WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

BAHIA: VALE-ALIMENTAÇÃO JÁ FOI ENTREGUE A MAIS DE 179 MIL ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

 

WhatsApp Image 2020-04-21 at 13.40.21 (2)

 

Um total de 179.520 estudantes já receberam o vale-alimentação, dados contabilizados até essa segunda (27), em Salvador e mais 21 cidades do interior que têm as redes Assaí e Cesta do Povo com lojas credenciadas. O benefício, no valor de R$ 55 por estudante, está sendo entregue pelo Governo do Estado desde o dia 20 de abril, podendo ser retirado em qualquer dia da semana e enquanto durar o período de suspensão das aulas.

Dona Ana Rita, 44 anos, mãe de um estudante matriculado na Escola Estadual Fabiola Vital, em Feira de Santana, falou da importância do benefício para ela e sua família. “O vale-alimentação vai ajudar muito a todos neste momento difícil, além da entrega das máscaras, que também achei muito importante. Estou satisfeita por isto estar acontecendo”, afirmou.

O vale-estudantil é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite. A Rede Assaí funciona das 7h às 22h. A Cesta do Povo e as lojas conveniadas, na capital, abrem das 7h às 20h, e, no interior, das 8h às 20h. Por conta do decreto municipal de Salvador, os supermercados atendem, preferencialmente, aos idosos das 7h às 9h.

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado (Assaí ou Cesta do Povo e suas lojas credenciadas) apenas uma pessoa: o estudante, o pai, a mãe ou o responsável, cujo CPF está cadastrado na escola. É preciso apresentar o CPF e um documento de identidade com foto do estudante. Se a retirada for feita por outra pessoa, a mesma deve apresentar um documento de identidade e, se tiver, o CPF.

Outra recomendação é para que, antes de ir ao supermercado, seja confirmado se o CPF já está cadastrado. Para isto, basta ligar para a escola onde o estudante está matriculado; para o número 0800 284 0011; ou verificar pelo Sistema Siadiante no Portal da Educação. Por esses meios, também é possível saber se é para ir na Rede Assaí ou na Cesta do Povo e suas lojas credenciadas.

Para os estudantes que moram onde não há lojas dessas redes, será entregue um cartão alimentação com o mesmo valor, totalizando 800 mil estudantes beneficiados, em todos os 417 municípios da Bahia. Estão sendo investidos R$ 44 milhões de recursos do Governo do Estado com a ação.

Máscaras de proteção

Juntamente com a entrega do vale-alimentação, o Governo do Estado também está disponibilizando máscaras de tecido para quem estiver na fila sem o uso da proteção. A entrega do primeiro lote, com 14 mil máscaras, acontece em Salvador e no interior. A iniciativa é fruto de uma parceria das secretarias estaduais do Planejamento (SEPLAN), Educação (SEC), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

 

ILHÉUS: PREFEITURA ALCANÇA META E VACINA 95% DOS IDOSOS NA CAMPANHA CONTRA INFLUENZA

Prefeitura de Ilhéus alcança meta e vacina 95% dos idosos na campanha contra influenza - Secom

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vacinou 18.436 idosos na primeira fase da campanha contra a influenza, o que representa 95,3% de pessoas incluídas nesse grupo prioritário, segundo informações do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O número de trabalhadores da saúde vacinados foi de 2.971, correspondente a um percentual de 98,7%.

Walkíria Freitas, chefe do setor, explica que a imunização de gestantes e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto) começou nesta segunda-feira (27). A cobertura vacinal leva em consideração o cenário epidemiológico atual e a disponibilidade de doses para atender o referido público.

 A vacina Influenza Trivalente não previne contra o coronavírus, porém as pessoas estarão protegidas contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza sazonal. A Sesau informa que dará continuidade à vacinação para idosos e profissionais não atendidos no período da primeira fase.

 O objetivo da segunda fase da campanha, iniciada em 16 de abril, é imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, caminhoneiros, portuários e trabalhadores do transporte coletivo.

UBAITABA: REVITALIZAÇÃO DE ESTRADA ATÉ OS MELOS É TOTALMENTE RECUPERADA

WhatsApp Image 2020-04-27 at 10.19.46 (1)

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano segue trabalhando na revitalização das estradas vicinais do município.

 A estrada que liga ao distrito dos Melos foi totalmente recuperada com intuito de dar facilidade de trafego aos moradores daquela região, outras vias estão sendo revitalizadas também com este mesmo intuito como da entrada da BA 330 até o distrito de Piraúna.

IBICARAÍ : SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MANTÉM ENTREGA DE KITS ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Tercia Borges no Agripino Monteiro3
A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, continua fazendo a distribuição de kits de alimentação para alunos matriculados na rede municipal de ensino. No dia de ontem, segunda-feira, 27, foi a vez da secretária Jailma Ferreira e a equipe realizou a entrega de 111 kits na Creche Tercia Borges (que está trabalhando na Creche Modelo, ao lado do Ginásio de Esportes). Na oportunidade estavam presentes também a diretora de creche Arlete Gomes Porto de Almeida e o presidente do Conselho Municipal de Alimentação, Dionei Cavalcante.

No período da tarde foram entregues 178 kits no Grupo Escolar Natércia Kauark, no bairro Duque de Caxias. Hoje, terça-feira, 28, será a vez do Grupo Escolar Gilberto Amado, na rua Paraguaçu, e no período da tarde ou no colégio José Tito de Lima, no bairro Bela Vista.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jailma Ferreira, entregará cerca de 3 mil kits durante o mês de abril em todas as escolas da rede pública municipal, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do kit de limpeza que está sendo ofertado pela prefeitura com recursos únicos. “O prefeito Lula Brandão fez questão de fazer esse esforço e colocar esse kit de limpeza, que ajudou a combater o Coronavírus (COVID-19)”, disse Jailma.

 Outras escolas e creches que já foram beneficiadas

Uma ação teve início na manhã de quarta-feira, dia 22, com uma entrega de 245 kits de alimentação no Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro e Creche Belizana, no distrito de Salomeia.

Na quinta-feira, dia 23, foi o Grupo Escolar Yêda Barradas Carneiro e a Creche Raimunda Mota de Oliveira. Não foram distribuídos 130 kits totais para os alunos dos dois prédios.

Na sexta-feira, dia 24, foi a vez da entrega de kits no Colégio Coraci Ally, no bairro Duque de Caxias.

POÇÕES: PREFEITURA RECEBE 200 MIL MUDAS DE PALMA PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR

94884343_1167169353614793_4626208359417118720_n

A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, recebeu na última terça-feira (21/04) 200 mil mudas de palma. A conquista se deu através do empenho do prefeito Leandro Mascarenhas junto ao deputado e secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.

É importante destacar que a Prefeitura de Poções, ao longo dos três anos da gestão do prefeito Léo Mascarenhas e seu vice Jorge Luis, já distribuiu cerca de 155 mil mudas de palma, através da Secretaria de Agricultura.

“Essa conquista é a oportunidade que pequenos produtores do nosso município têm de engrandecer sua produção, sendo uma opção para dar sustentação ao rebanho, melhorando a alimentação e gerando renda para as famílias atendidas. A palma, além de ser um alimento propício para o animal, tem um baixo custo para o cultivo. A gestão municipal só tem a agradecer a essa parceria com o Estado”, disse o prefeito Léo.

A distribuição das mudas de palma é uma ação do Governo da Bahia, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), e integra o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho. O Programa tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da caprinovinocultura.

GOVERNO DO ESTADO ENVIA ÁLCOOL, MÁSCARAS E PROTETORES FACIAIS PARA O SUL DA BAHIA

WhatsApp Image 2020-04-27 at 17.12.04 (2)

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (27), no sul da Bahia, 5,5 mil litros de álcool 70%, 8,2 mil máscaras de TNT e 2 mil máscaras acrílicas de proteção facial do tipo Face Shield, para utilização em unidades de saúde, além de 5 mil máscaras de tecido para estudantes. Os materiais foram entregues para a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Santa Casa de Misericórdia (Itabuna), Hospital de Base (Itabuna), Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus) e Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Itabuna.

“São materiais essenciais para combater o avanço da pandemia do novo Coronavírus nesta que é uma região que muito tem nos preocupado. Inclusive neste final de semana tivemos a ação da Polícia Militar em Ilhéus e Itabuna, que atuou para coibir o descumprimento de decretos sobre o funcionamento do comércio. São ações distintas com o objetivo de proteger as pessoas desta doença que já contaminou três milhões de pessoas no mundo inteiro”, destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

A entrega é fruto de uma parceria das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), da Educação (SEC), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento Econômico (SDE). “A união do setor público com o privado tem sido fundamental para que a Bahia resista à pandemia do Covid-19 e mantenha-se firme na proteção dos baianos e baianas. Essa doação para a região Sul é mais uma ação do Governo do Estado no combate ao contágio”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As máscaras de tecido fornecidas para o NTE, para que estudantes da rede estadual e suas famílias possam fazer uso do vale-alimentação estudantil com mais proteção nos supermercados, fazem parte do lote de 200 mil unidades que começaram a ser distribuídas, na capital e no interior, a partir da última sexta-feira (24). São 50 mil unidades, fruto do edital estadual para fabricação de máscaras artesanais, e 150 mil máscaras arrecadadas pela Associação Comercial da Bahia (ACB). O NTE também recebeu 5 mil frascos (500 ml) de álcool em gel.

Já as máscaras do tipo Face Shield são equipamentos de proteção individual para uso nas unidades de saúde, extremamente seguras, de dupla proteção, reutilizáveis, e que evitam o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos dos profissionais.

ILHÉUS: PREFEITURA ABRE O PRIMEIRO CENTRO DE ATENDIMENTO COVID-19

Prefeitura de Ilhéus abre o primeiro centro de atendimento Covid-19_Secom

 

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (27) o primeiro Centro de Atendimento Covid-19 do interior da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. A entrega, que foi realizada pelo Prefeito Mário Alexandre juntamente com a equipe de governo e da saúde, contou com a presença de autoridades e momentos de orações.

Em seu pronunciamento, o gestor destacou que “o melhor remédio para o coronavírus ainda é o isolamento e o distanciamento social, assim como o uso obrigatório da máscara de proteção. O equilíbrio econômico resolveremos depois. Já as vidas, precisamos cuidar agora. Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para evitar aglomerações. Que Deus possa nos abençoar e que possamos orientar e salvar vidas”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Logo após, o Padre Cristo e o Pastor Joás dos Santos realizaram orações com palavras de fé e pedidos de bençãos, marcando a abertura dos trabalhos e entrega da unidade. Com 12 leitos na sala amarela e 10 leitos na sala vermelha, o Centro de Triagem Covid-19 de Ilhéus vai receber casos leves de pessoas com suspeita de infecção por coronavírus, e pacientes que apresentam a progressão dos sintomas, como falta de ar.

De acordo com o Secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, uma equipe de aproximadamente 20 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, serviços gerais e pessoas para atendimento, compõem o quadro para esse primeiro momento. O funcionamento é 24 horas com médico plantonista, de porta aberta. “Os nossos profissionais foram preparados para um atendimento humanizado. Todas as síndromes respiratórias agora serão direcionadas para esta unidade”, explicou.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia atuou em parceria com a Prefeitura de Ilhéus para a montagem e estruturação da unidade.

 

“ÁGUA JÁ – MAIOR ACESSO, MELHOR QUALIDADE PARA O BANCO DA VITÓRIA”, DIZ ROTARY CLUB DE ITABUNA

REUNIÃO ROTARY VIRTUAL 22 ABRIL

Em reunião realizada através de plataforma virtual na última quarta-feira, 22 de abril, que contou com as presenças de Paulo Pereira, governador no ano rotário 2019/2020 do Distrito 4391 – do qual faz parte o clube itabunense -, e do presidente do Rotaract Itabuna Universitários Jorge Lucas da Silva, os membros do Rotary Club de Itabuna receberam importante comunicado. O governador anunciou a aprovação de subsídio para o projeto “Água já – maior acesso, melhor qualidade”, que prevê a aquisição de filtros de barro para beneficiar famílias residentes no Banco da Vitória, em Ilhéus, onde atualmente se utiliza água contaminada. A notícia de que serão viabilizados mil dólares rotários para doação à causa trouxe muita alegria e orgulho aos companheiros do clube, principalmente pelo esforço em conseguir aprovação desse tipo de subsídio.

O projeto iniciado pelos alunos do 4º ano de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) surgiu como uma medida paliativa para a falta de saneamento básico da comunidade que, além disso, possui abastecimento de água apenas numa pequena área. Sendo assim, o abastecimento é feito essencialmente através de bicas e nascentes próximas às residências e todas as fontes utilizadas – de acordo com pesquisa dos estudantes em parceria com EMBASA – são impróprias para o consumo.

O pleito foi apresentado pelo aluno da turma e duplo associado ao Rotary e Rotaract Universitários, Paulo Uendel Silva no final do ano passado e encaminhado à comissão de subsídios do Distrito 4391, responsável por destinar a verba disponibilizada pelo Rotary Internacional para aquisição dos filtros. Esse ganho será fundamental para diminuir a propagação de doenças, mas ainda assim, os estudantes permanecem pleiteando junto ao setor público responsável pela área, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Atenção Básica, a Vigilância a Saúde e a EMBASA, que acompanhem a situação para que ações a médio e longo prazo sejam executadas e o problema do bairro seja sanado.

Ainda na reunião virtual, os membros do clube de serviço deliberaram mais uma vez ações para prevenção e combate ao Covid-19 no município reiterando também a cobrança aos governos municipal e estadual no sentido de estruturar a cidade para atender aos pacientes acometidos pelo vírus.

LIVE A JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

WhatsApp Image 2020-04-27 at 12.35.48

A pandemia do Covid-19 é um desafio para todos os atores sociais, e não é diferente com o Poder Judiciário, ao qual a Constituição reservou a tarefa de assegurar direitos e garantias e realizar a justiça nos casos concretos.

Em tempos como o atual, em que a crise sanitária acentua as desigualdades sociais, gerando desemprego e uma ostensiva crise financeira, quais são os desafios e contribuições da Justiça durante a pandemia?

E o que tem sido feito para ser mantida a entrega da atividade jurisdicional à cidadania em tempos de isolamento social?

Convidamos José Aras, Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia e Professor de Direito Administrativo, para conversar conosco sobre como a Justiça pode contribuir, no cenário atual, para o enfrentamento de tantos desafios. Esperamos você na live de hoje (27/04), às 20h, na minha página do Instagram, @tiagoayres

ANTONIO BRITO SE REÚNE COM MINISTRO NELSON TEICH PARA TRATAR DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

WhatsApp Image 2020-04-27 at 12.22.20

Em audiência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, na manhã desta segunda-feira (27), em Brasília, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado federal Antonio Brito (PSD/BA), expôs a situação de crise vivenciada pelas santas casas e hospitais filantrópicos do país.

Brito, que também preside a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, reforçou a importância do setor, que responde por mais de 50% dos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o papel fundamental na assistência na área de oncologia, cobrindo 69,35% dos tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Ainda no encontro, o parlamentar entregou ao ministro um ofício do setor solicitando empenho na sanção presidencial do Projeto de Lei 1.006/2020, que tem por finalidade destinar R$ 2 bilhões às santas casas e hospitais filantrópicos neste momento de pandemia do COVID-19.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia