:: ‘Bahia’
BAHIA: ESTADO MONITORA REGIÕES AFETADAS PELA CHUVA E ENVIA EQUIPES DE APOIO AOS MUNICÍPIOS

Em Jequié, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio do 8° Grupamento de Bombeiros Militar, resgatou 268 pessoas e 25 animais atingidos pelas chuvas que inundam a região. As localidades do Centro, Ceavig, Mandacaru, João Romão, Curral Novo e Jequiezinho são as mais afetadas com o maior número de ocorrências.
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-PMBA) trabalha com equipes para levar água, comida, fraldas, remédios e roupa até os moradores isolados pela água. Entre os distritos que receberam os suprimentos estão Barreiros e Areião, localizados no município de Mirante, na região de Jequié.
Em atendimento à Situação de Emergência, o CBMBA dispõe de 50 bombeiros militares atuando na cidade de Jequié, além de outros 16, em Ipiaú. Embarcações e viaturas são utilizadas para o resgate de pessoas e animais em áreas alagadas. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado por meio do número de telefone 193.
Infraestrutura
Devido às chuvas na madrugada desta segunda-feira (26), em Jequié e região, alguns trechos de estradas e vias estão com tráfego interrompido, como a Ponte sobre o Rio de Contas, na BA-650, entre Ipiaú e Itagibá, onde o nível da água invadiu a pista.
A cabeceira da ponte sobre o Rio de Contas, na BA-130, entre a BR-330 e o acesso ao distrito de Itajuru, em Jequié, sofreu erosão, sendo necessária sua interdição e interrupção do trânsito de veículos no local, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Outras duas pontes sobre o Rio de Contas, nos quilômetros 00 e 01 na BA-647, entre Aiquara e Palmeirinha, também foram interditadas, após o aumento do nível da água do Rio de Contas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizou equipe técnica para acompanhar as ocorrências e, após a redução do nível da água no local, avaliará a estrutura dos equipamentos.
Defesa Civil
O Reservatório da Usina da Pedra, situado na Bacia do Rio de Contas, na região do município de Jequié, recebeu um volume de água expressivo em decorrência das fortes chuvas, o que tornou necessária a abertura das comportas para controle de cheia, elevando o nível de água do Rio de Contas. A ocorrência, que gerou alagamentos e inundações em Jequié e em municípios circunvizinhos, deixou 500 desalojados, 109 desabrigados e 6.500 outros afetados diretamente ou indiretamente pelas fortes chuvas só naquele município.
A Defesa Civil da Bahia (Sudec) deslocou uma equipe técnica para a região. Ela atua com vistorias, assistência ao município e orientando nas ações durante e pós-desastre. A população atingida é assistida com kits de ajuda humanitária, contendo cesta básica, colchões, lençóis, travesseiros, toalha e água mineral para atender a população atingida, em diversas localidades da Bahia.
Os dados gerais da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) apontam que, em todo o Estado, até a manhã desta segunda-feira (26), com base em informações repassadas pelas prefeituras das cidades alagadas, 2.212 pessoas estão desabrigadas, 24.758, desalojadas, e 178.091 são afetadas pelos efeitos diretos do desastre. Foram registrados ainda sete feridos e um óbito. No total, 205.071 pessoas foram atingidas pelas enchentes em 106 municípios baianos.
Decretos de Situação de Emergência já foram publicados por 85 cidades, que são: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jiquiriça, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Maracás, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmom, Milagres, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga e Barra do Rocha.
Municípios afetados:
1. Aiquara
2. Alagoinhas
3. Alcobaça
4. Aracatu
5. Arataca
6. Aurelino Leal
7. Baixa Grande
8. Barra da Estiva
9. Barra do Choça
10. Barro Preto
11. Belo Campo
12. Boa Nova
13. Brejões
14. Buerarema
15. Cachoeira
16. Canavieiras
17. Caravelas
18. Cardeal da Silva
19. Cícero Dantas
20. Coaraci
21. Dário Meira
22. Euclides da Cunha
23. Eunápolis
24. Fátima
25. Firmino Alvez
26. Ibicaraí
27. Ibicuí
28. Ibipeba
29. Ibirapuã
30. Iguaí
31. Ilhéus
32. Inhambupe
33. Ipiaú
34. Itabuna
35. Itaju do Colônia
36. Itajuipe
37. Itambé
38. Itanhém
39. Itapé
40. Itapebi
41. Itapetinga
42. Itapicuru
43. Itapitanga
44. Itaquara
45. Itarantim
46. Itororó
47. Ituaçu
48. Jequié
49. Jiquiriça
50. Jitaúna
51. Jucuruçu
52. Jussari
53. Lafaiete Coutinho
54. Maiquinique
55. Maracás
56. Marcionílio Souza
57. Mascote
58. Medeiros Neto
59. Miguel Calmom
60. Milagres
61. Mirante
62. Mutuípe
63. Nova Itarana
64. Nova Soure
65. Nova Viçosa
66. Olindina
67. Pau Brasil
68. Piripá
69. Planalto
70. Poções
71. Porto Seguro
72. Prado
73. Ribeira do Pombal
74. Ribeirão do Largo
75. Santa Cruz Cabrália
76. Santa Cruz da Vitória
77. Santa Luzia
78. São Félix
79. Teodoro Sampaio
80. Ubaitaba
81. Vereda
82. Vitória da Conquista
83. Wenceslau Guimarães
84. Contendas do Sincorá
85. Tanhaçu
86. Ubatã
87. Guaratinga
88. Ibirapitanga
89. Almadina
90. Barra do Rocha
91. Belmonte
92. Catu
93. Cipó
94. Floresta Azul
95. Gandú
96. Guanambi
97. Ibirataia
98. Ibotirama
99. Itagi
100. Itamaraju
101. Juazeiro
102. Manoel Vitorino
103. Maragojipe
104. Santo Antônio de Jesus
105. Sátiro Dias
106. Teixeira de Freitas
JERÔNIMO PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM DE GOVERNADORES, EM BRASÍLIA
A norma federal que determinou a uniformidade, em todo o país, das alíquotas do ICMS incidente sobre combustíveis foi a pauta central da primeira reunião do Fórum de Governadores com a participação do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (13), no Palácio do Buriti, e contou com a presença de outros 28 representantes dos Estados, entre atuais governadores e vices, além de governadores eleitos. O presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz) também participou do evento.
“É a minha primeira participação nesse fórum, recebi as boas-vindas, mas acima de tudo já apontando e traçando os nossos objetivos para trabalharmos de 2023 em diante, já alinhados com o Governo Federal, entendendo a importância dos temas que esse fórum discute”, afirmou Jerônimo após o encontro em Brasília. O governador eleito permanece na capital federal até esta quarta-feira (14), quando participa da posse do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU).
EMPRÉSTIMO É OPORTUNIDADE, DEFENDE ROSEMBERG NA VÉSPERA DE VOTAÇÃO EM PLENÁRIO
Aporte de recursos tem destino certo, as obras da nova rodoviária
Após o cumprimento do prazo do pedido de vistas da oposição, parlamentares votarão, amanhã (30), o Projeto de Lei 24.649/2022 que autoriza a contratação de crédito interno do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal, para investimentos em obras de infraestrutura. Segundo o líder da Maioria e relator da matéria, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), é muito importante a aprovação do PL, cujo resultado está vinculado ao novo vetor de desenvolvimento da cidade de Salvador, que é a obra da nova rodoviária.
Quando questionado sobre a necessidade de contratação de uma nova dívida, o parlamentar foi enfático: “Empréstimo é sempre oportunidade para o Estado, pois garante juros subsidiado e condições favoráveis de pagamento. Com grande capacidade de endividamento, é vantajoso que o Estado possa tomar um empréstimo e pagar de forma gradativa, usando o dinheiro guardado para investimentos mais imediatos. É apenas gestão e acho que o governador Rui Costa está correto”, avalia, ressaltando que o montante supriria apenas parte das despesas.
Também serão apreciadas matérias que tratam da pensão dos militares (PL 24.562/2022) e das contas do Tribunal de Contas do Estado, referentes ao exercício de 2020 (Ofício 2.885/2021).
RUI ASSINA PROTOCOLOS DE INTENÇÕES COM GRANDES EMPRESAS PARA INSTALAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NA BAHIA

O governador Rui Costa assinou, nesta terça-feira (22), cinco protocolos de intenções entre o Governo da Bahia, e grandes empresas que querem instalar, ou ampliar seus empreendimentos em municípios baianos. A cerimônia aconteceu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e se deu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A estimativa é que a implantação dos novos projetos somem R$ 8,38 bilhões em investimentos e gerem mais de 1.500 empregos diretos e cerca de sete mil postos de trabalho na fase de implantação.
“Este é um ato para comemorar, recepcionar, dizer sejam bem-vindos a investidores que acreditam na Bahia. Alguns deles já têm investimentos na área de alimentos e refrigerantes e estão ampliando seus empreendimentos. Outros estão chegando, como na área de energia renovável. Agora em dezembro, nós faremos outro ato para consolidar a parceria na área de automóveis elétricos. A Bahia tem seguido um ritmo diferente, de anos de crescimento e de inclusão e queremos colher os frutos disso na redução do desemprego, na melhoria da renda e na redução da desigualdade porque isso é um processo e acontece ao longo de anos”, afirmou o governador.
Os empreendimentos são nas áreas de alimentos, eletrodomésticos e energias renováveis. Os municípios beneficiados são Conceição do Jacuípe, Simões Filho, Gentio do Ouro, Sobradinho e Juazeiro. As signatárias dos protocolos com o Governo da Bahia são as empresas M. K BR S/A (Mondial Eletrodomésticos), Norsa Refrigerantes S.A. (Coca Cola), W. L Energia Ltda, Icó Energias Renováveis Ltda e Maracanã Geração de Energia e Participações SA.
“É um investimento significativo para o nosso estado. É uma honra imensa saber que tantos empresários estão olhando a Bahia com o foco diferenciado. O estado oferece os incentivos, através da SDE, que são atrativos para que as empresas tenham tanto os recursos, quanto os incentivos fiscais também”, explicou o secretário em exercício da SDE, João Neto Pinheiro.
Empreendimentos
No setor de alimentação, a Norsa Refrigerantes S.A. (Coca-Cola), vai ampliar sua atuação em Simões Filho, num empreendimento que vai investir R$ 245 milhões e gerar mais 125 empregos. A Mondial Eletrodomésticos, que já possui uma unidade em Conceição do Jacuípe, assinou protocolo de intenção para ampliar o empreendimento. A proposta é de que sejam investidos R$ 136 milhões e gerados 1.100 empregos, totalizando 4.615 empregos diretos. “A Bahia para gente é um estado muito bom porque logisticamente estamos no meio do Brasil, então faz sentido, pois daqui a gente atende o mercado do norte e nordeste e também do sul”, detalhou um dos fundadores da empresa, Giovanni Cardoso.
Na área de energias renováveis, a Maracanã Geração de Energia e Participações pretende investir R$ 5 bilhões na construção de um parque eólico em Gentio do Ouro, gerando 2.200 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos na obra. Em operação, o parque vai gerar 114 empregos diretos e 78 empregos indiretos. A W.L Energia LTDA, vai investir em Sobradinho em um projeto de geração de energia solar no valor de R$ 1,8 bilhões que, em operação, vai gerar 40 empregos diretos e 40 empregos indiretos. A Icó Energias Renováveis vai levar um empreendimento para Juazeiro, no valor de 1,2 bilhões, gerando 46 empregos diretos e 92 empregos indiretos.
Balanço
Entre 2015 e outubro de 2022, a Bahia implantou 418 empreendimentos, que resultaram no investimento de cerca de 45 bilhões de reais com geração de quase 64 mil empregos. Atualmente, o estado tem 327 empreendimentos incentivados em implantação, prevendo um investimento de quase 108 bilhões de reais e a criação de aproximadamente 26 mil vagas de emprego.
ILHÉUS: 3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO SUL – BAHIA ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 17 E 19 DE NOVEMBRO
A cidade de Ilhéus vai receber a 3ª edição do Festival Literário Sul – Bahia (FLISBA), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022. Pela primeira vez, o FLISBA ocorrerá de forma presencial e as mesas principais serão transmitidas pelos canais do Flisba na internet. O Festival este ano tem como tema: Resistência Cultural – Literatura, Educação e Liberdade. O objetivo dos organizadores é reunir os escritores e as diversas pessoas interessadas nas diversas linguagens artísticas para refletirem sobre a literatura e as artes e suas conexões com a educação e a liberdade. A programação envolve mesas, conversas, saraus, música e oficinas, além do Slam Sul – Bahia Magnus Vieira, competição de poesia falada.
O FLISBA DE 2023 homenageia duas grandes personalidades da cultura sul-baiana, a professora Tica Simões e o professor Apolônio Brito. Ambos possuem uma forte atuação na área da educação na Bahia. O professor Apolônio Brito nasceu em 1919 num remanescente de quilombo. Em pleno século XX, foi escravo por um ano em troca do enxoval de casamento de sua irmã, conta o professor Samuel Mattos no livro “Apolônio, o multiplicador”, de lá para cá se tornou um referencial no sul da Bahia. Por sua vez, a professora Tica Simões consolidou uma carreira de ensaísta e docente na antiga FESPI e atual UESC, onde colaborou para as pesquisas nas áreas da cultura e do turismo, desenvolvendo inúmeras ações de promoção nas respectivas áreas. Ela acabou de ser eleita para fazer parte da Academia de Letras de Ilhéus e já integra a Academia de Letras de Itabuna desde a fundação.
As mesas e conversas contarão com diversos escritores e escritoras, como: Aleilton Fonseca, Maria da Luz Leite, Marcus Vinicius Rodrigues, Marcos Luedy, Rita Santana, Efson Lima, Katiana Rigaud (Clube de Lu), Valdeique Oliveira (Café com poema), Lia Sena (Mulherio das Letras – Bahia), Clarissa Melo, Ramayana Vargens, Ruy Póvoas, Ana Lúcia Santos, Daniel – Ladrão de Livros, Alex Simões, Pawlo Cidade, Silmara Oliveira, Geraldo Magela, Adroaldo Almeida, Gabriel Nascimento, Mestra Janete Lainha, Jailton Alves, André Rosa, Luh Oliveira, Indy Ribeiro, Fabrício Brandão e Dan Gomez, entre outros convidados que participarão das discussões.
Haverá no primeiro dia do evento, dia 17/11, além das mesas e conversas uma concentração cultural na frente do Teatro de Ilhéus, que marcará a abertura oficial do evento. Vão ocorrer também apresentações circenses e de grupos culturais da região. Todas as atividades do FLISBA são gratuitas e a expectativa dos organizadores é reunir as pessoas interessadas na literatura, educação e gestão cultural.
Algumas editoras vão participar do evento com exposições e vendas de livros, além de lançamentos literários que serão promovidos durante o FLISBA, confirmando um dos objetivos dos organizadores que é aproximar os escritores de seus leitores.
Para Luh Oliveira, integrante do coletivo FLISBA e uma das organizadoras do evento, “o Flisba vem imprimir sua marca nas ruas de Ilhéus e traz para a nossa cidade uma rica contribuição com o tema Resistência Cultural, derramando mais literatura, mais arte, mais debates sobre a cultura. Ilhéus é uma cidade fértil para as artes, em especial, para a Literatura”, concluiu a imortal da Academia de Letras de Ilhéus.
Para os membros do FLISBA será uma oportunidade de comemorar o retorno das atividades presenciais e celebrar a literatura e as artes como estratégias de resistência cultural. O FLISBA é uma realização de professores, estudantes, escritores e gestores culturais do sul da Bahia e conta com o apoio das Academias de Letras de Ilhéus, Canavieiras, Itabuna e Grapiúna. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Espore do Estado da Bahia (SETRE) apoia a iniciativa, assim como o Centro Público de Economia Solidária ( CESOL) – Litoral Sul e Casa de Taipa.
Para o escritor e presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, “o FLISBA vem se consolidando como um coletivo que prima, sobretudo, pela excelência da literatura sulbaiana”, conforme atesta a programação do evento. Para Silmara Oliveira, uma das organizadoras do FLISBA, o sentimento de fazer o Flisba presencial é de colaborar para o renascimento do fomento às artes na região e colaborar para a diversidade da cultura na região sul da Bahia.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail dos organizadores: festivalliterariosulbahia@gmail.com e pelas redes sociais: @flisba
Alguns membros do Coletivo Flisba: Indy Ribeiro, Roger Ferreira, Sheilla Shew, Luh Oliveira e Tácio Dê, coletivo responsável pela organização do evento.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
17 de NOVEMBRO (Quinta-feira)
09h às 20h
Feira de Livros
Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus
9h às 10h30min
Mesa 01
Uma viagem literária a bordo de Adonias Filho, Marcos Santarrita e Jorge Amado
Com Maria da Luz Leite, Silmara Oliveira e Tica Simões
Mediação: André Rosa
Local: Academia de Letras de Ilhéus
11h às 12h30min
Mesa 02
“Com o mar entre os dedos”: liberdade de expressão e a produção cronística de Antônio Lopes
Com Aleilton Fonseca e Efson Lima
Mediação: Jailton Alves
Local: Academia de Letras de Ilhéus
14h às 17h
Oficinas
Oficina 1 – Audiovisual ( cinema), com Adroaldo Almeida, Cristina Almeida, Bruno D’DUck e Mariana Diniz
Local: Museu da Capitania/ Palácio Paranaguá 1º andar
Oficina 2 – Escrita Criativa, com Marcus Vinicius Rodrigues
Local: Casa da Arte Baiana, Rua Lavigne de Lemos
17h às 18:30h
Roda de Conversa 1
Educação literária como prática de liberdade
Com Clarissa Melo, Ramayana Vargens e Ruy Póvoas
Mediação: Indy Ribeiro
Local: Academia de Letras de Ilhéus
19h às 20h30min
Concentração Cultural
Falas institucionais e Homenagens
Coletivo FLISBA, Academias de Letras – ALITA, ALAC, AGRAL, ALI, SECULT/Ilhéus CESOL/ SETRE
Local: Praça Pedro Mattos
19h às 22h
LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS
Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus
21h às 22h – Mostra Cultural
(Música, poesia, dança, rap, etc.)
Dan Gomez(música e poesia)
Local: Praça Pedro Mattos
18 de NOVEMBRO (Sexta-feira)
09h às 20h
Feira de Livros
Local: Hall do Teatro Municipal de Ilhéus
9h às 10h30min
Conversa com poetas
O que em mim principia, a poesia
Com Marcus Vinicius Rodrigues, Marcos Luedy e Rita Santana
Mediação: Tales Pereira/ Tallýz Mann
Local: Academia de Letras de Ilhéus
11h às 12h30min
Roda de Conversa 2
Tecendo redes: o movimento literário nas redes sociais
Com Katiana Rigaud (Clube de Lu), Valdeique Oliveira (Café com poema), Kali Oliveira ( Conta Preta Conta) e Lia Sena (Mulherio das Letras – Bahia).
Mediação: Tácio Dê
Local: Academia de Letras de Ilhéus
14h às 16h
Oficina 1 – Audiovisual ( cinema), com Adroaldo Almeida, Cristina Almeida, Bruno D’DUck e Mariana Diniz
Local: Museu da Capitania/ Palácio Paranaguá 1º andar
Oficina 2 – Escrita Criativa, com Marcus Vinicius Rodrigues
Local: Casa da Arte Baiana
17h às18h30min
Mesa 3
Versos periféricos: pode o subalterno rimar?
Ana Lúcia Santos, Daniel – Ladrão de Livros e Alex Simões
Mediação: Fabrício Brandão
Local: Academia de Letras de Ilhéus
Roda de Capoeira
Formatura do Mestre Juninho Pula Pula
Dia 18/11, às 18:00 horas
Local: Praça Pedro Mattos
19h às 21h30
SLAM MAGNUS VIEIRA
BATALHA DE POESIA FALADA
MOVIMENTAÇÃO CONCOMITANTE: RIMA, TRANÇA, ETC
Local: Praça Pedro Mattos
19 de NOVEMBRO (Sábado)
09h às 12h
Feira de Livros
Local: Hall do Teatro Municipal
09h às 10:30h
(Re)pensando a cultura
Com Pawlo Cidade, Bruna Setenta, Geraldo Magela e Adroaldo Almeida
Mediação: Mestra Janete Lainha
Local: Academia de Letras de Ilhéus
10:30h às 11h
Exibição de Curta-metragem
DENTRO E AO REDOR
De Bruno D’Duck
OS HOSPEDEIROS FALSOS
De Adroaldo Almeida
Local: Academia de Letras de Ilhéus
11h às 12h 30min
Lançamento do Livro “O rio do sangue dos meninos pretos”, do professor Gabriel Nascimento e Movimentação Cultural com a presença de gestores culturais, artistas, escritores.
Local: Academia de Letras de Ilhéus
12:30h Encerramento com a apresentação da Carta do Flisba
Local: Academia de Letras de Ilhéus
CVR COSTA DO CACAU PARTICIPA DE CURSO SOBRE

“Aterros sanitários e valorização de resíduos” em SP
A CVR Costa do Cacau participou do curso técnico “Aterros sanitários e valorização de resíduos”, que aconteceu durante a Feira Waste Expo, em São Paulo. Única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para o armazenamento correto de resíduos sólidos, a empresa esteve representada pelo gerente comercial Maurício Ramos Sena e pelo encarregado de Operações Hudson Napoleão..
Durante o evento, um dos maiores do setor na América Latina, foram abordados temas como: Critérios de Seleção de Área e Concepção e Diretrizes Gerais de Projetos, Exercício de Simulação de Projeto de Aterro Sanitário, Estabilidade e Métodos de Operação e Monitoramentos de Aterros Sanitários e Tratamento de Efluentes, Biometanização e Biogás de Aterros Sanitários.
Também foram realizadas visitas técnicas à Central de Tratamentos de Resíduos Essencis, Central Mecanizada de Triagem e Estação de Transferência Vergueiro da Ecourbis, consideradas referências no setor.
Maurício Ramos Sena destaca que “a participação em eventos desse porte permite a troca e experiências, conhecimento de novas tecnologias e atesta que a CVR mantém um padrão de excelência no armazenamento de resíduos, atuando no mesmo nível de excelência das principais empresas do Brasil no setor”.
Além de atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco Regulatório de Saneamento, a CVR Costa do Cacau apóia projetos de coleta seletiva em Itabuna, Itacaré, Ilhéus, Itajuípe e Ibicaraí e programas de conservação e educação ambiental em municípios do Sul da Bahia.
EUNÁPOLIS: PREFEITURA PROMOVE AÇÃO VOLTADA PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NO CONJUNTO PENAL
Dando início às atividades do “Programa de Prevenção de Doenças Infecciosas”, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira (09) uma grande ação de saúde no Conjunto Penal. A iniciativa – que foi criada pelo SAE/CTA e tem colaboração do curso de medicina da faculdade Pitágoras – visa proporcionar atenção diferenciada para populações em situação de vulnerabilidade social.
A programação do evento contou com palestras educacionais sobre infecções sexualmente transmissíveis conduzidas pelo médico infectologista André Baptista, além da realização de testes rápidos para detecção de ISTs. A ação teve a participação da maioria dos internos em pátios abertos, sendo possível ofertar atenção e cuidado especial à saúde desta população.
“O objetivo é até o final do ano testar todos os internos e repetir anualmente a testagem a fim de diagnosticar, tratar, controlar ou curar infecções sexualmente transmissíveis”, frisou o infectologista.
Para o tenente-coronel Cléber Santos, diretor do Conjunto Penal, a ação foi de grande importância para os detentos. “É muito importante, pois precisamos ter responsabilidade com as pessoas privadas de liberdade, não pode haver exclusão social, pois são pessoas que precisam da parceria com demais instituições. E temos muitas alegrias em parceria com a Prefeitura para otimizar diversas atividades, em especial essa que é voltada para a saúde”, destacou.
O programa visa ampliar o público atendido, estendendo futuramente as ações também para moradores em situação de rua, profissionais do sexo e pessoas transexuais.
BENEVIDES CHOCOLATES LEVA OS SABORES DO SUL DA BAHIA PARA O SALON DU CHOCOLAT DE PARIS







































