ILHÉUS: PEDRO TAVARES PEDE VIATURA POLICIAL PARA REFORÇAR A RONDA MARIA DA PENHA
O deputado estadual Pedro Tavares (União) solicitou ao Governo uma viatura policial para Ilhéus, com o objetivo de fortalecer as ações da Operação Ronda Maria da Penha na cidade. O parlamentar apresentou a indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o pedido para que a Secretaria de Segurança Pública adote as providências necessárias e garanta o veículo como forma de reforçar a proteção das mulheres.
Tavares destacou a importância da Operação e das iniciativas de combate e prevenção à violência de gênero. “A Operação Ronda Maria da Penha tem se mostrado uma ferramenta essencial para assegurar a integridade física e psicológica das mulheres baianas, atuando na fiscalização das medidas protetivas e no acompanhamento das vítimas. Diante da relevância de Ilhéus, o município necessita de um reforço estrutural para que a Ronda Maria da Penha possa atuar com a máxima eficácia”, afirmou em sua justificativa.
Segundo ele, atualmente, a ausência de uma viatura exclusiva compromete a agilidade no atendimento das ocorrências e a regularidade do monitoramento das mulheres sob medidas protetivas. “Essa é uma medida indispensável, que permitirá maior agilidade e presença policial nas ações de fiscalização e proteção, otimizando o cumprimento das medidas protetivas e garantindo um atendimento mais eficaz às mulheres”, frisou.
COARACI CELEBRA DIA DO PSICÓLOGO COM FÓRUM DE SAÚDE MENTAL E REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 30 HORAS

Nesta quarta-feira (27), o município de Coaraci viveu um marco histórico na valorização dos profissionais da psicologia e no fortalecimento das políticas públicas de saúde mental. Além da celebração pelo Dia do Psicólogo, foi realizado o 1º Fórum de Saúde Mental do município, que contou com palestra da psicóloga e conselheira Glória Maria.
O evento foi coordenado por Carol Moura, Coordenadora de Saúde Mental do município, e reuniu profissionais da área, estudantes e autoridades locais. Estiveram presentes o Prefeito Miltinho e o Presidente da Câmara de Vereadores, Mamigo, reforçando o compromisso do poder público com o tema.
Um dos momentos mais significativos do dia foi a assinatura do Decreto Municipal, pelo prefeito Miltinho, que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas semanais para psicólogas e psicólogos da rede municipal, sem prejuízo da remuneração ou das demais vantagens inerentes ao cargo.
A medida representa um avanço na valorização da categoria, atendendo a uma demanda histórica dos profissionais e alinhando-se à legislação nacional que regulamenta a profissão. O decreto também reforça o compromisso da gestão em oferecer melhores condições de trabalho e, consequentemente, um atendimento de maior qualidade à população.
Com o fórum, a palestra e a regulamentação das 30 horas, Coaraci consolida um passo importante na valorização dos profissionais de psicologia e no cuidado com a saúde mental de seus cidadãos.
ITABUNA: PESQUISA MOSTRA ACM NETO PERDENDO FORÇA E JERÔNIMO GANHA TERRENO

Uma pesquisa realizada pela Rede Portal em Itabuna apontou que a disputa pelo governo do estado em 2026 deve ser bastante equilibrada no município.
O levantamento mostra o pré-candidato ACM Neto (União Brasil) com 44,71% das intenções de voto, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com 35,43%.
Apesar da vantagem de Neto, o governador conta com o apoio do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que registra uma expressiva aprovação de 79% na cidade. Já a administração estadual de Jerônimo aparece com 66% de aprovação entre os itabunenses.
Em 2022, no segundo turno, ACM Neto venceu em Itabuna com 61,16% dos votos, contra 38,84% de Jerônimo. Os números atuais indicam que o cenário pode ser diferente em 2026, com possibilidade real de o governador alcançar maior votação no município.
Vale lembrar que ACM Neto perdeu apoio importantes na cidade recentemente na cidade, como o ex-prefeito Capitão Azevedo, o deputado Pancadinha (SDD) e o ex-candidato a prefeito Isac Nery (MDB).
ITABUNA: 6ª EDIÇÃO DO FINAL DE SEMANA DO PRODUTOR DA ADASB PROMETE MEGAEVENTO

Itabuna se prepara para sediar um megaevento do Agro entre os dias 08 e 12 de Outubro, no Espora de Ouro. O evento, batizado pela Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) como “Final de Semana do Produtor Rural” está na sua 6ª Edição e promete novidades e uma estrutura que irá superar as edições anteriores.
Com o slogan “Nossa Terra, Nosso Orgulho”, a festa está sendo preparada com muito empenho e dedicação pela Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia. O presidente da ADASB, Aldrin Trevisan, ressalta que a expectativa é que o evento seja mais uma vez reconhecido como a festa do Agro Regional.
“A ADASB conseguiu ao longo dos anos mostrar o seu potencial como organizadora de um evento que é tão importante para a economia regional, e a prova disso é o apoio da Prefeitura de Itabuna pelo terceiro ano consecutivo. Temos também o apoio da CDL, do vereador Erasmo Ávila, da Rancho Leilões, entre outros parceiros”, frisa Aldrin Trevisan.
Exposição do MangaLarga Marchador, Arena de Negócios, Espaço Gastronômico, expositores de diversos segmentos comerciais, som ao vivo, diversão para a garotada com parque infantil e animação são alguns dos atrativos desta festa que está sendo preparada para toda família!
JUSSARI SE PREPARA PARA A 35ª MONTARIA ORGANIZADA NO DIA 7 DE SETEMBRO

O município de Jussari-BA já está em clima de festa para a 35ª Montaria, o tradicional evento será realizado no dia sete de setembro, reunindo cavaleiros, amazonas e toda a comunidade em um grande momento tradição e celebração.
Este ano, a programação promete atrair moradores e visitantes de toda a região, com grandes atrações musicais confirmadas: Robério e Seus Teclados, Thiago Aquino e Kevi Jhonny. A expectativa é de um público recorde para acompanhar tanto a cavalgada quanto os shows.
O prefeito Orleans Mascarenhas destacou a importância da festa para o município. “Esse ano Jussari completou quarenta anos e a montaria é mais que um evento, é parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade. É um momento de reencontro das famílias, de valorização da tradição do nosso povo e de celebração do que temos de melhor em Jussari. Este ano, preparamos uma programação especial, com grandes atrações, para que todos possam participar com alegria e segurança.”
Além dos shows, a cavalgada reunirá cavaleiros de diversas cidades vizinhas, fortalecendo o espírito de integração regional. A 35ª Montaria Organizada de Jussari, acontecerá no feriado da Independência, e promete ser mais um marco na história do município.
IBIRAPITANGA: PREFEITURA PROMOVE CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Emprego, Renda, Mulher e Juventude, realizou nesta terça-feira (26) a caminhada pelo “Fim da Violência contra a Mulher”. O ato reuniu autoridades, estudantes da rede municipal e a comunidade em geral, com concentração em frente à sede da Prefeitura.
O movimento teve como objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero, reforçando a defesa dos direitos das mulheres e a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária.
A vice-prefeita Val de Gude marcou presença, juntamente com a primeira-dama Lucélia Barbosa e a secretária municipal Eliada Oliveira. Durante o ato, Eliada reforçou a relevância do movimento: “A caminhada é um símbolo de resistência e de esperança. Precisamos continuar levantando a voz para que nenhuma mulher sofra violência e para que todas possam viver com dignidade e respeito”.
A primeira-dama Lucélia Barbosa também parabenizou a mobilização e deixou um recado de encorajamento: “Esse é um momento de união e reflexão. As mulheres precisam denunciar qualquer forma de violência. Não se calem, liguem para o 180 e busquem ajuda. Só assim conseguiremos romper esse ciclo”, pontuou.
Com faixas, cartazes e vestindo roupas brancas e roxas, símbolos da luta, os participantes caminharam pelas ruas do município levando mensagens de paz, respeito e valorização da vida.
COARACI: PELA PRIMEIRA VEZ, MUNICÍPIO RECEBE OFICINAS CULTURAIS GRATUITAS EM PARCERIA COM A FUNCEB

A cidade de Coaraci será palco de uma experiência inédita no próximo dia 30 de agosto, quando a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), trará ao público local um ciclo de oficinas artísticas totalmente gratuitas.
O evento acontecerá no Clube Social, a partir das 10h30, e oferecerá atividades abertas à comunidade a partir dos 12 anos. A iniciativa tem como objetivo valorizar a diversidade cultural, incentivar talentos e ampliar o acesso da população às artes.
Oficinas oferecidas
Serão três modalidades disponíveis, ministradas por artistas renomados em suas áreas:
Música Rap – Oficina Palavra, Corpo e Beat, com Udi Santos (10h30 às 11h30)
Teatro – com Fa Ingrid Lago (14h às 15h30)
Dança Afro – com Milena Sampaio (15h50 às 16h50)
Como participar
As oficinas são 100% gratuitas, e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem garantir sua vaga através do link na bio, pelos contatos (73) 98170-3387 e (73) 98106-4695, ou presencialmente na Diretoria de Cultura (antigo prédio da Ceplac).
Cultura para todos
Segundo a organização, a ação marca um momento histórico para Coaraci, que pela primeira vez recebe oficinas da FUNCEB. “É uma oportunidade de aprendizado, de vivência cultural e de fortalecimento da identidade artística do nosso município”, destacou a Diretoria de Cultura, Mara Bahia.
A Prefeitura de Coaraci reforça o convite para que jovens e adultos participem e aproveitem essa chance única de descobrir, experimentar e desenvolver seus talentos.
HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU REÚNE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE PARA FORTALECER ARTICULAÇÃO REGIONAL

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou, nesta terça-feira (26), um encontro estratégico com os oito secretários municipais de saúde da região sul da Bahia, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Núcleo Regional de Saúde – Sul e da Central Estadual de Regulação Sul (CRSUL). O objetivo central foi fortalecer a articulação entre o hospital e os municípios, visando aprimorar a assistência e o acesso aos serviços de saúde na unidade.
Durante a reunião, foram apresentados os dados de produtividade e os indicadores de qualidade referentes aos primeiros seis meses da gestão da Fundação Fabamed no hospital. A pauta incluiu discussões sobre a otimização dos fluxos regulatórios, essenciais para qualificar a assistência prestada e ampliar o acesso de novos pacientes.
“O fortalecimento da região é o melhor caminho para ampliar o acesso e garantir o atendimento aos usuários aqui na nossa unidade”, destacou o diretor-geral do HRCC, Julio Musse.
Impacto positivo e colaboração intermunicipal
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos gestores municipais. Gleiciane Birschner, secretária de Saúde de Una, destacou a importância do diálogo. “Tivemos a oportunidade de conhecer a nova equipe de gestão e discutir o fluxo do serviço prestado aos nossos pacientes. Não fiquei surpresa, pois o Hospital Costa do Cacau melhorou muito, e nossos pacientes estão sentindo isso. As portas estão abertas, o fluxo está estabelecido, e conseguimos resolver aqui todo o serviço que os municípios têm buscado.”
Luciana Pinheiro, da Central de Regulação do Sul (CRSUL), reforçou a relevância do encontro para a qualificação do atendimento de urgência e emergência. “É o momento de discutirmos o fluxo no âmbito da urgência e emergência para garantir uma assistência qualificada aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde. Extremamente importante não apenas para o Hospital Costa do Cacau, mas para toda a região.”
Na avaliação final de Julio Musse, o encontro reforça o compromisso do HRCC em colaborar ativamente com os municípios, buscando a melhoria contínua da assistência à saúde da população. “A união de esforços entre as esferas de gestão é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os usuários do SUS”, concluiu.
ITABUNA: “É PRECISO DAR UM BASTA NA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”, ALERTA ANDRÉA CASTRO DURANTE MARCHA LILÁS

A advogada participou, na manhã de hoje (26), no Centro de Itabuna, de evento que chama atenção para o combate à violência de gênero
Convicta de que a luta contra a violência de gênero precisa ser permanente, a advogada e primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, participou na manhã de hoje (26) da Marcha Lilás pelo fim da Violência de Gênero, realizada na Praça Camacan, no Centro da cidade.
O evento, promovido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza do município, dentro da campanha Agosto Lilás, reuniu representantes de movimentos sociais, das forças de segurança, autoridades e comunidade para reforçar a necessidade de romper o silêncio e fortalecer a rede de proteção às mulheres.
Andréa Castro destacou que o Agosto Lilás é um momento de mobilização importante, mas o enfrentamento à violência precisa ser constante. “O cuidado com as mulheres tem de ser o ano inteiro. Precisamos de políticas públicas que valorizem a mulher, criem consciência sobre o seu lugar na sociedade e eduquem os homens para a construção de uma cultura de respeito e igualdade”.
Ligação com a causa – Ex-secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Andréa pontua sua ligação com a causa e o quanto esse tema a sensibiliza. “Sempre tive uma ligação profunda com as causas femininas. Sei o quanto esse tema toca e machuca tantas famílias”, explica. “Já fui secretária da pasta e vi de perto histórias que não podemos mais aceitar. É preciso dar um basta na violência contra a mulher”, alerta a advogada.
De acordo com ela, a luta é para romper o silêncio, acolher, proteger e conscientizar a sociedade sobre o respeito às mulheres. Andréa destaca dados do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, que apontam que, somente nos quatro primeiros meses de 2024, foram registradas cerca de 500 violações contra mulheres nas sete maiores cidades das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. “De todos esses casos na nossa região, apenas 68 foram denunciados formalmente, “o que revela o tamanho do silêncio e do medo que ainda precisam ser enfrentados”, alerta.
ITAPÉ: MINI-SAC CONTA COM NOVO SISTEMA AVANÇADO PARA EMISSÃO GRATUITA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN)



































