ITAJU DO COLÔNIA INAUGURA SALA LILÁS PARA ACOLHIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

A Prefeitura de Itaju do Colônia, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta segunda-feira (17) a Sala Lilás, um espaço voltado ao acolhimento, atendimento e proteção de mulheres em situação de violência no município.
A iniciativa representa um importante avanço nas políticas públicas de assistência e proteção social, oferecendo um ambiente preparado para atendimento humanizado, com foco no fortalecimento da rede de apoio às mulheres itajuenses.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Elder Fontes, do vice-prefeito Juscelino Pires, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Amanda Tenório, responsável pela idealização e condução do projeto, além de representantes da AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), cuja participação foi fundamental para a concretização da iniciativa.
De acordo com a secretária Amanda Tenório, a Sala Lilás nasce com o propósito de garantir mais cuidado e dignidade às mulheres. “Este é um espaço pensado para acolher, ouvir e dar suporte às mulheres que mais precisam. É um passo importante na construção de uma rede de proteção mais forte e eficiente em nosso município”, destacou.
O prefeito Elder Fontes ressaltou o compromisso da gestão com ações que promovam segurança e bem-estar à população. “A inauguração da Sala Lilás reforça nosso compromisso com políticas públicas que cuidam das pessoas, especialmente das mulheres, garantindo mais proteção, respeito e dignidade”, afirmou.
A AMURC também teve papel essencial no apoio à iniciativa, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas regionais voltadas à proteção das mulheres e à integração entre os municípios.
Localizada no CRAS de Itaju do Colônia, a Sala Lilás passa a integrar os serviços da assistência social, ampliando o suporte oferecido às mulheres e fortalecendo as ações de enfrentamento à violência no município.
A gestão municipal segue investindo em iniciativas que promovam inclusão, cuidado e qualidade de vida para toda a população.
ILHÉUS: PREFEITURA CONCLUI RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DE CASTELO NOVO

Serviço de patrolamento e encascalhamento contribui para melhoria do acesso ao distrito
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Interior, concluiu a recuperação da estrada do distrito de Castelo Novo, na última sexta-feira (13). O trabalho envolveu o patrolamento e a aplicação de cascalho. A obra beneficia diretamente o transporte de estudantes, moradores e produtores da região.
O secretário do Interior, José Victor Pessoa, reforçou o compromisso da gestão com as comunidades rurais. “Trabalhamos para garantir o direito de ir e vir com segurança em todos os distritos do município. Estamos seguindo nosso planejamento para chegar a cada localidade”, afirmou.
A Prefeitura informa que a ação em Castelo Novo faz parte de um cronograma que contempla todos os distritos de Ilhéus. Após esta etapa, as máquinas seguem para atender as próximas localidades, garantindo que as estradas do interior recebam manutenção constante.
BAHIA: ANDRÉA CASTRO SURGE ENTRE OS NOMES MAIS FORTES DA DISPUTA POR VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O nome da primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, tem aparecido com frequência nas projeções de analistas políticos como um dos favoritos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições deste ano.
Filiada ao PSD, Andréa conta com a articulação política do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), seu esposo, fator que tem sido apontado como um dos trunfos de sua possível caminhada eleitoral.
Nos bastidores, o nome da primeira-dama é visto como um dos mais competitivos entre os novatos que devem entrar na corrida por uma cadeira de deputada estadual. A avaliação de interlocutores é de que Andréa reúne atributos que podem impulsionar sua candidatura, sobretudo pela visibilidade política do grupo que integra e pela força eleitoral de Itabuna no cenário regional.
Com o avanço das articulações para o pleito, Andréa Castro passa a figurar como um nome que merece atenção no tabuleiro político baiano, especialmente dentro do PSD, partido que busca ampliar sua presença na Assembleia.
EUNÁPOLIS: PREFEITURA REALIZA ESTUDO TÉCNICO PARA MELHORAR TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO NO CENTRO

A Prefeitura de Eunápolis, por meio do Núcleo Municipal de Trânsito, iniciou um estudo técnico com o objetivo de atualizar o levantamento das vagas de estacionamento e avaliar medidas para melhorar a organização do tráfego na área central da cidade. A iniciativa busca utilizar dados e análises especializadas para planejar intervenções de forma segura, eficiente e transparente.
O trabalho inclui o mapeamento completo das vagas de estacionamento disponíveis, a verificação das condições da sinalização viária (horizontal e vertical) e a análise do funcionamento dos semáforos. Também será avaliado o fluxo de veículos nas principais vias do centro, identificando possíveis pontos de conflito e oportunidades de melhoria na circulação.
Entre as possibilidades analisadas estão a alteração de sentido de algumas ruas, ajustes na temporização dos semáforos e a adoção de medidas que contribuam para tornar o trânsito mais organizado e seguro. Todas as propostas serão estudadas considerando as características da cidade e as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o diretor de trânsito, Jurandir Rocha, o objetivo é garantir que eventuais mudanças sejam fundamentadas em informações técnicas e no diálogo com os diferentes setores da sociedade. “Queremos organizar o trânsito de forma segura e planejada. Nenhuma mudança será feita sem antes realizar estudos detalhados e avaliar com cuidado os impactos”, afirmou.
O diagnóstico também apontará estratégias para melhorar a mobilidade urbana no médio e no longo prazo. O levantamento permitirá identificar soluções para otimizar a circulação, como a implantação de vias de mão única, ajustes na programação semafórica e a revitalização da sinalização. Além disso, o planejamento considera a segurança e o conforto de pedestres e ciclistas.
ITAPETINGA: “LANCHINHO” DE VEREADOR PODE CUSTAR R$ 450 MIL POR ANO

Enquanto o morador de Itapetinga se vira para pagar feira, gasolina e conta de luz, nos bastidores da Câmara Municipal avança uma proposta que, se confirmada, deve ampliar o desgaste da Casa com a opinião pública.
Circula entre vereadores e servidores um Projeto de Resolução que prevê a criação de um vale-refeição de R$ 2.500 para cada um dos 15 parlamentares do município. Traduzido em números, o novo mimo custaria R$ 450 mil por ano aos cofres públicos.
O detalhe que mais chama atenção é que o benefício não viria sozinho. Ele se somaria ao já conhecido vale-combustível de R$ 1.500, elevando para R$ 4 mil mensais o total de penduricalhos por vereador — isso sem contar o salário de R$ 13,4 mil já pago aos edis.
Nos corredores da própria Câmara, a movimentação já é vista com constrangimento. Há quem classifique a proposta, em reservado, como “pura sacanagem”. E não é difícil entender o motivo: em uma cidade onde a maioria da população convive com orçamento apertado, a criação de novas vantagens para a classe política tende a ser recebida como deboche.
Além do desgaste político, o tema também flerta com insegurança jurídica. O Supremo Tribunal Federal já deu sinais claros de que benefícios dessa natureza não podem ser tratados como liberalidade administrativa, sobretudo quando descolados do interesse público e cercados por dúvidas quanto à legalidade.
Se a proposta prosperar, a Câmara de Itapetinga corre o risco de transformar auxílio em escândalo — e o almoço dos vereadores em uma conta indigesta para o contribuinte.
BAHIA: AVANTE APOSTA EM POTENCIAL DE PREFEITOS DO SUDOESTE PARA CRESCER NAS ELEIÇÕES

O Avante planeja um novo salto nas eleições deste ano, crescendo a bancado partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. O projeto é emplacar até seis estaduais e de três a quatro federais. Para isso, a cúpula da sigla aposta também na força dos prefeitos do partido em municípios estratégicos, sobretudo na região sudoeste da Bahia, onde estão as duas maiores cidades governadas pela legenda: Guanambi e Brumado.
Em Brumado, o prefeito Fabrício Abrantes tem atuado na articulação regional para fortalecer a sigla. Próximo do deputado estadual Felipe Duarte (Avante), ele mapeia novas lideranças políticas e possíveis candidatos para a agremiação. O trabalho é realizado em parceria com o presidente estadual do partido, Ronaldo Carletto.
“Nesse trabalho partidário, estamos buscando lideranças regionais para o Avante, o que tem sido facilitado pelo fato de que voltamos a atrair obras e investimentos e a projetar Brumado como um polo regional de desenvolvimento, coisa que a cidade havia perdido durante 20 anos. Isso dá visibilidade e fortalece o partido, ajuda a atrair pessoas e a dialogar com outros prefeitos”, afirmou Abrantes.
O prefeito também destacou a atuação de Carletto no comando da legenda e defendeu o nome do dirigente para integrar a chapa majoritária liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições deste ano. O presidente do Avante é citado nos bastidores como possível candidato a vice-governador ou a suplente do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que vai disputar uma vaga no Senado.
TEIXEIRA DE FREITAS: MOMENTO DE REFLEXÃO MARCA HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, servidoras da Prefeitura participaram de um momento de reflexão, realizado nesta sexta-feira, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O encontro reuniu mulheres que atuam em diferentes setores da administração pública para um espaço de escuta, diálogo e valorização das trajetórias femininas no serviço público.
Durante a atividade, as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, falar sobre desafios enfrentados no cotidiano profissional e destacar a importância da presença feminina nos espaços de trabalho e de decisão. O encontro também reforçou o papel das mulheres na construção das políticas públicas e no atendimento à população.
A proposta do momento foi justamente abrir espaço para que as servidoras pudessem expressar suas vivências, fortalecer vínculos e reconhecer a contribuição de cada uma dentro das atividades desenvolvidas pela Prefeitura.
Além da reflexão sobre conquistas e avanços, o encontro também ressaltou a importância de seguir promovendo ambientes de trabalho baseados no respeito, na igualdade de oportunidades e na valorização das mulheres que atuam diariamente no serviço público.
PORTO SEGURO AMPLIA ACESSO À SAÚDE COM MUTIRÃO DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS NO HOSPITAL DE ARRAIAL D’AJUDA
A Prefeitura de Porto Seguro realizou nesta semana um mutirão de cirurgias bariátricas no Hospital Municipal de Arraial d’Ajuda para Cirurgias Eletivas, ampliando o acesso da população a procedimentos especializados e garantindo mais qualidade de vida para pacientes que aguardavam pelo tratamento.
Ao todo, 15 cirurgias bariátricas foram realizadas ao longo do mês de março, beneficiando moradores que estavam na fila de espera. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a demanda reprimida por cirurgias e agilizar o atendimento a pacientes que necessitam desse tipo de procedimento.
De acordo com o prefeito Jânio Natal, todos os atendimentos são custeados com recursos próprios do município, demonstrando o investimento da administração no fortalecimento da rede pública de saúde e no acesso a tratamentos que transformam a vida dos pacientes.
“O Hospital de Cirurgias Eletivas tem contribuído para ampliar a oferta de procedimentos, reduzir filas e garantir um atendimento mais ágil e digno à população de Porto Seguro. Já avançamos muito, mas, como sempre digo, ainda vamos avançar muito mais”, afirmou Jânio Natal.
EUNÁPOLIS :PREFEITURA REFORÇA REDE DE SAÚDE MENTAL COM CHEGADA DE NOVOS MEDICAMENTOS

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na sexta-feira (13) novos medicamentos voltados à saúde mental, fortalecendo a assistência oferecida pela rede municipal. Entre os medicamentos estão Biperideno, Haloperidol, clonazepam, Levoprometazina, fundamentais para o tratamento de diferentes condições de saúde mental e neurológicas.
A chegada dos medicamentos garante maior continuidade no acompanhamento dos pacientes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e assegurando que os tratamentos prescritos pelas equipes médicas sejam mantidos de forma regular e segura.
A secretária municipal de Saúde, Edna Alves, destacou a importância do reforço na rede: “Garantir o acesso a tratamentos adequados é essencial para o cuidado da saúde mental da nossa população. Com esses medicamentos, reforçamos a atenção aos pacientes acompanhados pela rede municipal e asseguramos que recebam um tratamento contínuo e de qualidade.”
Os medicamentos estão sendo distribuídos conforme a demanda das unidades de saúde e dos serviços especializados, fortalecendo a rede de atenção psicossocial do município e garantindo que a população tenha acesso a um cuidado humanizado e de excelência.
BUERAREMA: ESTREIA DO RURALZÃO 2026 REÚNE ESPORTE, COMUNIDADE E EMOÇÃO NO CAMPO DO REPARTIMENTO

O tradicional Campeonato Ruralzão 2026 teve sua abertura no último domingo, dia 15, no campo do Repartimento, reunindo atletas, torcedores e representantes das comunidades em um momento de celebração ao esporte e de integração entre as localidades rurais do município.
A rodada de estreia contou com duas partidas movimentadas. Às 13h, as equipes do Japu e 2 Irmãos abriram a competição em um jogo bastante disputado. O time do 2 Irmãos levou a melhor e venceu a partida pelo placar de 2 a 1.
Já às 15h, foi a vez das equipes do Repartimento e Ribeirão Seco entrarem em campo. Em uma partida marcada por intensidade e domínio ofensivo, o Repartimento aplicou uma goleada e venceu o adversário por 7 a 1.




































