A cidade de Potiraguá teve o primeiro caso do novo coronavírus confirmado nesta sexta-feira (08). O teste foi realizado no Laboratório Central (Lacen), após a vítima ser diagnosticada por morte cerebral. A informação foi divulgada pelo Blog do Eddy no final da tarde deste domingo.
Ainda de acordo com informações do Blog, a vítima, um jovem de 17 anos, estaria internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, após ter sofrido um acidente de moto no último dia 02 de abril, na BA-680, próximo ao distrito de Itaimbé (Coréia). Ele bateu com a cabeça e precisou ser entubado, porém, na última sexta-feira (08), o hospital emitiu um laudo médico comunicando à família a morte cerebral do jovem.
As informações apuradas pelo Blog do Eddy dãp conta que os órgãos do rapaz seriam doados e, um teste de covid-19 foi necessário. Foi feito a coleta e enviado ao Lacen. E para surpresa de todos, o resultado deu positivo para o covid-19.
Agora, a Secretária Municipal de Saúde de Potiraguá luta contra o tempo para manter a família do jovem em quarentena e tentar identificar com quem ele manteve contato nos últimos dias. O anúncio foi feito pela Secretária Municipal de Saúde, Margareth Ferraz.
Se você está precisando resolver alguma situação na Caixa Economica Federal, informamos que nesta segunda, dia 11 de maio a agência Coaraci, vai estar fechada. De acordo com o gerente da unidade, haverá um processo de desinfecção do local, pois houve uma suspeita de um vigilante/funcionário em relação ao COVID-19.
Além disso ele informa que todas as providências estão sendo tomadas e por esse motivo a agência estará fechada nesta segunda feira. A previsão é que volte a abrir na terça ou quarta-feira desta semana. Quanto aos caixas eletrônicos não há ainda uma confirmação sobre o funcionamento.
Para solucionar um problema que representava um grande risco de propagação do Covid-19 na cidade, as enormes filas da Casa Lotérica, a Prefeitura de Buerarema montou uma grande estrutura com cobertura e acomodações para os munícipes que precisam fazer uso dos serviços do estabelecimento.
O controle é feito por funcionários da Secretaria de Assistência Social, com distribuição de 200 fichas, que acontece diariamente às 7h e, todos os usuários passam por desinfecção e higienização das mãos com álcool em gel ao adentrar o espaço.
Durante a espera para o atendimento diversas orientações e palestras são realizadas abordando temas como a higienização pessoal e das residências, a importância do distanciamento social e uso de máscaras, conscientização e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes entre outros.
Após análise do perfil dos casos confirmados de Covid-19 em Itapetinga, a prefeitura entendeu que todas as contaminações aqui registradas tiveram origem em outros municípios. Assim, buscando evitar o aparecimento de novos casos e maior circulação do vírus, a secretaria de saúde intensificou as barreiras sanitárias.
A partir desta segunda, 11, após a contratação de uma empresa de segurança particular, a barreira passará a funcionar 24h (durante o dia, com o efetivo do Tiro de Guerra e, à noite, com o grupo de segurança contratado).
De acordo com determinação municipal, a partir do dia 11, está proibida a chegada de pessoas de outros municípios em Itapetinga. Veículos em trânsito para outras cidades que necessitem passar por Itapetinga, terão que aguardar em fila indiana, por uma escolta que os conduzirá ate a próxima barreira, evitando que eles transitem pelo município.
Moradores de Itapetinga deverão provar sua situação com um comprovante de residência. Caso não estejam portando um, os viajantes deverão aguardar até que alguém leve o documento para eles.
Ônibus não poderão passar pelas barreiras, com exceção aos circulares das empresas de transporte municipal como Viação Itapetinga e Transnacional.
Caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade.
Além disso, poderão ultrapassar as barreiras pessoas que estejam buscando assistência médica de urgência, sendo proibida a entrada para tratamentos ou procedimentos eletivos.
Aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre serão impedidos de entrar. Itapetinguenses sintomáticos serão encaminhados para isolamento e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
As medidas visam proteger os itapetinguenses, reduzir a circulação de pessoas e evitar a proliferação do vírus. Elas serão reavaliadas semanalmente e as determinações poderão ser alteradas a depender do cenário encontrado.
Jussari, distante 376 km de Salvador, vive na atual gestão do prefeito Antônio Valete o maior período de desenvolvimento nas ultimas duas décadas. A valorização do servidor público tem sido um dos grandes destaques da atual administração municipal.
Funcionários da saúde tiveram a antecipação do 13° salário, foi pago 50% do décimo dos funcionários da Administração, a outra parte está sendo paga de acordo com a data de aniversário, e a educação também antecipou a primeira parcela para todos os efetivos.
Em um grupo de Whatssap “ PROGRESSO NÃO PODE PARAR” uma servidora relatou que: “Em 26 anos de servidora pública é a primeira vez que recebe o décimo terceiro em ano politico”, um outro integrante do grupo disse, “Amém, Graças a Deus já recebeu, agora quebrou o tabu, por isso que vamos quebrar outro tabu, reeleição pra Gloria de Deus e o sucesso do povo jussariense”.
Jussari que historicamente nunca houve reeleição, é apontada como bom exemplo de administração e transparência, transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, com todos os compromissos honrados e constantemente prestando contas com a população, uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico e social, mantendo o equilíbrio nas contas públicas, o nome do atual Prefeito é o nome mais cogitado para perpetuar na administração da cidade.
A cidade de Barro Preto, a cada dia que passa, vem crescendo e avançando com o trabalho do governo que sabe cuidar da gente. A prefeita de Barro Preto Ana Paula Silva Simões juntamente com seu vice Mariano Macêdo entregaram 03 Ônibus e mais um veículo para a agricultura familiar, na manhã desta quinta-feira, 07 de maio através de uma volta com os veículos pela cidade. A escolha desta comemoração simplória é para evitar aglomerações que implicam a disseminação do covid-19. E dessa forma, reforçam seu compromisso com o povo, com o desenvolvimento do município e com a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Os 03 ônibus foram adquiridos pela Secretaria da Administração com os recursos do pré-sal para o transporte do cidadão barropretense e estarão à disposição para o tráfego de pacientes que precisam da realização de consultas e exames em outros municípios, entre outros serviços que serão de suma importância para toda a população.
O município também foi contemplado com um carro zero Km a serviço da agricultura familiar, adquirido através da emenda do deputado Joseildo Ramos. Que nos reinseriu no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos que estava desativado desde a gestão passada. A prefeita Ana Paula foi em busca e entregou ao município mais uma conquista, junto à sua equipe de Secretariado, na pessoa de Fabio Bomfim, secretário de assistência social e da secretária de Meio Ambiente Adrizza Correia.
Cumprindo a promessa de doar todo seu salário em cestas básicas, para ajudar as famílias carentes do município de Itaju do Colônia, o vice prefeito Valério Aguiar (PL), realizou na manhã de ontem a doação de uma tonelada de alimentos.
As doações foram feitas as Igrejas do município e também a Polícia Militar. Segundo Valério, porque só através destas instituições seriam garantidos os princípios da isonomia e assim seriam descartados qualquer ação política.
Segundo Valério “tenho compromisso com a população de Itaju do Colônia e estou fazendo a minha parte, conheço as necessidades e sempre estarei ao lado do povo, garanto que é melhor doar cestas básicas a igrejas do que devolver salário a prefeitura”.
Notícia traz uma mensagem de esperança aos pacientes e também aos profissionais de saúde que estão nesta luta.
A Prefeitura Municipal de Almadina, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemora sob aplausos e cartazes com mensagens de carinho, a cura da primeira paciente que foi acometida do COVID-19, uma mistura de sentimentos como alegria e esperança contagiou a todos.
“Queria agradecer a Deus, e a todos vocês por ter dado toda assistência pra gente, tanto carinho e apoio”, declarou Maricélia Santos de Jesus mais conhecida como “Sol”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajuípe iniciou a campanha de doação de máscaras para moradores de baixa renda do município. A campanha “Máscara Solidária”, que conta com voluntários para a produção das máscaras, também recebe máscaras prontas para doação à comunidade.
A campanha que teve início nesta semana, já conseguiu produzir e distribuir cerca de duas mil máscaras de tecido, que foram feitas com a ajuda de costureiras da comunidade e servidoras da própria Secretaria, além de instituições como Maçonaria e Clube da Fraternidade, Fundação Lourdes Lucas que doaram espaço, equipamentos e materiais para a produção das máscaras.
A ação da Secretaria de dos voluntários nesta campanha visa ajudar a população no cumprimento do Decreto nº 046/2020, do dia 24 de abril, que impõe o uso compulsório da máscara em áreas públicas e privadas no município de Itajuípe.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Lucimara Ha
ge disse que “Todos estamos trabalhando para restringir a contaminação pelo COVID-19 em nossa cidade. É uma preocupação constante de nosso governo em proteger a nossa população e o uso das máscaras é fundamental neste momento. Nosso muito obrigado a todos os parceiros e costureiras que tem nos ajudado nesta luta”, declarou.
Sabendo da possibilidade de aumento no número de casos de contaminados com a Covid-19, a prefeitura de Itapetinga já organiza sua Unidade de Retaguarda. Na manhã desta quinta-feira, 07, a Unidade de Saúde Arnaldo Teixeira, instalada no Residencial 12 de Dezembro, recebeu macas de transportes, leitos hospitalares, oxímetros, monitores, mobiliários e computadores para atender a até 20 pacientes ao mesmo tempo. Além disso, já foram instaladas as rede de gases e feitas as adequações estruturais do local.
A prefeitura também comprou uma nova ambulância para o transporte exclusivo de pacientes de Covid e já iniciou o processo de compra de respiradores portáteis e aspiradores.
Segundo o secretário de saúde, Hugo Sousa, o hospital de campanha irá receber pacientes de média e baixa complexidade, “o que vai nos dar maior poder de atuação, mais capacidade para atender a população de Itapetinga sem necessidade de transferi-los para outras cidades”.
Quando questionado sobre os riscos que a instalação do hospital pode trazer aos moradores da região, Hugo foi categórico: “Não há nenhum risco. Não vai haver trânsito de pacientes no local. O hospital não será o que chamamos de “porta aberta”. Os pacientes não se internam lá inicialmente para consultas ou pronto atendimento. Só serão recebidos os pacientes transferidos da UPA. Eles chegarão e sairão de ambulância, ficarão em total isolamento e não receberão visitas de forma alguma”, tranquilizou o secretário ao explicar que o local também terá as calçadas lavadas com hipoclorito, o que garantirá ainda mais segurança para todos.