WAGNER ALVES PARTICIPA DE ENCONTRO COM LIDERANÇAS E REFORÇA ARTICULAÇÃO POLÍTICA NO SUL DA BAHIA
Na noite desta quinta-feira (19), o pré-candidato a deputado estadual Wagner Alves participou de um encontro político em Ibicaraí, reunindo importantes lideranças da região. O evento foi promovido pela prefeita Monalisa Tavares e contou com a presença da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, além do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
Durante o encontro, Wagner destacou a importância do diálogo e da união entre lideranças políticas para o fortalecimento regional e o desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, a construção de parcerias é essencial para atender às demandas da população e impulsionar avanços sociais e econômicos.
A participação no evento reforça a articulação política do pré-candidato e sua presença em agendas estratégicas no interior do estado.
JUSSARI: OPOSIÇÃO TENTA CANCELAR A TRADICIONAL CACAU FEST E JÁ ACUMULA MAIS DE 30 DENÚNCIAS CONTRA A ATUAL GESTÃO

A tentativa de cancelamento da tradicional Cacau Fest passou a ser o principal foco do cenário político em Jussari. Quatro vereadores da oposição protocolaram denúncia no Ministério Público buscando barrar o evento, considerado o maior símbolo cultural e um dos principais motores da economia local.
Mesmo com investimentos externos e parcerias viabilizadas pela gestão municipal, a festa entrou na mira do grupo opositor, que já soma mais de 30 denúncias contra a administração em menos de um ano.
Segundo o prefeito Orleans Mascarenhas, a ação segue um “modo operante” já conhecido, com sucessivas tentativas de travar a gestão por meio de denúncias.
O prefeito reforçou que os recursos para eventos culturais estão previstos no orçamento e que as atrações da Cacau Fest são garantidas por captação externa, sem comprometer serviços essenciais.
“Tudo é planejado. A cidade não para; saúde, educação e infraestrutura continuam funcionando normalmente”, afirmou.
ITAJUIPE: OS DOIS VEREADORES MAIS VOTADOS DA HISTÓRIA DECLARAM APOIO A LÉO DE NECO PARA DEPUTADO ESTADUAL

Os dois vereadores mais votados da história de Itajuípe, Raul Estrela (959 votos) e Mateus Matos (994 votos), anunciaram oficialmente apoio ao projeto político de Léo de Neco para deputado estadual.
Reconhecidos pela forte atuação e influência em todo o sul e extremo sul da Bahia, os parlamentares chegam para somar força e dar ainda mais musculatura ao projeto de Léo na região.
A decisão, segundo eles, é fruto do crescimento consistente de Léo de Neco e do trabalho já realizado em todo o território do Baixo Sul, que o credencia a representar a Bahia com uma política moderna, dinâmica e conectada com as pessoas.
“Léo tem mostrado resultado e compromisso com quem mais precisa. É esse tipo de política que acreditamos”, destacou Raul Estrela.
Já Mateus Matos reforçou a sintonia de ideias: “A gente acredita em uma política jovem, inovadora e próxima do povo. Léo representa exatamente isso.”
O apoio fortalece ainda mais a construção de um projeto regional sólido, ampliando a presença e a articulação política de Léo de Neco em diferentes territórios da Bahia.
ALMADINA VIVE DIA HISTÓRICO COM GRANDES ENTREGAS, INAUGURAÇÕES E INVESTIMENTOS NOS SEUS 64 ANOS
O dia 15 de março entrou para a história de Almadina como um marco de desenvolvimento, avanços e compromisso com a população. Em celebração aos 64 anos de emancipação política do município, a gestão municipal realizou uma programação intensa, marcada por inaugurações de importantes obras, entregas e anúncios de novos investimentos em diversas áreas.
O evento contou com a presença do prefeito Marciel Pinheiro e do vice-prefeito Jarley Lopes, além do subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Marcel Ahringsmann de Oliveira, representando o governador Jerônimo Rodrigues. A solenidade também reuniu diversas outras autoridades políticas, lideranças regionais e membros da comunidade.
A gestão municipal realizou a inauguração de importantes obras, com destaque para a entrega do DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública), equipamento fundamental para o fortalecimento da segurança no município e na região, e também a entrega de mais de 10 novos veículos que passam a integrar a frota municipal. A conquista é resultado de importantes parcerias e também de investimentos com recursos próprios, fortalecendo a estrutura da administração pública e garantindo mais eficiência nos serviços prestados à população.
Durante o evento, foram assinadas ordens de serviço que contemplam obras estruturantes e de grande impacto para a cidade. Entre os destaques, estão a pavimentação do Bairro da Horta, obras de saneamento básico na entrada do Bairro da Liberdade, a construção de novas praças e a implantação de um galpão para os produtores de leite na região do Pontal, fortalecendo diretamente a agricultura familiar e impulsionando a economia local.
Na área da saúde, os avanços também foram significativos, com a autorização para ampliação e reforma do Posto Soares Lopes e da sede da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, houve a contratação e renovação de diversas especialidades médicas, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Já na educação, foram assinadas ordens de serviço para reformas, ampliações e melhorias em unidades escolares, além de investimentos em fardamento escolar e equipamentos tecnológicos, garantindo mais estrutura e melhores condições de aprendizagem para os estudantes da rede municipal.
As ações realizadas neste dia reforçam o compromisso da gestão municipal com o trabalho sério, o planejamento e a busca constante por melhorias concretas na vida da população, consolidando avanços importantes e fortalecendo o desenvolvimento de Almadina em todas as áreas.
“AJUDARAM A PRIVATIZAR AS REFINARIAS E AGORA QUEREM CULPAR O PRESIDENTE LULA PELO AUMENTO NOS COMBUSTÍVEIS”, DIZ DEYVID BACELAR
O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras (FUP), Deyvid Bacelar, fez duras críticas nesta quinta-feira (19/3) ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto e ao senador Flávio Bolsonaro, que, segundo Deyvid, ajudaram a privatizar a Petrobras Distribuidora, a Liquigás e diversas refinarias no Brasil, entre as quais a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde, e agora tentam “lacrar” nas redes sociais culpando o presidente Lula pelos aumentos nos preços da gasolina, diesel, entre outros produtos.
Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do governo Lula, Deyvid é considerado um dos maiores especialistas no setor de óleo e gás no Brasil. Segundo ele, embora o Brasil seja autossuficiente na produção de petróleo, ainda importa derivados como gasolina e diesel do exterior. “O Brasil poderia ter se tornado autossuficiente no setor de refino, o que evitaria que tivéssemos necessidade de importar gasolina e diesel do exterior. Mas foram pessoas como ACM Neto e Flávio Bolsonaro que tentaram destruir o setor estratégico de óleo e gás no Brasil”, frisou Bacelar.
Para ele, será preciso retomar as obras que foram paradas pelos governos Temer e Bolsonaro para que o Brasil conquiste no curto prazo a autossuficiência no setor de refino.
“Felizmente o presidente Lula retomou as obras da segunda metade da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, que está em pleno andamento. Hoje temos 11 mil trabalhadores e trabalhadoras atuando ali em Pernambuco, inclusive muitas pessoas da Bahia e de Feira de Santana, que estão ajudando a reconstruir a outra metade dessa refinaria que vai trazer mais 130 mil barris de diesel por dia para o mercado consumidor brasileiro”, explicou Bacelar.
Ele apontou também que uma outra obra será fundamental para o setor, no caso a implantação do Complexo de Energia Boa Ventura, no Rio de Janeiro, que vai acrescentar mais 100 mil barris de diesel por dia, garantindo então a redução do nível de importação que temos no país desse insumo importantíssimo para o Brasil, que é o diesel.
“Hoje o país ainda importa em torno de 25% do diesel que precisa. O Brasil é o sexto maior mercado consumidor do mundo. Nós não deveríamos hoje ter esse nível de importação que temos ainda aqui no país. Só temos, porque a Lava Jato parou obras fundamentais durante os governos Temer e Bolsonaro, que cancelaram a construção de duas novas refinarias no Maranhão e no Ceará, a Premium 1 e a Premium 2. Se essas refinarias estivessem hoje operando, nós não estaríamos importando mais nada de diesel, gasolina e gás de cozinha. Pelo contrário, além de exportarmos petróleo, como já somos exportadores, estaríamos também exportando combustíveis para outros países”.
Bacelar fez questão de ressaltar que não há outro caminho senão a reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que foi privatizada pela metade do seu valor em 2021, no governo Bolsonaro. “Ninguém pode esquecer disso. Se hoje o combustível na Bahia é o segundo mais caro do Brasil, é porque Bolsonaro privatizou a refinaria baiana, contra os baianos, contra os nordestinos. Agora vem ACM Neto com a cara lavada junto com Flávio Bolsonaro dizer que a culpa é do presidente Lula. Toma banho, rapaz. Toma banho, toma vergonha na cara. Deveriam estar ajudando no processo de reestatização da refinaria que foi privatizada”.
Deyvid Bacelar lembrou ainda que a Petrobras reduziu os combustíveis em média em 26%. “Enquanto isso, as distribuidoras e redes de postos de combustíveis aumentaram os combustíveis em 40%. Por quê? Porque a Petrobras Distribuidora também foi privatizada, assim como a Liquigás. Então hoje não existe mais como a Petrobras controlar esse preço no mercado final, no consumidor final. Nós tínhamos essa possibilidade antes, quando a Petrobras baixava o preço nas suas refinarias e a BR distribuidora e Liquigás baixavam também”.
BAHIA: BANCO MASTER PAGOU AO MENOS R$ 11 MILHÕES À EMPRESA DE NORA DE JAQUES WAGNER

O Banco Master pagou ao menos R$ 11 milhões à BK Financeira, empresa de Bonnie de Bonilha, nora do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A informação foi apurada pela coluna, que identificou contratos firmados entre a empresa e a instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro em 2021.
De acordo com a apuração, a BK Financeira foi contratada para prospectar operações de crédito consignado para o banco. Bonnie de Bonilha é estudante de psicologia, florista e formada em Direito.
Procurado novamente, Jaques Wagner afirmou que “jamais participou de qualquer intermediação ou negociação em favor da empresa citada”.
O caso amplia a atenção sobre as relações entre o Banco Master e pessoas ligadas a figuras de destaque da política nacional, sobretudo em meio ao ambiente de maior escrutínio sobre contratos e intermediações no setor financeiro.
BUERAREMA: MEGA REINAUGURAÇÃO DA SIMONETTI ATRAI GRANDE PÚBLICO E É MARCADA POR OFERTAS COM PREÇOS RASGADOS








































