WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia vog grapiuna prefeitura de ilheus prefeitura ilheus plansul prefeitura de urucuca buerarema vida memorial hospital fundacao jose silveira prefeitura ilheus secom bahia


whatsapp

shopping jequitiba uniftc colegio jorge amado

ITAJUÍPE: EM ENTREVISTA, PREFEITO MARCONE NÃO DESCARTA CANDIDATURA A DEPUTADO

Marcone Amaral

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), participou no último sábado do programa Frequências Política, na rádio Difusora de Itabuna.

Na oportunidade foi questionado sobre o sucesso da sua gestão e da possibilidade de ser candidato a deputado estadual:

“ Assumimos o governo em 2017 e arrumamos a prefeitura com o planejamento estratégico. Fomos reeleito e estamos conseguindo obras estruturantes importantes para o município”.

“Tenho sido sempre questionado sobre ser candidato a deputado, mas nossa prioridade é o governo municipal,  e até março de 2022 vamos definir isso”, declarou.

ITAPÉ: PREFEITO NAELITON TEM CONTAS APROVADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES*

NAELITON-ITAPE

A Câmara de Vereadores de Itapé aprovou nesta segunda-feira, 10, às contas do prefeito Naeliton Rosa Pinto, referente aos exercícios de 2017, 2018 e 2019.

As contas de 2017 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, por sua vez, aprovada por unanimidade pelos nove vereadores.

Quanto às contas referentes aos anos de 2018 e 2019, ambas foram aprovados por 8 votos a 1.
O prefeito Naeliton ressaltou que o trabalho desenvolvido no município, desde 2017, sempre foi feito com transparência e responsabilidade com os recursos públicos, e tinha certeza que essas contas seriam aprovadas.

“A aprovação das contas é um reflexo do compromisso e lisura da da nossa gestão, que sempre se manteve firme e comprometida com a responsabilidade fiscal, com muita transparência e compromisso com nossa população. Seguimos firmes e fortes em continuar trabalhando para fazer sempre de Itapé uma referência em nossa região” destacou.

ILHÉUS: SAÚDE CONVOCA IDOSOS A PARTIR DE 60 ANOS E PROFESSORES PARA IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE

{BDEACBD1-53B6-A3AA-0B75-E83AE767DCA2}_650X450

A Sesau orienta que é preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) está convocando os idosos a partir de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas para receber a vacina Influenza contra a gripe a partir desta terça-feira, 11. O grupo integra a segunda fase prevista na programação da campanha de vacinação da gripe Influenza e poderá ser imunizado até o dia 8 de junho.

As salas de vacina em Ilhéus funcionarão nos seguintes pontos: CAE III; PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; UBS Posto Sarah Kubitscheck; PSF Nelson Costa; UBS Hernani Sá; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; e UBS Olivença.

A Sesau orienta que é preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza.

Para o recebimento da vacina, o usuário deve apresentar documentos como CPF, cartão de vacinação (se tiver), cartão do SUS, o comprovante de residência, e, no caso de professores, deve ser também apresentado um documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino, como carteira de trabalho, ou cópia contracheque atual, ou declaração de atuação assinada pelo diretor escolar. Já os professores da rede municipal de educação devem apresentar cópia do contracheque atual ou uma declaração de atuação assinada pelo diretor escolar para os contratados da Seleção 001/2021.

Etapas de imunização – A terceira fase começará no dia 9 de junho e se estenderá até o dia 9 de julho, com a vacinação contra a Influenza para pessoas acima de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, forças de segurança e salvamento; e as forças armadas.

 

SANDRO RÉGIS SUGERE A RODRIGO MAIA FILIAÇÃO AO PT

Sandro-Régis-quer-instalação-de-detectores-de-metal-nas-instituições-de-ensino-768x432

“Por que Rodrigo Maia não se filia logo ao PT para fazer oficialmente campanha pra Jaques Wagner na Bahia?”, questiona o líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Sandro Régis (DEM).

Para o democrata, a entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (20), revela um recalque empedernido do ex-presidente da Câmara Federal. “Será que a popularidade de Neto o incomoda? Maia é um político que se elege sempre na rabeira”.

Régis conclui que, diante da contumaz dificuldade eleitoral, é Maia quem está querendo mesmo ser vice na disputa presidencial, ao lado de Lula. “Só isso justifica essa cruzada contra Neto. É a forma que equivocadamente acredita que vai favorecer Wagner, amigão de Lula”.

BAHIA: ACM NETO REAFIRMA QUE ÚNICO PROJETO PARA 2022 É DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

acm

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, reafirmou hoje (10) que o único projeto eleitoral para 2022 é disputar o governo da Bahia. Neto negou qualquer possibilidade de concorrer a outro cargo eletivo, o que inclui a vice-presidência da República. “Estão espalhando muitas fake news usando o meu nome, mas, quem me conhece, sabe muito bem qual é o meu projeto político para o ano quem vem”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.

“Todos sabem que o meu desejo é disputar o governo do estado. Ainda não me coloco como pré-candidato, pois o momento é de tratarmos do enfrentamento à pandemia, mas esse é o único projeto, conforme já disse publicamente em diversas ocasiões”, declarou ACM Neto.

ITAPETINGA: DE FORMA PARTICIPATIVA, PREFEITURA TRAÇA PLANOS PARA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

WhatsApp-Image-2021-05-10-at-12.56.19-990x660

Na manhã desta segunda-feira, 10, o prefeito Rodrigo Hagge e o secretário de educação Geraldo Trindade reuniram-se com representantes das escolas particulares do município para estudarem formas seguras de retorno às aulas.

Segundo Rodrigo Hagge, o objetivo é construir uma gestão participativa, capaz de ouvir as demandas de cada setor e traçar planos que se ajustem às diferentes realidades. Ciente de que a rede de educação particular está, também, subordinada às determinações do conselho estadual, o prefeito afirmou que irá buscar meios de garantir segurança jurídica ao retorno de forma organizada e estruturada.

De acordo com o secretário, a rede municipal já está finalizando as matrículas para o início do ano letivo de 2021 que, inicialmente, seguirá de forma remota, mas também já busca formas de voltar, gradativamente, ao ensino presencial.

Presente na reunião, o secretário de saúde, Hugo Sousa, expôs a situação da pandemia no município e o novo plano de imunização dos profissionais de educação. A ideia é acelerar, de acordo com o recebimento de novos lotes de vacina, a aplicação da primeira dose do imunizante em todos os profissionais para proporcionar um retorno mais seguro.

De acordo com os representantes, existe, sim, o desejo de ter os alunos de volta às salas de aula, mas há, acima de tudo, a necessidade de garantir segurança a toda a comunidade escolar. Os coordenadores expuseram suas preocupações sobre as dificuldades de um ensino híbrido e falaram que ainda existe resistência de alguns pais em enviarem os filhos para as escolas.

Pensando nisso, o grupo fará nova reunião para criar um protocolo com medidas de segurança, estipular um calendário para um retorno gradativo e formular um plano de ações para que possa garantir saúde e educação de qualidade a todos.

“Desde o início do ano a gente vem buscando formas de garantir educação a todos, mesmo em meio à pandemia. Chegamos a elaborar um plano de aulas presenciais para Palmares e Zona Rural que não pode ser efetivado por conta da chegada da segunda onda. Agora, com a queda nos casos ativos do município, a gente quer voltar a discutir a educação. Buscamos fazer um governo participativo, que se adeque às necessidades do setor. Estou certo de que, de forma conjunta, conseguiremos elaborar um plano que dê segurança e, principalmente, seja capaz de garantir ensino e aprendizagem de qualidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

ITACARÉ: PREFEITURA REALIZARÁ MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA NOS DIAS 18, 19 E 20

Itacare 3

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com o “Projeto Visão Sem Fronteiras”, estará realizando nos dias 18, 19 e 20 de maio o Mutirão de Oftalmologia, oferecendo consultas gratuitas para a comunidade. De acordo com a programação, nos dias 18 e 19 o mutirão acontecerá na sede, em Itacaré, e no dia 20 de maio será a vez do atendimento no distrito de Taboquinhas, obedecendo sempre aos horários agendados para evitar aglomerações.

Para agilizar ainda mais o atendimento para o mutirão, a Prefeitura de Itacaré o Visão Sem Fronteiras realizou a triagem dos pacientes. O trabalho foi realizado na quinta e sexta-feira no Colégio Estadual Aurelino Leal, em Itacaré. No sábado(08) foi a vez da triagem no distrito de Taboquinhas, no Colégio Paulo Souto. E para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, foram adotadas todas as medidas de prevenção ao Covid-19, como o distanciamento social, o uso de máscaras, álcool em gel, termômetros infravermelhos e a esterilização de todos os equipamentos.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da parceria firmada com o Projeto Visão Fronteiras para garantir que mais pessoas do município sejam beneficiadas com as consultas, identificando os problemas de visão e encaminhando para o tratamento. Ele também reafirmou que novas parcerias continuarão sendo feitas com a proposta de oferecer não somente o Mutirão de Oftalmologia, mas também diversos outros serviços para a comunidade. Tudo obedecendo aos cuidados e os protocolos de segurança contra a Covid-19.

ITABUNA: PREFEITURA PAGA TERÇO DE FÉRIAS AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Prefeito de Itabuna, Augusto Castro - Foto3 Pedro Augusto.jpg

A Prefeitura de Itabuna está creditando nas contas bancárias dos professores da Rede Municipal de Ensino, nesta sexta-feira, dia 7, o terço de férias referente ao período de 2020/2021. A medida foi assegurada pelo prefeito Augusto Castro que mantém o compromisso de valorização do funcionalismo público.

O pagamento terá um impacto de R$ 2.095.000,00 sobre a folha salarial da Educação e contempla 1.307 profissionais do Magistério, injetando um valor significativo na economia da cidade às vésperas do Dia das Mães.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Janaína Araújo, por conta da unificação dos anos letivos de 2020 e 2021 na Rede Pública Municipal de Ensino, a partir de segunda-feira, os professores terão 15 dias de férias.
Ela explica que as férias parceladas fazem parte de uma proposta submetida à apreciação do Conselho Municipal de Ensino (CME) e aprovada pelo Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi).

Quanto aos outros 15 dias de férias restantes, a secretária de Educação informa que os professores poderão usufruí-los a partir do encerramento dos períodos letivos, programado para o mês de dezembro deste ano. Janaína Araújo disse ainda que para unificar os anos letivos 2021/2022 foi necessário assegurar uma carga horária total de 800 horas para cada período.

ITABUNA: INTERNADOS E SEPARADOS PELA COVID-19, PAI, MÃE E FILHO RECÉM-NASCIDO SE REENCONTRAM EM CHAMADA DE VÍDEO

encontro_virtual_covid19

Internados em 2 de maio nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, após o agravamento da infecção da Covid-19, o casal Karine Melo de Santana Silva, de 29 anos, e Rodrigo Souza dos Santos, de 32 anos, foi surpreendido com uma videochamada na última quinta-feira (6), da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes (HMN), onde se encontrava internado o seu filho recém-nascido, Emanoel. Pai, mãe e filho até então separados pela Covid-19, se reencontraram pela primeira vez.

De um lado da linha, a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos, e Thatyanna Rodrigues (psicóloga da unidade). Elas apresentaram o pequeno Emanoel, primeiro filho do casal Rodrigo e Karine, que estão se recuperando em leitos do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF).

A separação do casal ocorreu porque Rodrigo Souza apresentou o quadro mais grave da doença e precisou ser internado em um leito de UTI Covid do HCMF. Já Karine Melo teve de antecipar o parto depois de diagnosticada com a Covid-19 e apresentar dificuldades respiratórias. Com 37 semanas e um dia de gestação, ela foi submetida a uma cesariana em 3 de maio e, em seguida, transferida para um leito clínico no hospital onde marido está internado.

O encontro

O encontro da família ocorreu na quinta-feira após Rodrigo receber alta da UTI e ser transferido para um leito clínico no mesmo pavilhão onde onde Karina se recupera. Os profissionais dos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes decidiram fazer uma surpresa para a família ao apresentar o bebê aos pais. Foram pouco mais de sete minutos de videochamada conectando o filho na UTI do HMN e os pais no HCMF. Ao ouvir as vozes dos pais, o bebê começou a se movimentar na incubadora.

No outro lado da linha, os pais celebravam a conquista em dose dupla: a evolução do quadro de saúde dos três e o primeiro encontro da família. Com vozes embargadas, pai e mãe ouviram atentamente as informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e ficaram ainda mais felizes no momento em que souberam que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.

Pesando 2,980 kg, Emanoel teve de ser reanimado no centro cirúrgico e colocado no oxigênio logo após o nascimento porque apresentou desconforto respiratório. “Ele vem apresentando uma recuperação muito rápida. O nosso maior presente é cuidar dele para vocês. Que vocês tenham uma noite mais leve depois dessas lindas imagens”, disse a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Lucinaide Lemos.

Karine, que teve 50% do pulmão comprometido por causa do novo coronavírus e está se recuperando bem, mandou recado de apoio para as mães que estão passando por situação parecida. “Fui diagnosticada com a Covid-19 e queria dizer a vocês, mães, que sigam firme no senhor, que tudo isso vai passar. Agradeço a toda a equipe de saúde, que fizeram toda a diferença nesse momento. Que Deus abençoe cada um de vocês”.

ILHÉUS: UNIDADE COVID DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU COMPLETA 1 ANO DE ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES

Unidade Covid HRCC

Na última quinta-feira (06), a Unidade Covid do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, completou 1 ano de assistência hospitalar aos pacientes acometidos pela doença. A data ficou marcada na unidade como um dia de agradecimento aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Para o intensivista Egídio Alves, coordenador médico da Unidade Covid, o momento é de alegria, não de comemoração, porque a doença ainda está ativa e a realidade não nos permite comemorar. “É um momento de agradecimento. Um ano em que todas as pessoas que aqui entraram em um processo de trabalho duro cheio de angústias e medos. Mas, que essa equipe do hospital: técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, apoio de limpeza, administrativo, no dia a dia, em que foram vendo o sofrimento das pessoas, foram se dedicando, entrando de coração e alma e assim fazer o melhor possível”. lembrou.

O médico também fez uma reflexão sobre a relevância do trabalho realizado para salvar vidas na assistência hospitalar do HRCC. “Por isso, refletimos uma grande quantidade de pacientes que conseguimos a alta. Graças a Deus, temos uma quantidade, um número imenso de pacientes hoje em casa, com seus familiares agradecidos, cheios de alegria por terem passado por nossas vidas. Isso é muito gratificante”, avaliou.

A enfermeira Diovania Braga, coordenadora de enfermagem da Unidade Covid, disse que mediante todos os problemas enfrentados, esse é o momento de agradecer a luta que esses profissionais enfrentaram durante esse ano. “Hoje está completando um ano de funcionamento da UTI Covid, eu não imaginaria que estaria aqui realmente com essa unidade aberta, por esse tempo todo. Mas, estamos aqui como uma forma de agradecimento por tanto esforço e responsabilidade com esses pacientes. Tanta luta que essa equipe inteira passou, é uma equipe muito grande, eles merecem esse reconhecimento total”, destacou.

Unidade Covid do HRCC – Começou a funcionar em 06 de maio de 2020, com o principal objetivo de evitar a infecção cruzada no ambiente interno do hospital, visando garantir a segurança sanitária dos pacientes com outras patologias. A unidade que atende exclusivamente acometidos pela Covid-19, atualmente conta com 73 leitos hospitalares, sendo 40 de UTI, 7 de Unidade de Assistência Respiratória (UAR) e 26 clínicos.

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia