ITABUNA: ADÉLIA DESTACA AVANÇO DO SUS COM NOVOS LEITOS E AMBULATÓRIO ENTREGUES EM ITABUNA

Pré-candidata deputada federal participou de entregas do Governo da Bahia e ressaltou fortalecimento da rede pública de saúde
A médica, professora e pré-candidata a deputada federal Adélia Pinheiro (PT) participou, nesta quinta-feira (25), da agenda do Governo da Bahia em Itabuna, marcada pela entrega de 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa, pela inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e pela requalificação das instalações do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, Adélia afirmou que os investimentos reforçam uma política pública voltada para garantir acesso, qualidade e humanização da assistência. “Cada novo leito, cada consultório entregue e cada equipamento instalado representam mais dignidade para quem depende do SUS. São investimentos que fortalecem uma rede regional essencial para milhares de famílias do sul da Bahia”, afirmou.
Ex-reitora da Uesc, ex-secretária estadual da Saúde e ex-secretária da Educação da Bahia, Adélia ressaltou que a ampliação da estrutura hospitalar em Itabuna consolida o município como referência regional em média e alta complexidade. Segundo ela, a continuidade dos investimentos demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a interiorização dos serviços especializados e com a melhoria das condições de atendimento à população.
Entre as entregas, o Hospital Calixto Midlej Filho recebeu 42 leitos requalificados com climatização e melhorias estruturais. Já o Hospital de Base ganhou um novo ambulatório com dez consultórios destinados a especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. O Governo do Estado também concluiu a requalificação da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul.
Para Adélia, os investimentos em Itabuna reafirmam a importância de fortalecer permanentemente o SUS. “A saúde pública precisa continuar sendo prioridade. É assim que reduzimos desigualdades, aproximamos os serviços da população e garantimos atendimento de qualidade para quem mais precisa”, concluiu.
TEIXEIRA DE FREITAS: NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INFORMAÇÕES FALSAS DIVULGADAS SOBRE O CANCELAMENTO DO EVENTO “PEDRÃO ELÉTRICO”

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas vem a público esclarecer que são falsas as informações divulgadas acerca dos motivos do cancelamento ou suposto impedimento à realização do evento Pedrão Elétrico por parte da Administração Municipal.
Durante a análise do processo, os organizadores foram notificados a apresentarem documentos obrigatórios previstos na legislação e nas normas de segurança aplicáveis a eventos de grande porte, o que só foi atendido em 18 de junho de 2026.
Após o recebimento da documentação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos realizou a análise técnica e autorizou a realização do evento em 22 de junho de 2026. Os fatos demonstram que não houve qualquer impedimento por parte da Prefeitura, que concluiu o procedimento e autorizou o evento em apenas três dias.
Lamenta-se a divulgação de informações falsas que desconsideram os fatos constantes do processo administrativo e induzem a população ao erro. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a verdade dos fatos e o cumprimento da legislação, atuando sempre com responsabilidade e respeito à população de Teixeira de Freitas.
SANTA LUZIA: MPF ACUSA PREFEITO FERNANDO BRITO DE COMANDAR SUPOSTO ESQUEMA DE FRAUDES

O prefeito de Santa Luzia, Fernando Brito, passou a enfrentar um novo e pesado problema jurídico. O Ministério Público Federal ajuizou ação de improbidade administrativa contra o gestor, apontando um suposto esquema de fraudes em contratos públicos no município.
A ação coloca a atual administração no centro de uma crise que mistura desgaste jurídico, administrativo e político. De acordo com o conteúdo divulgado, o MPF sustenta que teriam ocorrido irregularidades em contratos públicos, com indícios de fraude e possível prejuízo aos cofres públicos.
Nos bastidores, o caso caiu como uma bomba. Por se tratar do prefeito em exercício, a ação não atinge apenas o passado político de Fernando Brito, mas também respinga diretamente na imagem da atual gestão municipal.
Apesar da gravidade das acusações, o processo ainda será analisado pela Justiça. Fernando Brito e os demais citados têm direito ao contraditório e à ampla defesa.
Mas, politicamente, o estrago já está feito. Quando o MPF entra em cena contra um prefeito no exercício do mandato, a gestão passa a governar sob holofotes — e cada contrato vira alvo de lupa.
TEIXEIRA JUNINA – TRADIÇÃO NOS BAIRROS MOVIMENTA A PRAÇA 2 DE JULHO NO LIBERDADE I

O fim de semana foi de muita música, dança e celebração da cultura nordestina no bairro Liberdade I. A Praça 2 de Julho recebeu mais uma edição do Teixeira Junina – Tradição nos Bairros, reunindo moradores e visitantes em dois dias de programação que levaram animação e tradição para a comunidade.
No sábado (20), o público acompanhou os shows de Balada Vip e Anderson Mendes e Banda, que embalaram a noite com muito forró e outros ritmos que marcaram a festa. Já no domingo (21), a programação continuou com as apresentações de Luan Souza e Banda e Felipe Cordel e Banda, encerrando o fim de semana em clima de confraternização e alegria.
O projeto tem percorrido diferentes regiões do município, levando a programação junina para mais perto da população e fortalecendo as manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo nordestino. Além da música, os encontros promovem momentos de convivência entre famílias, amigos e moradores dos bairros contemplados.
O Teixeira Junina – Tradição nos Bairros é uma realização da Prefeitura de Teixeira de Freitas, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), e SEFOTUR.
ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ENTREGAM NA QUINTA-FEIRA A NOVA FEIRA DO SÃO CAETANO

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.
O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.
“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.
Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.
O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.
Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.
BAHIA: REVISTA CITA ACM NETO ENTRE CONVIDADOS DA CASA DE DANIEL VORCARO EM TRANCOSO

ACM Neto virou personagem lateral da nova reportagem da revista Piauí sobre Daniel Vorcaro, o banqueiro do Banco Master.
A publicação cita o ex-prefeito de Salvador entre as personalidades que teriam passado pela mansão de Vorcaro em Trancoso, no litoral sul da Bahia.
A assessoria de ACM Neto negou participação em festas no local e pediu correção da informação. Depois, o próprio Neto confirmou à revista que esteve uma única vez na residência, em 2024, mas reforçou que nunca participou de festa na casa do banqueiro.
A reportagem também menciona transferências de R$ 3,6 milhões de empresas ligadas a Vorcaro para uma empresa vinculada ao ex-prefeito.
Nos bastidores, aliados de Neto tentam reduzir o caso a uma visita isolada. Adversários, porém, enxergam munição política em ano pré-eleitoral.
Vorcaro virou um personagem incômodo para muita gente em Brasília e na Bahia. Suas festas, amizades e negócios passaram a ser tratados como assunto de alta voltagem política.
No caso de ACM Neto, a preocupação é evitar que a citação vire desgaste prolongado.
Em política, às vezes uma visita basta para render uma temporada inteira de explicações.
ITABUNA: WAGNER FICA FORA, E ITAPEDRO VIRA PALCO PARA JERÔNIMO E RUI

Itabuna deve virar ponto de passagem da cúpula petista nesta semana.
O governador Jerônimo Rodrigues desembarca na cidade para inaugurar a nova feira do São Caetano ao lado do prefeito Augusto Castro. A agenda também deve incluir uma passagem pelo primeiro dia do Itapedro, evento que promete movimentar a cidade.
Quem também deve aparecer em Itabuna é Rui Costa. O ex-governador e ministro da Casa Civil tem previsão de chegar na sexta-feira e cumprir agenda política na cidade.
Já Jaques Wagner, que também era esperado na semana do Itapedro, pode suspender a visita. Depois da operação da Polícia Federal, o senador deve priorizar uma reunião considerada pesada com Lula, marcada para o dia 24.
Nos bastidores, a presença de Jerônimo e Rui em Itabuna é vista como mais um gesto de prestígio ao prefeito Augusto Castro, que segue como uma das principais apostas do PSD e da base governista no sul da Bahia.
Em ano pré-eleitoral, até festa junina vira termômetro político.
ILHÉUS RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL COM KAY PRANIS SOBRE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.
O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.
O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com
URUÇUCA: PAULO AZI ANUNCIA NOVA ETAPA DE PAVIMENTAÇÃO EM SERRA GRANDE DURANTE VISITA
O deputado federal Paulo Azi esteve em Serra Grande, distrito de Uruçuca nesta sexta-feira, 19, para acompanhar o andamento das obras de pavimentação e oficializar o início de uma nova etapa de intervenções que prometem ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
A visita contou com a presença da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, do ex-prefeito e Administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Pedro Castro, além de lideranças políticas e moradores da comunidade.
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para a continuidade das obras de pavimentação, viabilizadas por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado federal. Segundo Paulo Azi, a iniciativa representa mais um compromisso cumprido com o distrito de Serra Grande e com todo o município de Uruçuca.
“Fico muito feliz em estar buscando os recursos necessários para honrar todos os compromissos que fizemos com Serra Grande e com todo o município de Uruçuca. Já pavimentamos quase todas as ruas do distrito e agora damos mais um passo importante para transformar a realidade da nossa população”, destacou o parlamentar.
A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância da parceria institucional para a execução de obras estruturantes no município e afirmou que a gestão continuará buscando investimentos para ampliar o desenvolvimento de Serra Grande e das demais localidades de Uruçuca.
As intervenções integram um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, valorização dos espaços públicos e fortalecimento do potencial turístico de Serra Grande, considerada uma das principais portas de entrada para visitantes que procuram as belezas naturais do litoral sul da Bahia.
IBIRAPITANGA: GOVERNO DO ESTADO PUBLICA CONVÊNIO DE R$ 1,84 MILHÃO PARA REFORMA DA FEIRA LIVRE DE ITAMARATI



































