WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IBICARAÍ: TÉCNICO DA COELBA ESTIPULA DATA PARA LIGAR ENERGIA DA CRECHE BERNADETE BARROS NO CAJUEIRO NOVO

CRECHE02

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu na manhã de ontem, quarta-feira, dia 31, a visita do Diretor Técnico para Assuntos Públicos da Coelba, Harley Oliveira dos Santos. Na oportunidade Harley foi recebido pelo Chefe de Gabinete José Alberone e a secretária municipal de Educação Jailma Ferreira.

A visita foi para discutir a ligação da energia elétrica do novo prédio da Creche Bernadete Barros, situado no distrito do Cajueiro Novo, em Ibicaraí. Na oportunidade Harley conversou com a secretária Jailma Ferreira que relatou o atraso no início das aulas na nova creche por falta de energia elétrica e da cobrança das mães daquela localidade.

O técnico aproveitou para vistoriar o novo prédio e constatou que toda a rede elétrica está pronta, precisando apenas da ligação para a nova creche começar a funcionar e prometeu que a energia elétrica será ligada na segunda quinzena do mês de agosto desse ano.

Segundo Jailma Ferreira, a nova creche está pronta e só depende da Coelba. “O prefeito Lula Brandão me pediu pessoalmente que priorizasse e resolvesse esse problema. Solicitamos a ligação da energia em fevereiro desse ano e tudo indica que finalmente esse problema será resolvido. O técnico da Coelba garantiu que a ligação acontecerá em breve. Aproveitamos essa espera e estamos construindo mais duas salas no prédio para melhorar o atendimento as crianças dos dois distritos”, disse Jailma.

 

ITAPÉ RECEBE CARAVANA RESPEITA ÀS MINA – LITORAL SUL

WhatsApp Image 2019-08-01 at 18.39.28

O enfrentamento ao machismo e à violência contra as mulheres é uma questão urgente para a sociedade e para conscientizar a população para o tema é um dos caminhos para evitar o feminicídio e as agressões contra as mulheres. Com esse objetivo, a Caravana Respeita as Mina, numa parceria da Prefeitura de Itapé com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), visitou Itapé na última terça-feira (30).

O encontro reuniu representantes do poder público, da rede de atenção à mulher em situação de violência, sociedade civil e juventude.

Durante a mesa institucional, o delegado titular do município, Marlos Macedo, relatou que 80% das queixas recebidas são sobre violência contra a mulher, índice que aumenta entre quinta-feira e domingo, devido ao consumo de álcool.

Prefeito de Itapé, Naeliton Pinto destacou a importância da parceria e conscientização local. “Esperamos que esse projeto nos ajude a conscientizar sobre o fim da violência. Nós vamos continuar repassando a mensagem do Respeita as Mina, mesmo após a passagem da caravana e mobilizando a nossa equipe da Secretaria de Assistência social a intensificar às ações de conscientização ”, sinalizou.

Kaliana Fontes, coordenadora do Respeita as Mina – Litoral Sul, disse que para combater a violência contra a mulher é preciso promover a intersetorialidade da rede de assistência no enfrentamento da questão, além de sensibilizar a juventude e mobilizar a sociedade civil.

URUÇUCA: TIBINA VENCE O TORNEIO BENEFICENTE EM SERRA GRANDE

FB_IMG_1564595740278
Aconteceu ontem em Serra Grande o torneio beneficente, com a participação de 14 times de Serra Grande, Uruçuca e região. O grande campeão foi o Tibina, e o Palmeiras de Uruçuca ficou com a segunda colocação.

O evento foi organizado pelo vereador Jardel Felix e teve o apoio da Prefeitura de Uruçuca. O prefeito Moacyr Leite Jr esteve presente prestigiando o evento. “Muito importante iniciativas como essa, todos juntos em prol de Douglas, não poderia ficar de fora. Parabéns a todos os envolvidos.”

Além dos jogos, o evento teve atrações musicais, a participação da equipe da saúde de Serra Grande que aproveitou para realizar testes rápidos de Hepatite Virais e a participação da comunidade.

ILHÉUS: CONVÊNIO GARANTE FÁBRICA DE POLPAS E DOCE DE FRUTAS PARA ASSENTAMENTO FREI VANTUY

Convênio garante fábrica de polpas e doce de frutas para o Assentamento Frei Vantuy, em Ilhéus. Foto-Clodoaldo Ribeiro-Secom 2

As famílias do Assentamento Frei Vantuy, localidade situada às margens do BR-415, Rodovia Jorge Amado, descobriram os benefícios extraídos da agricultura. Algumas já produzem doces artesanalmente, a partir de matéria prima orgânica. Para potencializar estas atividades, o prefeito Mário Alexandre recebeu nesta quarta-feira (31), em seu gabinete, os principais articuladores da proposta de implantação de uma fábrica de polpas e doce de frutas. O convênio no valor de R$1.200.000,00 (um milhão duzentos mil reais) está garantido pelo Governo do Estado.

A administração dos recursos está a cargo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação Agrícola do Projeto Assentamento Frei Vantuy. A Prefeitura executará os serviços de terraplanagem e requalificação do espaço, no trecho onde funcionava a Polícia Rodoviária Estadual. Segundo informações do governo baiano, dos recursos, serão destinados R$1 milhão para construção da unidade e R$200 mil para os custeios.

As atividades vão do plantio à produção, passando pela comercialização dos produtos, e cerca de 47 famílias assentadas serão beneficiadas. O vereador Ery Bar intermedia estas tratativas junto as famílias produtoras. A chegada deste equipamento deve fortalecer a economia do bairro Banco da Vitória, como afirma o prefeito Mário Alexandre. “Vai agregar valor ao projeto gastronômico daquela localidade. Uma proposta de progresso para a cidade. Essa localidade foi esquecida por muitos anos, e o município abraça essa iniciativa”, destacou.

Projeto – A presidente da Associação, Maísa Amaral disse que a futura fábrica será construída dentro do próprio assentamento e fará proveito de tudo o que for plantado no local, transformando os frutos em doces, geleias, compotas, polpas e uma infinidade de produtos derivados. “Estamos também com um projeto de aproveitamento das plantas medicinais para transformar em fitoterápicos, e para isso, a construção de um laboratório e duas grandes lojas na rodovia”.

Segundo os governos municipal e estadual, após inaugurado, o equipamento deve atrair turistas e visitantes de todas as partes, fortalecer a geração de renda para os assentados. Informaram ainda que, em breve, será assinado um contrato de cooperação técnica entre a Associação com o Município. O projeto da fábrica e loja será apresentado dentro de 60 dias, quando a Prefeitura de Ilhéus inicia os serviços de roçagem, limpeza e terraplanagem de toda a área.

IBICARAÍ: PREFEITO LULA BRANDÃO TEM AUDIÊNCIA NA SAEB EM SALVADOR PARA TRATAR DO PONTO SAC

 WhatsApp Image 2019-07-31 at 16.35.15

O prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, visitou na tarde de ontem, quarta-feira, dia 31 de julho, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para uma audiência com a Diretora Técnica da Superintendência do SAC, Dra. Ana Evangelista, para tratar da titularidade do imóvel que fica situado rua João Pessoa (prédio do antigo Instituto do Cacau), em frente à Caixa Econômica Federal, centro de Ibicaraí, onde  será inaugurado o Ponto SAC (antigo Ponto Cidadão).

Por diversas vezes o prefeito Lula Brandão esteve em Salvador na Diretoria de Bens e Imóveis (DBI), cobrando e buscando uma solução para o imóvel. A insistência do prefeito valeu a pena e finalmente descobriram que o imóvel pertence a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI). Ficou definido na reunião que a SEAGRI irá fazer a transferência do imóvel para a SAEB, que fará uma sessão de uso para o município poder alocar o tão sonhado Ponto SAC em Ibicaraí.

“Já estive aqui em Salvador diversas vezes na DBI para descobrir de quem é esse imóvel e graças a Deus e minha insistência apareceu um dono. Agora que descobrimos que o prédio é da SEAGRI, conversamos com a Dra. Ana Evangelista que está vendo a transferência para a SAEB que irá disponibilizá-lo para o Ponto SAC. Nossa vontade é inaugurar ainda esse ano (em outubro) mais esse serviço que irá facilitar a vida do cidadão de Ibicaraí. Só vai depender agora dos trâmites legais. Vale ressaltar que Ibicaraí passou por algo parecido com a área do nosso estacionamento. Corri atrás e depois de muita luta nós conseguimos a documentação que prova que a área do estacionamento é do município”, disse o prefeito Lula Brandão.

POTIRAGUÁ: PREFEITO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE NOVO PALCO E DE NOVAS ESTRUTURAS PARA O PARQUE DE VAQUEJADA

aaa

Na tarde dessa terça-feira (30/07), o prefeito de municipal de Potiraguá Jorge Cheles, esteve visitando o Parque de Vaquejada Pedro Barbosa de Deus, juntamente com o secretário de Administração e Finanças Diego Cheles, onde autorizou ao secretário de Obras e Serviços Urbanos Ezequiel Batista, diversas obras significativas para a realização do maior evento festivo da nossa cidade que acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro (quinta, sexta, sábado e domingo).

Dente elas; a construção de um novo palco fixo com extensão de 14 x 12, com camarim e banheiro, mais 3 novos bares fixos e 2 banheiros fixos, que atenderá melhor aos nossos munícipes e visitantes.

“Nossa festa atrai visitantes e vaqueiros de todo o Brasil e temos que melhorar nossa estrutura para atende-los cada dia melhor”, comentou o prefeito Jorge Cheles completando, “Desde já, convidamos a todos a participar desse grande evento”.

 

ITACARÉ: TABOQUINHAS REALIZA TRADICIONAL FESTA EM LOUVOR A BOM JESUS

Festa tab 1

O distrito de Taboquinhas está comemorando, até o próximo dia 06 de agosto, a tradicional festa em louvor ao seu padroeiro Bom Jesus. Os festejos foram iniciados no último dia 28, com o novenário, que prossegue até o dia 05 de agosto, com celebrações todas às noites, dedicadas às famílias, grupos de oração e segmentos organizados da comunidade. A realização é da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

No dia 06 de janeiro, consagrado ao Bom Jesus, os festejos serão iniciados às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que conta com a banda musical passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas será celebrada a missa festiva pelo bispo Dom Mauro Montagnolli e pelo padre Ednaldo Cardoso, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Logo depois será a vez do tradicional caruru beneficente do Bom Jesus.

HISTÓRIA – Esse ano a igreja de Bom Jesus de Taboquinhas estará completando 70 anos de existência. Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.

Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

ILHÉUS: QUALIDADE DE VIDA FOI DEBATIDA NO PROGRAMA DIABÉTICO SAUDÁVEL

Qualidade de vida foi debatida no Programa Diabético Saudável. Foto Divulgação. 4

Hábitos saudáveis, alimentação adequada e atividade física contribuem para uma vida com mais qualidade e diminuição das chances de pessoas diagnosticadas com diabetes evoluírem a doença. Estes assuntos foram tratados no Programa “Diabético Saudável”, realizado na última sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Saúde (Sesau). A atividade é parte de um projeto de mestrado em Ciências da Saúde, da nutricionista Melissa Tavares, que também integra o Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (CADHII).

Os participantes tiveram à disposição exames de sangue, avaliação nutricional com bioimpedância e avaliação dos hábitos alimentares, através de aplicação de questionários. A ação contribuiu não apenas com o trabalho acadêmico, mas serviu de orientação e estímulo ao grupo participante. Uma alimentação com baixo teor de açúcar e ingestão de alimentos não processados diminuem as chances de pessoas com pré-diabetes evoluírem para o tipo II doença, por exemplo.

Na ocasião, a nutricionista agradeceu a parceria celebrada com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Prefeitura de Ilhéus, através da Sesau. “Ressaltar ainda o apoio do prefeito Mário Alexandre e do secretário de Saúde, Geraldo Magela. Com isso foi possível desenvolver um estudo sobre a melhor forma de orientar a alimentação dos pacientes diabéticos e buscar a cada dia a melhor assistência”, declarou a Melissa Tavares.

Açúcar – Atualmente, o Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome em média 18 colheres de chá do produto, quando o recomendado seria até 12. Isso tem impactado no aumento do diabetes nos últimos anos. Outra doença que tem crescido entre os brasileiros, e que está relacionada com o alto consumo de açúcar é a obesidade.

ITAJUÍPE: SELEÇÃO DE FUTEBOL SERÁ APRESENTADA NO DIA 1º

 

WhatsApp Image 2019-07-30 at 14.46.24

A prefeitura de Itajuípe apresenta, na próxima quinta-feira (1), a nova Seleção de Futebol com jogadores exclusivamente da cidade de Itajuípe. A seleção 100% Itajuípe será apresentada com uma nova formação aproveitando, mais uma vez, os jogadores que participaram do campeonato Intermunicipal.

No ano de 2018, nossa seleção 100% Itajuípe competiu e mostrou a força do time com prata da casa, mas não logrando o êxito esperado. Este ano, com reforços dos novos jogadores, a Seleção almeja avançar além da etapa do ano anterior, mostrando a força do jogador itajuipense, que vive o futebol e mantém o foco desde o fim das competições municipais, em julho deste ano.

A Seleção 100% Itajuípe conta com o apoio da Liga Itajuipense de Desportos Terrestres, LIDT, Buriti, Haras Itajuípe, Boa Esporte e Gol Bet. Este ano, também serão apresentados os novos uniformes, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 19 horas.

A Seleção se apresenta nesta quarta-feira, dia 31, no Estádio Antônio Barbosa Teixeira, às 15 horas, em Coaraci e, no domingo, dia 04, outro amistoso será contra a seleção de Itajú do Colônia, com entrada gratuita, em Itajuípe, no Estádio Humbertão.

 

POÇÕES: GRANDE FINAL DO DIVINÃO 2019 ACONTECEU NESTE DOMINGO (28) COM O HERALDÃO LOTADO

67437890_940488596282871_1504542625930149888_o

Futebol é símbolo de paixão, vibração e muita alegria. Em Poções, esta paixão não se limita, como mostrou a população poçoense ao lotar o Estádio Heraldo Curvelo (Heraldão) neste domingo (28/07) para a grande final do Campeonato Municipal Divinão 2019.

Em 3º lugar ficou o Açude, depois de vencer o Lagoa Grande pelo placar de 2×1. O Beira Rio levou o 2º lugar ao perder para o Tigre por 2×1 em um jogo emocionante, quando, nos acréscimos do segundo tempo e com um jogador a menos, o Tigre virou a partida, levando os torcedores à loucura e ocupando o 1º lugar.

Na oportunidade, estiveram presentes o vice-prefeito Jorge Luis e os secretários Elifran Costa, Marcelo Pereira e Gilberto Silva, bem como demais membros da administração municipal e os vereadores Leordino Oliveira e Jorlando da Penha (Lande). Durante os intervalos das partidas houve sorteio de brindes.

Para o prefeito Leandro Mascarenhas, o futebol amador envolve famílias, amigos, a comunidade inteira. “É o futebol que revela talentos, que descobre valores, que exerce um importante papel de integração social, de confraternização. Significa, também, uma fonte de lazer. Além disso, como toda modalidade esportiva, auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente. Foi um campeonato incrível. Aproveito para parabenizar os organizadores, na pessoa do coordenador de esportes, Eduardo Rocha, e todos os times participantes”, destaca.

O Divinão 2019 foi realizado pela Prefeitura Municipal de Poções, através da Coordenadoria de Esportes, e teve como premiação, no total, 7 mil reais, além de troféus, medalhas e uniformes.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia