Na última quinta-feira, 24 de julho, a cidade de Pau Brasil realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde, considerada a maior da história do município em termos de público e participação popular. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e reuniu mais de 40 delegados oriundos das cinco pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no subsistema indígena vinculado à SESAI.
A conferência aconteceu na Creche AMAR e teve início às 10h, se estendendo até as 20h. Com seis grupos de trabalho, o evento contou com uma programação diversa, marcada por momentos simbólicos como a oração inicial, o ritual indígena do Toré, e a execução dos hinos nacional e da Bahia pelo saxofonista e professor Flávio, um dos músicos mais renomados da cidade.
A abertura oficial foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Midiã Libarino, que reforçou a importância da participação da população na construção das políticas públicas da área. Em seguida, a secretária municipal de Saúde, Gláucia Almeida, apresentou um vídeo com as ações dos seis primeiros meses de gestão e destacou o compromisso da equipe com os resultados. “O que se faz é muito mais forte do que se fala. Quero agradecer a cada profissional de saúde que tem se dedicado diariamente para melhorar os serviços no município”, afirmou Gláucia.
A mesa de abertura reuniu autoridades locais e regionais, como secretários municipais, vereadores, caciques indígenas, o presidente do CONDISI, além do prefeito Robson Venâncio e o vice-prefeito Osman. Em seu discurso, o prefeito emocionou o público ao reforçar seu compromisso com a saúde pública e respondeu às críticas com firmeza: “Dizem que vou a Salvador passear, mas os resultados mostram o contrário. Estamos trabalhando com seriedade. Se for da vontade de Deus, eles terão que nos aturar por mais três anos e mais quatro.”
O evento foi marcado por ampla diversidade e engajamento popular, consolidando Pau Brasil como referência regional na participação comunitária nas políticas públicas de saúde.
Ao lado do deputado federal Neto Carletto, o prefeito Léo da Capoeira anunciou que o município de Itajuípe foi contemplado com uma emenda parlamentar no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para a execução de obras de pavimentação asfáltica.
A destinação dessa emenda representa um marco fundamental para a infraestrutura urbana e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com esse recurso, a gestão municipal dará continuidade às obras de asfaltamento na cidade, iniciando em breve mais uma etapa de pavimentação no centro.
Para o prefeito Léo da Capoeira, cada rua pavimentada é um passo importante na construção de uma cidade cada vez mais segura, organizada, saudável e preparada para o futuro. E afirmou: “Esta emenda reforça, mais uma vez, o compromisso do nosso deputado Neto Carletto com o município de Itajuípe. São melhorias concretas, vividas no dia a dia da nossa população.”.
Mais do que asfalto sobre a terra, essa conquista representa dignidade, mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento urbano e econômico, além de mais segurança para todos.
O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (sem partido), não compareceu à missa solene em homenagem aos 115 anos de emancipação política do município, realizada nesta segunda-feira (28). A ausência do ex-gestor chamou atenção nos bastidores políticos, especialmente porque o evento poderia marcar o primeiro reencontro público entre Azevedo e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), após o rompimento político nas eleições de 2024.
Fontes ligadas a Azevedo ouvidas pelo blog afirmaram que o ex-prefeito tem evitado qualquer aproximação com Neto. “Azevedo e Neto não sentam mais na mesma mesa”, declarou um interlocutor próximo ao ex-prefeito.
Azevedo foi preterido no processo eleitoral deste ano em Itabuna, quando esperava ter o apoio do grupo liderado por ACM Neto. O afastamento entre os dois tem se aprofundado desde então, e a ausência de Azevedo no ato solene reforça os sinais de distanciamento definitivo.
Coaraci foi o centro de um importante encontro regional que reuniu o superintendente da CONAB, Emanuel Carneiro, prefeitos e secretários do Território Litoral Sul para debater políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária, em especial a agricultura familiar, sob a liderança do prefeito Miltinho e do secretário de agricultura Lucelmo Araújo.
Entre os destaques, está a aquisição de um armazém da CONAB para o Território Litoral Sul, que permitirá melhor gestão de estoques, oferta de ração animal a preços acessíveis e suporte a programas estratégicos para os agricultores. Também foram debatidos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já recebeu R$ 500 milhões em 2025 para combater a fome e valorizar a produção local, e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que assegura a renda dos produtores quando o mercado paga abaixo do preço mínimo.
O encontro também marcou a atuação do FREADE (Fórum Regional de Secretários de Agricultura), que formou comissões para levar demandas do Litoral Sul ao governador Jerônimo Rodrigues e às secretarias estaduais.
Para o prefeito Miltinho, a reunião simboliza a força de Coaraci na região:
“Estamos trabalhando para que nossos agricultores tenham oportunidades reais de crescimento e mais apoio para produzir”, afirmou.
Com essa iniciativa, Coaraci reafirma seu protagonismo no desenvolvimento regional e no fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária, com um olhar especial para a agricultura familiar.
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima quinta-feira, 31 de julho, a IX Conferência Municipal de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com o tema: “A saúde que queremos: fortalecendo políticas públicas baseadas em evidências e controle social”. O evento acontecerá na Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis, localizada na Rua Archimedes Ernesto de Souza, s/nº, bairro Centauro.
A conferência reunirá moradores, profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de conselhos, movimentos sociais e demais atores sociais, configurando-se como um importante espaço de escuta e construção coletiva. O objetivo é identificar as principais demandas da população, definir prioridades e estratégias, além de elaborar um plano de ação municipal alinhado às necessidades reais da comunidade.
“A conferência é essencial para consolidarmos uma gestão orientada por dados e pela escuta ativa da população. É por meio desse diálogo que conseguimos alinhar as políticas públicas às necessidades do território, promovendo mais eficiência, equidade e impacto positivo na saúde”, destacou a secretária de Saúde, Lívia Souza.
A Prefeitura de Eunápolis convida toda a comunidade a participar desse momento democrático e decisivo para o futuro da saúde no município, reforçando que políticas públicas sólidas se constroem com diálogo, escuta qualificada e participação cidadã.
A ex- prefeita de Floresta Azul, Gicélia Santana (PSB) veio a público nesta terça-feira (29) para comentar sobre o rompimento político com o atual prefeito conhecido como Bambu, e fez duras críticas à postura do gestor. Segundo ela, a decisão partiu unilateralmente do prefeito, sem diálogo e sem justificativa real, o que classifica como um ato de “ingratidão, deslealdade e traição política.”
Em nota, Gicélia afirmou que foi surpreendida com os movimentos recentes do prefeito, e que se sente no dever de prestar esclarecimentos à população. “Quem rompe sem diálogo e sem motivos reais, é porque nunca esteve verdadeiramente comprometido com o projeto coletivo que construímos juntos”, disse.
A ex-prefeita relembrou o apoio dado a Bambu desde o início da caminhada política. “Fui eu, Garrafão, Daniel e nosso grupo político quem estendeu a mão, quem apostou e apoiou, mesmo quando muitos duvidavam. Caminhamos lado a lado, contribuímos com experiência, articulação e confiança.”
Para Gicélia, o prefeito preferiu seguir por um “caminho de isolamento e vaidade”, deixando de lado o compromisso com a gestão participativa. Ela também criticou a falta de diálogo da atual administração com seus próprios secretários e apontou ausência de ações concretas nesses primeiros sete meses de governo.
Ainda segundo a liderança, a obsessão pela reeleição se sobrepôs ao compromisso com o povo. “Liderança se conquista, não se impõe, nem se compra”, afirmou.
Por fim, Gicélia assegura que segue firme com seu grupo político e com a consciência tranquila. “Temos história, temos trabalho prestado e, acima de tudo, temos a consciência tranquila de quem sempre agiu com coerência, responsabilidade e verdade. O tempo mostrará quem sempre esteve ao lado do povo.”
A Prefeitura de Buerarema finalizou neste domingo (27) mais uma importante ação voltada à zona rural: o serviço de patrolamento e encascalhamento na Região dos Perinos, beneficiando aproximadamente 3 km de estrada.
A iniciativa visa melhorar a trafegabilidade, garantir mais segurança no deslocamento de moradores e facilitar o escoamento da produção local. O trabalho faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela gestão municipal, que tem buscado priorizar a valorização e o cuidado com as comunidades rurais.
Além da manutenção das estradas vicinais, a gestão tem realizado mutirões de saúde, otimizado o transporte escolar e executado obra de pavimentação de via — reforçando o compromisso com uma infraestrutura de qualidade para todos.
O prefeito Gel da Famácia fala da comunidade rural sempre com muita emoção, e faz questão de destacar que essa é a sua origem. “Sou filho de trabalhador rural, vivi minha infância na roça e, assim como outros moradores da zona rural, precisei caminhar 6 km todos os dias para estudar. Por isso, não vou medir esforços para levar políticas públicas que melhorem verdadeiramente a vida dessas pessoas. Eles merecem respeito, dignidade e atenção contínua do poder público”, afirmou o prefeito Gel da Farmácia.
A comunidade do bairro Mangabinha, em Itabuna, celebra mais uma importante conquista com a autorização da obra da tão aguardada Praça da EMASA. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Augusto Castro neste sábado (26), durante a programação dos 115 anos de emancipação da cidade. A nova praça será construída como contrapartida do empreendimento Vog Grapiúna e contará com áreas de lazer, convivência e práticas esportivas, respeitando o meio ambiente e o entorno urbano.
O projeto ganha um significado especial para os moradores do Mangabinha graças à atuação firme e comprometida do vereador Bruno Bileco. Foi dele a iniciativa de propor o nome “Praça da EMASA”, em referência à estação elevatória de esgoto localizada no espaço. A proposta, aprovada na Câmara Municipal, também passou por consulta pública com a própria comunidade, demonstrando o compromisso do mandato com a participação popular.
Presente no ato de assinatura da ordem de serviço, Bruno Bileco celebrou o avanço como uma vitória coletiva. “Essa é mais uma conquista para o nosso bairro. Mais um espaço que vai proporcionar lazer, saúde e dignidade para o povo do Mangabinha”, destacou o vereador, que tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da região.
Nesta segunda-feira, o prefeito de Floresta Azul, Hermonio Bambu, oficializou o rompimento político com o ex-prefeito Garrafão ao exonerá-lo do cargo de secretário de Obras. A decisão também atingiu pessoas ligadas ao ex-gestor.
Foram exoneradas, além de Garrafão, Diana Santana, que ocupava a Secretaria de Administração, e Louise Prates, da Secretaria de Saúde.
As mudanças confirmam o fim da aliança entre Bambu e Garrafão, que até então integravam o mesmo grupo político. O afastamento já vinha sendo especulado nos bastidores e agora se concretiza com a reformulação no alto escalão do governo municipal.
Itabuna comemora 115 anos de emancipação política nesta segunda-feira (28), vivenciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a gestão do prefeito Augusto Castro tem promovido mudanças significativas em diversas áreas, com foco no bem-estar da população da maior cidade do Sul da Bahia.
Os investimentos em infraestrutura urbana se destacam pela pavimentação de qualidade no centro e nos bairros, requalificação da orla da Beira Rio, das praças Camacan e Hélio Lourenço, além de equipamentos nos bairros São Caetano, Conceição, Santo Antônio, Fátima e Mangabinha. Esses espaços se tornaram áreas de convivência e lazer, com estrutura adequada para todas as idades.
Na mobilidade urbana, o início das obras de duplicação de trechos da BA-415, entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, a requalificação da ponte Conceição-Centro e do Viaduto do Banco Raso são intervenções estruturantes que visam garantir fluidez no trânsito e mais segurança para quem transita pela cidade e região.
No saneamento, a EMASA entregou dois grandes reservatórios nos bairros Novo Lomanto e Novo Jaçanã, com capacidade total de oito milhões de litros. Com melhorias na rede de distribuição e nas estações de tratamento, o abastecimento diário de água beneficia mais de 150 mil pessoas. Outro marco foi o fim do lixão, com a destinação correta dos resíduos para a CVR Costa do Cacau e a criação do Projeto Recicla Itabuna, que tem fortalecido a coleta seletiva e dado dignidade aos catadores da AACRRI, tornando a cidade referência nacional em gestão de resíduos sólidos.
Na área da saúde, a população passou a contar com o Novo Hospital de Base e o Novo São Lucas, ambos com atendimento 100% SUS. As reformas em Unidades Básicas de Saúde também contribuíram para ampliar o acesso a serviços de qualidade.
Na educação, foram construídas e requalificadas escolas como o IMEAM e o Lourdes Veloso. A valorização dos educadores e a ampliação de vagas no ensino fundamental fortalecem a aprendizagem e abrem novas perspectivas para as crianças e jovens itabunenses.
A atenção às famílias em situação de vulnerabilidade também se intensificou. A distribuição de peixe na Semana Santa e cestas natalinas chegou a cerca de 30 mil famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, tem investido em capacitação na Escola Profissionalizante, atendimento no requalificado Centro Pop e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
O esporte e a cultura têm ganhado novos palcos. A Arena Grapiúna, a pista de skate na Beira Rio e o Campeonato Interbairros incentivam o convívio saudável e o espírito comunitário. Já na cultura, o Ita Pedro se consolidou como o maior São Pedro do Brasil, movimentando a economia e valorizando as tradições locais. A Lavagem do Beco do Fuxico ganhou força como o “carnaval itabunense”, e a Escola de Talentos vem estimulando novas gerações de artistas nas mais diversas linguagens.
Diante de todos esses avanços, o prefeito Augusto Castro destaca:
“Celebrar os 115 anos de Itabuna é reafirmar nosso compromisso com o seu povo. Itabuna é feita de gente trabalhadora, criativa e determinada. Temos investido para transformar a cidade num lugar mais justo, moderno e com oportunidades para todos. Cada obra, cada ação e cada política pública têm um propósito: melhorar a vida das pessoas. E vamos seguir em frente, construindo juntos uma cidade que se orgulha do seu passado, vive com dignidade o presente e olha com esperança para o futuro”, concluiu.