O deputado estadual Pedro Tavares (União) voltou a cobrar do Governo do estado a instalação de uma unidade do Grupamento do Corpo de Bombeiros no município de Camacã. O parlamentar recebeu, em seu gabinete, a visita do ex-prefeito Oziel da Ambulância e do vereador Valdir Veloso, que reforçaram a necessidade do equipamento na cidade.
Tavares já havia apresentado, em abril deste ano, uma indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) solicitando a criação da unidade, diante da ocorrência de incêndios e da falta de atendimento rápido em situações de emergência. Atualmente, a unidade mais próxima do Corpo de Bombeiros fica a cerca de 100 quilômetros de Camacã.
“Mais uma vez reforçamos o pedido para que Camacã tenha uma unidade do Corpo de Bombeiros, essencial em casos de incêndios e outras ocorrências emergenciais. Quando o serviço é necessário, a população não tem a devida assistência de forma rápida. Camacã, por ser sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, que abrange vários municípios da região, precisa com urgência dessa unidade. Já fizemos essa indicação em abril e volto a reafirmar essa cobrança, esperando que o Governo estadual tenha sensibilidade e olhe por essa grande necessidade do município”, destacou o deputado.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a sexta fase da Operação Overclean, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB). A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Entre os alvos da operação está o deputado federal Dal Barreto, que foi abordado no aeroporto de Salvador, onde teve o celular apreendido e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Além disso, um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido em sua residência, no município de Amargosa.
De acordo com as investigações, Dal Barreto é investigado por seu suposto envolvimento com Evandro Baldino do Nascimento, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço e sócio da Construtora Impacto, empresa apontada como parte do esquema de fraudes e desvios de recursos públicos.
A Operação Overclean vem sendo executada em diferentes fases e atinge políticos, empresários e gestores públicos suspeitos de integrar uma rede de corrupção em contratos e licitações no estado da Bahia.
A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, participou das comemorações pelos 60 anos da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), em Salvador, e aproveitou a ocasião para dialogar com o presidente da EMBASA, Gildeone Almeida Santos, sobre demandas prioritárias do município.
A gestora esteve acompanhada do administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, e destacou a importância da parceria com a Embasa para garantir melhorias no sistema de abastecimento. Entre os principais temas abordados, esteve a ampliação do fornecimento de água para a Eco Vila 01, localizada no distrito de Serra Grande.
Durante a conversa, a prefeita reforçou o compromisso da gestão municipal em buscar soluções sustentáveis e eficientes para o bem-estar da população, ressaltando que o diálogo com órgãos estaduais é essencial para o fortalecimento das ações em infraestrutura e desenvolvimento urbano.
O encontro aconteceu durante a solenidade de celebração das seis décadas da FAEB, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que reuniu autoridades, produtores rurais e lideranças do setor agropecuário.
“Foi um momento importante para fortalecer parcerias e reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Uruçuca. Seguimos trabalhando para garantir mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou a prefeita Magnólia Barreto.
O prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio (PT), embarcou nesta segunda-feira (13) rumo a Brasília acompanhado por uma comitiva formada por secretários municipais, lideranças políticas, representantes de entidades sociais, caciques, assessores e o vereador Nego Elder, líder do governo na Câmara.
A viagem tem como objetivo articular novos projetos, emendas parlamentares e parcerias institucionais que tragam benefícios diretos à população de Pau Brasil e da região. “Pra isso Deus nos levantou. Tenho pedido que as pessoas gostem de nós e do povo de Pau Brasil, e Ele tem feito isso. Vamos mais uma vez a Brasília discutir emendas e projetos para nossa cidade e também para nossa região”, destacou o prefeito.
A agenda da comitiva inclui reuniões na Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Saúde, Ministério dos Povos Indígenas (MPI), MDA, CEPLAC, além de encontros com os senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, e com os deputados federais Valmir Assunção e Paulo Magalhães.
De acordo com informações do gabinete, a Câmara de Vereadores de Pau Brasil também deverá participar de uma nova comitiva a Brasília no mês de novembro, ampliando o grupo de representantes municipais nas agendas federais.
Desde o início da gestão, Robson Venâncio tem se destacado pela atuação constante junto aos governos estadual e federal, buscando reerguer o município, que foi encontrado em situação crítica. A atual viagem reforça o compromisso do gestor com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população paubrasiliense.
“A cidade está bem movimentada, as crianças brincando num ambiente familiar e estão muito felizes”, comentou Marcos Vinicius Figueiredo Pinto, residente no Conceição, que, ao lado da esposa Michele, levou seu filho para brincar no Circuito Kids na Praça Rio Cachoeira na tarde de domingo, dia 12, para celebrar o Dia das Crianças. “A festa tem muito brinquedo e muita diversão”, completou a criança
Promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com as secretarias municipais de Esportes e Lazer, Promoção Social e Combate à Pobreza, Gestão e Inovação, Saúde e Educação, a programação especial de celebração do Dia das Crianças levou muita diversão para toda a família.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou que o importante foi oferecer carinho, atenção e calor humano às crianças e suas famílias. Acompanhado pela Primeira–dama Andrea Castro, idealizadora do projeto Circuito Kids desde a primeira gestão, e de secretários municipais, ele cumprimentou as famílias, as crianças e deu entrevistas.
“É uma data muito especial e pudemos trazer para a nova Orla da Beira-Rio essa multidão para comemorar o Dia das Crianças. A festa contou com apresentações culturais infantis, pintura facial, brincadeiras interativas e estande de leitura, garantindo um dia inesquecível. Que bom ser criança”, resumiu.
Morador do Nova Califórnia, o casal Wellington Barros disse que a festa do Dia das Crianças “foi uma maravilha pela quantidade de brinquedos, atividades de lazer e diversão oferecida às crianças de todas as idades. “Meu filho não pára, já que quer brincar em todas as modalidades de brinquedos oferecidas desde a piscina, tobogã, pula-pula e por aí vai. Haja fôlego para acompanhar a energia dele”, afirmou.
“Para mim está sendo enriquecedor, apesar do contraste de idade das crianças. Mas, está dando para todos se divertirem e está sendo gratificante para as famílias de toda a cidade que trouxe seus filhos para brincarem no Dia das Crianças. Há muita segurança, o que é muito importante, comentou Dinarte Cruz Neto, o pai de Clarita de Oliveira Cruz que se disse muito feliz com as brincadeiras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a demissão de ocupantes de cargos federais indicados por deputados do Centrão que têm votado contra o governo no Congresso Nacional. A medida já começou a gerar impacto na Bahia.
Um dos primeiros exonerados foi Harley Xavier Nascimento, que ocupava há nove anos o cargo de superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. Ele era indicado pelo deputado Arthur Maia (União Brasil-BA).
A superintendência deve agora ser entregue a um nome ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reforçando a estratégia do governo de retomar o controle político sobre órgãos federais nos estados.
Em Brasília, também há expectativa de mudanças na direção da Codevasf, onde permanecem dois indicados do União Brasil, entre eles José Vivaldo de Mendonça Filho, natural de Ilhéus, que ocupa a diretoria de Revitalização e Desenvolvimento Territorial, por indicação do deputado Paulo Azi (União-BA).
Da perspectiva do governo federal, porém, os integrantes do União não podem desfrutar das benesses dedicadas à base aliada —como indicações em estatais— enquanto se declaram de oposição.
Acordo firmado pelo Ministério Público da Bahia e o Município de Brumado nesta sexta-feira, dia 10, prevê medidas para garantir atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com diferentes condições de neurodesenvolvimento, incluindo os transtornos do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no Sistema Único de Saúde do Município. O compromisso foi assinado na sede do MPBA, em Salvador, pelo promotor de Justiça de Brumado Gustavo Pereira Silva, pelo prefeito Fabrício Abrantes e pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia.
Segundo o documento, o Município deverá estruturar e operacionalizar um sistema integrado de atendimento especializado, contemplando infraestrutura tecnológica de comunicação, equipe multidisciplinar qualificada e rotina de avaliações periódicas do público-alvo. E elaborar projeto de lei voltado à implementação da Política Municipal de Atendimento à Pessoa com Transtornos e Deficiências.
Acordo histórico
O acordo foi mediado pelo promotor de Justiça Gustavo Pereira em conjunto com o Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do MP baiano. “É um acordo sem precedentes para o Município, que vai possibilitar a ampliação e a qualidade do acesso à saúde para crianças e adolescentes neurodivergentes. Pretendemos posteriormente apresentar, principalmente para as crianças e adolescentes, suas mães e pais que lutaram tanto para a construção dessa política pública, os termos detalhados desse acordo através de uma audiência pública”, disse o promotor.
O prefeito Fabrício Abrantes destacou a importância do acordo. “Foi uma questão que identificamos logo no início do ano, essa necessidade de desenvolver uma política pública para essas pessoas. A parceria com o Ministério Público é fundamental para que ela dê certo. Esse diálogo, com a construção desse acordo, é muito importante para trazer os resultados almejados. Brumado e toda região ganhará muito com a implementação do CER IV em nosso município”, disse.
A alegria tomou conta de Jussari no ultimo dia 10, na festa do Dia das Crianças! A Prefeitura Municipal promoveu uma grande festa dedicada a todos os alunos da rede municipal de ensino, marcando uma celebração inesquecível, repleta de diversão, brincadeiras e muito carinho.
O evento contou com uma programação especial: brinquedos infláveis, brincadeiras tradicionais, banho de carro-pipa, distribuição de lanches, guloseimas e brinquedos para todas as crianças, garantindo momentos de pura felicidade e emoção.
Emocionado o prefeito Orleans Mascarenhas destacou a importância da celebração e agradeceu o empenho de todas as equipes envolvidas na organização do evento. “Ver o sorriso e a alegria dessas crianças é algo que nos enche de gratidão e emoção. Essa festa foi preparada com muito amor por todas as nossas equipes, que se dedicaram para proporcionar um dia especial e cheio de boas lembranças. É uma grande satisfação poder oferecer momentos assim, que ficam guardados na memória e no coração de cada uma dessas crianças”, afirmou o prefeito.
A Festa do Dia das Crianças reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar, o lazer e a valorização das crianças e das famílias jussarienses, celebrando a infância com alegria, inclusão e amor.
A Seleção de Coaraci segue fazendo história no Campeonato Intermunicipal 2025. Jogando em casa neste domingo, a equipe coaraciense venceu o jogo de volta contra a Seleção de Barrocas por 2 a 0, garantindo a classificação para as oitavas de final da competição.
Com a vitória, Coaraci manteve os 100% de aproveitamento no torneio, tendo vencido todas as partidas disputadas até aqui — um feito que reafirma a força do elenco e o trabalho consistente da comissão técnica e da diretoria.
Os gols da partida foram marcados em um estádio tomado pela torcida, que mais uma vez deu um show à parte, empurrando o time do início ao fim. Com o resultado, Coaraci agora se prepara para o próximo desafio: o confronto contra a Seleção de Pojuca, válido pelas oitavas de final.
Sob o apoio da gestão municipal, através do prefeito Miltinho, o esporte local vive um momento especial, com incentivo e estrutura para que o município volte a figurar entre os grandes do futebol do interior.
“Essa classificação é o reflexo do trabalho e da dedicação de todos que fazem parte da nossa Seleção. Coaraci está de parabéns por essa campanha incrível e seguiremos apoiando nossos atletas nessa caminhada”, destacou o prefeito Miltinho.
A Seleção volta aos treinos durante a semana, focada no próximo desafio e com a confiança da cidade em mais uma grande atuação.
O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou nesta segunda-feira (13) que as manifestações em Mucugê no último sábado (11), durante o Festival de Forró da Chapada, foram de ‘parte de uma elite que ainda não se acostumou com o filho do vaqueiro e da costureira governador’.
“Mucugê não deve permitir que transformem aquela local em um espaço de disputa política, muito menos num reduto de extremistas de direita ou de fãs do bolsonarismo”, alertou.
Com pacotes e diárias que ultrapassaram os R$ 2 mil, Mucugê recebeu centenas de turistas neste último final de semana, com diversas caravanas que partiram de Salvador com destino ao município da Chapada Diamantina.
“Ali é lugar de paz, tranquilidade, harmonia, de contemplar a natureza exuberante que Deus nos proporcionou. Não combina”, criticou.