:: ‘Cidades’
HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU REALIZARÁ O PRIMEIRO CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E APERFEIÇOAMENTO MÉDICO
Com o objetivo de qualificar o atendimento clínico, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) promoverá, nos dias 27 e 28 de julho, o curso de ecocardiografia e ultrassonografia em UTI.
De acordo com Dr. Almir Gonçalves, cardiologista, intensivista, ecocardiografista, coordenador da UTI 3 do HRCC, destinada a atender pacientes com doenças cardiovasculares e neurológicas, “o treinamento tem o intuito de aprimorar a assistência ao nosso paciente, trazendo a tecnologia de ponta e os conhecimentos estabelecidos pela sociedade de terapia intensiva. Assim, podemos consolidar nosso protocolo assistencial”
“Para este início, o curso será básico, e em segundo momento, teremos o curso avançado, sempre pensando na qualificação e atualização dos nossos profissionais. Posteriormente, a equipe de enfermagem será envolvida no aprendizado de manipulação do aparelho de ultrassonografia na UTI, unificando e otimizando a conduta com os nossos pacientes”, definiu Almir Gonçalves.
A direção do HRCC sinaliza que ações nesse sentido serão realizadas na unidade, afinal, contar com equipes multidisciplinares competentes e oferecer ambiente e infraestrutura de excelência são fatores primordiais para a promoção da saúde. A qualidade na assistência deve ser encarada como prioritária, principalmente no que tange os aspectos gerenciais e de capacitação, que a curto e longo prazo promovem a melhoria no atendimento aos usuários do SUS
Atualmente o Hospital Regional Costa do Cacau conta com 30 leitos de UTI.
Programação
CURSO DE ECOCARDIOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA NA UTI |
||
Dia 27 de julho (sábado) |
Dia 28 de julho (domingo) |
|
Manhã |
8h às 8h30min – Princípios físicos do ultrassom e otimização da imagem8h30min às 9h – Janelas ecocardiográficas básicas9h às 9h30min – Avaliação da função sistólica do V.E.Intervalo – 9h30min às 10h10h às 10h30min – Avaliação da função sistólica do V.D. e hipertensão pulmonar10h30min às 11h – Pericardiopatias / tamponamento pericárdico / pericardiocentese guiada11h às 11h20min – Avaliação do débito cardíaco pelo ecocardiograma11h20min às 12h – Casos clínicos |
8h às 8h30min – Fisiologia da interação cardio-pulmonar aplicada ao paciente crítico8h30min às 9h – Ultrassom pulmonar no paciente grave / Protocolo BLUE/ toracocentese guiada9h às 9h30min – Ultrassonografia no trauma: FAST e E-FASTIntervalo – 09:30 às 10:0010h às 10h30min – Fluido-responsividade guiada pelo ultrassom / Protocolo FALLS10h30min às 11h – Acesso vascular guiado por ultrassom11h às 11h30min – Ultrassonografia no choque / parada cardiorrespiratória / Protocolo RUSH11h30min às 12h – Casos clínicos |
Tarde |
Treinamento prático13h às 13h30min – Avaliação da Dissecação da Aorta13h30min – 14h – Avaliação da bainha do nervo óptico14h às 15h – Prática 1Paraesternal (eixo longo e transversal)15h às 16h – Prática 2Apical 4C e 5C / Débito cardíaco16h às 17h – Prática 3Subcostal e veia cava inferior17h às 18 h – Prática avaliação da Aorta e nervo óptico |
Treinamento prático13h às 13h30min – pesquisa de TVP13h30min às14h – pesquisa trombose arterial aguda14h às 15h30min – Prática 1FAST e E-FAST abdominal/ USG pulmonar15h30min às 17h – Prática 2Acesso vascular17h às 18 h – Prática pesquisa de TVP e Trombose arterial aguda |
ILHÉUS: GOVERNO BAIANO DISCUTE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO
Os bons ventos do desenvolvimento que chegam à Ilhéus garantem a agenda do progresso para os municípios que integram as regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. Para isso, a cidade sedia, até domingo (21), mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que durante abertura no Centro de Convenções contou com a presença do governador Rui Costa e parte de seu secretariado. Nesta sexta-feira (19), o evento recebeu um encontro promovido pela Amurc, associação que congrega os municípios produtores de cacau no estado.
Na oportunidade, os secretários estaduais discutiram as políticas públicas de desenvolvimento com representantes dos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas apresentou e destacou os serviços do Hospital Regional Costa do Cacau, o apoio estadual no fortalecimento da Atenção Básica, a descentralização de serviços especializados com a operação de nove policlínicas regionais, incluindo Itabuna, que será inaugurada nos próximos dias.
Antigo Regional – Antes de chegar ao evento de hoje, o titular da Saúde da Bahia concedeu entrevista ao comunicador Vila Nova. Vilas Boas confirmou que a reforma do antigo Hospital Regional Luiz Vianna Filho começará no dia 01 de outubro, onde será implantado o hospital materno infantil de alta complexidade com UTI Neonatal, tão esperado pela população. “A unidade irá disponibilizar, por exemplo, internação de mulheres com gestação de risco e de bebês que necessitam de atenção especial”, disse na entrevista.
Já no evento, o secretário apresentou outra novidade. O projeto do Hospital Regional Costa das Baleias, a ser erguido no Estremo-Sul. A perspectiva é que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos, com foco na alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região. O secretário salienta ainda que novas parcerias entre o Governo do Estado e prefeituras serão firmadas.
O presidente da Amurc, Lero Cunha frisou a urgência de criação de projetos que solucionem o problema do resíduo sólido nos municípios. “Todos juntos, imbuídos num só objetivo, que é o de melhorar a nossa região e fazê-la exemplo para o resto do País”. Participaram do encontro, os secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), Lucas Costa (Agricultura), Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego e Renda), Adélia Pinheiro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Carlos Oliveira (Meio Ambiente) e Josias Gomes (Desenvolvimento Rural).
COARACI: PREFEITO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA SECRETARIA DE SAÚDE
O Prefeito Jadson Albano participou de audiência, na Secretaria de Saúde, com a assessora Patrivone e o assessor parlamentar do Deputado Estadual Niltinho, o Sr. Marco Polo, nesta quinta-feira, 18, na capital baiana. A pauta da audiência foi investimentos para recuperação do Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Coaraci. Uma cobrança feita pelo executivo quando o Governador Rui Costa esteve na cidade para inaugurar a Ba 262.
ILHÉUS: AO LADO DO GOVERNADOR RUI COSTA, DEPUTADO ROSEMBERG PARABENIZA PREFEITOS E PREFEITAS DO LITORAL SUL PELO APOIO AO CHOCOLAT BAHIA FESTIVAL

Líder do Governo na Alba acompanhou a abertura do Festival Internacional do Chocolate e Cacau
O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), participou na tarde desta quinta-feira (18), ao lado do governador Rui Costa (PT), da abertura da 11ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Bahia, em Ilhéus, no Litoral Sul baiano.
Com o apoio do Governo da Bahia, o festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil, firmando a região como uma das principais fabricantes do produto. O Chocolat Bahia é realizado no Centro de Convenções de Ilhéus e conta com a participação de 170 expositores e reúne 70 marcas de chocolate de origem.
“A Bahia é reconhecida mundialmente por essa produção importante do nosso chocolate, um processo iniciado pelo então governador Jaques Wagner, que teve continuidade com o governador Rui Costa, determinando, inclusive, o apoio de todas as secretarias estaduais ao evento”, parabenizou o líder governista, que estava acompanhado de prefeitos e prefeitas da região, entre eles, Lero Cunha, que preside a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). “A participação dos prefeitos e prefeitas da região também tem sido muito importante nesse processo”, lembrou o parlamentar.
Durante o festival, especialistas nacionais e internacionais discutem as tendências do setor no mundo. Palestras, workshops e cursos também estão na programação, que segue até o próximo domingo (21).
IGUAÍ: RONY MOITINHO PARTICIPOU DA VISITA DO GOVERNADOR À VITÓRIA DA CONQUISTA NESTA QUINTA (18) EM CONQUISTA

Na manhã desta quinta-feira (18), o Prefeito de Iguaí e também Presidente do Consórcio do Território do Médio Sudoeste, Rony Moitinho, esteve junto com a comitiva do Governador do Estado, Rui Costa, em Vitória da Conquista visitando obras do governo do estado na ‘’Suíça Baiana’’.
Para Rony ‘’É sempre um aprendizado estar próximo do Governador Rui Costa, do Senador Wagner que é um amigo particular que tenho e todas essas autoridades, o governo está de parabéns são milhões de reais investidos que darão um retorno muito benéfico para toda a população não só de Vitória da Conquista, mas como também de toda a região (…). Se tratando do aeroporto, vai influenciar diretamente para cidades turísticas como Iguaí, que agora vai se preparar ainda mais para receber todos os eventuais turistas que podem estar visitando o nosso munícipio (…). Se Deus permitir estaremos aqui novamente na terça-feira dia 23 nesta grande festa que será a inauguração do aeroporto. ’’.
Junto com a comitiva do Governador Rui Costa, Rony esteve visitando as obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE), cujo investimento é de R$ 22,3 milhões e a Policlínica Regional de Saúde que está em construção e deve ser inaugurada no mês de agosto.
POTIRAGUÁ: PREFEITURA REALIZA DEMARCAÇÃO DE RUAS DA NOVA POTIRAGUÁ
A prefeitura Municipal de Potiraguá está realizando nesta semana a demarcação de todas as ruas dos 32 hectares adquiridos com recursos próprios, que logo estará sendo entregue ao nosso povo cerca de 1.500 terrenos. O trabalho está sendo realizado pela própria Prefeitura com as máquinas do Consórcio do Território do Médio Sudoeste, com acompanhamento de engenheiros e arquitetos.
“Neste momento demos o primeiro de muitos passos, para logo estarmos entregando ao nosso povo…”, comentou o Prefeito Jorge Cheles.
MACARANI: PREFEITO NEGA QUE ENERGIA DA PREFEITURA FOI CORTADA,HERALDO REBATE
Na manhã desta quinta-feira (18), surgiu um comentário nas redes sociais de que a empresa de energia elétrica havia cortado a nergia do prédio da prefeitura e do mercado municipal. A notícia foi vinculada em meios de comunicação e compartilhada nas redes sociais pelo ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Macarani, Heraldo Rocha.
O prefeito, Dr. Miler Ferraz (MDB) manteve contato com site e negou que houve o corte de energia, informando que teria ocorrido um curto circuito no mercado municipal que acabou deixando o local sem energia e, enviou uma foto do seu gabinete, na qual a energia estava funcionando normalmente.
Questionado sobre a postura de Heraldo ele declarou: “Heraldo é sensacionalista. É algo da oposição, plantar notícias falsas, mas não houve corte de energia”, afirmou o prefeito.
Em contato com o ex deputado Heraldo Rocha (Dem), ele confirmou que ocorreu o corte de energia na prefeitura e no mercado:
” infelizmente a nossa querida Macarani está passando por um caos administrativo. A energia da prefeitura e do mercado foram cortadas por falta de pagamento. Tenho vários vídeos da população relatando esse absurdo “, declarou
ITACARÉ REALIZA MAIS UMA ETAPA DO CURSO PARA JOVENS EMPREENDEDORES

O município de Itacaré vai realizar no período de 25 a 27 de julho mais uma etapa da formação de multiplicadores do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora destinada a fomentar a educação e a cultura empreendedora na educação básica. A iniciativa é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae.
Nessa etapa serão capacitados os professores do primeiro ao quinto ano das escolas Maria Benjamina da Cruz, em Itacaré, e o Grupo Escolar Bom Jesus, no distrito de Taboquinhas. A formação será nos dias 25,26 e 27 de julho no auditório do Centro Educacional de Itacaré. Em seguida os professores levarão a metodologia para os alunos em sala de aula. Os eixos trabalhados serão comportamentos empreendedores e planos de negócios, tendo como temas transversais a Cultura da cooperação, Cultura da inovação, Ecossustentabilidade, Ética e cidadania.
A secretária de Educação, Eliane Camargo, considera o programa como de fundamental importância na formação dos estudantes de fato em jovens empreendedores, por esse motivo que a Prefeitura de Itacaré aderiu ao projeto do Sebrae e desde então vem cumprindo todas as etapas para o desenvolvimento do JEPP. Recentemente as professoras Marileuza Palafoz, coordenadora do Fundamental, e Nadja Almeida, coordenadora da Educação Infantil, foram capacitadas pelo Sebrae em Salvador como multiplicadoras, para que a metodologia seja repassada aos professores. Nesse primeiro momento serão contemplados 1000 alunos do ensino fundamental I e fundamental II da rede municipal de Itacaré.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
ITAJUÍPE: ESCOLAS DO CAMPO REALIZAM AULA PRÁTICA EM ITABUNA
A Secretária Municipal de Educação, Professora Mª de Lourdes, acompanhou mais uma atividade prática realizada por professores e alunos das Escolas do campo de Itajuípe. A visita de Campo, configura uma atividade de aula externa aos muros das escolas, vinculada ao Projeto ADAB nas Escolas, firmado entre a Prefeitura Municipal, a referida organização, Secretaria Municipal de Educação e Departamento das Escolas do Campo. A visita ao Laticínio Boa Hora, localizado no município de Itabuna, contou com professores e alunos de classes multisseriadas de oito escolas municipais: Assentamento Loanda, Emílio Wildberg, Estrela do Sul, Francisco de Sá Junior, São Francisco de Assis, Francolino Gonçalves, José Vicente de Oliveira, Santa Maria II e Santa Luzia. Além da participação da coordenação e gestão das escolas do campo e os técnicos da ADAB.
Para os professores do campo a atividade prática torna-se importante para os alunos por ser um momento que culmina a teoria com a prática, a partir das leituras e reflexões da sala de aula com a visualização prática do fazer. Percebemos que, com esse projeto, estamos trabalhando numa perspectiva de desmistificar conceitos preconcebidos em relação ao campo, a lida do homem do campo e seus saberes, ou seja, estamos trabalhando o conhecimento de senso comum articulado com o conhecimento científico.
Para a equipe pedagógica do Departamento das Escolas do Campo, a visita técnica ao laticínio consiste em mostrar aos alunos o processo de industrialização da matéria-prima, o leite e seus derivados. Todo produto industrializado é direcionado ao processo de comercialização, para tanto, os professores levaram os alunos para conhecer o Shopping, considerado o entendimento dos processos de matéria-prima-industrialização- comercialização.
Para a secretária de Educação, profª Maria de Lourdes, “esses projetos, essas atividades, essas ações mobilizadoras são importantes para promoção da aprendizagem significativa. Esse projeto, mais especificamente é muito interessante para as escolas do campo, são atividades que falam e discutem temáticas relacionadas as vivências desse alunado. É muito gratificante perceber que essa parceria entre Secretaria de Educação, ADAB e Professores do Campo tem dado muitos frutos positivos”, declarou.
FIRMINO ALVES: PREFEITURA REGULARIZA O CAUC APÓS ANOS DE NEGATIVADO

Assim como as pessoas físicas que têm seu nome inscrito na Centralização de Serviços dos Bancos (SERASA) ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quando não pagam em dia os compromissos assumidos ou quitam as dívidas contraídas, as prefeituras também têm o CAUC, o Cadastro Único de Convênios, que quando apresentam irregularidades, impede as prefeituras de celebrarem convênios, impossibilitando o uso de emendas parlamentares destinadas ao município e, também, de receber recursos federais em razão da inadimplência diante dos requisitos fiscais exigidos pelo Ministério da Fazenda, através do Tesouro Nacional.
Desde o começo de 2017, a atual gestão tem enfrentado enormes dificuldades que tem causado uma série de impedimentos de ordem burocrática para o bom andamento da máquina pública, principalmente no setor da infraestrutura do município, como pavimentação, manutenção de estradas, iluminação pública, construção de prédios públicos, postos de saúde, entre outros.
Somente neste mês de junho, a Prefeitura de Firmino Alves, por meio do trabalho conjunto entre a Controladoria Geral, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Administração e a Tesouraria Municipal, conseguiu regularizar as pendências deixadas pela gestão passada, tendo que desembolsar um alto valor para liquidar obrigações não cumpridas, relativas a administração passada, com Tributos, Contribuições Previdenciárias Federais, Dívida Ativa da União e Contribuições para PASEP.
“Mais uma vez estamos felizes e com o sentimento de dever cumprido, Desde o inicio do primeiro mandato estamos nos esforçando, nos esforçando e muito para colocar em dia todas as obrigações tributárias e fiscais do da cidade, que foram deixadas pela gestão passada. Graças ao esforço conjunto de todas as secretarias, conseguimos regularizar o CAUC junto ao Ministério da Fazenda. Isso nos dará a condição de fortalecer as ações em diversos setores, colocando em prática as emendas parlamentares que foram enviadas à Firmino Alves, de celebrar convênios importantes na saúde, na educação, no desenvolvimento social, e principalmente na infraestrutura, como pavimentações, por exemplo. Teremos uma grande tarefa e enorme desafio pela frente. Além de executar as ações que virão em todos os setores, manter a regularidade do CAUC do município”.





































