:: ‘Cidades’
ITACARÉ: FEIRA DA AGRICULTURA SERÁ UM DOS DESTAQUES DO FESTIVAL GASTRONÔMICO

Valorizar a agricultura familiar, os produtos da zona rural do município, a gastronomia de raiz e os roteiros gastronômicos de Itacaré. Esses sãos os principais objetivos da a 6º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que começa nesta quinta-feira e vai até domingo, com diversas atrações musicais, praça de alimentação, cursos, aulas-shows e rodas de conversas.
E um dos destaques do Festival Gastronômico será a Feira da Agricultura Familiar, com produtos das mais diversas associações, assentamento e regiões rurais de Itacaré. A feira vai estar funcionando já a partir da noite de quinta-feira, na abertura do evento e permanece durante todo o festival, inclusive na parte do dia, onde os itacareenses e turistas poderão adquirir produtos de qualidade, diretamente da agricultura familiar para a mesa dos consumidores. Produtos que farão parte inclusive das receitas de chefs renomados que se revezarão durante todo o festival para trazer o melhor da gastronomia da região.
O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo e tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural por meio da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré, Faculdade Madre Thais, IGA – Instituto Gastronômico das Américas, Ertour, SENAC e da Cervejaria Eisenbahn.
Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e este ano o evento terá grandes shows musicais, além da Feira Gastronômica que foi sucesso no ano passado, fortalecendo a gastronomia e o turismo local”, afirma o prefeito.
Esse ano participam 42 estabelecimentos e mais de 50 pratos estarão disponíveis. No festival, os restaurantes usam a criatividade na elaboração dos pratos, que obrigatoriamente devem conter ingredientes da agricultura familiar regional. Entre os chefs participantes estão nomes renomados a exemplo de Ícaro Rosa, Clécio Campos, André Otero, Henrique Cruz, Paulo Melo, Júnior França, Marice Rocha, Leleco, Fabi, Frederico Zoppas, Jô, Lelo, Paulo Pinto, e Marly Catarina.
A sexta edição o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré trará a cidade Maria Gadú. No dia 27 de julho (sábado), a cantora apresenta seus sucessos. No palco, a artista apresenta composições de sucesso como Shimbalaiê, Bela Flor, Dona Cila, e canções que fazem parte da sua vida como A História de Lilly Braun, de Chico Buarque. Os artistas da terra e região também estarão no palco do Festival com shows de Padre Edinaldo, Banda Espartas, Marcos Abaga, Trio Baianado, Laís Marques, Reginaldo Natureza, Rodney Roque, Banda Bruta Raça, Ronara Criola e Grupo Rayô.
IBICARAÍ: CRAS REALIZA ENCONTRO COM GESTANTES

Aconteceu na tarde de hoje, segunda-feira, dia 22, na sede do CRAS José Nery de Santana, que fica localizado na Vila Felicidade, ao lado da fábrica de chocolate, mais um encontro com as gestantes assistidas pela entidade.
As ações foram coordenadas pela Assistente Social e Técnica de Referências Alana Consuelo, tendo as presenças da Coordenadora do CRAS, Joilda Andrade e demais componentes da equipe que atuam em diversas áreas dos serviços. Na qual teve como palestrante Alana Consuelo com o tema: Relacionamento interpessoal, uma relação entre duas ou mais pessoas importantes para as futuras mamães, para que tenham uma gestação tranquila e possam passar conhecimentos para seus futuros filhos.
Participaram da ação 18 gestantes, que durante a palestra interagiram bastante, fazendo perguntas e tirando dúvidas, acrescentando assim muitas informações.
A coordenadora Joilda Andrade agradeceu a presença de todas, enfatizando que a secretária Alesandra Brandão tem reforçado para as equipes de todos os serviços, o compromisso de realizar um trabalho humano e cada vez mais dedicado, para que toda a população possa realmente se sentir valorizada pela gestão.
Para concluir foi servido um lanche para as gestantes, que saíram muito satisfeitas com a receptividade e os conhecimentos adquiridos.
ILHÉUS: NOTA DE ESCLARECIMENTO – SEDUC
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), esclarece à população sobre o “paredão sonoro” ocorrido no último sábado (20), à noite, nas instalações do Estádio Mário Pessoa. A pasta informa que o espaço foi solicitado, a princípio, para realização de um evento familiar, apenas, como já ocorrido em outras oportunidades.
O promotor responsável pelo evento não obteve devida autorização para esse fim na localidade. De acordo com o protocolo municipal, a autorização deve ser obtida na Superintendência do Meio Ambiente (SEMA). A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) realizou a apreensão de aparelho de som utilizado na festa.
O Governo Municipal reafirma seu compromisso junto à população, em total cumprimento as exigências recomendadas pelo Ministério Público da Bahia, através da 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, quando da liberação, realização e fiscalização de eventos sonoros no município, e com isso, objetiva a transparência total dos fatos e a busca pelo cumprimento da ordem pública.
ITABUNA: CHAPA MUNICIPAL PARA ELEIÇÕES DO PT DEVE CONTAR COM DOIS EX-PRESIDENTES
A professora Miralva Moitinho e o dirigente estadual do Partido dos Trabalhadores, Zaquêl Oliveira, devem compor a mesma chapa na disputa municipal pelo comando do PT.
Tanto Miralva quanto Zaquêl já presidiram o Partido e lideram um movimento de militantes que querem a restruturação partidária e fortalecimento da sigla para as eleições 2020.
Sexta-feira (26) é o prazo final para a inscrição de chapas municipais, estaduais e nacionais, além da candidaturas para Presidente.
UBAITABA: FUNCIONÁRIOS RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NA REDE ESCOLAR

Na sexta-feira, dia 19, professores e funcionários da rede escolar municipal de Ubaitaba participaram da primeira etapa da aplicação da Lei Lucas (Lei nº 13.722/201), sancionada ano passado pela Presidência da República, que determina que instituições públicas e privadas da Educação Básica capacitem os profissionais para prestar primeiros socorros, quando necessário.
A secretaria da Educação, Roberta Carneiro, informou que as instruções sobre primeiros socorros vão alcançar todas as unidades escolares da rede em um projeto com o apoio da APLB/Sindicato. “Como não se pode fazer com toda a rede de uma só vez, dividimos em turmas. Afinal, se trata de um treinamento. Até de agosto, toda a rede terá participado desse treinamento”, afirmou.
A prestação dos primeiros socorros nos minutos iniciais da sufocação é essencial para a sobrevivência da pessoa. O engasgamento é rápido, em três minutos a pessoa desenvolve uma parada cardíaca e, após, uma parada respiratória por falta de oxigenação no cérebro. A proposta da Lei foi criada para homenagear o estudante Lucas Bengali Amora, 10 anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola.
BARRO PRETO: ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTSAL SÉRIE B 2019 É MARCADA POR SUCESSO DE PÚBLICO

Na noite desta sexta-feira (19), a torcida Barropretense constatou um verdadeiro show de organização na Abertura do Campeonato de Futsal Série B 2019. O evento foi marcado mais uma vez pelo grande número de torcedores presentes No Ginásio de Esportes.
Participaram da solenidade de abertura a prefeita Ana Paula, vice prefeito Mariano Macedo, secretário de Educação Arley Soares, Secretário assistência social Fabio Bomfim, Secretário de Administração Adriano Clementino, o vereador José Helio e árbitros do campeonato.
Inicialmente ocorreu o ato cerimonial com a entrada das bandeiras do Brasil, da Bahia, e do município de Barro Preto e em seguida as equipes participantes do campeonato. Ainda na cerimônia de abertura houve apresentação da Fanfarra FAMBAP. E por fim, A bola rolou com o primeiro chute da prefeita Ana Paula e o vice prefeito Mariano Macêdo.
Aos intervalos dos jogos torcedores curtiram um bom som de paredão e sorteio de vários prêmios oferecido pela prefeita Ana Paula.
A prefeita Ana Paula, agradeceu a iniciativa de fomentar o esporte por meio de competições, como o campeonato. ‘’Eu só tenho a agradecer por todos que estão envolvidos nesse campeonato, eventos como este é que incentiva a prática do esporte.
A nossa gestão sempre tem um prazer em apoiar o esporte em nosso município, e agradeço a todas as equipes que estão participando, isso mostra a confiança em nosso trabalho em prol do esporte’’, ressalta.
O Secretário de Assistência Social Fabio Bomfim enfatizou que o a abertura do campeonato foi um sucesso de público e de equipes que demonstraram dentro de quadra a mais pura competição esportiva.
Segundo o secretário de Educação Arley Soares. “Por trás desde campeonato existe, dedicação, respeito e valorização aos desportista de Barro Preto. da prefeita Ana Paula que tem dado importante apoio ao esporte no Município”, destacou o Secretário.
O diretor de esportes Ricardo Clementino também agradeceu a presença do público que compareceu em massa para prestigiar o evento.
ROSEMBERG DEFENDE QUE RUI CANCELE PARTICIPAÇÃO EM INAUGURAÇÃO DE AEROPORTO
Com apenas 70 convites para o Estado, líder do Governo na Alba defende que Rui cancele participação ao lado de Bolsonaro em inauguração do aeroporto de Conquista
Conforme cerimonial, presidente contará com 150 convites e prefeito de Vitória da Conquista, também opositor a Rui, terá 50 convites de um total de 300 convidados apenas
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu neste domingo (21) que o governador Rui Costa (PT) não participe do ato de inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, marcado para a próxima terça-feira (23) com a presença do presidente da República.
“Primeiro pela deselegância e preconceito do presidente contra os governadores do Nordeste. Segundo, Bolsonaro quer organizar um evento só para a elite. Nós queremos uma cerimônia para o povo”, defendeu o líder governista, ao criticar os critérios utilizados pela presidência da República na organização do ato de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha.
“Só poderão participar apenas 300 pessoas. O governador só terá direito a convidar 70 pessoas. O prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão, terá direito a 50 convidados e Bolsonaro outros 150 convidados, além de 30 jornalistas. Ou seja, serão 200 pessoas para vaiar o governador Rui Costa”, alertou o parlamentar.
Rosemberg defende que o governo do Estado realize um ato de inauguração após o evento organizado pelo presidência da República. “O ato poderá ser na parte da tarde do dia 23, ou no dia 24 ou 25, quando o aeroporto começará a operar voos comerciais para São Paulo e Minas Gerais”, sugeriu.
PRESIDENTE DA ALBA, NELSON LEAL VISITA HOSPITAL CRISTO REDENTOR EM ITAPETINGA
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, o deputado estadual Nelson Leal visitou, neste domingo (21), o Hospital Cristo Redentor – HCR, administrado pela Fundação José Silveira – FJS no município de Itapetinga.
Na oportunidade, o chefe do Poder Legislativo baiano foi recepcionado pelo itapetinguense Leonardo Matos, pela coordenadora geral da FJS em Itapetinga, Ana Bárbara Matos, colaboradores da unidade hospitalar e lideranças políticas do Território do Médio Sudoeste, como os vereadores Bruno Lopes (Itambé), Gilmar Piritiba e Valquirão, de Itapetinga e José de Guilhermino (Firmino Alves), a ex-vice-prefeita Kátia Espinheira (Itapetinga) e o médico Paulo Henrique Miranda (Caatiba).
Nelson Leal conheceu toda estrutura física do HCR/FJS (Alas, Pronto Socorro e a Unidade de Terapia Intensiva – UTI). “Fico muito feliz em retornar a Itapetinga e rever amigos como Léo e Ana Bárbara que me fizeram o convite para conhecer o Hospital Cristo Redentor. Vejo aqui uma unidade hospitalar que serve de modelo, parabenizo a todos pelo trabalho realizado. Espero receber-los na Assembleia para tratarmos demandas que possam trazer melhorias para a vida dos itapetinguenses”, afirmou.
Para o advogado Léo Matos, a visita fortalece as parcerias entre as instituições. “Estamos sempre buscando estreitar os laços com pessoas e instituições, a nossa bandeira é a saúde, vamos estar pleiteando melhorias para o hospital”, disse.
Já a coordenadora Ana Bárbara Matos destacou a importância da visita do presidente da AL-BA. “Nelson ficou entusiasmado nessa visita ao nosso Hospital, esperamos colocar novos projetos em pauta com o apoio do seu mandato e da AL-BA para que a nossa comunidade seja beneficiada”, finalizou.
IBICARAÍ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, SENAR E SINDICATO RURAL PROMOVEM SEMINÁRIO
A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-BA) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicaraí, realizou na última quarta-feira, dia 17, no Grupo Escolar Olavo Bilac, no distrito do Cajueiro Velho, o Seminário de Pedagogia por Projetos.
O Seminário foi ministrado pela professora Helena Sioli e contou com a coordenação da professora Nelizia Ferreira, Coordenadora Municipal do Programa Despertar.
A ação aconteceu nos períodos matutino e vespertino e teve como público alvo: professores, coordenadores pedagógicos e gestores das Escolas do Campo.
Segundo Nelízia o objetivo do seminário foi compreender a pedagogia por projetos em educação ambiental, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC) para que sejam aplicadas nas escolas do município.
“A educação no município é prioridade do Governo União e Trabalho, através do prefeito Lula Brandão, que pede a nossa secretária de Educação Jailma Ferreira total atenção nas ações que capacitam nosso corpo docente”, disse Nelízia.
ITACARÉ: IV CAVALGADA DO BOM JESUS SERÁ NESTE DOMINGO EM TABOQUINHAS

Cavaleiros e amazonas de diversos municípios regionais estarão participando neste domingo, dia 21, da IV Cavalgada de Bom Jesus, em Itacaré, um evento beneficente, religioso e festivo que contará com programação religiosa, homenagens e várias atrações musicais. A festa acontecerá nos distritos de Taboquinhas e Água Fria e já é considerada como uma tradição do município. A realização é da Igreja Católica do Bom Jesus de Taboquinhas, com o patrocínio da Prefeitura de Itacaré.
E esse ano a quarta edição da Cavalgada do Bom Jesus vem com uma série de novidades, começando o evento em Taboquinhas, seguindo para Água Fria e encerrando a festa na Fazenda de Zé de Nezito, no povoado conhecido como Rasga Camisa (Porto das Farinhas). Tudo isso sem contar com atrações como Binho Alves, Paloma Portela, Maurício Aguiar e o Paredão Evolution.
De acordo com a programação, o evento começa às 8 horas da manhã com a missa celebrada da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. Em seguida os cavaleiros e amazonas seguem para a Casarão Rosa, em homenagem aos 70 anos de fé e história da Igreja de Taboquinhas. Logo depois, às 10 horas, acontecerá o Momento Mariano, que todos os anos emociona os participantes. Já às 11 horas acontecerá o café da manhã e a bênção dos cavaleiros e amazonas, no distrito de Água Fria.
A festa de largo acontecerá na Fazenda de Zé de Nezito, no povoado do Rasga Camisa. Nesse local estarão se apresentando as atrações e o Paredão Evolution. Tudo isso com o tradicional churrasco. O primeiro lote das camisas da IV Cavalgada do Bom Jesus já está à venda na secretaria da Igreja de Taboquinhas e com os vendedores credenciados..
A iniciativa do evento foi da moradora de Taboquinhas Elzilásia Oliveira, popularmente conhecida como Dona Elzí, e tinha o objetivo inicial de arrecadar fundos para terminar a construção da casa paroquial. Além de abrir os festejos do novenário do padroeiro Bom Jesus de Taboquinhas, a cavalgada é também uma festividade cultural e tradicional do distrito.







































