WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ILHÉUS: PREFEITURA REGULAMENTA FUNCIONAMENTO DE FOOD TRUCKS NO MUNICÍPIO

 

Medida busca organizar o uso dos espaços públicos, promovendo um ambiente mais seguro e harmonioso

A Prefeitura de Ilhéus publicou o Decreto nº 886/2025, que regulamenta a comercialização de alimentos em trailers, caminhões, furgões e equipamentos similares, conhecidos como food trucks, food bikes, trailers e food car, nas áreas do Centro Histórico e adjacências do município.

O Decreto foi publicado no Diário Oficial do dia 13 de outubro de 2025 e define critérios para funcionamento, licenciamento e fiscalização das atividades, além de estabelecer regras sanitárias, ambientais e de uso do espaço público. O texto também suspende, por 90 dias, as autorizações já concedidas, período em que os empreendedores deverão se recadastrar junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Entre os pontos principais, o texto prevê que as licenças serão pessoais e intransferíveis, priorizando quem já atua regularmente, e determina que a operação só poderá ocorrer mediante autorização municipal. A regulamentação também proíbe o funcionamento sem licença, sujeitando o infrator a sanções como multa, apreensão de equipamentos e revogação do alvará.

Com a medida, a Prefeitura busca organizar o uso dos espaços públicos, promovendo um ambiente mais seguro, limpo e harmonioso para comerciantes, moradores e turistas.

Mais informações podem ser consultadas no Decreto nº 886/2025, disponível no site oficial da Prefeitura de Ilhéus.

COARACI PREPARA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR O DIA DAS CRIANÇAS

A Prefeitura de Coaraci, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza no próximo domingo, 19 de outubro, a edição especial do Coaraci Kids, evento que promete ser o maior e melhor Dia das Crianças da história do município.

A programação acontecerá a partir das 14h, na Praça de Eventos, e reunirá uma ampla estrutura voltada ao lazer e à diversão das crianças e famílias coaracienses. Estão previstos mais de 30 brinquedos, brincadeiras aquáticas, lanches, além de diversas atividades recreativas ao longo da tarde.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Leidianne Leonardo, o evento foi planejado com carinho e dedicação para oferecer às crianças um dia inesquecível.

“Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria e convivência para as famílias, celebrando a infância e reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o bem-estar social”, destacou Leidianne.

O Coaraci Kids integra o conjunto de ações da atual administração voltadas à promoção do lazer, da inclusão e do fortalecimento dos vínculos comunitários.

FLORESTA AZUL: PREFEITO HERMANIO BAMBU PARTICIPA DE REUNIÃO EM SALVADOR PARA FORTALECER A EDUCAÇÃO

Encontro discutiu a implantação do Sistema de Gestão Educacional e contou com a presença dos irmãos Minotouro e Minotauro, que apresentaram o projeto “Esporte para além das fronteiras”

Na capital baiana, o prefeito de Floresta Azul, Hermanio Leonardo (Bambu), participou de uma importante reunião voltada ao fortalecimento da rede municipal de ensino. O encontro teve como foco o planejamento para implantação do Sistema de Gestão Educacional, que visa modernizar as escolas, otimizar os processos administrativos e elevar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes florestenses.

Durante a reunião, também foram discutidas novas parcerias para aprimorar a escola regular e o tempo integral, tornando o ambiente escolar mais completo e dinâmico.

Um dos momentos marcantes do evento foi a participação dos renomados lutadores Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro, que apresentaram o projeto “Esporte para além das fronteiras – Artes Marciais nas Escolas”, iniciativa que incentiva a prática esportiva aliada a valores como disciplina, foco e superação.

“Hoje participei de uma importante reunião para planejar o futuro da nossa rede de ensino. O Sistema de Gestão Educacional trará mais modernidade às escolas, fortalecendo a organização e a qualidade do ensino”, destacou o prefeito Bambu.

BUERAREMA: PODER LEGISLATIVO REALIZA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA COM EXPLANAÇÃO DE PROJETOS DE LEI VOLTADOS À EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na noite desta terça-feira, 14 de outubro, o Poder Legislativo de Buerarema realizou a 8ª Sessão Ordinária do ano, marcada pela apresentação e explanação de dois importantes Projetos de Lei de interesse público. A sessão teve como foco o esclarecimento de dúvidas dos vereadores antes da votação das matérias, reforçando o compromisso da Casa com a transparência e o diálogo entre os poderes.

Representando o Poder Executivo, Nataja do Vale apresentou o Projeto de Lei nº 38/2025, que institui o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes no município. A proposta tem como finalidade garantir proteção integral a menores em situação de risco, abandono ou violação de direitos, assegurando o cumprimento das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações correlatas. O projeto estabelece as bases para o funcionamento do serviço, bem como os mecanismos de acompanhamento e execução dessa política pública essencial para a rede de proteção social.

Já o Projeto de Lei nº 34/2025, apresentado por Maria José, representando o setor da Educação, propõe a criação do Fórum Municipal de Políticas Públicas para a Educação. O órgão tem por objetivo fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, promovendo a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas educacionais que garantam a igualdade de oportunidades e a efetivação dos direitos sociais.

Durante a sessão, os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater os impactos de ambas as propostas para o município. As explanações buscaram subsidiar os parlamentares com informações técnicas e estratégicas antes da votação dos projetos.

As matérias seguem tramitando nas comissões competentes e devem retornar à pauta para deliberação final nas próximas sessões.

WENCESLAU GUIMARÃES :PF FAZ OPERAÇÃO NA CASA DO PREFEITO

Na manhã desta quinta-feira (16), agentes da Polícia Federal estiveram na residência do prefeito de Wenceslau Guimarães, Gabriel de Parisio (MDB).

Segundo informações apuradas pelo site, como não havia ninguém no imóvel, os agentes precisaram arrombar a porta para cumprir a diligência. A operação chamou atenção de moradores da região e movimentou o centro da cidade.

Fontes ouvidas pela reportagem apontam que Gabriel de Parisio mantém ligação política com o deputado federal Dal Barreto (UB), que nesta semana foi alvo da sexta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal.

O site entrou em contato com a Polícia Federal para obter informações sobre a ação em Wenceslau Guimarães, mas até o momento não houve posicionamento oficial.

ITABUNA: AUGUSTO CASTRO PREPARA DANÇA DAS CADEIRAS NO GOVERNO

O clima nos bastidores da Prefeitura de Itabuna é de movimentação intensa. O prefeito Augusto Castro (PSD) deve promover ajustes estratégicos em seu secretariado — e, segundo uma fonte com acesso direto ao Centro Administrativo Firmino Alves, as mudanças podem sair no Diário Oficial ainda nas próximas horas.

A ideia é dar uma “oxigenada no governo”, nas palavras de um interlocutor próximo do prefeito. E as peças que devem se mover no tabuleiro já são conhecidas da casa.

O economista Rosivaldo Pinheiro, atual secretário de Educação, deve deixar a pasta e retornar à Secretaria de Governo, onde já atuou anteriormente com influência política e articulação direta.

No seu lugar, o vice-prefeito Júnior Brandão deve deixar a Secretaria de Promoção Social e reassumir o comando da Educação — área que conhece bem, por formação e trajetória.

Com isso, o atual secretário de Governo, Luciano Veiga, seria deslocado para Promoção Social, fechando o ciclo de mudanças internas.

Nada oficial até o momento — mas, se confirmadas, as trocas demonstram que Augusto quer reforçar a engrenagem política e administrativa .

 

ITABUNA: PRIMEIRA-DAMA ANDRÉA CASTRO SE TORNA MADRINHA DA ONCOLOGIA DA SANTA CASA

Um café da manhã realizado na Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna reuniu, na manhã desta quarta-feira (15), a primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, o provedor da instituição Francisco Valdece, membros da provedoria, irmãs religiosas da Congregação de Santa Catarina de Senna e a coordenadora médica da Oncologia da Santa Casa, a médica hematologista Regiana Quinto.

Durante o encontro, marcado por emoção, partilha e gratidão, a primeira-dama foi convidada pela provedoria para ser madrinha do Serviço de Oncologia Pediátrica da Santa Casa, em reconhecimento ao apoio, sensibilidade e dedicação às causas sociais e ao cuidado com as crianças em tratamento oncológico.

Emocionada, Andréa Castro agradeceu o convite e destacou o compromisso da gestão municipal e pessoal com a saúde e o acolhimento infantil. “Ser madrinha da Oncologia Pediátrica da Santa Casa é uma honra que recebo com o coração cheio de gratidão. Acompanho de perto o trabalho realizado aqui e sei o quanto essa equipe se dedica para oferecer não apenas tratamento, mas também amor e esperança a cada criança e família. Esse convite representa um chamado à responsabilidade e à solidariedade. Quero contribuir para fortalecer ainda mais esse serviço essencial para nossa cidade e para toda a região”, afirmou.

SIMBOLISMO

A médica Regiana Quinto, coordenadora médica da Oncologia da Santa Casa de Itabuna, destacou o simbolismo da homenagem e o incentivo que a presença da primeira-dama traz à equipe.“ A madrinha chega como uma inspiração. A oncologia pediátrica da Santa Casa é feita de técnica e afeto, e esse apoio reforça nossa missão de cuidar com excelência e humanização, tenho certeza que Andréa desempenhará um papel fundamental para o fortalecimento do nosso serviço”, disse.

O provedor da Santa Casa ressaltou a importância da parceria e do envolvimento da sociedade civil no fortalecimento da instituição. “Ter Andréa Castro como madrinha da oncologia pediátrica é motivo de alegria e esperança. Esse gesto simboliza cuidado, compromisso e fé, valores que definem a história da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”, afirmou.

Com mais de um século de história, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna reafirma sua missão de oferecer assistência humanizada e de qualidade, fortalecendo a atenção oncológica no sul da Bahia e promovendo saúde, fé e solidariedade a todos que buscam acolhimento e cuidado.

ILHÉUS: CIRCULAM NOS BASTIDORES RUMORES SOBRE NOVA PRÉ-CANDIDATURA NA BASE DO PREFEITO VALDERICO

 

Nos bastidores da política ilheense, tem ganhado força a informação de que mais um secretário do prefeito Valderico Júnior estaria se articulando para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia nas próximas eleições.

De acordo com fontes políticas locais, o nome que circula é o de Thiago Martins, atual presidente da Maramata, presidente municipal do PL e coordenador da legenda em quase 50 cidades do Sul da Bahia.

A possível candidatura de Thiago Martins, que tem ampliado sua articulação política e presença regional, reforçaria o protagonismo do grupo ligado ao prefeito Valderico, que já conta com o nome do secretário Pedro Tavares entre os cotados para a disputa estadual.

A movimentação tem repercutido nos bastidores da direita baiana, especialmente entre lideranças bolsonaristas da região cacaueira, que veem na articulação um passo importante para fortalecer a representatividade do campo conservador no Sul da Bahia.

Por enquanto, nem o prefeito nem o próprio Thiago Martins confirmaram oficialmente a pré-candidatura, mantendo discrição sobre o tema.

ILHÉUS: HOMEM MORRE EM ACIDENTE COM RETROESCAVADEIRA

Um homem identificado como Romilson Santos da Silva, de 46 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (15) dentro de uma retroescavadeira na zona norte de Ilhéus.

De acordo com informações, Romilson era dono de uma loja de material de construção na região e também realizava serviços com a máquina. Ele havia sido contratado na terça-feira (14) para um trabalho e não retornou no fim do dia, o que levantou preocupação entre familiares e amigos.

As buscas foram iniciadas e, nesta quarta-feira, a retroescavadeira foi localizada dentro de um lago, com o corpo de Romilson ainda no interior da cabine.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados para realizar o levantamento cadavérico e investigar as circunstâncias do acidente. As causas da morte ainda serão apuradas.

COARACI: VEREADORES DECLARAM APOIO A ANDRÉA CASTRO PARA 2028

A primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, se reuniu nesta quarta-feira (15) com os vereadores Gil da Lagoa (Avante), Lek (MDB) e Luciano Marques (Avante), do município de Coaraci. Durante o encontro, ficou definido que os parlamentares irão apoiar o projeto político de Andréa Castro nas eleições  de 2026.

Pré-candidata a deputada estadual pelo PSD, Andréa tem se destacado como um dos principais nomes na disputa no sul e médio sudoeste da Bahia, ampliando sua base de apoio político em diversas cidades da região.

Ao comentar sobre a nova aliança, Andréa destacou a importância do diálogo e da construção conjunta:

“Fico muito feliz com o apoio desses vereadores que acreditam em um projeto que busca o desenvolvimento da nossa região. Estamos unidos por uma Bahia mais forte, com políticas públicas que cheguem de verdade às pessoas.”



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia