WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
sufotur secom bahia prefeitura de urucuca camara ilheus plansul


whatsapp










ITABUNA: PREFEITURA ENTREGA 104 NOVOS TÍTULOS DE PROPRIEDADES ÀS FAMÍLIAS DO NÚCLEO  NOVA MANGABINHA

dc30a232-fda9-4686-95b2-98194ceb1050-1

 

A manhã desta sexta-feira, dia 14, foi de festa e de muita alegria para dezenas de famílias que tiveram a oportunidade de se sentir oficialmente donas das casas onde moram no Núcleo da Nova Mangabinha. Elas receberam o título de propriedade fundiária do Programa de Regulação Fundiária Meu Lugar executado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Estado da Bahia.

A entrega das escrituras registradas no Cartório de Registro de Imóveis foi feita pelo prefeito Augusto Castro (PSD) durante solenidade no Salão Paroquial da Igreja Santa Maria Goretti, no Mangabinha, que reuniu secretários, diretores municipais, vereadores e representantes das instituições parcerias da Prefeitura de Itabuna, além das 104 famílias beneficiadas.

O prefeito Augusto Castro afirmou que Itabuna saiu na frente quando retomou o Programa Brasil Habitar, criado em 1999 pelo Ministério das Cidades, mas de lá pra cá o projeto foi abandonado pelos gestores que o antecederam. “Infelizmente não houve continuidade num projeto tão importante e fundamental que é a regularização desses imóveis que é um direito de vocês”, expressou.

Augusto disse que as famílias que hoje recebem a escritura dos imóveis com o registro para a regularização de seus imóveis devem se sentir felizes porque existem em Itabuna cerca de 90% das famílias não possuem esse documento que torna a pessoa dona da casa onde moram.

“Vamos a trabalhar para regularizar novas áreas em diversos bairros de nosso Itabuna. Vamos humanizar o cidadão e conseguiremos isso com o apoio dos governos Federal e Estadual e também do Tribunal de Justiça da Bahia, Câmara de Vereadores e de tantas outras instituições que contribuem para o bem-estar e a cidadania”, realçou.

A coordenadora do Programa Meu Lugar, arquiteta e urbanista Leila Lessa disse que a entrega de títulos às famílias do Núcleo Novo Mangabinha é projeto vitorioso da gestão do prefeito Augusto Castro e também resultado de esforços e da união de todas as secretarias municipais. “Hoje estamos colhendo novos frutos desse trabalho”, disse.

O secretário municipal de Planejamento, João Carlos Oliveira da Silva, declarou que o Programa Meu Lugar se encaixa perfeitamente na proposta do prefeito Augusto Castro de dar segurança às famílias que vivem em imóveis sem escrituras. “É um programa importante para Itabuna onde 90% das pessoas vivem na zona urbana do município”, resumiu.

“Administrar uma cidade do porte de Itabuna não é para qualquer um, porque é na zona urbana que surgem os grandes problemas seja na saúde, educação, assistência social e ainda tem a questão da violência. Por isso, precisamos repensar para que tenhamos um gestor que tenha sensibilidade quanto a isso, uma das coisas que sobram no prefeito Augusto Castro”, disse o secretário João Carlos. “Sinto-me realizado por estar num município que está fazendo algo para quem realmente precisa e merece. Isso me emociona”, acrescentou.

Já o juiz Eduardo Carvalho, representante do Tribunal de Justiça da Bahia, afirmou que o evento marcou um momento importante para as famílias beneficiadas. “O esforço conjunto entre a Prefeitura, o Cartório de Registro de Imóveis e a Corregedoria Geral da Justiça é um exemplo claro de que a cooperação interinstitucional pode trazer benefícios que promovem o bem-estar social coletivo o que é uma vitória por trazer valores econômicos, sociais e de pertencimento”, ressaltou.

O magistrado frisou ainda que esses títulos de propriedade registrados trazem segurança e estabilidade para todas as famílias beneficiadas e encerrou parabenizando os novos proprietários dos imóveis do Núcleo Novo Mangabinha.

À solenidade, estiveram presentes os secretários municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Sonia Fontes; Esportes e Lazer, José Alcântara Pelegrini; Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima; Educação, Adriana Tumisa;Governo, Rosivaldo Pinheiro, ex-secretários e dirigentes municipais, o delegatário do Cartório Registro de Imóveis, José Carlos dos Santos Souza (Beca), vereadores e representantes das igrejas católica e evangélicas.

 

ITAJUÍPE: APÓS SUCESSO DO MICA PEDRO DOS LAGOS 2024, LÉO DA CAPOEIRA ANUNCIA NOVAS OBRAS NO MUNICÍPIO E FESTEJOS DO SÃO JOÃO DOS BAIRROS

 

WhatsApp Image 2024-06-15 at 13.38.07

Itajuípe continua em ritmo acelerado, impulsionada pela administração do Prefeito Léo da Capoeira. Após o sucesso do Mica Pedro dos Lagos 2024, o prefeito não dá descanso à cidade e já se prepara para mais um evento cultural: o São João dos Bairros.

Neste final de semana, será realizada a primeira festa do São João, uma celebração que promete levar o melhor das tradições juninas para as comunidades locais. A festa inaugural acontecerá no Bairro da Pitangueira e se estenderá a outros bairros e distritos, até culminar nas datas tradicionais das comemorações de São João e São Pedro no final do mês. Durante essas celebrações, os moradores poderão desfrutar das apresentações de artistas locais, fortalecendo a cultura e o espírito comunitário.

Além das festividades, o Prefeito Léo da Capoeira, ao lado do Deputado Federal Neto Carletto (Avante), anunciou a assinatura de quatro novas ordens de serviço, neste sábado 15 de junho, marcando o início de importantes obras para o desenvolvimento do município. As obras em questão são a reformada da sede da Prefeitura Municipal, reforma da Cantina Central, reforma da quadra Poliesportiva no Alto da Liberdade e a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), que fornece o abastecimento de água para a  sede.

O Prefeito Léo da Capoeira destacou a importância dessas obras para o desenvolvimento do município: “As festividades do São João nos Bairros são uma tradição que enriquece nossa cultura e a nossa comunidade. E, para coroar este momento de grande alegria, anunciamos estes importantes investimentos na infraestrutura da cidade para oferecer melhores serviços à nossa população. Essas novas obras são um passo significativo para o futuro de Itajuípe, garantindo que continuemos crescendo de forma sustentável e melhorando a qualidade de vida de todos os moradores”, declarou.

ITABUNA: DEPOIS DE SEIS ANOS FECHADO, RESTAURANTE POPULAR É REABERTO PELO PREFEITO AUGUSTO CASTRO

9016b783-e1d7-4d5e-89d4-9c6ca42351f5-1024x576

Depois de seis anos fechado, o Restaurante Popular foi reaberto nesta sexta/feira, dia 14, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), em clima de festa. O equipamento da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) na Rua São Vicente de Paula, no centro, passa a fornecer diariamente, entre segunda e sexta-feira, um total de 600 refeições a R$ 3 e um cardápio diversificado e nutricional.

A benção das instalações foi oficiada pelo padre  Tony Valério Rodrigues, pároco da Igreja Santa Maria Madalena, no |Bairro Nova Itabuna, que foi convidado pela Primeira-dama Andrea Castro. “Como representante do povo de Deus, com grande alegria venho abençoar este dia e este Restaurante Popular resutado do esforço do prefeito Augusto Castro que tem um coração humano e sensível. Este é um local que vai acolher muitas pessoas”, pregou.

O prefeito Augusto Castro disse que o Restaurante Popular é mais um compromisso da gestão com vistas ao social. “Nosso objetivo é alimentar e nutrir as famílias mais vulneráveis”, disse o prefeito que lembrou ainda que a unidade também vai absorver usuários, a exemplo dos comerciários e pessoas que estejam em trânsito pela cidade.

O Restaurante Popular passou por requalificação, ganhou pintura, telhado, rede hidráulica e novas câmaras frigoríficas. “Estamos entregando um equipamento mais moderno“ disse o secretário de Promoção Social e Combate a Pobreza, José Trindade, Carlos Trindade. “ O espaço vai beneficiar pessoas que trabalham no centro e moradores de bairros circunvizinhos e mais distantes” , acrescentou

Na fila, centenas de pessoas que trabalham no comércio aguardavam para almoçar o prato dia: feijoada. Joilma Correia é eletricista e comemorou a reabertura do restaurante. “Foi muito bom o prefeito Augusto Castro ter reaberto o Restaurante Popular porque aqui o povo tem mais dignidade para se alimentar” comemorou

Já a dona de casa Maria Célia Calmon disse que era frequentadora assídua de restaurantes no centro da cidade no passado. “Hoje, a escolha foi o Restaurante Popular e estou aqui desde as 10 horas ansiosa para poder fazer minha refeição. A comida aqui sempre foi boa e de qualidade. Certamente continuará sendo”, falou.

URUÇUCA: PREFEITURA INAUGURA O CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE SERRA GRANDE NESTA SEXTA-FEIRA

WhatsApp Image 2024-06-14 at 05.50.35

A Prefeitura de Uruçuca, inaugura nesta sexta-feira, 14 de junho, às 16h, o Centro Integrado de Educação Integral, a nova escola de Serra Grande, com a abertura de oito salas de aulas. Desde abril, 289 crianças, distribuídas em 12 turmas, já utilizam O espaço a tarde e à noite.

Orçada em cerca de R$ 18 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município, o equipamento vai acolher cerca de 3mil alunos, desde a creche, até o ensino fundamental, com expectativa de parcerias também em outros níveis da educação, como ensino médio e profissionalizante.

Doado pelo Instituto Arapyaú, o projeto arquitetônico do CIEI, foi desenvolvido em 2012 numa parceria entre a prefeitura de Uruçuca, e o Governo Federal, através do Ministério de Educação – MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação FNDE. O processo foi coordenado pela arquiteta-urbanista e pesquisadora Beatriz Goulart, através de processo participativo, cujos projetos executivos de arquitetura e das engenharias foram desenvolvidos por sua equipe.

São 12 mil m² sobre área de 50 mil m², acolhendo a totalidade dos moradores da Vila, incluindo adultos e idosos do EJA.

Além de espaços para a educação formal, serão oferecidos espaços para o convívio comunitário para a população em geral com vários ambientes, como salas de aula para todas as idades, laboratório de ciências, laboratório de artes e ofícios, laboratório de meio ambiente e reciclagem, biblioteca, sala de multimídia, cine-teatro-auditório, sala de dança e artes do corpo, sala de música, sala de reunião, grêmio, refeitório, atelier de culinária, serviços e administração, sala de descanso para estudantes, sala de descanso para educadores, sanitários e vestiários, pátio coberto, pátio descoberto, brinquedos para todas as idades e necessidades especiais, pomar, herbário, horta, agrofloresta, composteira, reservatórios para captação de águas pluviais, placas de energia solar.

“São muitos anos de luta, um sonho que se torna realidade, o CIEI de Serra Grande, Uruçuca, já é referência em todo o país, e nós orgulhamos de ter esse grandioso equipamento em nosso distrito, nosso município”, disse Moacyr Leite Júnior, Prefeito de Uruçuca.

ITABUNA: MARCONE AMARAL É NOMEADO PRESIDENTE DO HOSPITAL DE BASE

FB_IMG_16176219138121662

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), nomeou nesta sexta-feira (14), Marcone Amaral, para a presidência do Hospital de Base, como já havia sido publicado de primeira mão aqui no blog na última semana.

Marcone, ex-prefeito de Itajuipe, entrou na política pelo Partido Social Democrático PSD e sagrou-se vitorioso em 2016 na sua primeira eleição se tornando prefeito de Itajuípe, em 2020 foi reeleito e ficou no cargo até 2022 quando renunciou para  disputar o cargo de deputado, é nomeado com o aval do senador Otto Alencar e do deputado federal Paulo Magalhães, ambos do PSD.

PORTO SEGURO: PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR ROBSON ANDRADE PARTICIPA DE REUNIÃO ESTRATÉGICA COM GOVERNADOR JERÔNIMO

WhatsApp Image 2024-06-14 at 12.42.05

Robson Andrade, pré-candidato a vereador pelo PCdoB e atual coordenador do Centro Público de Economia Solidária – Cesol/CDES, participou de uma reunião de grande importância para o desenvolvimento de Porto Seguro. A convite da deputada e pré-candidata a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e do pré-candidato a prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, Robson se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues e seu secretariado nesta quinta-feira (13), em Salvador.

O encontro teve como principal objetivo discutir ações estratégicas para o progresso do município, abordando áreas fundamentais como saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana, abastecimento de água, turismo e promoção cultural. A iniciativa demonstra o compromisso das autoridades em unir esforços em prol do desenvolvimento de Porto Seguro e na busca por soluções para as necessidades da população.

WhatsApp Image 2024-06-14 at 12.48.51

Como coordenador do Cesol/CDES, Robson Andrade tem uma trajetória marcada pelo empenho em promover a economia solidária e o desenvolvimento sustentável na região. Sua pré-candidatura a vereador reflete seu compromisso com as causas sociais e o bem-estar da população de Porto Seguro. Durante a reunião, Robson enfatizou a necessidade de políticas públicas que incentivem a participação comunitária e o fortalecimento da economia local.

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou o apoio do governo estadual às iniciativas discutidas e garantiu que as demandas apresentadas serão prioritárias na agenda do seu governo. “Estamos aqui para ouvir e trabalhar juntos. Porto Seguro é uma cidade de grande potencial, e nosso papel é garantir que esse potencial seja plenamente desenvolvido em benefício da população”, declarou.

 

COARACI: CÉLIO DO ASFALTO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA COM APOIO DO PREFEITO JADSON ALBANO

 

WhatsApp Image 2024-06-14 at 13.17.56

Na noite de ontem (14), Célio do Asfalto oficializou a sua pré-candidatura pelo PT para prefeito de Coaraci.

 

O evento, que reuniu mais de 2 mil pessoas, contou com a presença do atual prefeito do município, Jadson Albano, do deputado estadual Niltinho Bastos, Deputado Federal Valmir Assunção, prefeitos e vereadores da região, além de lideranças da executiva do Pt estadual.

“É um momento histórico, a união dos dois maiores grupos políticos de Coaraci, uma união para seguir em frente por amor a nossa cidade”, afirmou Célio do Asfalto

Célio foi consagrado pela base de apoio do PT para a disputa municipal da prefeitura de Coaraci, criando uma grande mudança do cenário político da cidade, já que conta também com o apoio do prefeito Jadson Albano.

ITABUNA: PREFEITURA E FICC ABREM O SÃO JOÃO DOS BAIRROS NESTA SEXTA-FEIRA

 São João nos Bairros - Foto2 arquivo

 

No mês de junho começa o arrasta-pé. Como é já tradição, não pode faltar o São João dos Bairros. Com o tema “É tão bom se apaixonar – pra sempre Kocó”, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) apresenta o calendário de atrações que vão movimentar os bairros neste ano em parceria com a TV Santa Cruz.

Neste ano, sete localidades receberão as atrações do São João dos bairros, que se inicia nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 19 horas, pelo Bairro Santo Antônio. Segundo a chefe de Planejamento de Projetos e Pesquisa da FICC, Bruna Setenta, as festividades integram a programação do também já famoso e  tradicional Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil.

A programação do  São João dos bairros 2024 será a seguinte:

– Bairro Santo Antônio – dia 14, sexta-feira, às 19 horas – Amor a 2, Tropa das Bregadeiras, Gero Lima e Heitor Ferraz.

– Bairro Ferradas – dia 15, sábado, às 21 horas – Nova Proposta, Fogo Latino, La Fúria e Átila Japinha.

– Bairro Mangabinha – dia 16, domingo, às 17 horas – Dey James. Tome Xote, Canindé e Sammbe Vip.

Bruna ressaltou que o evento, além de ser uma diversão, valoriza a cultura nordestina, através das festas juninas e ainda movimenta a economia criativa local.

“O São João nos Bairros, além de levar alegria e diversão às comunidades, é também uma atividade diferente e valoriza àquilo que é costume nas localidades, pois dá a oportunidade de parte dos moradores vender produtos consumidos nos festejos sejam bebidas, comidas, roupas e serviços, ou seja, o São João dos Bairros”, finalizou.

 

AO TODO, 328 MUNICÍPIOS RECEBEREM O “SELO DE TRANSPARÊNCIA NOS FESTEJOS JUNINOS” DO MP-BA

WhatsApp Image 2024-06-14 at 10.27.26

Inédita no Brasil, iniciativa conta com o apoio da UPB

 

Os festejos juninos dos municípios da Bahia serão realizados com transparência e gestão eficiente dos recursos públicos. Para comprovar essa prática, 328 prefeituras receberam o Selo de Transparência do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), na manhã desta quinta-feira (13), na sede da instituição. Foram contemplados os municípios baianos que apresentaram ao Ministério Público estadual as informações relativas aos investimentos realizados com as contratações públicas de atrações artísticas para os festejos juninos de 2024.

Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, essa aproximação entre o MP-BA e os municípios é um marco histórico. “Não tenho dúvida que essa iniciativa se tornará em breve uma política pública de Estado e permitirá que os recursos sejam destinados aos municípios nordestinos de forma diferenciada para que sejam realizados os festejos juninos”, acrescentou.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotora Rita Tourinho, afirmou que os órgãos de controle reconhecem os desafios da gestão pública municipal. “Temos plena consciência da dificuldade que é gerir um município. E, exatamente por isso, reconhecemos a necessidade de uma aproximação maior nossa com os gestores públicos, para ter um diálogo pautado na transparência e isso é que leva a uma atuação de natureza preventiva”, enfatizou.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Pedro Maia, mostrou que o benefício do diálogo entre prefeituras e órgãos de controle é da população. “É um marco ao mostrar que as instituições podem e devem dialogar de forma permanente e profícua em prol da implementação de políticas públicas que interessam a sociedade baiana”, afirmou.

“O painel de transparência, quando foi criado, jamais, sob nenhuma hipótese, foi no sentido de impedir qualquer festejo junino. Nós sabemos da importância dos festejos e o que eles representam, principalmente no nosso estado da Bahia. Desde que o município esteja com a sua saúde financeira em dia, respeitando os índices constitucionais, não há problema nenhum em fazer festejo junino”, explicou o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcus Presídio.

Os dados fornecidos pelos municípios integraram o ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia’, que atualizou diariamente, de forma sintética, os valores informados e as listas dos municípios que disponibilizaram.

A ferramenta foi concebida e desenvolvida pelo Ministério Público estadual em parceria com os Ministérios Públicos de Contas junto aos Tribunais de Contas do Estado (MPC/TCE) e aos Municípios (MPC/TCM), Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia e com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrea/BA), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Governo do Estado da Bahia.

COARACI: CDL REPUDIA NOVO MODELO DE FUNCIONAMENTO DO BRADESCO

 

WhatsApp Image 2024-06-14 at 08.51.06

A situação para os clientes do Bradesco na cidade de Coaraci é crítica. O banco que funciona no município há mais de 50 anos teve sua agência transformada em Unidade de Negócios no último mês de maio. O atendimento que já era questionado pelos clientes da agência 3022, agora ficou pior.

Em sua política de transformação de agências em Unidades de Negócio, o caixa presencial foi abolido e a porta giratória foi retirada do prédio, ficando ativo apenas os Caixas Eletrônicos e o atendimento para solução de negócios e outros serviços. O problema é que muitas demandas não estão sendo atendidas, sistemas não são mais controlados pelos funcionários locais, causando sérios transtornos principalmente aos empresários e empreendedores que não conseguem resolver seus problemas.

Fica evidente que nem os funcionários do banco sabem o que de fato estão fazendo ali, pois tentam ser solícitos aos clientes, mas na maioria dos casos não estão conseguindo resolver problemas como resolviam antes da migração de agência para Unidade de Negócios. Operações de crédito que estavam em andamento, não estão sendo liberadas, clientes que possuem necessidades de movimentações em contas com razão interna estão com recursos sem poder movimentar em suas contas, causando um verdadeiro caos na vida dos empresários. Um dos membros da CDL informou que agora precisa fazer depósitos nos correspondentes bancários e muitas vezes o limite diário desses estabelecimentos expira, impedindo a realização da operação, após a perca de tempo nas filas.

Em discussão com parceiros comerciais membros da Câmara de Dirigentes Lojistas, muitos já falam em cancelamento de contas, visto que não conseguem mais ser atendidos a contento, restando como opção a migração para o Banco do Brasil, Caixa ou até mesmo o novato BRB que se instalou na cidade há pouco tempo. A CDL aguarda um posicionamento do Banco.





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia