WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITABUNA: DR. RAFAEL ANDRADE APRESENTA O MUTIRÃO DO DIABETES NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA

O médico oftalmologista e idealizador do Mutirão do Diabetes de Itabuna, Dr. Rafael Andrade, participou na última terça-feira (14) da sessão da Câmara de Vereadores de Itabuna, onde apresentou o projeto que há 21 anos transforma a vida de milhares de pessoas com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes. O encontro teve como objetivo reforçar a importância da união entre poder público e sociedade civil para ampliar o alcance das ações do Mutirão, que neste ano acontecerá no dia 15 de novembro, no Hospital Beira Rio e na Praça Rio Cachoeira.

Durante a apresentação, Dr. Rafael destacou a trajetória de duas décadas do projeto, que se tornou referência nacional em mobilização e cuidado com o diabetes, inspirando mais de 30 cidades brasileiras a replicarem o modelo. Ele também pontuou as inovações tecnológicas que têm ampliado a precisão dos atendimentos, como o uso da telemedicina, inteligência artificial e fichas digitais inteligentes, além do papel fundamental da ONG Unidos Pelo Diabetes, braço social do Hospital Beira Rio, na gestão e expansão das ações.

O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio, parabenizou o médico pela iniciativa e ressaltou a relevância do Mutirão para a cidade. “O trabalho do Dr. Rafael é motivo de orgulho para Itabuna. O Mutirão do Diabetes vai muito além de um evento de saúde — é um projeto de amor ao próximo, que salva vidas e inspira outras cidades do Brasil. O Legislativo itabunense reconhece e apoia essa iniciativa que tanto contribui para o bem-estar da nossa população”, afirmou Porfírio.

Com mais de 30 mil pacientes atendidos e milhares de casos de retinopatia diabética tratados gratuitamente, o Mutirão do Diabetes chega à sua 21ª edição consolidado como um exemplo de mobilização social e compromisso com a saúde pública. A edição de 2025 promete reunir novamente profissionais de saúde, voluntários e parceiros em uma grande corrente de solidariedade, informação e cuidado.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna será realizado no dia 15 de novembro, das 8h às 12h, no Hospital Beira Rio e na Praça Rio Cachoeira. Toda a comunidade está convidada a participar das ações gratuitas de prevenção e conscientização.

LANÇAMENTO DO LIVRO O CÉU DE CAROL E OUTRAS HISTÓRIAS DE CORAGEM

Uma celebração da literatura negra infantojuvenil nas escolas baianas

O projeto O Céu de Carol e Outras Histórias de Coragem chega às escolas do Sul e Extremo Sul da Bahia com uma programação que une literatura, arte e diálogo sobre representatividade, ancestralidade e coragem. A agenda de lançamentos começa em outubro e segue até novembro de 2025, com rodas de conversa, contações de histórias e distribuição gratuita de livros em escolas estaduais e municipais.

A proposta desdobra o trabalho iniciado com o livro O Céu de Carol (2021), que apresentou ao público a história de Carol, uma menina criativa e sonhadora que deseja ser cientista, astronauta e escritora. Desde seu lançamento, a obra tem circulado por escolas, praças, feiras literárias e redes sociais, ganhando vida em forma de música, boneca, curso, contação e oficina.

Agora, a nova obra — O Céu de Carol e Outras Histórias de Coragem — amplia esse universo, trazendo Carol e seus amigos Bia, João e Chiquinho em uma aventura interplanetária, onde investigam o Dragão do Mar e descobrem a história de Chico da Matilde, herói negro que lutou pela liberdade do povo negro.

As atividades acontecem em escolas municipais e estaduais, com público formado por educadores, estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em sua maioria crianças e adolescentes negros, do campo e da cidade. Nas plataformas digitais, especialmente no Instagram @contapretaconta, o público inclui mulheres, educadores e ativistas sociais.

Com esta nova etapa, o projeto reafirma o compromisso de fortalecer a literatura negra infantojuvenil, valorizando as infâncias negras e o poder transformador das histórias contadas por quem vive e escreve a partir de seus territórios e memórias. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

🗓 Agenda de lançamentos

  • 16 de outubro – 9h30: Grupo Escolar Novo Horizonte – Itabuna -BA.

  • 16 de outubro – 15 h 30 – I Feira Literária da Sala de Leitura Gregório Luís – Ilhéus -BA.

  • 17 de outubro – 10h20: Colégio Estadual Arleo Barbosa – Ilhéus – BA.

  • 17 de outubro – 14:00: Escola Municipal Nossa Senhora das Neves – Ilhéus -BA.

  • 22 de outubro – 13:00: Colégio Estadual Eraldo Tinoco – Alcobaça- BA.

  • 23 de outubro – 9h30: Escola Heribaldo Dantas – Itabuna- BA.

  • 31 de outubro – horário a definir – Primavera Literária – Prado -BA.

  • 12 de novembro – 14h30: Colégio Estadual do Campo Vinte e Cinco de Julho – Prado -BA.

  • 14 de novembro – horário a definir: Praça João XXIII – Coaraci -BA.

Durante o período de lançamento, o livro estará à venda por R$50,00.

📲 Chave Pix: (73) 99177-5008

Sobre: Lançamento de Livro O Céu de Carol e Outras Histórias de Coragem

Autora: Kali Oliveira e Ilustradora: Stela Maria

Onde: Escolas Públicas de Itabuna, Ilhéus, Camacan, Prado e Alcobaça

Contato para imprensa:
Nome: Cristiane Santana
E-mail:
criasculturais@gmail.com
Telefone/WhatsApp: 73 988358243

Agradecemos desde já pela atenção e pelo apoio à divulgação desta iniciativa literária e educativa.

 

BAHIA: APÓS OPERAÇÃO DA PF, DEPUTADO DAL BARRETO DEVE PERDER COMANDO DOS CORREIOS

O deputado federal Dal Barreto (União Brasil), alvo da sexta fase da Operação Overclean da Polícia Federal na última terça-feira (14), deve perder o controle político dos Correios na Bahia.

Segundo informações de bastidores em Brasília, a ministra Gleisi Hoffmann (PT) já iniciou o mapeamento dos espaços ocupados pelo parlamentar no governo federal. A decisão faz parte da estratégia do Palácio do Planalto de retirar cargos de deputados que têm votado contra o governo no Congresso Nacional.

Dal Barreto, que mantinha forte influência sobre indicações em órgãos federais no estado, passa a integrar a lista de parlamentares que serão alijados da estrutura administrativa federal após a operação e o realinhamento político imposto pelo governo.

BAHIA: VISTA DO VALE SE CONSOLIDA COMO A MAIOR E MAIS TECNOLÓGICA INDÚSTRIA DE RAÇÃO DO SUL E EXTREMO SUL

O crescimento da Vista do Vale tem se destacado no setor agropecuário baiano. Sediada em Buerarema, a empresa de nutrição animal tornou-se a maior e mais moderna indústria de ração do Sul e Extremo Sul da Bahia, com um parque fabril de 14 mil metros quadrados.

Sob a liderança do CEO Robson Miranda, a Vista do Vale investe em tecnologia de ponta, automação de processos e rigoroso controle de qualidade, oferecendo produtos de alto desempenho nutricional e segurança para o rebanho.

A empresa também se diferencia pelo compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas como o sistema de aterro zero e a coleta seletiva de resíduos, que reforçam sua responsabilidade ambiental e o foco em uma produção mais limpa e eficiente.

ITABUNA: COM BRILHO RENOVADO, A FONTE LUMINOSA DA PRAÇA OTÁVIO MANGABEIRA VOLTA A FUNCIONAR

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), informa que, após manutenção e testes realizados por técnicos especialistas, a fonte luminosa da Praça Otávio Mangabeira voltou a funcionar na noite de segunda-feira, dia 13.

A Diretoria de Iluminação reforça que a fonte é de caráter contemplativo. Para garantir a segurança dos visitantes, especialmente das crianças, é necessário evitar o acesso à área dos LEDs coloridos e das saídas de jatos d’água, bem como proibir o banho na estrutura, prevenindo acidentes como choques elétricos e preservando o patrimônio público.

Principal equipamento público da região central da cidade, a Praça Otávio Mangabeira foi revitalizada e entregue há quatro meses com o objetivo de resgatar o encanto, promover a socialização e transformar o espaço em ponto de lazer, diversão e encontro dos itabunenses, sobretudo nos finais de semana e feriados.

O espaço foi modernizado com quiosques padronizados, mobiliários urbanos, novos pisos e piso tátil para acessibilidade, iluminação em LED, parque infantil e infantojuvenil, banheiros, estacionamento, arborização, além do núcleo de Administração e da Guarda Civil Municipal.

Legenda: Fonte luminosa da Praça Otávio Mangabeira voltará a funcionar, depois de revisão e ajustes nos equipamentos, incluindo motobombas. Foto Pedro Augusto – SECOM/PMI.

ITAPETINGA: EDUARDO HAGGE CONVIDA LUCIANO ALMEIDA PARA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), segue ampliando e consolidando sua base política. Nesta semana, ele convidou o vereador Luciano Almeida (MDB) para assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em substituição ao engenheiro Dr. Billygram Almeida.

Com a ida de Luciano para o Executivo, o vereador Neto Ferraz (PDT), atual vice-presidente do Legislativo, passará a comandar a Presidência da Câmara Municipal, garantindo ao grupo do prefeito maior controle político também no parlamento.

A movimentação fortalece a unidade do MDB de Itapetinga e reforça o projeto de continuidade administrativa e política liderado por Eduardo Hagge, que tem buscado equilíbrio entre gestão e articulação política com foco nas eleições de 2026 e na sucessão municipal de 2028. O suplente Pastor Evandro (MDB) assumirá a vaga deixada por Luciano Almeida na Câmara.

PORTO SEGURO SE PREPARA PARA INAUGURAR CLÍNICA DE HEMODIÁLISE E TRANSFORMAR REALIDADE DE PACIENTES MORADORES E TURISTAS

Moradores de Porto Seguro e turistas que dependem de tratamento de hemodiálise terão um importante avanço na área da saúde. A Prefeitura está finalizando a construção da nova Clínica de Hemodiálise, um equipamento que promete melhorar significativamente a qualidade de vida de pacientes em estado clínico sensível, além de abrir novas possibilidades para o turismo na cidade.

Atualmente, quem precisa do tratamento enfrenta grandes desafios, incluindo deslocamentos para outros municípios em busca de atendimento. A situação atinge tanto moradores locais quanto visitantes, o que por muito tempo afastou pacientes em diálise do destino turístico.

O secretário de Turismo, Guto Jones, destacou o impacto da ausência desse serviço no setor: “Muitos turistas deixavam de vir para Porto Seguro porque não havia assistência de hemodiálise. Isso impedia o crescimento do fluxo turístico nesse público específico”.

Já o prefeito Jânio Natal ressaltou o compromisso da gestão com os pacientes. “Mesmo antes da clínica, nunca deixamos esses pacientes desassistidos. O TFD (Tratamento Fora de Domicílio) sempre garantiu apoio. Mas é desumano ter que viajar centenas de quilômetros em um estado de saúde delicado. A implantação da hemodiálise aqui sempre foi nossa prioridade”, afirmou.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA REALIZA DIA D DA SAÚDE NESTE SÁBADO (18)

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo durante todo o mês de outubro uma ação integrada entre a Campanha de Multivacinação e o Outubro Rosa. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância do autocuidado, com atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além do incentivo ao rastreamento precoce do câncer de mama.

Com o tema “Proteção que cuida de todos: vacine-se e previna-se!”, a campanha oferece uma programação especial nas unidades de saúde do município, com vacinação para todas as idades, exames preventivos, mamografias e orientações com profissionais de saúde. A ação busca fortalecer a cultura da prevenção e promover o cuidado com a saúde de toda a família.

O ponto alto da campanha será o Dia D, que acontece neste sábado, 18 de outubro, com atendimentos especiais em diversas unidades de saúde: UBS Wanderley Nascimento (Juca Rosa), UBS Valdenor Cordeiro (Alecrim 2), UBS Moisés Reis, UBS Lourdes Seixas (Antares), UBS José Ramos (Centro), UBS Dinah Borges, UBS Ilda Lopes e UBS Raimundo Fernandes (Pequi). A população deve procurar a unidade mais próxima, levando o cartão de vacinação e o cartão do SUS.

A secretária de Saúde, Lívia Souza, destaca que a mobilização é uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde. “Vacinar-se e realizar exames preventivos é uma atitude de amor e responsabilidade. Outubro é o momento ideal para lembrar a todos sobre a importância de cuidar da saúde com atenção e compromisso”, afirmou.

BARRO PRETO RENOVA EQUIPAMENTOS DO HOSPITAL MUNICIPAL E REFORÇA ESTRUTURA DA SAÚDE

Em Barro Preto, a Prefeitura realizou mais uma ação voltada à melhoria da rede municipal de saúde. O Hospital da cidade recebeu um novo lote de mobílias e equipamentos, reforçando o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho das equipes.

Entre os itens entregues estão mesas, armários, balanças, escadas de apoio e outros materiais que compõem o pacote de investimentos da atual gestão na área da saúde.

O prefeito Juraci da Saúde destacou que o objetivo é manter a estrutura hospitalar sempre atualizada e funcional.

“Sabemos que a demanda de renovação é grande, e seguimos trabalhando para suprir isso. Nossa prioridade é garantir medicamentos, bom atendimento e melhorias constantes nas unidades de saúde”, afirmou o gestor durante a entrega.

A ação faz parte de um conjunto de investimentos que vem sendo realizados pela gestão municipal para fortalecer o atendimento básico e hospitalar no município.

BAHIA: DEPUTADO ALVO DA PF, CONTROLA CORREIOS NA BAHIA E POSSUI REDE COM 40 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

O deputado federal Dal Barreto (União Brasil), alvo da Polícia Federal na sexta fase da Operação Overclean, controla politicamente os Correios na Bahia e é dono de uma ampla rede de postos de combustíveis no estado.

De acordo com a declaração feita à Justiça Eleitoral em 2022, Dal Barreto informou ser sócio de 40 empresas do ramo de combustíveis, além de possuir helicóptero e fazendas.

O parlamentar iniciou sua trajetória política como deputado estadual eleito em 2018 pelo PCdoB, posteriormente migrou para o PP, e em 2022 foi eleito deputado federal pelo União Brasil, partido pelo qual mantém forte atuação no interior da Bahia.

Segundo informações, o parlamentar do Centrão é responsável por indicar praticamente todos os cargos dos Correios no estado desde o início do terceiro governo Lula.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia