WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

“JERÔNIMO COMANDA O CÍRCULO VIRTUOSO POR QUE PASSA A BAHIA PARA A REVOLTA DE ACM NETO”, DIZ NILTINHO

“É inacreditável que o sem mandato e sem proposta ACM Neto insista na fracassada estratégia de pesquisas irreais e em ataques infundados ao governador Jerônimo Rodrigues”, afirma o deputado estadual Niltinho (PP).

Na falta de um discurso propositivo que aponte caminhos para a Bahia, segundo Niltinho, o ex-prefeito de Salvador se apega a situações exdrúxulas para tentar desmerecer o governador Jerônimo, que faz uma gestão marcada por grandes realizações em todo o estado.

“Enquanto o derrotado ACM Neto aproveitava o episódio isolado num momento inoportuno, quando não se deve misturar festa com política, o IBGE informava que, no governo Jerônimo Rodrigues, a insegurança alimentar chegava ao menor nível da história na Bahia”.

O deputado Niltinho destaca também que, nesta mesma semana, todo o esforço que Jerônimo vem empreendendo no fortalecimento da economia baiana com vista à geração de emprego e renda para a população foi premiado com a inauguração da BYD em Camaçari, tornando realidade a inclusão da Bahia no mundo da alta tecnologia.

“Além disso, dentro da parceria Bahia/Brasil, o presidente Lula veio anunciar investimentos bilionários que reativam o Estaleiro de São Roque, outro polo de geração de emprego e renda para baianas e baianos”.

Niltinho assinala ainda que o governador Jerônimo Rodrigues é quem está no comando deste círculo virtuoso por que passa a Bahia. “Revoltado com este fato, ACM Neto dá chilique”.

TEIXEIRA DE FREITAS: JOÃO BIQUINE AVALIAR SER CANDIDATO A DEPUTADO

O ex-prefeito de Potiraguá, João Lisboa, conhecido popularmente como João Biquine, recebeu um convite do partido Republicanos para se filiar e disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2028. O convite foi feito pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Márcio Marinho (REP).

Com forte ligação ao setor agropecuário, João Biquine construiu trajetória de destaque em Teixeira de Freitas, atuando no ramo de frigoríficos e como organizador de grandes vaquejadas, eventos tradicionais que movimentam o agronegócio e o turismo na região.

Em contato com João Biquine , ele comentou que ainda avalia o convite, mas já sinalizou que pretende defender pautas ligadas ao agro e à vaquejada, setores que fazem parte de sua história e identidade política.

PRADO: GILVAN CONSOLIDA PODER E MANTÉM MISTÉRIO SOBRE SUCESSOR PARA 2028

O prefeito de Prado, Gilvan (PSD), saiu fortalecido após a reeleição e ampliou significativamente sua base política no município. O sucesso nas urnas e a boa avaliação de sua gestão resultaram em um grupo robusto, o que deve gerar disputas internas na sucessão de 2028.

O vice-prefeito Carlão (PT) desponta como o nome mais cotado para contar com o apoio de Gilvan na próxima eleição. Já a presidente da Câmara, Luciana da Look Gás (PSD), tem se articulado para disputar a Prefeitura, consolidando-se como uma das principais lideranças femininas da base.

Outro movimento que reforça a força política de Gilvan foi a adesão do vereador Dr. Fabiano (UB), que deixou a oposição e passou a integrar o grupo governista. Com atuação destacada na área da saúde, o parlamentar ganhou visibilidade ao se posicionar contra o loteamento Basevi, episódio que teve grande repercussão política na cidade.

Embora o prefeito demonstre preferência por Carlão, aliados afirmam que o vice precisará fortalecer ainda mais sua imagem e conquistar apoio popular para viabilizar o projeto de sucessão.

TEIXEIRA DE FREITAS: UNEB E NAEI PROMOVEM PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DE CRISES EM PESSOAS COM TEA

No dia 26 de setembro de 2025, o auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado da Bahia, Campus-X recebeu a palestra “TEA (Transtorno do Espectro Autista): como prevenir e manejar crises?”, promovida pelo Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva (NAEI), da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O evento, coordenado pelas professoras Deilma Barbosa da Silva e Glairner Nobre, contou com a participação da professora Soraya Emanuelle da Silva Leite Ribeiro, docente da Rede Municipal, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Inclusiva.

Destinada aos profissionais do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e demais interessados, a atividade promoveu um momento de reflexão sobre o papel da escola na construção de uma educação mais humana e inclusiva.

A professora Deilma Barbosa abriu o encontro destacando que “a prática pedagógica inclusiva exige mais do que técnica: exige afeto”. Inspirada no texto “As coisas que o afeto ensina”, ela ressaltou a importância de construir vínculos e de “afetar uns aos outros para ressignificar as práticas”.

Em seguida, Emanuelle Ribeiro apresentou orientações sobre prevenção e manejo das crises de meltdown e shutdown, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do trabalho multiprofissional. A palestrante também defendeu a inclusão como direito garantido por lei, alertando que a recusa em realizar adaptações curriculares constitui crime.

Ao final, Emanuelle lembrou a necessidade de dar visibilidade aos adultos autistas, muitas vezes esquecidos, e concluiu:

“Quem convive com pessoas com deficiência aprende a se tornar uma pessoa humana melhor.”

A ação integra as iniciativas do NAEI, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas com a formação continuada dos educadores e com o fortalecimento da educação inclusiva.

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO E SECRETÁRIA SÔNIA FONTES SUPERVISIONAM OBRAS DA FEIRA DA CALIFÓRNIA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), esteve no canteiro de obras e serviços da Feira da Califórnia na manhã desta sexta-feira, dia 10, acompanhado pela secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, do supervisor da Engenharia da Prefeitura, Thauan Sampaio.

Na localidade, o engenheiro responsável pela fiscalização da obra pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Breno Luiz, repassou informações ao prefeito e à sua comitiva a respeito das condições atuais e andamento da construção.

De acordo com Breno, atualmente a parte de estrutura de concreto armado (pilares) está em estágio avançado e que no total serão 50 pilares. Ele informou ainda que a estrutura da Feira da Califórnia é uma estrutura mista, ou seja, composta por concreto armado e metálica.

O engenheiro destacou que também foi iniciada a fundação para o reservatório e a execução da alvenaria em bloco estrutural.

Durante a supervisão, o prefeito Augusto Castro destacou que a construção da Feira da Califórnia é um sonho de mais de 50 anos da comunidade que agora se torna realidade. O prefeito aproveitou para agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelo apoio do Governo do Estado.

“Ao lado da secretária Sônia Fontes, eu quero agradecer de forma muito especial ao governador Jerônimo Rodrigues e toda a equipe técnica da construtora que está tocando a obra com toda velocidade” disse Augusto.

“As obras e serviços da Feira da Califórnia estão no ritmo acelerado, graças a Deus, para dar conforto aos consumidores e mais espaço aos feirantes. Quero dizer que Itabuna avança e avança para melhor”, concluiu.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE*

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação voltada para agentes comunitários de saúde, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Realizado na Câmara de Vereadores, o evento integrou a programação do município em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A capacitação foi ministrada pelo mastologista Hugo Cedro, que apresentou conteúdos fundamentais como a nova faixa etária para rastreamento do câncer de mama, atualizada pelo Ministério da Saúde para mulheres de 40 a 74 anos. Também foram abordados os fatores de risco, a importância da mudança no estilo de vida, as estatísticas de mortalidade e a forma adequada de abordagem às pacientes durante as visitas domiciliares realizadas pelos agentes.

Durante o evento, foi reforçado o papel essencial dos agentes comunitários de saúde como elo direto entre a população e os serviços de saúde, especialmente em comunidades mais vulneráveis. A atuação ativa desses profissionais é considerada estratégica para promover a educação em saúde, orientar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e contribuir para o diagnóstico precoce da doença.

A secretária de Saúde, Lívia Souza, destacou a importância do investimento contínuo na capacitação dos profissionais da atenção básica. “A prevenção ainda é a nossa maior arma contra o câncer de mama. E o agente comunitário de saúde tem um papel essencial nesse processo, porque é ele quem está nas casas, nas ruas, orientando e alertando”, afirmou.

IBIRAPITANGA: PREFEITO ANUNCIA MICARETA DE ITAMARATI E PACOTE DE INVESTIMENTOS PARA O DISTRITO

 

 

Jé destacou parcerias com Lula, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues em novos investimentos para Itamarati e todo o município

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, anunciou nesta sexta-feira (10), a realização da micareta de Itamarati, que acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro, no estádio do distrito. O anúncio foi feito em entrevista ao jornalista Tárcio Pinheiro, no programa Itamarati Notícias. A festa, segundo o gestor, promete movimentar toda a região e contará com atrações como O Polêmico, É o Tchan, Ana Catarina, Adão Nego e Raquel dos Teclados, além de outras atrações nacionais que serão divulgadas em breve.

Antes da micareta, Itamarati receberá também a ItaFeira – Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, nos dias 12 e 13 de novembro, unindo cultura, entretenimento e desenvolvimento econômico. Jé Assunção destacou que o evento será um espaço de valorização dos artistas e empreendedores locais, convidando os “filhos da terra” a participarem e mostrarem seus talentos.

Durante a entrevista, o prefeito aproveitou para anunciar um pacote de investimentos para o distrito. Entre as ações, estão a pavimentação de ruas, como no bairro das Malvinas, com recursos de R$ 1 milhão de reais, emenda do deputado estadual Niltinho; a construção da nova Escola Edeval; e a ampliação da Escola César Borges. Jé também revelou que está em andamento um projeto de ordenamento da entrada de Itamarati, às margens da BR-101, para melhorar o tráfego e a urbanização do local.

O gestor aproveitou ainda para celebrar a assinatura do contrato de homologação da licitação da nova creche de Camamuzinho, com investimento de R$ 6 milhões, além de comentar sobre as dificuldades enfrentadas com as máquinas do município e a conquista de duas novas patróis com emendas dos deputados Félix Mendonça Júnior e João Leão.

O gestor ressaltou que o trabalho é constante para levar mais desenvolvimento aos distritos e à sede do município. “O nosso principal papel é cuidar da cidade dialogando sempre com todos”, afirmou.

Na entrevista, Jé Assunção também destacou outras ações da gestão “Trabalhando e Cuidando de Gente”, como a homenagem aos professores, as comemorações do Dia das Crianças, a pavimentação e iluminação pública nos distritos, a construção do novo ponto de ônibus climatizado em Camamuzinho, com Wi-Fi e banheiros, e os avanços na infraestrutura da saúde, que incluem a construção da UBS Tipo 3, a reforma do Hospital e a implantação da Policlínica

Outros projetos em andamento incluem a requalificação de escolas e equipamentos públicos, a construção de casas populares em Ibirapitanga e Itamarati, a recuperação das estradas vicinais e a retomada da obra do Lago Águas do Cachoeira. O prefeito também ressaltou as parcerias com o Governo Federal, por meio do ministro Rui Costa, e com o Governo do Estado, secretarias estaduais e deputados que têm apoiado o desenvolvimento do município.

“A gente tem trabalhado muito, mas com alegria e propósito. Porque cada obra entregue, cada ação realizada e cada festa feita com carinho é uma forma de agradecer ao nosso povo e renovar nossa esperança. O que me move é ver Ibirapitanga e seus distritos crescendo e o nosso povo vivendo melhor”, finalizou Jé.

POTIRAGUÁ: PREFEITURA AMPLIA EQUIPE TÉCNICA DO CRAS E GARANTE ATENDIMENTO JURÍDICO GRATUITO À POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Potiraguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçou a equipe de referência do CRAS Maria Pereira da Silva Brito com a incorporação de dois advogados, ampliando a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com a nova composição, o CRAS passa a contar com quatro profissionais de referência: uma psicóloga, uma assistente social e dois advogados. Fortalecendo a equipe integrando diferentes áreas do conhecimento para a efetivação de direitos.

A presença de advogados na equipe técnica do CRAS atende aos parâmetros de atuação do profissional de Direito no SUAS, garantindo que a população em vulnerabilidade tenha acesso gratuito à orientação e defesa de direitos, especialmente em demandas ligadas a:

Benefícios previdenciários e assistenciais;

Orientação jurídica em casos de violação de direitos;

Acesso a programas sociais e políticas públicas;

Apoio em situações de discriminação, violência ou exclusão social.

A secretária de Assistência Social, Elessandra Martins, destacou que a medida atende a uma determinação do prefeito Elias Carvalho, que priorizou a ampliação do acesso à justiça social:

“A gestão busca promover ações que garantam direitos. Muitas famílias deixam de acessar benefícios porque não têm condições de contratar um advogado particular. Com essa ampliação, garantimos atendimento jurídico gratuito, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no CRAS, beneficiando toda a população urbana e rural de Potiraguá, Gurupá-Mirim e Itaimbé.”

Os advogados Lavínia Borges e Luis Felipe Macena já iniciaram os atendimentos à comunidade. O prefeito Elias Carvalho ressaltou que a ação representa o cumprimento de compromissos assumidos com a população:

“Foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo. Nosso compromisso é garantir dignidade para o povo de Potiraguá. Com essa medida, as famílias não precisarão mais arcar com honorários advocatícios para solicitar benefícios previdenciários ou outros direitos. É a prefeitura garantindo justiça social e ampliando o alcance da Assistência Social.”

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem promovendo uma reestruturação da política socioassistencial no município, fortalecendo os serviços de proteção social básica, ampliando a equipe técnica e garantindo a inclusão social por meio do Cadastro Único, dos serviços continuados do CRAS e da integração com outras políticas públicas.

Com essa iniciativa, Potiraguá reafirma seu compromisso com a universalização do acesso aos direitos socioassistenciais, aproximando a população da rede de proteção social e assegurando a defesa de direitos.

ITABUNA: PRIMEIRA-DAMA  ANDRÉA CASTRO, VISITA ONCOPEDIATRIA DA SANTA CASA E CONHECE PROJETO DE CINETERAPIA

A primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, visitou nesta quinta-feira (10) a Unidade de Oncopediatria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde conheceu de perto o projeto “Cineterapia”, iniciativa desenvolvida pelas psicólogas do setor com o objetivo de levar mais leveza e acolhimento ao tratamento das crianças em acompanhamento oncológico.

Durante a tarde, a unidade se transformou em um verdadeiro espaço de alegria, com atividades lúdicas, brincadeiras e momentos de descontração entre os pequenos pacientes, familiares e a equipe multiprofissional. A proposta da Cineterapia é utilizar filmes e recursos audiovisuais como instrumentos terapêuticos, promovendo reflexões, risadas e emoções que ajudam no enfrentamento da doença e fortalecem o vínculo entre as crianças e o cuidado hospitalar.

Encantada com a iniciativa, Andréa Castro destacou a importância de ações que unem sensibilidade e cuidado na rotina hospitalar. “Conheci o projeto pelas redes sociais da Santa Casa e fiquei encantada. Fiz questão de vir pessoalmente para entender como funciona e conhecer essa equipe tão dedicada. É emocionante ver o carinho e o empenho de todos que trabalham aqui. Saber que a Santa Casa acompanha mais de 80 crianças em tratamento é motivo de orgulho para Itabuna e para toda a região.”

A visita reforça o compromisso da gestão municipal e das instituições parceiras em fortalecer o cuidado humanizado e garantir uma rede de apoio integral aos pacientes oncológicos pediátricos. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é referência em oncologia no interior da Bahia e segue ampliando suas ações voltadas à humanização do tratamento, oferecendo não apenas terapias clínicas, mas também iniciativas que acolhem e transformam vidas.

UBAITABA SEDIA FORMAÇÃO PRESENCIAL DE ATORES DO PNAE PROMOVIDA PELO CECANE/UFBA

Nesta sexta-feira (10), o município de Ubaitaba foi palco da Formação Presencial de Atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma iniciativa promovida pelo CECANE/UFBA (Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal da Bahia). O encontro aconteceu no Centro de Cultura Edgar Cerqueira Filho e reuniu nutricionistas e representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de diversos municípios da região.

A formação teve como objetivo fortalecer e aprimorar a execução do PNAE, promovendo a integração entre os diferentes atores envolvidos no programa. Durante o evento, foram debatidos temas essenciais como:

  • O papel da escola na promoção da educação alimentar e nutricional;

  • As competências e responsabilidades dos profissionais e gestores municipais;

  • E a importância da articulação conjunta entre Secretaria de Educação, nutricionistas, setor de compras, prestação de contas e Conselhos de Alimentação Escolar.

De acordo com os organizadores, o encontro representou um importante espaço de aprendizado, troca de experiências e reafirmação do compromisso com a oferta de uma alimentação escolar saudável, de qualidade e adequada aos estudantes da rede pública.

“Momentos como este fortalecem o trabalho integrado e garantem que o PNAE continue cumprindo seu papel social e educativo nas escolas”, destacaram os participantes.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia