WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

SANDRO RÉGIS REBATE ATAQUES DO GOVERNO AO PROGRAMA DE ESCUTA POPULAR LANÇADO POR ACM NETO: “O PT QUER SILENCIAR A VOZ DOS BAIANOS”



O deputado estadual Sandro Régis, líder da bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), afirmou que os ataques feitos pelo grupo do PT contra o programa de escuta popular lançado pelo ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), é uma tentativa de silenciar a voz do povo da Bahia.
 

Lançado nessa quarta-feira (27), o programa ‘Sua Voz É Nossa’ vai ouvir, coletar e propor soluções concretas aos principais problemas da Bahia apontados pela população em eventos regionais e através de canais digitais.  

“Esses ataques não são apenas a ACM Neto, são uma tentativa de impedir que os baianos falem, que denunciem os problemas da vida real, coisas que naturalmente não aparecem na propaganda deles. Não basta ter destruído a Bahia, o PT agora quer censurar a voz das ruas, mas nós e o povo da Bahia não vamos permitir”, afirmou Sandro Régis.  

“Que medo é esse de ouvir o que as pessoas têm a dizer? Será que é por causa da fila da regulação, das estradas esburacadas, das obras que Jerônimo prometeu e não cumpriu?”, emendou o parlamentar.  

A primeira edição do ‘Sua Voz É Nossa Voz’ acontecerá em Jacobina, no 2 de junho, onde ACM Neto participará de encontros presenciais com representantes de diferentes segmentos, lideranças locais, prefeitos e moradores da região.  

“É uma proposta bem diferente do PGP que eles fazem há 20 anos apresentando e requentando as mesmas promessas”, frisou o líder do União Brasil na AL-BA.  

A agenda marcará o início de uma série de visitas pelo interior, com o objetivo de levantar demandas, identificar prioridades e fortalecer a construção de propostas a partir da escuta direta da população. 

 

SUL DA BAHIA: OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

  


PF e Ministério Público Federal deflagraram a Operação Chancelas para investigar um suposto esquema de fraudes cartoriais e grilagem de terras da União em Maraú e região.

 

  

Segundo as investigações, áreas públicas, incluindo terrenos próximos ao litoral, teriam sido registradas irregularmente como propriedades particulares. Nesta quarta-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Maraú, Camamu e Cairu. 

  

Os investigados poderão responder por crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso, invasão de terras da União e estelionato. 

  

Confira os detalhes da operação. 

CORAÇÃO DE MARIA: KLEY FORTALECE PROJETO DE LÉO DE NECO E AMPLIA FRENTE DE APOIO NA BAHIA

O prefeito de Coração de Maria, Kley Lima (Avante), declarou publicamente apoio ao projeto político liderado pelo ex-prefeito de Gandu, Léo de Neco (Avante), durante as comemorações pelos 82 anos de emancipação política do município. O gesto reforça o avanço da articulação política de Léo no interior baiano e amplia a rede de lideranças que têm se somado à construção de sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia.

O anúncio aconteceu diante de um público formado por autoridades estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversas regiões da Bahia, em um evento que reuniu importantes nomes da política baiana, entre eles o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o deputado federal Neto Carletto (Avante) e o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.

Ao destacar a presença de Léo de Neco, Kley fez questão de reconhecer a parceria construída nos últimos anos e o papel desempenhado pelo ex-prefeito de Gandu na busca por investimentos e ações para o desenvolvimento de Coração de Maria.

“Léo de Neco é um jovem, assim como eu. É um irmão, é um cara que está junto com a gente, correndo as secretarias atrás de investimentos para Coração de Maria”, afirmou o prefeito.

A manifestação pública de apoio ocorre em um momento estratégico da pré-campanha de Léo de Neco, que vem consolidando alianças em diferentes territórios da Bahia. Após administrar Gandu por dois mandatos consecutivos e alcançar elevados índices de aprovação, Léo tem ampliado sua agenda política pelo estado, fortalecendo o diálogo com prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças comunitárias.

Nos bastidores da política baiana, o gesto de Kley é interpretado como mais um importante movimento de fortalecimento do projeto liderado por Léo de Neco, que vem ganhando adesões e ampliando sua presença em diversas regiões do estado.

Para Léo, a declaração do prefeito representa o reconhecimento de uma trajetória construída com diálogo, parceria e compromisso municipalista.

“Kley é um prefeito que orgulha o nosso partido e toda a Bahia pelo trabalho que vem realizando. É uma liderança jovem, preparada e comprometida com a sua gente. Recebo essa manifestação de apoio com muita gratidão e com a responsabilidade de continuar trabalhando pelos municípios baianos”, destacou.

Com forte atuação municipalista e trânsito entre lideranças de diferentes regiões, Léo de Neco vem consolidando uma ampla frente política em torno de seu projeto para 2026. O apoio de Kley se soma a um conjunto de lideranças que enxergam na pré-candidatura uma representação comprometida com o fortalecimento dos municípios e com a defesa das pautas do interior da Bahia.

MATA DE SÃO JOÃO: AO LADO DO PREFEITO BIRA E DO EX-PREFEITO JOÃO GUALBERTO, ANDRÉA CASTRO FORTALECE PRÉ-CANDIDATURA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A advogada e pré-candidata a deputada estadual Andréa Castro participou, na noite desta terça-feira (2), de um encontro político em Mata de São João que reuniu importantes lideranças do município e marcou mais um passo no fortalecimento de sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa da Bahia.

O evento contou com as presenças do prefeito Bira da Barraca e do ex-prefeito e ex-deputado federal João Gualberto.

No município, Andréa também conta com o apoio dos vereadores Dadau e Elinaldo, além das lideranças Lulu, Simone, Beto do Amado Bahia, Pastor Sandro e Giló.

Durante o encontro, Andréa agradeceu a recepção e a confiança das lideranças e da população de Mata de São João, destacando a importância de construir um projeto coletivo para o futuro da Bahia.

“Recebo com muita gratidão a confiança de cada liderança e de cada pessoa que acredita no nosso projeto. Tenho percorrido a Bahia ouvindo as pessoas, aprendendo com cada realidade e construindo uma caminhada baseada no diálogo, no trabalho e no compromisso com os municípios. Meu muito obrigada a Mata de São João por esse acolhimento tão especial”, afirmou.

A agenda integra a série de encontros que Andréa Castro vem realizando em diferentes regiões do Estado, ampliando apoios e consolidando sua pré-candidatura para as eleições de 2026.

PORTO SEGURO: PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS REVELAM TESOUROS HISTÓRICOS NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA

 

As escavações arqueológicas realizadas no quintal do imóvel do Museu de Arqueologia de Porto Seguro, na Cidade Histórica, vêm revelando descobertas que reforçam a importância do município para a formação da história do Brasil. O trabalho é conduzido pelo ACERVO (Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa), com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Cultura, ampliando o conhecimento sobre povos que habitaram a região muito antes da chegada dos europeus. 

  

As pesquisas começaram em abril de 2025 e seguem até o início de julho. A Cidade Histórica, assim como Trancoso e Vale Verde, é oficialmente reconhecida como um sítio arqueológico a céu aberto, considerado uma das áreas de maior relevância patrimonial do país. A cada nova etapa das escavações, fragmentos e vestígios ajudam a reconstruir modos de vida, costumes e ocupações humanas que atravessaram séculos, ampliando o entendimento sobre o papel de Porto Seguro na formação da nação brasileira. 

  

As intervenções acontecem em uma área onde será construído um anexo técnico do futuro museu. Atualmente, os pesquisadores trabalham em escavações com mais de dois metros de profundidade. Até agora, mais de 20 mil peças arqueológicas já foram recuperadas, entre fragmentos de cerâmica indígena, artefatos de pedra polida e materiais ligados aos primeiros séculos da ocupação europeia. 

  

O ACERVO mantém parceria técnica com a Prefeitura e será responsável pela gestão do Museu de Arqueologia de Porto Seguro, dando continuidade às pesquisas e à preservação do patrimônio encontrado. A instituição atua há mais de 20 anos como fiel depositária do acervo arqueológico do município. 

  

Quem desejar conhecer o espaço pode visitar o Museu de Arqueologia de Porto Seguro de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com entrada gratuita. O superintendente de Cultura, Herculano Assis, destacou a importância das descobertas. “Cada peça encontrada ajuda a contar parte da nossa história e fortalece a compreensão da importância de Porto Seguro para o Brasil”, afirmou. 

TEIXEIRA DE FREITAS: NOVAS SINALIZAÇÕES REFORÇAM SEGURANÇA NOS CRUZAMENTOS DA BR-101


Após a instalação dos novos semáforos nos cruzamentos da BR-101 próximos à Autoplan e ao Lord, a Prefeitura de Teixeira de Freitas segue avançando nas intervenções voltadas à organização do trânsito e à proteção de quem circula diariamente pela rodovia. Nesta etapa, as equipes atuam na implantação da sinalização horizontal e vertical, com destaque para a pintura das faixas de pedestres e a demarcação das chamadas zonas de conflito, áreas onde há cruzamento de fluxos de veículos e pedestres. 

As faixas de pedestres desempenham um papel fundamental na segurança viária. Além de indicar o local correto para travessia, elas tornam a presença do pedestre mais visível para os condutores, contribuindo para a redução de riscos em trechos de grande movimentação. Nos cruzamentos da BR-101, a implantação das faixas integra o novo sistema semafórico, criando condições mais seguras para moradores, trabalhadores, estudantes e demais usuários que precisam atravessar a rodovia diariamente. 

Outro elemento importante da intervenção é a marcação das zonas de conflito. Esse tipo de sinalização horizontal delimita os espaços onde diferentes movimentos de veículos podem se cruzar, auxiliando motoristas na identificação das áreas que exigem maior atenção. A medida contribui para organizar os deslocamentos, reduzir situações de risco e melhorar a fluidez do trânsito nos momentos de maior movimento. 

Complementando as sinalizações pintadas na pista, placas de orientação e regulamentação também estão sendo instaladas nos acessos aos cruzamentos. A combinação entre sinalização horizontal e vertical permite que as regras de circulação sejam percebidas com mais facilidade, favorecendo decisões mais seguras por parte dos condutores e pedestres. 

As novas sinalizações fazem parte do conjunto de melhorias executadas pela Prefeitura para tornar o trecho urbano da BR-101 mais seguro e organizado. A orientação é para que todos respeitem as indicações implantadas e redobrem a atenção durante o período de adaptação às mudanças, contribuindo para uma convivência mais segura no trânsito e para a preservação de vidas. 

 

JACOBINA: ACM NETO LEVA MOVIMENTO DE ESCUTA POPULAR NESTA TERÇA-FEIRA (2)


A primeira edição do movimento Sua Voz É Nossa Voz, lançado pelo ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), será realizada nesta terça-feira (2), em Jacobina. O encontro acontece na Associação Comercial e Industrial do município e marca o início da agenda do projeto pelo interior baiano.

 

  

A iniciativa vai combinar presença nas cidades e participação popular para ouvir as principais demandas dos moradores e transformar a escuta em propostas para o estado. Depois da passagem por Jacobina, o movimento chega a Barra da Estiva, no dia 6 de junho. 

  

A agenda em Jacobina vai reunir lideranças políticas do município e da região, além de representantes da sociedade civil e moradores de diversas cidades, que vão debater e apresentar sugestões sobre os principais desafios regionais.  

  

Lançado na última quarta-feira (27), o Sua Voz É Nossa Voz foi criado com o objetivo de promover uma escuta ampla da Bahia, com atenção às prioridades concretas dos baianos em áreas como saúde, segurança, educação, estradas, emprego e juventude. 

  

Inspirado no Ouvindo Nosso Bairro, programa criado durante a gestão de ACM Neto na Prefeitura de Salvador, o movimento busca aproximar a construção do plano de governo da realidade vivida pela população. Na capital baiana, a experiência municipal ficou marcada pela aproximação entre a prefeitura e as comunidades, permitindo que moradores apontassem prioridades para seus bairros. 

  

No novo formato, voltado para todo o estado, a proposta é ampliar esse modelo de participação. Além dos encontros presenciais nos municípios, o projeto contará com ferramentas digitais para receber mensagens, organizar relatos, identificar padrões e mapear prioridades por cidade e região. A população pode mandar contribuições através do site https://suavozenossavoz.com. 

  

Serviço 

Evento: Sua Voz É Nossa Voz 

Quando: 02/06, às 18h 

Onde: Associação Comercial e Industrial de Jacobina 

ROSEMBERG CRITICA EVENTO DE ACM NETO SOBRE EDUCAÇÃO E QUESTIONA MODELO PRIVATISTA DEFENDIDO PELO EX-PREFEITO

O evento “SOS Educação”, promovido nesta terça-feira pela Fundação Índigo, em Salvador, foi classificado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), como uma iniciativa eleitoreira de ACM Neto. Para o parlamentar, o legado educacional do ex-prefeito foi deixar Salvador com a pior taxa de alfabetização infantil entre as capitais brasileiras e um grande déficit de creches municipais.

“Agora ele promove um evento com o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho, que reforça a defesa de um modelo privatista que está mais preocupado em transformar a educação em oportunidade de negócio do que em fortalecer a escola pública”.

Segundo Rosemberg, o discurso é de modernização, mas o que se vê é a promoção de uma visão que abre espaço para interesses privados e trata a educação como mercado.

Para o líder governista, a aproximação entre ACM Neto e Feder evidencia a defesa de um modelo que prioriza soluções de gestão e maior participação da iniciativa privada. De acordo com o parlamentar, experiências adotadas por Feder em outros estados foram alvo de questionamentos e controvérsias, especialmente em relação ao uso de tecnologia e à condução de indicadores educacionais.

Rosemberg também contesta a ideia de que a digitalização das escolas represente, por si só, avanço pedagógico. Ele argumenta que diversos países europeus vêm revendo o uso intensivo de telas em sala de aula diante de estudos que apontam impactos sobre aprendizagem, atenção e convivência entre estudantes.

Outro ponto levantado pelo deputado diz respeito a programas que ampliam a participação do setor privado na educação. Segundo ele, iniciativas como o “Pé na Escola” e experiências semelhantes em outras localidades suscitam debates sobre controle social, aplicação de recursos públicos e prioridades de investimento na rede pública de ensino.

O petista ainda afirma que ACM Neto precisa responder a críticas relacionadas à gestão educacional de Salvador, como problemas de infraestrutura, oferta de ensino em tempo integral e fornecimento de serviços básicos nas escolas. Para Rosemberg, antes de discutir novos modelos para a Bahia, é necessário avaliar os resultados obtidos na capital baiana e seus impactos sobre a qualidade da educação pública.

BAHIA: COM FILHO PRESO, ULDURICO ENSAIA CANDIDATURA E LEVA FREIO DO IRMÃO

O ex-deputado federal Uldurico Pinto (REDE) voltou a se movimentar nos bastidores e admitiu a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Federal.

A articulação acontece em meio ao desgaste envolvendo seu filho, Uldurico Jr. (PSDB), que está preso após denúncia de que teria cobrado R$ 2 milhões para facilitar uma suposta fuga de detentos do presídio de Eunápolis.

Mas o primeiro freio veio de dentro de casa. O prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), irmão de Uldurico, usou as redes sociais para se posicionar contra a candidatura.

Beto foi direto: declarou que não concorda e que não apoia o projeto eleitoral do irmão.

GOVERNO DO ESTADO: SÃO JOÃO DA BAHIA 2026 GARANTE FESTEJOS JUNINOS EM MAIS DE 280 MUNICÍPIOS


Jerônimo Rodrigues fez lançamento em Paulo Afonso, nesta sexta-feira (29) 

Mais uma vez, o Governo da Bahia garante a realização dos festejos juninos no interior do estado com o lançamento do São João da Bahia 2026, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso. A iniciativa contempla 282 municípios baianos em ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, direitos humanos, proteção social e incentivo à economia local. 

“Os festejos juninos são uma das maiores expressões culturais do nosso povo e um importante motor da economia baiana. Mais uma vez, o Governo da Bahia garante apoio aos municípios para que possamos realizar um São João forte, seguro, organizado e que gere emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

A festa movimenta todo o estado e a expectativa é superar os números de 2025, quando a Bahia recebeu 1,8 milhão de turistas e registrou uma receita de R$ 2,3 bilhões durante o período junino.  

O fomento aos festejos iniciou com os editais de seleção pública do projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”, conduzido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais. 

Cada cidade apoiada pelo Governo do Estado terá programação própria durante os festejos juninos. Na capital baiana, o governo garante uma ampla programação no Pelourinho e em diversos bairros de Salvador. 

Turismo e conexão aérea 

O fortalecimento da malha aérea durante o São João 2026 reforça a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do país no período junino. Em junho, o estado contará com voos para 39 destinos, sendo sete regionais, 25 nacionais e sete internacionais. 

O aeroporto de Salvador concentrará a maior movimentação, com 573 frequências semanais e mais de 56 mil assentos ofertados por semana. A Bahia também terá conexões internacionais regulares com cidades como Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Paris, Cidade do Panamá, Santiago e Montevidéu. 

Entre os aeroportos regionais, Porto Seguro aparece como o segundo maior polo aéreo no período, seguido por Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi e Lençóis, fortalecendo o turismo e facilitando o acesso aos festejos no interior do estado. 

Segurança ampliada 

A operação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para o São João 2026 também já começou e atenderá 283 municípios baianos, sendo 271 no interior e 12 na Região Metropolitana de Salvador. Ao todo, serão empregados 27.312 agentes das forças estaduais de segurança durante os festejos juninos. 

A atuação integrada contará com 20 órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sendo nove vinculados à Secretaria da Segurança Pública e 11 instituições convidadas. Também serão ativados 19 Centros Integrados de Comunicações (Cicom) em diferentes regiões do interior do estado. 

A ação terá reforço tecnológico com o uso de nove drones, helicópteros para apoio tático e 2.809 câmeras integradas ao sistema de monitoramento do CICC, ampliando a capacidade de acompanhamento em tempo real das festas. 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também atuará em Salvador, Região Metropolitana e interior, por meio da Operação São João Seguro, com ações preventivas, operacionais e emergenciais.  

Saúde nos festejos 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reforçará os plantões e a assistência durante o São João 2026, com equipes de apoio institucional, fiscalização, vigilância e ouvidoria. 

Também serão instalados 16 postos de testagem rápida em municípios do interior, com exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, com capacidade de até mil testes por dia. Pessoas diagnosticadas com sífilis já poderão iniciar o tratamento no próprio local. Haverá ainda três postos de saúde, dois na capital (Pelourinho e PAripe) e um em Ipirá. 

Educação e sustentabilidade 

Nos dias 18 e 19 de junho, será realizado o Arraiá da Sustentabilidade 2026, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que contará com a participação de 999 unidades escolares aptas. Com o tema “Crise climática e justiça ambiental: territórios, saberes e futuros possíveis”, a ação busca valorizar as tradições juninas, incentivar práticas sustentáveis e estimular o uso de materiais reaproveitados nos festejos, em alinhamento com os Objetivos da Agenda 2030. 

Direitos humanos 

Durante o São João, o Plantão Integrado de Direitos Humanos da Bahia, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizará ações de prevenção às violências, mobilização social, acessibilidade e inclusão. 

As atividades acontecerão em Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves e Santo Antônio de Jesus, com foco na proteção de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, trabalhadores, população LGBT+, pessoas negras e consumidores. 

Igualdade racial 

Durante os festejos juninos, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizará ações de prevenção e enfrentamento ao racismo, à intolerância religiosa e à discriminação de gênero e raça, em parceria com o Centro de Referência Nelson Mandela. 

A iniciativa inclui divulgação da lei que equipara a injúria racial ao crime de racismo, da Delegacia Especial de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) e da Zuri, ferramenta virtual de acolhimento e registro de denúncias via WhatsApp. As ações acontecerão em 20 municípios baianos, entre eles Salvador, Cachoeira, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus. 

Proteção às mulheres 

Durante o São João, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizará ações de sensibilização, acolhimento e prevenção à violência contra as mulheres. 

A iniciativa inclui distribuição de materiais informativos e capacitação de profissionais para prevenção da importunação sexual e outras formas de violência. A campanha estará presente em 30 municípios baianos, entre eles Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Itabuna e Senhor do Bonfim. 

Desenvolvimento social 

Durante os festejos juninos, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizará ações de mobilização social e identificação de situações de violência e violação de direitos as Crianças e Adolescentes, garantindo proteção social para este público e suas famílias.

A iniciativa inclui distribuição de materiais comunicativos sobre a campanha da SEADES, pulseiras de identificação infantil, instalação de stands de proteção social e atuação integrada com as gestões municipais de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Serrinha e Euclides da Cunha. 

Infraestrutura nas estradas 

A Operação São João 2026, realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), fará ações de manutenção e conservação em 19 trechos de rodovias estaduais, totalizando cerca de 1.075 quilômetros. 

Os serviços incluem tapa-buraco, roçagem, reforço da sinalização e melhorias em passagens urbanas. A operação contempla rodovias de territórios estratégicos para o deslocamento de baianos e turistas durante os festejos juninos. 

Mobilidade 

A Nova Rodoviária da Bahia terá papel estratégico no deslocamento de baianos e turistas durante o São João, com operação de mais de 370 linhas de ônibus. A expectativa é de movimentação de cerca de 600 mil passageiros ao longo de junho no Terminal Rodoviário de Salvador. 

Entre os dias 19 e 25 de junho, a previsão é de fluxo de 380 mil passageiros, com maior saída para o interior nos dias 19, 20, 21 e 23, e retorno concentrado entre 24 e 25 de junho. 

Ferry-boat 

No sistema ferry-boat, a operação contará com cinco embarcações em funcionamento diário, com saídas em intervalos médios de uma hora. 

A expectativa é de grande movimentação entre os dias 20 e 25 de junho, com reforço no monitoramento das filas, apoio integrado de órgãos de trânsito e segurança, além de geradores auxiliares nos terminais de São Joaquim e de Bom Despacho para garantir a operação. 

Segurança no trânsito 

Com foco na redução de acidentes e na segurança viária durante os festejos juninos, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar as ações educativas e de fiscalização em diferentes regiões do estado. 

A operação contará com distribuição de materiais informativos, controle de documentação veicular e realização de blitz em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). As ações acontecerão em municípios como Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. 

Meio ambiente 

Tradicional símbolo do São João, a fogueira também estará no centro das ações de conscientização ambiental promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da campanha Bahia Sem Fogo. 

A iniciativa busca prevenir incêndios florestais, reduzir impactos ambientais e orientar a população sobre o uso seguro do fogo durante os festejos. Estão previstas distribuição de cartazes educativos sobre cuidados com fogueiras, alertas sobre a proibição da soltura de balões e veiculação de spots educativos nos intervalos das apresentações musicais. 

O São João da Bahia para todo o Brasil 

Os festejos juninos da Bahia também ganharão projeção nacional por meio da cobertura especial da TVE que realizará 70 horas de transmissões ao vivo na TV e Youtube.com/tvebahia. 

Com exibição pelo canal 222 das novas parabólicas digitais, a programação terá alcance estimado de 70 milhões de telespectadores em todo o País. A operação contará com unidade móvel de transmissão e uma equipe de 200 profissionais mobilizados para a cobertura. 

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia