ILHÉUS SE PREPARA PARA RECEBER O TRIATHLON BRASIL SUPER SERIES 2025

Etapa será seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi e reunirá mais de 300 atletas do Brasil e do exterior
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com as secretarias de Ordem Pública, Turismo, Serviços Urbanos e a Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM), realizou na manhã desta terça-feira (09), uma reunião de planejamento para o Triathlon Ilhéus 2025 – Brasil Super Series Multisports. O encontro contou também com a presença do prefeito Valderico Junior, que acompanhou de perto as definições para a realização do evento. A competição será disputada neste sábado (13), válida como Campeonato Brasileiro e seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi 2026.
Com mais de 300 atletas já inscritos, do Brasil e do exterior, o percurso terá como cenários a ponte Jorge Amado, a avenida Soares Lopes, o centro histórico de Ilhéus e a praia do Cristo, pontos emblemáticos que reforçam a beleza da cidade e sua tradição esportiva.
“O triathlon faz parte da história de Ilhéus e traz de volta memórias importantes para a população. Mais do que uma competição, é um momento de integração que movimenta o turismo, gera renda e projeta a cidade para o mundo. Estamos trabalhando para que essa edição seja inesquecível e reafirme o papel de Ilhéus como berço do triathlon brasileiro”, destacou o prefeito Valderico Junior.
O presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cléber Castro, destacou a ligação histórica de Ilhéus com a modalidade, lembrando que “O grande carinho do triathlon brasileiro é aqui. A lembrança que todos têm é de um público nas ruas torcendo, vibrando. Os atletas eram tratados como estrelas e essa energia permanece viva até hoje.”
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinicius Mendonça, afirmou que logo que recebeu a proposta do evento se reuniu com o prefeito Valderico Júnior, que entendeu de imediato a importância da competição para Ilhéus. “O prefeito deu total apoio e mobilizou todas as secretarias necessárias para que a organização fosse feita de forma integrada. Esse evento fortalece nossa tradição esportiva e coloca Ilhéus em destaque no cenário nacional e internacional do triathlon”, disse o secretário.
Durante a reunião, foram discutidos os ajustes de trânsito, os pontos de fechamento e reorganização de vias, a atuação da Guarda Civil Municipal, a organização dos ambulantes e o apoio das secretarias de infraestrutura e serviços urbanos. O evento também contará com a presença de técnicos de renome internacional, como Alberto Kruschewsky, de Minas Gerais, e Ricardo Neves, do Rio de Janeiro, que recentemente atuou como oficial técnico nas Olimpíadas de Paris.
Com uma programação que inclui reconhecimento de percurso, entrega de kits, largadas em diferentes categorias e premiações, o Triathlon Ilhéus 2025 promete ser um marco esportivo e turístico, consolidando o município como referência nacional e internacional da modalidade.
THIAGO MARTINS COMEMORA DECISÃO DE TRUMP DE CONCEDER ISENÇÃO TARIFÁRIA A CACAU, CAFÉ E FRUTAS TROPICAIS

O presidente do PL de Ilhéus, Thiago Martins, comemorou nesta terça-feira a decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump de anunciar a concessão de isenção tarifária para produtos como cacau, café e frutas tropicais. A medida, segundo Martins, representa uma oportunidade histórica para a economia regional, especialmente para Ilhéus e o sul da Bahia, áreas tradicionalmente reconhecidas como berço do cacau brasileiro.
De acordo com ele, a retirada de tarifas abre espaço para que produtores locais possam competir em melhores condições no mercado norte-americano, ampliando a exportação e fortalecendo a cadeia produtiva.
“Essa decisão pode trazer um impacto direto na geração de emprego e renda aqui na nossa região. O cacau e o café sempre foram marcas registradas do Brasil, e agora teremos a chance de expandir ainda mais nossas exportações, valorizando o trabalho dos agricultores e fomentando nossa economia”, destacou Martins.
A isenção tarifária também é vista como um estímulo ao agronegócio do interior da Bahia, que poderá conquistar novos contratos e fortalecer a imagem de produtos tropicais brasileiros nos Estados Unidos. Para Thiago Martins, a medida é um passo importante na busca por mais competitividade e desenvolvimento sustentável.
“É um momento de comemoração para os produtores e para todos que acreditam no potencial da nossa terra. Precisamos transformar essa oportunidade em crescimento concreto para nossa região”, completou.
EUNÁPOLIS :PREFEITURA AVANÇA COM NOVA ETAPA DE DRENAGEM E BENEFICIA A RUA TURMALINA, NO BAIRRO SANTA ISABEL

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início a uma nova etapa das obras de drenagem do semi-anel viário no bairro Santa Isabel. A intervenção atual conecta a Avenida Esmeralda à Rua Turmalina, com o objetivo de solucionar de forma definitiva os transtornos provocados pelo acúmulo desordenado de águas pluviais na região.
A iniciativa atende a uma demanda histórica da população local, representando um avanço significativo na urbanização do bairro. Além de resolver problemas estruturais, a obra promove melhorias diretas na qualidade de vida dos moradores e contribui para o crescimento urbano de maneira planejada.
“Esta obra do semi-anel viário não trata apenas de drenagem e asfalto; ela representa a recuperação da dignidade da população e valorização de toda a área. O local está sendo preparado para se tornar um verdadeiro cartão-postal de Eunápolis, com canteiro central, ciclovia, quiosques, playground, pista de caminhada, arborização, paisagismo e uma moderna rede de iluminação pública. A proposta é transformar o espaço em um ambiente atrativo, funcional e acolhedor para toda a comunidade”, afirmou o prefeito Robério Oliveira.
As obras de infraestrutura no semi-anel viário integram o conjunto de ações estruturantes planejadas pela administração municipal para transformar o cenário urbano, ampliar a mobilidade e garantir mais segurança, lazer e bem-estar para os cidadãos eunapolitanos.
ITAPETINGA EDUARDO HAGGE LEVA COMITIVA A BRASÍLIA E EXPÕE ESTRATÉGIA ELEITORAL DO MDB

O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), desembarcou em Brasília nesta terça-feira (09) com uma comitiva de peso. Ao seu lado, os secretários municipais Geraldo Trindade, Ayrton Ferraz e Antônio Freitas, além dos dois nomes que já despontam como apostas do MDB para 2026: Jayme Vieira Lima, pré-candidato a deputado federal, e Carlinhos Sobral, pré-candidato a deputado estadual.
Nos bastidores, a movimentação foi vista como uma clara demonstração de força e unidade do MDB de Itapetinga. Eduardo deixou explícito que Jayme Vieira Lima será o candidato oficial do grupo à Câmara dos Deputados. Já Carlinhos Sobral, que vem crescendo como liderança local, deve herdar parte do apoio da máquina municipal para disputar vaga na Assembleia Legislativa.
Fontes ligadas ao partido destacam que a viagem teve duplo objetivo: além de garantir recursos federais para obras e programas em Itapetinga, Eduardo aproveitou para mostrar que o MDB não está fragmentado e que terá palanque robusto nas eleições. A escolha de Jayme como nome para deputado federal, inclusive, foi interpretada como uma forma de conter disputas internas e evitar divisões que poderiam enfraquecer o grupo.
A estratégia ainda coloca Eduardo Hagge em posição central no tabuleiro político regional. Se por um lado ele fortalece o MDB como sigla de base em Brasília, por outro assegura que seus aliados tenham espaço e projeção eleitoral em 2026. O recado dado na capital federal foi claro: o MDB de Itapetinga vai para o jogo unido, com projetos definidos e alinhados à gestão municipal.
ITAJU DO COLÔNIA: ELDER FONTES MOSTRA FORÇA POLÍTICA AO GARANTIR INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO

O prefeito de Itaju do Colônia, Elder Fontes, esteve nesta terça-feira (09) em Brasília para uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. O encontro contou também com a presença do presidente estadual do MDB Bahia, Jayme Vieira Lima.
Na ocasião, foram assegurados novos investimentos para Itaju e para o distrito de Palmira, contemplando a requalificação de praças públicas e a pavimentação de ruas. Essas ações irão fortalecer a infraestrutura urbana e proporcionar mais qualidade de vida para a população.
A agenda demonstra a capacidade de articulação e o prestígio do prefeito Elder Fontes junto às diversas forças políticas, reforçando seu compromisso em buscar recursos e melhorias que impulsionem o desenvolvimento do município.
URUÇUCA GOLEIA ITABUNA, E GARANTE 1º LUGAR ANTECIPADO NO INTERMUNICIPAL

A seleção de Uruçuca continua brilhando no Campeonato Intermunicipal 2025. Neste domingo (07), fora de casa, a equipe não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada histórica: 5 a 0 sobre Itabuna, resultado que garante a equipe em 1º lugar do Grupo 13 de forma antecipada.
O grande destaque da partida foi Luis Felipe, autor de três gols e artilheiro absoluto do confronto. Péricles e Ronald completaram a goleada, que empolgou a torcida uruçuquense e consolidou a equipe como uma das favoritas ao título.
Com o resultado, Uruçuca soma 12 pontos em cinco jogos e lidera de forma isolada o Grupo 13. A campanha tem chamado atenção pela consistência e pelo poder ofensivo, transformando a seleção em uma das sensações desta edição do Intermunicipal.
A sexta e última rodada da primeira fase promete ainda mais emoção, com Uruçuca entrando em campo contra Almadina no Ferreirão no próximo domingo, às 15h.
ITABUNA: DERROTADO NAS URNAS, JACKSON MOREIRA INSISTE EM ANULAR VITÓRIA DE NINA ROSA

O ex-presidente do PT de Itabuna, Jackson Moreira, parece não aceitar a surra que levou nas urnas internas do partido. Em julho, Nina Rosa foi eleita com esmagadores 1.589 votos contra apenas 124 de Jackson, um resultado que deixou claro o desejo da militância por renovação.
Mesmo assim, Jackson insiste em tentar anular a escolha dos filiados. Primeiro recorreu ao diretório estadual, mas saiu derrotado mais uma vez. Agora, numa tentativa desesperada de virar o jogo, apelou ao diretório nacional em Brasília, transformando uma derrota política em uma queda de braço que ameaça desgastar a imagem do PT em Itabuna.
Nos bastidores, aliados classificam a postura de Jackson como um “golpe interno” contra a própria democracia partidária. A avaliação é que ele busca se manter relevante à força, mesmo sem apoio popular. Enquanto isso, Nina Rosa segue fortalecida, respaldada por lideranças estaduais e com o comando legítimo do diretório municipal.
A briga expõe fissuras no PT de Itabuna e aumenta o clima de polêmica: de um lado, a maioria que pede respeito à vontade das urnas; do outro, um ex-presidente que insiste em arrastar o partido para o tapetão, custe o que custar.
IBIRAPITANGA: PESQUISA APONTA 91,4% DE APROVAÇÃO DA GESTÃO DE JÉ ASSUNÇÃO

Levantamento revela confiança da população na administração municipal
A gestão do prefeito Jé Assunção alcançou um índice recorde de aprovação popular em Ibirapitanga. De acordo com pesquisa realizada entre os dias 05 e 06 de setembro de 2025, abrangendo a sede, os distritos de Itamaraty, Camamuzinho, Novo Horizonte e localidades rurais, 91,4% dos entrevistados avaliaram positivamente o governo municipal. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (08).
Para o especialista em Marketing Político e diretor responsável pela pesquisa, Edmar Mendes, os números revelam uma gestão sólida e bem avaliada, com aprovação homogênea em diferentes regiões do município. Segundo ele, esse desempenho garante segurança eleitoral, legitimidade popular e cria um ambiente favorável para a continuidade de projetos e articulações futuras.
Os dados reforçam a liderança política de Jé Assunção, assegurando-lhe não apenas estabilidade administrativa, mas também forte aprovação popular diante do cenário político local. A rejeição, mostra-se baixa e pouco significativa frente ao alto índice de aprovação, consolidando a confiança da maioria da população na atual gestão, enquanto a soma de ruim (3,5%) e péssima (4,0%) totaliza apenas 7,5%.
A pesquisa ouviu 398 pessoas e apresenta margem de erro máxima estimada em 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
ILHÉUS: VALDERICO JR PRESTIGIA INAUGURAÇÃO AO LADO DE LEUR E IGNORA JABES RIBEIRO

O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (UB), deu mais uma demonstração de que não pretende seguir o acordo firmado em 2024 para apoiar o deputado federal indicado pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). Neste final de semana, Valderico cumpriu agenda ao lado do deputado federal Leur Lomanto Júnior (UB), reforçando sua sintonia com o parlamentar.
O evento marcou a inauguração da Praça da Mangueira, no bairro Nelson Costa, que passou por uma ampla revitalização. O espaço foi totalmente requalificado e agora dispõe de iluminação em LED, parquinho infantil, academia ao ar livre e quadra poliesportiva, oferecendo mais lazer e qualidade de vida para a comunidade.
A movimentação política ocorre dias após Jabes Ribeiro alfinetar o prefeito em entrevista, afirmando que há dois meses não consegue contato com Valderico. Ele ainda relembrou o compromisso firmado em 2024, quando o governo municipal se comprometeu a apoiar o candidato a deputado federal indicado pelo PP.
A aproximação de Valderico com Leur e o afastamento de Jabes reforçam as tensões dentro do grupo político local e indicam novos rumos para as alianças em Ilhéus rumo às eleições de 2026.
ITACARÉ: COMANDANTE MAJOR TELMO É PROMOVIDO A TENENTE-CORONEL





































