WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

COLUNA “MEL DE CACAU COM VENENO POLÍTICO”

Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.

DEPUTADO MILIONÁRIO

Tem deputado estadual que anda batendo no peito e dizendo que já tem R$ 20 milhões na poupança eleitoral para 2026. É tanto zero que até o Banco Central ficou com ciúme. Se continuar nesse ritmo, a eleição vai ser tão cara que nem fiado no mercado da esquina vai resolver.

EMBASA COM OLHO GRANDE NA EMASA

Em Itabuna, o governo do estado anda de olho grande na Emasa. Já foram duas reuniões em Salvador e o clima é de namoro de adolescência: encontros frequentes e todo mundo comentando.

A pergunta que fica é simples: será que esse flerte vai virar casamento?

MARÃO APOSTA NO AVANTE

O ex-prefeito de Ilhéus, Marão, bateu o martelo: vai se filiar ao Avante para disputar uma vaga de deputado estadual em 2026. A movimentação é vista como uma baixa importante para o PSD no sul da Bahia. No entanto, no novo partido a linha de corte para se eleger gira em torno de 40 a 45 mil votos. Resta saber se Marão terá força eleitoral suficiente para encarar a disputa ou se ficará pelo caminho.

MP DE OLHO EM CARLINHOS SOBRAL

O nome do ex-prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, voltou ao noticiário. Sites da semana passada apontam que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) estaria de olho em contratos firmados durante sua gestão, que podem passar por auditoria. O detalhe é que Sobral não está parado: é pré-candidato a deputado estadual e tem avançado com força no sul e no médio sudoeste baiano.

PAULO MAGALHÃES AVANÇA NO SUL DA BAHIA

O deputado federal Paulo Magalhães entrou de vez no jogo político do sul do estado. Já conta com o apoio de vários prefeitos da região e, segundo aliados, ainda deve ampliar a base com a chegada de reforços de gestores “amigos”. A expectativa nos bastidores é que Magalhães figure entre os mais votados da Bahia nesse território, consolidando seu espaço e deixando concorrentes em alerta.

CLIMA TENSO EM FLORESTA AZUL

A política de Floresta Azul pegou fogo. O prefeito Bambu, cansado de “apanhar” do grupo do ex-prefeito Garrafão, resolveu partir para o contra-ataque — e promete revelar bastidores nada agradáveis da gestão passada.vEnquanto isso, a presidente da Câmara está sob pressão e corre risco real de afastamento, o que aumenta ainda mais a instabilidade no município.vNos bastidores, o comentário é único: o clima em Floresta Azul deixou de ser apenas quente — virou incandescente.

JÂNIO NATAL RINDO À TOA

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, tem mesmo motivo para comemorar. Conseguiu fechar um empréstimo de R$ 100 milhões com a Caixa Econômica e já articula outro, do mesmo valor, com o Banco de Brasília.vCom esse caixa turbinado, promete transformar Porto em um verdadeiro canteiro de obras, incluindo a tão falada ponte que ligará a cidade a Arraial d’Ajuda.

ROBÉRIO COM CAIXA ALTO

Em Eunápolis, o prefeito Robério Oliveira prepara o terreno para 2026. No primeiro ano de gestão, tem se dedicado a “arrumar a casa” e, ao mesmo tempo, fazer caixa.vA estratégia é clara: guardar fôlego financeiro para, no ano eleitoral, transformar a cidade em um canteiro de obras.

ZÉ BETE DE VOLTA AO GRUPO DE JURACI

Em Barro Preto, o vereador Zé Bete voltou ao grupo político do prefeito Juraci da Saúde.
O gesto fortalece a base governista e mostra a capacidade de Juraci em reagrupar antigos aliados. Nos bastidores, a leitura é simples: em Barro Preto, quem dita o ritmo do jogo ainda é o prefeito.

CARLOS MUNIZ CHEGANDO FORTE

O presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, tem intensificado as articulações no interior. O foco é abrir caminho para a candidatura do filho, homônimo, a deputado federal.
A estratégia já começa a surtir efeito: Muniz tem conquistado apoios de vereadores de peso em diferentes regiões do estado, o que pode garantir uma largada consistente na disputa de 2026.
Nos bastidores, a leitura é de que o presidente da Câmara usa sua influência na capital para ampliar território e transformar o nome do filho em projeto político estadual.

JOSIAS GOMES COTADO PARA O TCM

O deputado federal Josias Gomes (PT) aparece como nome forte para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).vCom o aval do partido e o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, a indicação é dada como quase certa nos bastidores.vSe confirmada, a mudança abre espaço no tabuleiro: Josias, que teve mais de 90 mil votos em 2022, terá que dividir suas bases entre aliados e novos candidatos, mexendo diretamente nas articulações do PT para 2026.

MOACYR NADA SATISFEITO COM ACM NETO

O ex-prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, não esconde a insatisfação com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O desgaste teria se acentuado após uma das visitas de Neto a Ilhéus, quando a postura do ex-candidato ao governo desagradou aliados.vNos bastidores, a conversa é clara: Moacyr já cogita apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, sobretudo se a tão esperada obra da estrada que liga Uruçuca a Serra Grande finalmente sair do papel.vSe confirmada a virada, será mais um sinal de que o campo oposicionista perde terreno no sul da Bahia.

MARCONE SEM APOIO EM ITAJUÍPE

O deputado estadual Marcone Amaral vive uma situação inusitada: não conta hoje com o apoio de nenhum vereador em Itajuípe, cidade que governou entre 2017 e 2022.vO esvaziamento mostra que o grupo político de Marcone parece ter derretido no próprio berço eleitoral, o que enfraquece sua base e levanta dúvidas sobre sua capacidade de reaglutinar forças para 2026.

OPOSIÇÃO RADICAL EM ITAPITANGA

Em Itapitanga, a oposição ainda não digeriu a derrota nas eleições de 2024. Sem força política e sem votos, resolveu partir para o ataque direto contra a prefeita Glis .
O problema é que a estratégia não colou: a população tem reprovado os ataques, enxergando mais ressentimento do que propostas. Resultado: a prefeita sai fortalecida, enquanto a oposição se isola cada vez mais.

ANDRÉA CASTRO AVANÇA NA REGIÃO METROPOLITANA

A primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, tem ampliado sua base política além do sul da Bahia. Na região metropolitana de Salvador, já conseguiu apoios importantes para sua pré-candidatura a deputada estadual. A expectativa entre aliados é que Andréa consiga votos espalhados pelos quatro cantos do estado, reforçando sua posição como um dos nomes competitivos do grupo para 2026.

ISAAC NERY TEM CONTAS REJEITADAS

O ex-candidato a prefeito de Itabuna, Isaac Nery (MDB), sofreu um revés na Justiça Eleitoral. Ele entrou com recurso no TER-BA para tentar aprovar suas contas de campanha, mas o pedido foi negado.
Com a decisão, as contas permanecem rejeitadas e Isaac terá que devolver R$ 4.831,87 ao erário.

ITABUNA: TRE REJEITA CONTAS DE CAMPANHA DE ISAAC NERY

O ex-candidato a prefeito de Itabuna, Isaac Nery (MDB), sofreu derrota no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ele havia recorrido da decisão que dava como não prestadas, suas contas de campanha referentes à sucessão municipal de 2024, mas o recurso foi negado e a rejeição foi mantida.

O acórdão foi publicado com voto do desembargador Maurício Kertzman Szporer, que destacou a gravidade das falhas encontradas. Segundo o magistrado, embora o julgamento em primeira instância tenha classificado o caso como “não prestação de contas”, a sanção correta deveria ser a rejeição, já que houve entrega de documentação, mas de forma deficiente:

“Não obstante a gravidade dos vícios, que inequivocamente impedem a aprovação das contas, a solução adotada na sentença — o julgamento pela ‘não prestação’ — merece reparo, conforme bem observado pela Procuradoria Regional Eleitoral. (…) No caso em apreço, os recorrentes, embora de forma manifestamente deficiente, apresentaram as contas à Justiça Eleitoral, de maneira que a sanção deve corresponder à realidade processual.”

Com a decisão, as contas foram rejeitadas e Isaac terá que devolver R$ 4.831,87 ao erário.

REVOADA DO GK CELEBRA 2 ANOS COM GRAVAÇÃO DO PRIMEIRO DVD DE GABRIEL K

A edição especial de aniversário de 2 anos do projeto Revoada do GK será marcada por um momento histórico: a gravação do primeiro DVD de Gabriel K, no dia 18 de outubro, na Terceira Via Hall, em Itabuna. O evento promete reunir público recorde e consolidar ainda mais a Revoada como um importante fenômeno cultural do sul da Bahia.

Desde sua estreia, o projeto tornou-se referência no Carpe Diem Pub, onde inúmeras edições já atingiram lotação máxima. Hoje, o projeto se transformou em um movimento cultural que ultrapassa fronteiras e conquista cada vez mais espaço na região.

O idealizador e artista Gabriel K colhe os frutos dessa trajetória de êxitos. Após a excelente repercussão do lançamento do CD “Brega e Revoada”, que consolidou seu nome no cenário musical, ele dá um passo ainda mais ousado: eternizar esse marco na gravação de seu primeiro DVD.

A produção é assinada pela JShow Eventos e Promoções e contará com participações especiais de DL 300, MT da Coronel, 1 Milhão, Scooby no Beat, além de paredões, que vão garantir ainda mais energia à noite.

Com visibilidade crescente e um carisma que conquista plateias, Gabriel transforma a Revoada em muito mais que uma festa: um movimento que já faz parte da identidade cultural do sul da Bahia.

BARRO PRETO: VEREADOR DEIXA OPOSIÇÃO E VOLTA PARA GRUPO DO PREFEITO

Em Barro Preto, o vereador Zé Bete anunciou seu retorno ao grupo político do prefeito Juraci da Saúde, movimento que reconfigura os bastidores da política local.

O parlamentar justificou a decisão como um gesto de reconciliação e reafirmação de valores, destacando diálogo, lealdade e compromisso com a comunidade. “O retorno ao grupo de origem representa a reafirmação de valores que sempre defendi: transparência, lealdade e trabalho em prol do bem comum”, disse em nota.

O gesto é visto como uma vitória para o prefeito, que consolida ainda mais sua base política e demonstra habilidade em reagrupar antigos aliados. Nos bastidores, a leitura é de que o movimento reforça a imagem de Juraci como um gestor disposto a priorizar o coletivo e a manter um campo aberto para composições.

Com a aproximação, o cenário político de Barro Preto se redesenha: Juraci fortalece sua governabilidade e Zé Bete se reposiciona para atuar em sintonia com a gestão.

IBIRATAIA: PREFEITO SANDRO FUTUCA PARTICIPA DE REUNIÃO COM JUDICIÁRIO PARA FORTALECER AÇÕES DE CIDADANIA

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, esteve à frente de uma importante reunião realizada nesta quarta-feira (01), a pedido da juíza da Comarca, Dra. Viviane. O encontro teve como objetivo alinhar ações de cidadania entre o Executivo, o Judiciário e instituições municipais, buscando integrar serviços e ampliar o atendimento à população.

Durante a reunião, Sandro Futuca destacou a importância da união entre os poderes para fortalecer políticas públicas. Estiveram presentes representantes da SEMED, SEDESC, SEMUS, SECULT, Jurídico da Prefeitura, coordenadores do CRAS, Conselho Tutelar, além do presidente da Câmara, Peruca, o subprefeito de Algodão, Dor, e o líder do Governo, Márcio Fatel.

O prefeito reforçou que a gestão municipal está comprometida em trabalhar de forma conjunta com o Judiciário e demais órgãos para garantir resultados efetivos. Segundo ele, o alinhamento permitirá maior eficiência no atendimento das demandas sociais, fortalecendo a cidadania e promovendo o bem-estar dos ibirataenses.

ITABUNA: ECOARI APRESENTA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA

Startup baiana usa tecnologia para fomentar reciclagem, renda e inclusão

Lançada no Carnaval de Salvador e já atuando também em São Paulo, a startup baiana Ecoari começa a operar em Itabuna e Ilhéus a partir de novembro. O projeto foi apresentado pela  CEO da Ecoari, Isadora Alencar durante reuniões na Emasa, CVR Costa do Cacau, Shopping Jequitibá e Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

O aplicativo da Ecoari conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma gamificada. Além de estimular a reciclagem, o app promove inclusão social e produtiva, gerando renda para quem está na base da cadeia. Ao doar resíduos em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) cadastrados, os usuários acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios, cupons ou até PIX. Toda a operação é registrada, desde a entrega até a chegada dos materiais às cooperativas.

“Cada entrega feita nos PEVs é registrada no sistema com data, tipo e peso do material. Isso permite o acompanhamento de ponta a ponta e gera relatórios de impacto tanto para o usuário quanto para os parceiros”, explica Isadora. Os catadores são vinculados às cooperativas parceiras. “Toda a operação é transparente, com histórico de coleta, volume e destino. Isso garante que o valor, tanto simbólico quanto financeiro, chegue de forma segura a quem de fato fez o trabalho”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA

O projeto será iniciado em Itabuna com a instalação de um ecoponto no Shopping Jequitibá, ações nas escolas em parceria com a CVR Costa do Cacau, Emasa,  Secretaria de Educação  e SigaOn e  ampliação da coleta seletiva com a AACRRI. Isidora  Alencar destaca  ainda que “o nosso principal foco é a educação e a aproximação com os doadores de recicláveis coletados, gerando um grande impacto ambiental e uma mudança que começa no usuário e termina na reinserção desses produtos na indústria, além de gerar renda para os catadores”.

Maurício Ramos Sena, gestor da CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para armazenamento de resíduos, localizada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna, afirma que “a parceria com a Ecoari amplia o nosso compromisso com a sustentabilidade, conscientizando a população sobre a importância da coleta seletiva, ampliando a coleta seletiva e valorizando as associações de catadores que apoiamos em Itabuna, Ilhéus e Itacaré”.

BUERAREMA: ESCOLAS SE PREPARAM PARA AS AVALIAÇÕES SABE E SAEB

­­Momento de diagnóstico e fortalecimento da aprendizagem

As escolas da rede municipal de ensino de Bueraraema  já estão em clima de preparação para duas importantes avaliações externas que acontecerão neste mês de outubro: o SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

No dia 6 de outubro (segunda-feira), será aplicada a avaliação estadual SABE, organizada pela Secretaria de Educação da Bahia, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já a avaliação nacional SAEB, realizada pelo INEP/MEC, ocorrerá entre os dias 20 e 31 de outubro, também em Língua Portuguesa e Matemática, e servirá de base para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador essencial para medir a qualidade da educação no Brasil.

Objetivos das avaliações

As duas provas têm como missão identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes e fornecer dados que orientam o planejamento pedagógico nas escolas e nas redes de ensino. Além disso, contribuem para acompanhar a evolução da educação, apoiar políticas públicas e estabelecer metas para avanços contínuos na aprendizagem.

Importância para a comunidade escolar

Embora não tenham caráter individual, os resultados coletivos oferecem um diagnóstico amplo e confiável, permitindo que professores, gestores e comunidade compreendam melhor os desafios e progressos da educação. Na prática, esses dados podem orientar a formação docente, o planejamento de aulas mais eficazes e projetos de reforço em áreas como alfabetização, fluência leitora e raciocínio lógico.

Preparação nas escolas

Neste período, as equipes escolares estão intensificando ações de estudo, revisões de conteúdo e atividades de estímulo, buscando garantir que os estudantes cheguem mais confiantes e preparados para os dias de prova. Mais do que um teste, o SABE e o SAEB representam um instrumento de reflexão e construção coletiva de estratégias para melhorar a educação.

A expectativa é que, com o engajamento de professores, alunos e famílias, os resultados possam refletir o empenho e a dedicação de toda a comunidade escolar na busca por uma educação pública de qualidade.

PORTO SEGURO AMPLIA MALHA INTERNACIONAL COM 7 VOOS DA ARGENTINA

Porto Seguro chegou à marca de sete voos conectando a Argentina ao destino, após reunião realizada nesta terça-feira (30), durante a FIT América Latina 2025, em Buenos Aires, quando o secretário de Turismo, Guto Jones, acompanhado do presidente da ABIH – Extremo Sul, Vinícius Oliveira, confirmou junto ao gerente comercial da Aerolíneas Argentinas, Matias Ariel, a ampliação da malha aérea.

A novidade é a inclusão de mais um voo direto de Buenos Aires para Porto Seguro, operado pela Aerolíneas Argentinas, com frequências aos sábados e domingos. Com essa conquista, a companhia passa a oferecer três frequências semanais, somando-se a outras operações já em vigor e elevando para sete o número total de voos da Argentina para o município durante a temporada. “O reforço reconhece Porto Seguro como um dos destinos brasileiros mais acessíveis para turistas argentinos, o que justifica aumentarmos o número de voos”, frisa o gerente comercial, Matias Ariel.

O aumento da conectividade aérea representa maior fluxo de visitantes, fortalecimento do trade turístico e geração de empregos diretos e indiretos. Para o secretário de Turismo, este resultado, que também inclui fretamentos de outras operadoras, como os da Multi Travel, mostra o potencial de Porto Seguro como destino estratégico. “A conquista de mais voos é um avanço significativo. Estar conectado ao mercado do Mercosul é fundamental para manter Porto Seguro em destaque e garantir que nossa cidade continue sendo a porta de entrada preferida dos argentinos no Brasil”, destacou Guto Jones.

ILHÉUS: PREFEITO VALDERICO JUNIOR ANUNCIA O VIRADA ILHÉUS 2026 COM TRÊS DIAS DE SHOWS NA AVENIDA SOARES LOPES

Evento retoma celebração do réveillon na cidade e promete impulsionar turismo e economia

A Prefeitura de Ilhéus lançou oficialmente, nesta quarta-feira (1º), o Virada Ilhéus 2026, o novo réveillon da cidade. A apresentação foi conduzida pelo prefeito Valderico Junior, no Cana Brava Resort, e contou com a presença da primeira-dama, Dra Thais Paula, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores, imprensa e representantes da sociedade civil.

Com o slogan “Seu Verão começa aqui”, a festa será realizada nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, na Avenida Soares Lopes, na mesma arena que sediou o Meu São João Amado. A proposta retoma a celebração do ano novo na cidade, após seis anos, e deve fortalecer a economia, gerar empregos e valorizar a cultura ilheense.

Segundo Valderico Junior, o réveillon marca um novo momento: “Estamos resgatando o protagonismo de Ilhéus como destino turístico e criando uma tradição que vai movimentar o comércio, a rede hoteleira e os serviços. O Virada Ilhéus é um investimento que impulsiona nossa cidade para o futuro”, afirmou.

O público poderá acompanhar uma programação diversificada, que reúne nomes da música nacional e talentos locais. Entre os artistas confirmados estão: Alok, Pablo, Belo, É o Tchan!, Manu Bahtidão, Parangolé, Marlus Viana, Via De Acesso, Berguinho, Andinho, Patrick Levi, Trio da Huanna, Thiago Aquino, Luan Costa e Tayná Agazzi.

Para receber moradores e turistas, o Virada Ilhéus contará com dois palcos em um só, garantindo maior visibilidade e melhor logística para os artistas. Um show de fogos com baixa emissão de sons marcará a chegada de 2026, em respeito às pessoas e aos animais. Além disso, o evento terá toda a infraestrutura necessária para dar conforto e segurança ao público, incluindo 170 barracas para ambulantes credenciados, suporte de saúde, sala de imprensa, áreas destinadas a táxis e carros por aplicativo, transporte acessível e espaço para pessoas com deficiência, estrutura de acolhimento à mulher, espaço para os filhos doa ambulantes, além de segurança reforçada, coleta seletiva, organização do trânsito e serviços de limpeza.

O lançamento do réveillon ocorre em um cenário de forte expansão do turismo no Brasil, que registrou crescimento de 62,3% no recebimento de turistas em comparação com o mesmo período de 2024. A expectativa é fazer de Ilhéus um dos destinos mais procurados do verão, impulsionando a economia regional.

O Virada Ilhéus 2026 inaugura uma nova tradição para a cidade e visa se consolidar como um marco de celebração, desenvolvimento e valorização cultural.

UBAITABA: JOVEM É LIBERTADO APÓS SEQUESTRO; POLÍCIA INVESTIGA O CASO

Nesta quarta-feira (01), um jovem de Ubaitaba, no sul da Bahia, foi localizado após permanecer desaparecido por alguns dias. De acordo com informações apuradas, ele teria sido vítima de sequestro e foi liberado depois do pagamento de resgate.

A vítima foi deixada na estrada que liga Taboquinhas à BR-101. O pai do rapaz, que atua no ramo empresarial da região, não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

A Polícia Civil está investigando a ação criminosa e busca identificar os responsáveis pelo sequestro. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre valores pagos nem sobre possíveis suspeitos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia