WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus pmvc pmvc plansul




:: ‘Cidades’

ITUAÇU: “A OPOSIÇÃO QUE DIZ QUE OS PREFEITOS NÃO TÊM FORÇA VAI PERDER MAIS UMA VEZ”, DISPARA PREFEITO DE ITUAÇU DURANTE ANÚNCIO DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO

 

 

O prefeito de Ituaçu (BA), Phellipe Brito (PSD), afirmou nesta quinta-feira (11) que a oposição voltará a ser derrotada nas urnas e rebateu críticas feitas por ACM Neto aos gestores municipais. “Estou com Jerônimo, como estive na eleição passada e, neste ano, a vitória será em primeiro turno, de Jerônimo e de Lula. A oposição diz que os prefeitos não têm força, não têm acesso ao povo. Por isso, vai perder mais uma vez”, declarou.

 

O gestor também afirmou que enquanto a oposição não tem projetos para apresentar, o Governo do Estado segue realizando entregas que impactam diretamente a vida da população. “Nós temos entregas constantes, escolas que antes só se via em filmes. Nós estamos juntos com um time que tem compromisso, enquanto o lado de lá não tem o que mostrar e só fica falando”, disse durante anúncio de investimentos para 200 cidades baianas realizado no Parque de Exposições, em Salvador.  

Phellipe Brito destacou os avanços em educação e acesso à água no município, atribuídos à parceria com o governo estadual. Entre as ações citadas está a entrega do Centro Educacional Anísio Honório da Silva, inaugurado em novembro do ano passado. Com investimento de R$ 14,5 milhões, a unidade conta com laboratórios, quadra coberta, piscina olímpica, biblioteca e outras estruturas modernas. 

“A história que a oposição faz é de falácias. Eles estiveram no poder e não fizeram. Depois de Wagner, Rui e Jerônimo, a realidade é outra. Em Ituaçu, temos escolas com teatro, cantina, piscina, além de obras de água encanada na casa do povo, pavimentação asfáltica, chegando também na zona rural”, afirmou. 

 

BUERAREMA: PREFEITO GEL DA FARMÁCIA RECEBE VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL E CAÇAMBA PARA REFORÇAR A INFRAESTRUTURA DO MUNICÍPIO

O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, recebeu nesta quinta-feira (11), em Salvador, importantes equipamentos destinados ao fortalecimento da segurança pública e da infraestrutura do município.

Ao lado do deputado estadual Eduardo Salles e do deputado federal Paulo Magalhães, o gestor recebeu uma viatura que será destinada às ações da Polícia Civil em Buerarema, reforçando o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança no município. A entrega integra as parcerias mantidas entre a Prefeitura de Buerarema, o Governo do Estado da Bahia e a Secretaria da Segurança Pública.

Na ocasião, o município também foi contemplado com uma caçamba, equipamento que passará a reforçar os serviços de infraestrutura, manutenção e melhorias urbanas realizados pela Prefeitura. Os equipamentos foram viabilizados por meio do Governo do Estado da Bahia, com o apoio dos deputados Paulo Magalhães e Eduardo Salles.

Para o prefeito Gel da Farmácia, as conquistas representam avanços importantes para a população. “São equipamentos que chegam para fortalecer áreas essenciais da administração pública. A viatura vai contribuir com o trabalho da Polícia Civil, ampliando as condições de atendimento à população, enquanto a caçamba reforçará os serviços de infraestrutura, garantindo mais eficiência nas ações realizadas em nossa cidade. Seguimos buscando parcerias e investimentos que tragam benefícios concretos para o povo de Buerarema”, destacou.

O prefeito agradeceu ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao deputado federal Paulo Magalhães, ao deputado estadual Eduardo Salles, ao presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, e ao secretário estadual de Infraestrutura do Estado, Saulo Pontes, pelo apoio e atenção às demandas do município. “Essas conquistas são resultado do diálogo, da parceria e do compromisso dessas lideranças que têm contribuído de forma decisiva para que possamos avançar cada vez mais”, concluiu o prefeito.

ITABUNA: PREFEITURA REAFIRMA TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO COM ÓRGÃOS DE CONTROLE E CONFIRMA REALIZAÇÃO DO ITA PEDRO 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), reafirma o seu compromisso estrito com a legalidade, a transparência e a responsabilidade fiscal na organização da 5ª edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil.

Diante da recomendação emitida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), a Prefeitura de Itabuna esclarece que todas as contratações artísticas estão rigorosamente pautadas na Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), através de processos de inexigibilidade baseados na consagração nacional dos artistas.

O prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 10, com a promotora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público (CAOPAM), Dra. Rita Tourinho.

Como parte do fluxo natural de fiscalização da máquina pública, a presidência da FICC já estabeleceu diálogo direto e colaborativo com o MP, apresentando de forma voluntária toda a documentação probatória, contratos e planilhas que demonstram a regularidade dos investimentos.

À Prefeitura de Itabuna não cabe interferir ou tabelar o valor do cachê de atrações artísticas de relevância nacional, uma vez que a precificação é de autonomia exclusiva do próprio artista e de seu escritório de representação. No ordenamento jurídico brasileiro, o mercado de apresentações de grande porte varia de acordo com a sazonalidade do período junino, custos de superprodução e logística de deslocamento.

Nesse sentido, todos os escritórios das atrações contratadas para o Ita Pedro apresentaram as notas fiscais obrigatórias de eventos recentes em outras cidades, atestando a plena compatibilidade e a legalidade dos valores praticados, o que afasta juridicamente qualquer hipótese de sobrepreço ou superfaturamento por parte do município.

Importante destacar que 82% dos recursos destinados às atrações artísticas são provenientes do Ministério do Turismo, 16% correspondem a recursos próprios municipais e 2% decorrem de patrocínio da iniciativa privada.

A gestão do prefeito Augusto Castro, destaca também, como ponto fundamental de transparência financeira, que o orçamento do Ita Pedro 2026 não compromete os recursos próprios voltados a áreas essenciais, como saúde e educação.

Por fim, a administração municipal reafirma que o Ita Pedro 2026 está mantido e será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, seguindo o planejamento estabelecido e o compromisso de promover uma grande celebração da cultura nordestina, com responsabilidade, transparência, segurança e respeito aos órgãos de controle.

BUERAREMA: FAMÍLIA PROCURA POR MORADORA DESAPARECIDA

Uma moradora de Buerarema, identificada pelo prenome Franciele, está desaparecida desde a tarde da última terça-feira, dia 9. Segundo informações da família, ela saiu de casa para realizar um saque bancário e, após não conseguir atendimento nas agências da cidade, seguiu para Itabuna. Desde então, não houve mais contato.

O telefone celular da desaparecida não recebe chamadas desde as 15h de terça-feira.Familiares registraram um boletim de ocorrência na Delegacia e iniciaram buscas em hospitais e unidades policiais da região. Imagens de câmeras de segurança do Banco do Brasil, localizado na Praça Olinto Leone, no centro de Itabuna, confirmam que Franciele realizou um saque às 16h11 da terça-feira.

A família segue em busca de informações que possam ajudar a localizar a moradora.Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Franciele pode entrar em contato pelos telefones (73) 98844-6586 ou (73) 98801-4109, ou acionar a Polícia Militar pelo 190.

ITA PEDRO 2026: SORTEIO PÚBLICO DEFINE AMBULANTES AUTORIZADOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DURANTE A FESTA

  

  

  

 

  

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), realizou nesta terça-feira, dia 9, o sorteio público referente ao Edital nº 005/2026, que regulamenta a autorização temporária e precária para utilização de espaços públicos durante o Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro do Brasil. 

  

O procedimento ocorreu nas dependências da SESOP, com ampla participação de representantes da Administração Municipal, órgãos de fiscalização e representantes da Associação de Ambulantes de Itabuna, garantindo transparência, lisura e igualdade de oportunidades aos participantes habilitados. 

  

A seleção contemplou comerciantes interessados na comercialização de alimentos e bebidas durante os festejos juninos, que acontecerão entre os dias 25 e 28 de junho, na Arena Zé Cachoeira, na Avenida Princesa Isabel, no Bairro do Raso. 

  

O sorteio foi transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Secretaria de Segurança e Ordem Pública no Instagram, reforçando o compromisso da gestão municipal com a publicidade dos atos administrativos. 

  

Conforme esclarecido pela organização, a realização do sorteio foi transferida do dia 8 para hoje em razão de problemas técnicos relacionados à conexão de internet. Tudo ocorreu sem intercorrência 

  

Foram sorteadas vagas para os seguintes segmentos: 

  

  • Bebidas – Barracas Fixas: 95 vagas entre 143 inscritos aptos;

  

  • Drinks – Barracas Fixas: 25 vagas entre 60 inscritos aptos;

  

  • Comidas – Barracas Fixas: 40 vagas entre 74 inscritos aptos;

  

  • Bebidas e Comidas – Barracas Fixas: 25 vagas entre 58 inscritos aptos;

  

  • Bebidas – Isopor: 240 vagas entre 311 inscritos aptos.

  

Já para o segmento “Diversos – Ambulantes”, que contempla baleiros, pipoqueiros e atividades congêneres, não houve necessidade de sorteio. Como o número de inscritos habilitados (19) foi inferior ao total de vagas disponibilizadas (20), todos os participantes aptos foram automaticamente contemplados. 

  

A iniciativa busca garantir organização, segurança e oportunidades aos trabalhadores informais que tradicionalmente movimentam a economia local durante os festejos juninos, fortalecendo a geração de renda e o empreendedorismo popular. 

  

Como parte das ações preparatórias para o evento, nos próximos dias a Prefeitura de Itabuna também anunciará a data oficial do curso Capacita Ambulantes Ita Pedro 2026, programa de qualificação que será realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae. 

  

A capacitação terá como objetivo orientar os comerciantes selecionados sobre atendimento ao público, boas práticas de manipulação de alimentos, organização dos espaços de venda, segurança e empreendedorismo, contribuindo para a excelência dos serviços oferecidos durante o Ita Pedro 2026. 

  

A expectativa da Administração Municipal é que o evento reúna milhares de pessoas, impulsionando a economia, fortalecendo o comércio informal e consolidando o Ita Pedro como uma das principais celebrações juninas da Bahia e do Brasil. A listagem está na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (veja link abaixo). 

  

Link: https://encurtador.com.br/Bqmz 

BUERAREMA: PREFEITO GEL REAFIRMA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E ANUNCIA TÍTULO DE POSSE E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Ações garantem mais mobilidade urbana, valorização dos imóveis e cidadania para os moradores

O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, participou neste domingo, 7 de junho, de uma reunião com moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, ocasião em que reafirmou importantes investimentos que irão promover mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida para a comunidade.

Durante o encontro, que contou também com a presença do vereador e líder do governo na Câmara Joabson Kinho, do  secretário de Administração, Isaac neto e o de Agricultura, Jorge Moura, o  o prefeito reafirmou a realização da pavimentação de aproximadamente 90% das ruas do bairro, por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Paulo Magalhães, no valor de cerca de R$ 500 mil.

Além da pavimentação, Gel anunciou uma importante conquista para os moradores: a regularização fundiária de todos os terrenos do bairro e entrega de título de posse, que garante segurança jurídica e valorização patrimonial. A ação será viabilizada por meio de um investimento de R$ 784 mil, obtido através de recursos captados junto ao Ministério das Cidades, que já se encontram em fase de empenho.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou o presidente da associação de moradores, Torrado, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. “Quero parabenizar Torrado pela luta, dedicação e pelas conquistas alcançadas desde a fundação deste bairro. Seu apoio irrestrito à comunidade foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento do Nossa Senhora Aparecida”, destacou o prefeito.

Gel da Farmácia reafirmou ainda seu compromisso com os moradores e garantiu que continuará trabalhando para ampliar os investimentos na localidade. “Nosso compromisso é seguir transformando a realidade deste bairro. E posso afirmar que, até o final do nosso mandato, vamos buscar alcançar 100% de pavimentação das ruas do Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.

ILHÉUS: PEDRO TAVARES FAZ BALANÇO DE AGENDA E REFORÇA DEFESA DE OBRAS ESTRUTURANTES PARA A REGIÃO

O deputado estadual Pedro Tavares (União) fez um balanço positivo da agenda cumprida em Ilhéus no início da semana, quando concedeu entrevistas, visitou obras e se reuniu com lideranças políticas para discutir as demandas da cidade. O parlamentar destacou o momento de transformação vivido pela cidade sob a gestão do prefeito Valderico Junior (União) e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Ilhéus e do sul da Bahia.

Durante a visita, Tavares esteve ao lado do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, vereadores e do deputado federal Leur Lomanto Jr. (União), acompanhando o andamento de importantes ações no município. Entre elas, a obra de pavimentação da Avenida Governador Paulo Souto, no bairro Teotônio Vilela, realizada com recursos destinados do mandato de Leur Lomanto Jr. A iniciativa foi ampliada pela Prefeitura com a construção de passeios para garantir mais segurança e acessibilidade aos pedestres.

Recentemente, Tavares apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação ao Governo do estado solicitando a implantação de uma passarela ligando o bairro Teotônio Vilela à rodoviária.

Fortalecimento da parceria

Tavares ressaltou que a parceria entre o município e os mandatos parlamentares têm contribuído para acelerar investimentos e melhorar a qualidade de vida da população. “Essa união em favor de Ilhéus só fortalece as ações que a gestão municipal vem realizando na cidade. É uma grande alegria e uma honra representar Ilhéus no Parlamento estadual e contribuir com o seu desenvolvimento ao lado do amigo e grande prefeito Valderico Junior, além do amigo deputado federal Leur Lomanto Jr. Juntos, vamos continuar trabalhando muito por Ilhéus e pela melhoria da qualidade de vida da sua população.”, destacou.

O deputado lembrou ainda que tem atuado em favor de diversas áreas em Ilhéus, com apoio a ações na saúde, cultura e turismo. Entre as ações do seu mandato, estão a entrega de equipamentos hospitalares para a UPA 24h da Avenida Esperança e para a UBS do Banco da Vitória, além de uma nova ambulância para atender a população. Tavares também apoiou importantes manifestações culturais e religiosas da cidade, como a Festa do Mastro de 2025 e 2026 e a tradicional Festa de Iemanjá deste ano.

“Ilhéus tem um enorme potencial e vive um novo momento. Seguiremos trabalhando, buscando investimentos e cobrando as obras e ações necessárias para garantir mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para a população”, afirmou o deputado.

Cobranças

Durante entrevistas concedidas na cidade, o parlamentar voltou a cobrar soluções para os problemas enfrentados pelo Aeroporto Jorge Amado, especialmente a instalação de um equipamento que garanta pousos em condições climáticas adversas, reduzindo cancelamentos e transtornos aos passageiros. Também defendeu a ampliação de voos diretos para Ilhéus.

Tavares também reforçou a necessidade de avanço das obras estruturantes do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), projetos que considera essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos e gerar empregos em toda a região sul da Bahia.

IBIRAPITANGA: PREFEITO JÉ ASSUNÇÃO CUMPRE AGENDA EM SALVADOR E ARTICULA MAIS INVESTIMENTOS!

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, cumpriu nesta segunda-feira (08), em Salvador, uma extensa agenda de reuniões com representantes dos governos estadual e federal para apresentar demandas do município e buscar novos investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, agricultura familiar e desenvolvimento regional. As reuniões tiveram como objetivo fortalecer parcerias institucionais e acelerar projetos e ações voltados à melhoria da qualidade de vida da população municipal.

 

Pela manhã, o gestor esteve na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), onde participou de uma reunião com o presidente da autarquia, José Trindade, e com a diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Larissa Brito. Durante o encontro, foram discutidas demandas relacionadas a obras estruturantes e investimentos em infraestrutura para o município. 

Em seguida, Jé Assunção se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, para tratar de projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e apoio para as comunidades do campo. 

No período da tarde, acompanhado do deputado estadual Niltinho, o prefeito participou de uma audiência com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. Na pauta, diversas demandas de Ibirapitanga nas áreas de saúde, educação, cultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico, além do acompanhamento de projetos já em andamento junto ao Governo do Estado. 

Encerrando a agenda, o prefeito esteve reunido com o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário, Tytta Ferreira. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Transporte, Turismo e Ordem Pública (SETTEOP), Ederenilton Alves Deré, e do presidente da Câmara Municipal de Ubatã, Gabriel Nascif. A reunião discutiu ações voltadas ao fortalecimento dos programas federais para o município.  

Para o prefeito Jé Assunção, a parceria com os governos estadual e federal são importantes o desenvolvimento de Ibirapitanga. “Temos encontrado portas abertas tanto no Governo do Estado quanto no Governo Federal. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues pela atenção e pelo compromisso com os municípios baianos, ao deputado Niltinho e aos demais parlamentares parceiros da nossa gestão, além do presidente Lula, que tem fortalecido importantes políticas públicas para os municípios. Seguiremos trabalhando, dialogando e buscando investimentos para avançarmos cada vez mais na saúde, educação, cultura, infraestrutura e no desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou. 

 

BAHIA: BIOFÁBRICA  AMPLIA CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÕES E LANÇA CURSOS SOBRE PRAGAS, DOENÇAS E IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS

Referência nacional em tecnologia para a cadeia do cacau, a Biofábrica da Bahia amplia sua grade de treinamentos para 2026 com foco direto nos gargalos da produção. A instituição, já conhecida pelos cursos práticos em produção de mudas por enxertia, produção de mudas por enraizamento e poda do cacaueiro, passa a ofertar duas novas capacitações.

Segundo o diretor Valdemir José, o novo calendário está sendo estruturado a partir de diagnósticos regionais e da escuta ativa de produtores, viveiristas e associações. Além do curso sobre identificação, monitoramento e controle de pragas e doenças do cacaueiro, a Biofábrica lança capacitação em Implantação, inscriçao e Manejo de Viveiros.

“Um viveiro bem estruturado é o primeiro passo para uma lavoura produtiva e sadia. Muitos problemas começam na muda”, destaca Valdemir.

QUALIDADE COMEÇA NA MUDA

O curso de produção de mudas por enraizamento, um dos mais procurados na instituição, é ministrado por Drª Kaleandra Sena. “Ensinamos desde a seleção de material genético e substrato até técnicas de enraizamento e aclimatação. O foco é rastreabilidade, padrão fisiológico e sanidade. Uma muda de qualidade reduz mortalidade no campo, antecipa a produção e garante uniformidade ao plantio”, explica a pesquisadora.

IMPACTO REGIONAL E PARCERIA

Com as novas capacitações, a Biofábrica reforça sua atuação como polo de difusão tecnológica para a cacauicultura. Os cursos serão realizados em parceria com o Instituto Cappacitah, unindo teoria e prática em campo e nos laboratórios da Biofábrica, na rodovia Ilhéus-Uruçuca.

“A expectativa é capacitar centenas de produtores, técnicos, viveiristas e estudantes ao longo de 2026”, explica Manuela Berbert, responsável pela gestão dos cursos no Instituto Cappacitah.

As datas e inscrições do novo calendário serão divulgadas em breve nos canais oficiais dos dois institutos.

MINISTÉRIO DA SAÚDE INTERROMPE APLICAÇÃO DA VACINA DA DENGUE DO BUTANTAN PARA APURAR CASOS GRAVES

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada como medida de precaução após o registro de eventos adversos graves, incluindo duas mortes que estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde.

De acordo com a pasta, cerca de 500 mil doses haviam sido aplicadas até o dia 30 de maio. Entre os vacinados, foram registradas 3.703 notificações de possíveis reações adversas. Deste total, 42 casos apresentaram sinais considerados graves e compatíveis com quadros severos da doença.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda não existem evidências suficientes que permitam relacionar diretamente a vacina aos óbitos registrados. As investigações seguem sendo conduzidas por equipes municipais, estaduais e especialistas da área da saúde.

A vacina Butantan-DV representa um marco para a ciência brasileira por ser a primeira vacina contra a dengue produzida integralmente no país e a primeira do mundo desenvolvida para aplicação em dose única.

A campanha de imunização teve início neste ano, priorizando profissionais de saúde. Posteriormente, também foram vacinadas pessoas entre 15 e 49 anos em municípios selecionados dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Tocantins.

Com a suspensão, estados e municípios deverão interromper temporariamente a aplicação do imunizante até a conclusão das análises. O Ministério da Saúde informou ainda que intensificará o monitoramento e a busca ativa por possíveis efeitos adversos.

As pessoas que receberam a vacina recentemente devem permanecer atentas a sintomas como febre, dores abdominais, vômitos e outros sinais de alerta, procurando atendimento médico em caso de necessidade.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia