ITUBERÁ : PREFEITO RÉGIS DECLARA APOIO A LÉO DE NECO

O prefeito de Ituberá, Régis, oficializou durante as comemorações dos 116 anos de emancipação política da cidade, seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual Léo de Neco.
Presença constante nas cidades do Baixo Sul, Léo de Neco tem participado de eventos, apoiado iniciativas e contribuído com o desenvolvimento da região ao lado de prefeitos e lideranças locais. Em Ituberá, não foi diferente: ele acompanhou tanto o ato cívico quanto os festejos em homenagem ao aniversário da cidade.
Durante a celebração, o prefeito Régis destacou a importância da parceria com Léo de Neco e reafirmou seu compromisso em caminhar junto nesta nova jornada política:
“Aqui é a parceria que deu certo. Ituberá e Gandu. De Gandu para a Bahia. Nosso deputado estadual, deputado da nossa gente, deputado de Ituberá!”, declarou empolgado.
Léo de Neco agradeceu o apoio, reconheceu o trabalho transformador do prefeito e reafirmou sua disposição de seguir atuando em favor da cidade e de toda a região:
“Hoje, em Ituberá, celebrando os 116 anos da cidade, ao lado do prefeito Régis que faz uma gestão inovadora, parabenizo toda equipe pelo belíssimo trabalho. Agradeço o apoio e reforço meu compromisso: estarei sempre presente, firme e forte, para que Ituberá, o Baixo Sul e a Bahia sigam avançando.”
Com essa união, a caminhada de Léo de Neco ganha ainda mais força, consolidando seu nome como o Deputado do Baixo Sul que a Bahia precisa.
PAULO AFONSO: LUÍZA DE DEUS SE FILIA AO AVANTE E CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADA ESTADUAL EM 2026

A advogada Luíza de Deus, neta do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado Luiz de Deus, oficializou nesta segunda-feira (18) sua filiação ao Avante, partido pelo qual pretende disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2026.
O ato aconteceu na sede estadual da sigla, em Salvador, e contou com a presença do presidente do partido na Bahia, Ronaldo Carletto, e do deputado federal Neto Carletto, com quem Luíza deve formar uma dobradinha eleitoral em Paulo Afonso e região.
Em 2022, a advogada concorreu pelo PP, alcançando mais de 11 mil votos apenas em Paulo Afonso. Naquele pleito, fez aliança com o então deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), tradicional liderança no município. Apesar da boa votação, não conseguiu se eleger.
Durante a filiação, Neto Carletto destacou o perfil da nova correligionária:
“Luíza de Deus é uma mulher guerreira e determinada, que com certeza chega para somar muito em nosso projeto”.
O dirigente estadual Ronaldo Carletto reforçou a importância da adesão:
“A filiação de Luíza ao Avante é um marco para Paulo Afonso e para todo o norte da Bahia. Com certeza vai somar esforços para fazermos um partido melhor”.
Já a advogada afirmou ter se “sentido em casa” no Avante e defendeu como bandeira uma atuação política voltada à inclusão, com foco em mulheres e jovens.
ITAPÉ: PREFEITURA PROMOVE PROJETO PATERNIDADE RESPONSÁVEL E GARANTE AVANÇOS PARA FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Itapé, por meio da Secretaria de Educação, deu um grande passo para a paternidade responsável ao realizar, na última sexta-feira, dia 15, a primeira ação voltada a assegurar o direito à filiação.
O projeto que conta também com o apoio da presidente da Câmara e vereadora, Ive de Reinaldo, tem por objetivo garantir que crianças e adolescentes tenham em sua certidão de nascimento o nome do pai, promovendo não apenas o reconhecimento biológico e jurídico, mas também o socioafetivo.
Durante a ação, foram oferecidos exames de DNA gratuitos com coleta realizada em Itapé, além de orientações jurídicas às famílias. A iniciativa também reforçou a importância da paternidade afetiva, valorizando o amor, a convivência e o cuidado no fortalecimento dos laços familiares.
O evento contou com a presença do prefeito Reinaldo das Batatas, de vereadores do município e da secretária de Educação, Keli Borges, que prestaram total apoio à iniciativa. Também marcou presença a 4ª Defensoria Pública Regional – Itabuna, representada pelo defensor público Washington Luiz Pereira de Andrade, atual coordenador da Regional, que destacou a relevância da ação para a cidadania e os direitos das famílias.
O prefeito Reinaldo das Batatas destacou a importância da iniciativa para a população:
“Este é um momento histórico para o nosso município. Estamos garantindo dignidade, fortalecendo famílias e assegurando que cada criança tenha reconhecido o direito de ter o nome do pai em sua certidão de nascimento. É um passo fundamental para a justiça social e para o futuro de Itapé.”
IBIRAPITANGA: DOIS DIAS DE CULTURA E FÉ MARCAM O DIA DO EVANGÉLICO

Evento reuniu milhares de fiéis na Praça Ivan Lima com shows, ministrações, caminhada e momentos de adoração
Nos dias 15 e 16 de agosto, Ibirapitanga viveu uma grande celebração de fé e devoção durante as homenagens ao Dia do Evangélico. O evento, promovido pela Prefeitura de Ibirapitanga em parceria com o Conselho Municipal de Pastores e Líderes Evangélicos (COMPLEIB), reuniu milhares de pessoas na Praça Ivan Lima em dois dias de intensa programação cultural e religiosa.
A abertura da festa contou com a tradicional caminhada gospel, que percorreu diversos pontos da cidade em um grande cortejo de fé e alegria. Com um trio elétrico animando os fiéis, as ruas se encheram de cânticos e louvores, culminando na concentração na Praça Ivan Lima, onde a programação musical seguiu com apresentações de Anderson Freire, Rebeca Freitas, Átila Macedo e ministração do presbítero Bruno Souza.
Já no segundo dia, o público voltou a se reunir para acompanhar os shows de Gerson Rufino, Forrozão Moriá, Ryan Ribeiro, Silvan Oliveira e Júnior do Revés. Em um ambiente de muita emoção, os momentos de adoração fortaleceram o espírito de comunhão entre igrejas e comunidade.
O prefeito Jé Assunção destacou a importância do evento para a cidade e agradeceu o apoio recebido: “Quero agradecer a todo o povo evangélico de Ibirapitanga, que fez dessa festa um momento de fé e união. Também registro minha gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues e aos deputados Niltinho e Neto Carletto, que têm caminhado conosco e ajudado a fortalecer o nosso município”.
O deputado estadual Niltinho também ressaltou a grandiosidade da celebração: “Foi emocionante participar de um evento tão bonito, que mostra a força da fé e da cultura evangélica em Ibirapitanga. A cidade está de parabéns por organizar uma festa tão especial”.
A festividade, criada pela Lei Municipal nº 1624/2008, de autoria do então vereador e atual prefeito Jé Assunção, teve neste ano a novidade de ser ampliada para dois dias, consolidando-se como um dos maiores encontros evangélicos da região.
Mais do que um evento, o Dia do Evangélico em Ibirapitanga reafirmou a força da fé cristã no município, valorizando a diversidade cultural e religiosa. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e COMPLEIB, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) e Secretaria de Turismo (SETUR).
ITAPEBI VIVEU UMA NOITE MEMORÁVEL NESTE DOMINGO AO ENCERRAR EM GRANDE ESTILO A 38ª EXPOITAPEBI

As festividades começaram ao meio-dia com a tradicional Cavalgada dos Amigos de Itapebi, que reuniu cavaleiros e amazonas em um desfile pelas ruas e avenidas da cidade, abrindo o clima de celebração.
À noite, o Palco Principal foi tomado por uma programação musical que manteve o público animado do início ao fim. Netinho do Forró abriu a festa com seus grandes sucessos, seguido por Alex Dias e Robson Aguiar, que embalaram a plateia com um repertório variado.
O ponto alto veio com as atrações principais: Theuzinho agitou a multidão com os hits do momento e, para encerrar, Tony Salles subiu ao palco entregando um show eletrizante, que marcou o encerramento das festividades.
Além da presença popular, o evento contou com autoridades e lideranças políticas, como o deputado Robinho, o ex-prefeito Peba e o prefeito de Itagimirim, Luizinho, além de vereadores e secretários municipais.
Em pronunciamento à imprensa, o prefeito de Itapebi, Isan Botelho, destacou o sentimento de dever cumprido:
“Hoje a palavra é gratidão. Primeiramente a Deus, por nos permitir realizar esse megaevento. Quero agradecer a todos os apoiadores e podem ter certeza: se este ano foi bom, no próximo será ainda melhor.”
O evento reafirmou a força cultural e popular de Itapebi, consolidando a ExpoItapebi como uma das maiores tradições da região.
PAU BRASIL: PREFEITO CRITICA HERANÇA DE GESTÃO PASSADA EM ENTREVISTA AO FREQUÊNCIA POLÍTICA

O prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio (PT), participou no último sábado do programa Frequência Política e fez duras críticas à situação em que encontrou a administração municipal ao assumir o cargo.
Questionado pelo analista político João Matheus, Robson descreveu o cenário como de “terra arrasada”, apontando dívidas e decisões da gestão anterior que, segundo ele, teriam sido tomadas para prejudicar o início de seu governo.
“Pegamos a prefeitura em uma situação de terra arrasada. Para agravar, a ex-prefeita Babi, na última semana de governo, fez um parcelamento de 60 meses no INSS de um débito de R$ 25 milhões. Com isso parece que o objetivo foi atrapalhar a nossa gestão”, afirmou.
Além do passivo previdenciário, Robson mencionou problemas com contratos:
“Ela também deu calote em cantoras gospel que contratou e que acionaram a prefeitura na justiça”, disse.
Apesar das dificuldades iniciais, o prefeito destacou que tem buscado reorganizar as contas e os serviços públicos.
“Com a ajuda de Deus e do governador Jerônimo estamos conseguindo arrumar a prefeitura para fazer uma gestão para cuidar de gente”, completou.
A entrevista reforçou o tom crítico em relação à herança administrativa e marcou a estratégia de Robson em apresentar sua gestão como voltada para a recuperação fiscal e social do município.
BAHIA: MARCONE AMARAL FICA SEM APOIO DE PREFEITO E VÊ CENÁRIO SE COMPLICAR

O deputado estadual Marcone Amaral (PSD) sofreu um revés político importante em sua articulação no sul da Bahia. Ele esperava contar com o apoio do prefeito de Floresta Azul, Bambu (PSB), mas o gestor anunciou que marchará com o deputado estadual Niltinho (PP).
A decisão de Bambu enfraquece a estratégia de Marcone na região, que agora conta apenas com o apoio declarado do prefeito de Coaraci, Miltinho (PSD). Para completar, o governo estadual também se organiza em torno da candidatura de Rosemberg Pinto (PT), o que aumenta a dificuldade de espaço político para Marcone.
O quadro se torna ainda mais delicado porque o parlamentar deve deixar o mandato em março, retornando à condição de suplente. Isso significa disputar a eleição sem a visibilidade e a estrutura de gabinete que o exercício do mandato proporciona, fator que pode pesar diretamente em sua capacidade de mobilização e competitividade.
O movimento em Floresta Azul evidencia a disputa acirrada por apoios regionais e coloca Marcone Amaral diante de um desafio: reorganizar sua base e buscar novos aliados para se manter viável na disputa de 2026.
ITAPETINGA: PREFEITURA ENTREGA EQUIPAMENTOS NOVOS PARA AS UNIDADES ESCOLARES

A prefeitura de Itapetinga entregou, na manhã dessa sexta-feira, 08, cerca de 2500 novos equipamentos para as unidades escolares. Cadeiras, ventiladores, armários, geladeiras, bebedores, fogões e mais uma infinidade de itens já estão melhorando o ambiente das escolas municipais, oferecendo maior conforto para toda a comunidade, desde os trabalhadores da educação até os alunos.
De acordo com o secretário de educação, Alécio Chaves, o material, que incluía até mesmo máquinas de lavar roupas para as creches, somou um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais. “Esta cerimônia de entrega é uma prestação de contas à sociedade, uma demonstração da qualidade do material entregue e do nosso cuidado com cada detalhe”, disse o secretário.
“A gente acredita em uma educação potente, transformadora. A gente quer que nosso aluno possa aproveitar todas as oportunidades e, para isso, ele precisa estar preparado. Então, além de oferecer maior valorização de professores, através de salários e condições de trabalho, a gente buscou, também, oferecer um ambiente mais confortável para todos da comunidade escolar. Um ambiente mais agradável, propício ao ensino e à aprendizagem”, concluiu Alécio Chaves.
TEIXEIRA DE FREITAS: EVENTO DISCUTE E CONSCIENTIZA SOBRE O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Mais de 21 milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil em 2024, segundo dados do Instituto Patrícia Galvão. Isso equivale a aproximadamente 2.400 casos por hora. O levantamento também revela que, em média, 11 mulheres sofreram feminicídio tentado ou consumado por dia ao longo do ano. Outro dado preocupante mostra que, nos últimos 11 anos, quase 25 mil mulheres foram atingidas por armas de fogo no país — uma média de 190 homicídios por mês.
Como parte da campanha do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – a Prefeitura Municipal realizou o evento Papo de Mulher, que teve como tema: “Você sabe reconhecer uma violência? Quem te ensinou a aguentar calada?”
O evento, realizado na Rua Gourmet, contou com uma peça teatral que ilustrava diferentes tipos de violência, afinal, a melhor forma de combatê-la é sabendo identificá-la. Também foi promovida uma palestra sobre como combater e denunciar a violência contra a mulher.
Com lotação máxima, o encontro conseguiu sensibilizar a população e lançar luz sobre um tema ainda pouco discutido. A ação integra a série de medidas adotadas pela gestão municipal com o objetivo de combater todas as formas de violência.
IBIRATAIA: PREFEITO SANDRO FUTUCA ENVIA À CÂMARA DE VEREADORES PROJETO DE LEI PARA CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL


































