WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

FEIRA DE SANTANA : PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E UNIÃO GARANTE IMPLANTAÇÃO DO CONVIVE  FORTALECENDO O BAHIA PELA PAZ

A atuação integrada entre o Governo do Estado e o Governo Federal avançou, nesta segunda-feira (23), com a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Centro Comunitário pela Vida (Convive), na comunidade Mangabeira, em Feira de Santana. Com mais de R$ 18 milhões em investimentos, o equipamento será um forte aliado do programa Bahia Pela Paz, principal estratégia estadual na prevenção da violência, redução da criminalidade e promoção da cidadania. A agenda foi realizada pelo governador em exercício, Geraldo Júnior e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Convive, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), faz parte das ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e se consolida como o reconhecimento, por parte da União, das políticas públicas estruturadas pelo Governo da Bahia, para a ampliação da capacidade de atuação em territórios com maiores índices de vulnerabilidade social.

O governador em exercício, Geraldo Júnior, destacou que o Convive vai atuar de forma complementar aos dois Coletivos Bahia pela Paz já em funcionamento em Feira de Santana, nos bairros Conceição e Mangabeira. ”A integração entre os serviços amplia a oferta de políticas públicas voltadas à juventude e às famílias, com ações de educação, cultura, esporte, qualificação profissional e assistência social”.

O ministro Rui Costa ressaltou que os investimentos do Novo PAC permitiram a execução de obras estruturantes em áreas estratégicas como saúde, educação e prevenção à violência, fortalecendo iniciativas já consolidadas pelo Governo do Estado. “A parceria federativa potencializa resultados e amplia o alcance das políticas sociais nas comunidades, atraindo a juventude para o caminho do bem”, disse.

Implantado por meio de parceria entre União, Estado e Município, o equipamento vai ofertar atividades de esporte e lazer, cultura, formação cidadã, capacitação profissional, atendimentos sociais e de direitos humanos, além de apoio a vítimas da criminalidade.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado (SJDH), Felipe Freitas enfatizou que a implantação do equipamento reforça a estratégia de prevenção social articulada pelo Bahia pela Paz, que visa asfixiar o recrutamento de jovens pelo crime organizado por meio da oferta de serviços, cultura e assistência social. “Em dois anos, os investimentos estaduais nas ações do programa somaram mais de R$ 200 milhões. Na Bahia, serão implantados três Centros Convive: em Salvador, Juazeiro e Feira de Santana. Nos municípios contemplados, os equipamentos passam a atuar de forma integrada aos Coletivos Bahia pela Paz, que funcionam como Centros de Referência das Juventudes”, afirmou.

Durante agenda em Feira de Santana, o governador em exercício, Geraldo Júnior, também visitou as obras de uma creche localizada no bairro Asa Branca, com investimento de R$ 5,5 milhões, no âmbito do Novo PAC.

Coletivos Bahia pela Paz

Até o final de 2026, o Estado prevê a implantação de 24 Coletivos Bahia pela Paz. Já existem 12 unidades em funcionamento — seis em Salvador, duas em Feira de Santana, uma em Valença, duas em Camaçari e uma em Jequié — representando investimento de quase R$ 71 milhões, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Desde janeiro de 2025, os Coletivos já haviam realizado mais de 20 mil atendimentos.

Em Feira de Santana, o Bahia pela Paz já desenvolvia ações estruturantes que dialogavam diretamente com a proposta do Convive, como 23 escolas em tempo integral, o Programa Bolsa Presença, o Mais Estudo, o edital Cultura Bahia pela Paz, o Programa Corra pro Abraço, as Caravanas de Direitos Humanos, o Projeto Neojiba, o Esporte por Toda Parte e o Qualifica Bahia.

ILHÉUS: SAC REALIZA ATENDIMENTO ESPECIAL DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE

Equipe SAC Itinerante atende à população gratuitamente na Escola Nelson Schaun até o dia 3 de março

O SAC realiza um atendimento especial da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Ilhéus, no sul da Bahia. A equipe SAC Itinerante atende à população da capital do cacau gratuitamente até o dia 3 de março no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, que fica na Av. ACM, bairro Malhado. O objetivo da ação é atender à grande procura pelo documento no município, oferecendo à população mais um local para emissão da CIN, além do posto fixo do SAC em Ilhéus.

O expediente será de 8h às 17h, e a cota diária na escola será de 135 atendimentos, totalizando 1.485 senhas disponibilizadas durante o período na cidade. “É mais um avanço importante da Rede SAC na ampliação da oferta da emissão da CIN pela Bahia”, ressalta a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios. Desde a implantação, em julho de 2024, até dezembro de 2025, a Rede SAC realizou mais de 2 milhões de atendimentos da Carteira de Identidade Nacional no Estado.

CIN – É preciso frisar que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. Portanto, há um prazo relativamente extenso para que todos possam se organizar sem haver correria aos postos SAC. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. Vale ressaltar também a questão da gratuidade. A CIN é um documento novo, portanto será primeira via para todos os brasileiros, sem distinção. Por ser primeira via há a garantia de gratuidade em qualquer tempo. A primeira via da CIN, disponível a todas as pessoas, é gratuita e sempre será.

A primeira via da CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o Instagram @saebgovba; o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o Instagram @sacgovba; além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

Serviço:
O que? Atendimento da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Onde? Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus
Quando? Até o dia 3 de março, de 8h às 17h, por ordem de chegada, com senhas limitadas
Quanto? Gratuito

TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA ABRE VAGAS PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ÁREA DE INCLUSÃO ESCOLAR

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do NAEI – Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, está com oportunidade de Estágio Remunerado para atuação como Profissional de Apoio à Inclusão Escolar.

A iniciativa fortalece as políticas públicas de inclusão e amplia o suporte aos estudantes da rede municipal, garantindo acompanhamento e apoio no ambiente escolar.

Sobre o estágio

  • Carga horária: 20 horas semanais (de segunda a sexta/4 horas por dia)

  • Local de inscrição: Secretaria Municipal de Educação

Requisitos

  • Ser brasileiro(a);

  • Ter idade mínima de 18 anos;

  • Estar cursando Ensino Médio (EJA) ou Licenciatura.

Documentos necessários

  • Declaração de matrícula atualizada da instituição de ensino;

  • Currículo.

A oportunidade é destinada a estudantes que desejam vivenciar a prática educacional, contribuir com o processo de inclusão e adquirir experiência na área da educação.

O estágio representa não apenas uma oportunidade profissional, mas também um compromisso social com o desenvolvimento humano e a construção de uma escola mais inclusiva.

Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação (R. Dr. Rafael de Castro, 270 – Ouro Verde) e procurar o Núcleo de Educação Inclusiva para realizar a inscrição e/ou obter mais informações.

ITAJU: SUPLENTE DE VEREADOR PELO UNIÃO BRASIL, JOALYKIM ADERE AO GRUPO DO PREFEITO ELDER FONTES

O prefeito Elder Fontes (PSD) segue fortalecendo seu grupo político em Itaju com a adesão do suplente de vereador Joalykim (UB), que obteve 126 votos em 2024. Ele é o sexto integrante que foi candidato pela oposição e decidiu aderir ao governo, reconhecendo o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão.

Nos bastidores da cidade, comenta-se que o candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições está isolado politicamente. Há relatos de insatisfação dentro do seu grupo, diante da percepção de que teria priorizado apenas a própria vida financeira e a de familiares, deixando aliados sem o devido apoio.

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO ENCAMINHARÁ À CÂMARA PROJETO DE LEI PARA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

O prefeito Augusto Castro (PSD) encaminhará à Câmara de Vereadores de Itabuna projeto de lei que propõe a criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A iniciativa integra as ações que serão anunciadas em alusão ao mês de março, Mês da Mulher, e tem como objetivo fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à promoção de direitos, proteção e autonomia das mulheres no município de Itabuna.

A proposta representa um avanço institucional ao dar status de secretaria a uma agenda que já vem sendo construída e fortalecida nos últimos anos. Um dos principais pilares dessa política é o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), que atua no acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de violência, consolidando uma rede de proteção essencial no âmbito municipal.

O envio do projeto ao Legislativo também dialoga diretamente com uma conquista estratégica para Itabuna: a confirmação do município entre os contemplados para receber a Casa da Mulher Brasileira, equipamento federal de enfrentamento à violência de gênero. A ampliação do programa foi autorizada pelo Ministério das Mulheres, por meio da assinatura do termo de adesão, e prevê a instalação de novas unidades no interior da Bahia.

A escolha do município de Itabuna reforça o reconhecimento da necessidade de interiorizar políticas públicas de proteção às mulheres e ampliar o acesso aos serviços especializados. Em Itabuna, o processo já avança em etapas concretas. Visitas técnicas e conferência de terrenos para a construção da unidade ocorreram em outubro de 2025, demonstrando o andamento do processo burocrático e o compromisso institucional com a implantação do equipamento.

A Casa da Mulher Brasileira reunirá, em um mesmo espaço físico, atendimento multidisciplinar, incluindo Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), apoio psicossocial, Defensoria Pública, Juizado, além de alojamento de passagem para acolhimento emergencial das vítimas.

O projeto também prevê a integração de serviços como a Ronda Maria da Penha, Ministério Público e espaços destinados à capacitação e promoção da autonomia econômica das mulheres, fortalecendo uma abordagem humanizada e eficiente no enfrentamento à violência de gênero.

A criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres atende ainda a uma demanda defendida pela primeira-dama Andrea Castro que, desde sua atuação enquanto secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, tem reforçado a importância de estruturar e ampliar ações voltadas às mulheres.

De acordo com o prefeito Augusto Castro, “a criação da nova secretaria simboliza um marco e coroa o Mês da Mulher com um presente institucional para a cidade: uma estrutura permanente, com orçamento próprio e capacidade de articulação intersetorial, capaz de consolidar Itabuna como referência regional na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero”, concluiu.

BAHIA: CARLOS MUNIZ SE REÚNE COM CÚPULA DO DC E FAZ CONTAS PARA PROJETO ELEITORAL DO FILHO

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), tem intensificado as articulações políticas de olho em 2026 — e, nos bastidores, o assunto principal é pré-candidatura a deputado federal do seu filho, que também se chama Carlos Muniz.

Segundo apuração, o vereador tem “andado com uma calculadora na mão” para fazer as contas do projeto eleitoral: avaliação de cenário, composição de grupo e viabilidade de votos para sustentar a disputa.

Na semana passada, Muniz se reuniu com o presidente estadual do DC, Marcelinho Guimarães. O encontro aconteceu em clima descontraído, à mesa, mas com pauta objetiva. Entre uma garfada e outra, a calculadora entrou em cena — sinal de que o plano está sendo desenhado com números, alianças e estratégia.

A movimentação reforça que Carlos Muniz está avaliando qual partido o seu filho vai se filiar para ser candidato a deputado federal.

IBIRATAIA: FUTUCA TRANSFORMA ESCOLA JOSÉ FIRMINO COM CLIMATIZAÇÃO TOTAL E AMPLIAÇÃO ESTRUTURAL

 

Unidade passa por ampla requalificação com ar-condicionado em todas as salas, novas salas de aula, auditório reformado e construção de refeitório

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, anunciou a climatização total da Escola Municipal José Firmino e detalhou um conjunto de melhorias estruturais implementadas na unidade. O comunicado foi feito por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, no qual o gestor destacou os investimentos realizados para modernizar o ambiente escolar e oferecer mais conforto a alunos e professores.

Segundo Futuca, todas as salas de aula passaram a contar com aparelhos de ar-condicionado, substituindo definitivamente os antigos ventiladores. A climatização também foi estendida ao auditório, garantindo melhores condições térmicas para reuniões, apresentações, palestras e demais atividades escolares. Para o prefeito, a medida representa um avanço significativo na qualidade da estrutura oferecida à comunidade estudantil.

“Ventilador é coisa do passado! No José Firmino, todas as salas agora contam com ar-condicionado, além de forro novo, janelas de vidro e muitas outras melhorias. É mais conforto, dignidade e qualidade para alunos e professores. Educação no caminho do progresso!”, afirmou o gestor na publicação.

Além da instalação dos equipamentos de climatização, a escola recebeu novo forro e teve as janelas substituídas por modelos de vidro, o que proporciona maior iluminação natural e melhora a ventilação dos ambientes. As intervenções fazem parte de uma proposta mais ampla de requalificação da infraestrutura educacional no município.

A unidade também foi ampliada com a construção de três novas salas de aula, aumentando a capacidade de atendimento e garantindo espaços mais adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O auditório passou por reforma completa, fortalecendo o papel da escola como espaço de convivência e integração da comunidade escolar.

Outro avanço importante é a construção de um novo refeitório, que deverá oferecer melhores condições para a alimentação dos estudantes. A cozinha também foi reformada, proporcionando mais estrutura e segurança no preparo da merenda escolar. A sala dos professores recebeu melhorias, garantindo ambiente mais confortável e funcional para planejamento e organização das atividades docentes.

As intervenções fazem parte de um conjunto de ações que visam preparar a unidade para operar dentro de um modelo de gestão cívico-militar, o que exige adequações estruturais e ampliação dos espaços físicos.

RESSACA DE CARNAVAL COLOCA O BAIANÃO EM MODO REPETE

O Baianão provou que Carnaval bom é aquele que deixa saudade. Na noite deste sábado, 21, a Ressaca de Carnaval fez a Praça da Família virar mar de gente, sorriso e braço pro alto. Foi o encerramento perfeito de uma festa popular grandiosa, organizada com carinho, estrutura e aquela emoção que dá orgulho de morar aqui.

A Prefeitura colocou o povo no centro da cena e levou o trio elétrico para o bairro mais povoado da cidade, deixando a celebração ainda mais gigante e democrática. Resultado: todo mundo junto, do morador antigo ao jovem que não perde uma, curtindo perto de casa, com segurança, luz, som e um clima de comunidade que abraça. Foi ver família inteira, vizinhos, amigos e visitantes vibrando em paz.

Quem abriu o esquenta foi Neto Santana, trazendo forró, sofrência e um repertório arretado de ritmos nordestinos, com destaque ao arrocha que bate no peito. Depois, foi a vez da La Fúria, liderada por Bruno Magnata, botar o pagodão baiano na rua com irreverência, coreografia e hits que nascem de virais e memes e viram gasolina pra dança.

No fechamento, Tayrone, “O Romântico”, fez a multidão cantar junto as baladas de amor e desamor, com tempero baiano, do jeitinho que o povão ama. Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil, a festa rolou redonda, e ainda deu chance pra ambulantes e barraqueiros faturarem, girando a economia e deixando a certeza de que o bairro Baianão é coração pulsando da cidade.

EUNÁPOLIS AVANÇA NA REFORMA DAS ESCOLAS, ENTREGA NOVO MOBILIÁRIO E GARANTE PISO ANTI-IMPACTO NAS QUADRAS ESPORTIVAS

A rede municipal de ensino de Eunápolis inicia o ano letivo no próximo dia 23 de fevereiro com avanços significativos na infraestrutura escolar. A Prefeitura realiza uma força-tarefa com 15 frentes de trabalho para acelerar a reforma das unidades da rede, garantindo que estudantes e professores retornem às salas de aula em ambientes mais seguros, organizados e acolhedores.

As intervenções, que seguirão ao longo do ano, incluem requalificação de salas de aula, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, modernização de banheiros, pintura geral, recuperação de telhados, adequações de acessibilidade e revitalização de áreas comuns. Além disso, as escolas estão recebendo novos mobiliários, com itens para salas de aula e refeitórios, garantindo mais conforto e funcionalidade no dia a dia escolar.

A secretária municipal de Educação, Jovita Lima, destacou que o começo do ano letivo representa um momento de renovação e responsabilidade. “Estamos avançando de forma planejada, priorizando as unidades que mais necessitavam de intervenções neste momento. Nosso compromisso é continuar investindo na melhoria da rede, garantindo ambientes cada vez mais adequados para o aprendizado”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura, Robson Lopez, ressaltou que as frentes de obra integram um cronograma estratégico que terá continuidade ao longo do ano. Com o retorno às aulas confirmado para 23 de fevereiro, Eunápolis inicia mais um ciclo educacional com avanços concretos. Além das melhorias estruturais, o secretário informou que todas as quadras escolares receberão novo piso modular anti-impacto, ampliando a segurança e a qualidade dos espaços destinados às atividades esportivas.

As escolas Antônio Batista, Aldeni Pereira, Marlene Borges e as creches Vovó Ana Herondina e Ayrton Sena foram as unidades que necessitaram de intervenções mais amplas; nesta última, localizada no Pequi, está sendo realizada uma importante ampliação para aumentar a capacidade de atendimento no bairro mais populoso da cidade. Em razão dessas melhorias, o início das aulas nessas instituições ocorrerá de forma escalonada.

ITAMARAJU: JORGE ALMEIDA E MARCELO ANGÊNICA ROMPEM

Em Itamaraju, a parceria política entre o prefeito Jorge Almeida (PSDB) e o médico e ex-prefeito Marcelo Angênica (PSDB) dá sinais de que chegou ao fim.

O rompimento ficou mais evidente na semana passada, após Dr. Marcelo anunciar os deputados que pretende apoiar — nomes diferentes dos escolhidos pelo atual prefeito. Marcelo Angênica governou o município entre 2017 e 2024 e foi peça-chave para a eleição de Jorge Almeida em 2024.

Nos bastidores, aliados apontam que o clima começou a azedar quando o ex-prefeito teria sido, aos poucos, afastado das decisões da administração municipal e “descartado” politicamente. A tensão aumentou com a demissão de pessoas ligadas diretamente ao grupo de Dr. Marcelo, o que teria acelerado o distanciamento definitivo.

Com o cenário consolidado, as apostas para 2026 já estão divididas: Jorge Almeida deve apoiar o genro, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), e o deputado estadual Thiago Corrêa (PSDB). Já Marcelo Angênica deve caminhar com o deputado estadual Sandro Régis (UB) e o deputado federal Robinho (UB).



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia