WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia Instituto sorria plansul colegio jorge amado prefeitura de urucuca lojas buriti itacare buerarema vida memorial hospital fundacao jose silveira prefeitura ilheus


whatsapp

uniftc

ITACARÉ: CDS-LITORAL SUL DISCUTE PROPOSTAS PARA A COMPRA DE VACINAS CONTRA O COVID-19

WhatsApp Image 2021-03-04 at 09.41.44

Representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) participaram durante essa semana de uma série de reuniões promovidas pela Rede Nacional de Consórcios Públicos com os laboratórios produtores de vacinas contra o Covid-19, com o objetivo de buscar alternativas para a aquisição dos medicamentos pelos municípios consorciados. A proposta foi avaliar como os municípios poderão comprar os medicamentos através dos consórcios para que possam imunizar o maior número de pessoas na região.

Representando o presidente do CDS-Litoral Sul, Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré, participaram o secretário Executivo da entidade e da AMURC, Luciano Veiga, e o secretário municipal de Comunicação, Ed Camargo, que fizeram questionamentos sobre a eficácia das vacinas, os preços, a logística para a chegada e distribuição dos medicamentos, garantias e os procedimentos legais para a aquisição das vacinas. Também solicitaram de cada laboratório uma proposta detalhada para que seja analisada pelos municípios consorciados.

Uma das videoconferências foi com os representantes do Laboratório Johnson e Johnson, que produz a vacina Janssen. O laboratório informou que tem preferência de negociação com o Governo Federal. E como a Rede Nacional de Consórcios participa do Plano Nacional de Imunização, os municípios serão contemplados dentro do PNI. Mas os consórcios públicos enviaram carta de intenção formalizada com o Laboratório Johnson e Johnson, caso abram contatos com os entes da federação além da União.

Ainda por orientação do presidente Antônio de Anízio, os representantes do CDS- Litoral Sul também participaram de uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio Brasil/China, Charles Tang, para avaliar as propostas do laboratório da Sinofarm. A empresa manifestou o interesse em vender as vacinas para municípios e consórcios e estará apresentando a proposta para a Rede Nacional de Consórcios Públicos. Outra videoconferência foi realizada na manhã desta quinta-feira com os representantes da Globalpharm – Sputinik, que também tem interesse em negociar com municípios e consórcios e já estão apresentando as propostas.

O presidente do CDS – Litoral Sul, Antônio de Anízio, falou da necessidade dos municípios adquirem as vacinas, já que a quantidade de medicamentos disponibilizada pelo Governo Federal tem sido insuficiente para atender a demanda e imunizar toda a população. E os consórcios, segundo explicou, é uma das maneiras mais rápidas e viáveis para os municípios regionais comparem esses medicamentos. No entanto, ele recomendou uma avaliação profunda e cautelosa dos gestores dos consórcios para suas tomadas de decisões, observando atentamente as propostas, as viabilidades, os custos e as garantias apresentadas por cada laboratório.

ITABUNA: MUNICÍPIO ADERIU A CONSÓRCIO PÚBLICO NACIONAL PARA COMPRA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

155869055_3838430176214831_7110480071800757415_n

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), informou que a cidade aderiu ao consórcio público nacional para compra de vacinas contra a Covid-19.

O objetivo é buscar vacinas alternativas que não estão sendo adquiridas pelo governo federal. No momento, existem 10 vacinas aprovadas por organizações internacionais. No último dia 23, o Supremo Tribunal Federal autorizou a compra de imunizantes por estados e municípios, caso a União descumpra o Plano de Imunização.

O consórcio organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19 tem, até o fim da tarde desta quinta-feira (4), a participação de 51 municípios baianos .

IBICARAÍ: PROGRAMA DIAS EM FOCO DA RÁDIO CACAU FM ENTREVISTA PREFEITO VINÍCIUS IBRANN, DE BUERAREMA

 WhatsApp Image 2021-03-04 at 16.48.54

A rádio Cacau FM (Ibicaraí), através do programa Dias em Foco, do radialista Josevan Dias, recebeu na tarde de hoje, quinta-feira, 04 de março, o prefeito reeleito de Buerarema Vinícius Ibrann, para uma entrevista. Na oportunidade o prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Governo e ex-vereador Geraldo Aragão, e do radialista Val Cabral.

Vinícius Ibrann é um jovem advogado de 34 anos, pai de dois filhos e filho do ex-prefeito Orlando Filho, é advogado e foi reeleito para administrar Buerarema com 74% dos votos válidos.

Por mais de uma hora Josevan Dias e Otaviano Neto comandaram a bancada do programa, que fez uma sabatina com prefeito. Na oportunidade o Vinícius falou de como encontrou a cidade de Buerarema em 2017, com muitas dificuldades, tendo que enxugar a máquina administrativa, colocando os funcionários para trabalhar nos dois períodos e tendo o cuidado de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e manter a prefeitura enxuta, pagando em dia.

O prefeito fez questão de dizer que não caminha com o Governo do Estado por falta de apoio, pois nos últimos quatro anos a cidade não recebeu nenhuma obra, mas continuou andando com muitas ações feitas com recursos próprios. “Sempre pagamos o salário em dia. No primeiro mandato foram feitos em torno de 25 km de esgotos; 50 quilômetros de calçamento por toda a cidade; conseguimos o SAMU, além de duas escolas em tempo integral e uma escola com a metodologia do Colégio Militar”, disse Vinícius.

Para Vinícius o crescimento das pequenas cidades brasileiras passa pela revisão do Pacto Federativo, onde o bolo é muito mal dividido, com 60% para União, 25% para os Estados e apenas 15% para os 5570 municípios brasileiros. Essa divisão precisa ser revista, pois quem mais contribui é quem menos ganha.

O prefeito falou ainda da responsabilidade em fazer parte da nova diretoria da AMURC e lembrou que essa região já teve 60% do PIB baiano. “Precisamos devolver a dignidade do nosso povo, com a chegada de indústria que possa gerar emprego para essa região”, enfatizou Vinícius.

Na oportunidade, o radialista Val Cabral pediu a palavra e reclamou da falta de apoio do Governo do Estado com a região sul da Bahia. Segundo Val, historicamente a região cacaueira nunca foi verdadeiramente beneficiada. “Somos vistos como “patinhos feios”, não somos Baianos, somos Sul Baianos. Se não nos rebelarmos nós continuaremos com o pires na mão”, disse Val.

O diretor da rádio Otaviano Neto pautou alguns assuntos relevantes e fez questão de perguntar qual o segredo do sucesso. Como fazer para gerir tão bem um município, como Vinícius faz em Buerarema?

Segundo Vinícius é necessário ter muito amor, proximidade com o povo, muita responsabilidade com tudo que é feito e ouvir a população. “Para mim a grande receita do sucesso é a proximidade com o povo. Eu visito diariamente as obras que estão em andamento na minha cidade. Cobro todas as secretarias. Cobro do pedreiro ao professor. Costumo ouvir muito a comunidade. A opinião do povo é muito importante. Faço pelo menos duas pesquisas por ano para saber o que a população precisa. Quero por último agradecer a todos, a Cacau FM, ao meu amigo Josevan Dias, que me fez esse convite, e a Otaviano Neto e equipe. Ibicaraí mora no meu coração”, finalizou Vinícius.

ITABUNA: ANDREA CASTRO RESSALTA A TRAMITAÇÃO, NA CÂMARA DE VEREADORES, DO PROJETO DO “AUXÍLIO EMERGENCIAL ITABUNA”

WhatsApp Image 2021-03-04 at 17.59.30

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, comemorou a discussão, na Câmara, do projeto de lei oriundo do Executivo, que cria o “Auxílio Emergencial Itabuna”. A matéria, que tramita em regime de urgência, foi lida em plenário nesta quarta-feira, dia 03, e agora está nas Comissões Técnicas.

“Gostaria de destacar a atenção, o empenho e a atuação de todos os vinte e um vereadores itabunenses. Assim como nós da Secretaria de Promoção Social e o prefeito Augusto Castro, os nossos legisladores estão preocupados em buscar uma alternativa para a situação em que se encontram as famílias mais carentes do município’’, disse Andrea Castro.

O “Auxílio Emergencial Itabuna” tem o objetivo de garantir uma ajuda financeira temporária e de urgência aos cidadãos em condições mínimas de sobrevivência. A sugestão da Secretaria de Promoção Social é conceder, por três meses, um auxílio de R$ 100,00 às pessoas inscritas no CadÚnico que estejam enquadrados abaixo da linha da pobreza no município.

Segundo o projeto de lei, farão jus ao auxílio pessoas que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos: “maior de dezoito anos; não tenha emprego formal ativo; não seja titular de benefício previdenciário ou assistencial ou seguro-desemprego ou de programa de renda federal, exceto o Bolsa Família, que poderá ser acumulado com o auxílio; e cuja renda familiar mensal per capita seja de até R$ 89,00”.

A proposta do Executivo destaca que o recebimento do auxílio está limitado a um membro da mesma família. “As despesas decorrentes da futura lei correrão por conta da verba própria do orçamento do município”, diz o projeto de lei.

EUNÁPOLIS: INICIADA MUDANÇA DA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA

WhatsApp Image 2021-03-04 at 18.00.08

Agora, unidade funcionará na ala frontal da Escola Modelo Antônio Batista

A prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Educação, (Seduc), iniciou, desde quinta-feira, 04, a mudança da unidade municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada à Rua Paraná, número 1.110, para a ala frontal do Escola Modelo Antônio Batista, situada à Rua do Aeroporto, 301. Apenas 950m separam ambos os colégios, que estão localizados no mesmo bairro, Juca Rosa.

Garantir melhores instalações para a comunidade escolar, racionalizando recursos que podem ser investidos na própria educação municipal é mais um passo importante para recuperar o ensino de qualidade, disse a prefeita. “Lembro que não está simplesmente se fechando uma escola, mas resolvendo um problema de espaço físico, já que agora o Município de Eunápolis abrirá novas matrículas para alunos interessados em estudar na Escola Nossa Senhora Aparecida.

Com a alteração, os estudantes da Nossa Senhora Aparecida terão área mais ampla, confortável e melhor estrutura física. Além disso, o remanejamento visa otimizar um espaço da Escola Modelo que estava ocioso até então. A secretaria municipal de Serviços Públicos é a responsável pela retirada, transporte e entrega das carteiras escolares, cadeiras e equipamentos de TV e informática, dentre outros itens.

ITABUNA REGISTRA DOIS CASOS DA VARIANTE P.1 DO NOVO CORONAVÍRUS E 100 % DE OCUPAÇÃO EM UTI PEDIÁTRICA

Hospital Manoel Novaes

Nesta quinta-feira, dia 5, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirmou que a UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes está com 100% dos leitos ocupados por pacientes com a Covid19, o que revela o agravamento da doença em Itabuna. “Além das crianças que estão internadas, existem três na fila de espera para a ocupação em um dos leitos” acrescentou.

A secretária disse que aumentou a preocupação com o agravamento da Covid -19 no município. Segundo ela, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), comprovou que Itabuna já teve duas ocorrências da variação P.1 do vírus, a mesma registrada em Manaus, capitado do Estado do Amazonas.

“Essa variante provocou a mortes de duas pessoas aqui na cidade, nos dias 18 e 19 de janeiro”, revelou Lívia Mende. Ela explicou que a variante é altamente agressiva, contagiosa e pode desencadear formas mais graves da Covid-19”, alertou.

Diante do crescimento dos casos em Itabuna, a secretária Livia Mendes pediu mais cuidados à população para evitar a disseminação das cepas do novo coronavírus. “É fundamental evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscara, do álcool em gel. E, muito importante: higienizar as mãos lavando com água e sabão”, finalizou.

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO DEFINE O QUE VAI FUNCIONAR DURANTE FINAL DE SEMANA

ASCOM-PRPEFEITURA-DE-ITABUNA-1024x467 (1)

No final da tarde desta quinta-feira , dia 4, o prefeito Augusto Castro, determinou que nestes sábado e no domingo, apenas estabelecimentos como supermercados, clínicas médicas e veterinárias poderão funcionar. As restrições resultam do agravamento dos casos de Covid-19 em Itabuna.

As medidas foram definidas durante reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 integrado por representantes da sociedade civil. Mas, nas definições opinaram os secretários municipais de Saúde. Livia Mendes; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; de Trasportes Trânsito, Thales Silva.

Além dos supermercados, vão poder funcionar farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e casas de produtos agropecuários e materiais de construção. Mas, nesse caso de preferência na modalidade e-commerce ou delivery e feiras de hortifrútis.

As restrições sãs baseadas no Decreto Estadual nº. 20.260 de 2 e março de 2021, já que o prefeito vai assinar novo Decreto do município nesta sexta-feira, dia 5, regulamentando-o no território municipal.

Já na lista de espaços que não podem funcionar, estão parques infantis, distribuidoras de bebidas, salões de beleza e barbearias, clínicas de estética e academias de ginástica, bares, restaurantes pizzarias.

“O momento é muito delicado. Precisamos da colaboração de todos”, alertou a secretária de Saúde, Lívia Mendes. Ela disse ainda que todas medidas acompanham o crescimento de casos a em Itabuna, que já somam, 23.588. Até o momento são 666 casos ativos.

O descumprimento das restrições, inclusive o não uso da máscara em vias públicas vai acarretar multas para as pessoas e estabelecimentos comerciais. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo que se evite aglomerações, se mantenha o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel a 70%.

BUERAREMA: MUNICÍPIO RECEBE MAIS 290 DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19; IDOSOS DE 83 ANOS COMEÇARAM A SER IMUNIZADOS NA QUARTA(03)

WhatsApp Image 2021-03-04 at 09.22.25 (4)

O município de Buerarema recebeu nesta semana mais 290 doses de vacina contra a Covid-19. Sendo 120 – CoronaVac destinada à aplicação das 2ª doses em idosos acima de 90 anos e 170 do imunizante desenvolvida pela Oxford que contemplará idosos de 83 anos.

A vacinação está sendo realizada em domicílio seguindo um roteiro, contemplando os usuários conforme unidade de saúde referência:

– Quarta -feira – USF Flora e Guiomar Pereira

– Quinta-feira – USF Ernandi Lins e Manoel e Messias (Km 03)

– Sexta-feira – USF Eurico Suzart e Beatriz Lima (Vila Operária)

– Sexta-feira – USF Buerarema e Heraldo Rocha

A vacinação já foi iniciada a vacinação nos seguintes grupos que fazem parte da primeira fase da vacinação:  Profissionais de Saúde, idosos que vivem abrigo de longa duração, idosos acima 83 anos.

Em alguns desses grupos já foram ou estão sendo administradas a segunda dose da vacina e outros estão recebendo a primeira dose.  A indicação do grupo ou faixa etária que deve ser contemplada é determinada pelo Ministério da Saúde e informada mediante envio de novas lotes.

ITAPETINGA: MAIS UM LOTE DE VACINAS DA CORONAVAC CHEGA

WhatsApp-Image-2021-03-02-at-15.56.533-990x660

Na tarde desta quarta-feira, chegaram na Base Regional de Saúde mais 830 vacinas da Coronavac para Itapetinga. Segundo o planejamento da secretaria municipal, 430 delas serão destinadas à segunda dose e outras 400 à continuação da primeira imunização dos idosos de 80 anos.

2840 itapetinguenses foram vacinados contra a Covid-19. Desses, 1150 já receberam a segunda dose da imunização.

“Nós estamos com um bom fluxo de vacinação no município, mas dependemos das remessas de vacinas enviadas pelo Governo Federal para dar mais agilidade ao processo. Acreditamos que, após recebermos mais um lote de vacinas, além do que já se encontra na Base Regional, conseguiremos finalizar o grupo acima de 80 anos e partir para uma nova faixa etária. Estamos apenas no início da caminhada. Cada etapa finalizada é uma vitória para nós. É um passo a mais para vencermos o vírus”, disse o secretário de saúde, Hugo Sousa.

ITABUNA: PREFEITURA FAZ BLITZEN EDUCATIVA NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE ITABUNA

WhatsApp Image 2021-03-04 at 12.15.41

No primeiro dia Blitzen Educativa que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na quarta-feira, dia 3, 13 academias de ginástica foram visitadas em Itabuna. O trabalho ocorreu em parceria com as secretarias de Saúde/Vigilância Sanitária, Transporte e Trânsito, Segurança e Ordem Pública, Indústria, Comércio, Emprego e Renda e a Guarda Civil Municipal/ROMU.

As equipes entregaram uma apostila aos responsáveis de cada academia e centros esportivos contendo as recomendações e os protocolos de segurança em saúde que devem ser observados neste período em que vigoram decretos estadual e municipal com normas de enfrentamento da Covid-19. A intenção é orientá-los para que, com a adoção das medidas, as academias de ginástica da cidade
sejam mantidas abertas.

O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, lembra que este é um compromisso que a gestão do prefeito Augusto Castro, que deseja levar em consideração a importância da atividade física para a população, o que reflete diretamente no bem-estar das pessoas alívio psicológico.

“Pedimos o apoio dos instrutores e praticantes de ginástica na prevenção, na utilização dos espaços, no uso de máscara e higienização constante das mãos e dos equipamentos. Nos esforçamos para manter o funcionamento de cada academia, mas é a população que tem o poder de mantê-las abertas observando e cumprindo os protocolos”, frisa Enderson Guinho.

Nesta quinta-feira, dia 4, o trabalho de conscientização e fiscalização continua com visitas as academias dos bairros Mangabinha e Califórnia e do centro da cidade. “Ficamos felizes porque a receptividade tem sido muito positiva. Todos estão comprometidos em seguir o decreto e cumprir os protocolos de segurança para que o serviço prestado à população na modelagem corporal não seja interrompido”, conclui o vice-prefeito.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia