MARAÚ: TCM SUSPENDE LICITAÇÃO DE R$ 65,4 MILHÕES DA PREFEITURA

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) suspendeu, nesta terça-feira (12), um processo licitatório estimado em R$ 65,4 milhões da Prefeitura de Maraú, após conceder medida cautelar.
A licitação tinha como objetivo contratar empresa especializada na prestação de serviços administrativos, gerais e funções especializadas, por meio de cessão de mão de obra, para atender secretarias e órgãos municipais.
A decisão foi tomada após denúncia da empresa Facilite Serviços e Terceirização LTDA, que apontou supostas irregularidades e indícios de direcionamento no certame. Segundo a denúncia, a gestão do prefeito Isravan Barcelos, o Dr. Ravan (PSD), teria cancelado, sem justificativa, um pregão eletrônico anterior e aberto outro com o mesmo objeto, mas com “diversas inconsistências”.
Para o TCM, a falta de justificativa para a revogação da primeira licitação e a ausência de esclarecimentos por parte da administração configuram risco de dano ao erário. O órgão determinou que o prefeito encaminhe, em até 20 dias, cópia integral dos processos administrativos dos dois pregões, além das informações solicitadas, para dar sequência à apuração da denúncia.
ITAJU DO COLÔNIA TERÁ SERVIÇO DO SAMU 192 PELA PRIMEIRA VEZ

O prefeito de Itaju do Colônia e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Elder Fontes, anunciou nesta quinta-feira (14) a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A novidade foi revelada durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que reuniu moradores da sede, do distrito de Palmira e da comunidade indígena para debater estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e profissionais de saúde. De acordo com Elder Fontes, a chegada do SAMU representa um avanço importante para a saúde local, garantindo atendimento mais rápido e eficiente, além de salvar vidas. “Foi um momento de união e diálogo produtivo, mostrando que, quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a saúde em nossa cidade”, destacou o prefeito.
A conferência reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços de saúde, ampliando o acesso e a qualidade no atendimento à população, com o apoio das autoridades presentes.
ITACARÉ: JUSTIÇA ELEITORAL CONDENA E REJEITA CONTAS DE JÚNIOR CONTADOR E APURA SUSPEITA DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO

A Justiça Eleitoral da 198ª Zona de Uruçuca desaprovou as contas de campanha do candidato derrotado à Prefeitura de Itacaré em 2024, José Aloísio Andrade Nascimento Júnior (Júnior contador – PL), e de seu vice, Marivaldo Mascarenhas Silva. A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Daniel Álvaro Ramos, determina a devolução de recursos ao Tesouro Nacional e encaminha o caso ao Ministério Público para apuração de suposta falsificação de documento para fins eleitorais.
Segundo a sentença, foram identificadas irregularidades graves, como possível adulteração em nota fiscal, contratos de pessoal sem justificativa de preço e com valores discrepantes para funções idênticas, ausência de informações sobre locais e horas de trabalho, além de falhas na comprovação de despesas pagas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Parte das irregularidades não foi corrigida mesmo após a intimação.
O magistrado considerou que as falhas superam o limite tolerado pela Justiça Eleitoral e comprometem a transparência da movimentação financeira de campanha. A decisão segue os pareceres da área técnica e do Ministério Público Eleitoral.
PAU BRASIL AVANÇA NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SE TORNA REFERÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Com menos de oito meses de gestão, o prefeito Robson Venâncio e o vice Man de Milton da Manteiga vêm superando desafios e mudando o cenário administrativo de Pau Brasil, município com pouco mais de 9 mil habitantes, segundo o IBGE. A nova administração afirma estar virando a página da crise deixada pela gestão anterior de Babi de Prado.
Segundo Robson, a equipe encontrou “uma casa em ruínas” e está reconstruindo a administração “de dentro para fora”. O prefeito mantém rotina diária no gabinete, enquanto o vice coordena a área de infraestrutura e a gestão da garagem municipal.
Entre os resultados já registrados, 95,3% dos alunos com idade escolar beneficiários do Bolsa Família estão frequentando as aulas. A gestão também destaca o trabalho integrado das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
No PAC Seleções, o município já garantiu telemedicina, kits UBS e 20 novas casas. O Governo do Estado autorizou mais 50 moradias, atualmente em fase de projeto. Outros investimentos incluem ambulância, equipamentos para unidades de saúde e hospital, cozinha comunitária, caixas d’água e dois tratores – um deles fruto de emenda do deputado Paulo Magalhães.
Ao todo, já foram assegurados mais de R$ 3 milhões em emendas parlamentares, oriundas do senador Ângelo Coronel e dos deputados Paulo Magalhães e Valmir Assunção.
A prefeitura aguarda ainda a conclusão de oito projetos aprovados pelo Governo do Estado, que devem ser anunciados em breve pelo governador Jerônimo Rodrigues.
IBICUÍ: CÂMARA MUNICIPAL É COMPLETAMENTE REVITALIZADA E GANHA NOVA ESTRUTURA PARA MELHOR ATENDER À POPULAÇÃO

Com compromisso, planejamento e dedicação do presidente da Câmara de Ibicuí, vereador Júnior Lebre, a sede do Poder Legislativo passou por uma transformação histórica. As melhorias oferecem mais estrutura, eficiência e conforto para vereadores, servidores e para todos que participam das sessões e atividades da Casa.
Júnior Lebre tem mostrado, com ações concretas, que é possível construir uma nova realidade baseada em seriedade, gestão moderna e, acima de tudo, respeito às pessoas. Sua atuação vem sendo exemplo de liderança comprometida com o presente e o futuro de Ibicuí.
Principais melhorias realizadas
Sob a condução do presidente, a Câmara conquistou avanços importantes:
Novas salas construídas para garantir atendimento mais digno à população e melhores condições de trabalho aos vereadores.
Novo acesso ao fundo do prédio, exclusivo para vereadores e servidores, melhorando o tráfego interno e a segurança.
Cozinha do plenário ampliada, oferecendo mais conforto e funcionalidade, otimizando o serviço de copa antes e depois das sessões.
Sala exclusiva para o arquivo institucional, promovendo organização e preservação da documentação oficial.
Instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, proporcionando mais conforto para todos.
Implantação de telões que mostram o andamento das sessões, tempo de fala e resultados de votações.
Uso de tablets com o sistema Plenary pelos vereadores, garantindo mais agilidade e transparência.
Aquisição de notebooks para modernizar o trabalho administrativo e técnico.
Renovação das galerias de vereadores e ex-presidentes, preservando a memória da Casa.
Modernização do sistema de pagamento, que passou do uso de cheques para transferências digitais, com mais agilidade e controle.
Reforma geral da estrutura, incluindo pintura, melhorias internas e externas, nova recepção e sala exclusiva para vereadores.
Presença ativa nas comunidades
O trabalho de Júnior Lebre não se limita às paredes da Câmara. Com olhar sensível e presença constante, o presidente acompanha de perto as demandas da população, tanto na sede quanto nas comunidades de Ibitupã, Água Doce e zonas rurais, garantindo atenção, respeito e investimentos.
Um novo capítulo para a história da Câmara
A revitalização marca o início de uma nova etapa para o Legislativo Municipal: mais dignidade, modernidade e compromisso com a população.
A Câmara Municipal de Ibicuí reafirma seu papel como Casa do Povo, renovada e preparada para servir ainda melhor.
BAHIA: ZÉ EDUARDO BOCÃO GANHA FORÇA COMO POSSÍVEL SUPLENTE DE ÂNGELO CORONEL

O apresentador Zé Eduardo Bocão volta a ser citado nos bastidores políticos como nome forte para disputar eleições, desta vez como possível suplente na chapa do senador Ângelo Coronel (PSD). A estratégia, segundo aliados, seria usar a popularidade do comunicador para quebrar a influência do carlismo em Salvador.
Em 2020, Bocão chegou a ser convidado pelo então governador Rui Costa (PT) para disputar a Prefeitura de Salvador, mas recusou o convite. Agora, a movimentação em torno de seu nome ganha força dentro do PSD, que, segundo apuração do site, está decidido a manter a candidatura de Ângelo Coronel, sem abrir mão do projeto.
Fontes revelaram que o senador Jaques Wagner chegou a sugerir que Coronel fosse suplente de Rui Costa, mas a proposta não foi levada a sério. Com a postura firme do PSD e o aval do senador Otto Alencar, a disputa pela vaga ao Senado pode complicar os planos de Rui Costa, criando novos desdobramentos no tabuleiro político baiano.
EUNÁPOLIS: MINISTRO DO STF ENCERRA DISPUTA JUDICIAL E GARANTE DIREITOS POLÍTICOS DE ROBÉRIO OLIVEIRA

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou fim à disputa judicial envolvendo o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira(PSD). Em decisão, Toffoli julgou procedente a reclamação apresentada pela defesa e cassou as determinações do juiz federal de Eunápolis, que desde 2022 buscava restringir os direitos políticos do gestor.
A defesa do prefeito foi conduzida pelos advogados Pedro Ricardo Carvalho, Rodrigo Mudrovisch, Bruno Adry, Pedro Scavuzzi e Felipe Botelho. O advogado Rodrigo Mudrovisch é o mesmo que atualmente defende, no STF, a coligação da ex-prefeita Cláudia Oliveira — atuação que tem tirado o sono do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal.
Com a decisão de Toffoli, ficam assegurados os direitos políticos de Robério Oliveira, afastando qualquer ameaça de inelegibilidade.

BAHIA: ESPOSA DE MÁRIO NEGROMONTE JÚNIOR PODE ASSUMIR VAGA NO TCM APÓS ACORDO POLÍTICO

Nos bastidores do Palácio de Ondina, já é dada como certa a nomeação de Camila Vasquez, esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), para o cargo no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que anteriormente foi ocupado pelo pai do parlamentar.
Procuradora de carreira do Ministério Público de Contas (MPC), Camila teria sido indicada a partir de um acordo político costurado entre os Negromonte e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), com vistas à sucessão estadual de 2026.
PORTO SEGURO: JÂNIO DESMENTE BOATOS SOBRE CASSAÇÃO

A Prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, negou nesta quinta-feira (14) informações divulgadas em portais regionais sobre uma suposta decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que teria cassado o mandato do prefeito Jânio Natal (PL).
Em nota pública, a administração municipal classificou as notícias como falsas e afirmou que o prefeito obteve vitórias em todas as instâncias onde o caso foi analisado — na Zona Eleitoral de Porto Seguro, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e, mais recentemente, no TSE, em Brasília.
O processo, segundo a prefeitura, trata de uma impugnação ao registro de candidatura apresentada por adversários políticos. A gestão reforçou que a ação continua disponível para consulta pública e pediu que a população verifique a veracidade das informações antes de compartilhá-las, para evitar “instabilidade social e política” no município.
“Fake news trazem grandes prejuízos para a sociedade”, concluiu o comunicado.
ITABUNA: HOMEM DADO COMO MORTO VOLTA A APRESENTAR SINAIS VITAIS


































