SANTA LUZIA: MPF ACUSA PREFEITO FERNANDO BRITO DE COMANDAR SUPOSTO ESQUEMA DE FRAUDES

O prefeito de Santa Luzia, Fernando Brito, passou a enfrentar um novo e pesado problema jurídico. O Ministério Público Federal ajuizou ação de improbidade administrativa contra o gestor, apontando um suposto esquema de fraudes em contratos públicos no município.
A ação coloca a atual administração no centro de uma crise que mistura desgaste jurídico, administrativo e político. De acordo com o conteúdo divulgado, o MPF sustenta que teriam ocorrido irregularidades em contratos públicos, com indícios de fraude e possível prejuízo aos cofres públicos.
Nos bastidores, o caso caiu como uma bomba. Por se tratar do prefeito em exercício, a ação não atinge apenas o passado político de Fernando Brito, mas também respinga diretamente na imagem da atual gestão municipal.
Apesar da gravidade das acusações, o processo ainda será analisado pela Justiça. Fernando Brito e os demais citados têm direito ao contraditório e à ampla defesa.
Mas, politicamente, o estrago já está feito. Quando o MPF entra em cena contra um prefeito no exercício do mandato, a gestão passa a governar sob holofotes — e cada contrato vira alvo de lupa.
TEIXEIRA JUNINA – TRADIÇÃO NOS BAIRROS MOVIMENTA A PRAÇA 2 DE JULHO NO LIBERDADE I

O fim de semana foi de muita música, dança e celebração da cultura nordestina no bairro Liberdade I. A Praça 2 de Julho recebeu mais uma edição do Teixeira Junina – Tradição nos Bairros, reunindo moradores e visitantes em dois dias de programação que levaram animação e tradição para a comunidade.
No sábado (20), o público acompanhou os shows de Balada Vip e Anderson Mendes e Banda, que embalaram a noite com muito forró e outros ritmos que marcaram a festa. Já no domingo (21), a programação continuou com as apresentações de Luan Souza e Banda e Felipe Cordel e Banda, encerrando o fim de semana em clima de confraternização e alegria.
O projeto tem percorrido diferentes regiões do município, levando a programação junina para mais perto da população e fortalecendo as manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo nordestino. Além da música, os encontros promovem momentos de convivência entre famílias, amigos e moradores dos bairros contemplados.
O Teixeira Junina – Tradição nos Bairros é uma realização da Prefeitura de Teixeira de Freitas, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), e SEFOTUR.
ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ENTREGAM NA QUINTA-FEIRA A NOVA FEIRA DO SÃO CAETANO

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.
O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.
“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.
Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.
O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.
Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.
BAHIA: REVISTA CITA ACM NETO ENTRE CONVIDADOS DA CASA DE DANIEL VORCARO EM TRANCOSO

ACM Neto virou personagem lateral da nova reportagem da revista Piauí sobre Daniel Vorcaro, o banqueiro do Banco Master.
A publicação cita o ex-prefeito de Salvador entre as personalidades que teriam passado pela mansão de Vorcaro em Trancoso, no litoral sul da Bahia.
A assessoria de ACM Neto negou participação em festas no local e pediu correção da informação. Depois, o próprio Neto confirmou à revista que esteve uma única vez na residência, em 2024, mas reforçou que nunca participou de festa na casa do banqueiro.
A reportagem também menciona transferências de R$ 3,6 milhões de empresas ligadas a Vorcaro para uma empresa vinculada ao ex-prefeito.
Nos bastidores, aliados de Neto tentam reduzir o caso a uma visita isolada. Adversários, porém, enxergam munição política em ano pré-eleitoral.
Vorcaro virou um personagem incômodo para muita gente em Brasília e na Bahia. Suas festas, amizades e negócios passaram a ser tratados como assunto de alta voltagem política.
No caso de ACM Neto, a preocupação é evitar que a citação vire desgaste prolongado.
Em política, às vezes uma visita basta para render uma temporada inteira de explicações.
ITABUNA: WAGNER FICA FORA, E ITAPEDRO VIRA PALCO PARA JERÔNIMO E RUI

Itabuna deve virar ponto de passagem da cúpula petista nesta semana.
O governador Jerônimo Rodrigues desembarca na cidade para inaugurar a nova feira do São Caetano ao lado do prefeito Augusto Castro. A agenda também deve incluir uma passagem pelo primeiro dia do Itapedro, evento que promete movimentar a cidade.
Quem também deve aparecer em Itabuna é Rui Costa. O ex-governador e ministro da Casa Civil tem previsão de chegar na sexta-feira e cumprir agenda política na cidade.
Já Jaques Wagner, que também era esperado na semana do Itapedro, pode suspender a visita. Depois da operação da Polícia Federal, o senador deve priorizar uma reunião considerada pesada com Lula, marcada para o dia 24.
Nos bastidores, a presença de Jerônimo e Rui em Itabuna é vista como mais um gesto de prestígio ao prefeito Augusto Castro, que segue como uma das principais apostas do PSD e da base governista no sul da Bahia.
Em ano pré-eleitoral, até festa junina vira termômetro político.
ILHÉUS RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL COM KAY PRANIS SOBRE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.
O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.
O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com
URUÇUCA: PAULO AZI ANUNCIA NOVA ETAPA DE PAVIMENTAÇÃO EM SERRA GRANDE DURANTE VISITA
O deputado federal Paulo Azi esteve em Serra Grande, distrito de Uruçuca nesta sexta-feira, 19, para acompanhar o andamento das obras de pavimentação e oficializar o início de uma nova etapa de intervenções que prometem ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
A visita contou com a presença da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, do ex-prefeito e Administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Pedro Castro, além de lideranças políticas e moradores da comunidade.
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para a continuidade das obras de pavimentação, viabilizadas por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado federal. Segundo Paulo Azi, a iniciativa representa mais um compromisso cumprido com o distrito de Serra Grande e com todo o município de Uruçuca.
“Fico muito feliz em estar buscando os recursos necessários para honrar todos os compromissos que fizemos com Serra Grande e com todo o município de Uruçuca. Já pavimentamos quase todas as ruas do distrito e agora damos mais um passo importante para transformar a realidade da nossa população”, destacou o parlamentar.
A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância da parceria institucional para a execução de obras estruturantes no município e afirmou que a gestão continuará buscando investimentos para ampliar o desenvolvimento de Serra Grande e das demais localidades de Uruçuca.
As intervenções integram um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, valorização dos espaços públicos e fortalecimento do potencial turístico de Serra Grande, considerada uma das principais portas de entrada para visitantes que procuram as belezas naturais do litoral sul da Bahia.
IBIRAPITANGA: GOVERNO DO ESTADO PUBLICA CONVÊNIO DE R$ 1,84 MILHÃO PARA REFORMA DA FEIRA LIVRE DE ITAMARATI





































