatro meses, o comportamento das contas públicas.
Durante a audiência, foram detalhados os números da execução orçamentária, com análise das receitas e despesas do período, além dos resultados primário e nominal em comparação com as metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Também foram apresentados dados sobre a dívida consolidada líquida e os gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida.
Segundo a Secretaria de Finanças, o município cumpriu os índices constitucionais obrigatórios, incluindo os percentuais mínimos de aplicação em Educação, Fundeb e Saúde, conforme determina a legislação vigente. Os dados são extraídos do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), publicados regularmente no Diário Oficial.
A gestão destacou que a audiência tem como objetivo garantir transparência e permitir o acompanhamento da população sobre a situação fiscal do município. A apresentação ficará disponível no site oficial da Prefeitura, e também foi disponibilizado um e-mail para envio de dúvidas e solicitações de esclarecimentos.
IBICUÍ AVANÇA NA SAÚDE E ULTRAPASSA 3 MIL ATENDIMENTOS COM NOVA ETAPA DE CIRURGIAS DE VARIZES

A Prefeitura de Ibicuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa de cirurgias de varizes, reforçando o compromisso da gestão com a ampliação do acesso a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O procedimento, que possui alto custo na rede privada, segue sendo ofertado gratuitamente à população, garantindo acesso ao tratamento e mais qualidade de vida para quem precisa. Com mais essa ação, o município já ultrapassa a marca de 3 mil atendimentos realizados, ampliando o acesso a serviços especializados e reduzindo a fila de espera.
A cirurgia de varizes vai além da questão estética: trata dores, inchaços e previne complicações, promovendo mais saúde e bem-estar para os pacientes atendidos.
O prefeito Salomão destacou a importância da iniciativa para a população do município. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas e garantir que a saúde chegue a quem mais precisa. Sabemos que esse é um procedimento caro na rede particular, e poder oferecer gratuitamente pelo SUS é uma forma de assegurar dignidade, cuidado e mais qualidade de vida para nossa população”, afirmou.
A orientação é que os moradores acompanhem as divulgações oficiais da Prefeitura para ficar por dentro das próximas etapas e das orientações sobre os atendimentos.
A iniciativa reforça o trabalho conjunto da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a rede municipal de atendimento.
ILHÉUS: CESAR PORTO MOSTRA LIDERANÇA E FORÇA REAÇÃO IMEDIATA DO GOVERNO

O discurso do presidente da Câmara de Ilhéus, Cesar Porto (PP), não passou despercebido no centro do poder municipal.
Ao cobrar publicamente mais respeito do governo e uma atuação mais atenta dos secretários diante das demandas dos vereadores, Cesar mostrou que fala com respaldo político dentro da Casa — e que não pretende aceitar o isolamento do Legislativo.
A reação foi rápida. Em menos de 8 horas, o prefeito Valderico Jr. (UB) chamou o presidente da Câmara para uma reunião na sede do governo.
Oficialmente, o encontro serviu para alinhar projetos prioritários de Ilhéus e reforçar a cooperação entre Executivo e Legislativo. Na prática, a reunião também teve peso político: foi uma resposta direta ao recado dado por Cesar no plenário.
Nos bastidores, a avaliação é que o presidente da Câmara subiu o tom, marcou posição e conseguiu provocar uma movimentação imediata do Executivo. O gesto de Valderico, por sua vez, indica que o governo entendeu o tamanho do incômodo e decidiu abrir o canal de diálogo antes que o desgaste aumentasse.
A expectativa, agora, é saber se a sinalização de aproximação vai se traduzir em mais espaço para os vereadores e em respostas mais rápidas às demandas da população.
FEIRA DE SANTANA: DEYVID BACELAR COMEMORA 46 ANOS E ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL PELO PT
O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, celebrou seus 46 anos em Feira de Santana neste domingo (22), em um evento que também marcou o anúncio público de sua pré-candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2026.
A comemoração, realizada na cidade onde nasceu e foi criado, reuniu amigos, familiares, lideranças políticas e representantes do movimento sindical. Deyvid destacou a ligação com a “Princesinha do Sertão” e o simbolismo do momento.
“Esses 46 anos precisavam ser comemorados aqui em Feira de Santana, minha cidade onde eu sou nascido e criado. Amo a nossa princesinha do sertão e estou muito feliz de estar aqui com meus amigos, amigas, familiares e companheiros de caminhada”, afirmou.
Segundo ele, o evento superou as expectativas de público.
“Nós imaginávamos algo em torno de 500 pessoas, mas devemos ter mais de 800 aqui hoje. Fiquei surpreso. A casa está lotada e isso sinaliza apoio a essa caminhada”, comemorou.
Novo desafio com responsabilidade – Durante a celebração, Bacelar confirmou que colocará seu nome à disposição do partido para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026.
“Estamos com esse novo desafio, essa pré-candidatura a deputado federal, que assumo com muita responsabilidade, inclusive pelas expectativas e sonhos que estão sendo gerados em torno desse projeto coletivo e participativo construído com tantas pessoas”, declarou.
Ele disse esperar que o projeto seja bem-sucedido.
“Espero que, no dia 4 de outubro, possamos receber esse presente com a força do povo da Bahia.”
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, participou do evento e destacou a trajetória de Deyvid no sindicalismo, especialmente na defesa da política energética e da indústria nacional.
“Deyvid é um grande amigo, uma novidade na política, forjado no sindicalismo, com uma pauta ligada à política de petróleo, fertilizantes e sustentabilidade. Ele tem história de resistência, de luta, principalmente quando brigou para que não houvesse a venda de refinarias e fábricas de fertilizantes”, afirmou.
Já o deputado estadual Radiovaldo Costa classificou o evento como um “pré-lançamento” da candidatura.
Hoje marca a pré-candidatura de Deyvid Bacelar. É o aniversário, mas também quase um lançamento aqui na cidade dele, reunindo amigos e lideranças de vários municípios. Estamos confiantes nessa caminhada e na renovação política que passa pelo nome de Deyvid”, declarou.
Radiovaldo também anunciou que pretende formar “dobradinha” com Bacelar em 2026.
“Eu para estadual, Deyvid para federal. Temos origens muito próximas e uma base consolidada em Feira, na Região Metropolitana e em vários municípios da Bahia.”
A coordenadora-geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, ressaltou a representatividade de Deyvid para a categoria.
“Ele foi nosso coordenador e hoje nos representa nacionalmente na Federação Única dos Petroleiros. É uma grande representatividade para a categoria”, afirmou.
Ela citou como bandeiras atuais da categoria a retomada de ativos estratégicos da Petrobras na Bahia.
“Já avançamos na retomada da fábrica de fertilizantes e seguimos na luta pela refinaria, que impacta diretamente os preços dos combustíveis e do gás de cozinha para a sociedade baiana.”
UBAITABA REFORÇA PREVENÇÃO EM MEIO AO ALERTA DE FORTES CHUVAS E PARTICIPA DE SIMULADO DA UHE FUNIL
Diante do cenário de alerta para fortes chuvas na região, a Prefeitura de Ubaitaba intensificou as ações preventivas e participou do Simulado de Mesa (Table Top) promovido pela AXIA Energia Nordeste, dentro das atividades do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica (UHE) Funil.
A iniciativa segue as diretrizes da Lei Federal nº 12.334/2010, que institui a Política Nacional de Segurança de Barragens, e tem como objetivo fortalecer o alinhamento entre os entes responsáveis pela prevenção e resposta a possíveis situações de risco, especialmente em períodos de maior volume de chuvas.
O encontro reuniu o secretário municipal de Infraestrutura, o coordenador da Defesa Civil e representantes de diversos setores da gestão municipal, além de órgãos que integram o sistema de resposta a emergências. Durante o simulado, foram discutidos cenários hipotéticos, procedimentos operacionais, rotas de fuga, pontos de apoio e o fluxo de acionamento do plano de contingência.
Com o aumento das precipitações e o monitoramento constante do nível dos rios, a gestão municipal destaca que a participação no exercício é fundamental para garantir agilidade e eficiência em caso de necessidade. A integração entre município, empresa responsável pela barragem e demais instituições amplia a capacidade de resposta e reforça a segurança da população.
A Prefeitura de Ubaitaba reafirma que segue em estado de atenção, acompanhando os boletins meteorológicos e mantendo as equipes mobilizadas para atuar de forma preventiva, priorizando a proteção das famílias e a preservação de vidas.
NOVA CANAÃ: PREFEITO DESTRAVA OBRAS E COBRA ANDAMENTO DE CONVÊNIOS

O prefeito de Nova Canaã, Doi Rocha, passou esta semana em Salvador em movimento que, para aliados, vai além da agenda administrativa de praxe: é uma tentativa de destravar obras e acelerar entregas consideradas estratégicas para o município.
Ao lado dos secretários Valvir Santos e Val Rocha, Doi acompanhou de perto o andamento dos convênios firmados com o Governo do Estado.
Na Conder, a comitiva tratou de dois temas sensíveis para a gestão: a retomada do calçamento do bairro Ozéias Andrade e o andamento do projeto das 50 casas do Minha Casa, Minha Vida.
Nos bastidores, a avaliação é que a presença pessoal do prefeito nos órgãos estaduais busca dar tração a demandas que têm peso direto no dia a dia da população — e também impacto político para a administração municipal.
A agenda em Salvador serviu ainda para reforçar um recado da gestão: o de que o município quer acompanhar de perto cada etapa dos convênios para evitar lentidão e garantir que os projetos saiam do papel.
EUNÁPOLIS: PREFEITURA INJETA R$ 22 MILHÕES NA ECONOMIA COM PAGAMENTO DA FOLHA DE FEVEREIRO

A Prefeitura de Eunápolis começou, nesta quarta-feira (25) a fazer o pagamento dos salários referentes ao mês de fevereiro dentro do mês trabalhado, garantindo que os valores já estejam disponíveis nas contas dos servidores municipais. Ao todo, foram injetados R$ 22 milhões na economia local, fortalecendo o comércio, o setor de serviços e a circulação de renda no município.
O pagamento contempla servidores efetivos, contratados e comissionados, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público e com a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
Além de assegurar tranquilidade às famílias dos servidores, o pagamento em dia gera impacto direto na economia da cidade, promovendo aquecimento do mercado local, fortalecimento das atividades comerciais e estímulo ao desenvolvimento de Eunápolis.
De acordo com a secretária municipal de Gestão, Janis Souza, o equilíbrio financeiro da administração tem sido essencial para manter os compromissos em dia. “Nosso trabalho é pautado no planejamento, na responsabilidade fiscal e na organização das contas públicas. Garantir o pagamento da folha dentro do mês trabalhado demonstra respeito ao servidor e compromisso com a estabilidade financeira do município”, destacou a secretária.
ITAJU DO COLÔNIA: VEREADORES REAFIRMAM APOIO A ANDREA CASTRO E VALÉRIO DIZ QUE GRUPO SEGUE UNIDO

Os vereadores de Itaju do Colônia Luciano de Palmira(UB), Aires do Sindicato(MDB) e Professor Lairton(MDB), além do suplente Eli Dias(UB), reafirmaram apoio à pré-candidatura de Andrea Castro durante reunião com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e Valério Aguiar.
O encontro reforçou a articulação política em torno do nome de Andrea e sinalizou a ampliação de apoios na região.
Na ocasião, o vereador de Pau Brasil, Wellington da Beira Rio(Avante), também declarou apoio à pré-candidatura, fortalecendo ainda mais o movimento político em defesa do nome de Andrea Castro.
Valério Aguiar aproveitou o encontro para mandar um recado político. Segundo ele, seu grupo segue coeso, apesar das investidas do grupo adversário.
“Nosso grupo está unido, firme e consciente do projeto que defende. Mesmo com tanto assédio do governo local, seguimos juntos, fortalecidos e com o mesmo propósito”, declarou.
PAU BRASIL: PREFEITO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DA SEINFRA E AVANÇA EM DISCUSSÃO SOBRE OBRAS ESTRUTURANTES

O prefeito de Pau Brasil, Robson, cumpriu agenda em Salvador na quarta-feira, 25 de fevereiro, para tratar de projetos de infraestrutura considerados estratégicos para o município. Durante reunião com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Dr. Saulo Pontes, foram discutidas demandas como estradas vicinais, Luz para Todos e pavimentação asfáltica.
Entre os principais temas da reunião estiveram o projeto de construção da Ponte do Toucinho, na região do Rio Pardo, e a estrada ligando Pau Brasil a Itaju do Colônia, obra aguardada há décadas pela população.
Segundo o prefeito, a agenda foi positiva e reforça a expectativa de avanços para o município.
“Nossa agenda aqui é sempre muito positiva. Desde quando estava na SIT, Dr. Saulo tem segurado em nossas mãos e não tem sido diferente agora como secretário. Saio daqui muito feliz e vamos trabalhar para logo anunciar novidades para nossa cidade”, declarou Robson.
O prefeito está em Salvador desde a última segunda-feira, acompanhado de uma comitiva formada pelo secretário de Turismo, Cultura, Lazer e Eventos, Flávio de Zelito; pelo coordenador de eventos, Fabrício Manchinha; pela secretária de Saúde, Glaucia Almeida; pelo diretor da COOAP, Gabriel Almeida; e pela primeira-dama e secretária de Trabalho e Ação Social, Jorlane Ramos.
BAHIA: WAGNER ATROPELA ARTICULAÇÃO, IRRITA ALIADOS E REACENDE CRISE NA BASE DE JERÔNIMO

O senador Jaques Wagner (PT) voltou a gerar incômodo na base aliada ao antecipar movimentos da chapa governista.
Em 2022, uma declaração de Wagner sobre a sucessão estadual ampliou a crise com o PP de João Leão, que acabou rompendo com o grupo petista e apoiando ACM Neto.
Agora, o senador repetiu o gesto. Na semana passada, durante a viagem de Jerônimo Rodrigues à Índia, Wagner afirmou que a chapa já estaria formada, com Geraldo Júnior (MDB) na vice. A fala causou insatisfação entre aliados do Avante e do PSD, já que o anúncio ocorreu antes da reunião do conselho político.
Após a repercussão, Jerônimo tratou de conter o desgaste e afirmou, ao retornar ao estado, que a vaga de vice ainda não está definida. Nos bastidores, a expectativa é de que Avante e PSD cobrem do governador espaço e participação nas decisões da chapa.




































