Uruçuca deu mais um passo importante na área da saúde. O município teve aprovadas, por meio do novo PAC 2025, iniciativas que vão fortalecer a estrutura de atendimento e garantir mais qualidade de vida para a população.
Entre as conquistas estão:
Renovação da frota do SAMU, o que significa mais agilidade e segurança nos atendimentos de urgência e emergência;
Dois kits completos de Telessaúde, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados, mesmo em localidades mais distantes;
Dois combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), que vão melhorar o serviço prestado na atenção primária.
A aprovação desses recursos representa um avanço expressivo para a saúde pública de Uruçuca. “Essa é mais uma demonstração de que seguimos trabalhando com seriedade, buscando soluções concretas para melhorar a vida da nossa população”, destacou a prefeita Magnólia Barreto.
Com planejamento e articulação, Uruçuca mostra que é possível fazer mais pela saúde com compromisso, responsabilidade e foco no bem-estar da comunidade.
Com o objetivo de ouvir a população, identificar demandas reais e construir propostas para o aprimoramento dos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Itapé promoveu, nos dias 25 e 29 de julho de 2025, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social e a VI Conferência Municipal de Saúde.
Ambas ocorreram na Câmara de Vereadores e reuniram usuários, profissionais, Vereadores, os Secretários Eliudes Miranda e Andréa Leal, bem como a participação do prefeito de Itapé, Reinaldo das Batatas.
Assistência Social – Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu usuários do CRAS, Criança Feliz, SCFV e Bolsa Família. A finalidade foi ouvir sugestões da população para aprimorar cada vez mais os serviços e orientar futuras ações e legislações.
Saúde – Com o tema “Planejando e fortalecendo o SUS no Município de Itapé”, a conferência teve como propósito discutir propostas para seguir avançando no atendimento e ampliação ao acesso aos serviços de saúde.
As duas conferências reforçam o compromisso da gestão com a transparência, participação cidadã e planejamento coletivo, conduzidos de forma ética, apartidária e voltada ao bem comum.
Nos dias 25, 26 e 27 de julho, o distrito de Itaiá, em Firmino Alves, foi palco de uma grande festa em comemoração aos 63 anos de emancipação política do município. O evento contou com uma mega estrutura e diversas atrações que animaram os três dias de celebração. Entre os artistas que se apresentaram no circuito estavam Theuzinho, Xinela de Couro, Galeguinho do Forró, Klessinha, Toque Dez, Vitor Fernandes, entre outros nomes que marcaram presença no evento.
“Muito bom saber que por onde andamos temos o carinho das pessoas. A alegria se multiplica ao ver essa multidão curtindo nosso show. Parabéns à Prefeitura pela linda festa”, declarou Galeguinho do Forró, que também fez questão de agradecer ao prefeito Fabiano Sampaio. “Esperamos ser convidados mais vezes”, completou.
Durante a festa, o prefeito Fabiano Sampaio esteve presente no camarote ao lado da primeira-dama Érica Matos, do vice-prefeito Vailson Cunha, do deputado estadual Niltinho, do deputado federal Paulo Magalhães e de outros convidados. Os parlamentares têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do município.
O prefeito expressou sua alegria ao ver a comunidade participando ativamente da festa e destacou a importância do evento para o distrito de Itaiá. Ele aproveitou a ocasião para agradecer a todos os munícipes, bem como os visitantes das cidades vizinhas, e fez um agradecimento especial ao apoio dos deputados Niltinho e Paulo Magalhães, dos vereadores, lideranças políticas, secretários, diretores, coordenadores e toda a população que contribuíram para o sucesso dessas três noites de celebração.
Intervenção na Rua Esperanto Perolato atende demanda antiga dos moradores da Zona Norte e reforça compromisso da gestão com a infraestrutura urbana
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, está executando uma obra de drenagem no Loteamento Parque das Mangueiras, localizado na Rua Esperanto Perolato, conhecida anteriormente como Rua do Cano, na Zona Norte do município. A intervenção atende a uma demanda antiga da comunidade local e tem como objetivo melhorar o sistema de escoamento das águas pluviais, prevenindo alagamentos e promovendo mais qualidade de vida para os moradores.
O serviço inclui a implantação de uma nova rede de drenagem com a construção de uma caixa de captação, que vai otimizar o fluxo da água da chuva e oferecer mais segurança para quem vive e transita na região.
“Essa obra é mais do que um serviço técnico. É uma resposta direta às necessidades da população. Seguimos empenhados em levar melhorias concretas aos quatro cantos de Ilhéus”, destacou o secretário, Gabriel Andrade.
Na tarde desta terça-feira (29), o Secretário de Qualificação de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, realizou uma visita institucional à sede da empresa Atento, localizada no bairro do Uruguai, em Salvador (BA). Representando o Ministro Luiz Marinho e o Governo Federal, Lavigne reforçou o compromisso da gestão do Presidente Lula com a geração de empregos, a qualificação profissional e a inclusão produtiva no país.
A agenda teve como foco o fortalecimento do diálogo entre a Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (SEMP/MTE) e o setor de telesserviços, especialmente no que diz respeito às políticas públicas de qualificação social e profissional e intermediação de mão de obra.
Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas que a SEMP/MTE vem desenvolvendo com ênfase na promoção do trabalho decente e no acesso a oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. A reunião com a equipe gestora da Atento evidenciou sinergias entre o setor público e privado, sobretudo no incentivo ao primeiro emprego e à capacitação de jovens, mães solo, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência e idosos.
Entre os principais programas destacados na conversa, estiveram o Programa Manuel Querino, voltado à qualificação social e profissional de trabalhadores, e a Escola do Trabalhador 4.0, uma plataforma digital gratuita com cursos voltados às demandas do mercado de trabalho atual, especialmente nos setores de tecnologia e serviços.
A Atento é uma das maiores empregadoras do setor de telesserviços na Bahia, com mais de 17.500 postos de trabalho ativos nos municípios de Salvador e Feira de Santana. O setor representa um importante polo de geração de emprego formal e inserção de jovens no mercado, contribuindo diretamente para o dinamismo econômico do estado.
“O diálogo com empresas estratégicas como a Atento é fundamental para garantir que as políticas de qualificação estejam alinhadas às reais necessidades do mercado de trabalho. Essa aproximação nos ajuda a construir pontes sólidas entre o setor público e privado, fortalecendo o compromisso do MTE com uma economia mais inclusiva, justa e que valorize a força de trabalho brasileira”, destacou Magno Lavigne.
A visita faz parte de uma agenda nacional de articulação da SEMP/MTE com setores estratégicos da economia brasileira, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de geração de emprego e renda, ampliando o alcance das ações do Governo Federal junto à população que mais precisa.
A Prefeitura de Floresta Azul, por meio do prefeito Hermanio “Bambu”, iniciou obras de manutenção nas ruas do distrito de Santa Terezinha, conhecido como Coquinhos. A ação atende a uma solicitação do administrador local, Bal.
Segundo Bal, os serviços visam solucionar os danos causados pelo tráfego de veículos pesados e pelas recentes intervenções da Embasa na rede de abastecimento de água.
Com trechos comprometidos por buracos e oferecendo riscos à segurança de pedestres e motoristas, a situação já preocupava os moradores. Agora, com o trabalho das equipes da Prefeitura, o cenário começa a mudar.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a população, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para todos que transitam por Coquinhos.
A prefeitura de Itapetinga realizou, na manhã desta segunda-feira, 28, o seu primeiro Encontro de Turismo. Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Departamento de Cultura e Secretaria de Meio Ambiente reuniram-se com a sociedade civil do município para debaterem o fomento das atividades turísticas e o desenvolvimento da cidade através da atração de novos visitantes.
A equipe da prefeitura realizou, nos primeiros meses da gestão, um levantamento sobre o fluxo turístico do município. A ideia é identificar o perfil do visitante, o trade turístico do município e levar Itapetinga ao circuito nacional, pleiteando verbas e promovendo novas atividades.
Os dados coletados indicaram principais pontos visitados, maiores interesses, perfil de hospedagem e gastos médios por dia. Representantes de hotéis, restaurantes, bares e comércio pontuaram os potenciais e deficiências, traçaram planos e propuseram caminhos para o desenvolvimento da área.
De acordo à pesquisa, o Parque da Lagoa é o nosso maior ponto de visitação, seguida pelo Parque da Matinha. Na semana passada, o prefeito Eduardo Hagge já havia se reunido com os comerciantes da Av. Porto Seguro, que margeia a Lagoa, para avaliar a necessidade de reorganização e modernização da área. “Nosso objetivo é atrair mais clientes, favorecer o empreendedorismo e consolidar o Parque da Lagoa como grande expoente turístico da nossa cidade. A partir daí, seguiremos com o trabalho de melhorias dos nossos espaços, das nossas atividades e, consequentemente, fomento do turismo na nossa cidade”, concluiu, o prefeito.
A Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última terça-feira, 29 de julho, no Espaço Realize (antiga Faculdade Montenegro), a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”.
A programação foi iniciada às 9h30, conduzida pelo cerimonialista Hugo Lima, que convidou para a composição da mesa o palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento; a secretária de Educação, Miriam Andrade; o presidente do CMAS, Gabriel Silva do Nascimento; os vereadores Guilherme Cardoso e Clícia Guerreira; e a advogada Karoline Moreira, representando a OAB.
Também participaram do evento as secretárias Maíra Andrade (Saúde) e Kadma Karine Sousa Silva (Finanças); a coordenadora do CRAS, Edcarla Reis; a secretária executiva do CMAS, Jacira Oliveira Silva; A coordenadora do CREAS, Joanna Alves; o assessor técnico Tássio Rios; além de Pietra Chaves, Maiane Sousa e Rafaela Carvalho no credenciamento. A secretária da prefeita, Rita Silva, e diversos profissionais da área também marcaram presença.
Durante a abertura, foi executado o hino de Ibicaraí e, em seguida, o grupo de capoeira Guerreiros da Cultura Negra fez uma belíssima apresentação cultural.
O vereador Guilherme Cardoso fez uso da palavra e destacou os desafios de ser legislador em uma cidade de pequeno porte, ressaltando a importância da Assistência Social para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Na sequência, foi exibido um vídeo da prefeita Monalisa Tavares, que, em viagem oficial a Salvador, não pôde comparecer. Na mensagem, ela destacou a relevância dos 20 anos do SUAS e reafirmou seu compromisso com a Assistência Social do município.
A secretária Miriam Andrade saudou os presentes e expressou sua alegria em ver três ex-alunos compondo a mesa. Em sua fala, destacou a importância da educação e sua conexão com as políticas públicas de assistência social.
Representando a secretária de Assistência Social, Terezinha Tavares (que não pôde estar presente), o presidente do CMAS, Gabriel Nascimento, agradeceu a presença de todos e falou sobre os avanços e desafios do SUAS em Ibicaraí.
Logo após, o cerimonialista desfez a mesa e convidou o palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento, que conduziu uma exposição detalhada sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social. De forma cronológica, abordou a criação do SUAS, seus principais equipamentos e sua importância na proteção das famílias brasileiras em vulnerabilidade social.
Encerrando a programação, foram apresentados e debatidos os eixos temáticos da conferência, cujas propostas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional. Também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual (Gabriel Silva do Nascimento e Jacira Oliveira Silva) que acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, em Salvador.
Quem é o palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento
Alexsandro é graduado em Filosofia (2015) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), especialista em História do Brasil (2018) e em Planejamento de Cidades (2024), também pela UESC. Atuou como Articulador do Território Litoral Sul no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA) entre 2017 e 2019.
A edição 2025 da tradicional Festa de São Pedro no distrito do Entroncamento de Itapé, o EntroncaPedro, encerrou-se neste domingo (27) com grande participação popular e clima de alegria entre moradores, visitantes e comerciantes.
O evento superou as expectativas em todos os aspectos: público, organização, atrações musicais e valorização cultural.
Promovida pela Prefeitura de Itapé, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, através do prefeito Reinaldo das Batatas, que acompanhou os dois dias de festa ao lado da primeira-dama e presidente da Câmara de Vereadores, Ive de Reinaldo, vereadores e equipes da administração municipal.
A estrutura oferecida garantiu segurança, conforto e apoio ao público e aos empreendedores locais. A festa foi marcada por momentos de descontração e forte identidade cultural, com impacto positivo na economia da comunidade.
Pratas da casa encantam o público
O palco da praça central foi aberto com os artistas locais que representaram com talento o cenário musical de Itapé. As bandas Xamego a Mais, Vem com a Tia e o cantor Luís Andreali mostraram carisma e elevaram mais uma vez o orgulho da comunidade com apresentações vibrantes e bem recebidas pelo público.
Grandes nomes regionais abrilhantam o EntroncaPedro
Atrações reconhecidas em toda a Bahia também marcaram presença e levantaram a multidão.
Os shows de Jaldo Sem Retoque, Kaio Oliveira e do cantor Sinho Ferrary foram alguns dos momentos mais aguardados da festa, reunindo milhares de pessoas em clima de celebração cultural e familiar.
Outras bandas também fizeram parte da grade nos dois dias de programação, mesclando arrocha, forró, xote e ritmos populares que fazem parte da identidade regional.
“O saldo altamente positivo, é mais um esforço da gestão para promover alegria, lazer e renda para nossa querida comunidade do Entroncamento. A grade foi feita com muita responsabilidade, mobilizamos nossa equipe e fomos em busca de parceiros para em fim concretizar essa linda festa que fica na história de um dos principais eventos realizados aqui no Entroncamento”, disse o prefeito Reinaldo das Batatas.
Encontro será às 9h, no CRAS, e vai ouvir a população sobre os trechos prioritários para o Programa PRO-RODOVIAS
A Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), realiza nesta terça-feira (29), às 9h, uma Consulta Pública do Programa PRO-RODOVIAS, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Alexandre Quinto. O encontro tem como objetivo ouvir a população e decidir, de forma democrática e participativa, quais trechos das estradas vicinais do município serão contemplados com obras de melhoria.
A ação faz parte dos esforços da atual gestão para garantir infraestrutura rural mais eficiente, segura e acessível, especialmente para os agricultores e comunidades que dependem dessas vias para escoar produção, acessar serviços e manter a mobilidade no dia a dia.
O Governo Municipal reforça a importância da participação popular nesse processo, destacando que a voz da comunidade será determinante na escolha das prioridades. A Prefeitura de Ibirapitanga, Governo Trabalhando e Cuidando de Gente, convida toda a população para se fazer presente e participar ativamente desse momento decisivo para o desenvolvimento local.