WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
prefeitura de ilheus lojas buriti itacare camara itabuna prefeitura porto seguro prefeitura itabuna vida memorial hospital fundacao jose silveira policlinica pontal ilheus pm ilheus


whatsapp

uniftc

shopping jequitiba

WhatsApp Image 2020-11-23 at 11.45.08

BAHIA PLANEJA COMPRA DE ULTRARREFRIGERADORES PARA RECEBER VACINAS DA COVID

Foto_Paula Fróes_GOVBA

A Bahia está adotando os procedimentos necessários para comprar até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70ºc, especialmente as que previnem a Covid-19, produzidas pelas empresas Pfizer e pela Moderna.

Segundo o governador Rui Costa, nos próximos dias, será publicada uma licitação, na modalidade registro de preço, que permitirá ao Governo do Estado adquirir os equipamentos à medida em que houver a demanda. “O registro de preço é de até 100 unidades, e nós sacaremos de acordo com a demanda, com a necessidade. Inicialmente, nos grandes centros urbanos, nas maiores cidades, onde estão os maiores contingentes de servidores públicos ou privados da área da saúde”, afirmou.

Rui destacou que a modalidade registro de preço não obriga o Governo do Estado a comprar os equipamentos, que serão adquiridos apenas após a especificação da Anvisa. “Nós não vamos comprar essa quantidade de refrigeradores sem autorização da vacina pela Anvisa. Nós vamos acompanhar, o importante é deixar claro para a população que nós estamos nos antecipando, nos preparando, e não é argumento de falta de infraestrutura, de logística, para não adquirir a vacina da Pfizer ou da Moderna. A Bahia está preparada e tem condições de montar uma logística para vacinar, principalmente, o público prioritário nas regiões, mesmo tendo esse pré-requisito de ultrarrefrigeradores, porque nós estamos nos preparando para isso. A expectativa é que a Anvisa crie um protocolo mais rápido, mais célere de avaliação e de aprovação dessas vacinas”, disse.

O número de refrigeradores a serem adquiridos, de acordo com Rui, vai depender exclusivamente da demanda. “Você faz o registro, as empresas concorrem, definem o preço, e você vai contratando de acordo com a sua demanda. Se eu precisar de dez, eu saco dez do registro, compro dez, se eu precisar de 20 compro 20. Essa é a diferença de uma licitação normal”.

Público prioritário

O governador explicou porque os profissionais da Saúde serão os primeiros a receber a vacina. “A ideia nossa é isso, é controlar esse vetor importante de crescimento da doença, que são os profissionais de Saúde. Nessa, vamos chamar assim de primeira onda, ficou claro que os profissionais da saúde tanto foram vítimas como foram vetores de transmissão da doença, porque muitos profissionais da Saúde que eram assintomáticos estavam passando a doença para outras pessoas sem saber. Então, na medida em que eles ficam vacinados, a gente corta esse importante vetor de transmissão e dá segurança à vida de médicos, enfermeiros, profissionais. Mesmo o pessoal de limpeza que trabalha nos hospitais, nas unidades de saúde, estariam protegidos, e, portanto, atendendo à população sem risco de contrair a doença e sem risco de transmitir a doença para seus pacientes”.

Aumento de casos

Rui acrescentou que, mesmo com os números de casos aumentando em taxas iguais às do pico da pandemia, de agosto a outubro, prefere, no momento, não usar a expressão “segunda onda”, já que taxa de contaminação não é a mesma coisa que números absolutos. “A taxa de crescimento se equivale ao período mais alto da pandemia. A taxa, não ainda o volume total. Isso, graças a Deus, ainda não se refletiu no crescimento do número de óbitos. Hoje estamos em torno de 20 casos, e ontem [quarta-feira, 2], por exemplo, foram 22 óbitos, quando no pico da pandemia nós chegamos a 70 óbitos por dia. Nós chegamos a ter 5 mil casos diários, nós ainda estamos no patamar de mil casos diários com 20 óbitos por dia”, contabilizou. Segundo o governador, mantido o atual ritmo de crescimento do número de casos, em mais duas semanas a Bahia atingirá um volume superior ao registrado em junho.

“Estamos caminhando em direção a uma segunda onda se não tomarmos atitude de bloquear a reprodução do vírus. E essa atitude depende do comportamento da população”, explicou Rui, acrescentando que a taxa de crescimento atual se deve às aglomerações de campanha e comemorações eleitorais e às festas do início do verão. “Os jovens, principalmente, em várias cidades da Bahia, estão fazendo festas, algumas clandestinas, outras no meio da rua, e isso tem provocado o crescimento de casos. Então, nós já tomamos uma decisão: não será permitida nenhuma festa em ambiente privado ou público, comercialmente. Não será permitida a venda ou comercialização de nenhuma festa, nem em boate, nem em restaurante, nem em bar, nem em clube, nem na rua. Nós não vamos permitir. É melhor passar um verão, um final de ano sem festa, do que perder um pai, uma mãe, um avô para a doença do vírus”.

Para o governador, a Bahia foi um caso singular no Brasil. “Nós conseguimos, até metade da pandemia, eu diria assim, apenas 150 municípios tiveram casos de Covid. A grande maioria não tinha nenhum caso. Nós fomos controlando e o crescimento se deu muito lentamente. Já que o vírus hoje está presente nas 417 cidades, e a taxa de crescimento está alta em praticamente todos, mantido esse ritmo de crescimento, nós podemos ter uma explosão de casos muito superior ao que tivemos no pico da pandemia, meses atrás”.

CONQUISTA: PREFEITO SE REÚNE COM ACM NETO E TEM NOME COTADO PARA VICE

129669515_3601951749862676_8641508095903555093_n

Nesta quinta-feira o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) se reuniu com os prefeitos reeleitos de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB) e de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB).

O site sondou que durante a reunião os dois prefeitos reafirmaram apoio ao nome de ACM Neto como candidato ao governo do estado em 2022.

Ficou definido que nome do vice será do interior, e o nome de Herzem Gusmão foi lembrado como opção. Sendo que o prefeito de Barreiras, Zito (DEM) também tem sido cotado.

2º SEMINÁRIO NOVOS GESTORES VAI ABORDAR DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO PÓS-PANDEMIA

WhatsApp Image 2020-12-03 at 17.34.52

O evento é uma realização da Associação dos Municípios da Região Cacaueira e Universidade Estadual de Santa Cruz

 O cenário da gestão pública municipal após a pandemia do Novo Coronavírus será abordado na segunda edição do Seminário Novos Gestores 2021-2024, entre os dias 7 e 11 de dezembro, das 10h às 12h e será transmitido gratuitamente pelo Canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão da Uesc. O evento online contará com a participação de autoridades institucionais e especialistas das áreas de direito, contabilidade, administração pública, educação, saúde, assistência social, cultura, agricultura e meio ambiente, que vão abordar temas específicos, visando orientar e capacitar o Poder Executivo para uma gestão de qualidade e eficiente.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi abre o evento com a palestra magna: “Gestão Pública no pós-pandemia”. Nos dias seguintes, terça-feira (8) e quarta-feira (9), acontecem as apresentações dos fóruns do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, com a participação do Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana e de secretários municipais abordando as melhores práticas da Gestão Pública Municipal.

Ainda na terça, o especialista em Finanças Públicas Municipais, Eduardo Stranz da CNM vai falar sobre o cenário nacional da Educação, Saúde e da Assistência Social. Em seguida, o advogado e doutor em Direito Tributário, Harisson Leite, vai falar sobre: Como ser criativo com as receitas próprias em plena crise financeira. E, para encerrar o painel, o advogado e mestre em Ciência Política, Allah Góes, vai abordar sobre: Transição de governo,

As atividades continuam na quarta-feira, 9, com a palestra sobre o cenário nacional da Agricultura e Meio Ambiente, que será apresentada pela Mestre em Cultura e Territorialidade, Ana Clarissa Fernandes, com a participação do analista técnico da CNM, Osni Rocha. No mesmo dia, Harrison retoma o painel e apresenta a temática: Do crescimento constante das despesas e das despesas que realmente importam.

Em seguida, Allah Góes debate o tema: Os primeiros dias, providências a serem tomadas, como proceder. Logo depois, o coordenador dos Sistemas de Acesso à Informação e Tributos Municipais do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, Diego Melo vai abordar a Gestão da Transparência. Por fim, o Mestre em Direito Público, Jeffiton Ramos vai tratar sobre Auditoria Governamental como instrumento de garantia para evitar a responsabilização de Gestores Públicos.

Na quinta-feira, 10, as atividades terão início com a apresentação do programa Amaná, com o professor Gustavo Lisboa, Doutor em Ciências, Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e a mediação do Pró-reitor de Extensão, Neurivaldo Guzzi. Em seguida, acontece a apresentação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), com o secretário executivo, Miguel Calmon. Por fim, o contador e consultor técnico em Gestão Pública, Ricardo Teixeira encerra o painel com o tema: Endividamento Público Municipal.

O seminário conclui as atividades na sexta-feira, 11, com a mediação do secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga – advogado e especialista em Planejamento de Cidades, a participação de autoridades e parceiros sobre propostas, parcerias e soluções.

SERVIÇO

O que: 2º Seminário Novos Gestores 2021-2024

Quando: 07 à 11 de dezembro

Horário: 10 às 12 horas

Onde: Canal do Youtube da Pró Reitoria de Extensão da Uesc

ITAPETINGA: PREFEITURA LEVA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO LAR LAURA CARVALHO

WhatsApp-Image-2020-12-02-at-10.46.41

A Prefeitura de Itapetinga segue buscando levar os serviços públicos ao maior número de pessoas com a maior qualidade. Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde levou atendimento odontológico aos moradores do Lar Laura Carvalho.

Através do CEO – Centro Especializado de Odontologia – os idosos tiveram atendimento especializado e, principalmente, humanizado. Com os tratamentos de endodontia, foram realizados canais e mais uma série de cuidados com a saúde bucal.

Alguns dos pacientes venceram a Covid e juntos celebraram a saúde de forma geral e integrada .

ILHÉUS: SECRETARIA DE SAÚDE TESTOU 300 PESSOAS NO DRIVE THRU DESTA QUINTA (03)

{7EB27C2E-3D56-2C43-BDAC-674BB71BDE12}_650X450

Em continuidade às ações de monitoramento da infecção pelo coronavírus em Ilhéus, a secretaria de saúde (Sesau) da Prefeitura Municipal atingiu a meta de testagem nesta quinta-feira (03) por meio de um Drive Thru na Avenida Litorânea, bairro do Malhado, em frente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 300 pessoas tiveram garantido o acesso ao teste para detecção da Covid-19, com a realização do exame RT-PCR tipo swab, com coleta de amostras de material do nariz.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Centro Covid-19, Daniela Navarro, a ação teve uma excelente repercussão. “Todos os condutores que acessaram o drive trhu de testagem foram atendidos e ficaram satisfeitos. A equipe de saúde atuou com prontidão e proatividade, trabalhando das 9h às 13h40 para garantir o acesso de todos ao teste”, destacou. Os usuários que realizaram as coletas serão acionados por telefone pela equipe da Sesau e receberão os resultado dos testes via whats app, assim que forem concluídos, para evitar a impressão de documentos e a contaminação pela passagem de mão em mão.

Próximas testagens – No próximo dia 8 de dezembro, terça-feira, a nova edição do drive-thru de testagem RT-PCR tipo swab será realizado na Avenida Lomanto Júnior, no bairro Pontal, em frente à lanchonete Larika, das 9h às 13h. Na quarta e quinta-feira próximas, dias 9 e 10 de dezembro, a Sesau tem como meta realizar mais 200 testagens nos pacientes, funcionários e colaboradores na Clínica de Assistência Renal (CAR), conhecida como clínica de Hemodiálise, situada na Avenida ACM,  bairro do Malhado.

ITABUNA: CAMPANHA “DEZEMBRO VERMELHO” ALERTA PARA OS PERIGOS DAS DST’S/AIDS

WhatsApp Image 2020-12-03 at 12.34.01

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação Municipal IST/AIDS Itabuna está realizando a Campanha de Mobilização Nacional “Dezembro Vermelho”. Esta campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV-AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis.

Entre as ações a serem realizadas: palestras educativas, rodas de conversas, distribuição de insumos de prevenção e materiais informativos.

No domingo, dia 06, haverá o Pedal da Prevenção – evento que será realizado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção. O ponto de concentração será a Alameda da Juventude, às 08h.

REDE UNIFTC REALIZA SIMULADO SELETIVO GRATUITO DEPOIS DE BENEFICIAR MAIS DE 4 MIL ESTUDANTES COM PROGRAMAS DE REVISÃO PARA O ENEM

Foto 2_Rede UniFTC realiza simulado seletivo gratuito depois de beneficiar mais de 4 mil estudantes com programas de revisão para o Enem

Após vencer os desafios do Ensino Médio, os jovens precisam dar um passo decisivo para a carreira: a entrada numa universidade. Para ajudar milhares de estudantes a movimentar conhecimento e conquistar seus sonhos, a Rede UniFTC fechou parceria com mais de 60 professores, os maiores especialistas em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Bahia e Pernambuco, e realizou a Mega Revisão ENEM 2020. Mais de 4 mil estudantes se inscreveram para o evento, que foi 100% gratuito e on-line, e tiveram acesso a conteúdos exclusivos.

Para que mais pessoas possam realizar seus sonhos, a Rede UniFTC promove neste domingo (6), um esquente com tudo que rolou nos quatro dias da Mega Revisão e mais o simulado seletivo – uma prova, aplicada em ambiente virtual, de 10h às 13h, através da qual o aluno terá a chance de testar seus conhecimentos para o Enem e ainda utilizar a nota como forma de ingresso em um dos cursos de graduação da Rede UniFTC. As inscrições para a avaliação podem ser realizadas até 12h, do dia 5 de dezembro, através do site: https://bit.ly/SimuladoMegaRevisaoEnemUniFTC2020.

“O nosso objetivo é realizar o sonho que milhares de jovens e adultos têm de ingressar no Ensino Superior e, neste momento de distanciamento social, estamos apostando na tecnologia como ferramenta aliada na nossa busca por transformação social”, destaca a Vice-presidente de Relacionamento e Marketing Integrado da Rede UniFTC, Milena Oliveira.

Quem participou dos quatro programas da Mega Revisão Enem UniFTC 2020 encontrou um ambiente em formato talk-show, propício ao aprendizado, mas também com muita descontração e entretenimento. Sob o comando do host Ricardo Carvalho, nomes como Alexandre Leão, Adelmo Casé, Allan Miranda, Ivan Mesquita e Raoni Oliveira dividiram o palco com grandes mestres como Carol Silveira (Redação), Mário Roullet (Física), Sério Magnavita (Química), Paulo Serrão (História), Zelão Teixeira (Sociologia), Adroaldo Lima (Matemática), Carlena Azevedo (Biologia), Gilton Carmo (Geografia), Alex Valadares (Língua Portuguesa).

“O nosso objetivo sempre foi oferecer o conhecimento de uma forma rica e profunda, a partir de um grande repertório cultural. Temos certeza que alcançamos a meta. A Mega Revisão contou com participações importantes que contribuíram para tornar o aprendizado leve, interessante e proveitoso”, afirma Carvalho.

|SERVIÇO|

SIMULADO MEGA REVISÃO ENEM UNIFTC

Quando: 06 de dezembro

Horário: 9h às 10h30 (esquenta com professores)
Simulado: 10h às 13h

Onde: Canal do Youtube Rede UniFTC
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/SimuladoMegaRevisaoEnemUniFTC2020

UNA: LICITAÇÃO DA COLETA DE LIXO PODERÁ ACABAR NA JUSTIÇA

Prefeitura

A licitação realizada pela prefeitura de Una para contratar empresa para prestar serviços da coleta de lixo poderá acabar na justiça. Já que uma empresa foi desclassificada, mas alega que tem toda a documentação.

O setor jurídico da empresa desclassificada pretende acionar o Ministério Público para anular a medida da comissão de licitação.

O site manteve contato com o prefeito Thiago (PP), que comentou:

“Não sei do que se trata, vamos esperar a denúncia ser formalizada, o município ser citado, para que a gente possa se manifestar. Natural haver denúncia, é uma licitação que desperta bastante interesse, geralmente é judicializada, mas aqui o certamente ocorreu de acordo com a lei, como sempre fazemos”, declarou.

AURELINO LEAL: A JUSTIÇA ELEITORAL INVESTIGA A DENÚNCIA DE FRAUDES ELEITORAIS NA DISPUTA PARA VEREADOR NO MUNICÍPIO

aure 1

A suspeita é de que os partidos PP (11) e Republicanos (10) infringiram as normas do registro de candidaturas, desrespeitando o número de vagas das candidaturas de sexo oposto. A constatação do crime eleitoral poderá alterar o resultado dos vereadores eleitos.

O diretório municipal do PSOL deu entrada na ação após orientação do diretório estadual e dialogar com os suplentes dos demais partidos que participaram das eleições proporcionais, a saber: PT e PSD.

Adotando orientação da Direção Estadual do partido, que visa combater fraudes no processo eleitoral de todo país, o diretório municipal do PSOL em Aurelino Leal deu entrada na ação judicial para que o Ministério Público Eleitoral e o Juiz Eleitoral da comarca de Ubaitaba analisem o quadro e adotem as posturas adequadas punindo os responsáveis pelas fraudes indicadas.

Os partidos PP e Republicanos terão prazo de 5 dias para suas defesas, para que as decisões gerais sejam tomadas.

BAHIA: GOVERNO DO ESTADO REABRIRÁ LEITOS DE UTI COVID-19 EM QUATRO CIDADES

si_teste_rapido_corona

Com a taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 em crescimento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está reabrindo vagas em unidades de terapia intensiva (UTI). Em Salvador, o Instituto Couto Maia foi reforçado com 20 leitos e, no Hospital Espanhol, outros 20 devem ser abertos até o final de semana. No norte baiano, em Juazeiro, a capacidade foi ampliada com 10 vagas. Em Porto Seguro, já houve a determinação para que 10 leitos sejam destinados à assistência à Covid-19 e, em Feira de Santana, mais 10 leitos já estão sendo destinados aos pacientes com coronavírus.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se necessário, o Hospital Espanhol pode progredir a expansão em até 80 novos leitos. “Estamos vendo um aumento do número de notificações da Covid-19 e de internações. Precisamos continuar tomando todas as medidas de prevenção, como evitar aglomerações e o uso de máscaras. Enquanto governo, podemos garantir que situações excepcionais, como festas em locais públicos, sejam proibidas, mas é importante que todos colaborem”, explica.

O secretário ainda reforça que o cenário hoje é mais crítico que o vivido nos meses de junho e julho. “Pela primeira vez, todas as regiões da Bahia estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior, uma vez que outros problemas como acidentes de trânsito também aumentaram”, explica Fábio Vilas-Boas.

Vacinação

O governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres, equipamentos que podem chegar até -80°C, para que a Bahia esteja preparada para estocar e distribuir a vacina da Pfizer ou da Moderna — ambas sintéticas, de RNA, a mais avançada tecnologia de vacinas do mundo — quando forem aprovadas.

“Faremos o registro de preço para aquisição de até 100 ultracongeladores para montarmos, pelo menos nas grandes cidades, uma rede de frio com capacidade para armazenar seja a vacina da Pfizer, seja a vacina da Moderna. Essas vacinas, se estiverem disponíveis para a população da Bahia antes das demais, o Governo do Estado vai estar preparado para fazer aquisição e a distribuição”, afirma Fábio Vilas-Boas.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia