ITARANTIM: FESTA CUSTA MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM ATRAÇÕES E PABLO LEVA R$ 690 MIL

A Prefeitura de Itarantim realizou a festa junina da cidade e também a comemoração da emancipação política do município. Mas o que chamou atenção nos bastidores foi o tamanho da conta.
Somente com atrações musicais, o custo passou de R$ 3 milhões.
Entre os cachês mais altos estão nomes de peso do cenário regional e nacional. O cantor Pablo aparece no topo da lista, com contrato de R$ 690 mil. Em seguida vêm Neto Brito, com R$ 290 mil; Batista Lima, com R$ 250 mil; e Targino Gondim, com R$ 200 mil.
A gestão municipal aposta na força do evento para movimentar a economia local, aquecer o comércio e atrair visitantes para a cidade. Mas, no meio político, a pergunta já começou a circular: em um município pequeno, uma festa desse tamanho é investimento em cultura e turismo ou excesso de gasto público?
O assunto deve render nos próximos dias.
EUNÁPOLIS :SÃO JOÃO DOS BAIRROS SEGUE ATÉ 24 DE JUNHO COM TELÃO PARA TRANSMISSÃO DOS JOGOS DO BRASIL*
O tradicional São João dos Bairros, promovido pela Prefeitura de Eunápolis, começou na última sexta-feira e segue até o dia 24 de junho, levando alegria, entretenimento, valorização da cultura popular e muito forró para a Praça do Pequi e para o bairro Juca Rosa.
A iniciativa tem reunido famílias, moradores e visitantes em uma grande celebração junina, fortalecendo as tradições nordestinas e movimentando os bairros com apresentações musicais, comidas típicas e atrações culturais.
Diariamente, a Prefeitura de Eunápolis divulga a programação dos artistas que se apresentam nos dois circuitos da festa. Nesta terça-feira (16), a partir das 21h, o público poderá prestigiar o cantor Jorge Silva, na Praça do Pequi, e Val-O Barão, no bairro Juca Rosa.
*Telões garantem transmissão dos jogos do Brasil*
Além da programação musical, um dos grandes destaques desta edição tem sido a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira em telões instalados nos espaços da festa. Após o sucesso registrado na estreia do Brasil, a Prefeitura confirmou que continuará exibindo todas as partidas da equipe na busca pelo hexacampeonato da Copa do Mundo de 2026.
A proposta é permitir que a população acompanhe os jogos em um ambiente festivo, reunindo amigos e familiares para torcer pela Seleção sem abrir mão das comemorações juninas.
O prefeito Robério Oliveira destacou a importância do evento para fortalecer a cultura local e proporcionar momentos de lazer para a população. “Estamos promovendo uma festa que valoriza as nossas tradições, leva entretenimento para os bairros e fortalece a convivência entre as famílias. A transmissão dos jogos do Brasil nos telões foi um grande sucesso e vamos continuar proporcionando esse momento especial para que a população possa torcer pela nossa Seleção e celebrar o São João com alegria e segurança”, afirmou o prefeito.
O São João dos Bairros segue com programação gratuita até o dia 24 de junho, consolidando-se como uma das principais celebrações juninas de Eunápolis e levando cultura, música e diversão para diferentes regiões da cidade.
FIRMINO ALVES: FABIANO MOSTRA FORÇA E LEVA MAIOR COMITIVA DO MÉDIO SUDOESTE PARA EVENTO DE JERÔNIMO

O prefeito de Firmino Alves, Fabiano Sampaio, saiu fortalecido politicamente da plenária regional do Programa de Governo Participativo, realizada no último domingo (14), no auditório do ITC, em Itapetinga.
Fabiano foi ao evento acompanhado do vice-prefeito Vailson Cunha, secretários, vereadores, lideranças políticas e apoiadores. A caravana de Firmino Alves chamou atenção nos bastidores por ser apontada como a maior comitiva do Médio Sudoeste presente no encontro.
A movimentação foi interpretada como demonstração de prestígio do prefeito junto ao governador Jerônimo Rodrigues e de força política dentro da região.
O PGP, promovido pelo Governo da Bahia, tem como objetivo ouvir a população e reunir propostas para a construção das prioridades da gestão estadual. Mas, no tabuleiro político, também serviu para medir articulação, presença e capacidade de mobilização dos prefeitos aliados.
Nesse quesito, Fabiano Sampaio passou no teste.
A presença robusta de Firmino Alves no evento reforçou o peso político do prefeito e mostrou que ele segue com trânsito aberto no governo estadual.
ITA PEDRO TERÁ ESPAÇO AMPLIADO PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VAI INCLUIR PORTADORES DE FIBROMIALGIA E PCD*

Nesta quinta e sexta-feiras, dias 18 e 19, pessoas com deficiência(PcD)poderão fazer a inscrição para o espaço reservado em frente ao palco do Ita Pedro – 2026. As inscrições vão acontecer das 9 às 16 horas na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), na Avenida Félix Mendonça.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Erasmo Ávila, afirmou que esse ano o espaço reservado para o PcD será maior. Durante entrevista na manhã desta terça-feira, dia 16, para o radialista Cacá Ferreira, no Programa Difusora em Revista, o titular da SEMPS lembrou que o acompanhante da pessoa com deficiência precisa apresentar toda a documentação.
Já quem sofre de Fibromialgia necessita levar laudo com Código Internacional de Doença (CID) para fazer a inscrição e não poderá ter acompanhante.
Erasmo informou também que todas as pessoas que vão trabalhar no Ita Pedro, dentre elas, ambulantes, catadores e vigilantes já podem fazer a inscrição dos filhos para o Espaço Social Kids, no CRAS IV, no São Caetano. As inscrições serão realizadas das 8 às 16 horas, sem intervalo para o almoço.
“Os pais ou responsáveis precisam levar os documentos pessoais e das crianças. Não será admissível que crianças fiquem no circuito da festa dormindo em barracas. A equipe do Social estará o tempo todo na rua junto aos conselhos tutelares para fiscalizar a presença de criança”, assegurou o secretário. Ele ressaltou que o Espaço Social Kids foi criado para dar tranquilidade aos pais que vão trabalhar nos quatro dias de festa.
Outra ação que vai ocorrer no Ita Pedro é o Portal Solidário. Nessa iniciativa, o público pode doar um quilo de alimento não perecível para as instituições assistenciais e ração para ONG protetoras dos animais. “As pessoas que levarem os gêneros alimentícios terão acesso exclusivo”, disse Erasmo.
PORTO SEGURO RECEBE SELO DE TRANSPARÊNCIA NOS FESTEJOS JUNINOS 2026

O município de Porto Seguro foi reconhecido nesta terça-feira (16) com o Selo de Transparência nos Festejos Juninos – Edição 2026, durante cerimônia realizada no Auditório Afonso Tinoco, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em Salvador.
A iniciativa é promovida pelo MPBA, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), o Ministério Público de Contas junto ao TCE e o Ministério Público de Contas junto ao TCM.
O selo reconhece os municípios e demais entes públicos que contribuíram voluntariamente para ampliar a transparência na aplicação dos recursos destinados aos festejos juninos, fortalecendo os princípios da boa governança, do controle social e da responsabilidade na gestão pública.
A entrega da certificação reuniu prefeitos, controladores internos e representantes de municípios de diversas regiões da Bahia, destacando as boas práticas adotadas na divulgação de informações relacionadas à realização dos festejos.
Porto Seguro foi representada pelo secretário adjunto de Turismo, Alexandre Fonseca. Para ele, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. “Receber este selo é motivo de orgulho para Porto Seguro. Esse reconhecimento demonstra o compromisso da gestão com a transparência, a responsabilidade e o respeito ao cidadão, especialmente em eventos que movimentam a economia e valorizam a cultura do nosso município”, destacou.
UBAITABA CONQUISTA SELO DE TRANSPARÊNCIA 2026

O município de Ubaitaba garantiu o Selo de Transparência 2026, reconhecimento atualizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia no âmbito do Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A certificação foi concedida na categoria Cadastro de Atração, após o município cumprir os requisitos de transparência e compromisso exigidos para o exercício deste ano.
O selo reconhece os municípios que colaboram com a divulgação de informações sobre contratações artísticas, investimentos e programação dos festejos juninos, fortalecendo a transparência pública e o controle social dos recursos destinados à cultura e ao turismo.
A conquista reforça o compromisso da gestão municipal com a prestação de contas à população e com as boas práticas de administração pública, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Ministério Público do Estado da Bahia, através do Painel de Transparência dos Festejos Juninos da Bahia, assim como os princípios determinados pela Constituição Federal.
ILHÉUS: Bebeto Galvão visita presidente da CODEBA e celebra ampliação da estrutura do Moinho de Ilhéus

A reativação do Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus ganhou novo impulso com o anúncio da ampliação de sua infraestrutura e a chegada dos equipamentos que integrarão o sistema de moagem. O investimento, da ordem de R$ 120 milhões, é resultado de um esforço político que teve no pré-candidato a deputado federal, Bebeto Galvão, um de seus principais articuladores.
Na última segunda-feira (15), Bebeto se reuniu com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, para tratar de melhorias para a área portuária de Ilhéus, incluindo o Moinho. Na ocasião, ele parabenizou o trabalho de Gobbo à frente da Companhia, destacando o crescimento de 16% registrado pelo terminal em 2025.
Entretanto, desde 2023, Bebeto tem promovido encontros estratégicos para viabilizar o projeto. Ainda como vice-prefeito de Ilhéus, liderou as tratativas com representantes do Governo da Bahia, executivos do Grupo Maratá e diretores da CODEBA para alinhar as bases da retomada. Em maio daquele ano, levou o tema ao então ministro Márcio França, tratando também da dragagem do terminal e da construção do Porto Sul.
“Com o governo Lula, a nossa região ganha empregos, investimentos e logística fortalecida”, ressaltou Bebeto. A ampliação inclui a construção de seis novos silos e a recuperação do prédio original. As obras mobilizam 110 trabalhadores, com potencial de gerar R$ 229 milhões em receita operacional em cinco anos.
O Moinho de Ilhéus se consolida como peça-chave do novo hub logístico do sul da Bahia, integrado ao Novo PAC. O vereador Maurício Galvão, ex-gerente do Porto de Ilhéus, é autor da “Lei do Moinho”, aprovada pela Câmara Municipal em abril deste ano. A norma cria zona específica para as operações portuárias na cidade e organiza o uso do solo, evitando conflitos com outras atividades econômicas e residenciais e garantindo mais segurança para moradores e trabalhadores.
BUERAREMA: PREFEITO GEL DA FARMÁCIA ENTREGA NOVA VIATURA À POLÍCIA CIVIL
Conquista articulada junto ao Governo do Estado fortalece o trabalho da PC do município
O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, realizou nesta segunda-feira, 15 de junho de 2026, a entrega de uma nova viatura à Polícia Civil do município. O veículo foi disponibilizado pelo Governo do Estado da Bahia e reforçará as ações de segurança pública na cidade.
A conquista foi oficializada no último dia 11 de junho, em Salvador, durante solenidade promovida pelo Governo do Estado, da qual o prefeito participou ao lado do deputado estadual Eduardo Salles e do deputado federal Paulo Magalhães.
Em Buerarema, a entrega oficial à equipe da Polícia Civil contou com a presença da delegada e coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Magda Figueredo, além de autoridades locais e representantes das forças de segurança local e regional.
A nova viatura proporcionará melhores condições para o atendimento de ocorrências e o desenvolvimento das atividades da Polícia Civil, contribuindo para mais segurança e tranquilidade para a população.
Ao destacar a importância da conquista, o prefeito Gel da Farmácia agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues, ao deputado federal Paulo Magalhães e ao deputado estadual Eduardo Salles pelo apoio na viabilização do investimento. “Esta viatura representa mais um importante avanço para a segurança do nosso município. Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população”, afirmou.
TEIXEIRA DE FREITAS: CMTF APROVA PROGRAMA ANA LUIZA MATEUS DE PREVENÇÃO A RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E AO FEMINICÍDIO; AUTORIA É DE JONATAS SANTOS

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 63/2026, de autoria do vereador Jonatas Santos, que institui o Programa Municipal de Conscientização sobre Relacionamentos Abusivos e Prevenção ao Feminicídio nas escolas e espaços públicos do município, denominado “Programa Ana Luiza Mateus”.
Com a aprovação dos vereadores presentes, a matéria segue agora para análise e sanção do Poder Executivo Municipal.
A proposta tem como objetivo promover ações permanentes de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, atuando especialmente na identificação precoce dos sinais de relacionamentos abusivos e no fortalecimento da rede de apoio às vítimas.
Entre as principais diretrizes do programa estão a realização de campanhas educativas em escolas e redes sociais para alertar sobre os chamados “sinais vermelhos” dos relacionamentos abusivos, como manipulação psicológica (gaslighting), controle excessivo e isolamento social. A iniciativa parte do entendimento de que o feminicídio, na maioria das vezes, representa o estágio final de um ciclo contínuo de violência psicológica, emocional e física.
O projeto também prevê a capacitação de profissionais das áreas da saúde, beleza e moda para identificar possíveis sinais de violência em suas clientes. A medida homenageia as profissões exercidas por Ana Luiza Mateus, que atuou como maquiadora e influenciadora do setor de moda, além de ter se graduado em Psicologia.
Outro eixo importante da proposta é o fortalecimento da rede de atendimento psicológico para mulheres que desejam romper o ciclo da violência, utilizando o legado acadêmico e profissional de Ana Luiza como inspiração para ampliar as políticas públicas de acolhimento e proteção.
Ao defender a proposta, o vereador Jonatas Santos destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher exige ações preventivas e educativas capazes de transformar a cultura da sociedade.
“O presente Projeto de Lei, denominado Programa Ana Luiza Mateus, nasce da urgente necessidade de enfrentar a violência contra a mulher não apenas como um caso de polícia, mas como um desafio educacional e cultural. Em Teixeira de Freitas, assim como em todo o país, os índices de feminicídio revelam uma triste realidade: a morte é, quase sempre, o desfecho trágico de um ciclo de abusos que começa de forma silenciosa”, afirmou o parlamentar.
Segundo Jonatas, a escolha do nome de Ana Luiza Mateus simboliza mais do que uma homenagem póstuma. O programa busca perpetuar os valores de acolhimento, cuidado e desenvolvimento humano que marcaram sua trajetória pessoal e profissional.
“A escolha do nome de Ana Luiza Mateus para batizar este programa não é apenas uma homenagem póstuma; é o reconhecimento de uma vida dedicada ao cuidado e ao desenvolvimento humano. Ana Luiza foi maquiadora, empresária do setor de moda, graduada em Psicologia e estava cursando Nutrição. Sua trajetória profissional a colocava em contato direto com o íntimo feminino, onde a escuta e o olhar atento são ferramentas fundamentais de acolhimento”, ressaltou.
Para o vereador, a aprovação da matéria representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas à proteção das mulheres no município.
“A aprovação do Programa Ana Luiza Mateus representa um passo decisivo para que nenhuma outra mulher de nossa cidade tenha seu futuro interrompido pelo ódio e pela intolerância”, declarou Jonatas Santos.
Com a futura sanção da lei, o município passará a contar com um instrumento permanente de conscientização e prevenção à violência de gênero, reforçando o compromisso de Teixeira de Freitas com a promoção da cidadania, da igualdade e da proteção da vida das mulheres.
MANEJO RESPONSÁVEL IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO AGROBUSINESS DA BAHIA




































