:: ‘Bahia’
ESTADO OFERTA 2.113 VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO

As provas do concurso público para professor e coordenador pedagógico, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, serão realizadas no próximo domingo (6), às 9h. Os locais de aplicação das provas podem ser consultados através do endereço www.concursosfcc.com.br. São 2.113 vagas ofertadas, sendo 1.806 para professor de diferentes disciplinas e 307 para coordenador pedagógico, distribuídas em diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Este é o segundo concurso realizado nos últimos cinco anos. No primeiro, em 2017, foram nomeados 3.404 professores e 708 coordenadores pedagógicos.
As provas serão realizadas nos seguintes municípios: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e conhecimentos interdisciplinares, a depender do cargo. Já a prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame, de acordo com o previsto em edital.
O resultado final do concurso, bem como todas as suas etapas e informações complementares, será divulgado no site da FCC e também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Vale ressaltar que ainda há a reserva de 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Outras informações, como conteúdo programático e cronograma provisório, deverão ser consultadas no edital.
EM JEQUIÉ, JERÔNIMO GARANTE INVESTIMENTOS PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Na cidade onde viveu na adolescência, candidato de Lula na Bahia é recebido com grande festa e convoca população para votar
Em Jequié, cidade onde viveu na adolescência, para estudar no Ensino Médio, o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi recebido por uma grande festa, na reta final da campanha do segundo turno. “Tenho muito a agradecer”, disse o candidato, emocionado, às milhares de pessoas que ocupavam as vias da cidade na noite desta quinta-feira (27) – e a dezenas de familiares, amigos de infância e pessoas importantes nos primeiros anos da vida de Jerônimo, que também marcaram presença no evento. “Estou aqui na minha terra, onde passei a minha adolescência. Agradeço a Deus por me dar a condição de encerrar esta caminhada vitoriosa nesta terra, depois de sete meses correndo a Bahia.”
A vice-prefeita de Jequié, Polliana Oliveira, foi uma a dar as boas-vindas ao candidato de Lula na Bahia ao município. “Que festa mais linda! Esta festa é a festa da democracia, da gratidão ao governador Rui (Costa) e por Jerônimo, que vai continuar a fazer Jequié crescer cada vez mais”, afirmou. “No domingo vamos digitar 13 duas vezes: É 13 para Jerônimo governador e 13 para Lula presidente.”
O candidato lembrou que Jequié e região têm destaque em seu programa de governo. “Vamos ter, em Jequié, uma agenda forte, intensa, de geração de emprego”, afirmou. “Jequié é um polo importante. Por aqui passará a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e vamos fazer, aqui, uma central de logística e um centro industrial, com a captação de novas empresas, para gerar emprego e renda. Além disso, temos a possibilidade de, em parceria com o presidente Lula, de
duplicar a BR (116).”
Jerônimo ressaltou que os investimentos em infraestrutura estarão acompanhados por fortalecimento da rede de educação na região. “Vou garantir o fortalecimento da oferta de educação em tempo integral e da educação profissionalizante na região, que está bem servida em termos de infraestrutura de escolas”, destacou. “Além disso, vou reforçar a parceria com os municípios para a educação infantil e fundamental, bem como com as universidades estaduais.”
O candidato de Lula na Bahia também convocou a população a votar no próximo domingo. “Não podemos relaxar: não vamos tirar o chinelo do pé, não vamos baixar a bandeira, não vamos tirar o 13 do peito até domingo (dia da eleição)”, convocou. “Vamos nos juntar, virar votos, buscar os votos dos indecisos.”
“REAFIRMA NOSSA GRANDE CONFIANÇA NA VITÓRIA”, DIZ ÉDEN SOBRE PESQUISA QUE APONTA LIDERANÇA CONSOLIDADA DE JERÔNIMO

AtlasIntel divulgou levantamento neste sábado, 29, que indica candidato do PT à frente com 54% dos votos válidos a um dia das eleições
O presidente dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comentou o resultado da pesquisa AtlasIntel, do Grupo A Tarde, divulgada neste sábado, 29, que aponta vitória de Jerônimo Rodrigues, indicando favoritismo consolidado do candidato do PT ao Governo do Estado a apenas um dia da eleição. Jerônimo obteve 54% dos votos válidos, enquanto o candidato do União Brasil, ACM Neto, ficou atrás com 46% dos votos válidos.
“Pesquisa do único instituto que acertou o resultado do primeiro turno das eleições na Bahia, o levantamento da AtlasIntel reafirma a nossa grande confiança na vitória de Jerônimo neste domingo. Nossa campanha, que já vinha numa crescente a ponto de por pouco não vencemos logo no primeiro turno, ganhou ainda mais força no segundo, com a declaração de apoio de cinco novos partidos e de quase 20 prefeitos e ex-prefeitos, além de importantes lideranças políticas de vários municípios”, comentou o dirigente estadual.
O presidente do PT Bahia destacou ainda outros fatores que reforçaram o cenário de vitória, como a grande mobilização da militância, que se intensificou ainda mais após o resultado do dia 02 de outubro, e da população, que vem lotando as atividades de campanha. “Em Salvador e nas cidades do interior do estado, o povo reconhece as grandes transformações promovidas pelo PT e pelos partidos aliados no estado e está confiante que Jerônimo representa a renovação desse projeto para fazer ainda mais pela Bahia e que Lula é o único capaz de trazer de volta a esperança e a prosperidade ao Brasil”, concluiu Éden.
GOVERNO DO ESTADO ESTABELECE METRÔ E FERRY GRATUITOS PARA ELEITORES NO 2º TURNO
Será publicado, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado da Bahia dessa quinta-feira (27), o Decreto que estabelece a gratuidade no transporte público metropolitano de Salvador, no 2º turno das eleições.
A medida vale para os usuários do Sistema Metroviário Salvador Lauro de Freitas (SMSL), para os pedestres que utilizem o Sistema Ferry Boat, passageiros das lanchinhas que fazem a travessia entre Salvador e Mar Grande e os que usam o Transporte Rodoviário Metropolitano da capital. A gratuidade ocorrerá de zero hora às 23h59 do próximo domingo (30).
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) encaminhou uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a legalidade de se ampliar essa liberação de cobrança, com validade na mesma data e horário, também para o Transporte Intermunicipal. Qualquer decisão nesse sentido só será tomada com o aval da corte superior.
BAHIA: PT BAHIA ACIONA A JUSTIÇA PARA APREENDER MATERIAL ILEGAL QUE ASSOCIA NETO A LULA

Partido já conseguiu mandado da Justiça para apreender material gráfico irregular em mais de 15 cidades e ingressou com ação para impedir distribuição em qualquer município baiano devido à reincidência
O Partido dos Trabalhadores da Bahia ingressou com o pedido na Justiça Eleitoral de busca e apreensão de materiais gráficos que associam de forma fraudulenta a imagem do ex-presidente Lula, do PT, a ACM Neto, do União Brasil, a quem é oposição, em qualquer município baiano. O Partido já conseguiu mandado da Justiça, que considerou a prática como “nítido caso de fake News”, para apreender material irregular em mais de 15 cidades, mas como a campanha do ex-prefeito de Salvador continua insistindo na fraude, o PT ingressou com o pedido de efeito geral para a polícia e os órgãos competentes apreenderem o material onde for encontrado.
A irregularidade que já foi punida pela Justiça em cidades como Camaçari, Candeias, Serra do Ramalho, Adustina, Caetité, Monte Santo e Morro do chapéu, e continua sendo praticada em outros municípios, consiste em crime eleitoral, conforme destaca o presidente do PT Bahia, Éden Valadares. “Para a Justiça, nos termos na Lei, isso é crime eleitoral e por isso fizemos inúmeras representações. Na política, repare, o nome disso é desespero. A turma de ACM Neto percebe a derrota e abre o modo desespero. Aí vale Fake News, vale estelionato, vale fraude eleitoral e a covardia. Fica o alerta: estão tentando enganar o eleitor, mas isso não vai funcionar. Nem a Justiça deve permitir, nem o baiano vai cair nesse baratino. Quem vota em Lula 13, vota Jerônimo 13.”
O coordenador jurídico da Coligação Pela Bahia, Pelo Brasil, Pedro Scavuzzi, explicou que a legislação eleitoral proíbe a produção de materiais de campanha vinculando candidatos de coligações adversárias, como é o caso de ACM Neto e Lula. “Lula tem candidato na Bahia e é Jerônimo. A vinculação de Lula a outro candidato a governador no Estado, que não Jerônimo, é ilegal. Todos os santinhos e materiais que fazem isso são ilegais e por isso existem diversas medidas de buscas e apreensões para recolher esse material. Em mais de 15 cidades as pessoas têm sido identificadas em ação criminosa. Além disso, ações deferidas pela Justiça Eleitoral, como pedidos de investigação para apuração do crime tipificado no art. 323, CE, estão em curso. A Lei e a verdade devem prevalecer na disputa”.
ITABUNA: PREFEITURA IMPLANTA MAIS DUAS LINHAS DE ÔNIBUS URBANOS

EM LAURO DE FREITAS, DILMA DESTACA A IMPORTÂNCIA DE A BAHIA ELEGER JERÔNIMO GOVERNADOR
A ex-presidente Dilma Rousseff destacou na noite desta sexta-feira, 21, durante comício realizado em Lauro de Freitas a importância de os baianos elegerem o candidato do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e seu vice, Geraldo Júnior, ao Governo do Estado. Dilma participou da atividade da campanha ao lado de Geraldo Júnior, do senador Jaques Wagner, da prefeita Moema Gramacho e de deputados e deputadas federais e estaduais.
“A eleição de Jerônimo e Geraldinho é essencial. De hoje até o dia 30 vamos virar voto. Vocês podem. vocês podem, o que é muito”, afirmou Dilma para a multidão que lotou o condomínio residencial Dona Lindu, do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. A ex-presidente falou também sobre a importância dos moradores do município da Região Metropolitana votarem em Lula para presidente do Brasil.
Durante seu discurso no comício, Dilma fez questão de agradecer aos baianos pela sua eleição como presidente do Brasil. “Foi por causa dos votos do povo baiano que eu me elegi presidente, foram os votos que recebi aqui na Bahia, em uma eleição muito difícil que todo mundo dizia que não ia dar e deu, deu porque a Bahia votou em mim”, disse, ao enfatizar: “ A Bahia tem um significado muito grande para o resto o brasil. Eu não sou baiana, mas cada vez que venho aqui na Bahia eu fico encantada com uma coisa que contagia que é essa energia de vocês, que é essa força de vocês. Esse povo que foi o povo que sempre lutou pela independência desse país e pela democracia. Então, eu respeito enormemente a Bahia”.
Dilma falou ainda sobre o orgulho do programa Minha Casa, Minha Vida, que na Bahia contou com as parcerias de Jaques Wagner e Rui Costa. “Eu me orgulho muito do Minha Casa, Minha Vida porque eu acredito na família, porque eu acho que é na família brasileira, baiana, mineira, gaúcha, nordestina, sulista, do centro oeste, aqui está o futuro do brasil. Aqui estão os jovens, os adolescentes. Quando nós assumimos o governo, nós demos prioridade à família, não como esses que falam que são a favor da família, mas só falam, não fazem nada a favor da família. Pelo contrário, fazem contra a família”, destacou a ex-presidente.
IHÉUS: ACM NETO REALIZARÁ CAMINHADA NESTE SÁBADO, NO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA

O candidato a governador da Bahia, ACM Neto, estará em Ilhéus neste sábado(22) para realizar uma grande caminhada no bairro Teotônio Vilela. A concentração será às 9 horas da manhã na praça principal do bairro. Em seguida, ACM vai percorrer as principais ruas do Teotônio Vilela para abraçar os moradores e mostrar os seus projetos para mudar a Bahia.
Já estão confirmadas as presenças de deputados estaduais e federais, prefeitos de diversas cidades, vereadores e lideranças políticas da região. O objetivo é apresentar as propostas de mudanças e reafirmar que ACM Neto será o próximo governador da Bahia.
Durante a caminhada, o candidato ao governo da Bahia vai parar em diversos pontos para conversar com moradores, tirar fotos e ouvir os estudantes, comerciantes e a comunidade ilheense para saber o que espera do futuro governador. ACM Neto também vai garantir que como governador vai fazer pela Bahia o que fez por Salvador, onde foi escolhido, por oito anos consecutivos, o melhor prefeito do Brasil.
MUCURI: EX-PREFEITO É MAIS UM A ABANDONAR NETO E APOIAR JERÔNIMO



































