VOTO POR VOTO: PT, PSD E AVANTE POSSUEM SOZINHOS 40% DOS VOTOS NA BAHIA; COM MDB E PSB GRUPO ULTRAPASSA OS 52%
A divisão das prefeituras também pode ser analisada pelo prisma dos votos, nas eleições municipais deste ano. A disputa pelos 8.666.344 votos inseridos nas urnas no estado apresenta o favoritismo do grupo governista. PT, PSD e Avante conseguem, sozinhos, 40% dos votos na Bahia.
Em levantamento realizado pelo site parceiro, Bahia Notícias com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três partidos conseguem a soma de 3.501.917 de eleitores do total. Considerando ainda os partidos aliados mais próximos e com maior representação, como PSB e MDB, o grupo chega a 52% dos votos nas eleições deste ano, com um total de 4.588.041 de sufrágios. Acrescidos ainda ambos os partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, PV e PCdoB, o percentual chega a mais de 55%.
O número de representação pode ser ainda maior considerando legendas menores aliadas ao grupo, como Podemos e Solidariedade. Outros partidos ainda têm situações indefinidas, com prefeitos ligados a base do governo, indicando um número ainda maior no quantitativo de possíveis votos no pleito atual.
A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 309 municípios. É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais deste domingo (6). Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas.
Entre os grandes “vendedores” desta eleição na Bahia, o PSD lidera o ranking com 115 prefeituras, dentre elas, Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis, as quais são cidades relevantes para o cenário de suas respectivas regiões. Em seguida, o Avante elegeu prefeitos em 60 cidades, dentre elas Guanambi e Brumado, duas das maiores cidades do sudoeste baiano.
O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.
ITABUNA: POLICLÍNICA ABRE CONCURSO PÚBLICO PARA ÁREAS DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO
A Policlínica Regional de Saúde em Itabuna abriu inscrições para o 2° Concurso Público com o objetivo de preencher vagas em cargos efetivos nas áreas de saúde e administração. Este concurso representa uma importante oportunidade de emprego para profissionais de nível técnico e superior, com foco em fortalecer a saúde pública nos 22 municípios que fazem parte do Consórcio Público em Saúde.
– Período de Inscrição: De 02 a 27 de outubro de 2024
– Número de Vagas: 30 vagas
– Cadastro Reserva: Previsto para todos os cargos
– Cargos Disponíveis: Técnicos e profissionais de nível superior nas áreas de saúde e administração
– Inscrição e Edital: Os interessados podem obter mais informações e se inscrever por meio do site
ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO VISITA OBRAS DA RUA PAULINO VIEIRA E DIZ QUE VIA SERÁ UM PONTO DE CONVERGÊNCIA NA CIDADE
As obras de revitalização da Rua Paulino Vieira, na área central de Itabuna, que reúne lojas e boutiques de grandes marcas, seguem em ritmo acelerado.Na terça-feira, dia 9, pela manhã, o prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhado da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, da arquiteta da SIURB Stephanie Andrade e do engenheiro da Metro Engenharia, responsável pela obra, Fábio Pinto Ramos, fez uma visita de inspeção.
De acordo com o prefeito Augusto Castro, as obras de revitalização do primeiro shopping a céu aberto, dará um novo visual ao comércio de Itabuna. “Essa obra foi discutida com os comerciantes. Vamos transformar essa via em um verdadeiro shopping a céu aberto. Além de realizar uma grande mudança, a nova Rua Paulino Vieira será ponto de convergência e entretenimento para a cidade e a região”, disse Castro.
A secretária Sônia Fontes afirmou que as obras iniciadas mês passado, a pedido dos lojistas, estão sendo executadas por trechos. “Estamos fazendo a obra por trecho. Está sendo trabalhado o acabamento do piso de concreto lavado nas laterais e o meio terá piso intertravado, como foi aprovado no projeto apresentado à Comissão de Lojistas. Também terá banquinhos e paisagismo e arandelas na iluminação, É um novo desenho urbano”, enfatizou a titular da SIURB.
Para o presidente da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira, Paulo Costa, além de uma via de comércio, a artéria da área central de Itabuna será um local de encontro. A expectativa dos comerciantes, comerciários e clientes é muito grande.
“Estão todos muito ansiosos e com muita expectativa em tornar essa rua atraente para o público, não só de Itabuna, como para toda a região. Vamos ter um espaço humanizado, um espaço onde as pessoas possam transitar com segurança e se congratular no dia a dia”, afirmou o representante dos lojistas Paulo Costa.
A transformação da Rua Paulino Vieira em um shopping a céu aberto faz parte do projeto da Prefeitura de Itabuna que vem trabalhando para requalificar e harmonizar várias vias do centro. Além da Rua Paulino Vieira, há intervenções na orla da Beira-Rio e na Praça Otávio Mangabeira, conhecida popularmente como Praça Camacã.
URUÇUCA: COM VOTAÇÃO HISTÓRICA, MAGNÓLIA VENCE EM TODAS AS URNAS
A Prefeita eleita do município de Uruçuca, Magnólia Barreto, da coligação “Unidos para continuar avançando”, formada pelos partidos PRD, DC, PRTB, PSB, PSDB, Cidadania e União, venceu o pleito no último domingo, 6, com uma larga vantagem sobre seus adversários atingindo 8.545 votos, o que equivale a 59,72% dos votos, confirmando todas as pesquisas. Magnólia teve Alessandro Lebrão, do PSB, como vice-prefeito eleito.
Vale ressaltar, que Magnólia e Lebrão obtiveram mais votos do que a soma dos outros dois candidatos e venceram em todas as seções do município.
Outro resultado importante foi a eleição de 10 vereadores da sua coligação dos 11 possíveis, o que é considerado fundamental para aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento de Uruçuca, Serra Grande e Zona Rural.
A eleição em Uruçuca teve 15.316 votos totais, o que inclui 242 votos brancos, 1,58% dos votos totais, e 765 votos nulos, 4,99%.
A abstenção foi de 3.214 eleitores, 17,34% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
JUSSARI: JESSÉ BISPO É ELEITO VICE-PREFEITO, CELEBRANDO SUA DÉCIMA VITÓRIA CONSECUTIVA
O vereador Jessé Bispo, conhecido por sua trajetória política vitoriosa, alcançou seu décimo mandato, agora como vice-prefeito eleito de Jussari. Com nove mandatos consecutivos como vereador, Jessé é uma figura de destaque na política local, sendo reconhecido por sua simplicidade e proximidade com a população.
Sua carreira teve início em 1985, ano da emancipação do município, quando sua esposa Orenice Sotero foi eleita a primeira mulher vereadora e em outra ocasião também foi vice-prefeita de Jussari. Agora, ao enfrentar problemas de saúde, Jessé vê sua escolha para compor a chapa com o Orleans Mascarenhas como uma justa homenagem, reconhecendo sua contribuição ao longo dos anos.
A escolha do nome de Jessé Bispo para vice-prefeito contou com a indicação direta do prefeito Antônio Valete, que obteve o respaldo e acordo unânime da Federação Brasil Esperança. Essa federação havia anteriormente indicado Ricardo Fontes Paraguai para o cargo, mas devido a impedimentos técnicos, ele não pôde seguir adiante na composição da chapa com o prefeito eleito Orleans Mascarenhas.
“A escolha do prefeito Valete para que eu estivesse nessa chapa me honra profundamente, especialmente neste momento mais delicado da minha vida. É um reconhecimento que carrego com gratidão e humildade”, declarou Jessé Bispo.
Com essa nova vitória, Jessé segue consolidando sua presença na política de Jussari, mantendo o legado de serviços prestados à comunidade e sua marca de continuidade no cenário político do município.
ILHÉUS: PREFEITO MARÃO REAFIRMA COMPROMISSO COM A BASE DO GOVERNADOR JERÔNIMO E COMENTA RESULTADO DAS ELEIÇÕES
Em entrevista concedida a um site, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão (PSD), reiterou seu compromisso com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues, também do Partido dos Trabalhadores (PT). Questionado sobre possíveis mudanças de posicionamento, Marão foi enfático:
“Não existe possibilidade de sair da base, desde 2007 estamos no mesmo barco,” declarou o prefeito, reforçando sua lealdade histórica ao projeto político que integra há mais de uma década.
Na ocasião, o prefeito também abordou o desempenho nas últimas eleições, em que seu candidato obteve a terceira colocação. “Na política isso é natural, ganha, perde e ganha novamente; o importante é que deixamos nosso legado,” afirmou Marão, demonstrando uma visão equilibrada sobre as alternâncias naturais do processo eleitoral.
A declaração de Marão tranquiliza aliados e sinaliza que a base do governador Jerônimo segue fortalecida na região sul da Bahia.
ITABUNA: MANOEL CAMINHA PARA CANDIDATURA ÚNICA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA COM APOIO DE AUGUSTO CASTRO
Em Itabuna, o vereador Manoel, do Partido dos Trabalhadores (PT), se destaca como o principal nome para assumir a presidência da Câmara Municipal no próximo biênio. Com o apoio do prefeito Augusto Castro, do Partido Social Democrático (PSD), Manoel pode chegar ao cargo sem concorrência, consolidando uma candidatura única na casa legislativa.
A base governista, formada por 17 vereadores, compõe uma aliança sólida em torno da reeleição de Castro, um fator decisivo para a futura presidência da Câmara. Manoel, que teve um papel fundamental na articulação para que o PT apoiasse a reeleição de Augusto Castro, agora colhe os frutos políticos dessa união. Sua atuação foi crucial para garantir a estabilidade política da gestão atual e, segundo fontes próximas, o apoio de Castro à candidatura de Manoel segue a lógica de retribuição política, além de garantir continuidade aos projetos do governo na Câmara.
Caso confirmado como candidato único, Manoel terá um caminho desobstruído para a presidência e deverá manter a governabilidade em sintonia com o Executivo, fortalecendo o apoio político de Castro e o alinhamento entre os poderes municipais.