WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

FÓRUM DOS SECRETÁRIOS E DIRIGENTES DE CULTURA DO NORDESTE REALIZA REUNIÃO ONLINE

FotoRafaelPimentaSecultBA (2)

Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 06 de maio, e tratou do enfrentamento às consequências da pandemia do COVID- 19 para a cultura

O Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste reuniu-se via web-conferência na tarde de quarta-feira (06), com participações dos estados da Bahia, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas e Pernambuco. Em pauta, os desafios, ações e perspectivas da região diante das consequências para a cultura no cenário de enfrentamento à pandemia do COVID- 19, e a Lei Nacional de Emergência Cultural.

“O Fórum tem uma representatividade muito importante e um peso ainda maior neste momento em que estamos. Os estados do Nordeste compartilham especificidades, assim podemos andar alinhados em nossas alternativas. E estamos unindo forças pela criação e aprovação no Congresso Nacional da Lei Nacional de Emergência Cultural, o que é essencial para o descontingenciamento do Fundo Nacional de Cultura, que nos possibilitará o fortalecimento de políticas públicas”, declara a secretária estadual de cultura da Bahia, Arany Santana, presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste.

A reunião contou com a colaboração de Cris Ramires, assessora da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que em ação suprapartidária com os membros da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados fez um relato do Projeto de Lei e sua construção e o atual estágio que trata de ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do coronavírus no Brasil. Também participou Glauber Piva, chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, que trouxe um panorama da colaboração entre os estados para a busca de soluções por meio do consórcio e das vias para uma construção conjunta.

Também foi discutido o cenário da Cultura no pós-pandemia e retomada da economia nas cidades e estados nordestinos, vislumbrando intra-estado se tenha a Cultura como eixo central de desenvolvimento econômico. Assim, para a SecultBA a busca é ter a Cultura na centralidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, do Nordeste e do Brasil.

 

ITAPETINGA JÁ TEM 300 CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE

mosquito_1150-7972

Sim, os números de casos de Covid-19 vem crescendo vertiginosamente. Mas há outra doença que também tem matado muito. Até o dia 10 de abril, o Brasil registrou 181 mortes por dengue e outras 205 mortes ainda estavam sendo investigadas.

Em Itapetinga, estamos chegando aos 300 casos notificados da doença e sabemos que ainda há um número alto de casos não registrados.

Assim, é preciso que, além de nos manter seguros contra o coronavírus, tomemos as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

“Se você agir podemos evitar. Elimine os criadouros do mosquito. Aproveitem que estão em casa e cuidem dos seus quintais, façam uma vistoria em sua residência, não esperem até que o Agente de Endemias passe em suas casas. Se localizarem pontos vulneráveis ao mosquito, chame a equipe do PCFAD (Programa de Controle da Febre Amarela e Dengue) através do tel.: 3262-1991”, informou Márcio Ribeiro, coordenador de endemias.

O Programa de Combate a Febre Amarela e Dengue – PCFAD – está realizando o bloqueio da transmissão, aplicando inseticida por UBV Costal e UBV Pesado nos bairros que estão positivos. Mas o trabalho não será eficiente se não eliminarmos os criadouros que se formam dentro das nossas casas.

BUERAREMA: FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS CONSIDERADOS NÃO ESSENCIAIS É SUSPENSO

 

BUERAREMA - FOTOS PRAÇA E PAULO PORTELA (4)

Como medida temporária e emergencial de prevenção de contágio pelo COVID-19, a Prefeitura de Buerarema suspendeu o funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais por sete dias, com limite de permanência simultânea de no máximo quatro clientes por m². O decreto tem  vigência a partir desta quarta-feira (06).

Os estabelecimentos tipo delivery poderão permanecer em funcionamento seguindo as determinações do decreto regulamentador do comércio, com apenas uma das postas abertas pra pedidos e pagamentos. Os bares e academias também terão o funcionamento suspenso.

O decreto também altera o horário de funcionamento das farmácias, estendido de 20h para às 22h e mantém a suspensão dos eventos de qualquer natureza que reúna 30 pessoas ou mais e necessite da autorização do Poder Público.

As medidas poderão sofrer alterações, ajustes ou revogações, podendo ser prorrogados os prazos mencionados, de acordo com a diretrizes emitidas pela Organização Mundial de Saúde.

 

ITAPETINGA: NOTA DE ESCLARECIMENTO

WhatsApp-Image-2020-03-30-at-13.56.34-990x442 (1)

Faleceu no Hospital Cristo Redentor, na noite desta terça-feira, 05, uma mulher de 38 anos. Redes sociais já noticiam o falecimento como suspeito de covid-19.

A secretaria de saúde esclarece, no entanto, que a vítima ainda não estava sendo considerada suspeita, uma vez que não apresentava dados epidemiológicos e nem resultado de exames de imagem condizentes com a doença. Porém, por apresentar sintomas clínicos, como febre, tosse secretiva, dificuldade respiratória, com indicação de broncoaspiração, a paciente, que foi internada nesta segunda, 04, teve recomendação para isolamento e material coletado hoje pela VIEP, após o falecimento, como medida de segurança. O material será enviado ao Lacen para análise, nesta quarta, 06.

A vítima será enterrada no Corgão, distrito de Macarani, sua cidade natal. Como ditam os protocolos de segurança, o corpo sairá do hospital em caixão fechado e não haverá velório, conforme acordado pelos secretários de saúde de Itapetinga e Macarani.

NOS 20 ANOS DO SHOPPING JEQUITIBÁ, MANOEL CHAVES NETO APOSTA EM UNIÃO E ENCARA FUTURO COM OTIMISMO

shopping 20 anos 3Iniciativa pioneira e visionária do empresário Helenilson Chaves, o Shopping Jequitibá esta completando 20 anos hoje. Maior centro comercial do Sul da Bahia, a pandemia do coronavirus, que provocou o fechamento do comércio em Itabuna, transformou a data num momento de reflexão sobre o futuro encarado com otimismo pelo diretor do Jequitibá Manoel Chaves Neto.

P- Como você resume estas duas décadas do Shopping Jequitibá?

Manoel Chaves Neto- Quero agradecer, agradecer e agradecer por hoje completarmos 20 anos de vida, de relação e de muito amor por Itabuna e todo Sul da Bahia. Estas duas décadas passaram voando, ultrapassamos diversos obstáculos, vencemos dezenas de crises, chegamos até ficar órfãos do nosso fundador e idealizador Helenilson Chaves.

Entretanto, as raízes do Shopping Jequitibá são fortes, profundas e sólidas, proporcionado estarmos comemorando seus 20 anos, com empreendimento, completo, regional, dominante no Sul da Bahia.

Fomos pegos de surpresa pela forma avassaladora da pandemia, fazendo com que mudássemos por completo nossas programações e atividades comemorativas para esta data. Ainda assim, continuaremos constantemente atentos, trabalhando duro, estudando e nos adaptando para manter o Shopping Jequitibá por muitas décadas como um equipamento único e de vanguarda para o novo normal.

P- Hoje temos 46 dias do Decreto Municipal que culminou com o fechamento de todo comércio. Em relação ao Shopping Jequitibá, como está sendo este momento e quais os impactos?

MCN- Está sendo dificílimo, pois a Pandemia COVID 19 interrompeu repentinamente o ciclo operacional do shopping Jequitibá e dos nossos lojistas, por consequência, colocando todos numa fragilidade econômica e financeira de fluxo de caixa, entretanto, os reais impactos só saberemos no médio prazo.

P- Qual geração de empregos do Shopping Jequitibá?

MCN- Juntamente com nossos lojistas, aproximadamente 1.300 empregos diretos.

P-Haverá demissões no Shopping Jequitibá?

MCN- Não iremos demitir nossos colaboradores, pois utilizaremos todos os benefícios do Governo Federal para segurar ao máximo todos os postos de trabalho existentes antes da COVID 19.

P-Já existem cerca de 80 shoppings centers abertos no Brasil. Quando serão abertas as portas do shopping Jequitibá?

MCN- A abertura do shopping Jequitibá está diretamente ligado ao prazo estipulado no Decreto Municipal em vigor, Entretanto estamos conscientes que para abrir o Jequitibá, necessariamente os hospitais da nossa cidade terão que estar estar minimamente estruturados para enfrentamento das futuras demandas que virão. Hoje está situação carece da chegada de respiradores, pois só temos 10 leitos de UTI’s da Sta. Casa.

P- Qual será o protocolo de abertura para o Shopping Jequitibá?

MCN- Neste período nós adequamos o Shopping Jequitibá, com as normativas e protocolos listados pela OMS, com objetivo de prevenir e dar segurança à saúde de todos que ali frequentam.

P- As lojas que estavam contratadas e com previsão de abertura, serão concretizadas?

MCN- Nestes últimos 46 dias, tivemos várias evoluções na construção de lojas VIVARA, Natura, ISE Grelhados e Restaurantes e Meu Chapa, além da reforma da Patroni. Em fase de análise final de projetos, temos a Barbearia e a Gráfica que ficarão na alameda de serviços.

P- Quantas lojas o shopping Jequitibá já fecharam as portas por força da COVID 19?

MCN- A I Place já apresentava desde 2019 o desejo de fechar por motivos de não descolar ponto de equilíbrio e face a pandemia, e consequentemente aumento do dólar os produtos importados aumentariam de preço e possivelmente haveria retração de vendas.

P- Como está a relação da administração do Shopping com seus lojistas?

MCN- Nossa relação é de união, transparência e parceria reforçada, pois só sairemos desta crise unidos, com muito trabalho e criatividade.

P- Qual a perspectivas, novidades do Shopping Jequitibá?

MCN- Nossa perspectiva é mantermos o Shopping Jequitibá sempre atraente, aconchegante, seguro para receber bem cada vez mais nossos clientes. Além disto, vamos demandar esforços para criar novas alternativas de canais de vendas e distribuição para nossos lojistas.

POÇÕES: PREFEITURA INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DO BELA VISTA

95951139_1175582836106778_8454418783149228032_n

A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (04), com transmissão ao vivo pelas redes institucionais, a Unidade de Saúde Amedeo Sangiovanni, no bairro Bela Vista.

A entrega da Unidade à comunidade foi feita pelo prefeito Leandro Mascarenhas e seu vice Jorge Luis. O ato também contou com a participação dos vereadores Leordino Oliveira, Joaquim Moreno, Nelson Machado, Jorlando Penha (Lande), Carlos de Jesus (Careca), Afonso Martins (Afonsinho) e Eduardo Barbosa.

Durante a solenidade, que teve início às 18h30, o prefeito Léo Mascarenhas parabenizou os trabalhadores da Saúde pelo empenho na construção do espaço. “Na pessoa do nosso secretário de saúde, Jorge Luis, parabenizo a todos que lutaram pela construção da Unidade, mesmo diante de todas as dificuldades. Hoje estamos entregando uma estrutura que não foi apenas reformada, mas completamente requalificada e ampliada com recursos próprios do município para atender bem nossos moradores. Nossas ações não são só na área da saúde, trabalhamos em todos os setores para transformar a vida de todos, como as 300 casas; 7km de ciclovia; pavimentação de três avenidas e dezenas de ruas; reforma de 33 escolas; 5 km de construção de rede de esgoto; construção das Praças Monsenhor Honorato, Açude e Primavera; construção do novo cemitério; mais de 2 mil km de recuperação de estradas vicinais; entre outras iniciativas”, destacou.

Jorge Luis comemorou a inauguração. “Com essa entrega damos mais um passo na estruturação da política pública de Saúde em nosso município. A luta em prol de uma saúde pública de qualidade será constante. O sentimento de gratidão é enorme. Estou muito feliz em poder concretizar essa obra tão aguardada pela comunidade. Nós fazemos gestão. Aproveito o momento para destacar que todas as unidades de saúde do município foram reformadas e, recentemente, inauguramos a Farmácia Básica. Já deixo avisado aqui que muito em breve o novo Centro de Fisioterapia será entregue também”, ressaltou.

Antes, mais de duas mil pessoas eram atendidas em um espaço alugado, com médicos, enfermeiros, dentista e técnicos em enfermagem. Agora, os serviços são oferecidos em um novo local que dispõe de aparelhos de última geração e salas climatizadas, dando toda dignidade e conforto que os moradores e os profissionais da Saúde merecem.

GOVERNADOR ENCAMINHA PROJETO DE LEI À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA COMBATER FAKE NEWS

Foto_Elói Corrêa_GOVBA

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (4), o governador Rui Costa destacou o projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (5), para combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em toda a Bahia. A medida é adotada após o compartilhamento de uma série de fake news envolvendo a disseminação e o combate ao novo coronavírus no território baiano.

O projeto estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas. O projeto será votado pela Alba e posteriormente sancionado pelo governador. O valor da multa, que será usado pelo Estado no combate a pandemias, vai ser definido após o projeto ser votado na Assembleia.

“Esse é um enfrentamento à calúnia, mentira, falsidade e oportunismo. Nós iremos identificar esses criminosos, denunciá-los ao Ministério Público da Bahia e entraremos com ação criminal e indenizatória contra todos aqueles que utilizarem essa prática de compartilhamento de mentiras dentro e fora do estado”, afirmou Rui.

Ainda na transmissão ao vivo, o governador revelou que a realização de exames para diagnóstico da Covid-19 foi iniciada nesta segunda-feira (4) em Vitória da Conquista e Barreiras. Durante três dias serão realizados exames simultâneos nos laboratórios das duas cidades e as amostras do mesmo paciente serão encaminhadas também ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia  (Lacen) para que a técnica possa ser validada.

Outro ponto citado por Rui foi o incremento na equipe de funcionários do Lacen para viabilizar que todos os profissionais que atuem nas unidades de saúde da Bahia possam realizar testes para o novo coronavírus. “Colocaremos trabalhadores em horário extra no Lacen para testar as equipes de saúde dos municípios com o maior número de casos. Iremos testar profissionais das UPAs, postos de saúde, hospitais estaduais. Essa ação alcançará também vigilantes, agentes de limpeza, entre outros profissionais. A nossa meta é dobrar o número de exames realizados no Lacen e esses testes das equipes começam ainda nesta semana”.

IBICARAÍ: SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTÁ EMITINDO E RENOVANDO DAP POR E-MAIL E TELEFONE

DAP

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico avisa a todos os agricultores, Associações Rurais, Instituições de Ater, Secretarias e Diretorias Municipais de Agricultura que o escritório da Bahiater Litoral Sul está funcionando, conforme Decretos Estadual e Municipal, em sistema Home Office. De acordo com o secretário Joadson Evangelista, as emissões e renovações de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) começaram a ser feitas desde ontem, segunda-feira, dia 04 de maio, através do e-mail seagriuniaoetrabalho@gmail.com ou pelo telefone (73) 98156-6282. Contudo é preciso obedecer a alguns critérios:

-Escanear ou fotografar pelo celular toda documentação dos agricultores e enviar por e-mail, junto com o formulário preenchido, incluindo a renda anual da produção rural e as rendas externas (aposentadoria, se rural ou urbana, bolsa família), necessário os valores anuais preenchidos pelo técnico, assinado pelo agricultor e pelo técnico;

-Em caso de união estável preencher esse formulário que segue anexo e assinar o casal e 2 testemunhas (Não precisa reconhecer firma nesse momento);

 -Em caso de Assentado da Reforma Agrária é necessário cópia da RB e DAP dos filhos. DAP Jovem para quem vive na unidade familiar, obedecendo os critérios;

 Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, que fica situada no anexo da rodoviária ou contatar pelo telefone, WhatsApp ou e-mail, marcando o dia e horário para atendimento, para evitar aglomeração.

ITAPETINGA: PREFEITURA INICIA DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE MERENDA ESCOLAR

WhatsApp Image 2020-05-04 at 23.23.27

A prefeitura de Itapetinga iniciou a distribuição dos kits merenda escolar para as famílias dos alunos da rede municipal. O processo começou sem tumulto e sem filas, respeitando os protocolos de segurança e distanciamento.

Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, para a montagem dos mais de 11 mil kits, o município precisou complementar, com mais de 170 mil reais, de verbas próprias, o valor do recurso da merenda escolar, enviado pelo governo federal.

“Neste momento, que a renda familiar tende a diminuir, a prefeitura se preocupou em fornecer um kit por aluno e não por família”, afirmou o prefeito ao contar que uma mãe chegou a receber 9 kits.

Os pais saíram satisfeitos com a iniciativa. “Em meio a toda essa situação difícil que estamos passando é importante o município está se preocupando com os seus alunos. Foi uma iniciativa muito importante para todos os seus munícipes. Com toda essa pandemia, os preços dos itens de alimentação básica subiram bastante, então veio para colaborar muito”, reconheceu Andreia, mãe de aluno.

Os kits têm o objetivo de garantir a qualidade nutricional dos alunos, principalmente aqueles que tinham a merenda escolar como uma das suas poucas refeições. “A gente espera dar qualidade e conforto principalmente para aqueles alunos que dependem da merenda para complementação da sua alimentação”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

BUERAREMA: DECRETO PRORROGA POR MAIS 15 DIAS A SUSPENSÃO DAS AULAS MUNICIPAIS

95630586_868603313622916_5007405226836099072_o

Foi prorrogada por mais 15 dias, com vigência nesta segunda-feira(04) a suspensão das atividades letivas de todas a unidade escolares integradas da Rede Municipal de educação e Rede Privada de ensino licenciados pela Prefeitura de Buerarema.

A prorrogação se estende às atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social voltadas ao atendimento ao público, especificamente quanto ao Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas do CRAS e oficinas do CREAS expediente externo na sede da prefeitura e demais secretarias, que também ficam suspensas por mais 15 dias com exceção dos setores essenciais.

Quanto aos cultos religiosos, fica suspensa a realização de qualquer segmento, pelo prazo de 30 dias, com início de vigência em 30 de abril, data da publicação do decreto 406/2020.

Todas as providências são tomadas no sentido de contenção adequada da propagação do vírus ou de impedir que este ocupe patamares que produzam o caos na rede municipal de saúde, uma vez que a grande aglomeração de pessoas contribui para a rápida disseminação da doença.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia