WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus pmvc pmvc plansul


whatsapp

FJS

NOVA CARTEIRA DE INDENTIDADE: GOVERNO DA BAHIA INICIA EMISSÃO NACIONAL EM POLICARBONATO!

O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no suporte em cartão de policarbonato. O início do serviço foi marcado pelo ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.

 

A opção pelo modelo é feita pelo cidadão no momento da solicitação do documento e custa R$91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, se o cidadão optar pelo cartão, ainda assim será cobrada a taxa. Esta é mais uma opção disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem desejar um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva. 

A Nova CIN continua sendo oferecida no formato de papel, com as mesmas informações do formato em policarbonato. A Bahia já emitiu mais de 4 milhões de documentos em todo o Estado e, em maio de 2026, foi o segundo maior emissor da CIN em números absolutos no Brasil. 

A nova CIN é um documento mais seguro que tem como número único o CPF. É possível incluir outros números de documentos na CIN, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, além de condições de saúde como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais, intelectuais, grupo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos. 

Foto Feijão Almeida GovBA 

 

ITA PEDRO 2026: SORTEIO PÚBLICO DEFINE AMBULANTES AUTORIZADOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DURANTE A FESTA

  

  

  

 

  

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), realizou nesta terça-feira, dia 9, o sorteio público referente ao Edital nº 005/2026, que regulamenta a autorização temporária e precária para utilização de espaços públicos durante o Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro do Brasil. 

  

O procedimento ocorreu nas dependências da SESOP, com ampla participação de representantes da Administração Municipal, órgãos de fiscalização e representantes da Associação de Ambulantes de Itabuna, garantindo transparência, lisura e igualdade de oportunidades aos participantes habilitados. 

  

A seleção contemplou comerciantes interessados na comercialização de alimentos e bebidas durante os festejos juninos, que acontecerão entre os dias 25 e 28 de junho, na Arena Zé Cachoeira, na Avenida Princesa Isabel, no Bairro do Raso. 

  

O sorteio foi transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Secretaria de Segurança e Ordem Pública no Instagram, reforçando o compromisso da gestão municipal com a publicidade dos atos administrativos. 

  

Conforme esclarecido pela organização, a realização do sorteio foi transferida do dia 8 para hoje em razão de problemas técnicos relacionados à conexão de internet. Tudo ocorreu sem intercorrência 

  

Foram sorteadas vagas para os seguintes segmentos: 

  

  • Bebidas – Barracas Fixas: 95 vagas entre 143 inscritos aptos;

  

  • Drinks – Barracas Fixas: 25 vagas entre 60 inscritos aptos;

  

  • Comidas – Barracas Fixas: 40 vagas entre 74 inscritos aptos;

  

  • Bebidas e Comidas – Barracas Fixas: 25 vagas entre 58 inscritos aptos;

  

  • Bebidas – Isopor: 240 vagas entre 311 inscritos aptos.

  

Já para o segmento “Diversos – Ambulantes”, que contempla baleiros, pipoqueiros e atividades congêneres, não houve necessidade de sorteio. Como o número de inscritos habilitados (19) foi inferior ao total de vagas disponibilizadas (20), todos os participantes aptos foram automaticamente contemplados. 

  

A iniciativa busca garantir organização, segurança e oportunidades aos trabalhadores informais que tradicionalmente movimentam a economia local durante os festejos juninos, fortalecendo a geração de renda e o empreendedorismo popular. 

  

Como parte das ações preparatórias para o evento, nos próximos dias a Prefeitura de Itabuna também anunciará a data oficial do curso Capacita Ambulantes Ita Pedro 2026, programa de qualificação que será realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae. 

  

A capacitação terá como objetivo orientar os comerciantes selecionados sobre atendimento ao público, boas práticas de manipulação de alimentos, organização dos espaços de venda, segurança e empreendedorismo, contribuindo para a excelência dos serviços oferecidos durante o Ita Pedro 2026. 

  

A expectativa da Administração Municipal é que o evento reúna milhares de pessoas, impulsionando a economia, fortalecendo o comércio informal e consolidando o Ita Pedro como uma das principais celebrações juninas da Bahia e do Brasil. A listagem está na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (veja link abaixo). 

  

Link: https://encurtador.com.br/Bqmz 

BUERAREMA: PREFEITO GEL REAFIRMA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E ANUNCIA TÍTULO DE POSSE E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Ações garantem mais mobilidade urbana, valorização dos imóveis e cidadania para os moradores

O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, participou neste domingo, 7 de junho, de uma reunião com moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, ocasião em que reafirmou importantes investimentos que irão promover mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida para a comunidade.

Durante o encontro, que contou também com a presença do vereador e líder do governo na Câmara Joabson Kinho, do  secretário de Administração, Isaac neto e o de Agricultura, Jorge Moura, o  o prefeito reafirmou a realização da pavimentação de aproximadamente 90% das ruas do bairro, por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Paulo Magalhães, no valor de cerca de R$ 500 mil.

Além da pavimentação, Gel anunciou uma importante conquista para os moradores: a regularização fundiária de todos os terrenos do bairro e entrega de título de posse, que garante segurança jurídica e valorização patrimonial. A ação será viabilizada por meio de um investimento de R$ 784 mil, obtido através de recursos captados junto ao Ministério das Cidades, que já se encontram em fase de empenho.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou o presidente da associação de moradores, Torrado, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. “Quero parabenizar Torrado pela luta, dedicação e pelas conquistas alcançadas desde a fundação deste bairro. Seu apoio irrestrito à comunidade foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento do Nossa Senhora Aparecida”, destacou o prefeito.

Gel da Farmácia reafirmou ainda seu compromisso com os moradores e garantiu que continuará trabalhando para ampliar os investimentos na localidade. “Nosso compromisso é seguir transformando a realidade deste bairro. E posso afirmar que, até o final do nosso mandato, vamos buscar alcançar 100% de pavimentação das ruas do Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.

ILHÉUS: PEDRO TAVARES FAZ BALANÇO DE AGENDA E REFORÇA DEFESA DE OBRAS ESTRUTURANTES PARA A REGIÃO

O deputado estadual Pedro Tavares (União) fez um balanço positivo da agenda cumprida em Ilhéus no início da semana, quando concedeu entrevistas, visitou obras e se reuniu com lideranças políticas para discutir as demandas da cidade. O parlamentar destacou o momento de transformação vivido pela cidade sob a gestão do prefeito Valderico Junior (União) e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Ilhéus e do sul da Bahia.

Durante a visita, Tavares esteve ao lado do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, vereadores e do deputado federal Leur Lomanto Jr. (União), acompanhando o andamento de importantes ações no município. Entre elas, a obra de pavimentação da Avenida Governador Paulo Souto, no bairro Teotônio Vilela, realizada com recursos destinados do mandato de Leur Lomanto Jr. A iniciativa foi ampliada pela Prefeitura com a construção de passeios para garantir mais segurança e acessibilidade aos pedestres.

Recentemente, Tavares apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação ao Governo do estado solicitando a implantação de uma passarela ligando o bairro Teotônio Vilela à rodoviária.

Fortalecimento da parceria

Tavares ressaltou que a parceria entre o município e os mandatos parlamentares têm contribuído para acelerar investimentos e melhorar a qualidade de vida da população. “Essa união em favor de Ilhéus só fortalece as ações que a gestão municipal vem realizando na cidade. É uma grande alegria e uma honra representar Ilhéus no Parlamento estadual e contribuir com o seu desenvolvimento ao lado do amigo e grande prefeito Valderico Junior, além do amigo deputado federal Leur Lomanto Jr. Juntos, vamos continuar trabalhando muito por Ilhéus e pela melhoria da qualidade de vida da sua população.”, destacou.

O deputado lembrou ainda que tem atuado em favor de diversas áreas em Ilhéus, com apoio a ações na saúde, cultura e turismo. Entre as ações do seu mandato, estão a entrega de equipamentos hospitalares para a UPA 24h da Avenida Esperança e para a UBS do Banco da Vitória, além de uma nova ambulância para atender a população. Tavares também apoiou importantes manifestações culturais e religiosas da cidade, como a Festa do Mastro de 2025 e 2026 e a tradicional Festa de Iemanjá deste ano.

“Ilhéus tem um enorme potencial e vive um novo momento. Seguiremos trabalhando, buscando investimentos e cobrando as obras e ações necessárias para garantir mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para a população”, afirmou o deputado.

Cobranças

Durante entrevistas concedidas na cidade, o parlamentar voltou a cobrar soluções para os problemas enfrentados pelo Aeroporto Jorge Amado, especialmente a instalação de um equipamento que garanta pousos em condições climáticas adversas, reduzindo cancelamentos e transtornos aos passageiros. Também defendeu a ampliação de voos diretos para Ilhéus.

Tavares também reforçou a necessidade de avanço das obras estruturantes do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), projetos que considera essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos e gerar empregos em toda a região sul da Bahia.

IBIRAPITANGA: PREFEITO JÉ ASSUNÇÃO CUMPRE AGENDA EM SALVADOR E ARTICULA MAIS INVESTIMENTOS!

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, cumpriu nesta segunda-feira (08), em Salvador, uma extensa agenda de reuniões com representantes dos governos estadual e federal para apresentar demandas do município e buscar novos investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, agricultura familiar e desenvolvimento regional. As reuniões tiveram como objetivo fortalecer parcerias institucionais e acelerar projetos e ações voltados à melhoria da qualidade de vida da população municipal.

 

Pela manhã, o gestor esteve na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), onde participou de uma reunião com o presidente da autarquia, José Trindade, e com a diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Larissa Brito. Durante o encontro, foram discutidas demandas relacionadas a obras estruturantes e investimentos em infraestrutura para o município. 

Em seguida, Jé Assunção se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, para tratar de projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e apoio para as comunidades do campo. 

No período da tarde, acompanhado do deputado estadual Niltinho, o prefeito participou de uma audiência com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. Na pauta, diversas demandas de Ibirapitanga nas áreas de saúde, educação, cultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico, além do acompanhamento de projetos já em andamento junto ao Governo do Estado. 

Encerrando a agenda, o prefeito esteve reunido com o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário, Tytta Ferreira. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Transporte, Turismo e Ordem Pública (SETTEOP), Ederenilton Alves Deré, e do presidente da Câmara Municipal de Ubatã, Gabriel Nascif. A reunião discutiu ações voltadas ao fortalecimento dos programas federais para o município.  

Para o prefeito Jé Assunção, a parceria com os governos estadual e federal são importantes o desenvolvimento de Ibirapitanga. “Temos encontrado portas abertas tanto no Governo do Estado quanto no Governo Federal. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues pela atenção e pelo compromisso com os municípios baianos, ao deputado Niltinho e aos demais parlamentares parceiros da nossa gestão, além do presidente Lula, que tem fortalecido importantes políticas públicas para os municípios. Seguiremos trabalhando, dialogando e buscando investimentos para avançarmos cada vez mais na saúde, educação, cultura, infraestrutura e no desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou. 

 

BAHIA: BIOFÁBRICA  AMPLIA CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÕES E LANÇA CURSOS SOBRE PRAGAS, DOENÇAS E IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS

Referência nacional em tecnologia para a cadeia do cacau, a Biofábrica da Bahia amplia sua grade de treinamentos para 2026 com foco direto nos gargalos da produção. A instituição, já conhecida pelos cursos práticos em produção de mudas por enxertia, produção de mudas por enraizamento e poda do cacaueiro, passa a ofertar duas novas capacitações.

Segundo o diretor Valdemir José, o novo calendário está sendo estruturado a partir de diagnósticos regionais e da escuta ativa de produtores, viveiristas e associações. Além do curso sobre identificação, monitoramento e controle de pragas e doenças do cacaueiro, a Biofábrica lança capacitação em Implantação, inscriçao e Manejo de Viveiros.

“Um viveiro bem estruturado é o primeiro passo para uma lavoura produtiva e sadia. Muitos problemas começam na muda”, destaca Valdemir.

QUALIDADE COMEÇA NA MUDA

O curso de produção de mudas por enraizamento, um dos mais procurados na instituição, é ministrado por Drª Kaleandra Sena. “Ensinamos desde a seleção de material genético e substrato até técnicas de enraizamento e aclimatação. O foco é rastreabilidade, padrão fisiológico e sanidade. Uma muda de qualidade reduz mortalidade no campo, antecipa a produção e garante uniformidade ao plantio”, explica a pesquisadora.

IMPACTO REGIONAL E PARCERIA

Com as novas capacitações, a Biofábrica reforça sua atuação como polo de difusão tecnológica para a cacauicultura. Os cursos serão realizados em parceria com o Instituto Cappacitah, unindo teoria e prática em campo e nos laboratórios da Biofábrica, na rodovia Ilhéus-Uruçuca.

“A expectativa é capacitar centenas de produtores, técnicos, viveiristas e estudantes ao longo de 2026”, explica Manuela Berbert, responsável pela gestão dos cursos no Instituto Cappacitah.

As datas e inscrições do novo calendário serão divulgadas em breve nos canais oficiais dos dois institutos.

MINISTÉRIO DA SAÚDE INTERROMPE APLICAÇÃO DA VACINA DA DENGUE DO BUTANTAN PARA APURAR CASOS GRAVES

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada como medida de precaução após o registro de eventos adversos graves, incluindo duas mortes que estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde.

De acordo com a pasta, cerca de 500 mil doses haviam sido aplicadas até o dia 30 de maio. Entre os vacinados, foram registradas 3.703 notificações de possíveis reações adversas. Deste total, 42 casos apresentaram sinais considerados graves e compatíveis com quadros severos da doença.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda não existem evidências suficientes que permitam relacionar diretamente a vacina aos óbitos registrados. As investigações seguem sendo conduzidas por equipes municipais, estaduais e especialistas da área da saúde.

A vacina Butantan-DV representa um marco para a ciência brasileira por ser a primeira vacina contra a dengue produzida integralmente no país e a primeira do mundo desenvolvida para aplicação em dose única.

A campanha de imunização teve início neste ano, priorizando profissionais de saúde. Posteriormente, também foram vacinadas pessoas entre 15 e 49 anos em municípios selecionados dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Tocantins.

Com a suspensão, estados e municípios deverão interromper temporariamente a aplicação do imunizante até a conclusão das análises. O Ministério da Saúde informou ainda que intensificará o monitoramento e a busca ativa por possíveis efeitos adversos.

As pessoas que receberam a vacina recentemente devem permanecer atentas a sintomas como febre, dores abdominais, vômitos e outros sinais de alerta, procurando atendimento médico em caso de necessidade.

TEIXEIRA DE FREITAS: NOVA UBS DO REDENÇÃO AVANÇA E JÁ ALCANÇA CERCA DE 60% DE EXECUÇÃO

 

A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Redenção segue avançando e já alcança mais de 60% de execução. A obra representa mais um passo na ampliação da rede de atenção básica do município e foi planejada para atender a crescente demanda da região, oferecendo uma estrutura moderna, acessível e preparada para ampliar a oferta de serviços de saúde à população.

 

Atualmente, as equipes trabalham em etapas importantes da construção, como a execução das instalações hidrossanitárias, da rampa de acesso à unidade, dos sistemas de gases medicinais e da cobertura da marquise. Essas intervenções integram a fase de acabamento estrutural e aproximam a obra da etapa final de implantação. 

A nova UBS contará com diversos ambientes destinados ao atendimento da população, seguindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O projeto contempla consultórios, salas de procedimentos, vacinação, farmácia, espaços administrativos e áreas voltadas ao acolhimento dos usuários, permitindo que a unidade ofereça atendimento em diferentes especialidades e serviços da atenção primária. 

A escolha do local onde a unidade está sendo construída foi definida de forma estratégica, considerando o crescimento do bairro e a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde para os moradores do Redenção e das localidades vizinhas. A implantação da UBS contribuirá para fortalecer a assistência na região, aproximando os atendimentos da população e oferecendo mais comodidade no acesso aos serviços. 

Embora a estrutura siga o modelo preconizado pelo Ministério da Saúde, o projeto recebeu adequações técnicas para atender às características específicas do terreno. Em razão do desnível existente na área, foi necessária a adaptação dos acessos à unidade, incluindo a construção de uma rampa adequada para garantir acessibilidade e segurança aos usuários. Também houve uma redução da área destinada ao pátio externo, sem prejuízo aos ambientes essenciais previstos para o funcionamento da UBS. 

Quando concluída, a unidade entregará ao bairro um equipamento público de qualidade, preparado para atender a população com mais conforto, funcionalidade e capacidade de atendimento, fortalecendo a rede municipal de saúde e ampliando a cobertura da atenção básica no município. 

 

MARAÚ: GOVERNO DA BAHIA PAVIMENTARÁ O ACESSO À LOCALIDADE DE BARRA GRANDE

 

Obra tem o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiará o desenvolvimento do turismo na Costa do Dendê

Importante destino turístico baiano, o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú, que faz a ligação com o entroncamento da BR-030, passará por obras de pavimentação em 6,2 km de extensão. Realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ações terão o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiarão na atração de mais visitantes para a Costa do Dendê, uma das zonas turísticas com maior fluxo de pessoas durante o ano, e atenderá mais de 25 mil moradores no município do Litoral Sul do estado. O processo licitatório para contratar a empresa a fim de executar os serviços foi iniciado com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (09).

“O trecho asfaltado irá contribuir na ordenação do tráfego de veículos em Barra Grande, principalmente durante os períodos de alta estação, que são a temporada de verão e as férias de julho. São ações como essa na Costa do Dendê, região por onde passa cerca de 760 mil visitantes por ano, que reforçam o trabalho feito pelo Governo da Bahia nas rotas turísticas e se tornam vetores para o desenvolvimento econômico do estado”, analisa Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura, acrescentando que mais dois avisos de licitação para pavimentação também saíram do Diário Oficial do Estado.

Os 6,3 km do trecho entre o distrito de Angico e o povoado de Manguinhas, em Mairi, serão asfaltados na região da Bacia do Jacuípe. No Sudoeste Baiano, os 3,5 km do acesso à Caetanos, para quem vem da BA-959, também serão pavimentados. Ambas as obras fazem parte do programa para a interligação de distritos e povoados à malha pavimentada do estado. Nas três licitações, a abertura das propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, ocorrerá em 01 de junho.

JERÔNIMO MANIFESTA SOLIDARIEDADE A ACM NETO APÓS INCIDENTE COM AERONAVE

Ao tomar conhecimento do incidente envolvendo a aeronave em que estava o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, durante deslocamento nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues manifestou solidariedade ao ex-prefeito e às demais pessoas que integravam a viagem.

Jerônimo ressaltou o fato de todos estarem bem e destacou que as disputas devem ocorrer no debate político. “A disputa se dá no campo do debate da política. Nossas vidas têm que ser preservadas”, afirmou o governador.

Jerônimo recebeu a informação quando ainda cumpria agenda no município de Luís Eduardo Magalhães, durante a 20ª edição da Bahia Farm Show. O vídeo com a manifestação de solidariedade foi publicado pelo governador em suas redes sociais.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia