A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SEPAP) de Porto Seguro iniciou, na quinta-feira (02/10), as visitas aos agricultores, assentamentos e associações de agricultores no município, para o cadastramento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025 – modalidade Compras com Doação Simultânea.
O cadastramento segue até o dia 15 de outubro, habilitando os pequenos produtores à participação no programa, através do qual a Prefeitura adquire produtos da agricultura familiar e repassa a entidades comunitárias, por meio da Secretaria de Assistência Social. Para este ano, serão investidos R$ 325 mil no programa, beneficiando cerca de 150 famílias de pequenos agricultores
No mês de setembro, a Secretaria de Agricultura promoveu uma reunião prévia com agricultores e representantes de entidades beneficiadas, com a presença da primeira dama e secretária da Mulher, Cristiane Chiachio. O objetivo do encontro foi ouvir as demandas e considerações dos envolvidos, para aprimorar a aplicação dos recursos nessa nova etapa do programa.
De acordo com o secretário Cleriston Portela, os agricultores que não receberem a visita da equipe técnica da SEPAP, mas desejam participar do programa, devem procurar a Secretaria com os seguintes documentos: RG, CPF e o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar). “Contamos com a participação desse importante segmento da economia, para fortalecer ainda mais a agricultura familiar em nosso município”, afirma.
Novo contrato vai contar com acréscimo de 20,40% para promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino e da prática musical em Salvador e no interior do estado
O Governo do Estado vai ampliar o investimento no Neojiba e manter todos os Núcleos funcionando. O programa contará com recursos da ordem de R$148,9 milhões para manter funcionando os 13 Núcleos do programa, sendo sete na capital e seis no interior do estado. A notícia foi anunciada em agenda do governo nesta sexta, 03, no município de Teixeira de Freitas. A pauta integrou os secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; de Agricultura, Pablo Barroso; de Segurança Pública, Marcelo Werner; e de Administração, Rodrigo Pimentel.
“Temos uma responsabilidade muito grande com o Neojiba que, há 18 anos vem contribuindo para a formação de milhares de jovens e suas famílias. Por isso, a nossa equipe vem trabalhando para garantir a integridade do programa e não foi diferente nesse último edital, que está assegurando a manutenção de todos os 13 Núcleos já existentes do Neojiba. Destas unidades, sete estão na capital – incluindo o Núcleo Central, onde funcionam as orquestras principais e o Coro Juvenil – e seis no interior, localizados em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Jequié, Simões Filho e Lauro de Freitas”, explicou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
“O compromisso do governador Jerônimo com este programa, com as pessoas que mais precisam, com a cultura, com a juventude, com Teixeira de Freitas e com toda a região foi importante para o projeto ser mantido. Nós iremos manter o núcleo em Teixeira e trabalhar, junto com a prefeitura, para ampliar seus trabalhos. Este projeto vem mudando a vida dos baianos e baianas e Teixeira de Freitas não pode ficar de fora disso”, afirmou Adolpho Loyola.
Na agenda de Teixeira de Freitas, também estiverem presentes o prefeito de do município, Dr. Marcelo Belitardo, e o chefe de gabinete do senador Jaques Wagner, Lucas Reis, além da coordenadora técnica na Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Ana Vilas Boas.
Criado em 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas desenvolve atividades musicais para 261 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 44 bairros da cidade de Teixeira de Freitas. O núcleo tem parceria com a Diocese Teixeira de Freitas – Caravelas e a Paróquia São José Operário. Além disso, tem um importante papel territorial no apoio a projetos e iniciativas musicais parceiras.
Neojiba
O programa é uma política pública prioritária do Governo da Bahia, executada pela SJDH através de contrato de gestão com organização social selecionada através de Edital público. Fundado em 2007, o Neojiba tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens, em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical. Atualmente, o Neojiba beneficia, direta e indiretamente, mais de 36 mil pessoas em seus próprios núcleos e em parceria com projetos de prática musical coletiva.
As orquestras do Neojiba já fizeram exibições em 13 países (Portugal, Inglaterra, Dinamarca, Itália, França, Polônia, Estados Unidos, Bélgica, Suíça, Holanda, Áustria, Chile e Alemanha). Nas 2.833 apresentações que fez, o Neojiba totalizou um público superior a um milhão de pessoas. A metodologia do programa é inspirada em um modelo didático-musical de desenvolvimento humano, criado por José Antônio Abreu, na Venezuela, em 1975, hoje reconhecido mundialmente como El Sistema, uma das mais exitosas iniciativas do gênero na história.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou neste sábado (04), em entrevista ao programa Frequência Política, da rádio Interativa FM, o avanço das obras da BA-649, rodovia que vai ampliar a ligação entre os municípios de Ilhéus e Itabuna. A construção da estrada foi iniciada na gestão do ex-governador Rui Costa e, segundo Jerônimo, a expectativa é que a pista seja entregue em abril de 2026.
De acordo com o governador, a nova rodovia será um eixo estratégico de mobilidade para a região, servindo de alternativa à BR-415. Ele ressaltou ainda o potencial de valorização do entorno, que contará com a travessia pelo rio Cachoeira: “Depois, quem sabe, nós teremos a BR-415 de um lado e a BA-649 do outro, com esse rio maravilhoso no meio”, afirmou.
Jerônimo reforçou que a obra representa não apenas uma melhoria no tráfego, mas também um vetor de desenvolvimento para o sul da Bahia, impactando positivamente o escoamento da produção agrícola, a atração de investimentos e o turismo regional.
A importância da BA-649 foi reiterada também pelo deputado estadual Rosemberg Pinto, que participou do encerramento da entrevista. Segundo ele, a estrada é uma demanda histórica da região e deve impulsionar a integração entre os dois maiores municípios do sul do estado.
O governador aproveitou para reafirmar o compromisso de sua gestão com a infraestrutura viária da Bahia e disse que outras obras estão em andamento, a exemplo das intervenções em Una e da estrada que vai ligar Serra Grande a Uruçuca.
A desembargadora do TRT-BA Eloina Maria Barbosa Machado, natural de Conceição do Almeida (BA), recebeu na noite desta quinta (3/10) o Título de Cidadã da Cidade do Salvador e a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Salvador, como reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. A sessão solene de outorga ocorreu no Plenário Cosme de Farias, no prédio da Câmara, e foi marcada por discursos de homenagem e pelo pronunciamento emocionado da desembargadora.
A concessão das honrarias foi instituída nos termos das Resoluções nº 3.456/2025 e nº 3.457/2025, de autoria do vereador Ricardo Almeida. Estiveram presentes no evento o presidente, a vice-presidente e a corregedora adjunta do TRT-BA, desembargadores Jéferson Muricy, Léa Nunes e Suzana Inácio; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5), juiz Leonardo Jorge; o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Adriano Palmeira; o vice-prefeito de Itabuna, Josué Brandão Júnior; o procurador Ilan Fonseca, representando o Ministério Público do Trabalho; e o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral Danilo Costa Luiz.
Em sua fala, a desembargadora Eloína Machado agradeceu a Deus e à sua família pela “força, cuidado e zelo”, e saudou magistrados, servidores e advogados da Justiça do Trabalho. E disse” “Minha vida tem sido dedicada à Justiça, mas não à Justiça fria da técnica, e sim à causa humana da Justiça. Como ensinava Cappelletti, ‘Justiça não é apenas um ideal abstrato, mas uma necessidade concreta, condição para a paz social”.
Ela também ressaltou: “A Justiça do Trabalho nasceu das lutas sociais. Sua missão é clara: proteger quem está em posição de vulnerabilidade sem negar o valor do capital, mas buscando acomodar interesses e construir pontes de equilíbrio […] As milhares de ações que tramitam nos tribunais trabalhistas são apenas o termômetro de uma estrutura desequilibrada, e não a causa do desequilíbrio […] A Justiça do Trabalho não é obstáculo ao desenvolvimento. Ela é ferramenta civilizatória. E por isso segue sendo indispensável à paz social, à dignidade humana e à própria democracia econômica”.
O deputado estadual Pedro Tavares (União) esteve em Ilhéus, onde acompanhou de perto o trabalho de requalificação realizado pela gestão do prefeito Valderico Junior (União). Ao lado do gestor, o parlamentar visitou obras em andamento que estão transformando a cidade e valorizando os espaços culturais e urbanos. Tavares também destacou o lançamento do réveillon Virada Ilhéus 2026, promovido pela Prefeitura, que contará com uma programação especial de três dias, de 29 a 31 de dezembro.
O deputado esteve na Casa de Jorge Amado, que está sendo reformada e será reaberta ao público após anos de descaso. Ele destacou a importância da revitalização do espaço que vai voltar a receber turistas. “Estamos muito felizes em vermos esse local tão relevante para a nossa cultura sendo reformado e fortalecendo ainda mais a identidade cultural de Ilhéus. É uma alegria voltar a Ilhéus e ver de perto a transformação que a cidade está vivendo”, afirmou.
Outro ponto visitado foi a área destinada ao novo Foodpark, que será ordenado e vai receber nova estrutura e organização para o funcionamento dos foodtrucks. “Mais um local de lazer, entretenimento e gastronomia para os moradores e visitantes”, citou, ressaltando também a importância do local para a economia.
A agenda incluiu ainda a visita à Praça Misael Tavares, que passará por obras de requalificação, reforçando o compromisso da administração municipal em recuperar os espaços urbanos da cidade.
“Em apenas nove meses de gestão, já é visível o quanto Ilhéus está sendo bem cuidada e valorizada. É a cidade voltando a sorrir com uma administração séria e comprometida com o seu povo. Quero parabenizar o prefeito Valderico Junior, a vice-prefeita Wanessa Gedeon, os vereadores e toda a equipe da gestão municipal pelas obras e por tudo que tem sido feito para transformar a nossa Ilhéus em um lugar melhor para se viver e também em favor do seu desenvolvimento e das ações para intensificar o turismo na cidade”, afirmou.
O deputado citou como destaque o réveillon de Ilhéus, que promete recolocar o município no circuito das maiores festas de virada de ano do Brasil, com megaestrutura e grandes atrações musicais.
O gestor da CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo armazenamento correto de resíduos no Sul da Bahia, Mauricio Ramos Sena participou de um encontro com prefeitos em Almadina. Estiveram presidentes no encontro os prefeitos de Almadina, Marciel Pinheiro, Barro Preto, Juracy da Saúde, Itajuipe, Léo da Capoeira, professor Maurício, Santa Cruz da Vitória, professor Maurício, São José da Vitória, professor Rodson, Coaraci, Miltinho do Axé, e Ibicaraí, Monalisa Tavares, além do vice-prefeito de Almadina, Jarley Lopes, do secretário de Administração de Itaju do Colonia, Carlos Alberto, secretário de Administração e Finanças de Barro Preto, Eduardo Libarino, gerente de Convênios de Itapitanga, Laís Souza, chefe de Gabinete de Itapitanga, Paulo Prates, geólogo de Itapitanga, Carlos Henrique, e a primeira dama de Almadina, Gabriela Andrade.
Maurício Ramos Sena fez uma apresentação da atuação da CVR, que atende cerca de 10 prefeituras e mais de 60 empresas privadas, numa área às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, que segue as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos-Planares. Ele destacou a importância dos municípios se mobilizarem para acabar com os lixões, que oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente. “A CVR Costa do Cacau é parceira das prefeituras e empresas privadas, sempre buscando soluções sustentáveis que garantam a conservação ambiental e a qualidade de vida da população, além de apoiar programas de reciclagem que geram emprego e renda para os catadores”.
O prefeito de Almadina, Marciel Pinheiro, elogiou a estrutura da CVR Costa do Cacau e disse que “os municípios estão comprometidos em atender à determinação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com destinação do lixo para um aterro sanitário, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população e incentivando a coleta seletiva e a reciclagem”.
O prefeito Ferlú Mansur, acompanhado do diretor de Esportes Samuel Maia, visitou nesta quinta-feira (02) o canteiro de obras do Estádio Municipal de Arataca para acompanhar o andamento dos trabalhos.
A construção do equipamento esportivo, aguardada há anos pela população, está em fase avançada e deve ser entregue em breve à comunidade.
Durante a visita, o prefeito destacou a importância do projeto para o município.
“Este é um momento de grande alegria. A entrega deste estádio é uma das principais metas da nossa gestão e será um espaço de lazer, esporte e convivência para todos os arataquenses”, afirmou Ferlú Mansur.
Ação inédita garantiu atendimentos médicos, odontológicos, exames e palestras educativas na Zona Rural da Quaresma
A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta (02), uma grande ação do programa Saúde em Movimento, na Zona Rural da Quaresma, marcando um momento histórico com a inauguração da Unidade Odontológica Móvel (Odontomóvel). Pela primeira vez, uma estrutura completa de Posto de Saúde da Família (PSF) foi levada para dentro de uma comunidade rural, oferecendo atendimentos médicos, pediátricos, odontológicos, exames preventivos e serviços de farmácia, todos no mesmo local.
Durante a ação, 37 pessoas receberam atendimento médico, 28 atendimentos pediátricos foram realizados, 31 pacientes passaram pelo dentista e 12 coletas de preventivo foram registradas. Todos os pacientes saíram com receita médica e medicação em mãos, garantindo acesso imediato ao tratamento. Além disso, a população teve acesso a vacinas, palestras educativas e orientações de saúde mental e alimentação saudável, com o apoio das equipes de nutrição, psicologia e odontologia.
As crianças também participaram de atividades práticas sobre higiene bucal, aprenderam a escovar corretamente os dentes e receberam kits com escova e creme dental. O evento contou ainda com palestras sobre saúde do homem e da mulher, abordando a prevenção dos cânceres de próstata, mama e colo do útero, além de orientações sobre dengue e primeiros socorros.
O prefeito Jé Assunção também comemorou o sucesso da iniciativa e a entrega do Odontomóvel. “Nosso objetivo é garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos. Com o Odontomóvel, conseguimos chegar onde antes era difícil, ampliando o cuidado e valorizando cada cidadão de Ibirapitanga”, afirmou.
A secretária de Saúde, Keziah Rangel destacou a ação. “Pela primeira vez, levamos literalmente um PSF completo para dentro de uma comunidade rural. Todos os serviços que temos na sede foram oferecidos lá, como médico, pediatria, odontologia, psicologia e nutrição. Foi uma ação linda, a população acolheu o projeto com alegria e saíram satisfeitos. Nosso compromisso é seguir esse padrão e levar o Saúde em Movimento para outras regiões do município”.
A gestora reforçou que a ação visa em aproximar os serviços de saúde das comunidades, levando atendimento humanizado e integral para toda a população das zonas rurais e garantiu que vai passar por toda Ibirapitanga.
O coordenador do DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Jhonata Mendes, se envolveu em um acidente automobilístico, na noite desta quinta-feira (3), na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, próximo ao município de América Dourado, na Região de Irecê. O representante da entidade representativa de estudantes da Uesc, se deslocava para encontros com a Juventude do PT em municípios da região junto com Elton Brito, assessor do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Jhonatas é candidato a Secretário Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores na Bahia.
Confira o comunicado emitido pela assessoria
“Viemos através deste informar que, na estrada BA-052, no trajeto para Irecê, o veículo em que estava Jhonata Mendes, membro da Juventude do PT na Bahia e natural de Ilhéus, e o assessor do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), Elton Brito, se envolveu em um acidente automobilístico.
elizmente, ambos estão com o estado de saúde considerado estável e seguem em observação no Hospital Regional de Irecê, recebendo os devidos cuidados médicos.
Somos gratos a todas e todos os companheiros que prontamente se dirigiram ao local para prestar assistência, bem como àqueles que, mesmo à distância, demonstraram solidariedade, apoio e compreensão neste momento delicado.
Sigamos juntos!”
Em entrevista ao Bnews, o deputado Rosemberg Pinto confirmou o ocorrido: “Eu não estava nesse acidente. Realmente, é meu carro. Ele [motorista] estava indo com um assessor para uma atividade em Irecê, atividade da juventude e acabou que houve um acidente na estrada, mas graças a Deus, está todo mundo bem”, afirmou o petista.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025 para a contratação por tempo determinado (REDA) para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, visando a necessidade de assegurar a continuidade, eficiência e regularidade dos serviços públicos prestados no âmbito da Administração Municipal.
Os candidatos convocados, por meio de publicação na edição eletrônica do Diário Oficial do Municipal desta quinta-feira, dia 2, deverão comparecer, impreterivelmente, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, no prazo máximo de 10 dias úteis, contados da data de sua publicação, no horário das 8 às 12h, munidos de toda a documentação exigida nos anexos da Portaria de Convocação nº 03/2025 (republicação) e sua versão anterior publicada no dia 30 de setembro.
O não comparecimento no prazo estabelecido, bem como a apresentação incompleta da documentação exigida, será considerado como desistência tácita da vaga, acarretando a perda do direito à contratação, conforme previsto no Edital do certame. Os exames médicos constantes no Anexo II devem ser apresentados posteriormente ao Médico do Trabalho, em consulta a ser agendada pelo Departamento de Recursos Humanos.