WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Bahia’

DEPUTADA SOANE GALVÃO DESTACA IMPORTÂNCIA DA 1ª CONFERÊNCIA DAS VEREADORAS DO ESTADO DA BAHIA; EVENTO ACONTECE 3 DE MAIO

WhatsApp Image 2023-04-27 at 15.18.03

Desde seu primeiro dia de mandato, a deputada Soane Galvão apresenta propostas para fortalecer a participação feminina nas esferas de poder. À frente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a parlamentar desenvolve ações que ratificam o projeto pautado em políticas públicas de combate à desigualdade de gênero nos âmbitos político, econômico e social.

Com o intuito de ampliar o diálogo e unir esforços, a Comissão dos Direitos da Mulher promove, no dia 3 de maio, a 1ª Conferência das Vereadoras do Estado da Bahia. O evento acontece às 9h, no Auditório Jorge Calmon, na ALBA, sendo destinado também às suplentes, pré-candidatas e eleitoras.

A inscrição é gratuita e pode ser feita de forma online, através do link: https://forms.office.com/r/FazRE1q2fx

No dia do evento, as participantes devem levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão enviadas ao Programa Bahia sem Fome, iniciativa do Governo do Estado.

“A Conferência representa mais um espaço para que possamos ouvir as dificuldades e montar uma pauta com objetivos em comum. Sabemos dos inúmeros desafios para legislar e exercer cargos de liderança, contudo, vamos endossar essa luta e garantir que tantas outras mulheres possam desempenhar papel de destaque dentro do poder público”, ressaltou Soane.

A Comissão informa que ao final do evento, as participantes terão direito a certificado. 

O quê? 1ª Conferência das Vereadoras do Estado da Bahia

Onde? Auditório Jorge Calmon – Assembleia Legislativa da Bahia

Quando? 3 de maio de 2023, às 9h

BAHIA: EM MOBILIZAÇÃO INÉDITA, PRODUTORES RURAIS COBRAM AÇÃO DO GOVERNO CONTRA INVASÕES DE TERRAS

 

WhatsApp Image 2023-04-25 at 21.25.56

Cerca de dois mil produtores rurais de toda a Bahia se reuniram na tarde desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para cobrar que o governo estadual manifeste uma posição contrária às invasões de terras que têm acontecido no Estado. Somente no último final de semana, três fazendas, em Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga, foram alvos de ações do MST.

A mobilização desta terça teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), de líderes de sindicatos rurais, prefeitos e de deputados federais e estaduais. Na abertura do ato, o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), afirmou sua posição clara de estar “ao lado da ordem, ao lado da produção, e que não é contra ninguém, mas é contra a barbárie, é contra quem quer agir fora da lei”.

O presidente da FAEB, Humberto Miranda, mostrou preocupação com o ambiente de tensão no campo e pediu mediação das autoridades. “O conflito é iminente. A gente sabe como começa, mas não sabe como termina. O Governo do Estado precisa sentar-se à mesa para dar tranquilidade ao homem do campo”.

Representantes de diferentes regiões da Bahia elencaram os principais prejuízos causados pelas invasões, a exemplo da insegurança jurídica, que consequentemente gera retração nos investimentos e na produção. Eles também cobraram celeridade do governo baiano no cumprimento das decisões judiciais de reintegração de posse.

“Estamos vivendo num estado de exceção. Como fica o comando da Polícia Militar, que na hora que se depara com o crime não pode agir? A Polícia não tem cumprido as decisões judiciais. O governador é que comanda a Polícia. O comandante da tropa não tem culpa”, afirmou Luiz Uaquim, produtor da região de Ilhéus.

“Tenho vergonha de estarmos aqui debatendo uma ilegalidade porque o governo é que deveria estar nos protegendo”, emendou Marcos Moscoso, da região da Chapada Diamantina.

De Feira de Santana, Luiz Bahia Neto reiterou que há pouco efetivo policial para as ações de reintegração de posse e que muitas vezes a demora no processo judicial de julgamento da ação acaba prolongando a permanência de invasores na propriedade. “Durante esse tempo, os invasores destroem a fazenda. Até quando o produtor rural vai ser refém das invasões? Todo mundo fica com medo, com receio”, pontuou.

“O que mais nos angustia nessa instabilidade, é que a gente assiste à omissão e à desatenção dos poderes públicos. Que eles se posicionem de forma efetiva”, acrescentou Wagner Pamplona, representante do oeste baiano.

Produtor rural, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) reafirmou o compromisso de atuar no legislativo para ter ações concretas em defesa dos produtores rurais. “As invasões são atos criminosos. Vamos continuar trabalhando para que realmente o parlamento esteja ao lado de vocês e possa trazer a ordem e respeito a quem produz e a quem gera emprego”.

Ao final do evento os produtores rurais apresentaram uma carta listando as reivindicações, que foi endereçada aos três Poderes da Bahia, Executivo, Legislativo e Judiciário.

PREFEITOS DA AMURC REQUEREM A SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO ESOCIAL

WhatsApp Image 2023-04-24 at 18.19.59

O presidente da Amurc, Jadson Albano, juntamente com os prefeitos associados, entregaram um documento nesta segunda-feira, 24, ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e demais autoridades estaduais e federais, requerendo a suspensão temporária do Sistema eSocial até que o Congresso Nacional aprecie a PEC 14/2022, que trata da redução da alíquota patronal das contribuições previdenciárias (INSS) dos municípios.

O presidente Jadson, que também é prefeito de Coaraci, destacou que o documento trata de “uma reivindicação de apoio em detrimento ao eSocial e tantas outras obrigações que tem feito os municípios exonerar servidores, passar por crises nunca antes enfrentadas”. Ainda segundo ele, o Ministro demonstrou interesse em ajudar os municípios, e uma agenda está sendo provocada para o início do mês de maio visando tratar da urgência deste pleito.

Em virtude da implantação do sistema eSocial, os municípios estão sendo obrigados a promover a rescisão de todos os contratos temporários, contribuindo para o aumento do desemprego impactando de forma negativa a economia do Estado da Bahia. Além de contribuir para o aumento da exclusão social do indivíduo, sem contar que as exonerações comprometem a prestação de serviços essenciais em desfavor da população de cada município.

É sabido que os recursos arrecadados pelos municípios são insuficientes para honrar as dívidas históricas de precatórios, pagamentos dos parcelamentos das dívidas previdenciárias, e, ao mesmo tempo recolher as obrigações correntes do INSS cuja alíquota patronal ultrapassa 22,5 %, e honrar o pagamento da folha dos servidores municipais.

Outra alternativa é a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 51 /2021 de autoria do senador Jaques Wagner que “dispõe sobre o Regime Especial de Contribuição Patronal Previdenciária dos Municípios – Simples Municipal, “estabelecendo as alíquotas de contribuição de acordo com o PIB per capita do município.

DEVINHO NOVAIS VAI DOAR TODO O CACHÊ DO ARROCHAÊ PARA FAMÍLIAS AFETADAS PELA CHUVA

WhatsApp Image 2023-04-22 at 14.29.13

O cantor Devinho Novais, conhecido por seu sucesso no ritmo do arrocha, decidiu doar integralmente seu cachê para as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Ilhéus, na Bahia. Inicialmente, o cantor havia dito que doaria metade do valor, mas após participar do show do cantor Pablo, ele resolveu doar 100% do seu cachê.

WhatsApp Image 2023-04-22 at 13.39.27

Em parceria com a Cast Produções, MB e Ilhéus Eventos, Devinho Novais irá estudar a logística junto às ONGs locais para garantir que o recurso chegue diretamente às pessoas que mais precisam. Segundo o cantor, essa é uma forma de contribuir para minimizar o sofrimento das famílias afetadas pelas enchentes.

Devinho Novais se emocionou ao falar sobre sua decisão durante o show ao lado de Pablo, afirmando que “não podia ficar de braços cruzados vendo a situação que a cidade está passando”. Ele também destacou a importância de unir forças para ajudar as pessoas em momentos difíceis como esse.

Além de doar todo o cachê do Arrochaê para as famílias afetadas pelas fortes chuvas em Ilhéus, o cantor Devinho Novais pretende retornar à cidade para visitar algumas famílias.. A iniciativa do cantor é uma prova de que, juntos, podemos fazer a diferença e ajudar a construir um futuro melhor para todos.

 

SALVADOR: TRAVESTI É CONDENADA A MAIS DE 60 ANOS DE PRISÃO POR ENVOLVIMENTO NA CHACINA DE MOTORISTAS POR APLICATIVO

Crimes aconteceram em dezembro de 2019 e quatro homens da mesma profissão morreram. Julgamento ocorreu nesta quarta (19), no Fórum Ruy Barbosa, e durou mais de 10h

WhatsApp Image 2023-04-20 at 12.17.18

 

A travesti Amanda Santos foi condenada a 63 anos e oito meses de prisão por envolvimento na chacina de motoristas por aplicativos no ano de 2019,  em Salvador. O júri popular foi comandado pela juíza Andrea Teixeira Lima Sarmento Netto, nesta quarta-feira (19), e durou mais de 10 horas.

O julgamento aconteceu no Segundo Salão do Júri do Fórum Ruy Barbosa, na capital baiana. Amanda é a única acusada viva e estava presa desde então.

Amanda foi julgada pelos homicídios de Alisson Silva Damasceno dos Santos, Daniel Santos da Silva, Genivaldo da Silva Félix, Sávio da Silva Dias, e a tentativa de homicídio de um motorista, no dia 13 de dezembro de 2019, por volta das 4h, na localidade conhecida como “Paz e Vida” , na entrada do bairro Santo Inácio.

Amanda é o nome social da acusada. Inicialmente a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) a identificava pelo nome de registro que ainda é utilizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 – O júri começou 8h. A promotora do caso foi Mirella Barros Conceição Brito e a condenada foi defendida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA);

– Sete, dos 29 jurados, foram sorteados e participaram do julgamento;

 

 – Esposas de três vítimas foram ouvidas pela juíza;

 

 – Motorista que sobreviveu e denunciou a chacina também foi ouvido no Fórum;

 

– Depois a juíza chamou Amanda e leu as acusações feitas pelas testemunhas de acusação;

– Após ouvir os relatos, a condenada negou todas as acusações, inclusive a de que teria agredido o motorista que sobreviveu.

 

 – Amanda disse que tinha uma dívida com Jeferson Palmeira Soares Santos, conhecido como “Jel”: apontado como mandante do crime;

 

 – Afirmou também que aceitou se juntar ao grupo, porque acreditava que eles iam “apenas assaltar e não matar” as vítimas;

 

 – Disse que chegou a entrar em um carro, com o adolescente, para assaltar o motorista. A vítima teria sido rendida pela dupla, que teria desistido do crime e liberado o homem;

 

– A decisão, de acordo com Amanda, teria provocado a ira do traficante, que brigou com a dupla;

– Os dois teriam feito uma nova chamada e assaltado um outro motorista por aplicativo. Após levarem a vítima, que não teve o nome detalhado, para um barraco. A travesti teria visto que outros profissionais da mesma profissão estavam no local, rendidos;

– Ela afirmou que deixou o local do assassinato. Disse também que tentou convencer o adolescente, que foi apreendido, a sair de lá, mas ele não quis;

– Contou que não atirou nas vítimas e que não sabia que o comparsa adolescente era menor de idade.

Os mortos são:

  • Sávio da Silva Dias, de 23 anos;

  • Alisson Silva Damasceno, de 27 anos;

  • Daniel Santos da Silva, de 31 anos;

  • Genivaldo da Silva Félix, de 48 anos.

Os envolvidos no crime são:

  • Jeferson Palmeira Soares Santos, conhecido como “Jel”: apontado como mandante do crime; (encontrado morto dois dias depois do crime).

  • Antônio Carlos Santos de Carvalho, de 19 anos: apontado por envolvimento; (morreu em confronto com policiais no mesmo dia do crime).

  • Marcos Moura de Jesus, de 30 anos: apontado por envolvimento; (morreu em confronto com policiais no mesmo dia do crime).

  • Amanda: apontada por envolvimento.

    Com informações do G1

 

JERÔNIMO DESTACA IMPORTÂNCIA DE AÇÕES CONJUNTAS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, DURANTE ENCONTRO COM PRESIDENTE LULA EM BRASÍLIA

WhatsApp Image 2023-04-18 at 15.47.06

No Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues participou de reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (18), para discutir políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo. No encontro, ministros e chefes dos poderes municipais, estaduais e federais avaliaram soluções e diretrizes capazes de estabelecer ações integradas que impeçam ameaças e novos episódios ocorridos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O presidente Lula falou da importância da participação de todos os poderes na busca por soluções. “Precisamos levar em conta que a humanidade está mudando de padrão de comportamento e que nós, governantes, temos a responsabilidade de não permitir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo e que o ódio prevaleça sobre o bem”, enfatizou.

O governador da Bahia também destacou a relevância de ações conjuntas entre todas as esferas. “Reafirmo a importância de ter um Governo Federal que chama a responsabilidade pra si, mas que compartilha, ao mesmo tempo. Não à toa, estamos os 27 governadores aqui, junto com representantes dos municípios, do Senado, Congresso, STF e STJ para, juntos, decidirmos sobre ações pedagógicas, saúde mental, infraestrutura e segurança nas escolas”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, o diálogo é uma ferramenta importante para encontrar soluções e retomar as práticas de paz e solidariedade. “Temos que garantir a escola como um local seguro, que protege as crianças e os adolescentes. O Governo Federal deixou claro que está preocupado em acompanhar o processo de busca da recuperação da cultura do cuidado e respeito com o outro”, afirmou a gestora, em Brasília.

Ações na Bahia

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na edição do último dia 15 de abril, instituiu o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE). O objetivo é favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias, além de propor medidas de promoção à paz e ordem social nas escolas.

Atuando em regime de plantão permanente, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dispõe do serviço de orientações à comunidade escolar, de como agir diante de prováveis situações de ameaça e violência. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) atua de forma integrada à SEC, à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e à rede privada de ensino, disponibilizando um canal de comunicação direta, por meio do número de telefone 181, para registro de denúncias de ameaças em ambientes educacionais.

PRODUTORES RURAIS PREPARAM PARA GRANDE ATO CONTRA INVASÕES DE TERRA NA BAHIA, NO DIA 25 DE ABRIL

 

Evento acontecerá a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia

WhatsApp Image 2023-04-17 at 20.19.23

Uma reunião nesta segunda-feira (17) definiu a programação do grande ato que produtores rurais farão no próximo dia 25, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, contra as invasões de terra na Bahia. Os representantes do segmento foram recebidos pelos deputados estaduais Sandro Régis (UB), Tiago Correia (PSDB), Manuel Rocha (UB) e Pedro Tavares (UB), que reforçaram a importância da mobilização.

“Não podemos assistir a esses movimentos criminosos de braços cruzados, a propriedade privada precisa ser respeitada, sob pena de anularmos o que diz a lei. Por isso é importante cobrar que as autoridades competentes cumpram seu papel e garantam a tranquilidade no campo”, afirmou Sandro Régis.

A iniciativa inédita dos produtores baianos de todas as regiões do estado faz frente à onda de invasões que passou a acontecer na Bahia, especialmente neste mês, quando o MST realiza o “Abril Vermelho” e estimula ataques.

Os produtores elencaram uma pauta de cinco pontos prioritários que estarão em discussão no encontro da próxima semana: insegurança jurídica, relevância do agronegócio no PIB e na economia da Bahia, reforma agrária nos termos da lei, posicionamento do Governo do Estado diante das ações do MST e o descumprimento das decisões judiciais de reintegração de posse.

Foram convidados para o evento representantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), dos sindicatos rurais, os secretários estaduais de Agricultura, de Segurança, Direitos Humanos e da Casa Civil, os presidentes da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça da Bahia, além do Ministério Público e do comandante da Polícia Militar.

JERÔNIMO RETORNA DE PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL COM SALDO DE ACORDOS E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PARA A BAHIA

 

Visita Hauwei - Foto Ricardo Stuckert

Formalização de grandes investimentos para a Bahia e avanços em acordos com empresas chinesas para instalação e continuidade de empreendimentos no estado. Ao retornar a Salvador, nesta segunda-feira (17), esse é parte do saldo que Jerônimo Rodrigues traz da sua primeira missão internacional como governador da Bahia.

Além da China, onde passou maior parte do período de quase 16 dias de agendas, o governador baiano finalizou a viagem internacional nos Emirados Árabes. Os últimos compromissos já foram ao lado do presidente Lula, integrando a comitiva presidencial em ambos os países.

Compromissos assinados

Em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, o governo baiano assinou com a empresa Acelen o memorando de entendimentos e plano de investimentos que prevê a aplicação de cerca de R$ 12 bilhões na Bahia, nos próximos 10 anos, para produção de combustíveis de fontes renováveis, com destaque para o diesel verde e querosene de aviação. Soja, macaúba e dendê estão entre as fontes para os óleos que darão origem aos combustíveis em diferentes fases do projeto que vem para o estado.

Na China, logo no início da viagem, o primeiro acordo firmado formalmente foi o protocolo de cooperação entre empresas baianas do ramo agropecuário e a chinesa Deej Word, que atua na mesma cadeia na produção de alimentos e produtos de medicina natural.

Já com a gigante de tecnologia chinesa Huawei, o Governo da Bahia deve ampliar a parceria existente, a partir da assinatura de um memorando de entendimentos para que, entre outras ações, a empresa se instale no Parque Tecnológico da Bahia para desenvolver projetos e formar mão de obra especializada.

Avanços

Em uma série de encontros com a BYD, antes e depois de integrar a comitiva presidencial, a missão baiana também avançou em duas frentes. A primeira, com apoio também do Governo Federal, para que a empresa se instale em Camaçari com uma fábrica de carros elétricos ocupando a planta industrial da Ford. Projeto que recebeu apoio também do presidente Lula, garantindo o estudo de incentivos federais para a vinda do empreendimento para a Bahia.

Ainda com a direção da BYD, Jerônimo tratou com a empresa, que é vencedora da licitação para implantar o VLT do Subúrbio, sobre readequações contratuais para dar continuidade à obra de mobilidade urbana em Salvador. Além das conversas, o governador baiano visitou a fábrica chinesa dos equipamentos do VLT e fez viagens no equipamento em funcionamento em solo chinês.

Reuniões com as empresas CCCC e CR20, que integram o consórcio da Ponte Salvador – Itaparica, também foram agendas do governador durante o período na China. Na pauta, tratativas sobre os modelos de financiamento da obra, que deve contar com bancos nacionais e chineses participando do investimento. A discussão abordou também os ajustes necessários para superar os efeitos da pandemia e da Guerra da Ucrânia, que contribuíram para o aumento dos preços de insumos da obra.

A viagem contou ainda com reuniões e visitas às fábricas das empresas Sinoma Blade e Goldwing, do ramo de geração de energia renovável. Ambas já com negociação em andamento para se instalarem ou ampliarem seus investimentos na Bahia.

EM ABU DHABI, JERÔNIMO ASSINA DOCUMENTO QUE PREVÊ INVESTIMENTOS DE R$ 12 BILHÕES NA BAHIA PARA A PRODUÇÃO DE DIESEL VERDE

WhatsApp Image 2023-04-15 at 16.45.48

 

Um plano de investimentos com memorando de entendimentos entre o Governo da Bahia e a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, pelo governador Jerônimo Rodrigues e Khaldoon Al Mubarak, CEO do Mubadala Investment Company, fundo de investimentos controlador da empresa. A formalização do compromisso aconteceu na mesma cerimônia de encontro do presidente Lula com o presidente do país, Mohammed bin Zayed al Nahyan.

“A Bahia também vai ter um compromisso de incentivos fiscais e de investimento em infraestrutura e logística. Estamos felizes em darmos mais esse passo para seguir com o desenvolvimento do estado. O memorando visa ainda geração de emprego e cuidado com o meio ambiente”, destacou o governador Jerônimo.

Já figurando como um dos estados líderes na produção nacional de energias renováveis (eólica e solar), a partir desse investimento, a Bahia tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial do chamado “diesel verde” ou HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).

Ao longo do projeto, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano. Com a iniciativa, a empresa se tornará um dos líderes mundiais neste segmento a partir de culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis. A principal aposta será em diesel renovável e querosene de aviação sustentável, produzidos por meio do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. A previsão é que a empresa inicie a produção no primeiro trimestre de 2026.

De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, o projeto envolve a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. “É um investimento muito significativo, com uma cadeia longa e que vai gerar cerca de 17 mil empregos, diretamente. Faremos estudos e pesquisas em inovação para desenvolvimento científico, trabalhando desde a semente da macaúba, para melhorando genético, passando pela mecanização da cultura, até o biorefino. Atuaremos junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, com o Senai Cimatec, da Fieb, e uma série de entidades e universidades”, explicou.

Fases do projeto

Na primeira fase do projeto, em sinergia com o potencial agrícola do Brasil, serão usados óleo de soja e matérias-primas complementares, que possuem o maior volume disponível e competitividade no país. Na segunda etapa, serão usados óleo de Macaúba, árvore nativa do Brasil com alto potencial energético ainda não explorada em escala comercial, e óleo do dendê, com previsão de início de plantio em 2025. O projeto prevê o plantio em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o equivalente a 280 mil campos de futebol.

O projeto foi estruturado para ter integração com a Refinaria de Mataripe, aproveitando a infraestrutura existente de utilidades, tancagem e logística. Será construída uma unidade de geração de hidrogênio sustentável, para o hidrotratamento dos combustíveis. A previsão é iniciar as obras já em janeiro de 2024.

A sustentabilidade também é uma característica do empreendimento, que foi desenhado com ampla descarbonização em toda a cadeia integrada, com o uso de planta nativa de alta energia e absorção de gás carbônico da atmosfera e recuperação de áreas degradadas. Além de impactar positivamente a biodiversidade, com este projeto, a Acelen vai impulsionar ainda mais a economia local, gerar milhares de empregos, transformando a realidade social, econômica e ambiental de toda região.

Sobre a Macaúba

Planta brasileira com alta produtividade de óleo por hectare. Altamente competitiva em relação a outras culturas, oferece maior eficiência no uso da água e nutrientes. Como espécie perene nativa, oferece uma gama de serviços ambientais como a conservação ou até mesmo recuperação da biodiversidade, à medida que áreas degradadas serão substituídas por bosques de macaúba. Com isso, haverá cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos. Seu cultivo será feito utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, favorecendo a captura de carbono e a redução de emissão de CO2 da semente ao combustível.

EXPERIÊNCIA DA BAHIA COM TECNOLOGIA É DESTAQUE NA VISITA DE LULA À CHINA

 

WhatsApp Image 2023-04-13 at 09.40.13

As tecnologias utilizadas pela Bahia na Segurança Pública e na Educação foram apresentadas, nesta quinta-feira (13), pela empresa chinesa Huawei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como casos de sucesso que podem ser adotados em todo o Brasil. A reunião entre Lula e o CEO da empresa, Liang Hua, aconteceu no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

“Lula foi apresentado a um conjunto de tecnologias desenvolvidas pela Huawei, que vai de antenas de celular a energia sustentável. Dentro das experiências bem sucedidas que eles ofereceram ao Brasil, a Bahia tem dois casos. A educação inteligente com conectividade em mil escolas baianas, e a segurança pública, com a central de monitoramento que usa reconhecimento facial e já ajudou a polícia a realizar mais de 800 prisões”, contou Jerônimo.

O sucesso no uso de tecnologia na Bahia chamou a atenção de outros estados, como o Pará e o Maranhão, cujos governadores estavam presentes no encontro e procuraram o governador baiano para buscar mais informações. “Explicamos como funciona a tecnologia e como foi o processo de implantação. O uso de tecnologia é o caminho para melhorar e dar eficiência ao setor público, e a Huawei é uma grande parceira da Bahia nesse processo”, afirmou o governador.

O encontro sobre tecnologia aconteceu após a posse da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como o banco do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia e comentou o discurso do presidente Lula que, entre outras coisas, defendeu o uso de moedas próprias desses países nas relações comerciais e de financiamento. “O compromisso de Lula é continuar fortalecendo esse banco como um agente de fortalecimento dos países em desenvolvimento”, ressaltou.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia