WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

MARÇO EM CENA: TEATRO O MÊS INTEIRO NA CASA JONAS&PILAR

 

Março é o Mês do Teatro e do Circo e, para celebrar, a Casa Jonas&Pilar traz uma programação toda dedicada às artes cênicas, desde o dia 4 até o dia 29 de março.

 

Prepare-se para mergulhar nesse mundo de ação, emoções, encantamento e magia.

Anota na sua agenda:

– Toda quarta-feira: uma Leitura Dramática gratuita apresentada por grupos de nossa região, com textos de Aldo Bastos, Bertolt Brecht, Padre Cícero e Domingos Pellegrini;

– todo sábado e domingo: um espetáculo de teatro infanto-juvenil ou adulto, para rir ou chorar, a preços populares;

– nas sextas-feiras (13, 20 e 27): Oficina de Mágica aberta para todas as idades, a partir dos 7 anos. (Inscrições Abertas no link: https://forms.gle/smgbqCeoQWBiQMYG9)

Acompanhe aqui as atualizações e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os detalhes dessa programação no @casajonasepilar.

Os espetáculos serão apresentados no teatro da Casa Jonas&Pilar, localizada na praça Domingos Cabral, em Buerarema, próximo a estacionamento e ponto de ônibus. O espaço é climatizado, aconchegante e possui rampa de acesso. Com capacidade para 80 pessoas, é todo preparado para exibição de teatro, dança, música e cineclube.

Março: Mês do Teatro e do Circo. Venha participar desse maravilhoso movimento.

Esta atividade é realizada pelo Instituto Macuco Jequitibá, com Apoio Institucional da Prefeitura de Buerarema e Apoio Financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia; Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Governo da Bahia

Casa de Cultura Jonas&Pilar: arte e cultura o ano inteiro.

PORTO SPORT CLUB VIRA SOBRE O SERRA BRANCA E AVANÇA NA COPA DO BRASIL 2026

O Porto Sport Club viveu uma tarde histórica na Copa do Brasil ao protagonizar uma virada emocionante diante do Serra Branca, no Estádio Agnaldo Bento dos Santos, nesta quarta-feira, 18, e garantir vaga na segunda fase da competição.

O Porto encontrou dificuldades desde o início. A equipe foi para o intervalo em desvantagem por 1 a 0 e ainda precisou lidar com dois jogadores a menos em campo, um cenário que tornava a classificação quase impossível.

Mas o segundo tempo foi de pura superação. Na raça e na entrega, o time pressionou, encurralou o adversário e transformou a adversidade em motivação. A torcida Avante Porto empurrou, o jogo ganhou contornos dramáticos e, na reta final, veio a recompensa.

Aos 45 minutos, Breno Liborge deixou tudo igual e reacendeu a esperança. Quando a decisão parecia caminhar para os pênaltis, brilhou a estrela do camisa 10. Luan, aos 52 minutos, no último lance da partida, marcou o gol da virada e fez o Agnaldo Bento explodir de emoção. Final: Porto Sport Club 2 x 1 Serra Branca.

Com os gols de Breno e Luan, o Porto não apenas garantiu a classificação, mas escreveu um dos capítulos mais marcantes de sua trajetória recente.

Agora, pela segunda fase, o desafio será contra o CRB, de Maceió. O confronto está marcado para o dia 3 de março, às 20h, no Estádio Rei Pelé, na capital alagoana.

TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA ENCAMINHA PROJETO DE LEI QUE GARANTE CONTAGEM DE TEMPO DA PANDEMIA PARA SERVIDORES

A Prefeitura de Teixeira de Freitas redigiu o Projeto de Lei nº 04/2026, que autoriza a contagem do período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 como tempo de efetivo serviço para fins de licença-prêmio e outras vantagens temporais previstas na legislação.

A contagem havia sido suspensa temporariamente por uma lei federal com intuito da promoção do equilíbrio fiscal durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Agora, com a mudança na legislação, os municípios podem regulamentar a situação.

Com a proposta, o Município busca garantir segurança jurídica, tratamento igualitário aos servidores e alinhamento às normas federais, evitando dúvidas ou questionamentos futuros.

O projeto segue agora para encaminhamento e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

“A BAHIA MOSTROU AO MUNDO A FORÇA DE UM CARNAVAL ORGANIZADO, INCLUSIVO E SEGURO”, AFIRMA GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES

O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, coordenador do Carnaval da Bahia 2026, apresentou os números oficiais da festa nesta quarta-feira (18), durante coletiva à imprensa. Foram detalhados os resultados e os impactos das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, consolidando a edição deste ano como um marco para a cultura e para a economia baiana.

Com forte presença institucional, integração entre secretarias estaduais e investimentos estratégicos, o Estado garantiu estrutura nas áreas de segurança, saúde, turismo, cultura e direitos humanos, ampliando o acesso à festa e fortalecendo os serviços públicos.

“A atuação das nossas forças de segurança foi decisiva para que tivéssemos um Carnaval de paz. Houve planejamento, integração, uso intensivo de tecnologia e presença efetiva do Estado nos circuitos e no interior. Esse resultado demonstra que é possível realizar uma grande festa popular com responsabilidade e cuidado com as pessoas”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Nos circuitos oficiais, por onde circularam mais de 12 milhões de foliões em Salvador e no interior do estado, não houve registro de homicídios, marca alcançada pelo terceiro ano consecutivo. O resultado está associado ao reforço no efetivo, ao monitoramento por câmeras e drones e ao uso do reconhecimento facial. “Mobilizamos mais de 37 mil policiais e bombeiros, com suporte de tecnologia e atuação integrada das forças estaduais. O planejamento antecipado e o trabalho de inteligência foram fundamentais para garantir a tranquilidade nos circuitos e nas cidades do interior”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Turismo

O Carnaval de 2026 registrou crescimento expressivo no fluxo de visitantes e na movimentação econômica. O número de passageiros nos aeroportos baianos teve aumento superior a 19 por cento em relação ao mesmo período de 2025. Na nova Rodoviária da Bahia, mais de 170 mil passageiros circularam durante o período da festa.

A rede hoteleira alcançou 95 por cento de ocupação na capital, com picos de 100 por cento nos hotéis localizados nos circuitos oficiais. No interior do estado, a média foi de 85 por cento. Ao todo, mais de 3.800.000 turistas visitaram a Bahia no período, injetando cerca de 8 bilhões e 100 milhões de reais na economia.

“Baianos, foliões e turistas fizeram o maior e melhor Carnaval do mundo, e o Governo do Estado estruturou a Bahia para que todos pudessem viver essa experiência. Batemos todos os recordes, com mais de 3 milhões e 800 mil visitantes e mais de 8 bilhões de reais circulando na economia, gerando emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

Saúde e Direitos Humanos

Na saúde, foram realizados 127 atendimentos e mais de 15 mil testes para infecções sexualmente transmissíveis, além da implantação de cinco postos de hidratação nos circuitos. As ações de direitos humanos e proteção social também tiveram papel central, com o Plantão Integrado de Direitos Humanos, campanhas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, proteção às mulheres e apoio aos trabalhadores da festa.

O Projeto Meu Corre Decente Carnaval 2026 garantiu suporte a mais de 4.800 catadores de materiais recicláveis nos municípios de Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Salvador. Ao longo da festa, foram retiradas 182,675 toneladas de materiais recicláveis dos circuitos, um recorde histórico registrado pelo projeto, fortalecendo a sustentabilidade do evento e assegurando melhores condições de trabalho e geração de renda para a categoria.

Cultura

Na cultura, o Governo do Estado fortaleceu o modelo democrático e sem cordas, garantindo mais de 180 atrações gratuitas, além do protagonismo dos blocos afro por meio do Programa Ouro Negro. A iniciativa reafirma o Carnaval como espaço de inclusão, valorização cultural e desenvolvimento econômico.

JERÔNIMO ACOMPANHA LULA EM MISSÃO INTERNACIONAL E FIRMA ACORDOS PARA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS NA BAHIAFARMA

A viagem do governador Jerônimo Rodrigues à Índia e à Coreia do Sul marca um passo decisivo para reposicionar o Nordeste no centro da política nacional de saúde. Integrando a missão oficial do presidente Lula, o governador vai firmar acordos internacionais que viabilizam a produção de medicamentos de alto custo pela Bahiafarma.

“A Bahia está assumindo um papel estratégico na soberania farmacêutica do Brasil. Não podemos depender exclusivamente de importações para garantir vida e dignidade às pessoas”, afirma Jerônimo Rodrigues, ao destacar a relevância da iniciativa para pacientes com câncer e doenças raras atendidos pelo SUS.

Ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e da diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, o governador leva à agenda internacional um projeto estruturante: consolidar a Bahia como polo nacional de medicamentos oncológicos e para doenças raras, reduzindo vulnerabilidades históricas do sistema público de saúde.

O plano ganhou força em 2024, quando a Bahiafarma selecionou a empresa nacional Bionovis como parceira em uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A partir dessa base, serão firmados acordos com Samsung Bioepis, Dr. Reddy’s Laboratories e Biocon Biologics.

A iniciativa envolve quatro biofármacos estratégicos — eculizumabe, pertuzumabe, nivolumabe e bevacizumabe — que, juntos, somam mais de R$ 1,7 bilhão por ano em aquisições do SUS, hoje majoritariamente feitas no mercado internacional.

Com a modernização do parque industrial da Bahiafarma, em Simões Filho, a produção será internalizada de forma gradual. Além de gerar economia estimada entre 20% e 25% ao Ministério da Saúde, o projeto impulsiona empregos qualificados e posiciona a Bahia como referência nacional em biotecnologia aplicada à saúde pública.

“CARNAVAL DA LIBERDADE PRECISA SER CLASSIFICADO COMO CIRCUITO OFICIAL DA FESTA EM SALVADOR “, DIZ DEYVID BACELAR

O Carnaval 2026 em Salvador sedimentou a importância dos circuitos alternativos, com forte presença de público e fortalecimento da cultura em cada bairro. Um exemplo foi o projeto “Ancestralidade, Fé e Alegria”, realizado no Circuito Mãe Hilda Jitolu, na Liberdade. “Foi muito mais que uma festa: foi a celebração viva da nossa identidade, da nossa história e da força do povo do bairro da Liberdade, em Salvador”, destacou Agnelo Bororó, presidente do bloco Sambrasil.

“Durante dias inesquecíveis, a cultura afro-brasileira pulsou nas ruas, reunindo famílias, blocos, artistas, crianças e toda a comunidade em um verdadeiro espetáculo de fé, tradição e alegria”, completou o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras (FUP), Deyvid Bacelar.

Membro do Conselho de Participação Social do governo Lula, Bacelar ressaltou  a importância do fortalecimento do carnaval dos bairros e a preservação da cultura popular, que contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia. “O Carnaval da Liberade precisa ser classificado como circuito oficial da festa”, defendeu.

“Teria sido difícil sem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), órgão vinculado à Secretaria de Turismo da Bahia. Esse incentivo foi essencial para fortalecer a cultura popular, valorizar nossos artistas e movimentar a economia local”, frisou o ex-vereador de Salvador Moisés Rocha, um dos interlocutores que, juntamente com Deyvid Bacelar, viabilizou os apoios para a concretização da festa no local.

“A Liberdade mostrou, mais uma vez, que é território de paz, resistência, ancestralidade e de potência cultural. Que venham novos encontros, novas celebrações e mais capítulos dessa linda história construída pelo nosso povo”, disse Rocha.

CONQUISTA: PREFEITA COGITA RENUNCIAR PARA SER VICE DE ACM NETO

Pela primeira vez de forma pública e direta, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), admitiu que pode deixar o cargo para integrar a chapa majoritária da oposição na disputa pelo Governo da Bahia em 2026.

Em conversa exclusiva com o jornalista Daniel Silva, ao ser questionada sobre a possibilidade de compor a chapa encabeçada por ACM Neto (UB), Sheila foi objetiva:

“Eu me reelegi com quase 60% dos votos, no primeiro turno, para cumprir quatro anos de mandato. Mas para ajudar a Bahia a se libertar do PT, eu estou preparada para qualquer missão.”
A declaração altera o cenário político. Até então, Sheila evitava tratar abertamente sobre a hipótese de deixar o Executivo municipal antes do fim do mandato. Agora, ela não apenas não descarta como também se coloca à disposição do grupo oposicionista.

Peso eleitoral

Reeleita com quase 60% dos votos no primeiro turno, Sheila se consolidou como uma das principais lideranças do interior baiano. Vitória da Conquista é um dos maiores colégios eleitorais do estado fora da Região Metropolitana de Salvador, o que dá à prefeita densidade política e capilaridade no debate estadual.

Nos bastidores, seu nome já vinha sendo citado como possível vice em uma chapa de oposição. A fala pública, porém, leva o assunto a outro patamar: deixa de ser apenas especulação e passa a ser uma possibilidade concreta.

A decisão final dependerá das articulações conduzidas por ACM Neto, que já sinalizou que pretende escolher um vice com forte representatividade do interior.

MARAÚ: GOVERNADOR LEVA MOBILIDADE, APOIO AO CAMPO E MORADIA DIGNA A FAMÍLIAS

Mobilidade urbana, apoio ao campo e moradia digna marcaram a agenda do governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira de Carnaval (17), no município de Maraú, Costa do Dendê. As ações beneficiam diretamente moradores do distrito de Barra Grande e da comunidade quilombola de Terra Verde Minério, promovendo mais mobilidade, qualidade de vida e dignidade para a população.

“As entregas e anúncios que estamos fazendo representam o nosso compromisso com o desenvolvimento dos municípios, com atenção especial às comunidades que mais precisam. São investimentos que transformam a realidade das pessoas, de pequenos produtores e promovem inclusão social”, destacou o governador.

Entre as entregas está a inauguração das obras de pavimentação e drenagem da Avenida Dra. Lili, no distrito de Barra Grande. Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), em parceria com o município, com R$ 2,6 milhões de recursos estaduais. A obra contempla uma área total de 15 mil metros quadrados, garantindo melhores condições de tráfego, escoamento das águas pluviais e mais segurança para pedestres e motoristas.

Fortalecimento do campo

Foi entregue uma retroescavadeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O equipamento, fruto de emenda parlamentar, “vai ampliar a capacidade de atuação do município em serviços como manutenção de estradas vicinais, apoio à agricultura familiar e obras de pequeno porte”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Para quem vive da agricultura familiar, o equipamento chega como um reforço fundamental. Agricultora e apicultora de Maraú, Ildalice Maciel, de 62 anos, vê na entrega uma oportunidade de crescimento coletivo. “Somos onze mulheres na nossa associação, que produzem bolos, bolachas e pães a partir da mandioca. Esse apoio ajuda a gente a crescer, a produzir mais e a garantir renda para nossas famílias”, afirmou.

Unidades Habitacionais

Jerônimo Rodrigues também anunciou a assinatura da ordem de serviço para a construção de 50 unidades habitacionais na comunidade quilombola de Terra Verde Minério, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Rural, com investimento total de R$ 4,6 milhões de recursos com fundos Federal e Estadual.

As moradias terão três quartos, sala integrada à cozinha, banheiro e varanda, com metragem total de 64,80 m² e área útil de 58,54 m². As unidades contarão ainda com soluções sustentáveis, como cisterna para captação de água da chuva e acesso à energia elétrica, garantindo mais conforto e segurança às famílias beneficiadas.

Autorizações

Ainda estavam no pacote de anúncios, autorizações para a cessão de viatura para a Polícia Militar, 50 barracas e cobertura da feira livre, duas ambulâncias, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), trator com implementos agrícolas, requalificação do mercado municipal, e por fim, a elaboração de projeto para a pavimentação com piso intertravado, do trecho que liga a BR-030 ao distrito de Barra Grande.

ESTADO AUTORIZA PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA ENTRE URUÇUCA E SERRA GRANDE PARA FORTALECER DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

Na tarde desta terça-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues esteve no distrito de Serra Grande, no município de Uruçuca, para realizar entregas na área de infraestrutura e participar do Carnaval da cidade, localizada no litoral sul da Bahia. Durante a agenda, o governador entregou uma ambulância ao município e autorizou o início da licitação para a pavimentação asfáltica de 38 km da BA-653, no trecho que liga a sede ao distrito, conhecido como “Veia da Mata Atlântica”.

“Saímos do Carnaval de Salvador para acompanhar o Carnaval do interior da Bahia. Além disso, autorizei a abertura da licitação de uma estrada muito importante, com quase 40 quilômetros de asfalto, ligando a sede ao distrito de Serra Grande, uma região litorânea estratégica para o turismo e para a economia. No sábado (21), a publicação da licitação estará no Diário Oficial”, destacou o governador.

“Há muitas empresas aqui, a hotelaria está em expansão, e podemos avançar ainda mais com o apoio do governador e a melhoria da estrada”, comemorou Denilson de Oliveira, morador de Uruçuca

Aberta há 28 anos para garantir o acesso ao Parque Estadual da Serra do Conduru, a estrada que liga Uruçuca a Serra Grande já conta com projeto pronto, segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes. “Com a pavimentação, será possível impulsionar ainda mais esse polo turístico. Também é importante destacar a agricultura familiar, pois a melhoria da via vai assegurar, inclusive no período de chuvas, o escoamento da produção para as feiras de Uruçuca e de municípios vizinhos”, ressaltou.

Durante a programação, Jerônimo Rodrigues plantou uma muda de pau-brasil como parte do Programa Planta Bahia, iniciativa que integra o Bahia Mais Verde e busca conscientizar a população sobre a importância do reflorestamento e da preservação dos recursos naturais. Para encerrar a agenda, o governador visitou o Mirante Serra Grande.

BRUMADO: GOVERNADOR JERÔNIMO PRESTIGIA O CARNAVAL E INAUGURA BASE REGIONAL DE SAÚDE AO LADO DO PREFEITO FABRÍCIO ABRANTES

Entre um bloco e outro o Governador Jerônimo Rodrigues e o Prefeito Fabrício Abrantes encontraram espaço nas agendas para a entregar a Base Regional de Saúde de Brumado. A base, que fica no bairro

Santa Teresa, foi inaugurada nesta segunda-feira, em uma solenidade que contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais.

Na ocasião, o governador entregou equipamentos de saúde e uma ambulância para Hospital Municipal de Brumado.

A Base Regional funcionava em um imóvel alugado no centro da cidade, mas com essa entrega, os serviços passam a ser oferecidos em uma estrutura própria, moderna e equipada com tecnologia adequada para garantir mais eficiência, conforto e qualidade no atendimento aos cidadãos.

A Base Regional reúne importantes serviços estaduais de saúde no município, como a Policlínica Regional de Saúde, o Núcleo Regional de Saúde Sudoeste e a unidade da HEMOBA.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia