WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

BAHIA: CARLETO ADOTA TOM CAUTELOSO, MAS ADMITE ESTAR PRONTO PARA POSSÍVEL CONVOCAÇÃO COMO VICE DE JERÔNIMO

Nos bastidores da sucessão estadual, Ronaldo Carleto tratou de mandar um recado com a sutileza de quem conhece o tabuleiro. Durante entrevista no último sábado ao programa Frequência Política, em rede pelas rádios Interativa FM, Difusora AM e Itapuy FM, o presidente do Avante foi questionado sobre a possibilidade de o partido reivindicar a vice na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Carleto preferiu a linha da cautela. Disse que o Avante, hoje o segundo maior partido da base em número de prefeitos, não trabalha na base da imposição.

“O Avante é o segundo maior partido da base em número de prefeitos, mas não somos de impor nada ao governador, somos parceiros do governo”, afirmou.

Mas, ao ser provocado sobre uma eventual convocação, o dirigente deixou escapar que, se o chamado vier, disposição não vai faltar.

“Claro que estou preparado, gosto de jogar no ataque, para fazer gol e vencer, mas também jogo na defesa”, declarou.

A fala foi lida por aliados como um movimento calculado: publicamente, Carleto evita tensionar a relação com Jerônimo; politicamente, deixa claro que seu nome está em campo. Não por acaso, o presidente do Avante continua sendo apontado como um dos nomes cotados para ocupar a vice na chapa governista em 2026.

PORTO SEGURO: REUNIÃO FORTALECE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAUSA ANIMAL

Um importante encontro marcou o avanço das políticas públicas voltadas à proteção animal em Porto Seguro. O secretário municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac), Jânio Natal Jr, e a subsecretária da pasta, Lia Arigatô, se reuniram nesta quinta-feira (12/3), com mais de 40 protetores independentes da cidade e da região para dialogar sobre ações, desafios e novos caminhos para fortalecer o cuidado com os animais.

Durante a reunião, foram apresentados projetos de melhoria no Centro de Controle de Zoonoses, incluindo a ampliação do gatil e do canil, além da reestruturação do espaço para garantir melhores condições de acolhimento, consultas e procedimentos veterinários. “As mudanças representam um avanço significativo na estrutura de atendimento”, frisa o secretário Jânio Jr.

Outro destaque do encontro foi a apresentação do projeto do Hospital Veterinário Municipal, iniciativa que deverá ampliar o acesso a atendimentos para animais de famílias de baixa renda e apoiar o trabalho realizado pelos protetores da cidade.

VANDALISMO CONTRA OUTDOOR DA VISTA DO VALE LEVANTA SUSPEITA DE MANDANTE NA REGIÃO DE SANTA CRUZ DA VITÓRIA E FIRMINO ALVES

A empresa Vista do Vale Nutrição Animal voltou a ser alvo de vandalismo na região do trevo de acesso ao município de Santa Cruz da Vitória. Em menos de uma semana, o mesmo outdoor da empresa foi rasgado duas vezes.

Após o primeiro ato de destruição, a empresa realizou a troca completa do material do outdoor, que não é feito de papel, mas sim de lona, um material mais resistente e também mais caro. Mesmo assim, no dia seguinte à substituição, o novo material voltou a ser rasgado no mesmo local.

Pelos cortes observados na lona, tudo indica que o dano foi feito de forma proposital, utilizando algum objeto cortante, como faca, tesoura ou algo semelhante.

A polícia já foi acionada e agora as investigações buscam identificar não apenas quem executou o ato, mas também o possível mandante por trás da ação, que pode estar ligado à região de Santa Cruz da Vitória e também ao município de Firmino Alves.

Mesmo diante dos prejuízos, a empresa informou que pela terceira vez vai manter o outdoor no mesmo local, reafirmando sua presença na região e demonstrando que não pretende recuar diante dos atos de vandalismo.

Diante da repetição dos ataques, fica a pergunta que tem circulado na região:

A quem interessa rasgar os outdoors da empresa Vista do Vale Nutrição Animal?

PAU BRASIL: PREFEITO SE DESTACA EM HOMENAGEM A TERENCE LESSA NA ALBA

A sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia, para entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário e suplente de senador Terence Lessa, reuniu um grande público e se transformou em um dos eventos mais prestigiados da semana no Legislativo baiano.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Vitor Azevedo (Avante). A comenda é a mais alta honraria da Alba e é concedida a personalidades com relevantes serviços prestados ao estado.

Um dos destaques da cerimônia foi o discurso do prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio, primeiro gestor a falar no evento. A fala emocionou o homenageado e chamou atenção dos presentes ao destacar a relação construída com Terence Lessa.

Após a solenidade, os convidados participaram de uma recepção organizada por Dominique Teixeira, esposa de Terence Lessa.

ITAJUÍPE: ANDREA CASTRO É HOMENAGEADA NA CÂMARA EM SESSÃO SOLENE PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A advogada e primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, foi homenageada na manhã desta sexta-feira (13), durante sessão solene realizada na sala das sessões Wanderlito, na Câmara de Vereadores de Itajuípe, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A honraria foi entregue pelo vereador e presidente da Casa, Ivan Júnior, em reconhecimento à representatividade e à atuação social de Andrea na região.

Andrea Castro participou da solenidade acompanhada do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, da secretária de Políticas para as mulheres de Itabuna, Luciana Seara e apoiadores. Durante a sessão, outras mulheres do município e da região também foram homenageadas pelo trabalho e contribuição à sociedade.

Em sua fala no plenário, Andrea destacou que a data representa o reconhecimento da trajetória e da contribuição das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa. “Mais do que uma homenagem, as mulheres merecem respeito, direitos e proteção”, afirmou.

Ela também chamou atenção para a necessidade de fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, lembrando que dados apontam que cerca de 27% das mulheres na Bahia já sofreram algum tipo de violência doméstica ao longo da vida.

O presidente da Câmara de Itajuípe, Ivan Júnior, ressaltou que a homenagem reconhece a trajetória e a representatividade de Andrea Castro. “Andrea representa uma liderança feminina comprometida com o cuidado social e com políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas”, concluiu.

BAHIA: ACM NETO AVANÇA COM ZÉ COCÁ PARA COMPOR CHAPA AO GOVERNO

Nos bastidores da sucessão estadual, o nome do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), passou a circular com força redobrada como provável vice na chapa de ACM Neto (UB). A avaliação dentro do grupo oposicionista é de que o prefeito reúne densidade eleitoral, trânsito no interior e capacidade de ampliar o alcance político da candidatura fora da capital.

Segundo informações de bastidor, Zé Cocá já estaria tratando de questões administrativas e políticas para viabilizar uma eventual renúncia ao cargo e entrar de vez no projeto de 2026. O movimento é visto como um sinal de que a composição deixou de ser apenas especulação e passou a ganhar contornos mais concretos.

Até janeiro, ACM Neto trabalhava com outra prioridade: o nome do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (UB). Mas, com a recusa do feirense, o tabuleiro mudou. E mudou a favor de Zé Cocá, que hoje aparece como o plano A para a vice.

A escolha é tratada como cirúrgica. Prefeito de uma das cidades mais estratégicas do interior, Zé Cocá tem influência consolidada na região sudoeste e é visto como um ativo eleitoral importante para reforçar o palanque oposicionista em áreas onde a disputa promete ser voto a voto.

No grupo de ACM Neto, a leitura é direta: além de agregar musculatura política, Zé Cocá levaria para a chapa o simbolismo de um nome com força municipalista e inserção regional, algo considerado decisivo numa eleição estadual. Agora, resta saber apenas o tempo da oficialização. Nos bastidores, muita gente já trata a escolha como questão de agenda.

BAHIA: PROJEÇÃO REVELA QUEM CHEGA FORTE PARA DISPUTAR VAGA NA ALBA

O analista político João Matheus já enxerga um movimento claro de renovação na corrida por vagas na Assembleia Legislativa da Bahia em 2026. Na avaliação dele, há uma nova leva de pré-candidatos que chega ao tabuleiro com musculatura política, base regional e chances reais de vitória.

Na lista dos nomes que despontam com mais força aparecem Elinaldo, Luciano Pinheiro, Denise Menezes, Andréa Castro , Dr. Pitágoras, Vilma Reis, João de Furão, Penélope de Belitardo, Rowenna, Jânio Natal Júnior, Igor Dominguez, Léo de Neco, Suzy de Coité, Carlinhos Sobral, Thiago Gileno, Quinho, Silva Neto, Wagner Alves e Cintia de Marabá.

A leitura nos bastidores é que 2026 deve abrir espaço para uma renovação relevante na Alba, impulsionada por ex-prefeitos, secretários, lideranças regionais e nomes apadrinhados por grupos políticos já consolidados. Em eleição proporcional, não basta só intenção: estrutura, base e articulação contam — e muito.

Alguns desses nomes já estão em campo há algum tempo. Outros ainda ajustam o discurso e ampliam conversas. Mas a verdade é que o tabuleiro começou a se mexer cedo, e há uma fila de pré-candidatos tentando transformar força política regional em voto de verdade.

ITABUNA: PANCADINHA PERDE FORÇA NO SUL DA BAHIA E VÊ REELEIÇÃO FICAR MAIS DIFÍCIL

A reeleição do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) passou a ser vista com cada vez mais desconfiança nos bastidores da política do sul da Bahia. O parlamentar, que já foi tratado como um nome em ascensão na região, hoje enfrenta um cenário de esvaziamento político, perda de aliados e incerteza partidária.

Desde a derrota na eleição de Itabuna, em 2024, Pancadinha não conseguiu mais recompor integralmente seu grupo. Pelo contrário. Lideranças que estiveram ao seu lado na disputa municipal foram se afastando, abrindo fissuras em sua base e reduzindo sua força política justamente em seu principal reduto eleitoral.

O problema não para em Itabuna. Na região, o deputado encontra dificuldades para atrair apoios consistentes de prefeitos e lideranças com densidade eleitoral. Sem uma rede sólida de sustentação fora da cidade, sua caminhada para 2026 ficou mais estreita.

Para piorar, o Solidariedade pode deixar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e migrar para a órbita de ACM Neto (UB). A eventual mudança de palanque tende a embaralhar ainda mais o jogo de Pancadinha, que já não vive um momento de estabilidade política.

Entre aliados e adversários, a leitura é praticamente a mesma: Pancadinha entrou em zona de risco. E, na política, quando um mandato passa a depender mais de rearranjo do que de expansão, o sinal de alerta já está aceso.

​BUERAREMA: CADÚNICO E BOLSA FAMÍLIA GANHAM POSTOS FIXOS DE ATENDIMENTO NO VILA OPERÁRIA E NO KM 02

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços sociais, a Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, implantou postos fixos de atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e do Bolsa Família em duas localidades da cidade.

A iniciativa busca atender, principalmente, moradores que vivem em regiões mais distantes do centro, garantindo mais comodidade, agilidade e facilidade de acesso aos serviços.

Um dos postos funciona na Vila Operária, na Escola Doralice Bastos, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h. No local, a população pode realizar atualização cadastral, consultar a situação do benefício e resolver possíveis pendências relacionadas ao cadastro.

Outro ponto de atendimento foi implantado no Km 02, funcionando no posto de saúde da localidade. O atendimento acontece também de segunda a quinta-feira, no período da tarde, das 13h30 às 16h.

Nesses espaços, as famílias podem realizar atualização cadastral, inclusão ou exclusão de membros da família, além de consultar informações sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único.

A implantação dos postos fixos reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos da população, garantindo que mais famílias tenham acesso às políticas sociais e aos programas de assistência.

COARACI + SAÚDE: PREFEITURA INICIA PROGRAMA COM CONSULTAS, EXAMES E ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS

A Prefeitura de Coaraci deu início ao Projeto Coaraci + Saúde, uma ação da gestão do prefeito Miltinho voltada à ampliação dos atendimentos e à melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta primeira etapa, o projeto começa com ações voltadas à saúde da mulher, oferecendo exames laboratoriais, ultrassonografias e consultas ginecológicas. As pacientes interessadas devem procurar o posto de saúde do seu bairro para receber o encaminhamento médico.

A programação já conta com datas definidas para algumas etapas. Os exames de ultrassonografia estão previstos para os dias 13 e 14 de março, enquanto as consultas ginecológicas ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de março.

Ao longo do projeto, a Prefeitura irá disponibilizar 1.500 consultas médicas especializadas, 24 mil exames laboratoriais e 350 ultrassonografias, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Além do atendimento às mulheres, o programa também contará com consultas em especialidades como cardiologia, dermatologia, pediatria e reumatologia, fortalecendo ainda mais a rede municipal de saúde.

Segundo o prefeito Miltinho, o objetivo da iniciativa é garantir mais cuidado e mais atendimento para a população.

“Cuidar da saúde das pessoas é prioridade no nosso governo. O Coaraci + Saúde chega para ampliar o atendimento e levar mais qualidade de vida para a nossa cidade.”

A orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores fiquem atentos às próximas etapas do programa e procurem suas unidades de saúde para mais informações.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia