:: ‘Bahia’
ROMA DIZ QUE “NEUTRALIDADE” DE ACM NETO SOBRE PLEITO NACIONAL ENFRAQUECE ENGAJAMENTO DE ELEITORES DE BOLSONARO
O deputado federal e ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), disse que a não manifestação de apoio do candidato a governador ACM Neto (União Brasil) pode ser uma barreira para que eleitores que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) na Bahia e que votaram nele e na candidata ao Senado, Raíssa Soares (PL), escolham o ex-prefeito de Salvador nas urnas no próximo dia 30.
“É muito pouco provável que um eleitor de Lula vá votar no ex-prefeito ACM Neto porque o 13 vai ter o candidato 13 na Bahia. Não manifestar, portanto, esse posicionamento enfraquece a chegada desses eleitores de Bolsonaro”, avaliou Roma, na manhã desta quarta-feira (5), em entrevista à Rádio A Tarde FM, de Salvador.
O ex-ministro da Cidadania disse que essa postura do eleitorado independe da posição dele e de Raissa Soares. “O eleitor de Bolsonaro está vendo a importância dessa eleição para o futuro do Brasil. Ele almeja votar em um candidato que esteja vinculado ao presidente”, explicou Roma.
Ele, entretanto, afirmou que fez questão se manifestar politicamente com clareza. “Eu não estarei apoiando o PT nem na Bahia nem no Brasil”, salientou Roma, que criticou a posição do ex-prefeito de Salvador de não definir apoio nacional também no segundo turno das eleições estaduais.
O ex-candidato do PL ao governo da Bahia comentou ainda que a neutralidade de ACM Neto no segundo turno “não gera entusiasmo em mim nem em nenhum eleitor do presidente Bolsonaro. As manifestações nas redes sociais, mesmo durante a nossa live [realizada na noite de terça-feira], demonstravam que muitos ficam desestimulados em apoiar o ex-prefeito que, mais uma vez, quer as benesses de uma fatia do eleitorado, mas não consegue se comunicar adequadamente com essa fatia”.
Roma citou, por exemplo, a questão da diminuição de impostos e da pauta de costumes. “Que estrutura de liderança é essa que não consegue sequer manifestar opinião sobre o que nós queremos para o futuro do Brasil”, indagou. O ex-ministro da Cidadania citou frase do ex-presidente norte-americano FranKlin Roosevelt, segundo quem “o caminho para o insucesso certamente é querer agradar a todos”.
O deputado federal João Roma ainda ressaltou que questões pessoais não determinam as decisões políticas dele. “Nosso papel como líder político e homem público é não deixar diminuir as discussões sobre o futuro da Bahia e do Brasil a questões pessoais. O que temos que tratar com clareza é a nossa responsabilidade perante o futuro da população”, enfatizou. “A minha posição não significa a superação de qualquer assunto. A minha posição não significa aproximação pessoal, significa posicionamento político, o que eu acredito para o futuro da Bahia e o futuro do Brasil”, declarou Roma.
JERÔNIMO DESTACA PLANOS PARA EDUCAÇÃO E AFIRMA: “VAMOS AVANÇAR EM TODAS AS ÁREAS”
Petista afirmou que desenvolvimento da Bahia passa por um avanço na Educação
O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou seus planos para garantir o avanço da Educação na Bahia e afirmou que o fortalecimento do estado passa por investimentos no segmento e na criação de oportunidades para os jovens. O petista cumpre agenda eleitoral nesta quinta-feira (29) nas cidades de Ruy Barbosa, Itaberaba e Santo Estevão.
“O futuro da Bahia e do Brasil está intimamente ligado a um avanço na educação. No meu governo, nós iremos atuar para cercar os jovens com oportunidades de desenvolvimento. Vamos ampliar e fortalecer nossos programas como o Partiu Estágio, Bolsa-presença, o Mais Futuro, o sistema de monitorias. Iremos associar o avanço na educação com a criação de oportunidades de empregos, vamos investir no ensino profissionalizante, educação em tempo integral. Faremos de tudo para garantir que a Bahia avance em todas as áreas.
O candidato do Time de Lula destacou que irá seguir com investimentos em infraestrutura para a educação baiana, com reforma e construção de novas escolas. O petista ressaltou ainda a necessidade de uma atuação coordenada e integrada para garantir o avanço da Educação na Bahia.
“Vamos melhorar toda cadeia estratégica da Educação desde as creches. Manteremos nossos investimentos em infraestrutura e vamos atuar na valorização dos profissionais”, complementou o postulante petista ao Palácio de Ondina.
Jerônimo ressaltou seus principais planos para o segmento: a universalização da oferta do ensino em tempo integral; oferta do ensino profissionalizante; e uma política de valorização dos professores. “Eu sou professor, sei o quão importante é investir em uma boa formação dos professores, valorização, plano de carreira. Nós estaremos ao lado dos professores, meu governo será marcado pelo diálogo constante”, afirmou o candidato.
O petista destacou ainda que irá atuar para fortalecer a política de assistência estudantil no Ensino Superior, e que irá atuar para garantir a expansão e melhoria das universidades estaduais, além de pleitear ao presidente Lula (PT) pela expansão do Ensino Superior Federal na Bahia.
Conheça mais sobre Jerônimo (PT) e suas propostas para toda Bahia
No site oficial do candidato de Lula na Bahia (https://jeronimogovernador13.com/) você encontra informações sobre a história de Jerônimo, a agenda oficial, o plano de governo e tem acesso a fotos, vídeos e jingles. Também pode acompanhar e participar no Facebook/Instagram (@jeronimorodriguesba), Twitter (@jeronimoba13) e Youtube (@JeronimoRodrigues).
ROSEMBERG COMEMORA RESULTADO DA PESQUISA ATLASINTEL E AFIRMA: “A BAHIA TEM LADO”
Novo levantamento indicou Jerônimo Rodrigues (PT) na liderança do pleito estadual
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou a nova rodada da pesquisa Atlasintel, divulgada nesta terça-feira (27) pelo jornal A Tarde, que indica a liderança de Jerônimo Rodrigues (PT) com 46,5% das intenções de voto na disputa pelo Palácio de Ondina. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) afirmou que o resultado representa que a Bahia tem lado.
“As pesquisas indicam o que nós temos visto pela Bahia. Todo evento de Jerônimo e do nosso Time é casa lotada, já os do outro lado. O Brasil tem jeito, a Bahia tem lado, e a história baiana indica isso. A Bahia não é da turma do tanto faz e nem sente saudades da época que tinha um dono”, afirmou o petista.
O parlamentar reforçou ainda a avaliação de que Jerônimo será eleito no primeiro turno, assim como foi com Jaques Wagner (PT) e Rui Costa, em 2006 e 2014, respectivamente. Rosemberg avaliou que o crescimento do atual postulante petista ao Palácio de Ondina é uma resposta do povo baiano a gestão estadual de Rui Costa.
“Jerônimo é Lula, Jerônimo é Rui, Jerônimo é Wagner, Jerônimo é Otto Alencar e Jerônimo é Jerônimo. Um homem do interior que batalhou muito, professor, duas vezes secretário estadual, ajudou Dilma e conhece toda Bahia, não começou a percorrer o estado só agora. O nome de Jerônimo foi uma escolha certeira do nosso Time, ele é preparado, competente, do diálogo e vai garantir que a Bahia siga avançando”, complementou Rosemberg.
A pesquisa confirmou ainda a tendência de queda do ex-prefeito Acm Neto (União Brasil) que marcou 39,6% das intenções de voto, já o ex-ministro João Roma (PL) registrou 9,9%. A pesquisa ouviu 1.600 pessoas entre os dias 22 e 26 de setembro e está registrada no TSE sob o número BA – 04292/ 2022.
DIREITA E CARLISMO: 40 ANOS DE DESPREZO PARA A REGIÃO SUL; QUEM DESENVOLVE A BAHIA É O PT!
O grupo do candidato ACM Neto governou a Bahia por 40 anos, período em que sempre estiveram alinhados ao governo federal. Itabuna, Ilhéus e a região foram tratadas com profundo desprezo.
Só com a chegada do PT essas duas cidades e nossa região passaram ser tratadas com prioridade. Lula e Dilma trouxeram a ferrovia, Porto Sul, Gasoduto, Universidade Federal, Escolas Técnicas.
Wagner e Rui trouxeram investimentos que geram desenvolvimento na região. Itabuna recebeu a barragem do Rio Colônia, Teatro Candinha Dórea, Policlínica, Escola de tempo integral, estádio amador, duplicação da Ilhéus – Itabuna.
A cidade irmã foi beneficiada com o Hospital Costa do Cacau, duas UPAs, Policlínica, urbanização e duplicação da orla Sul, Hospital Materno Infantil, Ponte Estaiada, saneamento em toda zona sul.
Então, para essas duas cidades e a região continuarem sendo tratadas como prioridades, vamos eleger LULA13, Jeronimo13 e Otto555.
ACM NETO LAMENTA MORTE DE ESTUDANTE APÓS ATENTADO EM BARREIRAS
O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lamentou nesta segunda-feira (26) a morte da estudante Jeane da Silva Brito, aos 20 anos, após um adolescente invadir uma escola e atirar contra alunos, em Barreiras, no Oeste da Bahia.
“Minha solidariedade à família e amigos da jovem estudante Jeane da Silva, que morreu hoje num atentado a uma escola em Barreiras. Que Deus possa confortá-los e que a comunidade escolar, assim como toda a cidade, possa superar este momento de dor”, disse ACM Neto.
“É HORA DE ELEGER UM GOVERNADOR QUE VIVE AS MESMAS LUTAS DO POVO NEGRO E BATALHADOR”, DIZ LULA
Lula manda mensagem aos eleitores baianos na reta final da campanha
A última semana de campanha eleitoral tem início com uma mensagem de Lula aos eleitores baianos. “É hora de a gente mostrar que a Bahia tem lado e eleger um governador que respeita os baianos, que entende e vive as mesmas lutas do povo negro e batalhador”, diz o candidato à presidência, no programa eleitoral de Jerônimo desta segunda-feira (26). “Em 2 de outubro, vamos juntos com o time do 13.”
No episódio, o senador Jaques Wagner ressalta a importância da parceria entre governos federal e estadual para que a Bahia e o Brasil possam vencer os desafios. “Para quem vai votar em Lula, a escolha natural é Jerônimo no governo do estado e Otto no Senado”, afirma. “O Brasil e a Bahia têm grandes desafios. Portanto, não adianta apenas eleger o craque do time. É preciso entrar em campo com o time completo. Com o mesmo projeto, a mesma camisa.”
Ao agradecer o carinho e as manifestações de apoio que recebeu durante a campanha, Jerônimo conta, no programa, que as muitas viagens pelo interior baiano nas últimas semanas foram um “reencontro com as origens”. “Andei por toda a Bahia minha vida inteira: primeiro como estudante, em busca de formação; depois como educador e gestor, organizando movimentos sociais, levando conhecimento e oportunidades para quem mais precisa”, lembrou. “Percorrer nosso estado inteiro como candidato não foi o começo da nossa caminhada, foi um encontro com as minhas origens e a minha história. Foi um encontro renovado com esta Bahia que mudou e quer seguir avançando.”
Conheça mais sobre Jerônimo (PT) e suas propostas para a Bahia
No site oficial do candidato de Lula na Bahia (https://jeronimogovernador13.com/), você encontra informações sobre a história de Jerônimo, a agenda oficial, o plano de governo e tem acesso a fotos, vídeos e jingles. Também pode acompanhar e participar dos perfis de Jerônimo no Facebook/Instagram (@jeronimorodriguesba), Twitter (@jeronimoba13) e Youtube (@JeronimoRodrigues).
ROSEMBERG REÚNE LIDERANÇAS DOS 26 MUNICÍPIOS DO LITORAL SULEM PLENÁRIA

Candidato à reeleição, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), promoveu neste sábado (10), em Itabuna, uma plenária sobre o seu mandato e perspectivas, somadas a chapa: Jerônimo (governador), Lula (presidente) e Otto Alencar (senador) para o Litoral Sul. O evento contou com prefeitos, vices, vereadores e ex-agentes políticos dos 26 municípios do território, além de candidatos à Câmara dos Deputados.
Em seu discurso, no Grapiúna Tênis Club, Rosemberg destacou que a Bahia tem evoluído, a cada gestão petista, de Wagner a Rui, e agora com a perspectiva de Jerônimo governar ao lado de Lula. “Ele [Jerônimo] será o governador que vai ter a oportunidade de cuidar das pessoas, muito mais do que Rui e Wagner, e nós não temos ego, a Bahia é o nosso foco”, mirou.
O parlamentar comparou as gestões estaduais junto a União. “No início, Wagner pegou Lula presidente, mas Rui enfrentou duas ‘tranqueiras’ como presidentes da República, Michel Temer e Bolsonaro, que têm contradição com a Bahia”, e seguiu, em direção à região, “não tem uma obra de expressão do governo Federal na Bahia. Vocês são testemunhas, a ligação Itabuna – Ilhéus está em execução com recursos baianos”, exemplificou.
Em tempo, destacou que a principal função do Estado é assistir aos mais pobres, e que o Executivo nacional, necessitará de deputados federais aliados a Lula. “Nós votamos em Dilma, mas foi eleito um Parlamento, que na sua maioria, desde o primeiro dia, queria tirar a presidente. Precisamos eleger deputados que deem governabilidade a Lula”.
Rosemberg visa o quarto mandato. No Litoral Sul obteve 27% dos 101.945 votos, em 2018, é o mais votado da região. É detentor da maior votação do PT e foi o segundo mais votado do Legislativo baiano. Lidera a bancada do governo Rui Costa e é titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos.












































