:: ‘Cidades’
ITAJUÍPE: PREFEITO PRORROGA FECHAMENTO DO COMÉRCIO POR MAIS 15 DIAS
Foi publicado, nesta segunda-feira, 20, no Diário Oficial do Município de Itajuípe, o decreto nº 43/2020, que prorroga o fechamento das principais atividades comerciais por mais 15 dias no município. Com este decreto, somente os serviços essenciais continuam autorizados a funcionar.
O Decreto 043/2020 reforça as determinações instituídas em 20 de março de 2020, com a suspensão de atividades comerciais não essenciais, visando à proteção da população e a prevenção do contágio por COVID-19 no município. Nesta terça-feira, 21, o prefeito Marcone Amaral marcou uma reunião virtual com a Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe sobre o tema.
Apesar da grande preocupação com a situação econômica no município, o prefeito ressalta a prioridade com a proteção da saúde da população. Em Itajuípe são 09 casos confirmados de COVID-19 por exames, fato que motiva a gestão municipal a garantir a mínima circulação de pessoas no comércio do município.
O prefeito Marcone Amaral argumenta que “É importante entender o sofrimento econômico que todo o país está passando, inclusive Itajuípe. Mas neste momento é preciso priorizar a vida humana e Itajuípe segue na linha para determinar o que for necessário para que a população esteja protegida”, declarou.
FLORESTA AZUL: PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DE EPIs
A Prefeita Gicélia Santana em parceria com a Secretaria de Saúde fez a entrega de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) as unidades de saúde do município, equipamentos necessários para garantir a proteção dos profissionais de saúde e dos pacientes.
Dentre os equipamentos, foram entregues: Luvas de procedimento, aventais descartáveis, máscaras, máscaras N95, óculos, protetores faciais, álcool 70%, álcool gel, sabões líquidos, toucas e outros.
Os EPIs são fundamentais para o trabalho com segurança da equipe de saúde, assim como de todos os pacientes, principalmente nesse momento de pandemia pelo vírus do Covid19 que se propaga com grande facilidade.
ITAJUÍPE: APÓS REUNIÃO COM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, COMÉRCIO CONTINUA FECHADO

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral realizou, neste sábado, 25, uma reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe, a ACEI, sobre a possibilidade de flexibilização para a reabertura do comércio local.
Considerando os últimos acontecimentos no município de Itajuípe, que já conta com 12 casos confirmados de COVID-19, e o crescimento exponencial de casos em Itabuna e Ilhéus, grandes centros comerciais próximos a Itajuípe, foi decidido entre os representantes da ACEI e o Prefeito Marcone Amaral que se mantenha o fechamento do comércio.
Outro ponto decisivo na tomada desta deliberação foi a observação do Governo da Bahia de apenas flexibilizar a abertura do comércio somente após 14 dias a partir da última confirmação de um caso positivo na cidade.
Para o Prefeito Marcone Amaral, “A situação que o comércio está passando é de muita tristeza e de muita preocupação para a cidade, mas entendemos que são necessárias muitas ações para que cheguemos à flexibilização do comércio. Estamos todos juntos trabalhando para que isso aconteça com segurança”, declarou.
POTIRAGUÁ: MANOEL LISBOA SE FILIA AO PR E DEIXA VEREADORA EM SITUAÇÃO COMPLICADA APÓS JANELA PARTIDÁRIA
O grupo de oposição da cidade de Potiraguá além de não conseguir apresentar quem será o candidato para a sucessão municipal, também vem tendo bastante dificuldades em organizar os partidos políticos.
Conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral, o período chamado de “janela partidária”, no qual vereadores que pretendiam concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2020 poderiam mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo até o último dia 3 de abril, seis meses antes da realização do primeiro turno do pleito, marcado para 4 de outubro.
Porém, em Potiraguá aconteceu um fato meio que desconfortável para o grupo que se denomina oposição do gestor municipal. O vereador Manoel Lisboa, que se filou ao PSB que tem como presidente do partido a vereadora Idene Reis, acabou voltando atrás e se filiando novamente ao seu antigo partido de origem, o PR. Sendo assim, a vereadora ficou solitária em um partido que pode não reelegê-la, já que seu grupo pode não atingir o coeficiente partidário para conseguir eleger ao menos um vereador.
No último dia 23 de abril o TSE submeteu as relações com os prazos finais de filiações dos vereadores que pretendiam disputar a reeleição, sendo assim, não há mais tempo hábil para os mesmos resolverem esta situação.
ITABUNA: AÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO GARANTE LIMINAR DE PROTEÇÃO AOS MÉDICOS

O Sindimed-BA acaba de obter importante vitória, na Justiça do Trabalho, nesta sexta-feira, 24, quando a 2ª Vara do Trabalho de Itabuna deu provimento aos principais pontos demandados em defesa dos médicos, em Ação Civil Coletiva movida contra o município de Itabuna.
Decisão do juiz Camilo Fontes de Carvalho Neto determina o afastamento imediato das atividades de todos os médicos integrantes do grupo de risco, bem como o fornecimento de todos os EPI´s necessários para o atendimento no combate ao Covid-19 a todos os profissionais substituídos e, que se proceda exame de detecção da doença em todos os profissionais que apresentem seus sintomas.
Veja os detalhes dos pontos decididos pela liminar:
1) AFASTE das atividades presenciais, e enquanto durar o estado de calamidade pública, através de teletrabalho, de férias ou licença remunerada, assegurando-se todos os direitos e benefícios do contrato de trabalho e substituindo-os, caso necessário e preenchidos os requisitos legais, por outros a serem contratados 24/04/2020 em caráter emergencial, os médicos da rede pública de atendimento aqui representados que integram o grupo de risco, quais sejam:
2) àqueles com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que devem ser afastados no prazo de 24 horas contados da notificação da presente decisão;
3) gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão, doentes renais, ou com quaisquer outras afeções que deprimam o sistema imunológico, tais como, câncer, Aids, doenças autoimunes e outras, no prazo de 24 horas após a efetiva comprovação documental de sua condição ao respectivo gestor;
4) FORNEÇA, no prazo de 24 horas, a todos os profissionais de saúde representados pelo Sindicato autor os seguintes equipamentos de proteção individual: sabonete líquido, álcool Gel 70%, aventais descartáveis e de maior gramatura, máscara cirúrgica, máscara de proteção respiratória (respirador particulado) máscara N 95 ou PFF2, óculos ou protetor ocular, protetor facial ou Face Shield, luvas, gorro e capote impermeável em grande escala de fornecimento, observando a quantidade suficiente e necessária, além de providenciar a capacitação para os profissionais de saúde sobre o uso de EPI;
5) REALIZEM, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, exame de detecção rápida do Covid-19 em todos os médicos aqui substituídos e que apresentem sintomas sugestivos da doença para, consequentemente, adotar os protocolos de isolamento e tratamento em caso de confirmação do médico com o CORONAVÍRUS.
IBICUI: TICOMIA DIVULGA NOTA CANCELANDO EDIÇÃO DE FESTA DESTE ANO
Ao longo dos nossos 32 anos de história nunca nos deparamos com um momento tão delicado. Infelizmente é uma realidade e é algo que deve ser tratado com muita seriedade e responsabilidade. Precisamos fazer a nossa parte para que juntos possamos vencer essa batalha, e assim estaremos juntos logo em breve, compartilhando sorrisos, abraços e boas energias!
Em razão às recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Estado e pelo decreto da Prefeitura Municipal de Ibicuí, diante da pandemia do COVID-19 que assola todo o nosso país, a família Ticomia, com muita tristeza, vem por meio deste anunciar o cancelamento do nosso evento que aconteceria no dia 20 de junho deste ano de 2020.
Estamos sempre pensando no bem do próximo e desejamos que tudo isso se resolva logo!
O São João além de trazer alegria para milhares de pessoas, também gera renda para muitas outras envolvidas direta e indiretamente! Temos uma GRANDE FAMÍLIA, e juntos somos os responsáveis em deixar tudo impecável para que vocês curtam da melhor maneira possível. Prestadores de serviço, carregadores, profissionais de saúde, fornecedores, seguranças, artistas, baleiros, encarregados de limpeza, decoradores, etc. A todos esses deixamos aqui a nossa solidariedade. Estamos juntos nesses momentos difíceis também, e não hesitem em nos procurar, caso estejam precisando de alguma ajuda.
Não só eles, mas todos vocês que também fazem parte da nossa história. Estamos de coração aberto para ajudar!
No mais, esperamos que todos fiquem bem! Cuidem da saúde e ajam de maneira responsável, sempre seguindo as recomendações que estão sendo passadas.
Por aqui estamos fazendo a nossa parte e em breve estaremos juntinhos mais uma vez para curtir do jeito que amamos!
ATÉ 2021!
Ticomia, AQUI É DIFERENTE! ❤
ILHÉUS: NOTA DE ESCLARECIMENTO: BIG MEIRA SUPERMERCADOS
O Big Meira Supermercados vem a público esclarecer os fatos ocorridos por volta das 8h30m da manhã de hoje, 25/04/2020, onde houve deslocamento de parte do telhado da loja causando o rompimento da estrutura próximo aos caixas. Apesar de estar em pleno funcionamento, não houve qualquer vítima ou feridos.
O Big Meira reitera o zelo e cuidado para com seus funcionários e clientes e ressalta que faz revisões periódicas em suas estruturas com o auxílio de engenheiro e já tomou as devidas providências junto aos órgãos oficiais, Defesa Civil, Policia Militar e Perícia Técnica, bem como conta com a contratação de profissionais capacitados a fim de efetuar nova avaliação de toda a estrutura buscando maximizar todas as medidas de segurança e emissão de laudo esclarecendo o motivo.
É certo que um acontecimento como este exige tomada de providências para verificação das razões do ocorrido, o que desde já está sendo feito.
Aproveitamos para informar que, por medida de segurança, a Loja BIG MEIRA permanecerá com suas atividades suspensas até que as autoridades e profissionais efetuem uma perícia técnica e os reparos necessários.
Agradecemos a compreensão e preocupação dos funcionários, clientes e parceiros, pedimos desculpas pelos possíveis transtornos e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
ITABUNA: UPA 24H RECEBE ADEQUAÇÕES PARA REALIZAR TRIAGEM DE PACIENTES COM SUSPEITA DO COVID
Para ser utilizada como um Centro de Triagem para pacientes com suspeita do Covid-19 (Coronavírus), a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 Horas), no bairro Monte Cristo, em Itabuna, passou uma série de adequações em sua estrutura física, de modo a atender os padrões sanitários exigidos pelos órgãos de saúde. Nos últimos dias, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou intervenções que vão garantir a segurança, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde que trabalham no local.
A UPA 24h dispõe de 13 (treze) leitos, sendo 10 (dez) leitos clínicos e 3 (três) leitos de terapia invasiva para estabilização do paciente, com ventilador mecânico, monitor e bombas de infusão. Dentre as modificações realizadas na Unidade, destacam-se a instalação de guichês, que estarão garantindo maior isolamento da equipe profissional, e a modificação da garagem da ambulância, que mudou o fluxo de entrada de pacientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas essas intervenções visaram a garantia dos padrões sanitários e de segurança para os servidores.
Em paralelo as intervenções na UPA 24h, a Prefeitura de Itabuna segue trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Na última terça-feira, o Governo do Estado da Bahia anunciou que estará viabilizando a implantação de 21 leitos de UTI e 38 clínicos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Em reunião com o Governador Rui Costa, o prefeito Fernando Gomes anunciou ainda o que o município irá disponibilizar R$ 4 milhões para a compra de 30 respiradores, que equiparão UTIs no Hospital de Base.
BUERAREMA: PREFEITURA IMPLANTA CENTRAL DE MONITORAMENTO E COMBATE AO COVID-19

A central funcionará como rede de apoio que dará todo suporte ás famílias em isolamento e pacientes em isolamento
Com objetivo de monitorar e abastecer de informações em tempo real das ações operacionais realizadas pelos principais agentes fiscalizadores e de monitoramento de campo instituídos na cidade: barreiras sanitárias, guarda civil municipal e polícia militar, fiscais do comércio, vigilância sanitária e denunciantes da sociedade, a Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria de Saúde implantou a Central de Monitoramento e Combate ao COVID-19.
A sede da Central, que funciona 24h por dia, fica localizada no prédio da Biblioteca Municipal e, conta com uma equipe estruturada voltada ao suporte à secretaria de saúde e vigilância epidemiológica e sanitária do município, como rede de apoio ao combate ao novo coronavírus.
O espaço preparado especificamente para esse fim é equipado com computadores, impressora, telefones/whatsapp (para contato direto com a população e possíveis denunciantes) e rádios para comunicação entre os agentes operadores da fiscalização e monitoramento das ações de combate ao COVID, além de dispor de local para guarda de todo o material destinado às equipes das barreiras sanitárias, vigilância sanitária volante, fiscais Covid-19 comércio.
Toda situação que favoreça a disseminação do vírus na cidade e, consequentemente leve risco à comunidade, como aglomerações de pessoas, estabelecimentos que descumprem as determinações do decreto municipal, pessoas monitoradas que não estejam cumprindo o isolamento social , entre outras, podem e devem ser denunciadas à Central através dos contatos: (73) 98843-4193 ou 98809-0313.









































