Na tarde deste sábado (30), foi publicada a sentença referente à denúncia apresentada pela ex-candidata a prefeita, Itamaria Barbosa, contra o prefeito eleito de Barro Preto, Juraci da Saúde, e seu vice, Gideon Ribeiro.
A oposição, derrotada nas urnas com uma diferença superior a 2 mil votos, buscou na Justiça Eleitoral a anulação do resultado, alegando supostas irregularidades.
No entanto, o juiz eleitoral da 136ª Zona, em Itajuípe, Frederico Augusto, rejeitou a ação. Na decisão, destacou a ausência de fundamentos consistentes na denúncia e reforçou que a expressiva votação obtida por Juraci da Saúde e Gideon reflete a vontade soberana do povo, não havendo comprovação de uso de recursos em troca de vantagens.
Com a sentença, o prefeito Juraci da Saúde e seu vice Gideon seguem à frente do Executivo municipal, respaldados pela legitimidade das urnas.
O município de Ibirataia está vivendo um dos momentos mais marcantes de sua história! A cidade está mais iluminada — e não apenas no sentido literal. Graças ao ousado e inovador Programa Ilumina Ibirataia, idealizado e executado pela gestão do prefeito Sandro Futuca, bairros inteiros estão sendo transformados com modernas lâmpadas de LED, que trazem mais clareza, economia e segurança para todos.
A cena já se repete em diversos cantos da cidade: postes que antes ofereciam luz fraca e amarelada agora brilham intensamente, levando segurança e dignidade para as ruas, praças e avenidas. A iniciativa, além de moderna, é sustentável — garantindo menor consumo de energia e maior durabilidade.
Moradores relatam como suas vidas estão mudando com a chegada da nova iluminação. “Agora posso caminhar tranquilo à noite, minha rua está linda e iluminada como nunca!”, comentou um morador. É a segurança pública sendo reforçada com ações práticas e visíveis.
E quem está no comando dessa transformação? Sandro Futuca, um prefeito que faz, que aparece e que cuida!
Acompanhando de perto cada passo do projeto, ele reforça que o Ilumina Ibirataia não é apenas um programa de infraestrutura, mas sim um compromisso com o bem-estar da população e o progresso do município.
“Esse projeto vai além da iluminação; é cuidado com as pessoas, segurança e progresso. Estou ouvindo de perto a satisfação dos moradores e vendo a cidade se transformar com responsabilidade e trabalho sério”, afirmou o prefeito com orgulho.
O Ilumina Ibirataia é mais do que luz: é símbolo de uma nova era que chegou para ficar.
Com coragem, visão de futuro e gestão eficiente, Ibirataia está se tornando referência em qualidade de vida no interior da Bahia — e Sandro Futuca é o nome por trás dessa transformação!
Evento acontece em setembro e reúne artistas na cidade do sul da Bahia
Itacaré já se prepara para viver a energia contagiante do forró. A 5ª edição do Festival de Forró de Itacaré será realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025, reunindo artistas renomados e valorizando também os talentos locais.
A programação coordenada pela Secretaria de Turismo do município, inclui apresentações do cantor e compositor Targino Gondim — idealizador e curador do evento —, do Quinteto Sanfônico do Brasil, além da tradicional Levada da Rural Amarela. O público poderá participar ainda do Aulão de Forró, promovido em diferentes pontos da cidade (Praça do Canhão, Praça das Mangueiras, Rua da Pituba e Praça dos Cachorros), com aulas ministradas pelo Grupo Cabrueira. Já o palco principal será montado na Orla, Praça São Miguel, cenário perfeito para as grandes apresentações.
Segundo o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, o festival já movimenta o setor hoteleiro, gerando impacto positivo em toda a cadeia econômica:
“Sem dúvida será mais um ano de sucesso. Outras atrações fazem parte do evento, reforçando o caráter regional e nacional. Contudo, não podemos deixar de oportunizar ao artista local um momento para se apresentar no palco e mostrar a sua arte. Essa é uma regra que cumprimos em todos os eventos públicos”, destacou.
Na edição anterior, em 2024, o festival atraiu cerca de 20 mil pessoas por dia na Praia da Coroinha, movimentando o comércio, bares, restaurantes, pousadas e hotéis, o que comprovou o forte impacto econômico e turístico para a região.
Criado por Targino Gondim, um dos principais representantes do forró brasileiro, o evento nasceu em 2018 com a proposta de valorizar o gênero e ampliar seu alcance para além do período junino. Desde então, já realizou edições em 2018, 2019, 2022 e 2024, consolidando-se como um dos mais importantes encontros culturais do calendário local.
Além da música, o festival fortalece a imagem de Itacaré como destino turístico completo. Localizada no sul da Bahia, a cidade é reconhecida por suas extensas áreas de preservação ambiental, praias paradisíacas e ainda pouco exploradas, além da vida noturna vibrante, com bares, restaurantes, lojas e eventos que atraem visitantes do Brasil e do exterior.
Com a mistura de natureza, cultura e a força do forró, a edição 2025 promete mais uma vez transformar Itacaré em palco de grandes encontros e celebrações.
O ex-prefeito de Gandu e pré-candidato a deputado estadual, Léo de Neco, participou nesta quinta (28), da ExpoCacau 2025. Sediado em Ilhéus, o evento reuniu empresários, técnicos, especialistas, investidores e produtores de cacau de diversas regiões do país.
Durante o evento, Léo de Neco destacou a importância da ExpoCacau para Bahia. “A ExpoCacau é um ambiente acolhedor para o empresário rural, que tem como foco o cacau, o fruto do desenvolvimento da nossa economia”, disse.
Léo também enfatizou o apoio da iniciativa privada, do governo do estado no fortalecimento da lavoura cacaueira e ações de incentivo do Ciapra na cacauicultura. “Esse evento tem o apoio da iniciativa privada, mas também um apoio muito grande do governo da Bahia e o Consórcio Ciapra também está aqui presente com o Programa Cacau Mais, que é uma referência na pauta do cacau”.
“O cacau é a nossa bandeira, é bandeira do Baixo-Sul e da Bahia. Essa semana estivemos no Senado, acompanhando o projeto de lei que anistia a dívida dos cacauiculturores baianos, mas também implanta o Programa Renova Cacau para ajudar essa agricultura tão próspera que o cacau a gerar mais emprego e mais renda e a gente vai continuar pavimentando essa pauta, porque a gente acredita muito na força do cacau para poder melhorar cada vez mais a vida das pessoas”, finalizou.
Na última terça (26), Léo de Neco esteve na Comissão de Desenvolvimento Regional, em Brasília, participando ao lado do senador Chico Rodrigues, da criação do projeto de Lei Renova Cacau, que prevê a anistia das dívidas dos produtores de cacau.
Léo tem defendido temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento da lavoura cacaueira e agricultura familiar. Além disso, outras pautas de interesse do Baixo-Sul e outras regiões do estado são debatidas por ele em suas ações.
Na manhã desta sexta-feira (29), a equipe da Vigilância Sanitária de Itaju do Colônia, com o apoio da secretarias municipais de Saúde e Administração, realizou uma operação que resultou na apreensão e incineração de uma quantidade significativa de carne imprópria para consumo. A ação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima feita pela população, demonstrando a importância da participação comunitária na proteção da saúde pública.
Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária, a carne apreendida não possuía comprovação de origem nem selo de inspeção, o que representa um risco direto à saúde da população. Produtos de origem animal sem procedência legal podem estar contaminados e provocar graves doenças, como intoxicações alimentares e infecções.
Todo o material recolhido foi devidamente incinerado, seguindo os protocolos de segurança e descartado de forma correta, garantindo que não retornasse ao consumo humano.
O prefeito Elder Fontes destacou a relevância da operação: “A nossa gestão tem o compromisso de zelar pela saúde e pelo bem-estar da população. Não podemos permitir que produtos de origem duvidosa cheguem às mesas das famílias de Itaju do Colônia. A Vigilância Sanitária seguirá firme nesse trabalho de fiscalização e conscientização”, afirmou.
A Secretária de Saúde também reforçou que a população tem papel fundamental nesse processo: “Denúncias como esta são essenciais para que possamos agir de forma rápida e eficaz. Orientamos que todos fiquem atentos e colaborem, denunciando sempre que identificarem situações suspeitas”.
A Prefeitura de Itaju do Colônia, através da Vigilância Sanitária, reafirma o compromisso de proteger a saúde coletiva, intensificando as fiscalizações e garantindo que apenas alimentos de qualidade e devidamente inspecionados cheguem aos consumidores.
O Hospital Beira Rio, em Itabuna, marca presença na 69ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que acontece até este sábado (30), em Curitiba (PR). Considerado o maior evento oftalmológico da América Latina, o CBO reúne diferentes gerações de especialistas em torno de temas clínicos e cirúrgicos atuais, avanços tecnológicos, debates qualificados e conexão com os principais nomes do setor.
O Hospital Beira Rio, com seu DNA de atualização permanente, participa ativamente congresso, com profissionais presentes nas discussões científicas e trocas de experiências, sendo representado pelo sócio fundador Dr. Vável Andrade, com 55 anos de experiência, Dra. Larissa Andrade, Dra. Camila Netto e Dr. Rafael Andrade, atuando em discussões de casos desafiadores e inovadores da Oftalmologia e apresentação de aulas sobre temas relevantes do setor.
“O Hospital Beira Rio tem muito orgulho de ser composto por uma equipe que se esmera em oferecer o melhor da oftalmologia de ponta para nossa comunidade”, afirma o Dr. Vável Andrade.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas segue avançando com o programa de pavimentação em diversas localidades. No bairro Nova Canaã, as equipes já estão executando a terraplanagem, etapa essencial que garante qualidade e durabilidade às vias que receberão o asfalto.
A terraplanagem é fundamental porque prepara o solo para receber a pavimentação, trazendo benefícios que impactam diretamente na vida da população. Entre as principais vantagens estão:
Regularização do terreno: nivela e cria uma base sólida, evitando deformações e afundamentos no futuro.
Melhoria da drenagem: facilita o escoamento da água da chuva, reduzindo riscos de alagamentos e erosões.
Maior resistência estrutural: fortalece a base para suportar o tráfego de veículos com segurança.
Eficiência do pavimento: garante melhor aplicação dos materiais, prevenindo falhas prematuras no asfalto.
Valorização do espaço urbano: ruas bem estruturadas elevam a qualidade de vida, valorizam os imóveis e incentivam o desenvolvimento econômico.
A obra também avança com o processo de pavimentação em alguns trechos, transformando a realidade em seu entorno e levando mais conforto, segurança e mobilidade para todos os moradores do bairro Nova Canaã.
Com cada nova via pavimentada, a gestão municipal reforça seu compromisso em oferecer mais conforto, segurança e qualidade de vida à população teixeirense. As obras seguem respeitando as particularidades de cada localidade, assegurando um resultado eficiente e duradouro.
A Feira mais barata da Bahia acontece na Praça Ivan Lima, a partir das 6h
Nesta sexta-feira (29), Ibirapitanga realiza a 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A Feira mais barata da Bahia será realizada, na Praça Ivan Lima, a partir das 6h, reforçando o compromisso de oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis.
A feira já se tornou tradição na cidade das águas e do cacau, valorizando a produção local, fortalecendo a renda das famílias agricultoras e estimulando o consumo de alimentos saudáveis. O público encontrará frutas, hortaliças, doces, biscoitos, pães, alimentos diversos, artesanatos e outros itens produzidos pela agricultura familiar ibirapitanguense.
Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.
MARÃO FORA DO PSD
O ex-prefeito de Ilhéus, Marão, já desembarcou no Avante. Até agora não decidiu se vai encarar as urnas em 2026, mas uma coisa é certa: o senador Otto Alencar bateu o martelo e tomou o PSD das mãos dele em Ilhéus. Resumindo: Marão perdeu a legenda, o rumo e, pelo visto, até o controle remoto do partido na cidade.
PAULO SEM GÁS NO CIMA
Se depender de Paulo do Gas, o CIMA vai virar fumaça antes de 2026. Prefeitos reclamam da falta de articulação e liderança. “Sem gás” virou apelido oficial: não há visão, não há comando e, se continuar assim, não vai sobrar nem centelha no consórcio.
PAULO SEM GÁS NO CIMA – PARTE 2
A comparação com a gestão passada é quase uma humilhação. Valete, ex-presidente, garantiu recursos e até 700 casas para municípios. Já Paulo sem gás… bem, está administrando máquinas sucateadas e um consórcio sem brilho. É a prova de que quando falta energia, sobra reclamação.
EX-PREFEITO SEM PRESTÍGIO
O ex-prefeito de Ibicaraí, Lenildo, não consegue se reinventar. Depois de governar a cidade entre 2009 e 2016, não voltou ao poder. Nesta semana, virou diretor de uma escola local. Nada contra educação, claro, mas o eleitor parece já ter dado diploma de aposentadoria política para ele.
AUGUSTO CASTRO DE OLHO 👀
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, anda com a lupa ligada nos secretários “vaidosos”. Tem gente no time que já se vê sentado na cadeira de prefeito em 2028. O problema é que, pelo clima no gabinete, alguns desses sonhadores podem nem chegar ao cargo de secretário em 2027.
ZÉ COCÁ NA DANÇA DAS CADEIRAS
Em entrevista ao Frequência Política, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, deixou no ar que pode trocar o PP pelo Avante. Disse que só em dezembro decide. Até lá, o jogo é de sedução partidária: quem oferecer mais carinho, ganha o passe do prefeito.
LUCAS DE WAGNER, O “MENUDO DO GALEGO”
A ofensiva de Lucas de Wagner tem irritado deputados da base aliada. Ele anda “furando” bases eleitorais de colegas do governo e distribuindo simpatia onde já tem dono. Resultado: virou alvo de bronca nos corredores de Brasília. O problema é que o “menudo do galego” não parece muito preocupado em fazer amizade — a missão dele é crescer, custe o que custar.
SINAL DE ALERTA NO GRUPO DE ACM NETO 🚨
A recente pesquisa da Quaest caiu como uma ducha fria no núcleo duro do grupo de ACM Neto (União Brasil). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou em popularidade na Bahia, puxando junto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e acendendo o sinal vermelho entre os caciques da oposição.
SINAL DE ALERTA NO GRUPO DE ACM NETO 🚨 1
A leitura dentro do QG de Neto é clara: se Lula mantiver essa curva ascendente nos próximos meses, ficará cada vez mais difícil derrotar Jerônimo em 2026. O clima é de apreensão — afinal, em 2022, Lula já foi determinante para a vitória do atual governador, mesmo quando Neto tentou se vender como candidato “independente” da polarização.
SINAL DE ALERTA NO GRUPO DE ACM NETO 🚨2
Agora, o receio é que o eleitor baiano repita a dose e, embalado pela força de Lula, faça de Jerônimo favorito absoluto na corrida pela reeleição.
BAIXARIA NA CÂMARA DE ILHÉUS 🤦♂️
A Câmara de Ilhéus segue firme no campeonato da baixaria. Nesta semana, a situação piorou de vez. O presidente precisa largar a “maciez” e tomar uma medida dura, porque, do jeito que vai, a Casa corre risco de virar palco de reality show. Aliás, alguém sabe se o Conselho de Ética existe ou só serve para enfeitar o regimento?
O PRAZO DE JABES PARA VALDERICO ⏳
Vai se esgotando o prazo que o ex-prefeito Jabes Ribeiro deu ao prefeito Valderico. O combinado era até o fim de agosto Valderico largar Leur Jr. para abraçar o candidato a federal indicado pelo PP. O problema é que agosto já está batendo à porta e até agora… nada de gesto. Será que Valderico vai pagar para ver ou Jabes é quem vai puxar a tomada?
VEREADOR DESODORANTE VENCIDO
Nos bastidores da câmara de uma importante c cidade do sul da Bahia, corre o comentário sobre um vereador “desodorante vencido”. Segundo colegas, por onde passa, deixa rastro, literal e figurativamente.
PSDB INSATISFEITO COM ACM NETO
O clima no ninho tucano não anda dos mais leves. O PSDB já vem dando sinais de insatisfação há algum tempo — e não é de agora. O partido não abraça ACM Neto e Bruno Reis com aquele entusiasmo de “amor eterno”. Deputados como Paulo Câmara, na Assembleia, falam em “buscar os melhores caminhos”, mas não dizem ao certo se esses caminhos levam para o lado de Neto… ou para o lado de lá.
________________________________________
O TROCO DE ZÉ RONALDO EM ACM NETO
Zé Ronaldo, figurão histórico do União Brasil, adotou um discurso padrão: só fala de política em 2026. Mas, convenhamos, só o fato dele ainda não dizer em alto e bom som que apoia Neto já é uma forma de castigo. É aquele silêncio barulhento. Todo mundo pergunta, e ele desconversa. O recado é claro: “meu candidato? Quem sabe, quem sabe…”.
________________________________________
O MOTIVO DO TROCO
A mágoa vem de 2022. Até a véspera da definição da chapa, Zé Ronaldo acreditava piamente que seria o escolhido. No entanto, no anúncio final, Neto preferiu Ana Coelho como vice. Zé se ressentiu, não quis disputar nada, e agora parece estar devolvendo a conta com juros e correção. Silêncio é ouro — e, nesse caso, também é vingança.
O FUNDO ELEITORAL DO PP/UB (CHAPA PROPORCIONAL)
Na Bahia já está definido o “bolo” da federação PP/União Brasil. Mas como em toda festa, tem sempre aquela briga pra ver quem fica com a fatia maior. O União Brasil sai da mesa com o prato mais cheio: R$ 105 milhões para gastar na sucessão de 2026. Já o PP vai ter que se contentar com os “míseros” R$ 45 milhões. Nos bastidores, tem pepista resmungando que o UB comeu a parte nobre e deixou a farofa. Mas, como dinheiro em política nunca fede, todo mundo vai se lambuzar do mesmo jeito.
SENADINHO SEM TETO
O tradicional senadinho de Itabuna perdeu espaço no Café Pomar. Motivo: muito papo e pouca consumação. O dono mudou a mobília e deu o recado: procurem outra sede. Agora, os “senadores” andam sem teto, atrás de um novo ponto pra fofocar sobre política.
GRUPO DE PANCADINHA COMEMORA PESQUISA
O grupo do deputado Pancadinha parece não ter aprendido nada com a eleição de 2024. A mais de um ano da disputa, já solta foguete por causa de pesquisa local. Mas a projeção nos bastidores é clara: até 2026, a tendência é derreter como picolé no asfalto de Itabuna — do mesmo jeitinho que aconteceu em 2024.
________________________________________
PCDOB EM FESTA
Enquanto isso, o PCdoB de Itabuna tem motivos de sobra para comemorar. A legenda emplacou Kiko na Secretaria de Planejamento da Prefeitura e ainda viu Davidson Magalhães ser nomeado para uma importante diretoria do governo federal. Motivo de festa dupla para um partido.
Na manhã desta quinta-feira, o município de Coaraci foi contemplado com mais uma viatura para a Polícia Militar, fruto da articulação do deputado estadual Rosemberg Pinto junto ao Governo da Bahia.
A entrega do veículo representa um reforço importante para a segurança pública da cidade, garantindo melhores condições de trabalho para os policiais e mais proteção para a população.
O prefeito Miltinho destacou que esta é mais uma conquista da atual gestão, que tem buscado constantemente parcerias e investimentos para o município:
“Segurança pública é prioridade. Com o apoio do nosso deputado Rosemberg Pinto e do governador Jerônimo Rodrigues, Coaraci dá mais um passo importante na proteção dos cidadãos”, ressaltou o gestor.
A nova viatura integra o conjunto de ações do Governo do Estado em fortalecimento da segurança na região sul da Bahia. Para o deputado Rosemberg Pinto, a conquista é resultado da união de esforços entre o mandato parlamentar, a Prefeitura de Coaraci e o Governo do Estado.