WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

EUNÁPOLIS: : ROBÉRIO ENTREGA TOMÓGRAFO, SALA DE MEDICAÇÃO E ENFERMARIA

O Hospital Geral de Eunápolis (HGE) passou por uma expansão estratégica que amplia sua capacidade de atendimento e agiliza a condução clínica dos pacientes. Nesta quarta-feira (11), o prefeito Robério Oliveira entregou a nova sala do tomógrafo, a Enfermaria clínica cirúrgica e a sala de medicação, reforçando a estrutura da unidade e reorganizando os fluxos internos para atender de forma mais eficiente a população local e regional. Participaram do ato vereadores, a deputada estadual e primeira-dama Cláudia Oliveira, secretários, equipe administrativa da unidade hospitalar e servidores.

O tomógrafo, adquirido com investimento superior a R$ 3 milhões, viabilizado com o apoio do Governo do Estado da Bahia, foi instalado em ambiente próprio e tecnicamente adequado. O equipamento permite diagnósticos mais rápidos e precisos, fundamentais especialmente em casos de urgência e emergência.

A ampliação da Enfermaria clínica cirúrgica melhora a distribuição de leitos e qualifica o acompanhamento de pacientes no pré e pós-operatório. Já a nova sala de medicação otimiza procedimentos, organiza protocolos e garante mais eficiência às equipes de saúde, oferecendo ainda mais conforto em um ambiente estruturado e de alto padrão.

FROTA RENOVADA – Para fortalecer ainda mais a rede de atendimento, a Prefeitura recebeu do Governo Federal, por meio do PAC Saúde, uma nova ambulância destinada ao SAMU. “Com essa nova entrega, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passa a contar com 100% da frota renovada. Assumimos a unidade com todos os veículos sucateados e hoje vivemos uma nova realidade. Com esses investimentos, o SAMU reduz o tempo de resposta em ocorrências críticas, amplia a cobertura territorial e integra de forma mais eficiente o atendimento pré-hospitalar à rede hospitalar”, afirmou a secretária de Saúde, Lívia Souza.

O município também foi contemplado pelo Governo do Estado com um carro utilitário destinado à Assistência Social e um micro-ônibus para a Educação, viabilizados por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia Oliveira. “É uma alegria ver o HGE alcançar esse novo patamar. Como representante da região, tenho o compromisso de usar nosso mandato para fazer parte dessa evolução, seja por meio de emendas parlamentares, seja articulando apoio direto junto aos governos federal e estadual para que os investimentos cheguem onde a população mais precisa. A entrega dos veículos para a Assistência Social e para a Educação, além do fortalecimento do SAMU, mostra o cuidado com as pessoas de forma integrada, garantindo mais estrutura e dignidade para o nosso povo”, afirmou Cláudia Oliveira.

O prefeito Robério Oliveira destacou que as ações representam um avanço estrutural permanente para o município. “Estamos fortalecendo o hospital e ampliando a capacidade do SAMU para oferecer respostas mais rápidas e seguras. Graças a Deus, contamos com o apoio e o empenho da deputada Cláudia Oliveira, que segue ao nosso lado nessa missão de reconstruir Eunápolis. Nosso compromisso é organizar uma rede de saúde eficiente, capaz de atender à população com mais qualidade e segurança”, afirmou.

ILHÉUS: MATERNO-INFANTIL DISPONIBILIZA ANTICORPO QUE PREVINE BRONQUIOLITE EM BEBÊS PREMATUROS OU COM COMORBIDADES

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está internada na UTI Intermediária do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Na última terça-feira (10), Maya recebeu a dose única de Nirsevimabe, anticorpo utilizado para prevenir infecções graves do trato respiratório causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças de alto risco, como prematuros e portadores de doenças pulmonares ou cardíacas. A dose protege o recém-nascido contra a bronquiolite.

O anticorpo é ofertado gratuitamente a crianças prematuras, com nascimento até 36 semanas e 6 dias, e para crianças com comorbidades atestadas em relatório médico. Coordenadora do Ambulatório do HMIJS, a enfermeira Caroline Peluso destaca que o novo anticorpo substitui o Palivizumabe e explica que a principal diferença entre os dois produtos está no esquema de aplicação: enquanto o Palivizumabe requer doses mensais durante o período de maior circulação do vírus, o Nirsevimabe é administrado em dose única e independe de períodos sazonais.

Proteção imediata

“Importante frisar que as crianças que iniciaram o tratamento com Palivizumabe, que no Nordeste tem sazonalidade entre fevereiro e julho, concluirão o ciclo normalmente”, informa a enfermeira, acrescentando que o Ministério da Saúde explica que o Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal capaz de fornecer proteção imediata ao recém-nascido. Além deste serviço, o Hospital Materno-Infantil oferta à beira-leito, ainda durante a internação, doses de BCG e Hepatite B para todos os bebês, de domingo a domingo.

Referência

Referência no atendimento a gestantes, puérperas e crianças com menos de 15 anos, o HMIJS foi projetado para atender uma população de oito municípios da região de Ilhéus e 12 da região de Valença. Considerado um hospital-escola, abriga estudantes de medicina, enfermagem, técnicos de enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e análises clínicas, entre outros.

É também a única unidade do estado credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos povos indígenas da Bahia. A unidade cumpre o papel de referência no atendimento no interior do estado, sendo a única maternidade 100% SUS da região sul da Bahia.

CAPACITAÇÕES TÉCNICAS DA BIOFÁBRICA DA BAHIA AUXILIAM PRODUTORES DE CACAU A MELHORAR SUA PRODUTIVIDADE

A cacauicultura, uma das principais atividades econômicas do sul da Bahia, está passando por uma grave crise devido à baixa do preço do cacau no mercado internacional. A arroba do cacau, que chegou a ser comercializada a R$ 1 mil no ano passado, atualmente é vendida por cerca de R$ 200, gerando preocupação e prejuízos para a cadeia produtiva. Assim, os produtores rurais da região estão sofrendo com a desvalorização do produto, que está relacionada ao deságio praticado pela indústria após a importação de amêndoas da Costa do Marfim.

Diante desse cenário, as capacitações técnicas oferecidas pelo Instituto Biofábrica da Bahia se tornam fundamentais para ajudar os cacauicultores a melhorar sua produtividade e reduzir os custos de produção. A Biofábrica, que atua com tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis e tem 25 anos de experiência e credibilidade, lançou no ano passado uma série de capacitações sobre a produção de mudas de alto valor agronômico, que impacta diretamente na produtividade do agricultor.

Apesar da crise atual, especialistas acreditam que, com o apoio das capacitações técnicas, é possível melhorar a competitividade da cacauicultura baiana, trazendo respostas rápidas, promovendo equilíbrio na renda dos produtores e sustentabilidade para a produção cacaueira no estado. Os agricultores interessados podem acompanhar as datas disponibilizadas para Capacitações através do Instagram oficial da Biofábrica, @biofabricadabahia e realizar as suas inscrições.

BAHIA: PREFEITOS DA BASE RECLAMAM DE OBRAS TRAVADAS

O ano começou com ruído dentro da própria base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Prefeitos aliados e deputados estaduais governistas têm manifestado, nos bastidores, insatisfação com a lentidão na execução de obras anunciadas para os municípios.

Em conversas com gestores e parlamentares — todos pedindo anonimato — a queixa é a mesma: “até agora não liberou quase nada do que foi prometido”. O incômodo, segundo relatos, já virou assunto recorrente em reuniões políticas e nos gabinetes.

A irritação também atinge a Assembleia. Um deputado da base resumiu o clima: “Tem demandas minhas de 2024 que não saíram do papel até agora. Isso tem causado insatisfação entre prefeitos que me apoiam”.

Nos bastidores, a explicação que circula é financeira. A avaliação de interlocutores do grupo governista é que a Conder estaria com valores expressivos em aberto com construtoras, o que teria provocado paralisações e desaceleração de frentes de trabalho nos municípios.

A pressão, pelo que o site apurou, já chegou ao “QG” de Jerônimo. Aliados dizem que a promessa é de que o governo entre “em modo ação” após o Carnaval — quando a cobrança interna tende a aumentar e o relógio político começa a apertar.

ITAPITANGA: PREFEITURA FORTALECE A EDUCAÇÃO COM KIT ESCOLAR, UNIFORME E TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO GRATUITO

A Prefeitura de Itapitanga segue investindo de forma concreta na educação e no cuidado com as pessoas. Como parte das ações que garantem mais dignidade, igualdade e acesso ao ensino, o município está assegurando kit escolar completo, uniforme escolar e transporte universitário gratuito para estudantes itapitanguenses.

As iniciativas reforçam o compromisso da gestão municipal com o presente e o futuro das crianças, adolescentes e jovens, promovendo inclusão, permanência na escola e incentivo à formação acadêmica.

Kit Escolar: mais igualdade e incentivo à aprendizagem

Os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão, em breve, o Kit Escolar, preparado com atenção às necessidades de cada etapa de ensino. O material inclui itens como mochila, cadernos, lápis, canetas, borracha, lápis de cor, massinha, cola e tesoura sem ponta, entre outros.

A entrega dos kits contribui para reduzir desigualdades, apoiar as famílias e garantir que todos os estudantes tenham as condições necessárias para aprender com qualidade desde o início do ano letivo.

Uniforme Escolar: identidade, conforto e pertencimento

Além do material escolar, a Prefeitura também garante o uniforme escolar para os alunos da rede municipal. O uso do uniforme promove igualdade, fortalece a identidade escolar, gera economia para as famílias e traz mais conforto e segurança para os estudantes no dia a dia.

Cada detalhe foi pensado para oferecer qualidade, praticidade e respeito às crianças e adolescentes do município.

Transporte Universitário Gratuito: apoio aos sonhos e à formação profissional

O cuidado com a educação vai além do ensino básico. A Prefeitura de Itapitanga mantém o transporte universitário gratuito, assegurando que estudantes do ensino superior possam se deslocar para instituições em cidades vizinhas com segurança e regularidade.

A ação representa um importante incentivo para que os jovens permaneçam nos estudos, ampliem suas oportunidades e construam um futuro profissional melhor, sem que o deslocamento seja um obstáculo.

Educação como prioridade

Com investimentos que vão do ensino infantil ao ensino superior, a Prefeitura reafirma que educação é prioridade. As ações demonstram um olhar sensível para as necessidades da população e o compromisso com políticas públicas que transformam vidas.

Em Itapitanga, cuidar da educação é cuidar das pessoas porque quem investe em educação, constrói um futuro melhor para todos.

HRCC CONQUISTA HABILITAÇÃO PARA ALTA COMPLEXIDADE EM CARDIOVASCULAR PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A publicação da Portaria GM/MS nº 10.221, no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, consolida um avanço histórico para a saúde pública do Sul da Bahia. O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, foi oficialmente habilitado para atendimentos de Alta Complexidade em Cardiovascular.

​A portaria garante que o HRCC passe a contar com recursos federais permanentes para o financiamento de procedimentos cardíacos complexos, como cirurgias cardiovasculares e intervenções de alta especialidade. Isso amplia a capacidade de atendimento do hospital, que já é referência para cerca de 89 municípios e uma população estimada de mais de 1,7 milhão de habitantes na região cacaueira.

​A unidade hospitalar já realiza procedimentos importantes, como cirurgias cardíacas, inclusive algumas inéditas na região, mas a habilitação formal no Ministério da Saúde traz maior segurança financeira e sustentabilidade para a expansão desses serviços.

​Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, a conquista é o reflexo de um esforço conjunto. “Este é um marco histórico para a saúde da nossa região e um reconhecimento do trabalho incansável de profissionais comprometidos com a vida. A habilitação representa mais acesso a tratamentos qualificados, maior resolutividade e esperança para milhares de pacientes”, destacou.

Mais avanço para a saúde pública baiana

O gestor da unidade aproveitou para agradecer o apoio da Sesab, gestores, parlamentares, dos colegas de trabalho e da comunidade. ​”Com este novo status, o Hospital Regional Costa do Cacau reafirma sua missão de oferecer um cuidado integral e humanizado, reduzindo a necessidade de deslocamentos de pacientes para a capital e fortalecendo a rede de saúde no interior do estado”, concluiu.

 ITAPETINGA: PREFEITURA INFORMA QUE BUSCA SOLUCIONAR QUESTÕES JURÍDICAS REFERENTES À INSTALAÇÃO DO HOSPITAL VIRGÍNIA HAGGE

A Prefeitura Municipal de Itapetinga-BA vem a público noticiar que o Poder Judiciário do Estado da Bahia ordenou a desocupação do imóvel onde foi instalado o Hospital Virgínia Hagge, no ano de 2024. A ordem judicial decorre de apontada desapropriação ilegal do imóvel, promovida pela gestão anterior.

A decisão aponta a ilegalidade cometida nos procedimentos iniciais e posteriores ao Decreto n. 100/2023. Além disso, invasão de outro imóvel não constante naquele Decreto e procedimentos, ocorridos nos anos de 2023 e 2024.

O Tribunal de Justiça da Bahia reconheceu a ilegalidade e decidiu: “O efeito prático do provimento do agravo de instrumento é o restabelecimento do status quo ante, tornando, por consequência, irregular a posse exercida pelo ente público sobre o imóvel desde então”.

A ação de desapropriação de 2024 (8002567-23.2024.8.05.0126) foi promovida pela gestão anterior e o então procurador, como também as defesas posteriores. A ordem judicial determina a desocupação do imóvel em 15 (quinze) dias, nos seguintes termos: “DEFIRO o pedido de reintegração de posse formulado pelos réus. Intime-se o MUNICÍPIO DE ITAPETINGA para que, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, desocupe voluntariamente o complexo imobiliário descrito na inicial, restituindo a posse plena aos respectivos proprietários”.

A gestão atual renova o compromisso com a serviço de saúde e registra todos os esforços da gestão com fomento de recursos para a manutenção dos serviços de saúde do Município, inclusive com gasto mensal próprio superior a um milhão de reais, apenas com o Hospital Virgínia Hagge.

A atual gestão vem promovendo diversas ações Municipais para se tornar proprietária do imóvel onde se instalou irregularmente o Hospital Virgínia Hagge.

BLOCO NÃO É NÃO FAZ TROCA SOLIDÁRIA POR ABADÁ E DESFILA DIA 16 COM TUCA FERNANDES

O Bloco Não É Não convoca os foliões para buscar o abadá e participar do desfile no dia 16 de fevereiro, às 20h, com atração de Tuca Fernandes. A concentração e a saída serão no Trevo do Cabral, em Porto Seguro, reforçando a mensagem de respeito e proteção às mulheres durante o Carnaval Cultural 2026.

O objetivo é a conscientização quanto ao respeito às mulheres e seus direitos, durante a folia, bem como, na vida.  A ideia é coibir o assédio, promover proteção e, ainda, muita diversão durante o desfile.

Para retirar o abadá, a troca solidária é simples: 2 kg de alimentos e 1 pacote de absorvente valem 1 abadá. O ponto fixo de troca e retirada funciona na SEMUB, no CRAM, na Casa do Trabalhador e no Centro Administrativo, em Arraial d’Ajuda.

A ação é organizada pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio do CRAM, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Bem-Estar e da Secretaria Municipal de Assistência Social, unindo folia, conscientização e solidariedade.

ALMADINA CONQUISTA SELO BRONZE DO MEC EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO

O município de Almadina alcançou um importante reconhecimento nacional na área da educação ao conquistar o Selo Bronze do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O destaque ganha ainda mais relevância por marcar a primeira participação de Almadina na iniciativa.

O selo reconhece práticas exitosas voltadas à alfabetização na idade certa, valorizando ações pedagógicas, políticas públicas educacionais e o engajamento da rede municipal de ensino no desenvolvimento das crianças.

Para o prefeito Marciel Pinheiro, a conquista simboliza o esforço coletivo da educação no município.

“Essa conquista é fruto do trabalho dedicado de nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar. Demonstra o compromisso de Almadina com a educação de qualidade e o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.

O reconhecimento do MEC reforça o avanço das ações educacionais em Almadina e evidencia que, já em sua estreia no programa, o município conseguiu atingir os critérios necessários para figurar entre as cidades reconhecidas nacionalmente pelo compromisso com a alfabetização.

A conquista representa não apenas um marco institucional, mas também um estímulo para o fortalecimento contínuo das políticas educacionais, com foco no aprendizado, na equidade e no futuro das crianças almadinenses.

BUERAREMA: CARNA BUERA CELEBRA CULTURA, MÚSICA E TRADIÇÃO

No último domingo (08), Buerarema foi palco de uma grande celebração da cultura popular com a realização do Carna Buera  – carnaval cultural com 15 anos de tradição – evento que reuniu um expressivo número de foliões e transformou a cidade em um cenário vibrante de festa, alegria e integração social.

Realizado pela Prefeitura de Buerarema, através da Secretaria de Cultura, o evento começou às 13h com uma programação cuidadosamente preparada para atender públicos de todas as idades, promovendo entretenimento, valorização cultural e fortalecimento das tradições carnavalescas do município.

A animação ficou por conta de Celta Shaylon, Banda Fuzuá e, finalizando com a tradicional Lavagem da Paulo Portela – com banho de carro pipa, puxada pelo trio com a energia contagiante de Hellen Dias, que colocou o público para dançar ao som de um repertório diverso e marcado pelo ritmo autêntico do carnaval.

Um dos momentos mais aguardados da festa foi o desfile da melhor fantasia, iniciativa que estimulou a criatividade e a participação popular. Foliões fantasiados deram um brilho especial ao Carna Buera, e os destaques foram premiados com valores em dinheiro, reforçando o incentivo à cultura, à arte e à expressão popular.

O Carna Buera carrega uma história que atravessa décadas. Idealizado há 15 anos por Tibira Dias, o evento se consolidou como uma das principais manifestações culturais do município, mantendo viva a tradição carnavalesca em Buerarema. O idealizador marcou presença nesta edição, celebrando mais um capítulo dessa trajetória.

Integrado ao calendário cultural do município, o Carna Buera reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da cultura, do lazer e das manifestações populares.

Para o prefeito Gel da Farmácia, o evento representa muito mais que diversão.
“O Carna Buera mantém viva a nossa identidade cultural e fortalece a união da nossa comunidade. Temos orgulho de fomentar uma festa que valoriza nossos artistas, movimenta a economia e celebra o que temos de mais bonito: o povo bueraremense.”

Com organização, diversidade cultural e forte participação popular, o Carna Buera consolida-se como um dos eventos mais representativos do calendário festivo de Buerarema, celebrando a identidade cultural do município e proporcionando momentos de alegria, pertencimento e união para toda a população.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia