O Corpo de Bombeiro Militar da Bahia recebeu, nesta terça-feira (19), 18 caminhões auto bomba tanque de última geração, com capacidade para 12 mil litros de água cada um. Unidades do Corpo de Bombeiros de Salvador, Feira de Santana, Cachoeira, Itabuna, Ilhéus, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, Santo Antônio de Jesus, Vera Cruz, Teixeira de Freiras, Valença, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa receberam novos veículos.
Cada uma das unidades dos Bombeiros, na Capital e no interior, vai receber um caminhão auto bomba, para reforçar o combate a incêndios em prédios ou florestais. A entrega simbólica foi feita pelo subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles.
“O objetivo desses carros auto bomba tanque é acompanhar as viaturas de combate a incêndio que antes, por falta de hidrantes, ficavam com suporte de água para combate a grandes incêndios comprometido. Com essas aquisições, superamos esse problema, porque todas os grupamentos do corpo de bombeiro em Salvador e no interior estão recebendo um desses caminhões”, afirmou o subsecretario Ary Pereira.
O coronel Francisco Telles destaca que “os novos veículos auto bomba tanque têm uma característica especial, eles são os primeiros nesse modelo no Brasil e o nosso termo de referência serviu de modelo para aquisição de praticamente todos os bombeiros do Brasil. Além de serem carros com grande capacidade de água, eles também têm bombas com capacidade superior a 500 galões por minuto”.
Outras cinco mini bus com capacidade para 16 passageiros, também foram destinados para unidades das cidades de Salvador, Simões Filho, Itaberaba, Camaçari e Madre de Deus.
Para Telles, as Vans também serão importantes para prestar apoio “especialmente em grandes incêndios florestais, onde temos que transportar os combatentes para distâncias longas. Então essas lojas estão sendo entregues para unidades especializadas, a exemplo de Camaçari, onde temos grandes indústrias, Madre de Deus, Itaberaba, e Lençóis”.
O comércio considerado não essencial, estabelecido como tipo 01, tipo 02 e delivery voltou a funcionar no último sábado, 16 de maio em Buerarema e, para isso, a prefeitura, através do comitê de emergência, adotou medidas de prevenção à COVID-19, diminuindo desta forma o risco de contágio do Novo Coronavírus.
A limitação do trânsito nas avenidas Paulo Portela e Floriano Peixoto foi uma forma de conter as aglomerações, deixando as vias públicas apenas para a circulação de pessoas. Essas vias foram interditadas, bem como suas transversais, com alguns pontos de acessos e a locação de postos de controle para entrada de transeuntes.
O acesso é permitido mediante aferição da temperatura corporal, higienização das mãos, desinfecção dos membros inferiores, bem como a constatação do uso de máscaras, que na oportunidade foram distribuídas para a comunidade.
Os comerciantes por sua vez, redobraram os cuidados de prevenção, colocando em práticas as orientações obtidas na capacitação ofertada pela prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, desinfectando o ambiente com frequência, higienizando e controlando a entrada de clientes.
Preocupada em prestar um atendimento cada vez mais eficiente aos eventuais pacientes vítimas de coronavírus e dentro das normas de segurança exigidas pela Organização Mundial de Saúde, a Prefeitura de Itacaré realizou o treinamento e a capacitação dos profissionais que atuam na Fundação Hospitalar de Itacaré e também no Hospital Gabriel Mota Barros, em Taboquinhas. Os treinamentos foram ministrados pela equipe do SAMU de Itacaré e tem como objetivo dar mais segurança a equipe de saúde, viabilizando um atendimento especializado aos pacientes e minimizando o risco de infecção entre os profissionais e a comunidade.
Em Itacaré a capacitação foi realizada na última quinta-feira, com o treinamento de Paramentação e Desparamentação para atendimento ao paciente da Covid19. Já em Taboquinhas o trabalho foi desenvolvido na tarde desta segunda-feira, onde foram abordados também temas como paramentação, desparamentação e transporte de pacientes, além de vários outros procedimentos de segurança. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marília Almeida, esta atividade de qualificação visa dar mais segurança e qualidade ao atendimento.
Logo após o surgimento da pandemia, Itacaré realizou o treinamento dos profissionais que atuam no SAMU. O prefeito Antônio de Anízio reafirmou que o município sai mais uma vez na frente no atendimento e no cuidado com os moradores da cidade e a equipe, de saúde, que já é uma referência em atendimento e agora está ainda mais pronta pra atender os casos na cidade. “Temos tomado todas as medidas para evitar o coronavírus e estamos torcendo para que nada de ruim aconteça no nosso município, mas se forem registrados casos do Covid 19, nossa equipe está preparada e capacitada para agir com segurança, qualificação e os devidos cuidados”, reafirmou o prefeito.
Paralelo a capacitação e qualificação dos profissionais, a Prefeitura de Itacaré já colocou à disposição da comunidade duas ambulâncias, com profissionais treinados, para fazer o transporte das pessoas com sintomas da Covid 19 para as unidades de referência na região. E uma das novidades é que as novas ambulâncias contam com o sistema do envelopamento do seu interior, todo no plástico especial, descartável, que vai garantir muito mais segurança para os pacientes e profissionais de saúde, além de diminuir os discos de contágio da doença.
O envelopamento das ambulâncias, segundo informou o prefeito Antônio de Anízio, visa diminuir os riscos de infecção, propiciando uma higienização mais adequada. Desta forma esse serviço possibilita encaminhar pacientes com Covid 19, confirmados e/ou suspeitos sem expor os profissionais para os riscos de contaminação. “Com esta técnica damos mais segurança a nossa equipe”, complementou o prefeito. O material, após transferir pacientes confirmados, deverá ser descartado e um novo envelopamento será realizado. Para isso a Prefeitura já adquiriu materiais necessários para os envelopamentos.
Rede de solidariedade e de proteção para combater o novo coronavírus.
A Prefeitura Municipal de Almadina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social distribuiu gratuitamente máscaras de tecido. A ação faz parte das medidas de prevenção contra o coronavírus. A entrega foi feita aos moradores do grupo de risco, e famílias em vulnerabilidade social. Ainda segundo a prefeitura, as máscaras foram adquiridas em confecções locais, ajudando a fomentar a economia neste período de crise.
Apesar de não obrigatório no município, o uso das máscaras por todos os que precisam sair de casa é recomendado desde o Decreto Municipal que trata das medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus.
Os vereadores Alex (PL) e Rubinho (PL), estiveram ontem em pontos de ações da COVID-19. A primeira visita, foi feita ao hospital municipal Ruy Bomfim Pacheco, os dois foram recebidos pela diretora da unidade Isamara Andrade, a mesma informou que as não conformidades encontradas, serão reparadas nos próximos dias. A segunda visita foram nas barreiras sanitárias, onde os mesmos constataram diversas irregularidades, principalmente na falta de EPI (Equipamentos de proteção individual).
O vereador Alex (PL) que é líder da bancada oposição, fez questão de frisar o esforço da diretora Isamara e ressaltou que outras fiscalizações virão “sempre fui recebido bem por Isamara, mais infelizmente as coisas não dependem só dela, na semana que vem junto com Toin Dedinho, Augusta, Nilson Reis e Rubinho, iremos em outros departamentos, parabenizar o certo e cobrar o errado”.
Já Rubinho (PL) informou que “as barreiras estão desguarnecidas e os funcionários sem qualquer equipamento de proteção, espero que o prefeito e sua filha secretária tomem as providências imediatas, porque seguiremos fiscalizando”.
Na última reunião do Rotary Club de Itabuna, realizada através de videoconferência, o rotariano e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna – CDL, Carlos Veloso Leahy, abordou em palestra o tema “Ação empresariais com o COVID-19”. Esse foi mais um debate da série que o clube vem realizando a fim de manter os membros atualizados sobre o que ocorre nos contextos local e global em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
O palestrante relatou inicialmente os muitos desafios que os empresários tem enfrentado após 53 dias de comércio fechado em Itabuna, destacando que cerca de nove lojas no centro da cidade infelizmente anunciaram o encerramento de suas atividades. “Os desafios tem sido enormes. Os prejuízos econômicos e sociais são difíceis de mensurar, pois ainda não sabemos até quando essa pandemia irá durar”, lamentou.
Em contrapartida, falou sobre a criação da comissão de combate a pandemia do COVID-19, cujo objetivo é reunir esforços a fim de encontrar uma solução segura e viável para minimizar os efeitos negativos dessa pandemia na economia local. A comissão reúne a CDL e outras entidades de classes que tem debatido e apresentado alternativas, entre elas, a criação de protocolos de segurança para o funcionamento do comércio.
Por meio de negociações, a forte atuação do grupo já alcançou algumas conquistas como a inclusão nos decretos municipais de outras atividades como essenciais, a exemplo das lojas de materiais de construção, das oficinas mecânicas e mais recentemente, das óticas. Além disso, conseguiu a permissão para o atendimento através de serviço delivery para outros segmentos.
De acordo com Leahy, a maior dificuldade está no atraso do poder público em criar estrutura organizada nos hospitais com UTIs e enfermarias para prestar atendimento à população com a consistência e a urgência que a situação exige. Enquanto isso, o grupo mantém-se buscando alternativas a curto e longo prazo e conta com o apoio de instituições como a UFSB e a UESC, que se aliam à comissão de combate ao COVID-19 no município para construir um plano bem elaborado a fim de tirá-lo o quanto antes da paralisia generalizada causada pela pandemia.
A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, realizou na última quinta-feira, dia 14 de maio, um bloqueio para o combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A ação aconteceu nos bairros Duque de Caxias e Bela Vista e no centro da cidade, na travessa Tota Cantador e na rua Princesa Izabel.
Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Demétrio Castro, o bloqueio é feito a partir da notificação de pelo menos dois casos com suspeita ou sintomas da Dengue, sendo feito o fumacê em um raio de 100 metros do local de origem. “Assim que detectamos os casos, fazemos um relatório notificando a área e solicitando ao Núcleo Regional Sul (antiga 7ª Dires) o bloqueio e o fumacê do local”, disse Demétrio.
Na sexta-feira, dia 15, a Vigilância Epidemiológica em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) fizeram um trabalho educacional no bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo).
Na oportunidade os ACS e ACE visitaram diversas casas no bairro e orientaram os moradores com os cuidados que precisam ser tomados para evitar a proliferação do mosquito e possíveis casos de dengue na localidade.
A Prefeitura Municipal de Poções, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, segue trabalhando a todo vapor na limpeza e manutenção do Canal São José.
Os serviços consistem na retirada de resíduos sólidos, capinação e limpeza das margens do canal, evitando, assim, o acúmulo de dejetos e lixo que podem prejudicar o funcionamento do sistema de drenagem, além de causar transtornos diversos à população. A ação também combate focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika ou chikungunya.
“Apesar de todos os esforços da prefeitura, através do empenho do prefeito Léo Mascarenhas, reforçamos que é indispensável o apoio de toda a população para diminuir o descarte de lixo em locais inadequados como margens de canais e vias públicas. Seguimos trabalhando duro para melhorar a vida do nosso povo”, destaca o secretário de infraestrutura, Gilberto Silva.
A prefeitura de Ibicui distribuirá, a partir desta quarta (20), 2.300 kits da merenda escolar aos alunos da rede municipal, reforçado de itens não constantes inicialmente na lista, o que beneficiará mais de 1.750 famílias da cidade.
As cestas serão compostas por feijão, arroz, macarrão, açúcar, leite em pó, café, fubá de milho e sardinha, que só foi possível após um aporte financeiro de recursos próprios na casa de quase 50% do que o município recebeu do governo federal a título de merenda escolar.
Em contato com o prefeito Marcos Galvão, o mesmo nos relatou que, apesar da queda da arrecadação, são em momentos como este que a prefeitura precisa agir e, que isso só foi possível devido o cuidado com o recurso público que em outras épocas ja daria mostra de mau uso em um último ano de gestão.
Ao fim do contato, o prefeito ressaltou que outras medidas em apoio às famílias em vulnerabilidade estão sendo executadas através da secretaria de Desenvolvimento Social como distribuição de cestas basicas e apoio logístico para obtenção do auxílio emergencial do governo federal.
A Prefeitura de Ubaitaba por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) e a COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), segue trabalhando em mais uma etapa de iluminação pública que liga o município de Ubaitaba ao distrito de Faisqueira.
Depois da instalação da fiação ocorrida no mês de fevereiro, agora estão sendo instalados transformadores, a Coelba pretende finalizar toda a instalação até a próxima terça-feira. A estrada será totalmente iluminada, com isso irá gerar mais segurança e tranquilidade para quem utiliza a via durante a noite.