:: ‘Bahia’
“É UM ORGULHO SEM TAMANHO”, AFIRMA JERÔNIMO EM INAUGURAÇÃO DE MAIS UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA BAHIA, DESTA VEZ EM ILHÉUS

Uma apresentação de dança do grupo Batuca GG e da fanfarra Guerreiros da Bahia, composta por estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, deu início à cerimônia de inauguração da estrutura educacional, na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Barra do Itaípe, em Ilhéus. A unidade escolar foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, que esteve no local acompanhado da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro; e da ministra do Esporte, Ana Moser.
Com um investimento de R$ 27 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, o Colégio de Tempo Integral em Ilhéus faz parte do projeto de requalificação das escolas da Rede Estadual de Ensino da Bahia. De acordo com o governador, o equipamento tem importância não somente para os estudantes e professores, mas para toda a comunidade a qual está inserido. “É um orgulho sem tamanho ver esses estudantes aqui hoje encantados com a nova escola. Isso facilita a aprendizagem e atrai os meninos e meninas. A escola tem que ter um visgo, mesmo. Tem que segurar os alunos para que, aqui, eles aprendam e façam outras atividades culturais e de esporte. Além disso, é um equipamento que vai servir à comunidade. O objetivo é que essas escolas tenham um calendário organizado e bem estruturado para visita e uso da população em geral”, detalhou Jerônimo.
A nova escola conta com 24 salas, quatro laboratórios, sala de dança, de música, teatro com capacidade para 175 pessoas, biblioteca, campo de futebol society com pista de atletismo, refeitório, espaço maker, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, piscina semiolímpica com vestiário, entre outros espaços. A construção foi coordenada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). Na cerimônia de inauguração também foi entregue um ônibus escolar rural para deslocamento dos estudantes de Ilhéus e localidades próximas da região Sul.
A secretária Adélia Pinheiro destacou que a escola é uma oportunidade para os estudantes produzirem ciência e conhecimento. “Estamos em um laboratório, que é um exemplo disso. São escolas modernas, com espaços amplos e flexíveis para diferentes metodologias. E o que nós queremos, mesmo, quando a gente oferece um espaço desse, que investimos na valorização do professor, é apoiar também o estudante. Estamos ampliando pessoal de apoio disponível nas unidades escolares, exatamente, para que o nosso estudante em processo formativo possa ser o que ele escolher ser. Que ao ter habilidades, competências e conhecimentos bem sólidos, ele possa escolher e trilhar o próprio caminho”, frisou a gestora da pasta.
Oportunidades
O Colégio Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa atende estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ofertar formação técnica em Panificação, Administração e Informática, para estudantes que ingressarem no Ensino Médio na escola, e também para os que já tenham concluído o Ensino Médio em qualquer outra unidade escolar.
A estudante do terceiro ano, Ianna Clara Lopes, de 16 anos, celebrou a oportunidade de estudar na nova estrutura. “Sempre fui estudante de escola pública. Minha família também veio de escola pública. Então estamos com muitas expectativas para essa escola. Sem contar que o ensino técnico vai me ajudar muito na minha futura profissão, que será a Psicologia. Aqui vou estudar administração. Vai ser incrível! Eu estou assim, sem palavras. São muitas oportunidades que eu posso encontrar no futuro”, vibrou.
O governador Jerônimo Rodrigues já entregou novas escolas nos municípios de Amélia Rodrigues, Presidente Dutra, Iraquara, Jaguarari, Tucano, Jaguaripe, Serrolândia, Itabuna e Aporá, além da ampliação e modernização de colégio estadual na cidade de São Domingos. Outras 350 unidades com a mesma estrutura estão em construção na Bahia ou sendo ampliados ou modernizados.
Mais esporte
A presença da ministra do Esporte, Ana Moser, em Ilhéus, também marcou a assinatura de um memorando de entendimentos entre o Estado e o Governo Federal para incentivar à cultura do esporte na Bahia. Para isso, será implementado o Projeto Piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte.
LÍDER DO GOVERNO NO LEGISLATIVO BAIANO PRESTIGIA POSSE DA DIRETORIA DA AMURC
Parlamentar mais votado da região cacaueira, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quinta-feira (23), da cerimônia de posse da nova diretoria executiva, dos conselhos consultivos e fiscal da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), biênio 2023-2024, em Itabuna, presidida pelo prefeito de Coaraci, Jadson Albano (PP).
“Em nome dos deputados estaduais, digo que Assembleia Legislativa está aberta para tratar e votar projetos com objetivo de desenvolver a nossa região, reitero que o meu mandato segue à disposição dos 35 municípios da Amurc como interlocutor junto ao Legislativo baiano e ao governador Jerônimo Rodrigues, pois independentemente da disputa política local, quando o assunto é regional, a rivalidade tem fim para um bem maior é comum”, afirmou o líder do governo no Legislativo baiano, Rosemberg Pinto.
Também compareceram a solenidade os secretário(a)s estaduais Adélia Pinheiro (Educação) e Osni Cardoso (Desenvolvimento Rural), os deputado(a)s estaduais Soane Galvão (PSB), Mateus de Geraldo Júnior (MDB) e Raimundinho da JR (PL), o deputado federal Josias Gomes (PT), a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Ioná Queiroz; representando a Secretaria de Tecnologia e Ciências do Estado, Edson Valadares e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre, “Quinho” (PSD).
Os prefeitos de Itacaré e presidente do Consórcio Litoral Sul (CDS-LS), Antônio de Anízio (PT), o prefeito de Ilhéus e vice-presidente da Amurc, Mário Alexandre (PSD); Paulo Rios (PP), de Itororó; Fernando Brito (PSD), de Santa Luzia; Manassés Souza (PP), de Maraú, e demais autoridades políticas.
PPA Litoral Sul
Anteriormente, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, Rosemberg participou da oitiva do Programa Participativo do Governo da Bahia (PPA) direcionada para o Litoral Sul, junto a representantes da sociedade civil e dos poderes constituídos visando a elaboração do Plano Plurianual de Investimentos do Estado para o quadriênio 2024-2027.
CACAUICULTURA: “DEVEMOS NOS COLOCAR COMO PARCEIROS, POIS AS PROCESSADORAS PRECISAM DA PRODUÇÃO E A PRODUÇÃO PRECISA DE BLINDAGEM PARA QUE SUAS PLANTAS NÃO SEJAM DIZIMADAS”, DEFENDEU ROSEMBERG
Representante da região cacaueira no Legislativo baiano, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) defendeu, nesta terça-feira, 21, medidas para a Bahia ser autossuficiente na produção de cacau, durante a audiência pública que debateu os riscos fitossanitários decorrentes da entrada de amêndoas de cacau africano no Brasil, via o porto de Ilhéus, promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
O parlamentar sugeriu a ampliação do debate junto às esferas Federal e Estadual, somada à iniciativa privada, com garantias de preservação ao meio ambiente, prevenção e proteção contra as pragas que afetam a cacauicultura, além de sugerir melhorias à Ceplac – Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira e da Biofábrica da Bahia.
“Temos que levar esta demanda, também, ao Congresso Nacional e à União, vou conversar com o deputado Zé Neto, apesar de Feira de Santana não ser área de produção, mas ele está imbuído nessa questão, para a gente encontrar uma maneira de zerar esse problema, de criar um Refis ou uma anistia para os produtores, mas só quem pode fazer isso é a União”, afirmou.
De acordo com informações da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) os baianos respondem por 70% da produção nacional do fruto. Das 28 mil propriedades dedicadas à cultura no estado, cerca de 80% são de pequenos produtores familiares.
Além dos deputados estaduais, também participaram da audiência representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/BA), a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Vanuza Barroso, e produtores de cacau da região cacaueira baiana.
ROSEMBERG PINTO, NEGO HELDER, MOVIMENTOS SOCIAIS E ESTADO DEBATEM COMBATE À FOME
Os petistas deputado Rosemberg Pinto e vereador Nego Elder, respectivamente, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e presidente da Câmara de Vereadores de Pau Brasil, dialogaram, nesta terça-feira (7), no Legislativo baiano, com grupo de trabalho da Frente Social Rural e Urbana (FSRU), que representa 41 movimentos sociais do campo e da cidade.
As ações do Governo do Estado para combater a fome, via apoio à produção de alimentos dos movimentos organizados e a reformulação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com formação de estoque e a compra antecipada para garantir capital de giro para a produção de alimentos e educação no campo foram as principais pautas.
O parlamentar comprometeu-se a articular audiências dos movimentos sociais com o governador Jerônimo Rodrigues é as pastas estaduais de Desenvolvimento Rural e da Educação, ainda vai elaborar um Projeto de Lei para auxiliar a regularização de entidades para firmarem convênio com o Estado.
“É inimaginável a quantidade de pessoas que ainda passam fome no país, isso é lamentável! Passamos quatro anos vivendo uma dificuldade por conta de um governo irresponsável, que não gosta de cuidar de gente, que passou a vida inteira tentando roubar a população brasileira e como não se bastasse, nas páginas dos jornais do Brasil e do mundo inteiro a tentativa de roubar um presente ofertado à nação”, declarou Rosemberg no plenário da Alba, após a reunião.
Rosemberg ainda usou a tribuna para convocar a união dos seus pares e da sociedade visando o combate a fome, na sua avaliação o retorno de Lula à presidência é oportuno. “A fome não espera, não podemos deixá-la para amanhã e eu gostaria que gente se juntasse no sentido de superar aquilo que o governo que nos deixou, graças a Deus e pela vontade da população brasileira”, destacou.
Por sua vez, o edil de Pau Brasil, Nego Elder, reforçou que “o Estado tem que voltar a ter um olhar para os movimentos sociais, nós precisamos atacar o tema da fome unidos” .
Também participaram da reunião o coordenador estadual do Movimento de Lula pela Terra, Carlos Alberto “Garotinho”, o assessor especial da SERIN, Breno Valadares e o superintendente da superintendente da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), Lanns Almeida.
QUALIDADE CONSOLIDADA: UNIDADES DA FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA OBTÊM CERTIFICAÇÃO POR ALTO PADRÃO DA ASSISTÊNCIA
Pela primeira vez no país, duas instituições de saúde passaram simultaneamente pelo processo de Acreditação Hospitalar. O Hospital Santo Amaro, em Salvador, e a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, atenderam a rigorosos requisitos associados à governança corporativa, qualidade e segurança assistencial, conquistando os Selos de Integridade e Acreditado com Excelência – ONA 3. “O fato inédito evidencia o atendimento de alto padrão prestado aos pacientes por ambas unidades, porque comprova e reconhece o compromisso com a ética, transparência da gestão, responsabilidade social e, também, excelência no cuidado”, afirma Eduarda Carvalho, gerente da Qualidade, área corporativa da Fundação José Silveira.
Para Carlos Dumet, superintendente administrativo e financeiro da Instituição, as certificações reforçam o legado institucional de inovação na saúde. “Há 35 e 13 anos, o Hospital Santo Amaro e a Santa Casa de Jequié, respectivamente, prezam pela melhoria contínua, aliando modernidade e humanização”.
O processo de Acreditação é um direcionamento estratégico, que não faz distinção entre os perfis das unidades. “Reafirmamos nosso compromisso com a prestação de serviços cada vez mais qualificados e seguros, em prol da população baiana”, conclui Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico Assistencial e Inovação.
ACM NETO CRITICA ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NA BAHIA: “OS NÚMEROS SÃO ALARMANTES”
Ex-prefeito de Salvador questionou falta de ação do Governo do Estado; Bahia tem maior número de mortes violentas em todo o país pela 4ª vez consecutiva

O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, criticou nesta quarta-feira (01) os altos índices de violência registrados na Bahia. De acordo com o Monitor da Violência, o estado lidera o número de mortes violentas, pelo quarto ano consecutivo, de todo o país.
ACM Neto ressaltou, em publicação nas redes sociais, que os números são “alarmantes”, e que é preciso uma reação imediata do Governo do Estado a fim de solucionar os graves problemas da segurança pública na Bahia.
“A gente vê que esses números são alarmantes. Comparando, por exemplo, com a Guerra da Ucrânia, foram assassinadas, por habitante, um número maior de pessoas na Bahia do que na própria guerra. E essa é a sensação, esse é o sentimento que as pessoas têm no dia a dia do nosso estado. Do aumento da insegurança, de que a violência se aproxima da sua família”, destacou.
Neto questionou ainda as atitudes do Governo do Estado, grupo que está na gestão da Bahia há 17 anos e ainda não conseguiu criar ações efetivas de combate à criminalidade. Para o ex-prefeito da capital baiana, não dá mais para “encobrir o que está acontecendo”.
“O governador criticou a imprensa porque divulgou dados e fatos sobre a violência em nosso estado. Nós esperamos outro tipo de postura do governador. Ao invés de querer encobrir o que está acontecendo, é preciso ação, é preciso reação, é preciso imediata atividade do governo do Estado para enfrentar o crime, para colocar bandido na cadeira e para devolver a paz e a segurança ao nosso cidadão”, enfatizou ACM Neto.
📌 Para acessar a íntegra da publicação, acesse: https://www.instagram.com/p/CpQQl3XJfOQ/
“PL COMEÇA A SE ESTRUTURAR PARA FAZER BONITO NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM”, DIZ ROMA

A reestruturação dos diretórios municipais é a prioridade do PL este ano. A decisão foi tomada na primeira reunião da Executiva Estadual, realizada nesta segunda-feira (27), na sede do partido, em Salvador. Para o presidente estadual João Roma, o encontro foi o pontapé inicial para colocar o PL na Bahia do tamanho que tem no Brasil. “O maior partido nacional vai se organizar para fazer bonito nas eleições municipais do ano que vem, com candidaturas competitivas na maioria das cidades baianas”.
Em conjunto com a Executiva, que contou com a participação dos deputados federais Roberta Roma, Capitão Alden e Jonga Bacelar, e os estaduais Diego Castro, Raimundinho da JR e Leandro de Jesus, Roma definiu já promover reuniões regionais para a organização dos diretórios de cada cidade. “Os deputados serão ouvidos na organização dos diretórios”, adiantou.
Na reunião inaugural dos trabalhos para este ano, ficou consensuado que o partido na Bahia seguirá a diretriz nacional de oposição ao PT. Isso, no entanto, não impõe que os deputados eleitos conduzam seus mandatos seguindo piamente essa posição. “Os parlamentares falam por seus mandatos”, observou Roma.
Estiveram também presentes ao encontro a vice-presidente estadual do partido, Dra. Raissa Soares, e demais membros da Executiva, a exemplo, do suplente a deputado federal Capitão Porciúncula, o ex-prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo, o Comandante Rangel, o ex-prefeito de Amargosa, Rosalvinho, e Eduardo Umbelino, de Pojuca.
MST INVADE TERRAS DE GRANDE EMPRESA NO EXTREMO-SUL DA BAHIA
Mais de 1.500 militantes do MST invadiram terras em três municípios no extremo-sul da Bahia
Um grupo com mais de 1.500 militantes do MOvimento dos Sem Terra – MST invadiu, na madrugada desta segunda-feira (27), áreas de uma grande empresa que atua no segmento de papel e celulose localizada no extremo-sul da Bahia.
Segundo a página a Voz do Movimento, os membros ocuparam três áreas da Suzano próximas aos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas.
Com informações do BNews
ROSEMBERG REPUDIA ATAQUE CONTRA ALINE PEIXOTO
“Será que é pelo fato de ser uma mulher, que incomoda tanto essas pessoas”, questiona, o líder do governo no Legislativo da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), sobre ataque à candidatura de Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
“Aline Peixoto em nenhum momento omitiu a sua atuação na assessoria de saúde. Até porque tudo é público. É mais uma tentativa sórdida de tentar desqualificar o seu nome. Será que é pelo fato de ser uma mulher, que incomoda tanto essas pessoas”, defendeu o parlamentar, em relação ao currículo da postulante ao TCM-BA.
“Eu acho ruim essa tentativa de perseguição ao nome de Aline Peixoto, sendo que é a primeira vez que uma mulher se coloca como candidata a uma vaga como Conselheira no TCM, com totais condições de vitória”, complementou.
Nos cálculos de Rosemberg, Aline é a favorita para vencer a votação para o cargo, que é realizada pelos deputados estaduais. “Estão alinhados ao governo 40 deputados e deputadas e na minoria 18 parlamentares, os demais são independentes e estamos dialogando com eles”, contabiliza.
Agenda de ritos
Os candidatos à vaga de conselheiro do TCM-BA, Aline Peixoto e Tom Araújo, serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, respectivamente, nos dias 6 e 7 de março e a eleição no plenário deverá acontecer no dia 8 de março.
NA CATEDRAL BASÍLICA, JERÔNIMO RODRIGUES PARTICIPA DA MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Evento marca, também, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema Fraternidade e Fome










































