WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia vog grapiuna plansul prefeitura de urucuca buerarema fundacao jose silveira prefeitura eunapolis secom bahia secom bahia


whatsapp

uniftc colegio jorge amado

ILHÉUS: SEM SALÁRIOS, FUNCIONÁRIOS AMEAÇAM GREVE NO HOSPITAL COSTA DO CACAU

198551049_4150036161720896_6127916366258091676_n

Na manhã desta terça-feira foi realizado uma manifestação na porta do hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.

Os servidores estão com salários atrasados e muitos fornecedores com atrasos.

Não está descartado uma greve na unidade hospitalar. Segundo informações, a secretaria de saúde do estado está atrasando o repasse para empresa responsável pela gestão do hospital.

PORTO SEGURO: BETO DO AXE MOI FOI PRESO PELA PF

beto-do-axe-moi-e-claudia-oliveira-foto-reproducao-o-bainao

O ex-vice-prefeito de Porto Seguro, Beto do Axe Moi (PP), foi preso na operação da polícia federal. Ele foi vice da ex-prefeita Cláudia Oliveira (PSD), que também foi presa na operação desta terça-feira.

Beto do Axe Moi é empresário muito bem sucedido na área do turismo e entrou na politica em 2012.

BAHIA: EX-PREFEITOS DE PORTO SEGURO E EUNÁPOLIS SÃO CONDUZIDOS PELA PF

Roberio-700x491

Na manhã desta terça-feira a policia federa cumpriu mandados de prisão contra os ex-prefeitos das cidades baianas de Porto Seguro e Eunápolis, Cláudia Oliveira e Robério Oliveira, respectivamente.
A justiça também determinou a prisão de Humberto Adolfo Gattas, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos Guerreiro e Edmilson Alves de Matos.

Na decisão foi determinada o afastamento por 180 dias do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD).

Neste momento está sendo realizada a audiência de custodia. Os advogados estão tentando mudar para prisão domiciliar.

Operação Fraternos
Em abril deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra 32 pessoas, incluindo políticos por participar de vários “certames feitos pelas administrações”, por meio de fraudes para desviar rendas públicas de origem federal, estadual e municipal, para a contratação dos serviços licitados, incluindo merenda escolar, descoberto em 2017. Segundo a acusação, assinada pelo Procurador Regional da República Lauro Pinto Cardoso Neto, os envolvidos teriam cometido diversos crimes entre 2009 e 2017.

Segundo apuração do MPF, os líderes da organização criminosa seriam os ex-prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD). A estrutura da organização seria dividida entre núcleos: político, dos servidores, empresarial e executivo e pode ter desviado mais de R$ 200 milhões no período.

De acordo com a denúncia, a ação “abrangia corrupção de funcionários públicos – incluindo vereadores nos municípios geridos pelo ‘casal Oliveira’ – e simulações de processos licitatórios junto às prefeituras de Eunápolis e Porto Seguro, voltados à contratação de obras de infraestrutura nos municípios, à locação de máquinas e veículos, à aquisição de merenda escolar, à prestação de serviços de publicações oficiais e à realização de eventos culturais, para posteriormente desviar parcela dos recursos destinados à execução dos contratos administrativos em benefício direto e indireto de seus integrantes, mediante interpostas pessoas físicas e jurídicas, as quais cediam suas contas com o escopo de ocultar e dissimular a origem, a localização e a propriedade dos recursos”.

Entre os crimes que os participantes da organização criminosa teriam cometido estão: concurso material, delitos licitatórios, de corrupção passiva, peculato e lavagem de capitais, culminando na fraude de dezenas de procedimentos licitatórios e no desvio de recursos de origem federal, estadual e municipal.

BAHIA: GOVERNO DO ESTADO SUSPENDE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DURANTE O SÃO JOÃO

103098,hospital-israelense-alega-que-pode-ter-encontrado-a-cura-para-o-coronavirus-3

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso, em toda a Bahia, no período junino. A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15).

O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da meia-noite do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho.

A circulação, a saída e a chegada de ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas também ficam proibidas das 20h do dia 21 de junho até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano.

Já desta terça-feira (15) até domingo (20) e de 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras.

A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

IBICARAÍ: LULA BRANDÃO DECLARA QUE GOVERNO DE MONALISA É “FEIJÃO COM ARROZ”

lula45

Nesta semana o site manteve contato com o ex-prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão (PSD), que comentou sobre os seis primeiros meses do governo da prefeita Monalisa Tavares (DEM):

“o governo está sendo feijão com arroz e de pouca articulação para produzir o impacto. Primeiro fez a demissão dos aposentados sem dar prazo e muitos foram pegos de surpresa, sendo que muitos  votaram nela. Não conseguiu até agora retomar a obra da avenida principal, falta de ação no combate a pandemia, falta fiscalização onde a população esperava mais já que ela é médica . E as outas obras que estavam em andamento como pavimentações, a feira o asfalto nada anda. Na verdade uma equipe verde foi colocada e dispensado os verdadeiros profissionais . Clima de desconfiança , onde muitos querem apenas agradar a gestora”, declarou o ex-prefeito.

ITABUNA: MORRE EMPRESÁRIO REINALDO CRUZ FILHO

rein

Morreu nesta segunda-feira (14), o empresário Reinaldo Cruz Filho. Ele ficou muito tempo internado na capital do estado por conta do coronavírus.

Reinaldo Cruz Filho era bastante conhecido em Itabuna e sua família era tradicional no comércio local.

POTIRAGUÁ: APÓS AÇÃO DA PREFEITURA E COBRANÇA DE VEREADORES E IMPRENSA, EMBASA INICIA MANUTENÇÃO DE RUAS DANIFICADAS

IMG_20210614_142948

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou desde a semana passada os trabalhos de manutenção das diversas ruas e avenidas que estavam danificadas ha mais de um ano, após manutenção em adutora, na cidade de Potiraguá.

Os trabalhos de manutenção só foram iniciados após a Prefeitura de Potiraguá mover uma ação no Ministério Público do Estado, solicitando que a empresa realizasse os devidos reparos das vias da cidade. Além da prefeitura, a ação também foi bastante cobrada pela Câmara de vereadores do município, principalmente pelos vereadores: presidente Gegel, Raul de Dedé e Jó do Monom, que até gravaram vídeos cobrando um posicionamento da empresa.

Dando total notoriedade ao caso, a redação do Blog do Edyy também teve uma parcela de contribuição, onde realizamos diversas matérias, com vídeos e fotos sobre a situação que ficou as vias de acessos.

ITABUNA: SANTA CASA REALIZA NEUROCIRURGIA PARA CONTROLE DE CRISES CONVULSIVAS

WhatsApp Image 2021-06-14 at 14.13.24

Nos últimos sete anos, a vida da dona de casa Luciana Martins dos Santos foi marcada por dias angustiantes e noites mal dormidas. Foi um período com idas e vindas aos postos de saúde, aos consultórios médicos e hospitais em busca de uma resposta para as crises convulsivas diárias do filho que, hoje com 13 anos, começou apresentar quando tinha seis anos. Mas uma cirurgia realizada na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) pôde mudar esse quadro. O procedimento realizado no hospital Materno-Infantil Manoel Novaes, vai ajudar no controle das crises convulsivas e amenizará o sofrimento da família, residente no município de Gongogi, no sul da Bahia.

As crises que o menino sofria eram agravadas pelo denominado “Tumor Neuroepitelial Disembrioplásico”, considerado um tipo raro. A incidência do tipo de tumor cerebral, ressecado durante a cirurgia, vai de 2,5% a 25% das lesões removidas para tratamento da epilepsia fármaco resistente crônica, que é de difícil controle. O tipo de tumor foi confirmado por exame anatomopatológico e a cirurgia para a sua remoção custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O tumor cerebral raro se manifestava por meio de crises convulsivas recorrentes. “A tendência é que esse paciente não sofra mais com as crises constantes e tenha melhor qualidade de vida”, adianta o chefe do serviço de Neurocirurgia da SCMI, o médico Sílvio Porto.

O médico neurocirurgião pediátrico Fernando Schmitz, responsável pela cirurgia, explica que, conforme estudos, foram registrados cerca de 330 casos deste tipo de tumor no mundo inteiro. O paciente já recebeu alta médica e seguirá acompanhado pela equipe de oncologia e de neurocirurgia Hospital Manoel Novaes para avaliação clínica periódica em relação a cirurgia e o controle das crises convulsivas.

Melhoria na qualidade de vida

Depois da cirurgia, a dona Luciana Martins espera que as idas ao médico para levar o filho não ocorra com tanta frequência. Ela conta que, por causa das crises convulsivas frequentes e violentas, nos últimos cinco anos, tem dedicado quase todo o tempo para cuidar do filho. “Ele não podia ficar 10 minutos sozinho porque eu tinha muito medo. Ele já foi levado algumas vezes para atendimento de urgência por cair e machucar a cabeça”.

O médico neurocirurgião pediátrico Fernando Schmitz explica que o paciente sofria de crises convulsivas de difícil controle. “A criança estava em uso de três medicações anticonvulsivantes, tomando vários comprimidos por dia e, mesmo assim, sem o controle total das crises. Por isso, mesmo com 13 anos de idade, ele necessitava de supervisão 24 horas por dia, devido as crises frequentes e risco constante de se machucar”.

O neurocirurgião explica que, conforme relatado na literatura, até 50% dos pacientes com o tipo de tumor detectado no menino tem controle total das crises após serem submetidos a cirurgia. A outra metade tem uma melhora no controle das crises convulsivas. “No caso desse paciente, ainda não podemos afirmar se ficará definitivamente livre das convulsões, caso não tenha a situação completamente sanada, sofrerá menos e terá uma melhor qualidade de vida”, adianta o médico.

BUERAREMA: RASTAPÉ DE MACUCO LEVA MÚSICA, DANÇA E ALEGRIA PELAS RUAS DA CIDADE NESTE SÁBADO

WhatsApp Image 2021-06-14 at 13.49.08 (1)

Respeitando os protocolos de higienização, na manhã deste sábado (12), a Quadrilha Rastapé de Macuco percorreu as ruas do centro da cidade, levando muita alegria e contagiando os moradores, transeuntes e comerciantes com o clima junino.

Para que essa incursão ocorresse alguns apoiadores foram essenciais: Marcela Martins, Havaiana Calçados, Sacolão Opção, Credilar Móveis, Plansef, Bloco da Rola, Andrei da Iternet, Império Distribuidora de Bebidas, Good Beer Conveniência.

A Quadrilha Rasta Pé de Macuco foi fundada em 2018, com alguns membros que são remanescentes de outras quadrilhas da cidade. Hoje, conta com um número reduzido de componentes , devido inclusive à situação de pandemia por que estamos passando. Há naturalmente uma preocupação com a aglomeração, por isso decidiu -se optar por essa quantidade reduzida (oito casais).

Segundo Lemertez (popular Carlinhos), presidente da agremiação, esse ano, mesmo com tantas dificuldades, foi contagiante ver as pessoas na porta das lojas, nas ruas, vibrando e cantando, desejando que a normalidade dos eventos voltasse a reinar. “Queremos agradecer ao apoio do vice-presidente, Edilson Junior, a Andinho, às costureiras Vera Melo e Cica, professoras Nívea Aragão, Damares e Paquinha”

A Quadrilha contou ainda com o apoio da Lei Aldir Blanc, sendo contemplada financeiramente ano passado a partir do montante destinado ao município de Buerarema.
A Casa de Cultura Jonas e Pilar cedeu seu espaço pra concentração do pessoal antes da partida pela ruas.
A Quadrilha Rasta Pé de Macuco foi fundada em 2018, com alguns membros que são remanescentes de outras quadrilhas da cidade.

ITABUNA: EX-PREFEITO RECEBE ALTA CURADO DO CORONAVÍRUS

vane

O ex-prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (Pros), e sua esposa, Cida receberam alta do hospital de campanha de Itabuna. O casal ficou uma semana internado no hospital com quadro de coronavírus.

Felizmente os dois não precisaram ficar na UTI e tiveram uma boa recuperação.



vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia