POTIRAGUÁ : PREFEITO GARANTE REQUALIFICAÇÃO DE TRECHO URBANO DA BA-270

O prefeito de Potiraguá, Elias Carvalho (Avante), assegurou junto ao Governo do Estado a requalificação asfáltica do trecho urbano da BA 270 até o entroncamento da BA-680, rodovia que liga o município à BR-101.
De acordo com apuração do site, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) já autorizou a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) a adotar as providências necessárias junto à empresa Mazza, responsável pela execução da obra.
A intervenção é aguardada pela população local, já que a estrada é considerada fundamental para o escoamento da produção e o acesso a municípios vizinhos.
BAHIA: ALTA APROVAÇÃO: GOVERNO JERÔNIMO RODRIGUES É APROVADO POR 59% DOS ELEITORES BAIANOS, APONTA PESQUISA

Divulgada nesta sexta-feira (22), a pesquisa Quaest apontou alta aprovação de 59% dos eleitores baianos ao Governo Jerônimo Rodrigues.
O Governo Jerônimo Rodrigues é aprovado por 59% dos eleitores baianos. É o que aponta a pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22). A alta aprovação confirma o momento de estabilidade na imagem positiva da gestão petista no estado – em fevereiro, o índice foi de 61%. Os que desaprovam somam 33%.
Nas redes sociais, Jerônimo Rodrigues atribuiu o índice de alta aprovação ao trabalho realizado pelo Governo da Bahia em garantir efetiva melhora da vida da população. “Os bons indicadores das pesquisas refletem nossa caminhada diária de trabalho e compromisso com a Bahia. Eles nos animam e reforçam a importância de seguir construindo um estado cada vez melhor, com mais saúde, educação, lazer, segurança, infraestrutura e oportunidades para o povo baiano”, escreveu o governador.
Contratada pela Genial Investimentos, a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.200 eleitores da Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
“Estar perto do povo me dá força e me lembra, todos os dias, da responsabilidade que tenho como governador. Meu compromisso é seguir cuidando da saúde, da segurança, da educação e de obras que fazem a Bahia avançar. Cuidar de gente é o que me move e o que faz a nossa Bahia seguir em frente”, destacou o governador.
ILHÉUS: PEDRO TAVARES SOLICITA AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PARA DISCUTIR VIOLÊNCIA AO LADO DO PREFEITO VALDERICO JÚNIOR
O deputado estadual Pedro Tavares (União) solicitou ao secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, uma audiência para tratar do problema da violência em Ilhéus, com a participação do prefeito da cidade, Valderico Júnior. O parlamentar participou do debate público na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que contou com a presença do titular da pasta, que esteve na Casa para esclarecer quatro projetos de lei voltados à reestruturação das polícias.
Tavares destacou a importância de discutir a situação da segurança em Ilhéus, buscando soluções para conter o clima de intranquilidade. O deputado demonstrou mais uma vez preocupação diante dos episódios recentes de violência.
“Tive a oportunidade de pedir ao secretário uma audiência sobre a segurança pública na cidade ao lado do prefeito Valderico Júnior, pois todos estamos muito preocupados e queremos dar contribuições para uma solução. Ilhéus é uma cidade turística que precisa ser valorizada por suas belezas naturais e históricas, e não pela violência”, enfatizou.
Tavares ressaltou ainda o trabalho do prefeito Valderico, destacando sua disposição em colaborar com a segurança pública. “Tenho certeza de que o prefeito Valderico Júnior, que tem feito um grande mandato e busca o melhor para a cidade, está disponível para colaborar com a segurança. Mas essa é uma responsabilidade do estado”, frisou.
COLUNA “MEL DE CACAU COM VENENO POLÍTICO”
Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.
➡️ MARCONE AMARAL SEM APOIO

O deputado estadual Marcone Amaral não vive boa fase. Tentou arrancar o apoio do prefeito de Floresta Azul, Bambu, mas levou porta na cara. O gestor já está fechado com Niltinho, deixando Marcone mais isolado que candidato sem santinho em véspera de eleição.
➡️ MARCONE AMARAL SEM APOIO (PARTE 2)
E o enredo pode piorar: em março, Marcone deixa o mandato e ficará sem a vitrine da Assembleia. Para 2026, só há um caminho — abrir o bolso. Vai ter que enfrentar adversários com “pix gordo” e estrutura que não se encontra em esquina de feira.
➡️ RODRIGO HAGGE EM BAIXA

Em Itapetinga, o ex-prefeito Rodrigo Hagge também amarga dias nublados. Sem o apoio do tio, o atual prefeito Eduardo Hagge, terá que se virar sem máquina, sem estrutura e com um capital político bem menor do que imaginava.
➡️ RODRIGO HAGGE EM BAIXA (PARTE 2)
Pra piorar, dizem que o QG do governo guarda um dossiê sobre a situação financeira deixada por Rodrigo. Resultado: ele fica de mãos atadas, sem condições de bater forte no governo — qualquer ataque pode voltar como bumerangue.
➡️ ISAC NERY INCORPORA RONALDO ESPER

Enquanto isso, em Itabuna, o ex-candidato Isac Nery resolveu trocar o discurso político por análise fashion. Na rádio Interativa, não comentou propostas, mas o figurino do deputado Pancadinha.
➡️ ISAC NERY INCORPORA RONALDO ESPER (PARTE 2)
Segundo Isac, o parlamentar anda de sapato de R$ 7 mil, cinto Ferragamo de R$ 5 mil e camisa Hugo Boss de R$ 2 mil. O ataque soou mais como desfile de moda do que debate político. Teve ouvinte que jurou estar ouvindo o quadro de Ronaldo Esper, versão grapiúna.
➡️ JÂNIO NATAL QUER COBRAR POR CARRO DE TURISTA EM PORTO

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, decidiu jogar pimenta no turismo local: enviou para a Câmara um projeto criando a Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Cada carro de turista que entrar na cidade terá que pagar. A medida promete barulho, e a pergunta que fica é: isso vai preservar o meio ambiente ou espantar visitantes? 🌴🚗💸
➡️ MORTE DE MULHERES VIROU PALANQUE POLÍTICO EM ILHÉUS
O brutal homicídio das três mulheres em Ilhéus virou combustível para disputa política. Enquanto a população clama por segurança, alguns líderes aproveitam a tragédia para discurso eleitoral. Falta união, sobra oportunismo.
➡️ VALDERICO FORA DE JERÔNIMO

O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, falou demais em entrevistas nesta semana e fechou as portas com o Palácio de Ondina. O clima com o governo do estado azedou de vez.
➡️ VALDERICO FORA DE JERÔNIMO (PARTE 2)
Um “cardeal” do governo resumiu o estrago: Valderico passou a impressão de que já está em clima de sucessão estadual. E como aliado de ACM Neto no sul da Bahia, ficou ainda mais claro em que lado da trincheira ele está.
➡️ MONALISA COBRA GOVERNO DO ESTADO
Em Ibicaraí, a prefeita Monalisa Tavares foi para as redes e cobrou o governo estadual. Disse que há oito meses não recebe repasses para a obra das casas populares. Resultado: construção parada, promessa no ar e cobrança pública na conta do Estado.
➡️ CIGANO ENQUADROU PREFEITO ADAUTO

Em Itororó, o presidente da Câmara, Cigano, resolveu dar ultimato no prefeito Adauto Oliveira: se na festa da cidade as bandas tocarem músicas com “baixaria”, ele mesmo sobe no palco e encerra o show. Um enquadro que mistura moralismo, microfone e política. 🎤🔥
🔥 CLIMA TENSO EM BUERAREMA
O empresário Erlon Botelho e os institutos que dirige — entre eles o Instituto Chocolate, também chamado de Instituto Cacau — entraram na mira de ataques de alguns sites nas últimas semanas. O burburinho político e empresarial na cidade ganhou contornos de tensão.
⚡ CLIMA TENSO EM BUERAREMA (PARTE 2)
A coluna apurou que foi preparado um dossiê contra Erlon Botelho, com indícios de que o material pode resultar em ações penais e cíveis. Fontes que tiveram acesso ao documento garantem que vem “bomba pesada” por aí. Nos bastidores, já tem gente dizendo que quando essa granada estourar, vai respingar em muito mais gente do que se imagina.
➡️ MOACYR E O PT

Quem diria! Até ontem o ex-prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, era mais antipetista que militante de grupo de WhatsApp em época de eleição. Mas começou 2025 mais “zen”. Esta semana foi visto em Salvador, de visita ao gabinete do deputado petista Rosemberg Pinto. Detalhe: Rosemberg é o escolhido da prefeita Magnólia
para 2026. Moral da história: Moacyr parece estar descobrindo que política é igual chocolate — amarga no começo, mas pode terminar doce. 🍫
➡️ SOANE QUER DISPUTAR A REELEIÇÃO

A deputada estadual Soane Galvão acordou com gás e já fala em reeleição. Até aí tudo bem, mas o clima azedou em casa: seu marido, o ex-prefeito Marão, também sonhava com a vaga de deputado estadual. Briga de casal com pauta política dá mais audiência que novela das nove. 📺
➡️ SOANE QUER DISPUTAR A REELEIÇÃO (PARTE 2)
O problema é que, até agora, o mandato de Soane foi mais apagado que luz de poste em bairro sem manutenção. Sem apoio de prefeitos, nem da “banda B” da política, ela paga o preço de ter priorizado a campanha de Bento em Ilhéus em 2024, deixando outros municípios na saudade. Resultado: ficou sem base, sem força e, por enquanto, só com a vontade.
➡️ VALÉRIO DEU CHAPÉU
Em Itaju do Colônia, o ex-candidato Valério mostrou que política é jogo de cintura. Na reta final da eleição, recebeu mimos e afagos de Soane e Marão, mas na hora H deu um chapéu de mestre: decidiu apoiar Larissa do MDB. Foi um “perdeu, playboy” que deixou o casal de políticos de cabelo em pé. 🎩
➡️ SECRETÁRIO COM MEDO DE CAIR NO DIÁRIO
O clima anda tenso nos corredores da Prefeitura de Itabuna. Tem secretário que dorme e acorda com medo de ver o nome estampado no Diário Oficial… na página de exoneração. Uns apelaram para a velha tática do puxa-saquismo explícito, outros lotaram as redes sociais de postagens para provar ao prefeito Augusto Castro que “estão trabalhando”. Virou disputa de quem aparece mais na timeline do chefe. 📲👀
➡️ PCDOB QUER SECRETARIA
Enquanto isso, o PCdoB voltou à cena cobrando a fatura pelo apoio ao segundo governo de Augusto. A sigla pressiona nos bastidores e já mira um espaço no secretariado. O recado foi dado: se não sair agora, a cobrança vai ficar cada vez mais alta. Fontes dizem que novidades podem pintar em breve.
COARACI: JUSTIÇA GARANTE PERMANÊNCIA DA AGÊNCIA DO BRADESCO

A cidade de Coaraci obteve uma importante vitória na área de serviços bancários. Em decisão liminar, a Justiça determinou a manutenção da agência do Banco Bradesco no município, atendendo à mobilização da Câmara de Vereadores e à atuação do Ministério Público da Bahia.
A decisão foi motivada pela repercussão social que o fechamento da unidade causaria, sobretudo para aposentados, pensionistas e pessoas em situação de vulnerabilidade, que dependem diretamente dos serviços bancários.
A mobilização contou com o engajamento da Câmara Municipal, do Executivo local e de diversas entidades da sociedade civil, como a Loja Maçônica Filhos da Acácia, a OAB e sindicatos, que reforçaram a importância da agência para a rotina dos cidadãos.
O fechamento representaria retrocesso e exclusão social, segundo os organizadores do movimento. Com a liminar, o Bradesco deverá manter o atendimento em Coaraci até decisão final da Justiça.
A permanência da agência é vista como um marco da união entre Legislativo, Executivo, Ministério Público e comunidade organizada em defesa dos interesses da população.
POTIRAGUÁ: 🎶 SILVANNO SALLES É CONFIRMADO NA 45ª VAQUEJADA

A Prefeitura de Potiraguá anunciou mais uma atração de peso para a 45ª Vaquejada do município: o cantor Silvanno Salles, conhecido como o “cantor apaixonado” e referência da sofrência, sobe ao palco do evento que já havia confirmado Thiago Aquino na programação.
A festa acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, reunindo música, dança e tradição em uma das celebrações mais aguardadas da região.
Segundo a Prefeitura, a vaquejada é um marco cultural que movimenta a cidade, atrai turistas e promove a cultura nordestina. A gestão municipal convida a população e visitantes a prestigiarem mais essa edição, que promete dias de alegria, romance e grandes shows.
ITABUNA: PREFEITURA REALIZARÁ AJUSTES DE HORÁRIOS NO TRANSPORTE COLETIVO NOS FINAIS DE SEMANA
A Prefeitura de Itabuna, Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), após um estudo realizado pela Diretoria de Transporte, vai realizar ajustes de horários para que os usuários tenham menos tempo de espera em ponto de ônibus.
A medida, que passa a vigorar a partir deste sábado, dia 23, é para que no atendimento aos passageiros durante o dia o fluxo dos veículos seja otimizado, não haja duplicidade de veículos num mesmo local e seja diminuído o tempo de espera.
Segundo o titular da SETTRAN, Fernando Benigno, a partir da próxima semana os técnicos vão avaliar o comportamento da frota no dia a dia para que mudanças sejam operadas para que um melhor serviço no transporte público seja oferecido aos usuários.
“Vamos otimizar os horários para que o tempo de espera seja efetivamente menor”, acrescentou. Além disso, orientou os usuários a consultar aplicativo da empresa Atlântico Transportes que contém horários e itinerários.
IBIRATAIA: PREFEITURA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PRODETER PARA FORTALECIMENTO DA CACAUICULTURA EM IPIAÚ

Programa do Banco do Nordeste e Sebrae garante crédito, assistência técnica e financiamento para agricultores familiares da região
A Prefeitura de Ibirataia marcou presença no lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), realizado nesta quinta-feira (21), no auditório do CETEP. A iniciativa, promovida pelo Banco do Nordeste em parceria com o Sebrae, tem como objetivo impulsionar a cultura do cacau no território do Médio Rio de Contas e Baixo Sul, oferecendo crédito, assistência técnica especializada e financiamento para produtores locais.
Durante o evento, a gestão municipal foi representada pelos secretários Lais Nascimento (Agricultura), Elma Lopes (Planejamento), Onasses (Administração) e Caio Pina (Educação), além da presidente do Sindicato Rural de Ibirataia, Solange Dalmeida, e da advogada da Seplan, Dijale Fonseca. A presença institucional reforçou o compromisso da administração em apoiar agricultores familiares com políticas públicas que promovam inovação, orientação produtiva e melhores condições de desenvolvimento no campo.
O lançamento contou ainda com a participação de diversas instituições parceiras, entre elas CAR, UNEB, EcoBahia, CEPLAC, CETEP, SEBRAE e Bahiater, que se unem para fortalecer a agricultura familiar. A iniciativa representa um passo estratégico para ampliar a produção de cacau na região, gerando novas oportunidades de renda e desenvolvimento sustentável para os produtores ibirataenses e de municípios vizinhos.
PORTO SEGURO AVANÇA COM PROJETO PARA COBRAR TAXA DE VEÍCULOS QUE ENTRAM NA CIDADE

A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Seguro deu um passo importante esta semana para a implementação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A Mensagem de Criação da TPA, acompanhada do Projeto de Lei nº 034/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi lida em plenário e agora segue para análise e votação dos vereadores. A expectativa é que a medida seja aprovada e passe a valer a partir do início de 2026.
De acordo com a proposta, a TPA tem três objetivos centrais: ordenar o fluxo de veículos, garantir maior preservação ambiental e gerar recursos para a manutenção da cidade, especialmente em áreas turísticas de grande movimento.
O projeto busca também enfrentar um dos maiores desafios locais: o trânsito intenso, que sobrecarrega as ruas estreitas do centro histórico, do centro comercial e das regiões adjacentes. Atualmente, a manutenção dessas áreas exige elevados investimentos do município, muitas vezes desviando recursos de outras prioridades.
Com a aprovação, Porto Seguro deve se alinhar a outros destinos turísticos que já adotam taxas semelhantes para equilibrar o turismo com a preservação ambiental e o desenvolvimento urbano sustentável.
CABRÁLIA : EX-SECRETÁRIA DE SAÚDE DEIXA CARGO COM DURAS CRÍTICAS AO PREFEITO

A ex-secretária de Saúde de Santa Cruz Cabrália, Luzia Pataxó, foi exonerada do cargo e deixou a gestão sob fortes críticas e denúncias contra o prefeito Girlei Lima.
Em um vídeo que ganhou repercussão regional, Luzia afirmou ter sido vítima de perseguição desde o início da sua atuação na pasta e disse ter se decepcionado com a administração municipal.
“Estou deixando a Secretaria muito decepcionada com o prefeito. Acreditei, pensando que seria um projeto voltado para a população, mas me enganei”, declarou.
Segundo a ex-secretária, a crise começou quando decidiu formar uma equipe técnica para o órgão, mas enfrentou interferências diretas nas nomeações e demissões. Ela também criticou a falta de diálogo e acusou a gestão de manter pessoas sem preparo em funções estratégicas.
Luzia denunciou ainda que o prefeito realiza compras de medicamentos sem critérios e sem licitação, o que, segundo ela, compromete a saúde pública do município.
“Até hoje, em oito meses de governo, ele não teve a capacidade de realizar as licitações de que o município tanto necessita”, afirmou.
Encerrando o desabafo, Luzia pediu mobilização popular:
“Santa Cruz Cabrália precisa ser ajudada. Precisamos de um gestor de verdade. Não pode ser usada como bandeira de falcatruas. A cidade está sem representante. Quem governa a Prefeitura é Rita e Girlei. Precisamos nos reerguer e devolver dignidade ao município”, concluiu.



































