EUNÁPOLIS : DESFILE DE 7 DE SETEMBRO ATRAI MILHARES DE PESSOAS

Milhares de pessoas marcaram presença na Avenida Porto Seguro, em Eunápolis, neste domingo (7), para acompanhar o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento, que celebrou os 203 anos da Independência do Brasil, reuniu mais de 5 mil participantes, entre alunos das escolas da rede municipal, forças de segurança, instituições civis e religiosas, servidores, bandas marciais e grupos comunitários em um espetáculo de civismo, cultura e tradição.
A programação começou por volta das 7h30, com o hasteamento das bandeiras na Praça da Bandeira. Em seguida, o desfile percorreu a Avenida Porto Seguro, com apresentações que se estenderam até o início da tarde. O tema deste ano, “Nossa Pátria, Nosso Planeta: Atitudes que Transformam”, trouxe à tona reflexões sobre cidadania, sustentabilidade e responsabilidade ambiental, despertando o envolvimento do público em torno de causas coletivas.
No palanque oficial, instalado na Praça da Bandeira, o prefeito Robério Oliveira acompanhou o evento ao lado da primeira-dama e deputada estadual Cláudia Oliveira, do vice-prefeito Pastor Bené, do presidente da Câmara, Valdiran Marques, além de vereadores, secretários municipais e representantes das forças de segurança, autoridades civis e religiosas.
“Quero agradecer a toda a comunidade escolar de Eunápolis e aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que se dedicaram com tanto empenho para que realizássemos um dos maiores e mais belos desfiles da nossa história. Foi um momento de celebração da nossa identidade e da força do nosso povo”, destacou o gestor. O desfile entra para a história como uma das edições mais emocionantes e representativas já vividas na cidade.
ILHÉUS CELEBRA O 7 DE SETEMBRO COM DESFILE CÍVICO E GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR

A cidade de Ilhéus viveu, neste sábado (7), um momento de união, civismo e emoção durante as comemorações da Independência do Brasil. Ao lado do prefeito Valderico Júnior, secretários municipais e lideranças locais, a população prestigiou o tradicional desfile cívico, que reuniu estudantes, professores, autoridades e a comunidade em geral.
O evento foi marcado por apresentações culturais, bandas marciais e homenagens à pátria, reforçando a importância da data histórica para o fortalecimento do espírito de cidadania e patriotismo.
Em declaração, Thiago Martins destacou o simbolismo da ocasião:
“O 7 de Setembro é uma data que nos inspira a refletir sobre a liberdade, a independência e o compromisso que temos com o futuro do Brasil e da nossa cidade. Foi emocionante ver o envolvimento da comunidade e, em especial, dos nossos jovens.”
A Secretária de Educação recebeu destaque especial pela organização do desfile, que foi elogiado por todos os presentes.
“Parabenizo a Secretária de Educação pelo excelente trabalho, assim como todos os que desfilaram, demonstrando dedicação, disciplina e amor por Ilhéus”, completou Thiago Martins.
As festividades encerraram-se em clima de confraternização, deixando re
IBIRAPITANGA: PREFEITURA CONVOCA APROVADOS DO CONCURSO DE 2019 E REAFIRMA COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

Prefeito Jé Assunção destaca que a convocação representa valorização dos profissionais e cumprimento da palavra dada à comunidade ibirapitanguense
A Prefeitura de Ibirapitanga publicou, no último dia 25 de agosto, o edital de convocação do Concurso Público nº 001/2019, destinado ao provimento de cargos efetivos no âmbito da Administração Municipal. O período de entrega da documentação seguiu até segunda-feira (01), e contemplou uma ampla lista de cargos, entre eles assistente administrativo escolar, assistente social, enfermeiro, engenheiro agrônomo, médico ginecologista, psicólogo, professor de inglês, técnico em radiologia, motorista, nutricionista escolar, entre outros.
A medida beneficiou dezenas de profissionais e reforça o compromisso da gestão em garantir serviços públicos de qualidade à população, além de valorizar os trabalhadores que se dedicaram ao processo seletivo. O chamamento também teve a participação do vereador Dr. Newton.
O prefeito Jé Assunção comemorou a convocação e ressaltou que o ato representa mais uma demonstração de respeito ao povo de Ibirapitanga. “Estamos honrando a confiança que nos foi dada, cumprindo com a palavra que assumimos durante a campanha. Nossa gestão trabalha para transformar promessas em realidade, sempre com responsabilidade e compromisso com a nossa gente”, afirmou.
IGUAÍ: EX-PREFEITO RONY MOITINHO DECLARA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE ANDRÉA CASTRO

Neste sábado, o ex-prefeito de Iguaí, Rony Moitinho (PSD), reuniu lideranças locais e regionais em um evento político para anunciar oficialmente seu apoio à pré-candidata a deputada estadual Andréa Castro (PSD).
Reconhecido como uma das principais lideranças do médio sudoeste baiano, Rony foi enfático em sua declaração:
“Estamos aqui para anunciar o nosso apoio ao nome de Andréa Castro para deputada estadual em 2026”, afirmou.
Andréa Castro, primeira-dama de Itabuna, esteve presente ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD). O gesto político de Rony Moitinho é considerado estratégico e fortalece a pré-campanha da pré-candidata na região, ampliando sua base de apoio para a disputa eleitoral de 2026.
POTIRAGUÁ: PREFEITO ELIAS CARVALHO RECEBE LIDERANÇAS POLÍTICAS NA FESTA DE VAQUEJADA

O prefeito de Potiraguá, Elias Carvalho, reuniu nesta sexta-feira (05) importantes lideranças políticas da região em uma série de atividades no município.
Entre os presentes estiveram o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, acompanhado da esposa e pré-candidata a deputada estadual, Andrea Castro, além do presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, que representou o deputado federal Neto Carletto.
A agenda incluiu a participação dos ex-prefeitos Salvador Brito e Jorge Cheles, vereadores e secretários municipais, que acompanharam Elias em uma carreata pelas ruas da cidade. O encontro foi encerrado com um jantar de confraternização.
Na sequência, as autoridades prestigiaram a tradicional Festa de Vaquejada, um dos maiores eventos do município, reforçando o prestígio político e social do momento.
MASCOTE: PREFEITO TIÃO MOREIRA INVESTE EM VEÍCULOS E MÁQUINAS PARA MELHORAR SERVIÇOS PÚBLICOS

A Prefeitura de Mascote segue avançando com importantes conquistas para fortalecer os serviços públicos do município. Foram adquiridas duas caminhonetes Hilux (uma aguardando e entrega pelo fornecedor) e duas Spin 0 km. Também foi contratado um ônibus novo, equipado com ar-condicionado, para garantir mais conforto e qualidade no transporte dos estudantes universitários de Mascote e Pimenta.
Além disso, a cidade recebeu do Governo do Estado uma retroescavadeira por meio da SDR, com apoio do Deputado Federal Josias Gomes, e uma van para a Saúde, fruto da parceria com o Deputado Estadual Rosemberg Pinto.
Com essas aquisições de veículos e máquinas, os investimentos no município já ultrapassam a marca de R$ 1 milhão, reforçando o compromisso da gestão em oferecer melhores condições de atendimento e infraestrutura para toda a população.
BAHIA: DEPUTADO JOÃO BACELAR DECLARA: “SEM BOLSONARO, TARCÍSIO NÃO É CANDIDATO; CANAVIEIRAS TEVE DESVIO DE RECURSOS”

Neste sábado, o deputado federal João Bacelar (PL) participou do programa Frequência Política, transmitido em rede pelas rádios Interativa FM, Difusora AM e Itapuy FM. Durante a entrevista, o parlamentar comentou sobre os rumos da política nacional e estadual, destacando nomes e alianças que devem influenciar as eleições de 2026.
Tarcísio no PL e disputa presidencial
Questionado sobre a possibilidade de Tarcísio de Freitas se filiar ao PL para disputar a Presidência da República, Bacelar foi cauteloso:
“As grandes obras do governo de Tarcísio serão inauguradas no segundo mandato, por isso acho muito difícil ele deixar o governo para ser candidato a presidente sem a certeza de ter o apoio de Bolsonaro. Ele tem a reeleição segura e idade para ser candidato a presidente em 2030, pois é muito difícil vencer a eleição contra Lula no poder”, avaliou.
Força do PT na Bahia
Ao falar sobre o cenário baiano, o deputado foi direto:
“A força do PT na Bahia é muito forte, por isso se Lula chegar forte em 2026, o governador Jerônimo tem tudo para ser reeleito”, destacou, reconhecendo a hegemonia petista no estado.
Críticas ao ex-prefeito de Canavieiras
Bacelar também fez duras críticas ao ex-prefeito de Canavieiras, Almeida (PL), e anunciou providências:
“Já fiz um ofício ao ministro Dino para investigar as emendas Pix de Canavieiras na gestão do ex-prefeito Almeida. Pode ter certeza que teve desvio de emendas lá em Canavieiras”, disparou o parlamentar.
Com declarações contundentes, Bacelar reforçou sua posição como uma das vozes mais ativas do PL.
ILHÉUS: JABES RIBEIRO DESCARTA CANDIDATURA A DEPUTADO E MANIFESTA INSATISFAÇÃO COM VALDERICO

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), anunciou nesta sexta-feira (5), durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, conduzido pelo comunicador Vila Nova, que não será candidato a deputado federal em 2026.
Segundo Jabes, sua atuação será de apoio a outros nomes do partido:
“Temos o Cajado, Cacá Leão e Mario JR, todos do PP, vamos anunciar no momento adequado quem será o nosso deputado”, declarou.
Durante a entrevista, Jabes também manifestou insatisfação com a postura do prefeito Valderico Júnior (UB), afirmando que está há quase dois meses sem contato com o atual gestor:
“Só do ponto de vista das minhas relações pessoais, eu gostaria que as relações fossem melhores, mas entendo. Imagino que ele esteja cheio de compromissos, com a agenda muito cheia. Também não quero ficar todo dia ‘prefeito, prefeito’. Mas eu gostaria de conversar mais, de poder contribuir mais”, disse.
Questionado sobre o acordo firmado em 2024, no qual Valderico se comprometeu a apoiar em 2026 o candidato a deputado federal indicado pelo PP, Jabes foi enfático:
“Eu sou conhecido na política da Bahia por cumprir o que acordo. No dia em que o PT quebrou o acordo conosco em 2022, acabou a confiança. Acordo quebrado, confiança morta. Essa, pra mim, é uma questão inegociável”, declarou.
Com isso, Jabes se retira da disputa direta, mas sinaliza que continuará ativo na articulação política, reforçando a cobrança pelo cumprimento do compromisso firmado com o grupo governista em Ilhéus.
IBICUÍ: MPF DÁ PARECER CONTRA CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE

O Procurador Regional Eleitoral, Samir Cabus Nachef Júnior, emitiu parecer favorável à anulação da decisão do juiz da 146ª Zona Eleitoral, que havia determinado a cassação dos diplomas do prefeito de Ibicuí, Salomão Brito (PSD), e do vice, Doda Morais (PP).
Na manifestação, o procurador destacou que não há provas consistentes para sustentar a condenação.
“Consoante sólida jurisprudência das Cortes Eleitorais, a configuração de conduta vedada exige prova robusta e inequívoca da prática do ato, sendo inviável a condenação baseada em ilações ou presunções”, afirmou.
A ação foi movida pela oposição, que saiu derrotada nas eleições municipais de 2024. Agora, o processo segue para análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que colocará o caso em pauta para julgamento.
ITAPETINGA: JUSTIÇA DETERMINA INSTAURAÇÃO DE CPI PARA INVESTIGAR ENTREGA DE DOCUMENTO FALSO EM NOME DO PREFEITO

A Justiça determinou que a Câmara de Vereadores de Itapetinga, sob a presidência de Luciano Almeida, instaure uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a entrega de um documento falso ao Governo do Estado em nome do prefeito Eduardo Hagge.
Segundo a denúncia, a suspeita é de que um suplente de vereador teria se aproveitado da ocasião para introduzir, de forma fraudulenta, um documento forjado em nome do gestor municipal. O objetivo seria enganar o governador e tentar interferir em uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em benefício próprio.
Com a determinação, a Câmara terá de instaurar a CPI e conduzir as investigações internas para esclarecer as responsabilidades e apurar eventuais crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.
Até o momento, nem o prefeito Eduardo Hagge nem a Câmara de Itapetinga se pronunciaram publicamente sobre o caso.
Com a abertura da CPI, os vereadores terão a missão de investigar detalhadamente o caso, identificar responsabilidades e propor as medidas cabíveis.

































