WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

TEIXEIRA DE FREITAS: DIA D DE VACINAÇÃO REFORÇA O COMPROMISSO COM A SAÚDE E A PROTEÇÃO DA COMUNIDADE

Com o objetivo de ampliar o acesso à imunização e fortalecer as ações de prevenção, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 18 de outubro, o Dia D de Vacinação, das 13h às 17h.

Durante o período, diversas unidades de saúde estarão abertas em horário especial para atender o público-alvo da campanha, garantindo mais oportunidades para que crianças e adolescentes, menores de 15 anos, coloquem a caderneta de vacinação em dia.

A ação ocorrerá nas seguintes unidades:

Castelinho
Bela Vista 2
Colina Verde
Centro de Diagnose
Jerusalém
Kaikan
Liberdade 2
Liberdade I
Nova Jerusalém
Nova América
Ouro Verde
Redenção
Santa Rita
Santo Antônio
São Lourenço 4
Tancredo Neves I
Teixeirinha
Ulisses Guimarães
Ubirajara
Urbis
Vila Caraípe
Vila Vargas

Para se vacinar, é necessário que o responsável apresente a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, além de documento de identificação (RG ou certidão de nascimento) e CPF.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças, reduzir internações e salvar vidas. Manter as vacinas em dia protege não apenas quem as recebe, mas também toda a comunidade, contribuindo para o controle e até a erradicação de diversas enfermidades.

Em Teixeira de Freitas, a mobilização faz parte das estratégias do Município para aumentar as coberturas vacinais, que são fundamentais para evitar o ressurgimento de doenças já controladas, como sarampo, poliomielite e rubéola.

NOVA CANAÃ ADOTA MONITORAMENTO INTELIGENTE PARA GARANTIR SEGURANÇA NA FESTA DA CIDADE

A Prefeitura de Nova Canaã realizou, nesta semana, uma agenda técnica em Salvador no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho (COI) — um dos mais modernos do país — para conhecer de perto o funcionamento do sistema integrado de segurança pública da Bahia.

Durante a visita, a comitiva pôde acompanhar de perto as tecnologias de reconhecimento facial e monitoramento inteligente que serão utilizadas pela primeira vez em Nova Canaã durante a Festa da Cidade, que celebra os 64 anos de emancipação política do município.

Preocupada com a segurança da população e dos visitantes, a gestão municipal decidiu instalar câmeras em pontos estratégicos, garantindo monitoramento 24 horas por dia. Todo o sistema será operado dentro dos parâmetros legais, com uso responsável das informações e respeito aos direitos dos cidadãos.

Participaram da comitiva o prefeito Dôi Rocha, o vice-prefeito Wilson Júnior, o secretário de Finanças Valvir Silva, o assessor do deputado estadual Rosemberg Pinto, Vital Bento, e o coordenador de Desenvolvimento Agrário, Bira Matos.

Segundo o prefeito Dôi Rocha, o objetivo é unir tecnologia, prevenção e cuidado humano para proporcionar um evento tranquilo e seguro:

“Nossa prioridade é garantir que a Festa da Cidade seja um momento de alegria e celebração, com total segurança para todos. Estamos preparando a festa mais segura da Bahia.”

Com a iniciativa, Nova Canaã dá um passo importante rumo à modernização da gestão pública e reforça o compromisso com a proteção da população em um dos eventos mais esperados do ano.

IBICUÍ: PREFEITO ACOMPANHA ÚLTIMOS AJUSTES NAS CASAS DESTINADAS A FAMÍLIAS EM ÁREAS DE RISCO

O prefeito de Ibicuí, Salomão, esteve acompanhando de perto nesta semana os últimos ajustes das obras das casas que estão sendo construídas para famílias que vivem em áreas de risco de enchente.
Segundo o gestor, cada detalhe está sendo revisado com muito cuidado e carinho, em reconhecimento à importância desse momento para as famílias beneficiadas.

“Cada detalhe está sendo revisado com muito carinho, porque sabemos o que esse momento representa. A expectativa é que até o fim do ano possamos realizar o sonho dessas 60 famílias previamente cadastradas, que em breve terão um novo lar para recomeçar suas histórias com mais tranquilidade”, afirmou o prefeito.

O projeto faz parte das ações da prefeitura voltadas à segurança habitacional e melhoria da qualidade de vida da população. Salomão destacou ainda o compromisso da gestão com o trabalho responsável e humano:

“Seguimos trabalhando com responsabilidade e cuidado, porque cada conquista como essa mostra que quando o governo olha para as pessoas, a cidade inteira avança.”

As novas moradias representam um passo importante na política habitacional de Ibicuí, garantindo dignidade e proteção às famílias que por anos conviveram com o medo das enchentes.

ITABUNA: PREFEITURA ENTREGA NOVAS INSTALAÇÕES DO DEPARTAMENTO DE CONTROLE, AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DO SUS

O prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhado da Primeira-dama Andrea Castro, secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e demais secretários, inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 16, as novas instalações do Departamento de Controle, Avaliação e Regulação do SUS da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade passou a funcionar na Avenida Fernando Cordier, nº 30, Centro.

Na oportunidade, o Chefe do Executivo itabunense frisou que as novas instalações permitiram reunir em uma infraestrutura moderna e eficiente, todo processo assistencial da Saúde.

“Isto é pensar numa saúde melhor ao reunir em um só imóvel vários serviços de saúde, pois significa continuar servindo quem mais precisa de forma digna. Além disso, Itabuna é pólo em saúde e temos a obrigação de continuar oferecendo serviços de qualidade e com uma estrutura adequada”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou que o imóvel mais amplo facilita o acesso da população aos serviços de saúde por permitir integrar três departamentos em um só lugar: Atenção Primária, Controle, Avaliação e Regulação do SUS e de Média e Alta Complexidade mais Área Administrativa.

A secretária ressaltou ainda que a disponibilização de um ambiente adequado e equipado para um atendimento de qualidade, melhora a saúde da população e a eficiência do sistema de saúde. A nova Central de Controle, Avaliação e Regulação do SUS funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O ato de entrega também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate e à Pobreza, Josué Brandão Júnior, e dos secretários Marcos Alves, Kiko (Planejamento), Rosivaldo Pinheiro (Educação), Antônio Calhau (Gestão e Inovação), Alcântara Pellegrini (Esportes e Lazer) e Humberto Mattos (Segurança e Ordem Pública), da subsecretária de Saúde Lânia Peixoto, vereadores, funcionários e convidados.

COLUNA “MEL DE CACAU COM VENENO POLÍTICO”

Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.

MARÃO ESPERA OTTO (E TALVEZ UM SINAL DO ALÉM)

O ex-prefeito Marão segue no compasso da espera — dizem que ele aguarda uma reunião com o senador Otto Alencar para, enfim, bater o martelo e entrar no Avante. Enquanto isso, anda dizendo por aí que vai sair do PSD “de cabeça erguida”. A dúvida é: cabeça erguida pra sair… ou pra ver se Otto lembra dele? A reunião deve sair — só não se sabe se antes ou depois do próximo carnaval.

JERÔNIMO QUER SE REUNIR COM VALDERICO (E ILHÉUS TORCE PRA ESSA NOVELA TER FINAL FELIZ)

O governador Jerônimo Rodrigues tem dito que pretende se reunir com o prefeito Valderico Júnior para falar de obras e parcerias em Ilhéus. A população torce pra que o encontro aconteça logo — e que, de preferência, não vire apenas mais um episódio da série “Reuniões que prometem muito e entregam PowerPoint”. Por enquanto, a audiência segue em fase de agendamento eterno.

VEREADORES INSATISFEITOS

Nos bastidores da Câmara de Ilhéus, o clima é de paciência curta e bolsos longos — vazios, diga-se. Alguns vereadores andam reclamando da demora na liberação dos cargos prometidos, mas, como a gestão ainda tem aprovação razoável, ninguém quer romper o romance.

RODRIGO SONHA COM APOIO DE CIDA MOURA

O ex-prefeito Rodrigo Hagge anda sonhando com o apoio da ex-candidata Cida Moura. Depois de romper com o tio, o prefeito Eduardo Hagge, Rodrigo tenta se aproximar da oposição para fortalecer seu nome como pré-candidato a deputado estadual.

DAL BARRETO SE COMPLICOU (E O COMBUSTÍVEL AGORA É FEDERAL)

O deputado federal Dal Barreto (UB) entrou de vez no radar da Polícia Federal. Alvo da Operação Overclean, o parlamentar — conhecido também como megaempresário do ramo de postos de combustível — tem agora um tanque cheio de problemas pela frente.

PF NA CASA DE PREFEITO (O EFEITO DOMINÓ CHEGOU)

O prefeito de Wenceslau Guimarães, Gabriel de Parisio (MDB), também sentiu o impacto da operação. A PF bateu à sua porta nesta quinta-feira — e como ninguém atendeu, precisou arrombar. Fontes garantem que o prefeito tem estreita ligação com Dal Barreto, o que ajuda a explicar a visita surpresa.

O CIRURGIÃO ADOLPHO LOYOLA

O titular da Serin, Adolpho Loyola, ganhou um novo apelido nos bastidores da política baiana: o “cirurgião plástico de Jerônimo”. E com razão — o homem anda fazendo verdadeiras lipoaspirações políticas em ACM Neto.

Segundo cálculos discretos (mas precisos), já são mais de 40 prefeitos que abandonaram o ex-prefeito de Salvador depois das articulações de Loyola. O resultado? Neto vai ficando cada vez mais leve — em apoio político e em esperanças de 2026.

ACM NETO AINDA SONHA COM AZEVEDO

Enquanto isso, ACM Neto mantém viva a fantasia de reconquistar o apoio do ex-prefeito Capitão Azevedo, em Itabuna. Mas o capitão, firme como um soldado em posição de sentido, não quer papo, nem foto, nem café.

Nos bastidores, dizem que Neto já tentou de tudo. Mas, por enquanto, Azevedo segue irredutível, e o sonho de reconciliação parece coisa de novela.

AUGUSTO CASTRO PRETENDE AJUSTAR O GOVERNO

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prepara mais uma rodada de ajustes em seu governo. Três secretarias estão na mira das mudanças — nada de demissões, por enquanto, apenas troca de cadeiras e realocação de forças. Nos bastidores, comentam que Augusto quer “oxigenar” a gestão, mas sem causar turbulência. Em bom baianês: vai mexer pra ver se o governo respira melhor, mas sem puxar o tubo de ninguém.

ESFRIOU A RELAÇÃO ENTRE LÉO E IVAN

Em Itajuípe, o termômetro político marcou queda brusca. A relação entre o prefeito Léo da Capoeira e o presidente da Câmara, Ivan Júnior, já não tem o mesmo calor de antes. Uma fonte resumiu com precisão cirúrgica: “o que era amizade de irmão virou convivência de primo distante.” Nos corredores da política local, dizem que o clima está tão gelado que, se continuar assim, vai precisar de lareira na próxima sessão da Câmara.

MILTON CERQUEIRA FOI SOCORRIDO POR MARCIEL

Em Almadina, um episódio digno de roteiro político com final de novela. O ex-prefeito Milton Cerqueira passou mal e foi socorrido pelo atual prefeito, Marciel. O detalhe é que só Marciel conseguiu convencer Milton a entrar no carro para ir ao hospital. No fim, tudo terminou bem: Milton se recuperou, e Marciel saiu com o título de paramédico do ano.

OPERAÇÃO OVERCLEAN AUMENTA VENDA DE ZOLPIDEM

Desde que a Operação Overclean começou a fazer barulho, a venda de zolpidem disparou. Tem político que já não dorme nem com o remédio — e quem consegue fechar os olhos, acorda suando frio achando que ouviu batida de sirene da PF na porta. Uma fonte bem-humorada contou à coluna que “tá faltando calma e sobrando culpa”. Nos bastidores, o clima é de pura tensão: tem gente que toma o remédio, mas continua acordado — só pra conferir se o celular ainda não foi apreendido.

PF DE OLHO NA FARRA DAS EMENDAS

A Polícia Federal está de olho em um novo filão da política brasileira: a farra das emendas parlamentares. Segundo uma fonte da coluna, tem muito “operador de emenda” — aqueles que intermediam liberações de verbas — virando magnata em tempo recorde.
O negócio é tão lucrativo que já chamam de “o mercado financeiro de Brasília”: quanto maior o risco, maior o lucro. Tem assessor que entrou vendendo influência e já está de carrão, relógio caro e apartamento novo na Asa Norte.
A PF, por sua vez, está com a lupa na mão e o mandado no bolso. E, do jeito que a coisa vai, muita gente vai trocar o gabinete pelo depoimento.

UBALDINO JR APARECE COMO NOME PARA PREFEITURA

Em Porto Seguro, o ex-prefeito Ubaldino Jr voltou a circular nos bastidores da política com mais intensidade. Ele tem se aproximado do prefeito Jânio Natal (PL) e já garantiu que vai apoiar o filho do prefeito na disputa por uma cadeira de deputado estadual.
Fontes próximas afirmam que a aliança vai além das urnas de 2026: Ubaldino pode ser o candidato de Jânio à prefeitura em 2028.

PRADO SE TRANSFORMA NA CIDADE DAS INVASÕES

Em Prado, o turismo anda dividindo espaço com um novo tipo de “ocupação”: as invasões de terrenos. O problema, que começou na zona rural, agora avançou para o perímetro urbano, especialmente no loteamento Basevi, onde grupos vêm invadindo áreas e queimando a vegetação. Tem político de olho na oportunidade — uns tentando tirar proveito eleitoral, outros lucrando financeiramente. No fim, quem sai perdendo é o município, que ganha manchete negativa e espanta investidores. Prado virou o exemplo clássico de cidade onde o fogo amigo é literal.

ÉDEN VALADARES AINDA NÃO DESENCARNOU DA PRESIDÊNCIA DO PT

Dizem que o ex-presidente do PT baiano, Éden Valadares, deixou o cargo — mas o cargo não deixou ele. Nos bastidores, o comentário é que Éden ainda aparece como se nada tivesse mudado.
Um filiado mais espirituoso resumiu: “Éden não saiu, só incorporou o espírito da presidência.”
A situação anda causando incômodo entre os petistas, mas ninguém se atreve a fazer exorcismo político. Afinal, quem tem medo de Wagner não cutuca assombração.

BAHIA: MAGNO LAVIGNE E ADOLPHO LOYOLA DISCUTEM AÇÕES PARA IMPULSIONAR DESENVOLVIMENTO

Nesta quinta-feira (16), o Secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Governo Federal, Magno Lavigne, se reuniu com o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola. O encontro teve como foco o alinhamento de iniciativas voltadas ao fortalecimento econômico e social do estado.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias para ampliar programas de qualificação profissional e geração de emprego, além de parcerias entre o governo federal e estadual para fomentar novas oportunidades no mercado de trabalho baiano.

Adolpho Loyola destacou a importância da integração entre as esferas de governo:

“Foi uma agenda produtiva, voltada ao alinhamento de iniciativas que impulsionem o crescimento e o fortalecimento da Bahia. Encontros como esse reafirmam nosso compromisso com uma gestão que olha para o presente, planeja o futuro e trabalha para transformar realidades.”

A reunião reforça o compromisso do Governo da Bahia em estreitar laços institucionais com Brasília e ampliar políticas públicas voltadas à inclusão e desenvolvimento regional.

PAU BRASIL: PREFEITO ROBSON VENÂNCIO E DEPUTADO PAULO MAGALHÃES DISCUTEM NOVOS INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO

O prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio, esteve em Brasília nesta semana, onde se reuniu com o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) para discutir ações e investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e assistência social.

Durante o encontro, o parlamentar — que já foi deputado majoritário no município e mantém forte base local — reafirmou seu compromisso com Pau Brasil. Magalhães conta hoje com o apoio do vice-prefeito Osman de França e do vereador Dr. Ventura, ambos do PSD, e já destinou R$ 450 mil em emendas para a cidade: R$ 200 mil para a Secretaria de Trabalho e Ação Social e R$ 250 mil para a Secretaria de Saúde.

Na reunião, que durou cerca de duas horas, ficou definido que novos investimentos na saúde devem ser liberados ainda este ano.

“Robson e Man terão meu apoio. Gosto muito desta terra e não lhes faltarei — nem a eles, nem ao povo querido de Pau Brasil”, destacou o deputado.

O encontro contou ainda com a presença do ex-presidente da Câmara, Marcinho de Carlão, integrante do diretório municipal do PSD, do diretor de Inovação e Tecnologia da Prefeitura, João Victor, do assessor do vereador Nego Elder, Gabriel Almeida, e do próprio vereador Nego Elder.

O prefeito Robson avaliou a agenda como bastante positiva:

“Aprendi a gostar do deputado Paulo Magalhães e estou feliz com mais essa viagem a Brasília. Saímos daqui com uma série de ações desenhadas e com previsão de recursos ainda para este ano. Com fé em Deus e muito trabalho, além de parceiros que amam o povo de Pau Brasil, as coisas estão acontecendo — e o melhor ainda virá.”

A reunião reforça a parceria entre o município e o deputado federal, consolidando Pau Brasil como prioridade na agenda de investimentos do PSD na região.

EUNÁPOLIS :PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO REDA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura de Eunápolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Gestão, publicou no Diário Oficial do Município o Edital nº 005/2025 para contratação temporária de profissionais pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O processo visa atender demandas emergenciais e de interesse público no município, garantindo a continuidade dos serviços essenciais de saúde.

As vagas contemplam cargos de médico infectologista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico emergencista e auxiliar de serviços gerais, entre outros. O processo seletivo será composto por análise curricular e de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

As inscrições são gratuitas e ocorrem em duas etapas. A primeira é o cadastro on-line, que estará disponível entre os dias 16 e 21 de outubro no site oficial da Prefeitura
(www.eunapolis.ba.gov.br). Já a segunda etapa consiste na entrega presencial dos documentos, que deve ser feita nos dias 23 e 24 de outubro, na Sala do Servidor da Prefeitura, das 8h às 14h.

Acesse o edital com informações completas em www.eunapolis.ba.gov.br.

TEIXEIRA DE FREITAS: ALUNOS COM RENDIMENTO 100% NO CNCA SÃO PREMIADOS NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO AGRIZZI NETO

Na data de 6 de outubro de 2025, a Escola Municipal Pedro Agrizzi Neto, no bairro Jerusalém, nos turnos matutino e vespertino, realizou um momento especial de reconhecimento e incentivo. Foram premiados os alunos que tiveram rendimento de 100% nas avaliações do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

A iniciativa teve como objetivo celebrar a conquista dos estudantes e ao mesmo tempo motivar outras crianças a se empenharem cada vez mais nos estudos e nos resultados.

O evento contou com a presença da direção, coordenação pedagógica e professores da escola, que foram apoiados pela Secretaria de Educação e pelos demais secretários da gestão local para viabilizar a cerimônia.

O que é o CNCA?

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é uma política pública instituída pelo Decreto nº 11.556/2023, com o objetivo de garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Além disso, o CNCA prevê estratégias de avaliação contínua das aprendizagens nos anos iniciais, bem como intervenções pedagógicas para recompor lacunas que possam existir As avaliações do CNCA abrangem competências de leitura, escrita, fluência de leitura e interpretação textual para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Os resultados dessas avaliações são usados não apenas para mensurar o rendimento dos alunos, mas para subsidiar ações pedagógicas e escolhas didáticas das equipes escolares e das redes de ensino.

Importância da premiação

Reconhecer os estudantes com 100 % de acerto nas avaliações do CNCA é mais do que celebrar notas perfeitas: é valorizar o esforço, servir de incentivo para os demais e reforçar o compromisso com a melhoria da aprendizagem.

Ao promover essa ação, a Escola Municipal Pedro Agrizzi Neto demonstra engajamento com a proposta do CNCA e com a ideia de que cada criança pode ser protagonista de sua própria evolução escolar.

A parceria entre escola e poder público, com o apoio da Secretaria de Educação, reforça a importância de unir esforços para garantir um ensino de qualidade e equitativo.

ARATACA: PREFEITO FERLÚ MANSUR ARTICULA AVANÇOS EM REUNIÃO COM DEPUTADO E SECRETÁRIO

Em busca de reforçar pontes e parcerias para o avanço de Arataca, o Prefeito Ferlú Mansur (PSD) e o Secretário de Governo Renato Freitas participaram de uma importante reunião com o Deputado Estadual Angelo Coronel Filho(PSD) e o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola.

Durante o encontro, foram apresentadas pautas importantes para o desenvolvimento do município, buscando obras estruturantes que melhorem a qualidade de vida da população.

Além disso, foi confirmada a visita do Governador Jerônimo Rodrigues a Arataca, prevista para fevereiro de 2026. Na ocasião, o governador deverá inaugurar o Colégio Estadual Modelo, o Estádio Municipal, o Complexo da Polícia Militar, o Feira Municipal e a pavimentação asfáltica que liga a BR-101 ao Distrito de Anurí.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia