WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

PAU BRASIL REGISTRA MAIOR CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE SUA HISTÓRIA COM RECORD DE PÚBLICO E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Na última quinta-feira, 24 de julho, a cidade de Pau Brasil realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde, considerada a maior da história do município em termos de público e participação popular. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e reuniu mais de 40 delegados oriundos das cinco pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no subsistema indígena vinculado à SESAI.

A conferência aconteceu na Creche AMAR e teve início às 10h, se estendendo até as 20h. Com seis grupos de trabalho, o evento contou com uma programação diversa, marcada por momentos simbólicos como a oração inicial, o ritual indígena do Toré, e a execução dos hinos nacional e da Bahia pelo saxofonista e professor Flávio, um dos músicos mais renomados da cidade.

A abertura oficial foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Midiã Libarino, que reforçou a importância da participação da população na construção das políticas públicas da área. Em seguida, a secretária municipal de Saúde, Gláucia Almeida, apresentou um vídeo com as ações dos seis primeiros meses de gestão e destacou o compromisso da equipe com os resultados. “O que se faz é muito mais forte do que se fala. Quero agradecer a cada profissional de saúde que tem se dedicado diariamente para melhorar os serviços no município”, afirmou Gláucia.

A mesa de abertura reuniu autoridades locais e regionais, como secretários municipais, vereadores, caciques indígenas, o presidente do CONDISI, além do prefeito Robson Venâncio e o vice-prefeito Osman. Em seu discurso, o prefeito emocionou o público ao reforçar seu compromisso com a saúde pública e respondeu às críticas com firmeza: “Dizem que vou a Salvador passear, mas os resultados mostram o contrário. Estamos trabalhando com seriedade. Se for da vontade de Deus, eles terão que nos aturar por mais três anos e mais quatro.”

O evento foi marcado por ampla diversidade e engajamento popular, consolidando Pau Brasil como referência regional na participação comunitária nas políticas públicas de saúde.

ITAJUÍPE: DEPUTADO FEDERAL NETO CARLETTO E PREFEITO LÉO DA CAPOEIRA ANUNCIAM INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 600 MIL EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Ao lado do deputado federal Neto Carletto, o prefeito Léo da Capoeira anunciou que o município de Itajuípe foi contemplado com uma emenda parlamentar no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para a execução de obras de pavimentação asfáltica.

A destinação dessa emenda representa um marco fundamental para a infraestrutura urbana e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com esse recurso, a gestão municipal dará continuidade às obras de asfaltamento na cidade, iniciando em breve mais uma etapa de pavimentação no centro.

Para o prefeito Léo da Capoeira, cada rua pavimentada é um passo importante na construção de uma cidade cada vez mais segura, organizada, saudável e preparada para o futuro. E afirmou: “Esta emenda reforça, mais uma vez, o compromisso do nosso deputado Neto Carletto com o município de Itajuípe. São melhorias concretas, vividas no dia a dia da nossa população.”.

Mais do que asfalto sobre a terra, essa conquista representa dignidade, mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento urbano e econômico, além de mais segurança para todos.

ITABUNA: EX-PREFEITO CAPITÃO AZEVEDO EVITOU ENCONTRO COM ACM NETO

O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (sem partido), não compareceu à missa solene em homenagem aos 115 anos de emancipação política do município, realizada nesta segunda-feira (28). A ausência do ex-gestor chamou atenção nos bastidores políticos, especialmente porque o evento poderia marcar o primeiro reencontro público entre Azevedo e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), após o rompimento político nas eleições de 2024.

Fontes ligadas a Azevedo ouvidas pelo blog afirmaram que o ex-prefeito tem evitado qualquer aproximação com Neto. “Azevedo e Neto não sentam mais na mesma mesa”, declarou um interlocutor próximo ao ex-prefeito.

Azevedo foi preterido no processo eleitoral deste ano em Itabuna, quando esperava ter o apoio do grupo liderado por ACM Neto. O afastamento entre os dois tem se aprofundado desde então, e a ausência de Azevedo no ato solene reforça os sinais de distanciamento definitivo.

COARACI LIDERA DEBATE REGIONAL COM A CONAB E FORTALECE A CADEIA PRODUTIVA AGROPECUÁRIA NO LITORAL SUL

Coaraci foi o centro de um importante encontro regional que reuniu o superintendente da CONAB, Emanuel Carneiro, prefeitos e secretários do Território Litoral Sul para debater políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária, em especial a agricultura familiar, sob a liderança do prefeito Miltinho e do secretário de agricultura Lucelmo Araújo.

Entre os destaques, está a aquisição de um armazém da CONAB para o Território Litoral Sul, que permitirá melhor gestão de estoques, oferta de ração animal a preços acessíveis e suporte a programas estratégicos para os agricultores. Também foram debatidos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já recebeu R$ 500 milhões em 2025 para combater a fome e valorizar a produção local, e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que assegura a renda dos produtores quando o mercado paga abaixo do preço mínimo.

O encontro também marcou a atuação do FREADE (Fórum Regional de Secretários de Agricultura), que formou comissões para levar demandas do Litoral Sul ao governador Jerônimo Rodrigues e às secretarias estaduais.

Para o prefeito Miltinho, a reunião simboliza a força de Coaraci na região:

“Estamos trabalhando para que nossos agricultores tenham oportunidades reais de crescimento e mais apoio para produzir”, afirmou.

Com essa iniciativa, Coaraci reafirma seu protagonismo no desenvolvimento regional e no fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária, com um olhar especial para a agricultura familiar.

EUNÁPOLIS PROMOVE 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SAÚDE NESTA QUINTA-FEIRA (31)

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima quinta-feira, 31 de julho, a IX Conferência Municipal de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com o tema: “A saúde que queremos: fortalecendo políticas públicas baseadas em evidências e controle social”. O evento acontecerá na Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis, localizada na Rua Archimedes Ernesto de Souza, s/nº, bairro Centauro.

A conferência reunirá moradores, profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de conselhos, movimentos sociais e demais atores sociais, configurando-se como um importante espaço de escuta e construção coletiva. O objetivo é identificar as principais demandas da população, definir prioridades e estratégias, além de elaborar um plano de ação municipal alinhado às necessidades reais da comunidade.

“A conferência é essencial para consolidarmos uma gestão orientada por dados e pela escuta ativa da população. É por meio desse diálogo que conseguimos alinhar as políticas públicas às necessidades do território, promovendo mais eficiência, equidade e impacto positivo na saúde”, destacou a secretária de Saúde, Lívia Souza.

A Prefeitura de Eunápolis convida toda a comunidade a participar desse momento democrático e decisivo para o futuro da saúde no município, reforçando que políticas públicas sólidas se constroem com diálogo, escuta qualificada e participação cidadã.

FLORESTA AZUL: GICÉLIA SANTANA SE PRONUNCIA APÓS ROMPIMENTO COM PREFEITO

A ex- prefeita de Floresta Azul, Gicélia Santana (PSB) veio a público nesta terça-feira (29) para comentar sobre o rompimento político com o atual prefeito conhecido como Bambu, e fez duras críticas à postura do gestor. Segundo ela, a decisão partiu unilateralmente do prefeito, sem diálogo e sem justificativa real, o que classifica como um ato de “ingratidão, deslealdade e traição política.”

Em nota, Gicélia afirmou que foi surpreendida com os movimentos recentes do prefeito, e que se sente no dever de prestar esclarecimentos à população. “Quem rompe sem diálogo e sem motivos reais, é porque nunca esteve verdadeiramente comprometido com o projeto coletivo que construímos juntos”, disse.

A ex-prefeita relembrou o apoio dado a Bambu desde o início da caminhada política. “Fui eu, Garrafão, Daniel e nosso grupo político quem estendeu a mão, quem apostou e apoiou, mesmo quando muitos duvidavam. Caminhamos lado a lado, contribuímos com experiência, articulação e confiança.”
Para Gicélia, o prefeito preferiu seguir por um “caminho de isolamento e vaidade”, deixando de lado o compromisso com a gestão participativa. Ela também criticou a falta de diálogo da atual administração com seus próprios secretários e apontou ausência de ações concretas nesses primeiros sete meses de governo.

Ainda segundo a liderança, a obsessão pela reeleição se sobrepôs ao compromisso com o povo. “Liderança se conquista, não se impõe, nem se compra”, afirmou.

Por fim, Gicélia assegura que segue firme com seu grupo político e com a consciência tranquila. “Temos história, temos trabalho prestado e, acima de tudo, temos a consciência tranquila de quem sempre agiu com coerência, responsabilidade e verdade. O tempo mostrará quem sempre esteve ao lado do povo.”

BUERAREMA: PREFEITURA CONCLUI SERVIÇO DE PATROLAMENTO E ENCASCALHAMENTO NA REGIÃO DOS PERINOS

A Prefeitura de Buerarema finalizou neste domingo (27) mais uma importante ação voltada à zona rural: o serviço de patrolamento e encascalhamento na Região dos Perinos, beneficiando aproximadamente 3 km de estrada.

A iniciativa visa melhorar a trafegabilidade, garantir mais segurança no deslocamento de moradores e facilitar o escoamento da produção local. O trabalho faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela gestão municipal, que tem buscado priorizar a valorização e o cuidado com as comunidades rurais.

Além da manutenção das estradas vicinais, a gestão tem realizado mutirões de saúde, otimizado o transporte escolar e executado obra de pavimentação de via — reforçando o compromisso com uma infraestrutura de qualidade para todos.

O prefeito Gel da Famácia fala da comunidade rural sempre com muita emoção, e faz questão de destacar que essa é a sua origem. “Sou filho de trabalhador rural, vivi minha infância na roça e, assim como outros moradores da zona rural, precisei caminhar 6 km todos os dias para estudar. Por isso, não vou medir esforços para levar políticas públicas que melhorem verdadeiramente a vida dessas pessoas. Eles merecem respeito, dignidade e atenção contínua do poder público”, afirmou o prefeito Gel da Farmácia.

ITABUNA: BRUNO BILECO CELEBRA AUTORIZAÇÃO DAS OBRAS DA PRAÇA DA EMASA NO MANGABINHA

A comunidade do bairro Mangabinha, em Itabuna, celebra mais uma importante conquista com a autorização da obra da tão aguardada Praça da EMASA. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Augusto Castro neste sábado (26), durante a programação dos 115 anos de emancipação da cidade. A nova praça será construída como contrapartida do empreendimento Vog Grapiúna e contará com áreas de lazer, convivência e práticas esportivas, respeitando o meio ambiente e o entorno urbano.

O projeto ganha um significado especial para os moradores do Mangabinha graças à atuação firme e comprometida do vereador Bruno Bileco. Foi dele a iniciativa de propor o nome “Praça da EMASA”, em referência à estação elevatória de esgoto localizada no espaço. A proposta, aprovada na Câmara Municipal, também passou por consulta pública com a própria comunidade, demonstrando o compromisso do mandato com a participação popular.

Presente no ato de assinatura da ordem de serviço, Bruno Bileco celebrou o avanço como uma vitória coletiva. “Essa é mais uma conquista para o nosso bairro. Mais um espaço que vai proporcionar lazer, saúde e dignidade para o povo do Mangabinha”, destacou o vereador, que tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da região.

FLORESTA AZUL: PREFEITO BAMBU EXONERA GARRAFÃO E ALIADOS

Nesta segunda-feira, o prefeito de Floresta Azul, Hermonio Bambu, oficializou o rompimento político com o ex-prefeito Garrafão ao exonerá-lo do cargo de secretário de Obras. A decisão também atingiu pessoas ligadas ao ex-gestor.

Foram exoneradas, além de Garrafão, Diana Santana, que ocupava a Secretaria de Administração, e Louise Prates, da Secretaria de Saúde.

As mudanças confirmam o fim da aliança entre Bambu e Garrafão, que até então integravam o mesmo grupo político. O afastamento já vinha sendo especulado nos bastidores e agora se concretiza com a reformulação no alto escalão do governo municipal.

ITABUNA 115 ANOS: INVESTIMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL MELHORAM QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Itabuna comemora 115 anos de emancipação política nesta segunda-feira (28), vivenciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a gestão do prefeito Augusto Castro tem promovido mudanças significativas em diversas áreas, com foco no bem-estar da população da maior cidade do Sul da Bahia.

Os investimentos em infraestrutura urbana se destacam pela pavimentação de qualidade no centro e nos bairros, requalificação da orla da Beira Rio, das praças Camacan e Hélio Lourenço, além de equipamentos nos bairros São Caetano, Conceição, Santo Antônio, Fátima e Mangabinha. Esses espaços se tornaram áreas de convivência e lazer, com estrutura adequada para todas as idades.

Na mobilidade urbana, o início das obras de duplicação de trechos da BA-415, entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, a requalificação da ponte Conceição-Centro e do Viaduto do Banco Raso são intervenções estruturantes que visam garantir fluidez no trânsito e mais segurança para quem transita pela cidade e região.

No saneamento, a EMASA entregou dois grandes reservatórios nos bairros Novo Lomanto e Novo Jaçanã, com capacidade total de oito milhões de litros. Com melhorias na rede de distribuição e nas estações de tratamento, o abastecimento diário de água beneficia mais de 150 mil pessoas. Outro marco foi o fim do lixão, com a destinação correta dos resíduos para a CVR Costa do Cacau e a criação do Projeto Recicla Itabuna, que tem fortalecido a coleta seletiva e dado dignidade aos catadores da AACRRI, tornando a cidade referência nacional em gestão de resíduos sólidos.

Na área da saúde, a população passou a contar com o Novo Hospital de Base e o Novo São Lucas, ambos com atendimento 100% SUS. As reformas em Unidades Básicas de Saúde também contribuíram para ampliar o acesso a serviços de qualidade.

Na educação, foram construídas e requalificadas escolas como o IMEAM e o Lourdes Veloso. A valorização dos educadores e a ampliação de vagas no ensino fundamental fortalecem a aprendizagem e abrem novas perspectivas para as crianças e jovens itabunenses.

A atenção às famílias em situação de vulnerabilidade também se intensificou. A distribuição de peixe na Semana Santa e cestas natalinas chegou a cerca de 30 mil famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, tem investido em capacitação na Escola Profissionalizante, atendimento no requalificado Centro Pop e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

O esporte e a cultura têm ganhado novos palcos. A Arena Grapiúna, a pista de skate na Beira Rio e o Campeonato Interbairros incentivam o convívio saudável e o espírito comunitário. Já na cultura, o Ita Pedro se consolidou como o maior São Pedro do Brasil, movimentando a economia e valorizando as tradições locais. A Lavagem do Beco do Fuxico ganhou força como o “carnaval itabunense”, e a Escola de Talentos vem estimulando novas gerações de artistas nas mais diversas linguagens.

Diante de todos esses avanços, o prefeito Augusto Castro destaca:

“Celebrar os 115 anos de Itabuna é reafirmar nosso compromisso com o seu povo. Itabuna é feita de gente trabalhadora, criativa e determinada. Temos investido para transformar a cidade num lugar mais justo, moderno e com oportunidades para todos. Cada obra, cada ação e cada política pública têm um propósito: melhorar a vida das pessoas. E vamos seguir em frente, construindo juntos uma cidade que se orgulha do seu passado, vive com dignidade o presente e olha com esperança para o futuro”, concluiu.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia