WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

BUERAREMA: ATENDIMENTO MÉDICO NO SESP É AMPLIADO ATÉ ÀS 22H

100657069_880869535729627_5443873435681816576_o

Desde essa quarta-feira, 20 de maio, está disponível, de segunda à sexta-feira, no Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública) o atendimento médico até às 22h para toda comunidade. A prefeitura contratou uma profissional, especialista em clínica médica para prestar atendimento em casos de urgência e emergência. O atendimento durante o dia continua ocorrendo normalmente.

Lembrando que diversas especialidades médicas são ofertadas no Sesp, como psiquiatra, pediatra, cardiologista (com realização de eletrocardiograma) ginecologista, psicólogo, nutricionista, assistente social, hematologista/ oncologista e clínico geral. As especialidades são marcadas mediante encaminhamento da Secretaria de Saúde do município.

Porém, devido à pandemia do Coronavírus, alguns profissionais que fazem parte do quadro médico do município, por se enquadrarem no grupo de risco, não estão atendendo no momento.

ITABUNA: CONTRIBUIÇÃO DA UESC DURANTE PANDEMIA É APRESENTADA EM REUNIÃO DO ROTARY CLUB

Reunião rotary virtual 19 maio 3

A reunião virtual do Rotary Club de Itabuna realizada na última terça-feira, 19 de maio, contou com as presenças do governador do Distrito 4391 Paulo Pereira, de representantes do Rotaract e Interact, além do professor Alessandro Santana, rotariano e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Durante a reunião, entre outros temas, destacou-se o envolvimento da Universidade e sua contribuição a fim de auxiliar os municípios da região durante a pandemia do Covid-19.

O reitor Alessandro Santana pontuou atividades desenvolvidas pela universidade a exemplo do acompanhamento do plano de reabertura do comércio de Itabuna através da comissão de combate ao COVID-19. “Nosso desafio é direcionar os tomadores de decisões para que possam reabrir com segurança. Essa é a contribuição da academia. Vamos sim auxiliar Itabuna e Ilhéus no retorno, nessa reabertura do comércio”, garantiu. Além disso, Santana citou também o programa que reúne ciências jurídicas, econômicas e administrativas elaborado para reestruturar a economia da região cacaueira pós pandemia do coronavírus, apoiando principalmente microempreendedores e prefeituras municipais da região.

Por fim, esclareceu sobre investimentos no laboratório de análises clínicas da universidade, que vem sendo equipado com o objetivo de aumentar sua capacidade de testes diários para detecção do coronavírus – passando de 37 para 200 por dia. “Esse laboratório vai exercer um papel fundamental, o que nos falta são insumos. Mandamos o projeto ao LACEN da Secretaria de Saúde do Estado para nos auxiliar e entramos em contato também com o Ministério da Ciência e Tecnologia e há uma possibilidade real do Ministério colocar recursos no nosso laboratório”, explicou.

Palestrante na última reunião do clube, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna – CDL, Carlos Veloso Leahy, revelou que em breve será realizada reunião entre o prefeito e 22 empresários de Itabuna para que seja entregue o protocolo com medidas pra reabertura do comércio elaborado pela UESC e UFSB.

O presidente do clube Sílvio Roberto parabenizou o reitor pelas ações concretas em prol da reestruturação dos municípios e também ao presidente da CDL pelas reivindicações a fim de que as atividades se normalizem o quanto antes. “Estamos honrados com essa contribuição dos companheiros, dando de si antes de pensar em si e exercendo no mundo o papel de rotariano”, reconheceu.

ITABUNA: CÂMARA PROPÕE REPASSAR RECURSOS NA LUTA CONTRA CORONAVÍRUS E MANDA CARTA AO GOVERNADOR

 

camara-itabuna

O presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier, enviou ontem (21) uma carta ao governador Rui Costa em que informa sobre a disponibilidade de devolver parte do duodécimo ao Executivo. Junto com os valores a serem repassados, a Casa propõe um plano de ação conjunta, através de convênio com a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), contra o avanço da Covid-19 no município.

Uma série de providências está em vista, para que seja viabilizada, entre outras medidas, a aplicação de testes para diagnosticar a doença entre os itabunenses. “O objetivo principal é obter, por meio de pesquisas de campo e testagem da população, dados e informações seguras para subsidiar ações governamentais voltadas ao combate da pandemia, subsidiando, inclusive, as tomadas de decisões relativas à necessidade de permitir ou restringir a circulação de pessoas, de acordo com as tendências apontadas pelos estudos”, diz a correspondência, enviada com cópia para o prefeito Fernando Gomes.

Ao mesmo tempo em que se dispõe a devolver recursos, o Legislativo requere – e informa na carta ao governador– a destinação dessas verbas para o custeio das despesas oriundas do convênio a ser firmado. Afinal, será o responsável pelos levantamentos, por meio de seu Departamento de Estatísticas. O Fundo Municipal de Saúde, além disso, poderá vir a complementar esses recursos.

Comunidade e poder público em parceria

A carta a Rui Costa expõe, ainda, os moldes de uma proposta técnica feita pela Casa, respaldada pelo que esclarecem as autoridades de saúde. Baseada no ciclo de atividade do vírus, de 14 dias, é proposto o procedimento de testagem a cada 15 dias. “O intuito aqui é identificar três resultados: negativos; positivos contaminantes e negativos imunizados”, detalha, sobre dados a serem processados pelo Departamento de Estatística da UESC, e posteriormente analisados pelo professor Rogério Quintella, da UFSB.

Com os devidos dados, o professor indicará informações e protocolos seguros. Daí, junto com autoridades de saúde, Legislativo e Executivo ficam encarregados de discuti-los para a população, “representada por instituições hospitalares, associações e sindicatos, bem como pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde”, acrescenta.

“Celeridade para UTIs”

A carta também roga ao governador para que a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) vistorie de forma mais célere os cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para tratar Covid-19 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, para que sejam logo habilitados pelo Ministério da Saúde.

Aquele hospital informa que esse número chegará a 15 leitos de UTI. “Assim sendo, queremos contar com a parceria do Governo do Estado para rápida liberação dos equipamentos para a montagem desses leitos, inclusive, aproveitando a recente chegada dos respiradores à Bahia”, pontua a carta.

A Câmara de Itabuna considera que as ações em andamento permitirão dar uma resposta efetiva à sociedade, promovendo a diminuição sustentada da velocidade de contaminação, assim como preservando o sistema de saúde público e conveniado. “Para que possamos retomar, o mais breve possível, à normalidade da vida, observando, sempre, os cuidados que essa situação irá exigir de todos nós”, completa a correspondência.

FHMI: COMEMORA SEMANA DA ENFERMAGEM

WhatsApp-Image-2020-05-20-at-22.04.46-1024x1024 (1)

Em Itororó , a Fundação Hospital e Maternidade realiza a semana de valorização da enfermagem. Varias ações de reconhecimento dessa categoria que é linha de frente nos hospitais. As comemorações, deram inicio no dia do enfermeiro, e seguiu até hoje (20), dia do técnico de enfermagem , com a realização de: café da manhã , entrega de novos fardamentos . À noite , educação continuada , seguido de momento descontração .

Agradecer a toda a equipe envolvida e mais uma vez ao nosso Líder e amigo, Deputado Rosemberg Pinto , Prefeito Adauto e a todos que fazem, o trabalho cotidiano em nossa instituição . Parabéns

FLORESTA AZUL: PREFEITA GICÉLIA SANTANA REALIZA REUNIÃO COM MOTORISTAS DE TRANSPORTES ALTERNATIVOS

20200521_091501

Na manhã dessa quinta-feira, 21 de maio, a prefeita Gicélia Santana junto com a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com os motoristas de transportes alternativos (vans, Kombis, táxis e moto táxi). Para explicar como se prevenir do Covid-19 através do uso de EPI.

A prefeita Gicélia Santana acompanhada do ex-prefeito e atual secretário de obras Carlos Amilton de Oliveira (Garrafão), da secretária de Saúde Louise Prates e do secretário de Assistência Social Alexsandro Barreto, participaram da reunião e ressaltaram aos motoristas presentes a importância da prevenção e cuidados para não se contaminarem com o vírus, entregando a todos um kit com máscaras álcool gel.

Na oportunidade a prefeita explicou para os motoristas de vans e kombis que fazem a linha Floresta Azul x Ibicaraí que infelizmente ainda não é o momento da linha ser reativada por conta do grande aumento dos casos de Covid-19 na região. O Secretário de Assistência Social Alexandro Barreto disse que a secretaria está fazendo o monitoramento do auxílio emergencial para os motoristas que ainda não conseguiram o benefício e falou sobre as cestas básicas entregue a eles.

Logo após a Secretária de Saúde Louise Prates, a coordenadora da saúde do trabalhador Grazielle Otoni e o chefe do transporte da saúde Renildo Alves, orientaram os motoristas como se prevenir do Covid-19, com o uso de EPI, como e quando fazer a desinfecção dos veículos com solução de água sanitária e álcool gel.
Os motoristas receberam kits de prevenção contendo álcool gel, máscaras e cestas básicas que foram entregues em suas residências.

IBIRATAIA: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITA

download

A Prefeita Ana Cléia, vem a público esclarecer sobre a falsa polêmica veiculada na manhã desta quarta-feira (20), nos meios de comunicação e redes sociais da cidade, em relação a aquisição de materiais permanentes para atender as demandas das escolas da rede pública municipal.

A gestora destacou que, a matéria manipula grosseiramente vários dados e informações oficiais, induzindo o leitor a erro, criando uma notícia completamente distorcida e incorreta.

Os materiais permanentes foram adquiridos em processo licitatório, completamente legal, cujo certame foi vencido pela empresa EQUIMED INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS, que cumpriu devidamente com o fornecimento.

É fantasioso dizer que Ibirataia só tem uma unidade que produz merenda escolar, sendo que todas as escolas da rede municipal, incluindo o Distrito de Algodão e a zona rural, que dispõe de cozinha, receberam os utensílios, em atendimento às necessidades dos alunos e servidores.

Estranhamente, o governo municipal não foi procurado pela reportagem do Blog Tesouras Notícias, para comentar o assunto ou prestar esclarecimentos, o que reforça os indícios de que a publicação tem apenas cunho político com o objetivo único de denegrir a imagem da atual prefeita.

Contra as inverdades publicadas, a Prefeitura Municipal de Ibirataia determinou que a Assessoria Jurídica do Município – PGM, providencie judicialmente a responsabilização civil e criminal dos autores da referida matéria.

pan

pan 1
pan 2

pan 4

pan 5

pan 6

ITAJU DO COLÔNIA: ADESÃO DO VEREADOR TOIN DEDINHO FORTALECE A PRÉ CANDIDATURA DE VALÉRIO E ALEX

WhatsApp Image 2020-05-20 at 20.50.52

Com a adesão do vereador Toin Dedinho (PL), várias famílias e lideranças políticas, abraçaram o projeto da pré candidatura de Valério e Alex (PL). Toin que tentará a reeleição, é bastante ligado ao advogado e ex vereador de Ilhéus Dr. Cosme Araújo (PDT).

O vereador anunciou rompimento com o governo e adesão ao PL no início do ano, em um discurso forte, disse que não temia ser perseguido, mas jamais aceitaria que homens e mulheres de bem fossem vítimas do que chamou do “governo perseguidor de famílias”. Ao longo do seu mandato, defendendo principalmente os interesses da população de Itaju, com um olhar especial voltado para o Distrito de Palmira e pela zona rural.

Segundo o vereador “nunca tomei nenhuma decisão política, sem consultar o meu grupo, quando reunir todos, para saber que decisão deveríamos tomar, foi unanimidade a adesão a Valério e Alex que representa a renovação com responsabilidade”.

PROJETO ASSEGURA A EMPREGADO LICENÇA-PATERNIDADE DE 20 DIAS

img20140917181446490442-768x503

Proposta surgiu do trabalho de deputados de subcomissão vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família

O Projeto de Lei 559/20 assegura ao trabalhador licença-paternidade de 20 dias, sem prejuízo do emprego ou do salário, em caso de nascimento de filho (a) ou de adoção de criança ou de adolescente.

O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Apresentado pela Comissão de Seguridade e Família, acrescenta artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43).

O presidente da comissão, deputado Antonio Brito (PSD-BA), explica que a proposta é fruto dos trabalhos da Subcomissão Especial de Adoção, Pedofilia e Família, vinculada ao colegiado.

“Há uma enorme desigualdade entre os direitos da mãe trabalhadora e do pai trabalhador em face do nascimento ou da adoção de um filho”, diz Brito. “Isso afasta os homens dos direitos e deveres decorrentes da paternidade e contribui para a permanência da cultura que faz recair sobre a mulher grande parte das obrigações domésticas e sua consequente discriminação no mercado de trabalho”, acrescenta.

O parlamentar lembra que a Constituição Federal garantiu a todos os trabalhadores urbanos e rurais licença-paternidade, nos termos fixados em lei, que nunca chegou a ser aprovada, continuando a valer portanto o prazo de cinco dias estabelecido no Ato das Disposições Constitucionais Provisórias (ADCP).

Para ele, a proposta contribuirá para o maior equilíbrio nas relações trabalho-família e para a redução da discriminação contra a mulher no mercado de trabalho.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ARATACA: PRATAS GANHARÁ CALÇAMENTO DE RUAS

WhatsApp Image 2020-05-20 at 11.58.59

Na Manha desta quinta-feira 14, a prefeita Katiana Oliveira, secretários municipais e vereadores dirigiram-se a Itatingui (Pratas) para visitar as ruas que ganhará obras de pavimentação.

“Vamos fazer aqui um lindo trabalho. Vamos realizar esse sonho de anos. Vamos fazer e fazer o melhor para todos os moradores dessa amada e querida comunidade.”, destacou a prefeita Katiana Oliveira.

BARRO PRETO: PREFEITURA COMEÇA A DISTRIBUIR KITS DA MERENDA ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

26c2c5db-68fb-42c8-a8b6-ad176987084c

Cerca de mais de 1.300 alunos matriculados na rede municipal de ensino serão beneficiados.

A distribuição dos kits de merenda escolar durante o período de isolamento social começou a ser promovida nesta terça-feira (19) em Barro Preto.

A medida tem como objetivo garantir o acesso dos estudantes à alimentação, uma vez que as aulas foram suspensas como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

Com uma ação de modo seguro e respeitando as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde), a distribuição dos kits foi organizada pela Secretaria de Educação atribuindo uma divisão por escolas, e em dias e horários diferentes, para evitar aglomeração de pessoa e resultar em grande rapidez no processo de entrega diminuindo o tempo de exposição das pessoas.

“A merenda escolar sempre foi uma prioridade nas escolas e sabemos que para muitos desses alunos é a principal refeição do dia.

Receberão os kits, alunos de toda a rede de ensino. É uma medida de extrema importância. Quando anunciamos essa entrega, recebi diversas mensagens de mães de alunos com agradecimentos” destacou a Prefeita Ana Paula.

“Nós trabalhamos com seriedade. Desde quando o FNDE publicou a resolução com as normas para a distribuição dos kits, que Secretaria de Educação, juntamente com Conselho da Alimentação Escolar vem estudando o documento e a melhor forma de montar os kits, assim como distribuí-los, tudo dentro da legalidade. Agradecemos a nossa Prefeita pela confiança depositada em nossa equipe.” Destaca o Secretário Municipal de Educação, Arley Soares.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia