:: ‘Bahia’
GANDU: MULTIDÃO PARTICIPA DE COMÍCIO DE JERÔNIMO RODRIGUES (PT)
Uma grande festa liderada pelo prefeito de Gandu, Léo de Neco, marcou o comício do candidato Jerônimo Rodrigues (PT), apoiado por ele e seu grupo político no município. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento e impressionou o governador, Rui Costa, presente no encontro. Os apoiadores esperaram a comitiva na saída da cidade sentido Ipiaú e a multidão seguiu em passeata pelas ruas até a Praça Simões Filho, local do evento.
Durante o discurso, visivelmente emocionado, o prefeito Léo de Neco agradeceu a presença dos apoiadores. “Quero agradecer a presença dos apoiadores, para recepcionar o maior governador do Brasil, Rui Costa e dar a maior demonstração de força política da região recebendo o próximo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A gente fica feliz em ver que a Bahia está abraçando esse projeto pavimentado por Rui Costa. E eu tenho dito governador, essa eleição é a eleição da demonstração de gratidão, gratidão a quem tem trabalhado pela Bahia, por Gandu e pelo baixo-sul. A resposta do trabalho está aqui na Praça Simões Filho, no Lago Azul de Gandu. O ganduense tem na sua veia e no coração o sentimento mais nobre da humanidade que é a gratidão. Dia 2 de outubro está chegando e que essa força seja depositada nas urnas”, disse.
Em seguida, Léo também agradeceu ao governador Rui Costa o apoio e investimentos recebidos no município. “Eu quero agradecer governador como ganduense, pelos investimentos, pelas obras e por tudo que tem feito por Gandu e pela Bahia. E eu deposito minha confiança em você, governador, eu profetizo Jerônimo Rodrigues”, enfatizou.

No seu pronunciamento, o governador Rui Costa comparou o comício de Jerônimo ao de seu adversário ACM Neto (União Brasil), realizado no mesmo local há quase oito dias. “Eu vi que o adversário já começou a tremer aquelas perninhas dele e começou a bater em você na televisão e sabe o que é isso? É desespero porque começou a despencar nas pesquisas. Um dia desses o candidato adversário esteve aqui, neste mesmo lugar e não tinha quase ninguém na rua, eu vi as fotos, os vídeos”, disse Costa.
Já o candidato apoiado por Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues, assegurou que vai manter a rotina de ouvir e dialogar democraticamente as demandas de todos os 417 municípios. “Eu quero ouvir todos os prefeitos, todos os deputados, para que a gente siga construindo constantemente a nossa agenda”, destacou.
Sobre Gandu, Jerônimo garantiu que se for eleito vai dar continuidade ao trabalho do governador, Rui Costa e investir mais ainda no município. “Aqui, por exemplo, vamos investir no hospital de Gandu, para ampliar o atendimento na região e, vamos conversar com as universidades estaduais e federais, para trazer opções de estudo mais perto da região, que são duas demandas locais”, finalizou.
SANDRO RÉGIS REPUDIA ATAQUES PESSOAIS E FAMILIARES DE RUI COSTA CONTRA ACM NETO: “POLÍTICA BAIXA, SEM ESPÍRITO REPUBLICANO”

O deputado Sandro Régis (União Brasil), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), chamou de “política rasteira” os ataques de ordem pessoal e familiar que o governador Rui Costa (PT) fez nesta segunda-feira (5) contra o candidato a governador ACM Neto (União Brasil).
“É lamentável que o governador adote uma postura tão rasteira e pratique uma política tão baixa e desrespeitosa, inclusive partindo para ataques pessoais. Isso tudo é desespero de quem vê se aproximar uma derrota nas urnas. Mais uma vez, faz agressões baixas aos adversários políticos, sem respeito ao jogo democrático e sem espírito republicano”, disse Sandro.
Segundo o parlamentar, as declarações do governador fogem à civilidade política e destoam do comportamento institucional que se espera do chefe do Executivo. Visivelmente irritado, Rui Costa fez acusações sem nenhum lastro na verdade dos fatos.
“O governador deveria utilizar esse vigor que ele demonstra ao atacar os adversários para combater o crime organizado, para prender a bandidagem. Se assim o fizesse, a Bahia não era hoje o estado com maior número de homicídios no país”, pontuou o líder da Oposição.
“Ele sabe também que o candidato dele já mostrou que não tem condição nenhuma de governar a Bahia, afinal de contas foi secretário da Educação e deixou nosso estado no último lugar no país. Por aqui, nós seguiremos fazendo o bom debate político, sem agressividade, sem jogo sujo, fazendo uma campanha propositiva e limpa, focando em trazer soluções para melhorar a vida dos baianos”, emendou Sandro Régis.
ARTICULAÇÃO DO SECRETÁRIO FABIO VIANA MOVIMENTA A CAMPANHA DE ARTHUR MAIA
Após declarar apoio à reeleição do deputado federal Artur Maia, o secretário de educação, Prof. Fabio Viana tem mobilizado seu grupo e conquistado importantes apoios para o candidato.
Nesta última semana, aderiram a campanha os ex-candidatos a vereador Jair Salões, Portellinha, Nita do RH e Bidê da Vila.
Fabio foi a grande revelação do segundo do mandato do Prefeito Rodrigo Hagge. Após a reabertura Parque da Matinha, tem feito um trabalho de revolução na Secretaria de Educação.
COMPRAS ATÉ ESTA QUARTA (31) CONCORREM NO PRÓXIMO SORTEIO DA NOTA PREMIADA BAHIA

Sorteio de setembro da campanha de cidadania fiscal do Estado irá considerar as notas de compras realizadas ao longo deste mês
Os participantes da Nota Premiada Bahia têm até esta quarta-feira (31) para realizar compras com a inclusão do CPF na nota fiscal e concorrer no sorteio de setembro. Para quem não é cadastrado na campanha de cidadania fiscal do Estado da Bahia, ainda dá tempo de se inscrever até amanhã para participar do próximo sorteio. Serão distribuídos prêmios que totalizam R$ 1 milhão entre 91 concorrentes: um de R$ 100 mil e 90 de R$ 10 mil.
Participar é muito fácil. Basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, a partir desta etapa, inserir sempre o CPF na nota fiscal a cada compra em estabelecimentos de toda a Bahia. Os resultados dos sorteios e mais informações sobre a Nota Premiada Bahia também estão disponíveis no site da campanha.
A Nota Premiada conta atualmente com mais de 670 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 2.954 pessoas, das quais 1.833 moram na capital, 1.120 no interior e uma fora do estado.
A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 3 milhões distribuídos entre as entidades ativas no Sua Nota é um Show de Solidariedade, que hoje somam 543 ativas e regulares.
“NÃO SOU CANDIDATO POR INTERESSES PRIVADOS E FINANCEIROS”, GARANTE JERÔNIMO RODRIGUES
Candidato destacou a importância do Time de Lula para sua atuação
O candidato a governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu, nesta terça-feira (29), que sua campanha não é movida por interesses privados e financeiros. Em entrevista à rádio Serra Dourada FM, de Ipirá, o candidato do Time de Lula destacou que seu projeto é um projeto de grupo, um projeto que gosta de cuidar de gente e não é movido por interesses financeiros.
“Não sou candidato por interesses privados e financeiros. Eu não quero ser governador para enriquecer e aumentar meu patrimônio. Eu sou o candidato de um grupo, eu sou o candidato de Lula na Bahia. Nosso time é o time que gosta de cuidar de gente, é assim que nós trabalhamos e vamos continuar. Farei ainda mais do que Wagner e Rui pela Bahia”, afirmou Jerônimo.
“O ex-prefeito tem dito que estou assumido das propagandas, o que ele não entende é que a política deve ser centrada no povo e não no interesse privado. O povo precisa saber o que será feito, precisa que o candidato vá para o debate e apresente suas propostas. Eu serei o governador da inclusão, do respeito e do diálogo”, complementou.
O petista reconheceu que existem áreas que ainda precisam nos governos petistas como a área de segurança pública, a regulação da fila e os indíces de educação. Jerônimo destacou que irá atuar em parceria com o presidente Lula (PT) e com os prefeitos da Bahia para garantir o avanço nas áreas que precisam.
Saúde
“Eu irei fortalecer o sistema de Saúde da Bahia. Eu me comprometo a zerar a fila da regulação, este é um compromisso meu. Faremos isso fortalecendo o sistema que já existe e construindo novos hospitais. Nós faremos sete novos hospitais regionais, seis novas maternidades, cinco novas policlínicas e dois novos serviços de oncologia “, garantiu o candidato.
Jerônimo destacou que irá atuar para aproximar a saúde da população baiana. O petista lembrou ainda que o acesso à saúde na Bahia não funciona mais por meio de indicação e favorecimento de conhecidos, como costumava ser.
Segurança Pública
O candidato do Time de Lula enfatizou que irá atuar com firmeza e inteligência na área da segurança pública. “Irei atuar de forma firme contra o crime na Bahia. Iremos intensificar os investimentos em inteligência, em equipe e equipamentos para garantir que tenhamos a condição de não só combater o crime quando ele ocorre, mas de previnir”, declarou o postulante ao Palácio de Ondina.
O petista lembrou ainda que a Bahia, nos últimos anos, realizou o maior investimento da história na segurança pública, com avanços significativos no setor. Ao criticar o a liberação e incentivo da compra de armas para a população pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), Jerônimo informou que vem mantendo conversas com Lula para o enfrentamento à violência a partir de 2023 com a implementação de um plano nacional para área.
“Implantamos o Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, o maior da América do Sul, que integra 32 distritos e 23 Centros de Comunicação espalhados por toda a Bahia. Novas unidades policiais foram implantadas, contratamos mais de dez mil servidores nos últimos oito anos e valorizamos os profissionais da Segurança Pública com mais recursos e equipamentos”, lembrou o candidato ao citar que manterá esse modelo de investimento e reforçar que manterá diálogo com o setor.
Educação
“No meu governo nós iremos fortalecer e avançar na oferta da educação em tempo integral e profissionalizante. Iremos ampliar os programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego para inserirmos o jovem no mercado de trabalho, garantindo essa experiência necessária para o futuro”, afirmou Jerônimo.
O petista destacou ainda que irá atuar em parceria com os municípios para fortalecer a base da educação na Bahia. “Vamos melhorar toda cadeia estratégica da Educação desde as creches. Manteremos nossos investimentos em infraestrutura e vamos atuar na valorização dos profissionais”, complementou.
Conheça mais sobre Jerônimo (PT) e suas propostas para toda Bahia
No site oficial do candidato de Lula na Bahia (https://jeronimogovernador13.com/) você encontra informações sobre a história de Jerônimo, a agenda oficial, o plano de governo e tem acesso a fotos, vídeos e jingles. Também pode acompanhar e participar no Facebook/Instagram (@jeronimorodriguesba), Twitter (@jeronimoba13) e Youtube (@JeronimoRodrigues).
ITACARÉ: COMÍCIO DE JERÔNIMO ATRAI 10 MIL PESSOAS
Caravana do 13 percorreu cidades do Baixo Sul e encerrou o dia na ponta do Litoral Sul baiano
Depois de visitar cinco cidades do Baixo Sul da Bahia, a Caravana do 13, liderada pelo candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, encerrou o giro pela região, neste sábado (27), em Itacaré, cidade do Litoral Sul baiano. Jerônimo, o candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), e o governador Rui Costa (PT) foram acompanhados por cerca de 10 mil pessoas, que percorreram as principais ruas do centro da cidade e participaram de um comício, entre elas, prefeitos e prefeitas da região, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. “Eu me junto a pessoas humanas, que não costumam esquecer do povo. Jerônimo representa a continuidade dessa proposta, iniciada por [Jaques] Wagner e tocada por Rui [Costa]”, discursou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio (PT). Além de Anísio, acompanharam Jerônimo, os gestores de Taperoá, Kitty Guimarães (PP); de Gandu, Léo de Neco (PP); de Camamu, Enoc Silva (PP); de Igrapiúna, Manoel Ribeiro (PP); de Teolândia, Rosa Santana (PP); de Piraí do Norte, Ulysses Veiga (PP); de Presidente Tancredo Neves, Toin do Bó (PP); de Jussari, Antônio Valete (PSD); e de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD).
Presente em Itacaré, o governador Rui Costa (PT), que obteve 83,33% dos votos dos eleitores itacareenses nas eleições de 2018, afirmou que Jerônimo não é “nenhum candidato nutella”. “Cada um tem uma personalidade e um jeito, mas na alma, Jerônimo é igual a mim. Tem a cabeça de quem nasceu no interior, eu na favela, ele é filho de um vaqueiro, sempre estudou em escola pública, se tornou professor, foi meu secretário da Agricultura e me ajudou a elaborar o melhor programa do país, premiado pelo apoio dado aos pequenos agricultores baianos. Por saber que o cabra é bom e me deu muito orgulho, coloquei ele na Educação e hoje, a Bahia é o estado que mais investe em educação no Brasil, ganhando até para São Paulo”, discursou Rui.
“Vamos manter esse ritmo e dou a minha palavra, firmo um compromisso em praça pública, de que tudo que Rui Costa não conseguir realizar até o dia 31 de dezembro, a partir do dia 3 de outubro, com fé em Deus e a vontade do povo da Bahia, iremos começar a transição do novo governo e iremos sentar com os prefeitos e prefeitas, com os consórcios [intermunicipais], e tudo aquilo que não deu tempo, os compromissos firmados, todos eles serão cumpridos por mim, discursou Jerônimo.
Neste domingo (28), o candidato participa de gravações para o seu programa eleitoral. Na segunda (29), Jerônimo retorna a Vitória da Conquista, onde se reúne com empresários de toda a região.
Conheça mais sobre Jerônimo (PT) e suas propostas para a Bahia
No site oficial do candidato de Lula na Bahia (https://jeronimogovernador13.com/), você encontra informações sobre a história de Jerônimo, a agenda oficial, o plano de governo e tem acesso a fotos, vídeos e jingles. Também pode acompanhar e participar dos perfis de Jerônimo no Facebook/Instagram (@jeronimorodriguesba), Twitter (@jeronimoba13) e Youtube (@JeronimoRodrigues).
JERÔNIMO SE REÚNE COM 150 EMPRESÁRIOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA NESTA SEGUNDA-FEIRA
Evento contará com a presença de diversos segmentos da indústria, comércio e serviços
O candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realiza nesta segunda-feira (29), às 18 horas, um encontro com 150 empresários dos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços para ouvir as demandas e apresentar as propostas para o desenvolvimento do estado. O encontro acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Vitória da Conquista.
“Quero ouvir e dialogar com os empresários a fim de construirmos um ambiente adequado para novos investimentos privados, com a geração de emprego e renda. Vou mostrar como vamos fortalecer a economia da região de Conquista e de toda Bahia”, afirma Jerônimo.
Dentre as entidades confirmadas, destaque para a OAB, CDL, COOPMAC, AINVIC e SINDUSCON. Os representantes de cada instituição irão expor suas demandas ao candidato do Time de Lula na Bahia. “Vitória da Conquista tem uma localização privilegiada e a infraestrutura logística e energética será ampliada”, ressalta Jerônimo.
Conheça mais sobre Jerônimo (PT) e suas propostas para toda Bahia
No site oficial do candidato de Lula na Bahia (https://jeronimogovernador13.com/) você encontra informações sobre a história de Jerônimo, a agenda oficial, o plano de governo e tem acesso a fotos, vídeos e jingles. Também pode acompanhar e participar no Facebook/Instagram (@jeronimorodriguesba), Twitter (@jeronimoba13) e Youtube (@JeronimoRodrigues).
ACM NETO CHEGA A 250 MUNICÍPIOS PERCORRIDOS NA BAHIA
Candidato a governador realiza carreatas e comícios em oito cidades do Baixo Sul e Médio Rio de Contas nesse domingo
Com a agenda deste domingo (28), o candidato a governador ACM Neto ultrapassa o número de 250 cidades percorridas na Bahia desde o início da sua pré-campanha. Ao lado dos candidatos a vice-governadora Ana Coelho (Republicanos) e a senador Cacá Leão (PP), ele participa de carreatas em oito municípios do Baixo Sul e do Médio Rio de Contas.
As cinco primeiras cidades visitadas pela manhã e início da tarde foram Apuarema, Itamari, Nova Ibiá, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves. Em todas, a comitiva da coligação Pra Mudar a Bahia foi recebida por lideranças locais e sentiu o carinho da população.
“Esse domingo é um dia muito especial para a nossa campanha, pois estamos visitando num só dia oito municípios. Sendo que, quando pisei os pés aqui em Presidente Tancredo Neves, completei a marca de 250 municípios percorridos pela Bahia”, discursou na cidade do Baixo Sul.
ACM Neto lembrou que trata-se de um feito inédito na política baiana. “Nunca um candidato a governador do estado andou tanto pela Bahia como eu andei. Nunca um candidato teve um contato assim tão próximo com as pessoas como eu tive. Nunca um candidato teve o respeito de ouvir tantos baianos e ver de perto os problemas e, sobretudo, enxergar quais são os desejos e sonhos do nosso povo”, completou.
Em Apuarema, a cidade parou para ver a comitiva passar em carro aberto. Em praticamente todas as casas, o povo saiu na calçada ou abriu as janelas para saudar Neto, Cacá e Ana ao som do jingle: “ACM agora é 44”. Uma multidão a pé também seguiu o percurso de 2,5 km pelas ruas.
Em Itamari, nem os chuviscos atrapalharam a carreata. Bem na véspera do almoço, o povo deu um tempinho na cerveja para aparecer na frente das casas a fim de saudar a comitiva. O percurso de 2 km percorreu os bairros mais pobres e o centro da cidade.
Em Nova Ibiá, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves não foi diferente. As pessoas reunidas em casa no domingo receberam as carreatas como um grande evento familiar. Foram para as calçadas em cheio, pedindo o adesivo do 44 e declarando seu voto nas eleições de outubro.
Ainda neste domingo, o candidato do União Brasil realiza carreatas em Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu. Só na atual agenda pelo interior do estado, que começou na quarta-feira (24) foram 22 cidades visitadas em cinco dias.
Ainda como pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto chegou à convenção do União Brasil, no dia 5 de agosto, com quase 200 municípios diferentes visitados. Ele começou a percorrer o estado ainda em 2021, dialogando com lideranças de todas as regiões e ouvindo a população.
ACM NETO LIDERA DISPUTA AO GOVERNO DA BAHIA COM 56% DAS INTENÇÕES DE VOTO
Dados foram divulgados pelo IPEC nesta sexta-feira (26)
O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) continua na liderança das pesquisas para a corrida eleitoral de 2022 na Bahia. Levantamento divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IPEC – antigo Ibope – mostra o ex-prefeito de Salvador com 56% das intenções de voto para o Governo do Estado.
De acordo com a pesquisa encomendada pela TV Bahia, caso as eleições acontecessem hoje, ACM Neto seria eleito em primeiro turno na Bahia. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda no cenário estimulado, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) acumula 13% e João Roma (PL), o terceiro colocado, somou 7% do apoio dos entrevistados. O candidato Millet (PCO) recebeu 2% das intenções de voto, e Kleber Rosa (PSOL) tem 1%.
Os votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto 12% não souberam ou preferiram não responder.
O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) entrevistou 1008 pessoas entre os dias 23 a 25 de agosto. Participaram do levantamento 51 cidades do estado. Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 028732022 (TRE) e BR – 00575/222 (TSE), o estudo tem 95% de nível de confiança.
Pesquisa Datafolha
O resultado anunciado pelo IPEC hoje (26) corrobora com a informação divulgada na última quarta-feira (24) pelo Datafolha. Considerado um dos maiores e mais respeitados institutos de pesquisa do país, o Datafolha também apontou a vitória de ACM Neto ao Governo da Bahia ainda no primeiro turno das eleições de 2022.
“LULA SÓ FORTALECE NOSSA CANDIDATURA”, COMEMORA JERÔNIMO APÓS AVANÇO DE LULA NAS PESQUISAS








































