ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ENTREGAM NA QUINTA-FEIRA A NOVA FEIRA DO SÃO CAETANO

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.
O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.
“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.
Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.
O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.
Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.
BAHIA: REVISTA CITA ACM NETO ENTRE CONVIDADOS DA CASA DE DANIEL VORCARO EM TRANCOSO

ACM Neto virou personagem lateral da nova reportagem da revista Piauí sobre Daniel Vorcaro, o banqueiro do Banco Master.
A publicação cita o ex-prefeito de Salvador entre as personalidades que teriam passado pela mansão de Vorcaro em Trancoso, no litoral sul da Bahia.
A assessoria de ACM Neto negou participação em festas no local e pediu correção da informação. Depois, o próprio Neto confirmou à revista que esteve uma única vez na residência, em 2024, mas reforçou que nunca participou de festa na casa do banqueiro.
A reportagem também menciona transferências de R$ 3,6 milhões de empresas ligadas a Vorcaro para uma empresa vinculada ao ex-prefeito.
Nos bastidores, aliados de Neto tentam reduzir o caso a uma visita isolada. Adversários, porém, enxergam munição política em ano pré-eleitoral.
Vorcaro virou um personagem incômodo para muita gente em Brasília e na Bahia. Suas festas, amizades e negócios passaram a ser tratados como assunto de alta voltagem política.
No caso de ACM Neto, a preocupação é evitar que a citação vire desgaste prolongado.
Em política, às vezes uma visita basta para render uma temporada inteira de explicações.
ITABUNA: WAGNER FICA FORA, E ITAPEDRO VIRA PALCO PARA JERÔNIMO E RUI

Itabuna deve virar ponto de passagem da cúpula petista nesta semana.
O governador Jerônimo Rodrigues desembarca na cidade para inaugurar a nova feira do São Caetano ao lado do prefeito Augusto Castro. A agenda também deve incluir uma passagem pelo primeiro dia do Itapedro, evento que promete movimentar a cidade.
Quem também deve aparecer em Itabuna é Rui Costa. O ex-governador e ministro da Casa Civil tem previsão de chegar na sexta-feira e cumprir agenda política na cidade.
Já Jaques Wagner, que também era esperado na semana do Itapedro, pode suspender a visita. Depois da operação da Polícia Federal, o senador deve priorizar uma reunião considerada pesada com Lula, marcada para o dia 24.
Nos bastidores, a presença de Jerônimo e Rui em Itabuna é vista como mais um gesto de prestígio ao prefeito Augusto Castro, que segue como uma das principais apostas do PSD e da base governista no sul da Bahia.
Em ano pré-eleitoral, até festa junina vira termômetro político.
ILHÉUS RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL COM KAY PRANIS SOBRE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.
O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.
O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com
URUÇUCA: PAULO AZI ANUNCIA NOVA ETAPA DE PAVIMENTAÇÃO EM SERRA GRANDE DURANTE VISITA
O deputado federal Paulo Azi esteve em Serra Grande, distrito de Uruçuca nesta sexta-feira, 19, para acompanhar o andamento das obras de pavimentação e oficializar o início de uma nova etapa de intervenções que prometem ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
A visita contou com a presença da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, do ex-prefeito e Administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Pedro Castro, além de lideranças políticas e moradores da comunidade.
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para a continuidade das obras de pavimentação, viabilizadas por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado federal. Segundo Paulo Azi, a iniciativa representa mais um compromisso cumprido com o distrito de Serra Grande e com todo o município de Uruçuca.
“Fico muito feliz em estar buscando os recursos necessários para honrar todos os compromissos que fizemos com Serra Grande e com todo o município de Uruçuca. Já pavimentamos quase todas as ruas do distrito e agora damos mais um passo importante para transformar a realidade da nossa população”, destacou o parlamentar.
A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância da parceria institucional para a execução de obras estruturantes no município e afirmou que a gestão continuará buscando investimentos para ampliar o desenvolvimento de Serra Grande e das demais localidades de Uruçuca.
As intervenções integram um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, valorização dos espaços públicos e fortalecimento do potencial turístico de Serra Grande, considerada uma das principais portas de entrada para visitantes que procuram as belezas naturais do litoral sul da Bahia.
IBIRAPITANGA: GOVERNO DO ESTADO PUBLICA CONVÊNIO DE R$ 1,84 MILHÃO PARA REFORMA DA FEIRA LIVRE DE ITAMARATI

Investimento garante a requalificação Pavilhão 1 do espaço
O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19) o convênio para a reforma, do Pavilhão 1, da Feira Livre de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. A obra contará com investimento de R$ 1.839.064,56, fruto de parceria entre a Prefeitura de Ibirapitanga e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A intervenção tem como objetivo modernizar a estrutura da feira, fortalecer a economia local e oferecer melhores condições para feirantes e consumidores.
De acordo com a publicação, os recursos serão aplicados por meio do Programa de Infraestrutura Pública. A obra contempla a requalificação do Pavilhão 1, da tradicional feira livre, considerada um dos principais equipamentos públicos do distrito e referência para agricultores familiares, comerciantes e moradores da região.
A iniciativa avança após a Prefeitura de Ibirapitanga publicar, nesta semana, a declaração de domínio público da área destinada à requalificação do mercado municipal de Itamarati. O documento reconhece oficialmente o espaço como área pública, utilizada há mais de três décadas pela população, tornando-o apto a receber investimentos governamentais.
Para o prefeito Jé Assunção, a publicação do convênio representa mais um compromisso cumprido com a população de Itamarati. “Assumimos o compromisso de buscar os investimentos necessários para transformar a realidade de Itamarati e hoje damos mais um passo importante nessa direção. A reforma deste pavilhão da feira é uma conquista histórica para os comerciantes, agricultores e moradores do distrito. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pela parceria e pelo olhar atento para Ibirapitanga. Temos acompanhado o governador em diversas agendas e esse resultado mostra que o trabalho e o diálogo continuam trazendo benefícios concretos para nossa população”, destacou.
Nos últimos 18 meses, Ibirapitanga tem sido contemplada com uma série de investimentos do Governo do Estado. Entre as ações estão a implantação da Sala de Estabilização do Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento, a entrega de viaturas para as Polícias Civil e Militar, ônibus escolares, ambulâncias, ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), kits para Unidades Básicas de Saúde, veículos para secretarias municipais, além da contenção de encosta na Rua da Paz, em Itamarati.
O município também vem sendo beneficiado com recursos destinados à construção e ampliação de escolas, creches e outras obras de infraestrutura que fortalecem os serviços públicos e impulsionam o desenvolvimento local.
IBICARAÍ: PREFEITA MONALISA INAUGURA RUAS, BASE DO SAMU E ENTREGA VEÍCULOS PARA AS SECRETARIAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
A prefeita de Ibicaraí, doutora Monalisa Gonçalves Tavares, continua cumprindo o compromisso assumido quando chegou ao comando do município, em janeiro de 2021: buscar recursos, realizar investimentos e entregar obras estruturantes para melhorar a qualidade de vida da população. Mesmo diante das limitações financeiras, a atual gestão tem promovido importantes avanços em diversas áreas.
A manhã de sexta-feira, 19 de junho de 2026, foi marcada por inaugurações e entregas de veículos que reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento da cidade. Às 10h30 horas, a prefeita Monalisa Tavares, acompanhada por secretários municipais, diretores, vereadores e pelos deputados Tiago Correia (estadual) e Paulo Azi (federal), esteve no bairro Delfino Guedes, popularmente conhecido como Mutirão, para inaugurar o calçamento de ruas da localidade.
A solenidade teve início com a fala emocionada do Sr. Raimundo Turino, representante do bairro, que agradeceu pela pavimentação das vias e destacou a importância da obra para os moradores. Em seguida, discursaram a secretária de Infraestrutura, Yanca Soares, e os vereadores Alam Rogério e Guilherme Cardoso, que ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela prefeita Monalisa Tavares à frente do Executivo Municipal, os avanços alcançados ao longo dos 66 meses de gestão, sem atraso no pagamento dos servidores, e a parceria mantida com os deputados Paulo Azi e Tiago Correia.
O deputado Tiago Correia foi breve em sua fala e destacou a importância da pavimentação de ruas para aquela comunidade que, durante anos, conviveram com problemas causados pela lama e pela poeira. O parlamentar agradeceu a parceria com a prefeita Monalisa e reafirmou seu compromisso em continuar contribuindo com o desenvolvimento de Ibicaraí.
Já o deputado federal Paulo Azi destacou os avanços promovidos pela atual gestão e afirmou ter orgulho de colaborar com o município por meio de indicações e emendas parlamentares. O parlamentar lembrou das dificuldades encontradas quando conheceu a realidade da cidade e ressaltou que Ibicaraí vive hoje um novo momento graças ao trabalho realizado pela administração municipal.
Visivelmente emocionada, a prefeita Monalisa Tavares falou sobre os desafios enfrentados pelo município, especialmente em razão da limitação de recursos e da ausência de apoio do Governo do Estado. A gestora destacou a parceria sólida e duradoura construída com os deputados Paulo Azi e Tiago Correia e citou diversas conquistas viabilizadas por meio dessa união, como a aquisição do aparelho de raio-X para o hospital, ônibus escolares, ambulâncias, a implantação da sede do SAMU, apoio à Micareta, reforma de 12 escolas, emendas de custeio e recursos destinados à revitalização do Calçadão Dagmar Pinto e da Praça do Ressurgir. Monalisa também anunciou a chegada de novos investimentos para a realização de uma ampla reforma no Hospital Municipal, graças ao apoio do deputado Paulo Azi.
Na sequência, a prefeita e sua comitiva seguiram para a inauguração da nova Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada próxima à Companhia Independente da Polícia Militar. Na oportunidade, também foram entregues uma nova ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde e um novo veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante o ato, a secretária de Assistência Social, Tereza Tavares, agradeceu pela entrega do novo veículo, destacando sua importância para ampliar e qualificar os serviços prestados à população. A secretária de Saúde, Maíra Cardoso, também fez uso da palavra, agradecendo pela nova ambulância e pela implantação da nova base do SAMU, ressaltando a excelência do serviço prestado no município e a satisfação em fazer parte da equipe responsável pela saúde pública local.
O deputado Paulo Azi voltou a destacar a importância de fortalecer as áreas da Saúde e da Assistência Social, enfatizando que investimentos em estrutura e equipamentos refletem diretamente na melhoria do atendimento oferecido à população.
Encerrando os pronunciamentos, a prefeita Monalisa agradeceu mais uma vez aos parlamentares parceiros e falou com emoção sobre a inauguração da Base Descentralizada do SAMU. A gestora relembrou sua trajetória como médica do serviço, quando atuou no SAMU de Itapetinga, e ressaltou a importância dos novos veículos entregues para fortalecer os atendimentos da Saúde e da Assistência Social. Monalisa também destacou os avanços conquistados ao longo dos últimos cinco anos de administração.
Após a inauguração da nova base, a prefeita e demais autoridades realizaram uma carreata pelas principais ruas da cidade para apresentar à população os novos veículos que passarão a integrar a frota municipal.
Participaram das solenidades os secretários municipais Tereza Tavares (Assistência Social), Miriam Andrade (Educação), Odemir Céo (Controladoria), Olivério Leal (Cultura, Esporte e Lazer), Fredson Santos (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Yanca Soares (Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano), Maíra Cardoso (Saúde), além do diretor do SAAE, Adelindo Júnior, da procuradora-geral do município, Kayse Matheus, e do assessor especial Thallis Leal.
Prestigiaram ainda as ações o deputado federal Paulo Azi e sua esposa a empresária Iris Azi, presidente estadual do União Brasil Mulher na Bahia, o deputado estadual Tiago Correia, os vereadores Guilherme Cardoso, Alam Rogério e Clícia Guerreira, além da ex-vereadora de Floresta Azul, Daniela Laranjeiras.
PORTO SEGURO: SEGUNDA NOITE DO SÃO JOÃO ESQUENTA O PÚBLICO COM MUITO FORRÓ RAÍZ E CLIMA DE ROMANCE
A segunda noite do São João de Porto Seguro promovida neste sábado, 20, na Passarela da Cultura, foi marcada por muito forró raiz e clima de romance no ar. O público curtiu para dançar agarradinho e se aquecer das temperaturas mais amenas, típicas dessa época do ano.
No palco, a programação esquentou com Edinho Caraíva, que abriu a noite com sua sanfona e o melhor do arrasta-pé. Em seguida, a banda Cacimba Barrenta deu sequência na dança e mostrou a qualidade da atração prata-da-casa.
Outro ponto alto da noite foi o cantor Frank Aguiar, que conquistou o público com sua simpatia e um repertório repleto de forró raiz, sucessos das antigas, arrocha e sofrência, embalando a multidão. O atista ainda fez questão de tirar fotos com todos os seus fãs no camarim após o show e a fila foi grande, porém marcada por muito alegria.
E para fechar a noite, a dupla Guilherme e Benuto levantou o público com seus principais sucessos. Considerada uma das duplas sertanejas mais estouradas da atualidade, a apresentação foi um grande sucesso assim como a festa tem sido.
Segundo o secretário-adjunto de Turismo, Alexandre Fonseca, o São João de Porto Seguro tem se destacado pela segurança, organização e ambiente familiar. “O que estamos vendo aqui são pessoas se divertindo, com boas atrações, muita alegria e energia boa”, afirmou.
A programação continua neste domingo, 21, com shows de Tierry, Bonde do Forró e Trio Nordestino, prometendo mais uma noite inesquecível na Passarela da Cultura.
LAPA: EURES ROMPE COM ARTHUR MAIA E FECHA CAMINHO COM SÉRGIO BRITO

A aliança entre o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e o deputado federal Arthur Maia chegou ao fim.
O rompimento foi provocado pelo apoio de Arthur à pré-candidatura de Harley Havier a deputado estadual. No grupo de Eures, o movimento foi visto como uma tentativa de criar um projeto político paralelo dentro do município.
Com a ruptura, o prefeito deve apoiar o deputado federal Sérgio Brito.
Nos bastidores, aliados de Eures avaliam que Arthur escolheu outro caminho ao apostar em Harley. Já o grupo de Arthur entende que o distanciamento era inevitável.
A eleição estadual agora será o primeiro teste desse racha.
Em Bom Jesus da Lapa, 2026 já começou com clima de sucessão municipal.
URUÇUCA: SÃO JOÃO DO MEL REUNIU MULTIDÃO E CELEBROU A CULTURA NORDESTINA NO PRIMEIRO DIA DE FESTA

O primeiro dia do São João do Mel 2026 levou um grande público ao Estádio Ferreirão, em Uruçuca, nesta sexta-feira (19), em uma noite marcada pelo resgate das tradições juninas, diversidade musical e valorização da cultura nordestina.
A programação teve início com Tome Arrocha e seguiu com a apresentação da Quadrilha MDG, que encantou os presentes com uma apresentação repleta de cores, coreografias e elementos típicos dos festejos juninos.
Durante a noite, os participantes ainda acompanharam a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, em um espaço preparado para unir a paixão pelo futebol ao clima de São João.
Na sequência, o cantor Targino Gondim levou muito forró ao palco principal. A festa continuou na madrugada com shows de Pipoco do Trovão e Igor Kanário enquanto DJs garantiram a animação nos intervalos das apresentações.
A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, destacou a importância do evento para a preservação das tradições culturais e o fortalecimento da economia local. “O São João do Mel é uma celebração da nossa identidade cultural. Trabalhamos para realizar uma festa que valoriza as tradições nordestinas, incentiva nossos artistas e movimenta a economia do município, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e diversos trabalhadores que fazem parte dessa grande cadeia produtiva”, afirmou a prefeita.
O São João do Mel prossegue até domingo (21) e consolida Uruçuca como um dos principais destinos juninos do sul da Bahia, atraindo visitantes de diferentes municípios da região.






































