WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

BRUMADO: APROVAÇÃO DE PREFEITO FAZ JERÔNIMO SUPERAR ACM NETO NA CIDADE

Segundo o site parceiro “Bahia Noticias”, mais de 70% da população de Brumado aprova a gestão do prefeito Fabrício Abrantes, é o que aponta a pesquisa do Instituto Seculus, encomendada pelo Bahia Notícias, divulgada na manhã desta quinta-feira (4) avaliou o cenário na cidade de Brumado.

Segundo o levantamento, o sentimento da população em relação ao momento vivido pela cidade é muito positivo para 72,51% dos entrevistados. Apenas 21,25% se declararam pouco satisfeitos e 5,85% afirmou estar insatisfeito. 0,39% afirmou que não sabe ou optou por não informar.

Ao serem perguntados sobre como avaliam a gestão do Prefeito Fabrício Abrantes, 76,22% dizem aprovar o modo como a cidade vem sendo administrada. Enquanto 13,06% desaprovam o jeito como o prefeito administra a cidade.

Quem também está vivendo um bom momento com a população brumadense é o Governador Jerônimo Rodrigues, que tem seu governo aprovado por 71,73% dos entrevistados. 18,13% desaprovam a gestão do governador. 10,14% decidiu não opinar.

Na eleição de 2022, Jerônimo obteve 43,13% dos votos do brumadenses no primeiro turno e 49,49% no segundo turno, o cenário atual indica que o número em 2026 poderá ser bem maior na Capital do Minério.

A pesquisa entrevistou 1.013 cidadãos brumadenses do dia 27 a 29 de agosto. O intervalo de Confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é
de 3,06 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

ITABUNA: SOLIDARIEDADE A RENATO ‘COCA PERCURSSIONISTA’ DE ITABUNA – PIX (73) 98825-4403

A solidariedade tem se tornado a principal aliada do percussionista itabunense RENATO, carinhosamente conhecido como COCA. Ele é sua esposa atravessam um momento delicado de saúde, já que ambos estão em tratamento oncológico.

A situação se tornou ainda mais difícil após a suspensão do auxílio-doença de Renato pelo INSS, o que deixou a família sem uma fonte de renda fixa para custear as despesas. Além dos tratamentos, os gastos com medicamentos e exames são altos e constantes, trazendo um grande peso financeiro ao casal.

Diante desse cenário, amigos, familiares e a comunidade cultural de Buerarema, Itabuna e região, têm se unido para ajudar. Uma campanha de arrecadação foi criada e qualquer contribuição pode fazer a diferença nesse período de tantas dificuldades.

As doações podem ser feitas via PIX: 7398825-4403

Cada gesto de solidariedade representa não apenas um alívio financeiro, mas também um ato de amor e esperança para Renato e sua esposa. “Toda ajuda será um alívio nesse período tão difícil de nossas vidas. Que Deus abençoe a cada um que estender a mão”, reforça Renato.

IBICARAÍ AVANÇA NA SEGURANÇA ALIMENTAR E AMPLIA OPORTUNIDADES COM SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

O município de Ibicaraí segue avançando na política de segurança alimentar e no fortalecimento da agricultura familiar por meio de parcerias entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Secretaria de Agricultura e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Litoral Sul.

Nesta etapa, estão sendo realizadas visitas técnicas de orientação e adequação junto a manipuladores e produtores de alimentos de origem animal, como carnes, derivados de leite e embutidos. O objetivo é garantir que todo o processo de produção siga as normas sanitárias necessárias para a obtenção do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

A certificação é um passo fundamental para assegurar alimentos mais seguros à população e, ao mesmo tempo, abrir novas oportunidades de mercado para os produtores locais, que passam a ter respaldo legal para comercializar seus produtos dentro do município e em cidades vizinhas.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Fredson José dos Santos, qualquer produtor ou manipulador de produtos de origem animal pode buscar orientação diretamente no órgão municipal para iniciar o processo de adequação e conquista do selo.

O secretário Fredson, acompanhado da técnica em veterinária Letícia Fontes e da equipe do CDS — Tauá Fontes, Carlisly Abijaude, Kalinka Correia e Luan Barbosa, tem conduzido as visitas e reforçado a importância do SIM para o desenvolvimento sustentável de Ibicaraí.

Segundo a equipe técnica, a iniciativa representa não apenas um avanço em saúde pública, mas também um impulso econômico para os produtores rurais e microempreendedores que dependem da formalização para crescer e expandir seus negócios.

URUÇUCA: PREFEITURA EMITE NOTA PÚBLICA SOBRE IPTU 2025

A Prefeitura de Uruçuca informa que, por determinação da Prefeita Magnólia Barreto e atendendo às solicitações dos moradores do distrito de Serra Grande, foi realizada a revisão dos cálculos do IPTU 2025.

A medida teve como objetivo corrigir eventuais distorções geradas pelo sistema eletrônico e adequar os reajustes ao atual momento econômico do país, sempre dentro da legalidade.

Tal decisão encontra amparo no princípio da autotutela administrativa, reconhecido pela Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal, que assegura à Administração Pública o poder–dever de rever seus próprios atos quando identificadas falhas ou situações que possam prejudicar a coletividade. Nesse sentido, a Prefeitura promoveu a revisão como forma de garantir justiça social e equilíbrio fiscal.

Após essa análise criteriosa, foi possível:
*Reduzir de forma significativa os percentuais de reajuste inicialmente aplicados;
*Oferecer parcelamento em até 3 (três) vezes;
*Garantir 20% de desconto para pagamento em cota única.

Os novos valores do IPTU foram calculados aplicando a Planta Genérica de Valores (PGV), instituída pela Lei Municipal nº 546/2014, sem utilização de correção monetária. Os boletos de pagamento estarão disponíveis a partir do dia 30 de setembro no site oficial da Prefeitura (para emissão online) ou no Setor de Tributos (em versão impressa), com vencimento em 30 de outubro de 2025.

A Prefeita Magnólia Barreto reafirma seu compromisso com a população uruçuquense, conduzindo a administração municipal de forma sensível, ética e transparente, sempre de mãos dadas com o povo.

LÍDER DA OPOSIÇÃO, TIAGO CORREIA PRESTA SOLIDARIEDADE A JORNALISTA ENCURRALADO PELO GOVERNADOR JERÔNIMO EM COLETIVA

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), prestou solidariedade ao jornalista Victor Hernandes, do site Bahia Notícias, que nesta quarta-feira (3) foi encurralado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante uma coletiva de imprensa.

O episódio ocorreu depois de o repórter questionar o chefe do Executivo baiano sobre o relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pela própria gestão estadual, que aponta entraves para a execução da Ponte Salvador-Itaparica. Jerônimo classificou o documento como “fake news”.

“Minha total solidariedade ao jornalista e meu repúdio ao comportamento do governador. O que aconteceu hoje foi uma clara tentativa de gerar constrangimento e intimidação. A imprensa não pode ser tratada dessa forma. O papel do jornalista é questionar, investigar e levar a informação à sociedade. Quando o governador reage dessa maneira, demonstra estar na contramão do ambiente democrático que tanto diz defender”, declarou Correia.

Segundo ele, a atitude do governador é ainda mais preocupante porque revela desconhecimento sobre os atos da sua própria administração. “É grave que o governador não saiba sequer que sua gestão contratou o relatório que ele chamou de ‘fake news’. Isso mostra falta de comando e de alinhamento interno no governo. Atacar um jornalista não resolve o problema, apenas expõe ainda mais a fragilidade da gestão”, enfatizou.

O líder da oposição acentua que a consultoria, que o governador mostrou desconhecer, ocorre mediante um contrato fechado em dezembro de 2024 entre a Fipe e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para acompanhamento da obra da ponte ao custo de R$ 4,9 milhões, com vigência de 15 meses.

“Quer dizer, o Estado gasta quase R$ 5 milhões e o governador ainda tem a proeza de chamar isso de fake news”, criticou Tiago Correia.

FLORESTA AZUL: PREFEITO BAMBU E FAMÍLIA LAMENTAM FALECIMENTO DE DONA EURIDES, AOS 98 ANOS

Viúva do ex-prefeito Abdias Pedro dos Santos (Didi), in memoriam, e mãe do ex-prefeito Garrafão, ela deixa um legado de alegria, afeto e dedicação à família

O prefeito de Floresta Azul, Hernanio Leonardo (Bambu), e sua família receberam com pesar e tristeza a notícia do falecimento da senhora Eurides Oliveira dos Santos, carinhosamente conhecida como dona Ide, aos 98 anos, ocorrido na tarde desta quarta-feira (3), no município.

Dona Ide era viúva do senhor Abdias Pedro dos Santos (Didi), ex-prefeito de Floresta Azul, in memoriam, e mãe de Carlos Amilton, conhecido como Garrafão, também ex-prefeito da cidade. Ao longo da vida, foi reconhecida pela alegria contagiante, pelo bom humor e pelas conversas acolhedoras, sempre marcadas por um jeito afetuoso de tratar todos ao seu redor.

Neste momento de dor e consternação, o prefeito Bambu e família manifestam suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados. Que as boas lembranças, o sorriso fácil e os ensinamentos deixados por dona Eurides (dona Ide) possam trazer conforto aos corações aflitos.

FLORESTA AZUL: FALECE DONA EURIDES, MÃE DO EX-PREFEITO GARRAFÃO

Faleceu na tarde desta terça-feira (03) a senhora Eurides Oliveira dos Santos, mãe do ex-prefeito de Floresta Azul, Garrafão.

Dona Eurides era figura conhecida e respeitada no município. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.

Manifestamos solidariedade à família e amigos neste momento.

PALESTRA NO HRCC DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL PARA PROFISSIONAIS HOSPITALARES

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sediou, na última quinta-feira (28), uma palestra sobre “Relações Saudáveis e Gestão do Estresse no Ambiente Hospitalar”, ministrada pela psicóloga Beatriz Dutra. A atividade, organizada pela equipe de Medicina do Trabalho / SESMT-HRCC, reuniu colaboradores da unidade para oportunizar o diálogo sobre a saúde mental dos profissionais que atuam na área da Saúde, em especial no ambiente hospitalar.

Na ocasião, a palestrante abordou assuntos pertinentes ao tema proposto, oferecendo ferramentas e reflexões valiosas para os participantes. “Discutimos sobre relações interpessoais, estresse no trabalho, saúde mental e comunicação assertiva. Foi um momento muito especial, repleto de troca, interação e reflexão, com participação e colaboração ativa da equipe do HRCC. Sem dúvidas saí com a sensação de missão cumprida”, assegurou Beatriz Dutra.

A especialista complementou que quando falamos de saúde, não podemos esquecer de olhar também para quem cuida. “Relações saudáveis, autocuidado e saúde mental são pilares fundamentais para um ambiente de trabalho mais leve e humano”, afirmou.

A enfermeira do Trabalho Flávia Bastos, da Medicina do Trabalho do HRCC, enfatizou a interconexão entre o bem-estar dos profissionais e a excelência dos serviços de saúde. “A saúde mental dos profissionais é tão importante quanto a saúde física dos pacientes. Cuidar de quem cuida é fundamental para garantir qualidade, segurança e a humanização no atendimento hospitalar”, destacou.

Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, estudos e pesquisas na área da saúde mental ocupacional demonstram que o bem-estar psicológico dos trabalhadores é um pilar fundamental para a eficácia e a humanização dos serviços de saúde. “Um profissional mentalmente saudável é mais resiliente, empático, focado e capaz de oferecer cuidados mais qualificados e seguros aos pacientes, isso reflete na melhoria da qualidade do atendimento”, concluiu.

​BUERAREMA: SIMONE MENDES, LÉO SANTANA, CALCINHA PRETA E IGOR KANÁRIO SÃO ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA FESTA DA FARINHA 2025

Entre os dias 17 e 21 de setembro, Buerarema será palco de mais uma edição da tradicional Festa da Farinha, que este ano celebra também os seus 66 anos de emancipação política do município. O evento, um dos mais aguardados da região, deve reunir um público estimado em 15 mil pessoas por dia, vindas de diversas cidades da Bahia e até mesmo de outros estados.

A programação musical contará com grandes atrações nacionais, como Simone Mendes, Léo Santana e Calcinha Preta, e outros nomes de destaque como Igor Kannário e O DJ Gonzaga, que já movimentaram as redes sociais oficiais da prefeitura com grande repercussão e engajamento, além de contar com possíveis atrações surpresas a serem divulgadas ainda para esta edição.

A festa também traz novidades na estrutura desse ano: pela primeira vez será utilizado um palco giratório, que promete tornar a transição entre as apresentações ainda mais ágil e com mais flexibilidade.

A abertura oficial acontece na quarta-feira (17), com a tradicional competição da torra da farinha, patrimônio cultural de Buerarema, reconhecida nacionalmente como a “Terra da Melhor Farinha do Brasil”. A produção local, inclusive, já foi apreciadas em outros países, reforçando o valor e a qualidade desse produto que faz parte da identidade da cidade.

Com quatro dias de programação intensa, a Festa da Farinha 2025 promete unir ainda mais a tradição, cultura e grandes shows, consolidando-se como um dos maiores eventos populares aqui da nossa região sul da Bahia.

JUSSARI: PREFEITO ORLEANS MASCARENHAS SE REÚNE COM MINISTRO RUI COSTA EM BRASÍLIA E APRESENTA PROJETO DE RECICLAGEM REFERÊNCIA NA REGIÃO

Em agenda oficial em Brasília, o prefeito de Jussari, Orleans, esteve reunido com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de pautas fundamentais para o município. Entre os pleitos apresentados dentro do Novo PAC, o gestor reiterou a importância da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma creche, uma escola e fez um pedido especial para a implantação de um Centro de Reciclagem.

Durante o encontro, o prefeito destacou a experiência bem-sucedida do RECICLART, projeto de coleta seletiva que, mesmo com poucos recursos, já transformou Jussari em uma referência regional em sustentabilidade e geração de oportunidades.

O Ministro Rui Costa ficou encantado com a iniciativa e parabenizou o prefeito Orleans pela sensibilidade e pela preocupação com o meio ambiente, reconhecendo o esforço do município em buscar alternativas inovadoras e sustentáveis.

Segundo o prefeito Orleans, o reconhecimento do Ministro fortalece ainda mais o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população: “Mostramos que mesmo uma cidade pequena pode ser exemplo de cuidado com o meio ambiente e geração de renda. O RECICLART já é um orgulho para Jussari, mas sabemos que podemos crescer ainda mais com o apoio do Governo Federal. Fico feliz em ver que nosso esforço foi reconhecido pelo Ministro Rui Costa, que compreendeu a importância desse trabalho”, destacou o prefeito.

Com a agenda em Brasília, Orleans reforçou a luta por investimentos que melhorem a saúde, a educação e o desenvolvimento sustentável de Jussari, reafirmando o compromisso de seguir trabalhando para garantir avanços concretos para toda a população.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia