WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

JORNALISTA DO AMAPÁ ALERTA PARA AÇÕES E SUSPENSÕES DAS PESQUISAS DO INSTITUTO VERITÁ PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O jornalista amapaense Seles Nafes divulgou um vídeo nas redes sociais em que questiona a credibilidade das pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Veritá. Segundo informações apresentadas por ele, o instituto acumula decisões judiciais que impediram a divulgação de levantamentos eleitorais em pelo menos oito estados e no Distrito Federal, em razão de contestações relacionadas à metodologia utilizada nas pesquisas.

 

De acordo com os dados mencionados, pesquisas do Veritá foram suspensas pela Justiça Eleitoral no Espírito Santo, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal. Além das suspensões, o instituto também enfrenta ações judiciais em Sergipe, Minas Gerais e São Paulo, onde há questionamentos sobre a forma de realização dos levantamentos. 

As contestações envolvem supostas inconsistências nos registros das pesquisas, falhas na aplicação dos questionários e problemas relacionados à composição das amostras. A decisão mais recente citada ocorreu no Distrito Federal, em ação movida pelo PSB no último dia 27, apontando uma série de possíveis irregularidades no levantamento divulgado pelo instituto. 

Na Bahia, apontada como o décimo estado com questionamentos envolvendo o Veritá, o caso foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tema ganhou repercussão também no Amapá após a divulgação de pesquisa que indica o candidato Antônio Furlan (PSD) com o dobro das intenções de voto de Clécio Luís (União), resultado que passou a ser debatido diante do histórico de contestações enfrentado pelo instituto em diferentes regiões do país. 

https://www.instagram.com/reel/DZGLTbqvHoc/?igsh=MWdqcGsydG5kNnF1Zg== 

 

ROSEMBERG DESTACA QUEDA DA VIOLÊNCIA E AFIRMA QUE GOVERNO JERÔNIMO COMBATE O CRIME COM RESULTADOS CONCRETOS

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) destaca a expressiva redução da criminalidade em diversas cidades baianas, que reforça os resultados das políticas públicas de segurança implementadas pelo Governo do Estado. Segundo ele, dados da Secretaria da Segurança Pública mostram que, entre janeiro e maio de 2026, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são crimes graves, como assassinatos, caíram 20,3% em toda a Bahia, com destaque para municípios que registraram quedas históricas e até mesmo redução de 100% das mortes violentas.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, os números comprovam que o trabalho integrado das forças de segurança e os investimentos do governo estão produzindo resultados concretos para a população. “Enquanto a oposição liderada por ACM Neto torce pelo quanto pior melhor, o governo de Jerônimo trabalha no combate ao crime na Bahia”, afirmou o parlamentar.

Entre os maiores destaques estão Salvador, com redução de 30,7% das mortes violentas; Camaçari, com queda de 41,8%; Juazeiro, com recuo de 49%; Eunápolis, com diminuição de 58,6%; Feira de Santana, com redução de 12,9%; e Jequié, que registrou queda de 28,6%. As seis cidades figuram entre os 30 municípios baianos com os melhores resultados na redução da violência letal em 2026.

Os dados revelam ainda uma marca significativa alcançada por Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna, que registraram redução de 100% das mortes violentas no período analisado. O resultado é atribuído à atuação integrada das forças estaduais e federais de segurança, associada ao uso da inteligência policial e ao enfrentamento permanente das facções criminosas.

Rosemberg também destacou a importância do Programa Bahia Pela Paz, iniciativa estratégica voltada à prevenção da violência e à proteção de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo o deputado, a combinação entre ações sociais e fortalecimento da segurança pública tem sido fundamental para garantir mais tranquilidade à população e consolidar a queda dos índices de criminalidade em todas as regiões do estado.

UBAITABA: PREFEITA GRACINHA VIANA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO PARA AVANÇO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Nesta sexta, 29, a prefeita Gracinha Viana esteve em Salvador participando da solenidade de encerramento da Semana de Mobilização Solo Seguro, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Durante a programação, a gestora assinou o Termo de Cooperação para a realização da Regularização Fundiária Urbana (REURB) em Ubaitaba, iniciativa que representa um importante avanço para garantir segurança jurídica aos moradores e ampliar o acesso ao direito à moradia.

A adesão ao programa permitirá que famílias ubaitabenses tenham seus imóveis regularizados, assegurando a documentação legal das propriedades e promovendo mais dignidade, cidadania e desenvolvimento urbano para o município.

Para a prefeita Gracinha Viana, a assinatura do termo reforça o compromisso da gestão com a organização da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

A participação de Ubaitaba na Semana Solo Seguro demonstra o empenho da administração municipal em buscar parcerias e soluções que promovam desenvolvimento, inclusão social e mais oportunidades para a população.

Com a assinatura do termo, a Prefeitura dará continuidade aos procedimentos necessários para a implantação da REURB, beneficiando centenas de famílias que aguardam a regularização de seus imóveis.

ITACARÉ LANÇA PROJETO PROMARES E AMPLIA PROTAGONISMO INTERNACIONAL NAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o lançamento do Projeto PROMARES (Mar Circular: Construindo Soluções) no município. A iniciativa representa mais um importante reconhecimento internacional para Itacaré, que passa a integrar uma rede de cooperação científica voltada à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

O PROMARES é um projeto internacional de cooperação científica e institucional voltado à promoção da economia circular e à redução do lixo no mar. Coordenado pela Universidade Técnica de Braunschweig, da Alemanha, em parceria com 14 universidades brasileiras, o programa reúne governos estaduais, governo federal e instituições da sociedade civil para desenvolver estratégias que impeçam que resíduos sólidos cheguem aos oceanos.

A escolha de Itacaré como uma das áreas-piloto da Bahia reforça a relevância do município no cenário ambiental e eleva, mais uma vez, o nome da cidade ao nível internacional. O projeto atuará principalmente na prevenção da poluição na origem, ao longo dos rios e canais, contribuindo para a proteção dos ecossistemas e para a construção de soluções inovadoras que poderão servir de referência para outras localidades.

Entre as ações previstas estão a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a realização de programas de capacitação técnica, o fortalecimento das ações de educação ambiental e o apoio à regulamentação da taxa de manejo de resíduos sólidos. As iniciativas buscam aperfeiçoar a gestão ambiental do município e fortalecer a cultura da sustentabilidade junto à população.

Para o prefeito Nego de Saronga, a participação no PROMARES demonstra que Itacaré está cada vez mais inserida em projetos de alcance global. “Itacaré volta a ser destaque em uma iniciativa internacional, mostrando que nosso município tem potencial, responsabilidade ambiental e capacidade de contribuir com soluções para desafios que impactam o mundo inteiro. É uma conquista que fortalece nossa imagem, amplia parcerias e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou o prefeito.

ITABUNA: CVR COSTA DO CACAU PARTICIPA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE!

A CVR Costa do Cacau participou da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Itabuna. As atividades no Centro de Cultura Adonias Filho reuniram estudantes de várias escolas do município, fortalecendo a educação como ferramenta importante para a conservação ambiental.

 

No estande da CVR foram distribuídas mudas de plantas cultivadas no canteiro da empresa, material educativo e fornecidas orientações sobre destinação correta de resíduos e coleta seletiva. Angelica Tomassini, coordenadora socioambiental  da CVR,  destaca que  “a educação é fundamental para que estudantes se conscientizem sobre a importância de se preservar a natureza e também atuem como agentes multiplicadores em suas comunidades”. 

 
Localizada numa área de 75 hectares às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, com 14 hectares para armazenamento de resíduos e o restante como área de proteção e reserva ambiental, a  CVR atende  10 municípios, entre eles Itabuna, Itacaré, Ilhéus, Itajuipe, Ibicaraí e Uruçuca-Serra Grande, além de 63 empresas privadas. 

 
A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna-AACCRI e a Biosanear também participaram da Semana do Meio Ambiente em Itabuna. 

PGE-BA DISPONIBILIZA CARTILHA COM ORIENTAÇÕES PARA O ANO ELEITORAL DE 2026!

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) disponibilizou em seu site institucional (https://www.ba.gov.br/pge/orientacoes-para-o-ano-eleitoral-2026) a cartilha “Orientações para o Ano Eleitoral – 2026”, elaborada com o objetivo de orientar órgãos e entidades da Administração Pública Estadual quanto às condutas e cuidados necessários durante o período eleitoral. 

  

O material reúne diretrizes voltadas a gestores, servidores e demais agentes públicos, abordando, de forma clara e acessível, as principais condutas vedadas pela legislação eleitoral. Entre os pontos destacados estão o uso promocional da publicidade institucional, a utilização de bens e serviços públicos em benefício eleitoral, a distribuição gratuita de benefícios fora das hipóteses legais, além de restrições relacionadas a inaugurações, celebração de convênios e gestão de pessoal. 

  

A cartilha também dedica atenção especial à comunicação institucional e ao ambiente digital, com orientações sobre o uso adequado das redes sociais, limites da propaganda eleitoral em canais oficiais, prevenção à desinformação, utilização responsável da inteligência artificial e cuidados com manifestações públicas no período eleitoral. 

  

Outro aspecto relevante tratado na publicação diz respeito às restrições fiscais aplicáveis ao último ano de mandato, bem como aos prazos de desincompatibilização para agentes públicos que pretendam disputar as eleições. O documento ainda destaca datas importantes do calendário eleitoral de 2026, incluindo medidas com incidência a partir de 4 de julho. 

  

Com caráter informativo e preventivo, a cartilha se consolida como um instrumento de apoio à atuação administrativa segura e alinhada à legalidade em ano eleitoral. 

  

A publicação foi elaborada tecnicamente pelo Grupo Intersetorial de Demanda Eleitoral (GIDE), instituído pela Portaria PGE nº 006/2026, com composição designada pela Portaria PGE nº 025/2026. O grupo é formado pelos procuradores do Estado Frederico Augusto Valverde Oliveira, Jussara Maria Salgado Lobo, Luiz Viana Queiroz, Maristela Barbosa Santos Cicerelli, Saulo Emanuel Nascimento de Castro e Sissi Andrade Macedo, que atua como coordenadora. 

  

A cartilha está disponível para consulta no portal da PGE-BA. 

 

COARACI:  AMBULÂNCIA É ADQUIRIDA POR MEIO DE EMENDA DO DEPUTADO MARCONE AMARAL


Novo veículo vai reforçar o atendimento em saúde e ampliar o suporte prestado à população do município.
 

Coaraci acaba de receber uma ambulância que irá contribuir diretamente para o fortalecimento dos serviços de saúde no município. O veículo foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado Marcone Amaral e representa um importante reforço para o atendimento à população. 

A nova ambulância servirá como apoio essencial no transporte de pacientes, garantindo mais estrutura para os serviços prestados à comunidade.  

“Essa ambulância representa mais um avanço importante para a saúde de Coaraci. Agradeço ao deputado Marcone Amaral e ao governador Jerônimo Rodrigues pela parceria e pelo compromisso com o nosso município. Seguimos trabalhando com responsabilidade para buscar investimentos, fortalecer os serviços públicos e garantir mais cuidado e dignidade para a nossa população”, destacou o prefeito Miltinho. 

A chegada do veículo é mais uma conquista para Coaraci e reforça a importância da articulação política na busca por investimentos que atendam às necessidades da população. 

 

COARACI: MILTINHO PARTICIPA DE AGENDA NA SERIN PARA FORTALECER PROJETOS


Gestor se reuniu com o secretário estadual Adolpho Loyola e deputados para fortalecer parcerias e buscar novas conquistas para o município. 

O prefeito de Coaraci, Miltinho, cumpriu agenda na Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (SERIN), com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e buscar novos investimentos para o município. 

Durante a visita, o gestor esteve ao lado do secretário estadual Adolpho Loyola e dos deputados Marcone Amaral e Paulo Magalhães. O encontro foi marcado pelo diálogo, pela articulação política e pelo compromisso em ampliar as possibilidades de desenvolvimento para Coaraci. 

A agenda reforça a atuação da gestão municipal junto ao Governo do Estado e representantes políticos, com foco na busca por novas conquistas e investimentos que contribuam para o crescimento de Coaraci. 

Por meio das redes sociais, Miltinho destacou que a gestão segue trabalhando para abrir portas e construir parcerias em benefício da população. “Quem ama Coaraci trabalha todos os dias para abrir portas, construir parcerias e trazer mais desenvolvimento para nossa gente”, afirmou o prefeito. 

 

EUNÁPOLIS: PREFEITURA INFORMA QUE NÃO HAVERÁ COLETA DE LIXO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que não haverá coleta de lixo na próxima quinta-feira (4), em razão do feriado de Corpus Christi. A medida segue o calendário operacional do serviço de limpeza urbana do município.

A gestão municipal orienta a população para que não coloque resíduos nas ruas nesta data, evitando acúmulo de lixo e contribuindo para a manutenção da limpeza, organização e bem-estar dos espaços públicos. A colaboração dos moradores é fundamental para garantir uma cidade mais limpa e agradável para todos.

O serviço de coleta será retomado normalmente na sexta-feira ( 5 ), seguindo o cronograma habitual em todos os bairros do município.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Tito Fonseca, reforçou o pedido de conscientização da população. “Contamos com o apoio de todos os cidadãos para que não descartem lixo nas vias durante o feriado. Essa parceria é essencial para mantermos a cidade limpa e organizada. Na sexta-feira, nossa equipe retorna normalmente com a coleta”, destacou o secretário.

VITÓRIA DA CONQUISTA: WAGNER ALVES SE REÚNE COM LIDERANÇAS DA REGIÃO DA PEDRA BRANCA E REFORÇA COMPROMISSO COM O DIÁLOGO

O pré-candidato a deputado estadual Wagner Alves participou de uma reunião com moradores e lideranças da região da Pedra Branca, em Vitória da Conquista, em mais uma agenda voltada à escuta das demandas da Zona Rural. O encontro contou com a presença de representantes das localidades de Batalha, Chácaras Fazendeiro e Olho D’Água; e dos assentamentos Casulo e Marighella.

A reunião foi marcada por uma tarde de diálogo e troca de experiências, onde os moradores apresentaram reivindicações e destacaram os principais desafios enfrentados pelas comunidades rurais da região.

Wagner Alves destacou a importância de ouvir a população de perto para compreender suas necessidades e construir propostas alinhadas à realidade local. “O político tem que conhecer as demandas, não vir de quatro em quatro anos somente buscar votos e ir embora. É preciso estar presente, ouvir as pessoas e acompanhar suas necessidades”, afirmou.

Segundo o morador conhecido como Paulista, a visita foi positiva por proporcionar um espaço de conversa direta com a comunidade. “Foi uma tarde proveitosa. Ter alguém disposto ao diálogo, que é de Conquista e conhece as dificuldades que enfrentamos diariamente é muito importante”, ressaltou.

A agenda faz parte da caminhada de pré-campanha de Wagner Alves, que vem percorrendo municípios do Sudoeste Baiano, distritos, povoados e bairros, fortalecendo o contato com lideranças locais e ouvindo as demandas da população em diversas regiões da Bahia.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia