PORTO SEGURO: UBALDINO JR. EXIBE FORÇA POLÍTICA EM ANIVERSÁRIO

O ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Jr. (MDB) deu uma demonstração de força política no último fim de semana durante a comemoração dos seus 57 anos. Para marcar a data, ele promoveu uma festa de grande visibilidade e chamou atenção ao preparar um bolo de 57 metros, em alusão à nova idade.
O evento reuniu aliados, lideranças e apoiadores, reforçando o prestígio político de Ubaldino no município e na região. Entre os nomes presentes, destaque para o pré-candidato a deputado estadual Jânio Junior (PL), que recebeu mais uma sinalização pública de apoio do ex-prefeito.
A presença de Jânio no evento não passou despercebida. Isso porque Ubaldino Jr. já definiu que estará ao lado do pré-candidato na eleição deste ano, consolidando uma aliança que tende a ter peso no cenário político local.
Com dois mandatos à frente da Prefeitura de Porto Seguro, Ubaldino segue como uma das principais referências políticas da cidade. Nos bastidores, o movimento é interpretado como mais um passo de quem pretende voltar a disputar o comando do município na próxima eleição.
TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA AVANÇA NA CONSTRUÇÃO DA PRÉ-ESCOLA GELSON OLIVEIRA COSTA

A Prefeitura de Teixeira de Freitas dá continuidade às obras da nova pré-escola Gelson Oliveira Costa, no bairro Colina Verde. A unidade é a única com educação infantil no bairro, e a nova construção busca atender à alta demanda da região.
A nova pré-escola contará com 5 salas de aula e atenderá mais de 200 crianças, ampliando a oferta de vagas na comunidade.
O novo prédio contará com cinco salas de aula, sala de multimeios equipada com recursos tecnológicos, audiovisuais e didáticos, banheiros acessíveis, pavilhão administrativo, espaço recreativo com ducha, cozinha, lavanderia, solários, refeitório e parquinho. O espaço físico e pedagógico também contará com profissionais de apoio escolar.
A nova pré-escola está sendo construída com recursos próprios do Município e, atualmente, encontra-se na fase de levantamento da alvenaria, após a conclusão das fundações e dos pilares.
A comunidade aguarda com expectativa a entrega da pré-escola.
O FIM DA ERA DOS LIXÕES NO SUL DA BAHIA

Uma análise da mudança de paradigma e o papel estratégico da CVR Costa do Cacau
A gestão de resíduos sólidos no país atravessou um divisor de águas, impulsionado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, e posteriormente fortalecida pelo chamado Marco Legal do Saneamento, estabelecido pela Lei nº 14.026, cuja regulamentação incluiu o Decreto nº 11.043, que aprovou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Esse marco regulatório não se limitou a uma carta de intenções: ele definiu diretrizes, metas e instrumentos para a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, além de estabelecer prazos para a erradicação dos lixões e sua substituição por soluções ambientalmente adequadas, como os aterros sanitários.
Sabe-se que o prazo para a substituição de locais com descarte inadequado por aterros sanitários licenciados já se esgotou em agosto de 2024. Hoje, a manutenção de lixões não é mais um atraso administrativo, mas uma infração direta à legislação ambiental e ao novo marco, sujeitando gestores a sanções e à interrupção de repasses federais.
No Sul da Bahia, essa urgência legal encontrou resposta imediata com a infraestrutura da CVR Costa do Cacau. Ao alinhar às metas do plano da Política Nacional de Resíduos e do Marco Legal do Saneamento, a liderança da empresa se apresentou como Braço legal para atendimento das legislações vigente para os municípios. Somou esforços às prefeituras dispostas à transformação e, juntamente com gestores conscientes, mudou todo o cenário. A substituição do descarte incorreto, pela disposição final ambientalmente adequada não era mais uma escolha, era a única via para a regularização de cidades que, antes, negligenciaram o passivo ambienta, problemas sociais e os riscos críticos à saúde pública e que, hoje, são referência e modelo de gestão e valorização de resíduos.
Segundo o gestor da CVR Costa do Cacau, Maurício Sena, pode-se dizer que o Sul da Bahia viveu um momento histórico. Mais do que uma adequação legal ao novo marco do saneamento, o que ocorreu foi uma mudança de paradigma, liderada pela expertise de nosso time, junto ao know how do Grupo Marca, o qual fazemos parte. O impacto de encerrar um lixão, para a sociedade, significa o resgate da autoestima e a certeza de que a saúde pública não está à mercê, além de representar um avanço significativo no processo de inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, promovendo dignidade, geração de renda e reconhecimento do seu papel fundamental na cadeia da reciclagem.
O marco inicial dessa transformação ocorreu em 2021, com a Prefeitura de Itabuna, seguida por outros nove municípios nos últimos cinco anos. Atualmente, a CVR Costa do Cacau, além dos municípios, recebe os resíduos de aproximadamente 70 empresas privadas, atuando sob o rigor de condicionantes das licenças ambientais como as portarias INEMA nº 21.687 e 31.303.
Segundo Maurício, enquanto o lixão é um depósito descontrolado de vetores e doenças, a empresa opera como uma Central de Valorização de Resíduos. “Nossa unidade dispõe de células específicas para resíduos Classe II A, biodegradáveis e solúveis, e Classe II B, que são os inertes e construção civil, garantindo que cada material receba o destino correto”, detalha o gestor.
Geração de empregos e oportunidades que movimentam a economia
Para se ter a dimensão dos resultados, o caso de Itabuna com a erradicação do lixão permitiu o surgimento de associações de catadores organizadas, como a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRI). Atualmente, os associados têm salários dignos e autonomia financeira para eles e as famílias. Esse resultado positivo é uma soma do empenho desses profissionais junto ao apoio da CVR Costa do Cacau, que entrou com suporte em infraestrutura, fornecimento de equipamentos e formação e capacitação durante a transição.
Para o gestor público, a parceria com a CVR oferece segurança jurídica e ambiental. Ao utilizar uma estrutura já licenciada, o município elimina o risco de multas ambientais e reduz custos operacionais. “Com cerca de R$ 50 milhões investidos ao longo de todo o projeto de estruturação e operação, a CVR demonstra solidez para suportar o crescimento da região.
Resíduo como fomento para o desenvolvimento socioeconômico da região
Complementando as iniciativas ambientais desenvolvidas pela CVR Costa do Cacau, o Instituto Marca, braço social do Grupo, exerce um papel estratégico no fortalecimento social das comunidades do Sul da Bahia.
Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, o Instituto tem promovido ações educativas em escolas, campanhas de conscientização, incentivo à coleta seletiva e fortalecimento de associações de catadores, estimulando a economia circular e a valorização dos agentes ambientais.
Angelica Tomassini, especialista socioambiental da unidade, acredita que a operação técnica também tem gerado mais desenvolvimento socioeconômico da região. “Ao eliminarmos passivos sanitários, requalifica-se o ambiente urbano e as condições de saúde pública, o que, invariavelmente, torna a região mais atrativa para novos investimentos e empreendimento”, analisa.
Angelica pontua que a presença de uma infraestrutura robusta e licenciada como a da CVR oferece a segurança que o mercado moderno exige. “Atuar em conformidade com as agendas globais de responsabilidade socioambiental não é mais um diferencial, mas uma condição para o desenvolvimento”, concluiu a especialista.
Portas abertas à sociedade e instituições públicas e privadas
A educação ambiental tornou-se uma ferramenta importante na CVR Costa do Cacau, que aproxima a sociedade à temática Socioambiental. Através do programa, os visitantes são bem-vindos, estudantes de engenharia civil e ambiental utilizam o centro de educação ambiental da unidade para transformar teoria em prática, o que tem consolidado a CVR como um vetor educacional na região.
Orientação às prefeituras que ainda precisam realizar as adequações do novo marco
Aos gestores que ainda enfrentam essa transição, a mensagem da gestão da CVR Costa do Cacau é de parceria. “Possuímos a infraestrutura, licenças e, acima de tudo, o compromisso social necessário para auxiliar os municípios nessa transição.
BAHIA RECEBE LANÇAMENTO NACIONAL DO PROGRAMA ‘BRASIL MAIS CRÉDITO PARA O TURISMO’ E AMPLIA INVESTIMENTOS NO SETOR
Salvador foi a capital escolhida pelo Ministério do Turismo (MTur), para receber o lançamento nacional do programa “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, realizado nesta segunda-feira (2). Na ocasião, foi apresentado o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece aos empresários do segmento, linhas de crédito especiais para investimentos em atividades turísticas, especialmente para micro e pequenas empresas, visando fortalecer a economia regional. Na Bahia, o Fungetur possui fundo de R$ 215 milhões em aporte e tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
As linhas de crédito do Fungetur oferecem condições atrativas, com juros reduzidos, prazos longos e carência que pode chegar a cinco anos, a depender da modalidade. Para capital de giro, o prazo é de até 60 meses. Já para obras, construção, reforma e ampliação, o financiamento pode ser pago em até 240 meses. São 30 instituições financeiras credenciadas no país, sendo seis na Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o protagonismo baiano no cenário nacional. “A Bahia vem se destacando. Temos um Sistema Nacional de Turismo que funciona bem, com Governo Federal, Estado e municípios atuando juntos. Nossa plataforma turística é ampla, vai do litoral à Chapada, com forte turismo religioso. Também investimos em segurança pública e infraestrutura, como rodovias e acesso à saúde, o que melhora o atendimento aos turistas e aos baianos”, afirmou.
Presente no lançamento, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou o recorde histórico registrado em janeiro deste ano, quando 730 milhões de dólares foram injetados na economia brasileira pelo turismo, o melhor resultado dos últimos 20 anos para o mês.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, ressaltou o simbolismo da escolha da Bahia para o lançamento. “Essa é uma demonstração do momento virtuoso que o turismo vive na Bahia. Lançar o programa aqui reconhece nossa liderança no cenário nacional e reforça a parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado”, concluiu.
Beneficiários
Transportadores turísticos, pousadas, agências de viagem, locadoras de veículos, cafeterias, bares, restaurantes, organizadores de passeios e outros prestadores de serviços precisam se registrar gratuitamente no site de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do MTur para acessar o fundo (www.cadastur.turismo.gov.br).
Representações de municípios do interior do estado e de micro e pequenas empresas do setor registram presença expressiva no evento. O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Pedro Costa, comemorou a novidade. “Vai possibilitar um oxigênio na vida dessas empresas. É um setor que contribui muito com a economia do país, que é o setor de serviços, envolve dezenas de segmentos da economia e faltava essa linha de crédito. Agora chegou”.
BAHIA: CARLETTO VOLTA AO JOGO E AQUECE DISPUTA PELA VICE DE JERÔNIMO
O nome do ex-deputado federal Ronaldo Carletto (Avante) voltou a ganhar tração nos bastidores como alternativa para vice na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, reacendendo uma queda de braço interna no grupo governista.
A temperatura subiu depois que o senador Jaques Wagner (PT) saiu na frente e indicou a manutenção do MDB na vice, apontando Geraldo Júnior (MDB) como nome do posto — e lembrando que o anúncio oficial ficaria para março, pelo próprio governador.
Só que, ao retornar da agenda internacional com o presidente Lula, Jerônimo reagiu ao anúncio antecipado, sinalizando desconforto e reforçando que a definição do vice ainda não está fechada.
Rui entra em cena e Wagner endurece
Nesse tabuleiro, Rui Costa (PT) aparece como fiador do movimento pró-Carletto. Colunistas e veículos locais relatam que Rui trabalha para ampliar o espaço do Avante na majoritária — e que a suplência na disputa ao Senado não teria “resolvido” a equação do partido, que segue mirando a vice.
Do outro lado, Wagner atua para manter o MDB no posto, numa disputa silenciosa por protagonismo na engenharia da chapa. O resultado é um “cabo de guerra” em que Jerônimo tenta preservar a palavra final e, ao mesmo tempo, administrar os interesses de aliados estratégicos.
PSD não vetaria, mas quer estabilidade na base
A possível entrada de Carletto também passa pelo radar do PSD de Otto Alencar. Publicamente, Otto tem reiterado que o PSD seguirá com Jerônimo em 2026, mesmo em meio às tensões da composição. Nos bastidores, a leitura é que o PSD tende a não comprar briga por veto, desde que a montagem da chapa não provoque instabilidade na base.
Março como prazo e “foto final” nas mãos do governador
Com a palavra final centralizada no Palácio, Jerônimo mantém o cronograma: promessa de anúncio do vice em março. Até lá, a vice segue como a última peça de maior valor na mesa — e, pelo movimento da semana, Carletto voltou a ser tratado como alternativa real, especialmente se Rui conseguir levar o tema ao “conselho político” com ambiente favorável.
EUNÁPOLIS: ROBÉRIO APRESENTA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA E ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS

Em coletiva realizada na sexta-feira (27) e durante apresentação aos vereadores na Câmara Municipal, neste sábado (28), o prefeito Robério Oliveira anunciou uma reestruturação no primeiro escalão do governo, além de um conjunto de investimentos que reposiciona a cidade nas áreas de infraestrutura, mobilidade e educação.
*NOVOS SECRETÁRIOS*- As mudanças administrativas sinalizam o fortalecimento técnico da gestão. A Secretaria de Saúde passa a ser comandada pela médica Edna Souza Alves Santos. Lourêncio Emanoel Batista de Oliveira deixa a interinidade e assume oficialmente a Secretaria de Meio Ambiente. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico será liderada por Rosemberg Pereira de Souza, atual presidente da CDL. Livia Souza assume a Secretaria de Governo.
*INFRAESTRUTURA*- Na área de infraestrutura, os anúncios marcam uma virada operacional. A usina municipal de asfalto começará a produzir nos próximos dias. Também terão início as obras na Avenida David Jonas Fadini, marginal da BR-101, em direção à zona norte da cidade. O prefeito apresentou o contrato de repasse que garantirá os recursos para a execução da obra. Esta primeira etapa será realizada em parceria com o Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Diego Coronel.
*COMPLEXO DE LAZER E INTERLIGAÇÕES*- No bairro Santa Isabel, será iniciada mais uma etapa do Complexo de Lazer, com a construção de quadras esportivas, playground e outros espaços de convivência. O prefeito apresentou ainda os projetos de interligação entre os bairros Urbis I e Alto da Boa Vista, além da próxima etapa da ligação entre Santa Isabel e Arnaldão.
*SERVIÇOS PÚBLICOS* – A frota da coleta de lixo foi ampliada com dez novos caminhões compactadores, proporcionando mais eficiência e qualidade ao serviço. Também haverá a contratação de caçambas e demais veículos para reforçar o recolhimento de entulhos, além do reforço no quadro de garis.
*TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE*- Sobre o transporte público, o prefeito informou que a cidade passará por um novo processo de concessão, com a chegada de ônibus novos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, além da redução de tarifas e ampliação de linhas. Também será implantado o Terminal de Transbordo do Transporte Público, ampliando o acesso da população a um serviço com mais qualidade e conforto.
*NOVAS ESCOLAS*- Na educação, foram anunciadas duas novas escolas modelo — uma no Alto da Boa Vista, que homenageará a professora Nevolanda, e outra no Arnaldão — além da ampliação da Creche Ayrton Senna, no Pequi. O prefeito também destacou a aquisição de uma usina fotovoltaica que garantirá o abastecimento da rede municipal de ensino com energia solar.
*PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO*- Durante a coletiva, foi detalhado ainda o rigor adotado no Processo Seletivo Simplificado da Educação. Após auditoria técnica, foram identificados mais de 130 documentos inconsistentes, que levaram ao adiamento do cronograma do PSS e serão encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual e Federal. O resultado final já foi republicado e a convocação retomada. Na próxima segunda-feira (2), os profissionais serão encaminhados aos seus postos de trabalho. Atualmente, o município conta com cerca de 750 professores efetivos, e o processo seletivo prevê a contratação de 188 docentes para assegurar o pleno funcionamento da rede.
“Estamos vivendo um ciclo de consolidação administrativa. Organizamos a casa, fortalecemos a equipe técnica e agora vamos acelerar as entregas. Não se trata apenas de obras, mas de estrutura permanente para que Eunápolis cresça com planejamento, responsabilidade e resultados. Nosso compromisso é transformar organização em qualidade de vida e desenvolvimento concreto para a população. Como sempre digo, nossa resposta será sempre com trabalho”, disse o prefeito.
BUERAREMA: PREFEITURA APRESENTA RECEITAS E DESPESAS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2025 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, realizou na manhã da última sexta-feira (27) a Audiência Pública de prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre do exercício de 2025. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Buerarema e foi aberto à participação de toda a população, reforçando o compromisso da gestão com a transparência e o controle social.
Durante a audiência, foram apresentados de forma detalhada os dados relativos às receitas e despesas do município, permitindo que a comunidade acompanhasse de perto a aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das metas fiscais estabelecidas.
O Consultor Contábil do Município, Maxuell Muniz, conduziu a apresentação, esclarecendo os principais pontos do relatório contábil e financeiro e demonstrando com objetividade os valores arrecadados e os gastos realizados pela administração municipal ao longo do quadrimestre.
A realização da audiência pública atende às exigências legais e reafirma o compromisso da Prefeitura de Buerarema com a responsabilidade fiscal, a transparência na gestão e o diálogo permanente com a sociedade.
ITAJU DO COLÔNIA: ARRASTÃO HISTÓRICO COM IGOR KANNÁRIO MARCA ABERTURA DO CARNAVAL CULTURAL SEM FOME







































