WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
buerarema plansul prefeitura de urucuca


whatsapp

fundacao jose silveira francesa veiculos uniftc

COLUNA “MEL DE CACAU COM VENENO POLÍTICO”

Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.

OS NÔMADES DO PODER

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro declarou no programa Frequência Política sobre os “nômades do poder”, no popular, os “puxa sacos” do prefeito de plantão. Cabe os prefeitos não acreditar nesses amigos do poder.

DEPUTADOS BRIGARAM POR AMBULÂNCIA

Nesta semana durante a entrega das ambulâncias teve um caso inusitado. Um determinado prefeito foi agraciado com uma ambulância. Até tudo bem, se não fosse a presença de dois deputados que insistiam ser o Pai do veículo médico especial.

DEPUTADOS BRIGARAM POR AMBULÂNCIA 2

Tentou-se a consolidação, os dois na foto da entrega do veículo especial. De pronto negaram, e somente aceitariam a entrega individual. Como somente tinha uma ambulância, e diante do “bico” do legislativo, o prefeito ficou preocupado em ficar sem ambulância, sendo socorrido por um experiente secretário que lhe disse que muito embora a ausência da foto, a ambulância chegaria no município.

BOMBA EM UM ÓRGÃO DO ESTADO NO SUL DA BAHIA

O comentário na bancada de oposição da Bahia é que tem um dossiê pesado sobre um órgão veiculado ao governo do estado no sul do estado. Os deputados estão debruçados sobre o dossiê. Um parlamentar declarou que em breve a bomba vai estourar.

ÔNIBUS DOS “PROSAS” AUMENTA
Sulba-800x420
Tem aumentado a lista de membros do ônibus dos prosas de Itabuna. A nova relação costa um advogado ligado a um partido político, um presidente de partido e uns empresários.

OPOSIÇÃO CAIU DO CAVALO
guinnn
Em Itabuna alguns membros da oposição tentaram aproveitar a tragédia para fazer palanque político. Uns tentaram criar um “rompimento” entre o prefeito e o vice, mas caíram do cavalo. A relação continua firme e forte, isso ficou evidente na rede social.

CAPITÃO AZEVEDO DEU CHAPÉU EM EDSON DANTAS
271658066_4823692024355303_558104845050756464_n
O médico e pré-candidato a deputado estadual Edson Dantas estava acreditando que teria o apoio de Capitão Azevedo. Mas literalmente tomou um chapéu, o militar decidiu apoiar a candidata a deputada estadual Kátia Bacelar.

ELEIÇÃO DA CÂMARA PODE SER ANTECIPADA

O “QG” da mesa diretora da câmara de Itabuna já avalia a possibilidade de antecipar a eleição para o próximo biênio. O nome do atual presidente, Erasmo ganha força para ser reeleito.

SOANE EM CÉU DE BRIGADEIRO

A primeira dama e pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão pode disputar a eleição em céu de brigadeiro em Ilhéus. Isso por que até o momento apenas ele apareceu como pré-candidata a estadual na cidade.

A TABUA DE GRAXA NA PREFEITURA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro decidiu adiar a reforma administrativa que faria no seu governo. O motivo foi a enchente de dezembro, que por isso a prioridade é cuidar das pessoas atingidas. A expectativa é que no final de fevereiro o diário canta.

POLÍCIA INVESTIGA VENDA DE DOAÇÃO EM ITAPETINGA
WhatsApp-Image-2022-01-14-at-21.57.571-990x557
A polícia civil de Itapetinga foi acionada pela prefeitura. O motivo, pessoas que receberam eletrodomésticos como doação estão vendendo. Pelo jeito, a polícia vai ter que fazer operação em todas cidades que teve enchente.

BARRO PRETO: PREFEITURA CONTINUA COM VACINAÇÃO EM DOMICÍLIO PARA IDOSOS

attachment (9)

Ciente de que as doses são fundamentais para reduzir risco de infecção, a Prefeitura Municipal junto com a Secretaria de Saúde do Município de Barro Preto, providenciou a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses contra Covid-19 sem agendamento aos moradores impossibilitados de se deslocarem aos postos de saúde.

Barro Preto inicia o ano de 2022 com os postos de saúde abertos para aplicação das três doses da vacina contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento, e com a Secretaria Municipal de Saúde reforçando a importância de a população tomar a dose de reforço (terceira dose) após intervalo de quatro meses da segunda dose.

Através das equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, vem dando segmento a vacinação contra a Covid-19 em idosos acamados em sua residências e busca ativa.

“Vibramos com a chegada de cada lote de vacina contra o novo Coronavírus em nosso Município, sabemos da importância desse imunizante para toda população, por isso, seguimos com os protocolos do Ministério da Saúde de Imunização, Lembre-se, proteção completa é com a dose de reforço! Destacou o Prefeito Juraci da Saúde.

ILHÉUS: MÁRIO ALEXANDRE E BEBETO REFORÇAM PEDIDO AO ESTADO PARA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA

download

Entre as ações: cobertura completa do Canal do Malhado; requalificação e pavimentação de ruas; recuperação de passeios e construção de ciclovias

Cumprindo agenda em Salvador, o prefeito Mário Alexandre e o vice Bebeto Galvão participaram na terça-feira (18) de audiência com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Trindade, para discutir melhorias na área de infraestrutura e mobilidade urbana do município de Ilhéus.

Na ocasião, os gestores apresentaram projetos que propõem ações voltadas à cobertura completa do Canal do Malhado; requalificação de ruas que dão acesso ao Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio; recuperação de passeios; construção de ciclovias nos bairros com maior fluxo de veículos e pavimentação em 14 logradouros da cidade.

“Agradecemos ao governador Rui Costa e toda a sua equipe pelo apoio prestado ao município. Essa parceria é importante para que possamos captar recursos, realizar investimentos em diversas áreas e dar uma resposta positiva para a nossa população”, ressaltou Mário Alexandre.

De acordo com Bebeto Galvão, os projetos são frutos de entendimento entre os entes, com vistas ao desenvolvimento econômico e social de Ilhéus. “Apresentamos um importante pacote de ações e renovamos os pedidos ao Governo do Estado, a fim de ampliar os investimentos considerados prioritários em infraestrutura e mobilidade urbana”, pontuou o vice-prefeito.

A reunião também contou com a participação do secretário Átila Docio e da equipe técnica da CONDER.

ITABUNA: PREFEITURA ADIA PRAZO PARA PAGAMENTO DE TRIBUTOS

272163447_4848117258579446_2633548365925149066_nA Prefeitura de Itabuna começou a liberar, por meio do site oficial, a emissão do Alvará de Funcionamento 2022. Neste ano, com uma novidade que vai beneficiar todos os contribuintes. Para adquirir o documento basta acessar o endereço eletrônico www.itabuna.ba.gov.br/sefaz.

Trata-se da prorrogação de prazo, que poderá ser efetuado até o final do mês de setembro quando o contribuinte deverá informar o faturamento de sua empresa no ano anterior. Antes, o pagamento era feito sempre no final de janeiro.

De acordo com o diretor de Tributos da Secretaria da Fazenda e Orçamento, Marcos Santos, outro benefício que fará diferença na vida do empresariado é que, a partir deste ano, o Alvará de Funcionamento não estará mais vinculado ao pagamento da Taxa de Fiscalização e Funcionamento – TFF.

O diretor explicou que, anteriormente, o contribuinte teria que pagar primeiro a TFF e, em seguida, o Alvará para que pudesse adquirir o documento. “Essa sobrecarga de tributos terminava por dificultar e comprometer o orçamento anual das empresas, principalmente de médio e pequeno porte que já enfrentam dificuldades de outra ordem,” comentou.
A nova medida adotada pela administração do prefeito Augusto Castro (PSD), segundo o diretor, permitirá que o empresariado ganhe mais fôlego para tocar seu negócio sem se preocupar com muitos dos impostos que são pagos no início de cada ano fiscal.

Marcos lembra que nos últimos dois anos o país viveu momentos críticos por causa da pandemia da Covid-19 com reflexos na atividade econômica. No caso de Itabuna, recentemente, sofreu as consequências das enchentes do Rio Cachoeira, que destruiu 40% da zona urbana, tendo as águas invadido centenas de estabelecimentos comerciais e de serviços no centro da cidade.

“Itabuna, como se sabe, foi uma das mais atingidas porque as chuvas no sul da Bahia deixaram um rastro de destruição, com centenas de famílias desabrigadas, incluindo lojistas que perderam suas mercadorias. Então, ao adiar o prazo de pagamento da TLF e TFF a Prefeitura procura ajudar a cidade a se soerguer”, afirma .

Para o diretor de Tributos, o prefeito Augusto Castro tem sido sensível à causa social, ao encomendar estudos que permitissem facilitar a vida da classe empresarial, esticando o prazo de pagamento de impostos até a reestruturação e a melhoria do comércio. “Tudo isso, sem comprometer a arrecadação municipal que é fundamental para a execução de obras e serviços essenciais na cidade”, concluiu

ITAPÉ: MENINO DE 11 ANOS É A PRIMEIRA CRIANÇA A SER IMUNIZADA CONTRA A COVID-19*

272186519_4848076645250174_7367660570444008926_n

A vacinação contra a Covid-19 em crianças de idade de 5 a 11 anos começou oficialmente em Itapé. Simon Borges Araújo, 11 anos, vacinado pela técnica de enfermagem, Mayla Conceição, foi a primeira criança Itapeense a tomar a dose infantil do imunizante da Pfizer, na manhã desta quarta-feira, 19 de Janeiro.

Simon foi vacinado na unidade de saúde Heriberto Simões Ramos, no bairro Alto Maria da Glória, aonde várias outras Crianças também receberam a dose do imunizante.

De acordo com a Secretária de Saúde, Andréa Leal, às meninas e meninos de 11 a 5 anos, com ou sem comorbidades, serão vacinados em ordem de idade decrescente (das crianças mais velhas para as mais novas). Ainda informa que o imunizante que está sendo aplicado é o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para concluir, a Secretária também informa que a campanha acontece em todos os PSFs. Basta os País ou responsáveis procurarem uma unidade mais próxima, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16 horas.

ILHÉUS: PROFISSIONAIS DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE E PEDEM APOIO DA POPULAÇÃO

Hospital Regional Costa do Cacau (8)

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, faz a distribuição, controle e monitoramento de centenas de bolsas de sangue, por mês, destinadas a pacientes da unidade, que necessitam de transfusão. Esse procedimento é essencial para salvar vidas de muitas pessoas acolhidas nos diversos setores da assistência hospitalar.

De acordo com o médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, responsável técnico pela AT do HRCC, o quadro ainda presente de pandemia da Covid-19, surto de gripe e as chuvas que atingiram a região impactaram a captação nos bancos de sangue e, consequentemente, diminuíram o estoque do hospital. “Neste momento, precisamos sensibilizar a população para doar sangue, atitude nobre que salva vidas”, disse.

“Buscamos ampliar nosso estoque de sangue para assegurar sua disponibilidade aos pacientes que precisam de transfusão. É fundamental o apoio da comunidade para a doação nos bancos de coleta dos municípios da região sul Bahia. Esse ato de solidariedade pode salvar um amigo, um familiar, uma pessoa importante na sua vida ou na de alguém que você conhece”, complementou.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC ratifica a importância da transfusão de sangue para o paciente e pede o apoio da população para a doação. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, a transfusão salva vidas. Peço as pessoas que doem sangue, assim darão a oportunidade de sobrevivência ao paciente, possibilitando sua volta ao convívio dos seus familiares e amigos”, expressou.
Locais de doação sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO LIBERA R$ 2 MILHÕES PARA MANUTENÇÃO E REFORMA DO “ITABUNÃO”

estadio

O vice-prefeito e secretário municipal de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, vistoriou na manhã desta quarta-feira, dia 19, as dependências e o gramado do Estádio Municipal Luiz Viana Filho, acompanhado de uma equipe de engenheiros da Prefeitura e da Metro Engenharia. O equipamento passará por obras de manutenção e reformas autorizadas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Segundo o secretário, a liberação da verba aconteceu depois de um encontro na terça-feira, quando o prefeito e ele avaliaram que, por ter a cidade os dois times se preparando para concorrer à 2ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol, eram necessários investimentos para recuperação daquela praça esportiva.

A vistoria foi acompanhada pelos engenheiros civis Everson Levi dos Santos, supervisor, e Antonio Joaquim Bastos da Silva Filho, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Anne Karollyne Menezes, da Metro Engenharia, e da arquiteta Keilla Souza Silva, da Secretaria de Esportes e Lazer.

“No ano passado, o Grapiúna Atlético Clube disputou a série B, com boa participação. Neste ano, também teremos o Itabuna Esporte Clube voltando. Por isso, não poderíamos permitir, mais uma vez, que os times da cidade mandassem os jogos fora. O prefeito Augusto Castro sabe da importância de dar as condições necessárias para que o ‘Itabunão’ volte”, afirmou Guinho.

O titular da Secretaria de Esportes e Lazer disse ainda que o prefeito Augusto Castro fez um ajuste de caixa, depois de ações planejadas, e comunicou a disposição de liberar o investimento em recursos próprios. “O prefeito nos comunicou que serão R$ 2 milhões, necessários à manutenção e reforma que deixaram o Estádio em condições de uso para a série B”, revelou.

Nesta sexta-feira, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, vai vistoriar o Itabunão para acompanhar a execução dos projetos, incluindo o relativo a pânico e incêndio. “A expectativa é de que todas as obras estejam concluídas em meados de março ou início de abril diante da abertura do Campeonato da 2ª Divisão”, informou o secretário de Esportes e Lazer. “Vamos correr para que dê tempo”, finalizou.

UNIÃO EUROPEIA, INSTITUIÇÕES DA IGREJA CATÓLICA E UNICEF DOAM 1 MILHÃO DE EUROS PARA AJUDAR VÍTIMAS DAS CHEIAS EM ITABUNA E NO LITORAL SUL DA BAHIA

 

WhatsApp Image 2022-01-19 at 13.30.35

Ao final da Missa em Ação de Graças que celebrou o aniversário de 52 anos do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o pároco da Catedral de São José,  padre Gilvan Oliveira Souza,  anunciou que a União Europeia (UE), a Cáritas Internacional  e  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vão doar 1  milhão de Euros, pouco mais de R$ 6,3 milhões, para socorrer as vítimas das fortes chuvas e cheias dos rios que devastaram cidades do Litoral Sul da Bahia.

O valor será distribuído entre as dioceses de Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas e outra de Minas Gerais, estado que também sofre com as chuvas. “A Cáritas Brasil trouxe a internacional europeia, que fez uma vistoria da situação com representantes da UE e Unicef e constatou que o ocorrido nessas cidades foi uma catástrofe incomum”, atestou o padre Gilvan Souza.

Segundo ele, os recursos serão administrados pela Cáritas Internacional, organismo vinculado à Igreja Católica, em união com a Cáritas Brasil, para reconstruir casas e favorecer os afetados pelas cheias, que devastaram 40% da zona urbana de Itabuna. “Uma enchente com tantos desabrigados como se viu, em Itabuna, ainda hoje temos desabrigados, é um momento muito terrível  que nós estamos vivendo”, declarou o pároco da Catedral de São José.

“Recebi, em nome da comunidade itabunense, uma excelente notícia no dia em que celebro mais um ano de vida com nossos amigos, funcionários públicos e representantes de entidades sociais. Os representantes da União Europeia, Cáritas Internacional e Unicef visitaram as áreas devastadas, os desabrigados e desalojados e viram pessoas sem habitação. A doação desse  € 1 milhão representa muito para as cidades atingidas, incluindo Itabuna”, disse o prefeito Augusto Castro.

Ele lembrou que a Prefeitura continua prestando assistência aos 532 desabrigados que ainda estão em escolas municipais e estaduais, salas da Universidade Federal do Sul da Bahia e outras instituições. Também disse que avançam os contatos com o Governo do Estado para a construção de 1.100 casas, a partir da doação do terreno, e concessão do cartão digital do Auxílio Recomeço no valor de R$ 3 mil, além do aluguel social no valor de 40% do salário-mínimo, equivalente a R$ 484.

ACM NETO DIZ QUE SEGURANÇA PÚBLICA SERÁ UMA DAS PRIORIDADES DO SEU PLANO DE GOVERNO

WhatsApp Image 2022-01-19 at 13.30.02

Pré-candidato a governador afirmou que “o legado que vai ser deixado por 16 anos do governo do PT na área da segurança pública infelizmente é de violência”

O pré-candidato a governador ACM Neto (Democratas/ União Brasil) afirmou que a segurança pública é um dos grandes desafios para o futuro da Bahia e que o tema é uma das prioridades do seu plano de governo para a disputa eleitoral deste ano. Em entrevista à rádio Andaiá FM, de Santo Antônio de Jesus, na noite desta terça-feira (18), Neto ainda voltou a criticar a “transferência de responsabilidade” dos governos petistas nesta área e defendeu a valorização dos profissionais da segurança.

“É um assunto que eu encaro com a maior seriedade, vai ser um dos grandes desafios para o futuro da Bahia e certamente é um dos temas mais importantes do plano de governo que nós pretendemos apresentar aos baianos neste ano”, destacou o pré-candidato e ex-prefeito de Salvador.

“Desde 2017 a Bahia é campeã nacional do número de homicídios. A Bahia sozinha responde por 14% do número de homicídios. Quando a gente pega os dados de 2020 para 2021, houve uma queda no número de homicídios e mortes violentas no Brasil. Na Bahia cresceu. Então a realidade hoje é de insegurança na grande, na média e na pequena cidade. Tem lugares aqui em Salvador que a polícia não consegue entrar. O legado que vai ser deixado por 16 anos do governo do PT na área da segurança pública infelizmente é de violência”, acrescentou.

O tema, segundo ele, exige prioridade e envolvimento do governador. “Nesses quatro governos do PT, dois governos de (Jaques) Wagner, dois governos de Rui (Costa), o que a gente presenciou foi o governador tirar o braço da seringa. Os governadores simplesmente transferiram a responsabilidade. Quando perguntavam a Rui ou a Wagner, eles diziam que era um problema nacional. Verdade, é um problema nacional. Agora, tem muitos estados que estão reduzindo a criminalidade. Por que não a Bahia está crescendo?”, questionou.

Segundo Neto, a questão social utilizada como justificativa para os números elevados também influencia. “Mas isso não pode ser desculpa. A primeira coisa que tem que é que o governador tem que encarar o problema, tem que ter coragem pra se envolver na solução. Não pode ficar transferindo a responsabilidade para o secretário de Segurança Pública, para o comandante geral da Polícia Militar. Veja o absurdo, outro dia o secretário de Segurança Pública disse outro dia que a solução para os problemas da violência era legalizar as drogas em nosso estado. Meu Deus do céu, isso é um absurdo”, ressaltou.

Valorização dos profissionais
ACM Neto disse ainda que é preciso valorizar os profissionais que atuam na área da segurança pública. “Hoje, tanto a Polícia Militar, como a Polícia Civil, como os profissionais de segurança em geral estão desmotivados. É preciso chamar essa turma, botar essa turma para trabalhar com motivação, dar melhores condições de remuneração, dar melhores condições de trabalho, trazer o que há de mais moderno em tecnologia no Brasil e no mundo”, pontuou.

“Se for governador, eu não vou ter receio de copiar os bons exemplos, o que está acontecendo de positivo no Brasil, como no estado de Goiás, que houve uma redução de todos os números de criminalidade, em outros lugares do mundo, trazer tecnologia para combater o crime para botar bandido na cadeia. Lugar de bandido tem que ser na cadeia”, acrescentou.

ITAPETINGA: INSCRIÇÕES PARA TORNEIO DE PÊNALTIS ENCERRAM-SE NESTA SEXTA

carrossel-penaltis-contra

Encerram-se nesta sexta-feira, 21, as inscrições do primeiro Torneio de Pênaltis de Itapetinga. Nos dias 29 e 30, duplas se revezarão na tentativa de marcarem mais gols (cobrando ou agarrando pênaltis). Podem se inscrever na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, atletas itapetinguenses com mais de 15 anos.

No Estádio Primaverão, a disputa acontecerá como mais uma modalidade de fomento ao esporte que garanta biossegurança aos participantes.

O campeonato será disputado em duplas, formadas por um goleiro e um batedor. A cada partida, o batedor cobrará três pênaltis para que o goleiro da outra dupla tente agarrar. Aqueles que fizerem maior número de gols, seguem na disputa por uma vaga na final. No domingo, as quatro melhores duplas disputam entre elas o título de campeã.

“Desde o início da gestão a gente tem buscado formas de incentivar a prática de atividade física mesmo em tempos de pandemia e de distanciamento social. Agora, com o avanço da vacinação, já nos sentimos mais seguros. Por isso, as medidas de precaução continuarão, mas temos certeza que poderemos avançar cada vez mais na promoção de novos eventos esportivos com público, muito envolvimento de atletas e, principalmente, com muita saúde”, explicou o secretário, Jailson Santana.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia