:: ‘Buerarema’
BUERAREMA: A MOSTRA CURTA ENEDINA ESTÁ DE VOLTA!

A 7ª arte no Colégio Estadual Enedina Oliva. Mostra de Curta-Metragens chega à quarta edição, primeira pós Pandemia da Covid 19, com premiação das melhores produções de 2026.
O Clube Social de Buerarema estende o tapete vermelho para noite de premiação, nesta terça-feira. O Colégio Estadual Enedina Oliva está realizando a IV Mostra de Curtas-metragens do CEEO, premiando as melhores produções de seus estudantes. O colégio, que já abrigou formação técnica em teatro, adentra na 7ª arte, promovendo oficinas de audiovisual e fomentando a produção estudantil.
“O Curta Enedina tem o objetivo de aproximar os estudantes do universo do cinema e da produção audiovisual. Mais do que assistir filmes, eles se tornam roteiristas, diretores, atores, editores e criadores de conhecimento. A proposta dialoga com temas contemporâneos e sociais presentes no cotidiano da juventude”, afirma Prof. Willan Januário, idealizador do projeto.
Serviço: IV Mostra de Curtas-Metragens do Enedina Data: terça-feira, 9 de junho de 2026 Local: Clube Social de Buerarema Horário: 17h Ingresso: Gratuito
Realização: Colégio Estadual Enedina Oliva
BUERAREMA: “TARDEZINHA COM MAINHA” REÚNE CENTENAS DE MÃES EM HOMENAGEM PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (29), na quadra da Escola Municipal José Nery Constant, o evento “Tardezinha com Mainha”, uma homenagem especial em celebração ao Dia das Mães. A programação reuniu centenas de mães da rede municipal de ensino em um momento marcado pela valorização da família, integração comunitária e reconhecimento da importância materna na formação das futuras gerações.
Com grande participação do público e espaço completamente lotado, o evento foi cuidadosamente preparado para homenagear as mães, reconhecendo seu papel fundamental na construção dos valores familiares e no desenvolvimento social. A programação contou com apresentações culturais, musicais e momentos de reflexão que emocionaram os presentes.
Entre os destaques da tarde esteve a apresentação musical conduzida pelo professor de música Carlos, da Escola em Tempo Integral Médici, acompanhado por um de seus alunos. A performance de violão e violino encantou o público e recebeu calorosos aplausos das famílias presentes.
A programação também contou com a participação da técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Débora, que ministrou uma palestra sobre a relevância da maternidade no processo educativo e na formação cidadã dos filhos, ressaltando a influência das mães na construção de uma sociedade mais humana e solidária.
Outro momento significativo foi a contação de histórias realizada por João Vitor Santorini, integrante de projeto desenvolvido pela Biblioteca Comunitária da Casa de Cultura Jonas e Pilar. A atividade proporcionou reflexão, sensibilidade e interação entre mães, estudantes e demais familiares.
A música seguiu como elemento central da homenagem com a participação do cantor Samuel Rocha, da Igreja Adventista Vitória, do município de São José da Vitória, que emocionou o público ao interpretar a canção Mamãe, de Sérgio Paulo. Em seguida, Ana Vitória e Eloísa apresentaram a música Trem Bala, de Ana Vilela, proporcionando um momento de grande emoção e reforçando a mensagem de amor, cuidado e valorização da família.
Durante o evento, o prefeito Gel da Farmácia destacou a importância de iniciativas que fortalecem a parceria entre escola, família e comunidade. “A educação vai muito além da sala de aula. Quando fortalecemos a relação entre escola, família e comunidade, estamos construindo um futuro melhor para nossas crianças. Este é um momento de reconhecimento e gratidão a todas as mães que desempenham um papel tão importante em nossa sociedade”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Zilnai Ramos, ressaltou o empenho da equipe na organização da homenagem e destacou a importância da participação familiar na vida escolar dos estudantes. “Preparamos esta tarde com muito carinho para celebrar aquelas que são exemplo de amor, dedicação e cuidado. Ver a alegria e a emoção estampadas no rosto de cada mãe é a maior recompensa para todos nós”, destacou.
Encerrando a programação, foram realizados sorteios de brindes e a entrega de lembranças às participantes, seguidos por um momento de confraternização entre as famílias presentes.
O Tardezinha com Mainha consolidou-se como uma importante ação de valorização da família e fortalecimento dos vínculos entre escola, comunidade e poder público, proporcionando uma tarde de celebração, reconhecimento e gratidão às mães da rede municipal de ensino.
BUERAREMA: PODER LEGISLATIVO CELEBRA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM HOMENAGENS, MODERNIZAÇÃO E COMPROMISSO COM A HISTÓRIA

Em comemoração aos 66 anos de emancipação política da cidade, a Câmara Municipal de Buerarema realizou uma Sessão Solene que precedeu as festividades do município. O ato abriu oficialmente a programação festiva do município, que seguiu com quatro dias de festa popular, e reuniu vereadores, autoridades locais, familiares de homenageados e a imprensa em um momento marcado pela celebração, pelo reconhecimento histórico e pela reafirmação do compromisso com o desenvolvimento de Buerarema.
A cerimônia foi aberta com a leitura da primeira ata da Câmara de Buerarema, datada de 7 de abril de 1963, resgatando os nomes que deram início à trajetória política da cidade, como o primeiro prefeito, Paulo Portela, e o primeiro presidente do legislativo eleito, Pastor Freitas Ramos. O ato simbólico representou a valorização da memória e a lembrança de todos aqueles que, com coragem e visão, contribuíram para a consolidação do município.
Um dos pontos de destaque foi a modernização institucional conduzida pelo Legislativo em apenas seis meses de gestão. O presidente da Câmara, Geraldo Aragão, homenageado com uma placa de reconhecimento, ressaltou que o sucesso da Casa é fruto de um esforço coletivo e da prática constante do diálogo. A implantação do Conecta Legislativo, sistema inovador que digitaliza e reúne todos os processos físicos em um único ambiente, foi apresentada como marco de transparência, eficiência e preservação da memória institucional, além de reduzir o impacto ambiental com a diminuição do uso de papel. Também foi celebrada a atualização da Lei Orgânica Municipal, de 1990, reformulada a partir de audiências públicas que garantiram participação popular. O assessor jurídico Dr. Allah Muniz recebeu moção de aplausos por seu apoio essencial durante o processo.
A sessão foi marcada ainda pela entrega de honrarias. Foram concedidos os Títulos de Honra ao Mérito, de Cidadão Bueraremense e de Memória Legislativa, reconhecendo trajetórias de vida que simbolizam dedicação, compromisso e contribuição com o progresso de Buerarema. Entre os agraciados, o professor e produtor cultural Anderson Cardoso Guimarães destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social, afirmando que “onde a arte não chega, a violência impera”. O empresário Robson Miranda Araújo, CEO da Brasil Nutri Ambiental, foi lembrado pela atuação em sustentabilidade e geração de empregos, enquanto a psicóloga e professora Jeane Maria da Silva foi reconhecida pelo trabalho comunitário e voluntário. Receberam ainda o título de cidadão bueraremense o pastor Alberto Alves Quadros, o senador Ângelo Mário Coronel de Azevedo, a empreendedora Linda Souza Cerqueira e o comerciante Irineu José dos Santos (in memoriam), lembrado por sua dedicação à cidade. Também foram homenageados, em memória legislativa, nomes como Aflaudisia Souza, primeira mulher a presidir a Câmara, além de Antônio Ferreira de Brito, Domingos de Souza Lino, José Pinheiro de Oliveira e José Batista dos Santos, figuras que ajudaram a escrever capítulos fundamentais da política local.
A solenidade contou ainda com a presença do prefeito Gel da Farmácia e da vice-prefeita Thaiane Pereira, que prestigiaram o ato e reforçaram a importância da parceria entre os poderes. Em sua fala, o prefeito destacou as carências enfrentadas pelo município, reafirmando a necessidade de uma gestão integrada e comprometida com o passado, o presente e o futuro. A vice-prefeita lembrou que a emancipação de Buerarema foi construída por muitas mãos e que celebrar a data é também reconhecer a coragem e a visão das gerações anteriores.
O presidente Geraldo Aragão encerrou destacando o crescimento da participação popular nos eventos da Câmara, que vêm superando expectativas e podem, em breve, exigir espaços maiores para acolher a comunidade. Em tom de celebração e compromisso, a Sessão Solene não apenas abriu as comemorações dos 66 anos de emancipação política de Buerarema, como também exaltou a memória coletiva, valorizou cidadãos que fazem história e reafirmou o papel do Legislativo como guardião da tradição e impulsionador do futuro da cidade.
BUERAREMA: GOVERNADOR SE REÚNE COM PREFEITO E ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA ÁREA DA SAÚDE E TRANSPORTE

Na manhã desta sexta-feira (7), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, em Salvador, com o prefeito de Buerarema, Gerivaldo Souza, conhecido como Gel da Farmácia, para tratar de investimentos e ações estratégicas para o município. Durante o encontro, foram entregues uma ambulância, uma van para transporte fora do domicílio (TFD), um veículo para a área da saúde e equipamentos para reforçar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O encontro reforçou a parceria entre as gestões estadual e municipal, com foco em temas como abastecimento de água, saúde, educação e segurança pública. O governador destacou os avanços debatidos: “Discutimos temas essenciais para o município, como educação, saúde, infraestrutura hídrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário, estradas vicinais, BAs e BRs, segurança pública, agricultura, cultura, esporte e assistência social. Foi uma agenda produtiva, com atendimentos a demandas importantes, como transporte TFD para pacientes que precisam se deslocar para outros municípios, ambulâncias e um veículo para a área da saúde.”
Jerônimo acrescentou: “Além disso, foram solicitados equipamentos para a Patrulha Mecanizada, investimentos no mercado municipal e no estádio. Estou muito feliz por tratar de assuntos fundamentais para a população de Buerarema, sempre com um olhar para todos, sem qualquer tipo de discriminação.”
O prefeito Gerivaldo Souza ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado: “Saímos daqui fortalecidos, com a certeza de que estamos construindo um novo caminho para o desenvolvimento da nossa cidade. Tenho plena convicção de que quem ganha com isso é a população. Como representante do poder executivo municipal, volto para minha terra com muita alegria e com a certeza de que este momento será decisivo para os próximos dias.”
Também participaram da reunião os secretários estaduais Jonival Lucas (Relações Institucionais), Rowenna Brito (Educação), Larrissa Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Fabya Reis (Assistência Social), além dos subsecretários Marcel Oliveira (Segurança Pública) e Paulo Barbosa (Saúde).

Repórter: Tácio Santos/GOVBA
TARDEZINHA DO KEVI: O SUNSET QUE PROMETE ABALAR BUERAREMA E REGIÃO
A festa conta com o espaço Vip com open de Heineken
A cidade de Buerarema será palco de um dos maiores eventos da região, no dia 20 de maio. Com uma megaestrutura, a “Tardezinha do Kevi”, além de contar com show de Kevi Jhonny, esse grande fenômeno da música, que tem arrastado multidões e cativado os fãs com grandes sucessos, a festa terá espaço Vip com open de Heineken.
Com a vibe sunset, a festa terá início às 16h, em frente ao Estádio Municipal ACM- espaço pensado e planejado para oferecer ao público a maior e melhor experiência de todos os tempos. Tony Canabrava e Cristal Som completam o time para deixar essa tarde ainda mais divertida.
O público poderá optar entre a área vip com direito a cerveja Heineken, água e refrigerante ou pista.

ONDE COMPRAR SEU INGRESSO?
BUERAREMA
– S’look Boutique
– Distribuidora Império
– Distribuidora Potência
-Farmácia Cosme e Damião
ITABUNA
– Palpiteiros (São Caetano)
– Bigodon
SÃO JOSÉ
– Distribuidora Rei do Litrão
BUERAREMA: SÁBADO TEM VACINAÇÃO CONTRA A COVID NO SESP
A ação acontecerá de 09h as 15h
Neste sábado (17), haverá vacinação contra a Covid-19 para o público eleito no momento, que são pessoas acima de 30 anos de idade. A vacina será destinada tanto para a aplicação de primeira dose, como também de segunda, neste em pessoas que estejam dentro do prazo previsto.
A ação acontecerá no Sesp – Serviço Especializado em Saúde Pública, de 09h as 15h. O paciente deve estar munido de documento de identificação, CPF, cartão do SUS e Cartão de vacina no momento do atendimento.
BUERAREMA: NESTE DOMINGO TEM PAGODE COM Ky LEGAL NO GOOD BEER
Good Beer – o point mais queridinho de Buerarema
Para animar e esquentar esse friozinho, o point mais badalado de Buerarema realiza neste domingo (18), um pagode com a Banda Ki Legal. A música começa a rolar partir das 16h.
O Good Beer fica localizado na Avenida Portela (Galeria Macuco) e, oferece as mais variadas e sofisticadas bebidas, em um ambiente agradável e com o melhor atendimento da cidade.
BUERAREMA: VINÍCIUS SE REÚNE COM ACM NETO
O prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann foi recebido na manhã desta segunda-feira(12) pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O encontro ocorreu na residência de Neto onde conversaram sobre a sucessão estadual, dentre outros assuntos.
Uma fonte informou ao blog, que durante a reunião Neto e a cúpula do DEM elogiou Vinícius pela gestão que tem feito e o apontou como um potencial candidato à deputado estadual em 2022.
BUERAREMA: ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES É CONTEMPLADA COM DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO
Na manhã deste domingo, dia 21, a Associação dos Pequenos Produtores do Alto da Mangueira, localizada no município de Buerarema, participou do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) que faz parte do Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais, realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS). O objetivo da ação é identificar os problemas, conhecer as demandas e traçar metas em busca de soluções na rede associativa rural da região.
Ao todo, 30 associações da região estão sendo visitadas por técnicos do CDS-LS e do Instituto Chocolate para a aplicação da metodologia do diagnóstico participativo, visando identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que comprometem o desenvolvimento da associação. A visita deste final de semana atendeu os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscara e álcool em gel 70 para a higienização das mãos de todos os participantes.
A partir da análise da realidade local é possível orientar os produtores rurais sobre a organização e planejamento das ações internas e externas. Para o presidente da Associação, Renato do Nascimento Santana, o diagnóstico permitiu encaminhamentos para melhorar as batalhas dentro da comunidade e para a produção dos 30 agricultores que fazem parte da associação, garantindo mais perspectiva para capacitações e investimentos em projetos. “Nós acreditamos que a partir desse momento teremos a expectativa de que haverá muitos benefícios para os associados”, disse Renato.
A ação retomou os trabalhos este ano e faz parte das atividades de concretização do DRP, realizado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o CDS-LS e o Instituto Chocolate.
BUERAREMA: CASA DE CULTURA JONAS E PILAR ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS LEVANDO CULTURA PARA A COMUNIDADE







































